sexta-feira, julho 30, 2004

CRÓNICA SOCIAL

..

Para o lançamento do livro "GESTOS OBSCENOS, MALDICÊNCIAS, CRENDICES, E BEM-PISAR, da DRª. Anne Alfa Beta Zweibrucken Santa Terezinha do Menino Jesus Grossblond Von Tapen Gonçalves, cientista social e socielite bem sucedida, teve lugar no Pavilhão Marrron do Convento das Irmãnzinhas Descalças da Bodadela, um sumptuoso "boca-livre", que juntou centenas de famintos culturais e outras tias da nossa melhor sociedade.
O Party foi um sucesso. A autora-anfitriã estava "un chic" num tailleur Yves Saint Laurent lilás gritante, estola de arminho da Arménia cinza agoniado, sapatos de cetim de salto em madre pérola rosa-deprê, echarpe tafetá marinado em todos de verde vómito e toneladas de plumas, chocalhos, missangas e balagandans.
Estava divina, seus lindos olhos azul piscina, irradiavam alterosas ondas de tranquila felicidade.
Com a sua obra a tiracolo, recebia inebriante os convivas, com uma palavra amiga, um piscar azul e um sorriso redondo:
-"Oh Dàdinha, a menina está radiosa!, "
-"Oh Senhor Conde Auguste, ainda passa a "season no Moinho-da-Asneira"?
-"Ora aqui temos, (dirigindo-se ao insigne académico Prof.Joseph Charles Oak) a maior sumidade (risinhos) em neo-positivismo-acrítico-precoce"
-"Obrigado por ter vindo prestigiar esta sua amiga, Senhor Visconde Don Vasco de Abat-jour, venha aqui, que quero apresentá-lo ao Arquiduque Pimenta"
Após ligeiros aperitivos,( servidos pelas próprias imãnzinhas sempre descalças), de que se pode destacar uns excelentes Jaquinzinhos fritos, salada de atum Bom Petisto, Polvo à Lagareiro fornecido pela Tasquinha do Pote D.Àgua, Cerveja da Linha, da Fábrica do Espuminha de Oeiras, a anfitriã subiu ao Altar do Convento, e, após um breve discurso introdutório, eivado das lamechas do costume, falou sobre o livro. Aqui reproduzimos apenas alguns dos temas enunciados:
.
A ETIQUETA NOS ACTOS OFICIAIS
Sexo em grupo:
..em inaugurações
..em baptizados
..em lançamentos de primeiras pedras
..em primeiras comunhões
Danças de Salão
..em refinarias
..em panificações
..em estações de Caminhos de ferro
..na Capela Sistina.
A suprema elegância nas badalhoquices
..num Rolls Royce
..num Mini
..num avião
..no autocarro 50 para a Buraca
Na Missa
..como retirar macacos do nariz com elegância e distinção e posterior rolagem interdigital
..como arremessar ranhocas tapando uma narina com um dedo, e soprando com a outra de modo a não atingir o Senhor Arcebispo.
.
A anfitriã prosseguiu a leitura dos itens do seu livro, destacamos parte do capítulo;
.
COMO SOLTAR GASES EM SOCIEDADE COM DISTINÇÃO
Dos peidos
..com sonoro estrelejar, em desfiles militares
..com suaves retumbâncias, em concertos e óperas bufas
..com tibuteante lentidão, em processões e novenas
Dos Traques
..com sonoridades alácres, nos santos populares
..com ribombar tumultuoso, nas passagens de ano
..com fragoroso estampido, nos desfiles reais
.
Das bufas
..com estrépido controlado, nos jantares aristocráticos
..com assobio ululante, nas reuniões políticas
..com fifioso langôr, nas declarações de amôr
.
COMO ARROTAR COM ELEGANCIA
Do estomago
..trata-se de um arrôto de timbre suave e de alto volume, a ser utilizado em discussões com as hierarquias. nos acontecimentos desportivos e nas reuniões de condóminos
Do esófago
..é um arrôto ligeiro, podendo ser modulado em acordes suaves, e que deve ser usado em recepções, chás-canasta e jantares de tios e tias.
Do duodeno
..trata-se de um arrôto muito sonoro com inflexões intestinas, que se destina a acontecimentos solenes.
.
A certo momento da sua douta enumeração do índice da obra, a Drª. Anne, iniciou então, duas ligeiras abordagens, de dois temas da sua obra :
A FLATULÊNCIA E OS JANTARES DE GALA
.
Fatigada, pediu a uma sua amiga que subisse ao Altar, e foi já a Viscondessa de Viadão, que fez soar na sala a sua voz de flauta, debitando o texto:
.
FLATULÊNCIA NA SOCIEDADE OCIDENTAL
"O peido a bufa e o traque, são por excelência , indicadores do desenvolvimento económico e social, senão de uma cultura, pelo menos de uma sociedade.
Ao contrário do Islão, onde só os sultões podem praticar tão secular exercício, na Civilização Ocidental, o $%&/$ é verdadeiramente democrático. Pois tanto se &$#%%& el-rei, como o mais humilde dos aprendizes de marçano"
Veja-se o exemplo de Voltaire, cujo nome é a união de (Volt plus Air) cujo pendôr filosófico não o impedia de se #$%%&$, como o da Imperatriz Sissi, que se bufava discretamente pelas Alamedas do Prater, quer o da Dina Diavolo, vendedora de begónias e crisântemos no Rossio, que solta traques fenomenais, pasme-se, sempre que chega a carreira 21.
Eram célebres os ##&%%= do Arcebispo de Salzburgo, e não menos célebres os gazes musicais de Mozart, que se #%#"/&& para o Bispo.
Consta até que a Fatucha das Azinheiras pairava sobre as ditas, graças à propulsão ao mais puro dos metanos"
Neste estádio da vernissage, ocorreu o intervalo, após o qual, regressou a voz doce da anfitiã-autora, que falou sobre o último capítulo do livro:
JANTARES DE GALA
.
REGRAS BÁSICAS PARA NÃO DAR BRONCA À MESA
1º. Procurar tirar as ramelas dos olhos e passar o pente ou escova pela trunfa, para lhe dar um ar mais senhorial.Lavar-se, vulgo, tomar banho, não é essencial a um ar aristocrático, motivo qual o qual, tanto senhores como senhoras, em vez de o tomar, se besuntam de perfumes e essências, a fim de melhorar a qualidade do dito ar, (do senhorial, é evidente)
2.º Deve cingir-se à utilização dos talheres presentes na mesa, pois o uso de martelos, serras circulares ou da navalha de capar porcos que herdou do avô, não só é vista como sinal de subdesenvolvimento, como de escassez de células cinzentas, pois como é do conhecimento geral, as lagostas já vêm descascadas e os bifes sempre se podem cortar com a faca.
3.º.Se detectar uma espinha , osso, pevide, graínha, ou qualquer objecto ainda mais estranho no meio da mayonaise, não cuspa para o copo do vizinho, porque alé de alterar o paladar do vinho, poderá parecer um acto concupiscente.
.
Encerrada a fase de leitura dos temas, a Drªa Anne foi de sopetão rodeada pela turbamulta de tias ululantes (muitas, invejosas, outras , rendidas) que cobriram a anfitriã de beijos, abraços, lambidelas, apertões, até. (imagine-se) alguns apalpões, nódoas negras e outras.
Para suprema glória da noite da escritora, o realizador de cinema, radicado na Alemanha, Victorino Duarte, que, agora alemão, é conhecido nos meios da sétima arte europeia como Viktorin Von Hirsh, anunciou que vai catapultar para o cinema, numa encenação pós-modernista e gótica, eivado de formalismo minimalista exacerbado, o livro acabado de lançar.
.
Esta reportagem foi patrocinada por:
Covento das Irmânzinhas Descalças da Bobadela
Sapataria Lisbonense
Atum Bom Petisco
Tasquinha do Pote D.Água
Yves Saint Laurent Fashion
Revista Modas & Bordados

..

quinta-feira, julho 29, 2004

PRELIMINARES

..
Estaba una pareja de cubanos, muy acaramelados, cuando de repente, le dice
el, a ella:
-Oye chica, dejame tocarte el wiwichu!"
-Estas loco, mi negro, como crees?
-Andale chica dejame tocarte el wiwichu!
-No, nunca lo permitiria!
-Andale, dejame tocarte el wiwichu...
-Bueno, mi negro, solo porque te quiero mucho...
A lo que el negro le canta: wi wichu a merry crismas,
wi wichu a merry crismas,
wi wichu a merry crismas,
and a japy niu yir.

ESTÓRIAS DO RC - reposição

..
(reposição a pedido)
.
ESTÓRIAS DO RC
......O horário de turnos, sobretudo o de H24, exerce sobre quem o pratica, uma acção, ao mesmo tempo marginal e amortecedora.
Marginal, na medida em que nos afasta, quer da rotineira semana de tarefas e obrigações extra-laborais, sempre a horas e lugares iguais, quer mesmo de estar sempre com os mesmos colegas ,as mesmas horas no local de trabalho, moldando a atitude e forma de levar o dia a dia à margem da maioria.
Amortecedora, pois, ao relativisar o "nome" dos dias da semana, leva-nos a acabar com a tão famosa "angústia do domingo à tarde".
A atitude perante a venalidade rí­dicula das erupções patéticas dos pequenos poderes, fica mais ágil, mais humorada, mais saudável.

A TRANCA-ON-LINE, vai publicar algumas das "estórias" ocorridas ao longo dos anos de brasa do RC, e que de algum modo, exemplificam a forma de estar das "gentes de turnos"

Lembramos hoje um momento delicioso, ocorrido no Verão de 72:
Local - Sala do pré-flight no antigo sétimo andar do 25, no turno das 4 meia noite. Para quem não sabe, o pré-flight, era uma posição de Controle, que controlava os voos nos últimos 3 dias antes da partida, e para onde, geralmente, eram colocados por Planning semanal, os mais experientes..
Naquela noite, o FIUZA , ocupava uma dessas posições pela primeira vez. e havia acabado de enviar 2 voos para o telex.
Enviar voos, era escrever à mão , numa folha pré-formatada, todos os nomes dos passageiros dum determinado voo, seguidos do Rec.Loc e dos voos "continunig", se os houvesse, entregando depois no telex, com os endereços dos aeroportos de saí­da. Neste turno, o supervisor de serviço era o Carlos Marques, que muito senhor do seu posto, gritou bem alto:
-"Quem é que mandou o 238" (voo de Bissau)?
-"Fui eu", respondeu o Fiuza.
-"Isto está mal, o endereço nao está bem blablabla" repreendeu com maus modos!!!
-"Oh Marques, desculpe, mas é a primeira vez que estou aqui no pré-flight"
Passados uns minutos, de novo o vozeirão do Marques, fez estremecer até os sets:
-"O quê? Outra vez" , "Quem foi que mandou o voo do Rio?"
-"Fui eu Marques, mas já¡ tinha mandado há bocado, antes de me ter corrigido"
-"Isto assim não dá ,olhe que isto da próxima vez vai para cima" insistiu.
-"Ah isso é que não vai", reagiu o FIUZA, com aquele ar dele, meio a sorrir...
-"Nao vai?????" indignou-se o Marques, e levantando-se do lugar , "Então e porquê "?"
-"Oh Marques, porque "lá em cima está o tiroliroliro e cá em baixo está o tiroliroló" (risos)!!!
A sala estalou de rir, e o Marques, apercebendo-se do ridi­culo, sorriu tambem e sentou-se....

quarta-feira, julho 28, 2004

ELES DISSERAM

..

Agora qualquer bicho careto vem comer ao refeitório da TAP. E fica aqui um gajo com pressa, a perder tempo nesta bicha enorme. Até parece a bicha da Caixa. Imaginem que até dos SEF.s, têm a maior cara de pau de cá virem comer, depois de teram prendido o pobre Mantorras no Aeroporto..
(Colega do check-in, na fila do refeitório -28Jul)

SALVÉ O 28 DE JULHO, DA SOFIA E DO RICARDO

..

.

No Salão Nobre do Palácio Ducal de Noshow, celebrou-se hoje pela hora de todas as Imprudências, a Festa de Natividade, de dois dos mais conceituados inquilinos desta casa, que , a despeito dos avisos e conselhos que têm recebido, se atreveram uma vez mais a cometer aquele corriqueiro erro, que o povo costuma repetir, e que é "fazer anos"
A Infanta Dona Sofia, estava linda na sua impudência, com um fatinho de arminho negro, bordado a lantejolas brilhantes, ia a todos tocando com o seu doce sorriso, enquanto ia distribuindo à turbamulta uns deliciosos docinhos daqueles com pedigree, que se costuma servir, nas matinées mais requintadas.
O Marquez Ricardo Grups, recentemente empossado, pelo Arquiduque Isaltino, como Defensor Perpétuo do Real Chafariz da Metrópole de Oeiras, não cabia em si de contente, conclamando alta voz, a sua alegria por ter atingido a maioridade: "Agora já posso ir ao cinema para Maiores, e vêr revistas com mulheres peladas"
Tinha acabado de receber uma "long-distance-call" da sua cumplice , a Rainha da Germânia, Adelheide Chôchen, a dar os parabens.
Os manos, como a si mesmo gostam de se chamar, receberam então uma longa fila de "puxa-sacos" que sempre aparecem nestas ocasiões, a vêr se beliscam qualquer coisa que se coma , e se bebem algo mais que não seja água.
-"O que é que trouxeste que se mastigue"
-"O quê , não há nada pra molhar a goela"
A TRANCA , agora on-line , esteve presente, e deseja que ambos, cada um por si, goze o mais que puder este dia, e todos os outros que se seguirão.
Portem-se mal...!!!

DISCURSO OLÍMPICO DE BUSH

..

Bush begins his speech to open the Olympic Games. He looks at his paper and says:
- Oooooo! Oooooo! Oooooo! Oooooo! Oooooo!
An aide comes over and whispers:
Mr. President, these are the Olympic rings. Your speech is below.



terça-feira, julho 27, 2004

PRELIMINARES

..
Vira-se o marido para a mulher :
"Paulinha, tenho um grande segredo para te dizer: sou daltónico!"
"Sim... eu também tenho de te contar um grande segredo:
eu não sou sueca,sou cabo-verdiana"

RESPOSTAS CORRECTAS AO QUIZ - 40-41-42

..
RESPOSTAS CORRECTAS AO
QUIZ-TRANCA 40-41-42

.
40 - A - CAFÉ FILHO

.
Embora sempre tivesse afirmado que se demitiria se Getulio renunciasse, assim que Getúlio Vargas se matou o vice-presidente Café filho assumiu a chefia da nação com o apoio da UDN, procurando desarticular as forças sindicais, favorecendo a iniciativa privada e os investimentos estrangeiros.
A UDN (União Democrática Nacional), liberal e antipopulista, congregava a burguesia e a classe média urbana, favorável ao capital estrangeiro e à iniciativa privada. A UDN teve sempre um papel sórdido no especctro político de então, pois após a vitória eleitoral de Juscelino Kubistchek foi a principal promotora das tentativas de sua impugnção ( 1955), bem como a maior instigadora das tentativas de golpes militares que se sucederam até a vitória em 1964 e à ditadura militar.

O impacto provocado pelo suicídio de Vargas levou pois, à posse do seu vice Café Filho como solução constitucional.. .
Afastou-se antes do final do mandato, por motivos de doença.
.
41 - C - 1988
.
Só em 1988, o sufrágio universal foi estendido a todos os cidadãos, sendo abolido o voto capacitário:
Resava a Constituição de 1988:
Título II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Capítulo IV
Dos Direitos Políticos
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
§ 1º O alistamento eleitoral e o voto são:
I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II - facultativos para:
a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezasseis e menores de dezoito anos.


As mulheres só puderam adquirir o direito de voto em 1932, quando finalmente o código eleitoral lhes garantiu o direito de voto em todo o território nacional, e depois de longa luta e campanhas sufragistas. .
,
42 - b -1958
.
Foi no Campeonato do Mundo de 1958 que o BRASIL, se sagrou pela primeira vez Campeão do Mundo, ao derrotar a Suécia no ultimo jogo, em Estocolmo, por 5-2
.
Nessse dia:

Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar, de pé
Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagalo, com o peparador fisico Mário Américo, agachados ,escreveram uma página inesquecível no futebol brasileiro.




sexta-feira, julho 23, 2004

ESTÓRIAS DO RC

..
A NOITE EM QUE O NOSSO GARÇÃO
ENFRENTOU, O ENTÃO PRESIDENTE
DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES
DA FACULDADE DE DIREITO DE
LISBOA, PEDRO SANTANA LOPES
.

.
Foi uma época muito rica a que se seguiu ao 25 de Abril de 1974.
A participação política explodiu. proliferaram os Partidos, as Associações de todo o tipo. As pessoas, depois de 48 anos de silêncio vigiado, passavam freneticamente a ter opinião e a assumi-la.
No RC, a discussão acalorada, deixou de se fazer em torno do Benfica, Sporting e Porto,do Eusébio, Simões, do Costa Pereira ,do Jordão e Manuel Fernandes, passou a comentar-se o PS, o PC , o PPD e outros, a descolonização, a liberdade sindical, o Mário Soares, o Spinola e o Cunhal.
Na época, havia recém-entrado, mais o Augusto e o Henriques, na Faculdade de Direito, e curtia imenso as acaloradas RGA.s (Reuniões Gerais de Alunos), onde os então estudantes: Durão Barroso, Santana Lopes, Nuno Rogeiro, Garcia Pereira (este já prof.) Rui Pereira (mais tarde Director do SIS) António Cluny (actual presidente do Sindicato dos Magistrados), Maria José Morgado, Rui Rangel , entre outros, se iniciavam como tribunos partidários, revelando já uma enorme capacidade oratória, em perorações retóricas contundentes. Cada aluno só podia falar 3 minutos (do regulamento democrático das RGA.s )e sempre que um orador atingia os 2 minutos e meio, nunca mais se conseguia fazer ouvir, pois de imediato,, os estudantes dos outros Partidos, iniciavam em altos berros, a contagem decrescente, segundo a segundo, do tempo que faltava: 30, 29, 28, 27, etc. etc.
Uma noite, estando eu no turno "quatro meia noite" no RC, fui avisado por colegas, que havia uma RGA na Faculdade as 8 da noite. Como coincidia com a minha hora de jantar, lembrei-me de convidar o GARÇÂO a vir comigo assistir à Assembleia. Avisei-o de que não poderia falar no Plenário, pois não sendo aluno, não o poderia fazer.
Nesse ano, o Presidente da Mesa da RGA, era o Pedro Santana Lopes, que tinha acabado de aderir ao PPD, vindo do MID, movimento de estudantes de extrema-direita.
Ele tinha sido eleito para a Presidência da Associação, vencendo nas urnas o Durão Barroso, líder do MRPP.
Iniciada a RGA, o Santana Lopes, de acordo com a tradição das RGA.s, ia autorizando a falar, os alunos que punham o braço no ar. O Garção ia-me perguntando qual era a côr partidária de cada um a quem ia sendo dada palavra. Às tantas, apercebendo-se que o Presidente Santana Lopes fazia batota ao dar a palavra fóra de ordem a correligionários do seu Partido, em prejuízo dos estudantes de esquerda, o GARÇÂO, já muito irritado levantou-se na terceira fila do anfiteatro 1, e aos berros, pergunta ao Santana Lopes se ele não tinha vergonha da besuntice falta de respeito e desonestidade política batota que estava a fazer. Tentei fazê-lo vêr que não podia falar, mas a partir daquele momento o GARÇÂO não mais se calou, até que o Presidente Santana desatou aos berros com ele, lembrando que era ele quem mandava. O bate-boca prosseguiu até que o GARÇÃO, a meu conselho, resolveu dar por fim à batalha retirando-se da sala, sob o aplauso dos estudantes da oposição.
GARÇÃO, alguma vez pensaste que estavas a altercar com o futuro PM de Portugal?

ELES DISSERAM

..

.
Barroso n'est vraiment pas un doctrinaire. Il n'est ni libéral, ni atlantiste, ni social-démocrate. Mais il étudie avec précision les arguments de ses adversaires - son expérience de jeunesse lui a fait bien comprendre les contradictions de ses adversaires de gauche. Et sur tel sujet, il pourra être plutôt social-démocrate, sur tel autre foncièrement libéral, sur le troisième totalement démocrate-chrétien. (Antoine Reverchon • LE MONDE)

quinta-feira, julho 22, 2004

LÁ VAI A NAU SANTANETA QUE TEM MUITO QUE CONTAR

..

Lá vem a Nau Santaneta
Que tem muito que contar
São Paulo Portas à proa
Santanás a comandar
.
Ouvi agora senhores
Uma história de pasmar
D. Bagão conta o pilim
D. Morais trata das velas
D. Guedes limpa com VIM
Tachos, pratos e panelas
.
D. Pereira na enfermaria
Conta pensos e emplastros
E o D. António Mexia
Põe vaselina nos mastros
.
D. Durão deu à soleta
Enjoou de andar à vela
E Santa Manuela Forreta
Largou-os sem lhes dar trela
.
Aflito El-Rei Sampaio
Com estas novas tão más
Disse aos bobos de soslaio
Chamai lá o Santanás
.
Aqui estou meu Senhor
Vós mandasteis-me chamar?
Soube agora desse horror
D. Durão vai desertar?
.
Cala-te lá meu charmoso
Não me lixes mais a vida
Troco um cherne mal-cheiroso
Por um carapau de corrida?
.
Pobre da Nau Catrineta
Já lamento a tua sorte
Esta marinhagem da treta
Nem sabe onde fica o Norte
.
Parece que já estou vendo
Em vez de descobrir mundo
Ao primeiro pé de vento
Espetam com o barco no fundo
.
Ou então este matraque
Com pinta de Valentino
Gasta-me a massa do saque
Nas boîtes do caminho
.
Não se aflija meu Rei
Que agora vou assentar
Pois depois do que passei
Cheguei onde quis chegar
.
E por aquilo que passei
Aqui ninguém nos escuta
Eu quero mesmo é ser Rei
E vamos embora à luta

terça-feira, julho 20, 2004

CRÓNICAS CARIOCAS III

..

Já em Lisboa, a última das Crónicas Cariocas.
Os brasileiros, especialmente os cariocas são muito chegados a piadas, algumas delas não resisto a publicar:
- Tamanco e filho, só se fazem de pau duro
-Qual a semelhança entre uma mulher feia e uma ventania?........È que só servem para quebrar um galho
-Cobra que não anda, não engole sapo
-Está esperando alguma vagabunda?...Não, estou esperando uma bunda vaga..
-Um homem está com a mão no bolso na esquina. Qual o nom dele?........Armando Pinto
-Jacaré otário vira bolsa de madame
-Camarão que dorme, a onda leva
Mas uma das piadas mais em voga de momento, é o surgimento de uma nova profissão.
Como o emprego está dificil, muitas pessoas têm de inventar ocupação para sobreviver.
Há imensas pessoas a vender serviços que não passam pela cabeça de um europeu. Desde o "Passeador de lulu de madame" ao "Batedor de carpete de madame" há de tudo.
A última moda são os ASPONE.
São aqueles que entram por Q.I. (QUEM INDICA) as nossas "cunhas", para uma empresa como ASPONE, que significa: ASsistende de POrra NEnhuma. Só mesmo os brasileiros....

segunda-feira, julho 19, 2004

ELES DISSERAM

...

DURÂO BARROSO no centro a foto, de camisola proletária na sua fase maoista..
. "Não vou desistir no Governo, tal como não desisti na oposição, enquanto não fizer de Portugal um País mais avançado" 
(DURÃO BARROSO -  11 DE mARÇO DE 2002)
.
 
"Pelo meu lado, farei tudo o que estiver ao meu alcance para dar a Portugal uma situação de estabilidade e de segurança" 
(DURÃO BARROSO- DISCURSO DE VITÓRIA, 17 de Março de 2002).
.
"Mais importante do que qualquer partido é Portugal. (...) Portugal pode contar comigo"  (DURÃO BARROSO, 15 DE Março de 2002)
.
"Aquilo que está em causa em 17 de Março é saber se o governo deve ser dequatro meses ou de quatro anos.
(DURÃO BARROSO, 15Março de 2002)

sábado, julho 17, 2004

CRÓNICAS CARIOCAS II

..

Embora jà venha ao Rio desde 76, e muitas vezes, só numa ocasião  fui assaltado, e fui-o duma forma bem bizarra, pouco convencional, e agora à distância, até divertida, se se pode classificar assim, um acto que é em si violento, mesmo com ausência de violência física.
Apanhei um "ónibus" (como eles aqui chamam aos autocarros) na Avenida Nossa Senhora de Copacabana para o Centro. Duas "quadras" (quarteirões) adiante, o ónibos parou bruscamente fóra do "ponto" ( da nossa paragem), e pela porta da frente entrou um negrão enorme, de calções e tronco nu, sandálias, e brandindo um enorme pistolão, foi gritando:

-"É aí condutor, não embruma não, arranca já com essa choça" e virando-se para os passageiros: "É pessoal, isso daí não é um assalto, hoje é dia do perdão judaico, e todo o mundo vai contribuir com 200 contos aqui para o representanto hebreu".
E começou a circular, de saco de pano na mão a recolher a tal "contribuição. Na época ,200 contos eram para eles 200 cruzeiros, que face à desvalorização da moeda, não significavam mais de 100 escuddos.
Concluída a operação, voltou a gritar para o condutor:
-Pára aí meu chapa, abre essa merda" apontado a porta, e de novo virado para os passageiros:
-Todo o mundo está perdoado"





quinta-feira, julho 15, 2004

Preliminares

Um urso e um coelho odiavam-se de morte.... Cada vez que se
encontravam insultavam-se de todas as formas posíveis e atiravam coisas,
embora o coelho mantivesse sempre a distância por razões obvias.... Um
dia, enquanto brigavam mais uma vez, apareceu uma fada da floresta que
lhes disse:

- Toda a floresta está farta das vossas brigas, não deixais dormir
ninguém...
Por isso vou conceder-vos três desejos a cada um, com a condição de que
não voltem a brigar.
Os dois aceitaram, não sem antes brigar para decidir quem é que
começaria a pedir os desejos...

Começou o urso...
- Quero que todos os ursos da floresta sejam fêmeas...

O coelho pediu o seu primeiro desejo...
- Quero um capacete de mota

A fada ficou admirada mas concedeu-lhe o desejo...

O urso pediu o seu segundo desejo...
- Também quero que todos os ursos do país sejam fêmeas...

A fada disse:
- Parece que queres ficar entretido... Emfim, desejo cumprido.

É o teu turno coelho...
- Quero uma mota.

A fada aceitou, vendo que a ideia estava a funcionar.
- É a minha vez!!!! - disse o urso.

E sem olhar ao que os outros pudessem pensar, pediu que TODOS os ursos
do mundo fossem fêmeas. A fada disse-lhe...
- Agora é que não te podes queixar, vais ser o único entre todas as
ursas... Vamos, coelho, é a tua vez...

- O meu último desejo é.... - disse o coelho enquanto punha o
capacete e arrancava com a mota...

- ....é.... ... QUE O CABRÃO DO URSO SEJA BICHA!!!!!!!!

quarta-feira, julho 14, 2004

CRÓNICAS CARIOCAS

..

Imagem do cyber onde tem sido editada a TRANCA-ON-LINE, aqui no RIO
.
A língua portuguesa na sua expressão tropical, continua sendo muito viva, muito expressiva e a traduzir de forma muito ágil,por letras e sons mais ou menos musicais, o que objectivamente os olhos vêem em imagem.
A expressão que já conhecia "ËM RIO QUE TEM PIRANHA, JACARÉ NADA DE COSTAS", é um exemplo, e dos mais felizes, do país de Jorge Amado, Euclides da Cunha, Eurico Verissimo e muitos outros.
Outra que já conhecia, é a expressão "PEOR QUE É", que não quer dizer nada especificamente, e é utilizada para tudo e nada, e sendo inexplicável, ninguém sabe onde e porque surgiu... Um exemplo:
Se alguém está numa roda de amigos, e lhe perguntam:"Queres ir ao cinema?A resposta poderá ser "PEOR QUE É", que poderá significar :sim , não ou talvez, conforme a situacão e a mimica facial.
Das novas que recolhi, a qgora mais popular por aqui é:
A VIRGINDADE É COMO O PICOLÉ, ACABA SEMPRE NO PAU!!!
Outras dicas que recolhi, dizem respeito ao Q.I.
Não, não é esse que estão a pensar. Aqui quando um "cara" entra num emprego novo, ou consegue uma boa colocacao num Partido, na Administracao duma grande empresa, etc, diz-se que tem um bom Q.I..
Neste caso ganha o signuficado de : q.i. = QUEM INDICA
Estou a escrever dum sítio priviligiado, com uma vista espantosa sobre toda a Copacabana.
Chama-se o PASSEIO DOS PESCADORES. Fica no extremo norte da Orla de Copacabana, na Praia do Leme, e mesmo colado ao Morro da Urca. Aqui dezenas de cariocas se juntam diariamente para pescar a linha, assim tipo Carreiras...Existemmesmo buracos na rocha feitos especialmente para se poder colocar as canas de pesca. Tem uma esplanadinha simpática e servem deliciosas empadas de camarão, carne seca, galinha e outros salgados artesanais. É optimo para se lêr e escrever um pouco, à sobra de palmeiras, neste inverninho carioca, que hoje regista 31 graus aqui no Rio.
"No caminho fui lendo alguns cartazes que a Perfeitura da Cidade colocou ao longo da Orla Maritima de que dou aqui exemplo":
-CARA CHATO É AQUELE QUE SUJA A PRAIA
.
-SE VOCÊ AMA SEU CACHORRO, NÃO O TRAGA PARA A PRAIA, ELE VAI SE CHATER PARA CARAMBA
.
eta inverno gostoso





terça-feira, julho 13, 2004

ESTORIAS DO RC

..
DE NOVO DA SUA DELEGACAO DO
RIO"", QUE AO CONTRARIO DE
INSINUACÕES MESQUINHAS DUM
TAL RICHARD VON GRUPS CONTI
NUA LINDO E QUENTINHO
.
ESTORIAS DO RC
.
Ontem ao fim de uma tarde morna do gostoso inverninho carioca e tropical, quando da janela do meu apê, observava o movimento da avenida Atlântica, dei por mim a recordar um episodio ocorrido nos anos oitenta ,aqui mesmo no Rio , e em frente ao velho edificio dos apartamentos.
Na epoca, o nosso saudoso João Zuzarte estava na cidade , internado num hospital esperando a transplantacao do seu rim doente.
Todos se lembram da permanente boa disposicao do Zuza e da sua apetência para umas boas gargalhadas, umas boas farras.
Apesar da situacao melindrosa em que se encontrava, na expectativa da intervencao que sabia que podia ser fatal, ele nao desarmava e continuava a não desaproveitar ocasiões.
Assim, eu , ele e o Herberto Gomes, na altura tambem no Rio, combinamos um almoco aqui no Rio, que aconteceu no meu apartamento, por coincidência, o mesmo onde neste momento escrevinho este texto, e onde o Zuza ,uma vez mais pôs "todo o mundo"a rir com a descricao das suas conquistas, as suas brinCadeiras. "Preciso tanto", costumava ele dizer, simulando mais um engate...
E estavamos a "botar conversa fora", quando ãs tantas, ouvimos o ruido de tiros e correrias la fora no Calcadão. Acorremos a janela, e assistimos a uma incrivel cena de perseguições de policias aos tiros atras de um presumivel ladrao, que deslizando entre os carros estacionados ali mesmo em frente, ripostava disparando sobre os perseguidores.
Foi uma verdadeira cena de filme bang-bang, so que desta vez, e perante o nosso espanto, era bem real..

Aviso à Navegação

Aguardam-se temperaturas negativas no Rio de Janeiro.
Depois de longos anos de estudos sobre alteracões climatéricas, o Professor
Rikard von Gruppen atingiu por fim a concretização dos seus sonhos ;
a laponização progressiva do Brasil ,começando pela cidade do Rio de Janeiro.
Esta ,já que de Janeiro se trata,irá ser transformada num enorme e decorativo iceberg , podendo o Cristo Rei ficar de fora.
Uma vez que este processo possa não ser do agrado de alguns turistas Feijoenses, que por lá se meneiam ,Herr Professor , sugere ao seu particular colega von Grillen,o 182, amanhã pelas 17h25.

QUIZ TRANCA 40-41-42

.
EDITAR A TRANCA A PARTIR
DO BRASIL, LEVA A QUE O
TRANCA-QUIZ, SEJA HOJE
ACERCA DO BRASIL

.
EIS AS QUESTÕES:
.
4O - EM AGOSTO DE 1954, PRESSIONADO
POR GRANDES EMPRESÁRIOS , TERRATENENTES
E EXÉRCITO, O PRESIDENTE GETULIO VARGAS
SUICIDOU-SE. QUEM O SUBSTITUIU ?
.
A - CAFÉ fILHO
B - ADHEMAR DE BARROS
C - PLINIO SALGADO
.
41 - SÓ EM 1891,O DIREITODE VOTO FOI
CONFERIDO AOS BRASILEIROS E INTRODU-
ZIDO O PRINCIPIO DA DEMOCRACIA REPRE-
SENTATIVA,.CONTUDO LIMITADA ,POIS SÓ
HOMENS PODIAM VOTAR EMESMO ELES ,SÓ
SE SOUBESSEM LÊR E SE TIVESSEM DETER-
MINADA CAPACIDADE ECON]OMICA.
EM QUE ANO O VOTO SE TORNOU UNIVER-
SAL, PARA TODOS, NO BRASIL?
.
A - 1899
B - 1919
C - 1988
.
42 - EM QUE ANO A SELECAO BRASILEIRA
DE FUTEBOL FOI PELA PRIMEIRA VEZ CAMPEÃ
DO MUNDO ?
.
A - 1954
B - 1958
C -1962

segunda-feira, julho 12, 2004

ESTORIAS DO RC

...
A TRANCA NA SEMANA QUE HOJE
SE INICIA VAI SER FEITA A
PARTIR DO RIO. POR ESSA RAZÃO
RECORDO AQUI UMA ESTORIA DO RC
OCORRIDA AQUI NA CIDADE MARA-
VILHOSA

.

Os apartamentos Temporada, em Copacabana, a que nos chamavamos de Geraldinho, nome do falecido Geraldo, então dono do mesmo, viram nele passar, muito do antigo pessoal do Rc, lembro os mais assiduos, o Herberto Gomes, o Cotrim, Norberto, Zuzarte, Parente, eu proprio, o Verde e muitos outros.
Numa tarde quante do final de Verão de ha vinte e tal anos, ao sair dos Apartamentos para dar uma volta no Calcadão (este teclado não tem cês cedilhados, nem assentos agudos), reparei que ali a dos passos, no passeio quase em frente do edificio, se juntava uma quantidade de pessoas, que se debrucava sobre um dos muitos bancos de pedra que se espalham por todo o perimetro da Avenida Atlântica.
Pensei que estariam a vêr alguma coisa estranha, e curioso fui la conferir...
Deparou-se-me a imagem de 4 jogadores de sueca, a bater animadamente cartas.Enfim , não seria nada de anormal, a não ser pelo facto de dois deles serem o Cotrim e o Norberto (Betinho), companheiros de Seccão, que eu nem sequer sabia que tambem estavam de ferias no Rio...

sexta-feira, julho 09, 2004

ELES DISSERAM

..
O único vinho que existe é o tinto, o branco é refresco, o verde é côr da garrafa
(BATISTA BASTOS)

quinta-feira, julho 08, 2004

PRELIMINARES

..
Uma aflita mulher casada entra de rompante no gabinete do médico.
-Senhor doutor, tem que me salvar.
-Qual o seu problema minha senhora?
-Salve o meu casamento, o meu marido é muito mole.
-E o que é que quer que lhe faça?
-Faça qualquer coisa , transfor-me-o num touro, doutor
Aí o médico começa a desapertar as calças e diz à paciente:
-Dispa-se e deite-se na marqueza, vamos por começar por lhe arranjar os cornos

QUE JUNHO FANTÁSTICO

..
FOI UM MÊS DE JUNHO VERDADEIRAMENTE
INESQUECÍVEL O QUE VIVEMOS.
O CLIMA DE FESTA NAS CIDADES, E A
CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE AS PESSOAS
NAS PRAÇAS E RUAS DE LISBOA, PORTO
BRAGA, LEIRIA , ENFIM , EM TODAS
AS CIDADES DO EURO, MAS TAMBÉM UM
POUCO POR TODO O PAÍS.
PUBLICA-SE UMA CARTA QUE UM CIDADÃO
GREGO ESCREVEU A UMA PORTUGUESA AMIGA,
VALE A PENA LÊR.
.

Oi Isabel!

I was in Lisbon too for the game with charter flight - more than 20,000 people came to watch it! It was impossible to contact you - the trip was decided
over a couple of hours, I am sad I wasn't able to ...

Now I am back, tired but happy. I must say I was really sad that you lost - people were crying but we celebrated together till early in the morning
when I had to leave - I was explaining to them that Greece is a small country like Portugal and that the important thing is that all the big ones were
out.
Portuguese people are the best, here in Greece every one says how nice you are - real gentlemen, even when you lost, which must have been
devastating.
You created the best atmosphere and above all you enjoyed the game, you were even crying with a smile.

Since yesterday, in Athens every radio station is playing fado ... You may have lost the final, but you have won a whole nation. This is far more
important and you will see how the Portuguese athletes will be appraised here during the Olympics. Congratulations for being the nicest people of Europe - as
for cups, there will be other occasions for you, but most probably not for us - this was a miracle.

Take care

Yannis

(lêr com pronúncia grega)

quarta-feira, julho 07, 2004

RESPOSTAS AO QUIZ-TRANCA , 36-37-38

..
RESPOSTAS CORRECTAS AO
QUIZ-TRANCA 36-37-38.
.
36 -C- ART BLAKEY



Art Blakey (1919-1990)
baterista


Art Blakey foi um dos maiores bateristas do jazz. Juntamente com Big Sid Catlett, Kenny Clarke e Max Roach, forma o quarteto
Blakey foi também fundador, líder e catalisador de um grupo bastante influente, que ao longo de décadas teve diversas formações: os JAZZ MESSENGERS . Os Jazz Messengers podem ser considerados uma verdadeira academia de jazz: por ali passaram nomes do quilate de Horace Silver, Lee Morgan, Wayne Shorter, Freddie Hubbard e Wynton Marsalis, entre outros.
O drumming de Art Blakey é poderoso, vital, sempre carregado de energia. Seus solos freqüentemente possuem um caráter espetacular, explosivo. Blakey era de fato um mensageiro do jazz: tudo fazia para promover a prática do jazz e percorreu o mundo em incontáveis tournés. Visivelmente divertia-se e realizava-se na música: colocava-se de corpo e alma na música que estava tocando. Também é importante ressaltar que ele era um baterista incomparável como acompanhante: por exemplo, a sua colaboração com Thelonious Monk é notável pelo entrosamento que consegue estabelecer com um dos pianistas mais notoriamente difíceis de se acompanhar.
.
37 - B - FRANCISCO e MARTA
São os "lagartos" deste grupo. Embora a Marta fique muito vermelha quando se lhe diz qualquer coisa, ela é mesmo do Sporting...
.
38 - SIDÓNIO PAIS
.
Foi Sidónio Pais que chefiando um golpe de Estado contra o Governo da UNIÃO SAGRADA, de Afonso Costa e António José de Almeida, coligação para enfrentar os dificeis tempos da nossa intervenção na I Grande Guerra, foi nomeado/eleito Presidente da Republica

A 5 de Dezembro de 1917 lidera um golpe de estado. A 27 de Dezembro toma funções como presidente da República, indo a votos posteriormente. O mandato legitimado pelo sufrágio tem início a 9 de Maio de 1918.

Tem, desde cedo, uma atitude ditatorial. Começa por alterar a lei eleitoral à sua vontade, sem ouvir o Congresso. Começa por alterar as leis já estabelecidas sobre a separação do Estado e da Igreja.

Entretanto, as tropas portuguesas são chacinadas em La Lys. A contestação social no país aumenta. Sofre um atentado, a que sobrevive, em 5 de Dezembro de 1918. O mesmo não acontecerá na Estação do Rossio, onde é morto a tiro, em 14 de Dezembro de 1918, por José Júlio da Costa.

CALENDÁRIO JULIANO, VITAL & VALÉRIA, santos e gémeos siameses

..
Vital e Valéria nasceram gémeos e siameses.
O Pai, um corso de Ajaccio, pequenote, borbulhoso, e com um hálito de búfalo, era um verdadeiro desastre na cama. Uma noite porém, quando, com a sua companheira, já suadamente exausta, admitia desconsolado mais um insucesso, teve uma súbita e salvadora caimbra, e , nasceram os futuros santinhos ´mártires e siameses. Aquando da separação siamética, que foi litigiosa, a Valéria teve ganho de causa, ficou com quase tudo que era comum., incluindo o sexo, pelo que o Vital saíu do "divórcio" sem pila.
Desabonado, sem emprego, andou ao trapo e ao osso, e foi com os seus primeiros lucros, que comprou um pirilau, embora em segundo corpo, em muito bom estado, com tamanho e sistema elevatório muito razoável.
Fizeram as pazes e acabaram no Circo, primeiro no contorcionismo, depois no adestramento de doninhas fedorentas, mas foi no trapézio, como especialistas de voos, que atingiram o estrelato.
Deixaram a vida circense aos quarenta, por limite de idade, ofereceram-se para experiências genéticas. Morreram no mesmo dia, após centenas de enxertias. Quando foram beatificados, já há um tempo se exibiam no mesmo frasco de formol, nos Laboratórios de Pesquisas do Hospital do Perpétuo Socorro dos Aflitos.
Acabaram admitidos no Calendário Juliano, como rodapé.

terça-feira, julho 06, 2004

ELES DISSERAM

..

Bobby Robson? Não estou interessado em ouvir os seus conselhos ,nem em falar com ele,é um treinador que disputa o mesmo campeonato, se calhar será mais fácil para as nossas mulheres encontrarem-se e tomarem um chàzinho. Não quero muitas conversas com ele agora
(JOSÉ MOURINHO - 5 JULHO 2004)

A BIBLIA PARA FUNDAMENTALISTAS

..
Recentemente, uma célebre animadora de rádio dos EUA afirmou que a homossexualidade era uma perversão: «É o que diz a Bíblia no livro do Levítico, capítulo 18, versículo 22: " Tu não te deitarás com um homem como te deitarias com uma mulher: seria uma abominação. A Bíblia refere assim a questão. Ponto final.», afirmou ela.
Alguns dias mais tarde, um ouvinte dirigiu-lhe uma carta aberta que dizia:
«Obrigado por colocar tanto fervor na educação das pessoas pela Lei de Deus. Aprendo muito ouvindo o seu programa e procuro que as pessoas à minha volta a escutem também. No entanto, eu preciso de alguns conselhos quanto a outras leis bíblicas.
Por exemplo, eu gostaria de vender a minha filha como serva, tal como nos é indicado no Livro do Êxodo, capítulo 21, versículo 7. Na sua opinião, qual seria o melhor preço?
O Levítico também, no capítulo 25, versículo 44, ensina que posso possuir escravos, homens ou mulheres, na condição que eles sejam comprados em nações vizinhas. Um amigo meu afirma que isto é aplicável aos mexicanos, mas não aos canadianos. Poderia a senhora esclarecer-me sobre este ponto? Por que é que eu não posso possuir escravos canadianos?
Tenho um vizinho que trabalha ao sábado. O Livro do Êxodo, capítulo 25, versículo 2, diz claramente que ele deve ser condenado à morte. Sou obrigado a matá-lo eu mesmo? Poderia a senhora sossegar-me de alguma forma neste tipo de situação constrangedora?
Outra coisa: o Levítico, capítulo 21, versículo 18, diz que não podemos aproximar-nos do altar de Deus se tivermos problemas de visão. Eu preciso de óculos para ler. A minha acuidade visual teria de ser de 100%? Seria possível rever esta exigência no sentido de baixarem o limite?
Um último conselho. O meu tio não respeita o que diz o Levítico, capítulo 19, versículo 19, plantando dois tipos de culturas diferentes no mesmo campo, da mesma forma que a sua esposa usa roupas feitas de diferentes tecidos: algodão e polyester. Além disso, ele passa os seus dias a maldizer e a blasfemar. Será necessário ir até ao fim do processo embaraçoso que é reunir todos os habitantes da aldeia para lapidar o meu tio e a minha tia, como prescrito no Levítico, capítulo 24, versículos 10 a 16? Não se poderia antes queimá-los vivos após uma simples reunião familiar privada, como se faz com aqueles que dormem com parentes próximos, tal como aparece indicado no livro sagrado, capítulo 20, versículo 14? Confio plenamente na sua ajuda.»

segunda-feira, julho 05, 2004

PENSAMENTO DO DIA

..
Percebe-se melhor o (mau) nível de vida de um país quando até o
Primeiro- Ministro emigra.

PRELIMINARES

..
Os noivos reúnem-se com o padre.
O padre pergunta:
- O que pensam de sexo antes do casamento?
Responde o noivo:
- Desde que não atrase a cerimónia, por mim tudo bem...

PORTUGAL-GRÉCIA, na imprensa estrangeira

..
O QUE DIZ A IMPRESNSA ESTRANGEIRA
DO PORTUGAL - GRÉCIA

.

Da MARCA
El fútbol defensivo de Grecia se apodera de la Eurocopa
TOMÁS CAMPOS

Por favor, que alguien proponga a Rehhagel como presidente del Banco Mundial o aspirante a algún cargo similar. Este hombre tiene desde esta noche un master en eficacia sin precedentes en el fútbol europeo. Algo está cambiando en el fútbol cuando el Oporto gana la Champions, el Once Caldas la Libertadores y los helenos la Eurocopa.

Los tres han alcanzado la gloria desde propuestas irreductibles con un marcado cariz defensivo. Sin enamorar, pero sin engañar a nadie. Será malo para el espectáculo, pero no hay ningún capítulo en el reglamento de este deporte que penalice el encumbramiento de este fútbol monocorde.

.
Do SPORT
Portugal sufre la ida de los Dioses

Portugal vivió anoche su ‘Maracanazo’ a manos de Grecia, la sorprendente campeona de Europa

El destino fue cruel con Portugal. Ni la fuerza de todo un país, ni el hecho de jugar en casa, ni el de saber lo que le esperaba, ni el hecho de tener la oportunidad de corregir el error de la primera jornada. Nada. Los dioses griegos vovieron a ser la pesadilla de Portugal y, con un gol de Charisteas a la salida de un córner, se convirtieron en campeones de Europa. Portugal ya tiene su ‘maracanazo’.

De nuevo, el equipo de Rehhaguel sacó petróleo de la única ocasión clara de que dispusieron y se llevarion un partido que se volvió a jugar tal y como ellos quisieron. O mejor dicho, que se volvió a no jugar como ellos quisieron.

Da GAZZETTA DELLO SPORT

Portogallo battuto in casa con un gol di Charisteas nella ripresa: la nazionale di Rehhagel sale sul trono continentale proprio nell'anno dell'Olimpiade di Atene.

LISBONA, 4 luglio 2004 - La favola greca è giunta al suo compimento, mentre il sogno portoghese si è trasformato in un incubo che difficilmente potrà essere dimenticato. La Grecia pragmatica ed essenziale di Otto Rehhagel batte il Portogallo 1-0 (gol di Charisteas al 12' della ripresa) e alza una coppa che ha sempre visto solo da molto lontano.

LA GARA - Come previsto a partire in avanti è il Portogallo, ma la Grecia mostra subito il suo lato migliore: difesa attenta, marcature mirate e ottima capacità di interdizione. Rispetto alla partita con la Repubblica Ceca il controllo degli uomini di Rehhagel è rigoroso su Pauleta (preso in consegna da Kapsis), Figo e Cristiano Ronaldo (bloccati da Seitaridis e Fyssas a seconda della fascia in cui si incanalano, un po' meno sugli altri portoghesi. Ne risulta una partita un po' più aperta, anche se le occasioni tardano ad arrivare. Al 13' è Miguel a tentare la prima conclusione da destra, ma Nikopolidis si allunga e devia in angolo.

do JORNAL GREGO



Άγγελος-εξάγγελος μας πήγε μακριά. Και τα νέα που μας έφερε, δεν ήταν ψέμα, κι ας έμοιαζαν σαν τέτοιο. Η Ελλάδα πρωταθλήτρια Ευρώπης. Πόσο ωραίο ακούγεται? Κι όμως, ο Ότο Ρεχάγκελ και τα παλικάρια του το έκαναν πραγματικότητα. Oύτε η οικοδέσποινα Πορτογαλία μπορούσε να σταματήσει το ελληνικό τρένο στο EURO 2004 και η διοργάνωση τελείωσε περίπου όπως ξεκίνησε. Με την εθνική να κερδίζει 1-0 την Πορτογαλία, αυτή τη φορά στο "Ντα Λουζ" της Λισαβόνας, χάρη σε μια συνεργασία ...Αγγέλων, του Αγγέλου...

Άγγελος-εξάγγελος μας πήγε μακριά. Και τα νέα που μας έφερε, δεν ήταν ψέμα, κι ας έμοιαζαν σαν τέτοιο. Η Ελλάδα πρωταθλήτρια Ευρώπης. Πόσο ωραίο ακούγεται? Κι όμως, ο Ότο Ρεχάγκελ και τα παλικάρια του το έκαναν πραγματικότητα. Oύτε η οικοδέσποινα Πορτογαλία μπορούσε να σταματήσει το ελληνικό τρένο στο EURO 2004 και η διοργάνωση τελείωσε περίπου όπως ξεκίνησε. Με την εθνική να κερδίζει 1-0 την Πορτογαλία, αυτή τη φορά στο "Ντα Λουζ" της Λισαβόνας, χάρη σε μια συνεργασία ...Αγγέλων, του Αγγέλου Χαριστέα που πέτυχε το γκολ στο 57'ύστερα από χτύπημα κόρνερ του Αγγέλου Μπασινά. Με τη μόνη διαφορά, ότι αυτή τη φορά ήταν ο τελικός, το ματς χωρίς επιστροφή. Και πράγματι το Κύπελλο που θα έρθει σήμερα στην Ελλάδα, δεν θα φύγει ποτέ. Μέσα σε μια εκπληκτική ατμόσφαιρα που δημιούργησαν περισσότεροι από 60.000 θεατές, οι δύο ομάδες παρατάχθηκαν στον αγωνιστικό χώρο χωρίς εκπλήξεις, ούτε στις ενδεκάδες, ούτε στην τακτική. O Ότο Ρεχάγκελ έβαλε (ως αναμενόταν) τον Στέλιο Γιαννακόπουλο αριστερά αντί του τιμωρημένου Καραγκούνη και ανέθεσε στον Μιχάλη Καψή, που παρά το πρόβλημα στο γόνατό του έδωσε κανονικά το "παρών", το μαρκάρισμα του Παουλέτα. O Κώστας Κατσουράνης ανέλαβε να επιτηρεί τον Ντέκο, ενώ οι ακραίοι -Φύσσας και Σεïταρίδης- έμεναν στις θέσεις τους, ανεξάρτητα αν οι Πορτογάλοι μέσοι (Φίγκο και Κριστιάνο Ρονάλντο) άλλαζαν πλευρά. Κι αυτό συνέβαινε συχνά, όπως άλλωστε μας έχει συνηθίσει ο Σκολάρι σε αυτή τη διοργάνωση. Η νευρικότητα του τελικού ήταν φανερή από τα πρώτα λεπτά.


.Do 24HEURES frança
Panoramic

La génération dorée des Luis Figo, Couto et autre Rui Costa est définitivement maudite. Ce 4 juillet 2004 aurait pu devenir la nouvelle fête nationale lusitanienne. Ce soir, c’est tout un pays qui s’était drapé de rouge et vert. C’est aussi tout un pays qui a vu les siens tomber face aux valeureux guerriers hellènes. Les Grecs n’avaient pas de génération dorée jusqu’il y a un petit mois. Cette équipe spontanée sortie d’à peu près nulle part était venue au Portugal pour y acquérir un bout d’expérience et pourquoi pas enfin terminer une compétition avec une victoire. Rien qu’une. Histoire d’écrire une petite ligne dans les annales du football hellène. Avec ce qu’il vient de se passer ce soir, ce n’est pas une ligne qu’il va falloir ajouter mais un tome entier. Imaginez, la Grèce est devenue championne d’Europe.



EURO PALPITES 2003 , TERESA ABRAÇOS VENCEU O ÚLTIMO CONCURSO

..
A TERESA ABRAÇOS VENCEU
O V E ÚLTIMO CONCURSO
EURO PALPITES 2004, ACER-
TANDO NO RESULTADO AO
INTERVALO E NO FINAL
.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
.
pontos perdido.
.
... -2
1. TERESA ABRAÇOS
.
.. 0
2. Antónia / Marta
.
.. 1
3.ºVera / Fernando / Céu / Mário CCO / Graça BS / Francisco / Mimi / Fátima / Conceição
arques /
. 2
4. Pedro Correia / João Roque / Zé Carlos / Rita / Teresa Leitão / Alexandra Azevedo / Luis Tavares / Teresa Pereira / João Oliveira
.
5. 3
Teresa Mendes / Martins / Lena Vieira / Correia / Cotrim / Sónia Silva / Azevedo / Teresa Pereira / Alexandra Ferreira / Xana

(segue o resto dentro de momentos)

sexta-feira, julho 02, 2004

ELES DISSERAM

..

"..já lá vai o tempo que os colonialistas de Lisboa
puderam oprimir o povo madeirense, puderam roubar os nossos dinheiros
durante cinco séculos", afirmou ainda.
"Eles, agora, continuam a oprimir as outras províncias do Continente, fora
de Lisboa, mas, a nós, aqui, eles não fazem mais farinha e se tentarem
fazer, atiramo-los ao mar", finalizou.
(ALBERTO JOÃO JARDIM ) 01 DE JULHO 2004

...VAI O REI QUE NINGUÉM QUIS

..

.
Numa rua de má fama
faz negócio um charlatão
vende perfumes de lama
anéis de ouro a tostão
enriquece o charlatão
==========
E' entrar senhorias
a ver o que cá se lavra
sete ratos três enguias
uma cabra abracadabra
========[
Na ruela de má fama
o charlatão vive à larga
chegam-lhe toda a semana
em camionetas de carga
rezas doces paga amarga

No beco dos mal-fadados
os catraios passam fome
tem os dentes enterrados
no pão que ninguem mais come
os catraios passam fome

E' entrar senhorias
a ver o que cá se lavra
sete ratos tres enguias
uma cabra abracadabra

Na travessa dos defuntos
charlatões e charlatonas
discutem dos seus assuntos
repartem-se em quatro zonas
instalados em poltronas

Entre a rua e o país
vai o passo de um anão
vai o rei que ninguem quis
vai o tiro de um canhão
e o trono e' do charlatão

E' entrar senhorias
a ver o que cá se lavra
sete ratos três enguias
uma cabra abracadabra

Para a rua saiem topeiras
entra o frio nos buracos
dorme a gente nas soleiras
das casas feitas em cacos
em troca de alguns patacos

E' entrar senhorias
a ver o que cá se lavra
sete ratos três enguias
uma cabra abracadabra

Entre a rua e o país
vai o passo de um anão
vai o rei que ninguem quis
vai o tiro de um canhão
e o trono do charlatão

EURO PALPITES 2004, ZÉ CARLOS e ABREU VENCEDORES DAS MEIAS FINAIS

..
O ABREU E O ZÉ CARLOS CARVALHO
VENCERAM AS MEIAS FINAIS. AMBOS
ACERTARAM 3 VEZES EL 4 POSSÍVEIS
.
.

REP.CHECA 0 - 0 GRÉCIA (intervalo)
REP.CHECA 0 - 0 GRÉCIA (final)
.

.. -2PONTOS
ABREU / ZÉ CARLOS CARVALHO
. - -1ponto
Vitor
. 1ponto
Leal Marques /Jaime
.
.. 2pontos
Miranda/Ligia/Paula/Mesquita/Ana Rocha/Martins/Guida/Cleo
.
3pontos
Teresa Vasconcelos/Herdeiro/Céu/Trudy/Frade/P.Vieira/Inácio/Pedro/Filó/C.Faleiro/Lena
.

.. 4pontos
Viana/S.Palha/T.Pereira/P.Correia/Bruno/Mónica/Fernando/Vitor/Alexandra Azevedo
Azevedo
. 5pontos
Valente/Fernando/Vera/Graça Ferreira /Sofia/Graça Borges da Silva/Patricia/Sónia/D.Ricardo/P.Pereira/Xana/Gil/MHVieira/
T.Mendes/N.Rodrigues/Vitor

.. 6 pontos

Augusto/Peixoto/Cotrim/P.Martins/Ricardo/Leonor/Ventura/Luis/P.Pereira/J.Oliveira/P.Rita/Conceição B/Vitor
.
.. 7pontos
Nuno Matos/Antónia/Tavares/C.Correia/Filomena/T.Leitão/Fátima

.. 8pontos
Teresa Abraços/Marta/Susana/Sandra/MªJoão/Conceição Marques/J.Roque/Rita

.. 9pontos
Dinis/Cris/Mimi
.
.. 10pontos
Redondeiro
.
.. 11 pontos
Vicente

quinta-feira, julho 01, 2004

FORTES ELOGIOS A PORTUGAL VINDOS DE ESPANHA

..
DO EL CONFIDENCIAL . COM
RETIRÁMOD ESTE ARTIGO QUE
REPRODUZIMOS NA ÍNTEGRA

.
ELOGIO DE PORTUGAL, UN PAÍS CON UNA FEROZ LIBERTAD DE EXPRESIÓN, DEL QUE LOS ESPAÑOLES TENEMOS MUCHO QUE APRENDER


Muchos españoles están descubriendo estos días, aparentemente sorprendidos, la existencia en la casa de al lado de un vecino llamado Portugal, un vecino bastante más pobre que nosotros pero capaz de organizar una evento tan importante como un Campeonato de Europa de fútbol, de construir una serie de estadios, todos magníficos, de ganar a la millonaria selección española, e incluso de colocar como presidente de la Comisión Europea a uno de sus políticos, José Manuel Durao Barroso.

Ese país, cuya selección jugó y ganó ayer la primera semifinal de dicho campeonato contra Holanda, lo cual ya es de por sí un triunfo, sigue siendo un gran desconocido para España y los españoles. ¿Por qué? Porque los españoles, con la inveterada suficiencia de quien se cree superior, se han negado siempre a entender –en realidad ni siquiera lo han intentado- a Portugal y los portugueses.

Cuando la realidad es que España y los españoles tendrían –tendríamos- mucho que aprender de nuestros vecinos atlánticos. Aprender y lamentar la ausencia en España de esa elite intelectual, empresarial y política que habla idiomas, elite muy cercana a Gran Bretaña y a la cultura francesa, muy poco hispanófila, pero muy tolerante, muy abierta, muy cosmopolita.

En Portugal sería impensable contar con un presidente de la República que no hablara francés e inglés. La mayoría de los portugueses se esfuerzan por hablar español ante españoles, haciendo gala de una actitud cívica en el trato que tan difícil es de encontrar en el páramo hispano.

El presidente, Jorge Sampaio, vive en su casa, en su propio domicilio, como el primer ministro. A ninguno le da por convertirse en un Trillo. Nadie enloquece con el cargo. Nadie se prevale de su condición. Antonio Vitorino, actual comisario europeo, dimitió de su cargo como ministro –socialista, por cierto- tras descubrirse un desfase de 8.000 escudos (unas 6.000 pesetas) en las cuentas de su ministerio.

Semanas atrás, el presidente ZP se trasladó a Lisboa en su primera visita relámpago al país vecino, y no se quedó a cenar con Durao Barroso a pesar de haber sido invitado. Todo un síntoma. Vistas así las cosas, no es extraña esa inveterada desconfianza que comparte la clase política portuguesa hacia España, desconfianza que la prensa se encarga de mantener viva. Sus razones tendrán.

Todo el edificio de ese Portugal Abierto –la vieja aspiración de quienes aquí persiguen una España Abierta capaz de superar sus viejos atavismos- se asienta seguramente sobre una feroz libertad de expresión que todos defienden y que se manifiesta en los debates –políticos, económicos- que se celebran en la televisión y en los textos que aparecen en diarios y semanarios (de gran importancia en el país vecino).

Comparar esa libertad de prensa, ese valor cívico del que hacen gala las elites portuguesas para hablar alto y claro, y criticar lo que juzgan merecedor de crítica, con el miedo a hablar de nuestros ricos, de nuestros empresarios, de nuestros políticos, fieles devotos de la ley del silencio, y con el secretismo y la rendición a los poderes políticos y económicos que hoy caracteriza a la prensa española –no digamos ya a la televisión- es como para echarse a llorar. ¿De qué presumen, entonces, los españoles ante Portugal y los portugueses? Ese es, sin duda, uno de los grandes misterios de la Historia Universal.



QUIZ-TRANCA 37-38-39

..
QUESTÕES PARA
HOJE

.
37 - EM 1955,FOI CONSTITUÍDA UMA
DAS BANDAS DE JAZZ QUE MAIS ÊXITOS
TROUXE AO HARD BOP, QUE SE CHAMOU
"JAZZ MESSENGERS". O SEU BATERISTA
E FUNDADOR FOI?
.
A - MILES DAVIS
B - THELONIUS MONK
C - ART BLAKEY
.
38 - DO ULTIMO GRUPO A ENTRAR
PARA O REVENUE: a VERA, O NUNO
MATOS, A MARTA E O FRANCISCO,
2 SÃO SIMPATIZANTES DO SPORTING,
OS OUTRO 2, DO BENFICA
QUAIS OS DOIS DO SPORTING?
.

.
A - VERA E MARTA
B - FRANCISCO E MARTA
C - NUNO E VERA
.
EM 1917, PORTUGAL REPUBLICANO ERA
GOVERNADO POR UM GOVERNO CHAMADO
DE UNIÃO SAGRADA, FORMADO POR UMA
COLIGAÇÃO DOS PARTIDOS DEMOCRÁTICO
(de AFONSO COSTA)e REPUBLICANO (de
ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA) DEU-SE UM
GOLPE DE ESTADO LIDERADO POR:
.
A - PIMENTA DE CASTRO
B - SIDÓNIO PAIS
C - BRITO CAMACHO

O QUE DIZ A IMPRENSA ESTRANGEIRA DO PORTUGAL-HOLANDA

..
do SPORT BARCELONA
Portugal hace el gran papel que soñó España
¡Qué envidia! Viendo a Portugal en la final de la Eurocopa, tenemos la sensación de sana envidia hacia el país vecino. Con una selección parecida a la española, ha hecho un papel brillante como anfitrión y para ellos llegar a la final ya es como celebrar un título anticipado
Scolari, un técnico con personalidad. Buena parte del éxito de Portugal hay que apuntársela a Scolari, un seleccionador que al principio fue muy criticado y que ahora es el ídolo del país. Scolari ha demostrado ser un técnico con personalidad, que supo aprender de los errores del primer día y rectificar de inmediato

do MUNDO SPORTIVO Barcelona

'Art Deco'

Para hacerlo, los portugueses echaron mano de una corriente futbolística que se va a poner de moda en Catalunya, en el Barça, el 'Art Deco'. El menudo brasileño, nacionalizado portugués, dio un recital en la primera media hora de partido, en que los dos entrenadores parecía que estaban disputando el Euro de robots que se celebra en Lisboa. Era un partido tan táctico que apenas si se ligaba una jugada. Deco ponía el toque y a su lado Figo también destacó por su corazón y ganas pero también por su fútbol. Overmars era el único holandés que desbordaba.

Da MARCA
SE IMPUSO A HOLANDA CON GOLES DE RONALDO Y MANICHE
Portugal hace historia y jugará su primera final
J. CARLOS JURADO

Portugal convirtió su sueño en realidad, jugar una final de una competición internacional por primera vez en su historia. La mejor generación del fútbol portugués, encabezada por Figo y reforzada por la savia nueva de Cristiano Ronaldo, ha conseguido lo que nadie antes había logrado, ni siquiera el mítico Eusebio, que se tuvo que conformar con jugar el partido por el tercer y cuarto puesto en el Mundial de Inglaterra de 1966. Los Figo, Rui Costa, Deco y compañía están a un paso de convertir esta Eurocopa en el torneo que consagre a la mejor hornada de futbolistas lusos. Y ya sólo les queda la final.

Do 24 HEURES França
Longtemps après le coup de sifflet final d’Anders Frisk, une grande partie des 46 679 fans massés dans les travées du stade José Alvalade sont restés pour entonner des «Por-tu-gal, Por-tu-gal !». Pour la première fois de l’histoire du football lusitanien, l’équipe nationale se hisse en finale d’une grande compétition. Et pas n’importe laquelle : sa compétition, son Euro. Luiz Felipe Scolari et ses hommes ne sont plus qu’à une marche du bonheur. Et ce n’est que justice tant les joueurs de la Seleçcao ont été supérieurs aux Bataves.
Ayant purgé sa suspension face à l’Angleterre, Pauleta faisait son retour ce soir. C’est d’ailleurs le Parisien que Deco cherchait sur le premier centre du match. Un peu juste, le buteur ne pouvait reprendre de la tête mais le ballon, fuyant, obligeait van der Sar à une première intervention (6e). Après le côté gauche, le danger revenait de la droite. Luis Figo débordait et centrait vers le premier poteau néerlandais. Ronaldo se jetait mais ne pouvait reprendre le cuir (9e).

EURO PALPITES 2004, APÓS O 1-ºJOGO, 12 LÍDERES

..
APÓS O PRIMEIRO JOGO, 11 LÍDERES
ACERTARAM NO RESULTADO DO JOGO
PORTUGAL-HOLANDA, AO INTERVALO
E NO FINAL, E LIDERAM COM -2
PONTOS PERDIDOS: MARIA DO CEU,
TERESA VASCONCELOS, HERDEIRO,
GUIDA, MIRANDA, CLEUNICE, VITOR,
LEAL MARQUES, TRUDY, MESQUITA,
FRADE, PEDRO (ESC)

.
EIS A CLASSIFICAÇÃO
.
Portugal 1 - 0 Holanda (intervalo)
Portugal 2 - 1 Holanda (final)


.. -2 pontos (2 resultados certos)
Teresa Vasconcelos/Miranda/Herdeiro/Céu/Trudy/Frade/LM/Mesquita/Rolo/Vitor/Guida/Cleo
.
0 pontos
Augusto/Fernando/Susana Palha/T.Pereira/Ligia/Ricardo/Leonor/Abreu/Sónia/D.Ricardo/Zé
Carlos/Jaime/Fernando/Ana Rocha /Filó/Xana/Gil/MHVieira/Lena/P.Rita/T.Mendes/N.Rodrigues/Alexandra / Azevedo/Vitor
.

1 ponto
.
Viana/Vera/P.Correia/GraçaBS/C.Correia/Paula/Bruno/Mónica/Martins/Vitor/Claudia Faleiro/Conceição B/Ventura
.
2 pontos
.
Peixoto/Antónia/Graça/Redondeiro/P.Martins/Marta/Patricia/P.Vieira/P.Pereira
T.Leitão/Vitor
.
3 pontos
Valente/N.Matos/T.Abraços/Francisco/Alexandra Ferreira /Sofia/Tavares/Susana/Luis/Inacio/Cris
/Conceição Marques/Rita/João Roque/P.Pereira/Filomena/João Oliveira/Mimi/Fátima
.
. 4 pontos
Cotrim/Sandra/MºJoão/Cristina
.
. 5 pontos
Dinis/Vicente