quinta-feira, dezembro 30, 2004

preliminares

..
Na idade de se casar, a filha pede conselhos à mãe:
- Ai, mãe... Não consigo decidir se caso com um advogado, com um professor ou com um militar...
- Como não sabe, minha filha? - diz a mãe, inconformada - Case com o militar!
- Ué... Por quê, mamãe?
- Esse pessoal já está acostumado a cozinhar, fazer a cama e obedecer ordens!

quarta-feira, dezembro 29, 2004

actualidade

..


Num dos seus imúmeros serviços noticiosos, a SIC-Notícias difundiu uma série de entrevistas de ocasião, no Aeroporto, onde um grupo de portugueses se preparava para embarcar para a Thailândia, de férias, já após a tragédia.
Numa dessas entrevistas, o repórter indagou a uma jovem turista, Dulce Ferreira de sua graça, o porquê de partir, dadas as circuntâncias, para um destino tão atingido.
-"Porque já tinha as férias marcadas, e eu não estou preocupada, pois os meus pais que estão lá, mandaram uma mensagem a dizer que sim , que tinha havido uns tsunamis e umas coisas, mas estava tudo bem".
O jornalista perguntou-lhe então se ela estava triste com toda esta situação...
-"Sim, claro, agora já não vou ter todas as condições de férias que iria ter se por acaso não tivesse acontecido nada disto, por outro lado estou contente porque vejo as coisas ao natural, como elas são"

lisboa , 1933

..

imagem da inauguração da estátua à GUERRA PENINSULAR, na PRAÇA DE ENTRE CAMPOS

ESTÓRIAS DO RC

..
Corria o ano de 1973, no RC trabalhavam então cento e tal colegas, divididos po imensos turnos.
A maioria tinha vinte e poucos anos, e muitos andavam ainda a estudar.
O então chefe de Secção, António Curado, tinha uma estranha atracção por aqueles que frequentavam a universidade. Não era uma atracção natural, era talvez uma não-atracção, talvez até uma espécie de ciúme não especificado.
Um dia, decorria com normalidade o turno da tarde, quando ele, ao passar pela mesa onde trabalhava o Melo, reparou num livro que o nosso colega tinha junto a ele.
Pegou no livro, leu o título :"Por uma contra-cultura", e triunfante , virou-se para o Melo e disparou:
-"Oh Melo, por esta não esperava, então você é contra a cultra"
A sala parou, silenciou, e pouco a pouco foram soando discretamente os risos e os encolheres de ombros...!!!

ALEXANDRE O GRANDE

..
o FILME ESTÁ AÍ EM CARTAZ
E A TRANCA HOJE VAI FALAR
UM POUCO SOBRE A SUA FIGURA
E IMPORTÂNCIA NO PROCESSO
HISTÓRICO.
.
Quem foi Alexandre da Macedónia?

Na lista dos mais famosos conquistadores da história da humanidade, não há dúvidas de que o nome de Alexandre, o Grande, esta no topo. Mesmo após 2.300 anos da sua morte aos 32 anos, o Rei da Macedônia é ainda um ponto de discussão entre historiadores e pesquisadores, tanto pelas conquistas ao longo de sua vida quanto pela sua morte misteriosa.
Filho do Rei Felipe, o Segundo de Macedônia e a Rainha Olympias .
Os macedónios eram rudes e duros. Os seus governantes eram semelhantes aos guerreiros dos tempos homéricos cujo poder tinha por base o prestígio pessoal. Embora os macedónios não pertencessem ao mundo dos Helenos, razão pela qual alguns gregos consideravam os macedónios como bárbaros, os reis macedónicos afirmavam-se descendentes de famílias gregas (uma das quais com origem em Héracles), reivindicação que era em geral aceite
Em meados do século IV (359 a.C.) subiu ao trono da Macedónia Filipe II, que havia passado três anos em Tebas como fiador da aliança que seu pai contraíra com aquela cidade. Aí havia aprendeu a admirar a cultura grega, em particular os métodos militares que permitiram aos gregos vencer os persas. Filipe II pôde também observar de perto as rivalidades que existiam entre as várias Cidades-Estado e que estavam na origem da divisão entre os gregos.
Ao assumir o governo da macedónia, Filipe começou por reformular inteiramente o seu poder militar. Organizou um poderoso exército composto de infantaria e cavalaria. Os infantes, recrutados entre os camponeses, foram armados de lança (sarissa) de comprimento variável conforme o lugar assinalado a cada combatente na falange, ou seja, no batalhão formado por 10 mil homens, distribuídos por 16 filas, com uma frente que podia atingir um quilómetro. Era a primeira etapa de um plano com que pretendia unificar, política e militarmente, todo o mundo grego. O objectivo final era a conquista da Pérsia.
Em Atenas a maior parte da população apoiava os líderes democráticos, sobretudo Demóstenes, contra as pretensões de Filipe. Este, por seu lado, era apoiado pela facção ligada à nobreza e pelo orador Isócrates. Como toda a Grécia, também Atenas estava dividida.
O último acto da tragédia, animado pela dramática luta entre Filipe e Demóstenes, tem lugar em Queroneia. Demóstenes procura reunir à volta de Atenas todo o Peloponeso e prepara-se para a guerra. Mas, em Queroneia, no dia 2 de Agosto de 338 a. C., a falange e as cargas de cavalaria macedónicas, brilhantemente conduzidas pelo jovem Alexandre (então com apenas 17 anos), derrotaram os Atenienses e os Tebanos que, sem sucesso, se bateram bravamente.
Na sequência deste acto que deu à Macedónia a posse da Grécia, Filipe destruiu Tebas. Mas poupou Atenas. Atenas fora vencida sem desonra e os seus habitantes tiveram a elegância de confiar a Demóstenes o cuidado tradicional de fazer o elogio dos mortos.
Poucos anos depois, Filipe era assassinado em Pela, capital Macedónica (336 a. C.), precisamente quando se preparava para conduzir uma expedição contra o império persa.
Sucedeu-lhe seu filho ALEXANDRE, que ganharia o cognome de O GRANDE.
.
ALEXANDRE O GRANDE
A poderosa figura de Alexandre III pertence ao reduzido grupo de homens que definiram o curso da história humana. Seu gênio militar se impôs sobre o império persa e assentou as bases da frutífera Civilização Helenística. Alexandre III nasceu em 356 a.C. no palácio de Pella, Macedônia. Filho do rei Felipe II, cedo se destacou como um rapaz inteligente e intrépido. Quando o príncipe tinha 13 anos, seu pai incumbiu um dos homens mais sábios de sua época, Aristóteles, de educá-lo. Alexandre aprendeu as mais variadas disciplinas: retórica, política, ciências físicas e naturais, medicina e geografia, ao mesmo tempo em que se interessava pela história grega e pela obra de autores como Eurípides e Píndaro. Também se distinguiu nas artes marciais e na doma de cavalos, de tal forma que em poucas horas dominou o Bucéfalo, que viria a ser sua inseparável montaria. Alexandre percebeu que o animal temia a própria sombra e voltou-o contra o sol, conseguindo desta maneira doma-lo. Na arte da guerra recebeu lições do pai, militar experiente e corajoso, que lhe transmitiu conhecimentos de estratégia e lhe inculcou dotes de comando. O enérgico e bravo jovem teve oportunidade de demonstrar seu valor aos 18 anos, quando, no comando de um esquadrão de cavalaria, venceu o batalhão sagrado de Tebas na Batalha de Queronéia em 338 a.C. Depois do assassinato de seu pai em 336 a.C., Alexandre subiu ao trono da Macedônia e se dispôs a iniciar a expansão territorial do reino. Para tão árdua empreitada contou com poderoso e organizado exército, dividido em infantaria, cuja principal arma era a zarissa (lança de grande comprimento) e cavalaria, que constituía a base do ataque. Imediatamente depois de subir ao trono, Alexandre enfrentou uma sublevação de várias cidades gregas e as incursões realizadas no norte de seu reino pelos Trácios e Ilírios, aos quais logo dominou. Em contrapartida, na Grécia, a cidade de Tebas opôs grande resistência, o que o obrigou a um violento ataque no qual morreram milhares de tebanos. Pacificada a Grécia, o jovem rei elaborou seu mais ambicioso projeto: a conquista do Império Persa, a mais assombrosa campanha da antigüidade. Em 334 a.C. cruzou o Helesponto, e já na Ásia avançou até o Rio Granico, onde enfrentou os persas pela primeira vez e alcançou importante vitória.
Alexandre prosseguiu triunfante em sua jornada, arrebatando cidades aos persas, até chegar a Górdia, onde cortou com a espada o "Nó Górdio", o que, segundo a lenda, lhe assegurava o domínio da Ásia. Ante o irresistível avanço de Alexandre, o rei dos persas, Dario III, foi a seu encontro. Na Batalha de Isso em 333 a.C. consumou-se a derrota dos persas e começou o ocaso do grande império. Em seguida, o rei macedônio empreendeu a conquista da Síria em 332 a.C. e entrou no Egito. O sonho de Alexandre, de unir a cultura oriental à ocidental, começou a concretizar-se. O rei da Macedônia iniciou um processo pessoal de orientalização ao tomar contato com a civilização egípcia. Respeitou os antigos cultos aos deuses egípcios e até se apresentou no santuário do Oásis de Siwa, onde foi reconhecido como filho de Amon e sucessor dos faraós. Em 332 a.C. fundou Alexandria, cidade que viria a converter-se num dos grandes focos culturais da antigüidade. Depois de submeter a Mesopotâmia, Alexandre enfrentou novamente Dario na Batalha de Gaugamela em 331a.C., cujo resultado determinou a queda definitiva da Pérsia em poder dos macedônios. Morto Dario em 330a.C., Alexandre foi proclamado rei da Ásia e sucessor da dinastia persa. Seu processo de orientalização se acentuou com o uso do selo de Dario, da tiara persa e do cerimonial teocrático da corte oriental. Além disso, no ano 328 contraiu matrimônio com Roxana, filha do sátrapa da Bactriana, com quem teve um filho de nome Alexandre IV.
A tendência à fusão das duas culturas gerou desconfianças entre seus oficiais macedônios e gregos, que temiam um excessivo afastamento dos ideais helênicos por parte de seu monarca. Nada impediu Alexandre de continuar seu projeto imperialista em direção ao Oriente. Em 327 a.C. dirigiu suas tropas para a longínqua Índia, país mítico para os gregos, no qual fundou colônias militares e cidades, entre as quais Nicéia e Bucéfala, esta erigida em memória de seu cavalo, às margens do Rio Hidaspe. Ao chegar ao Rio Bias, suas tropas, cansadas de tão dura viagem, se negaram a continuar. Alexandre decidiu regressar à Pérsia, viagem penosa no qual foi ferido mortalmente e acometido de febres desconhecidas, que nenhum de seus médicos soube curar. Alexandre morreu na Babilônia, a 13 de junho de 323 a.C., com a idade de 33 anos. O império que com tanto esforço edificou, e que produziu a harmoniosa união do Oriente e do Ocidente, começou a desmoronar, já que só um homem com suas qualidades poderia governar território tão amplo e complexo, mescla de povos e culturas muito diferentes. Seu império foi dividido por seus generais: Seleucos I fundou a Dinastia Seleucida na região da Síria; Ptolomeu I fundou a Dinastia Ptolomaica no Egito; Lisimacos se apoderou da região da Trácia e Felipe III da Macedônia e Grécia. Depois de sua morte prematura, a influência da civilização grega no Oriente e a orientalização do mundo grego alcançaram sua mais alta expressão no que se conhece sob o nome de helenismo, fenômeno cultural, político e religioso que se prolongou até os tempos de Roma.



terça-feira, dezembro 28, 2004

PRELIMINARES

..
O PADRE E O PAPAGAIO

Toda vez que o padre viajava, o papagaio aproveitava para ligar para a sua família no Amazonas. E ficava horas e horas pendurado no telefone. Até que um dia, o padre teve de voltar antes do esperado e pegou o bicho no flagra.
- Agora eu entendi porque quando viajo a conta telefônica vem tão cara!
- Currupaco! Currupaco! - fez o papagaio. - Não briga comigo não! Juro que não faço mais isso!
- Eu tenho certeza de que não vai mais fazer - ponderou o padre, - depois do castigo que eu vou lhe dar.
E pegando dois pregos enormes, pregou o bichinho na parede com as asas abertas.
- Pronto! Vai ficar aí durante uma semana pra aprender a se comportar.
O papagaio ralhou por algumas horas, mas depois se conformou. Afinal, uma semana não era tanto tempo. Nisso, percebeu que ao seu lado havia um crucifixo.
- Ei, cara! - disse, voltando-se para o crucifixo. - Há quanto tempo você está pregado aí?
Ao que Jesus respondeu:
- Há dois mil anos!
- Puta que o pariu! - surpreendeu-se o papagaio. - Você ligou pra onde?

CANAL HISTÓRIA

..

Embora não seja esta a equipa tipo, eis a foto do Sporting, campeão 61/62:
De pé: CARVALHO, FIGUEIREDO, OSVALDO SILVA, GEO, MASCARENHAS E LIBÂNIO
De cócoras: PEDRO GOMES, DAVID JÚLIO, PÉRIDES, LÚCIO, HILÁRIO e MORAIS
Note-se que foi nos anos em que o BENFICA tinha a grande equipa que ganhou 2 títulos de campeão europeu, e quando esta foto foi tirada, no Estádio Nacional, após ter ganho também a Taça de Portugal desse ano de 62, passava só uma semana sobre a vitória do BENFICA, por 5-3 frente ao Real Madrid, que lhe deu a segunda Taça dos Campeões Europeus.

Nessa época o onze titular costumava apresentar-se assim:

QUIZ-TRANCA, 61-62-63

..
QUESTÕES PARA
HOJE.
.
.
61 - QUANDO EM 29 DE NOVEMBRO
DE 1947, FOI VOTADA EM FLUSHING
MEADOWS, NA ONU, A PARTILHA DA
PALESTINA E A CRIAÇÃO DO ESTADIO
DE ISRAEL, QUE PAÍSES SE ABSTI -
VERAM?.
.
A - Austrália e Belgica
B - Argentina e Inglaterra
C - Grécia e India
.
62 - NO ANTIGO RC, MUITOS COLEGAS
TINHAM ALCUNHAS QUE PERDURARAM.
QUEM ERA CONHECIDO POR "101"?
.
A - Patricio Mendes
B - Alcides Caramelo
c - António Curado.
.
63 - QUE FOI O AUTOR DO ROMANCE
"EMIGRANTES"?
.
A - Soeiro Pereira Gomes
B - Ferreira de Castro
c - Ramalho Ortigão

segunda-feira, dezembro 27, 2004

O QUE É "portar-se bem" NOS NOSSOS DIAS...

..

LISBOA, 1920

..

.
Imagina-te parado entre os Restauradores e o Rossio, virado para os Restauradores, tendo a teu lado esquerdo a Estação do Rossio. Estás em 1920, e é esta a imagem que tens.
Portugal vivia a época da I Republica, estaca no Poder o Partido Evolucionista, sendo o Presidente da Republica, ANTÓNIO JOSE DE ALMEIDA (mandato de 1919-23).

ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA
.
e o Primeiro-Ministro, ANTÓNIO MARIA DA SILVA

sexta-feira, dezembro 24, 2004

calendário juliano

..

Zita não conheceu os seus progenitores. Na verdade, foi abandonada na roda do Convento das Irmãs Beneditinas de Trancoso. Diz-se ter sido filha dum pecado da Madre Superiora da Instituição, com o Rei de Portugal. Cresceu e fez-se mulher entre claustros, hábitos, rosários, carrilhões, tedeuns e missas cantadas. A sua vida sofreu um salto qualitativo, quando num Verão em que tinha sido destacada como monitora, para o Centro de Férias das Filhas de Cristo do Moinho da Asneira, foi apanhada a pular a cerca do quintal, para se encontrar com um frade noviço, finalista do Seminário de Vila Nova de Milfontes, chamado Augustinhe Mê Filhe. Expulsa, meteu piercing na língua e no grande lábio, fugindo para Lisboa com o celerado, que ainda por cima a abandonou, trocando-a ignòbilmente por pianáres e pela Tasquinha do Pote D.Água. Da capital foi para o Texas, alugou uma casinha na Travessa dos Remolares, tão perto do local de trabalho, o famoso "Texas Bar", que podia ir a pé.. Fazia também uma "perninha" no "Escandinávia", e mesmo assim, continuava virgem, com testemunhas a afirmarem que nunca homem nenhum lhe havia posto um dedo sequer nas partes vergonhosas. (Nem nunca se falou de mulheres também).
Preocupada com a qualidade da alimentação e serviços do seu local de trabalho, abriu uma Escola Superior de Formação para pretimosas meninas, na nobre arte do refugado e no transporte de terrinas de sopa, nascendo assim a categoria profissional de "sopeira"
Lisboa foi inundada de sopeiras recem-formadas, todas submissas, todas de buço insipiente, pèzinhos mimosos, calçados tamanho 42, vegetação nas pernas, e aptas para todo o serviço. Senilizada muito cedo, caiu no caldeirão do caldo verde, dando origem à "sopa de pedra", famosa pela qualidade da carne e pela dureza da cabeça, que ao ficar intacta, recebeu o nome de calhau. Mesmo assim comeram-na. Por tão grande sofrimento, foi canonizada pelo Papa Açorda XXII, figurando ainda hoje em qualquer cardápio de restaurante de renome.

estórias do rc - o potier

..
reedição

O Potier é mais uma das figuras peculiares que passaram pelo RC.
A sua imagem de marca passa pela sua ansiosa e permanente vontade de ajudar toda a gente, e pelas monumentais e frequentes distrações.
Recordaremos hoje um episódio ocorrido no final de mais um turno "quatro-meia-noite", no Verão de 76.
Nesse final de jornada, O Ricardo, o Cascada e eu próprio (Herdeiro). preparavamo-nos para picar o ponto, quando apareceu o Potier, apressado como sempre, e oferecendo-se para nos dar boleia.
Já a bordo da carrinha do nosso benfeitor, fomos confrontados com a dificuldade de pegar, e a saber, que afinal o Potier havia esquecido de meter gasolina.
-"Sorry, sorry" lamentou-se ele.
A cena seguinte, apanha-nos aos três a empurrar a pesada carrinha, desde a frente do edificio 25, até á bomba de gasolina mais próxima , que na época se situava bem próxima da agora existente, junto à segunda circular. Foram perto de dois quilómetros a puxar pelo físico e a vêr o tempo a passar, e o autocarro da carris que deveríamos ter apanhado....
Concluída a operação "encher o depósito, e quando nos julgávamos a salvo de qualquer outra surpresa "made in Potier", eis que que, quando já rodávamos na segunda circular, o nosso benfeitor soltou um grito de grande alegria :
.-"Olhem ali um Wolkswagen parado na via, se calhar também não tem gasolina, vamos ajudá-lo".Entreolhámo-nos em pânico, prevendo mais complicações e atrasos. O Potier parou atrás do outro ,e apeando-se, logo ofereceu ajuda. O carro estava de facto sem gasolina.
-"Oh amigo, entre no carro, que eu encosto o meu à sua traseira, e empurro-o até à próxima bomba".O outro bem tentou resistir "àquela"`ajuda, argumentando que o próximo posto ficava longe, junto ao Estádio da Luz. Nada conseguiu, o Potier obrigou-o a aceitar e quase o empurrou para dentro da viatura dele.
-"Sorry, sorry", justificou-se na nossa direcção..
As cenas seguintes foram de grande hilariedade para nós, e terror absoluto para o pobre "ajudado".
O Potier, de príncipio foi cautelosamente devagarinho, mas logo logo ,se entusiamou, e foi carregando no prego, e em breve atingia velocidade pouco compatível com a operação de socorro que estava a protagonizar. Nas leves inclinações a descer, o Wolkswagen ganhava algum avanço, para logo a seguir o Potier tornar a acelerar e a embater com estrondo no para-choques dele, empurrando e impelindo-o para diante.
O pobre condutor "ajudado" bem gesticulava para pararmos, mas o Potier inflexível , só terminou a sua tarefa de ajuda, junto à bomba salvadora.
Agradecido, branco de susto, com o para-choques traseiro todo amolgado, o condutor do wolkswagen, suspirou de alívio. e nós aproveitámos para escapar da turbulenta boleia, quando já eram quase duas da madrugada.
-"Sorry, sorry", despediu-se o Potier, confortado por mais esta benfeitoria...

"o grito"

..

quinta-feira, dezembro 23, 2004

LISBOA, 1995

..
POUCO ANTES DA EXPO98
.

para este peditório já tínhamos dado...

..
mais um golo do sistema..

PRELIMINARES

..
A cinquentona maquilha-se ao espelho e vai comentando com o marido que acha seus seios pequenos demais. Ao invés do esperado "imagina, não são não", ele me vem com uma sugestão:
-"Se quiser aumentar seus seios, então pegue todos os dias um pedaço de papel higiênico e esfregue-o entre eles durante alguns segundos."
Disposta a tentar qualquer coisa, pega um pedaço de papel higiênico, fica na frente do espelho e começa a esfregar entre os seios.
- "Quanto tempo demora para funcionar? "Eles vão aumentar de tamanho ao longo de alguns anos" responde o marido.
- "Você realmente acha que esfregar um pedaço de papel higiênico entre meus seios todos os dias vai fazê-los aumentar em alguns anos?"
Sem hesitar um segundo ele diz "Funcionou para sua bunda, não funcionou?"

a nossa galeria

..

O PEDINTE
Murillo. Bartolomé Esteban Murillo
Nacionalidad: España
Sevilla (1617) - Sevilla (1682)
MURILLO

(Bartolomé Esteban Murillo, pintor)
(1617-1682)
Murillo foi, juntamente com Velázquez e
Cano, um dos principais representantes da
pintura barroca na Espanha. Suas obras de
caráter religioso e baseada nos costumes
eram fortemente influenciadas pelas de
Rubens, Van Dick e Correggio.
Este pintor espanhol nasceu na cidade de
Sevilha. Aos 10 anos, já freqüentava aulas
no ateliê de Juan de Castillo, com quem
aprendeu a dominar as técnicas do claro-
escuro, tão em voga na pintura espanhola
do século XVII. A partir de 1645, Murillo
se transforma no mais importante artista dos
círculos sevilhanos, e suas obras chegaram a
valer dez vezes mais do que as de Zurbarán.
Logo teve condições de fundar uma
academia, da qual foi eleito presidente. A
essa altura, já havia abandonado o estilo
tenebroso e realista dos mestres sevilhanos,
e seus quadros começavam a ser
influenciados pelas pinceladas leves e
esfumadas dos barrocos de Flandres, que ele
tanto admirava. Comparado com Rafael e
Fra Angelico pela sensibilidade de seus
motivos, Murillo não se entregou
completamente às formas preciosistas
desses grandes mestres.
As obras de sua primeira etapa criativa não
deixavam de ter um profundo misticismo,
produto das novas tradições da Contra-
Reforma. Um exemplo disso é sua
Imaculada Conceição, considerada a melhor
versão desse tema em toda a história da
arte.
Nos seus últimos anos realizou uma série de
naturezas-mortas de cunho emocional e
estilo decorativo, cujos personagens eram
vagabundos, crianças e mendigos das ruas
sevilhanas. As obras não foram tão bem
aceitas pelo público local, que as
considerava extremamente sentimentais. Em
contrapartida, seu sucesso foi estrondoso
nos países do norte da Europa, que viam
com satisfação nesses motivos a
representação mais pura do espírito
espanhol, tão difundido por Cervantes. A
maioria desses quadros (Meninos Jogando
Dados, Avó Catando o Neto e Meninos
Comendo Melão e Uvas) encontra-se na
pinacoteca da cidade de Munique.

AUTO RETRATO

ELES DIISSERAM - actualidade

..
Este Tribunal mantém as reservas que tem vindo a colocar relativamente aos valores globais da receita e despesas da Conta Geral do Estado inscrito no Orçamento de 2003, e, consequentemente, ao valor do défice orçamental ali apresentado
(TRIBUNAL DE CONTAS)
.
Persistem [nas contas públicas] práticas de desorçamentação, deficiências no sistema de apuramento das receitas e despesas públicas, desconformidade do registo de algumas operações com os princípios contabilísticos vigentes e inclusão de valores considerados não definitivos».
(TRIBUNAL DE CONTAS)
.

"Gostava muito de ver Alberto João Jardim como Presidente da República. Há coisas que são tão evidentes que não é preciso fundamentá-las. Se se candidatar terá o meu apoio. Portugal precisa dele
(PINTO DA COSTA)
,
Consideramos esta operação um empréstimo com hipoteca que não pode ser contabilizado para a diminuição do défice público.
(EUROSTAT)

PALPITES -ACERTO DE CALENDÁRIO - ápós o Maritimo-Porto, o MIRANDA é agora líder ex-equo com a TERESA PEREIRA

..
APÓS SENSACIONAL RECUPERAÇÃO O
MIRANDA APANHOU A TERESA PEREIRA
E AMBOS LIDERAM COM 3 PONTOS DE
AVANÇO SOBRE O 3.º QUE É AGORA
O FRANCISCO.
DE NOTAR QUE HÁ 3 SEMANAS ATRÁS,
O MIRANDA TINHA 10 PONTOS DE
ATRASO..
NO JOGO DE ONTEM , 4 CONCORRENTES
ACERTARAM NO RESULTADO DO JOGO
(1-1), O AUGUSTO, O HERDEIRO, O
FRANCISCO E O MIRANDA.
.
JOGO DE ATRASO:
MARITIMO - PORTO 1-1
.
1.augusto/herdeiro/francisco/miranda...-1
2.valente/ligia/vera/jorge tavares..1
3.nuno matos/susana/vitor santos/teresa pereira..2
.
e na Geral:
.
1.TERESA PEREIRA...45..(PORTO-AMÉRICAS)
..MIRANDA............45..(BENFICA-AMÉRICAS)
2.Francisco............47..(SPORTING-EUROPA 2)
3.Nuno Matos.........48..(BENFICA-DOMESTICOS)
4.Jorge Tavares......50..(BENFICA-EUROPA 1)
5.Augusto.............53..(SPORTING-QRL)
6.J.Herdeiro..........54..(SPORTING-DOMESTICOS)
7.Ligia.................56..(BENFICA-AMÉRICAS)
8.Susana Palha........59..(BENFICA-DOMÉSTICOS)
9.Vera..................59..(BENFICA-EUROPA 2)
10Valente..............62..(SPORTING-QRL)
11Vitor Santos.........72..(ATLÉTICO-SQQ)

quarta-feira, dezembro 22, 2004

QI.S DOS PRESIDENTES DOS ESTADOS UNIDOS

.
Desde 1973, o Lovenstein Institute , tem vindo a publicar estudos sobre os Presidentes dos E.U.A, sendo um dos itens analisados, o QI.
É este o quadro dos QI:

.
Franklin D. Roosevelt (D) = 147
Harry A. Truman (D) = 132
Dwight D. Eisenhower (R) = 122
John F. Kennedy (D) = 174
Lyndon B. Johnson (D) = 126
Richard M. Nixon (R) = 155
Gerald Ford (R) = 121
James E. Carter (D) = 175
Ronald Reagan (R) = 105
George HW Bush (R) = 098
William J. Clinton (D) = 182
George W. Bush (R) = 091.

.
Pelo que se pode lêr, BILL CLINTON, foi o Presidente mais dotado com 182 de QI, sendo o actual Presidente BUSH, com, apenas 91, o último da tabela...

PALPITES 9ª.ETAPA- o FRANCISCO , ao perder só 5 pontos, foi o vencedor da etapa. TERESA PEREIRA continua líder

..
CONCLUÍDA A 9.ETAPA, A
TERESA PEREIRA MANTEM
OS 3 PONTOS DE AVANÇO
SOBRE A DUPLA MIRANDA-
NUNO MATOS. SÓ FALTA
O MARTIMO-PORTO PARA
ACERTAR CALENDÁRIO.
.
JOGOS
PORTO - MOREIRENSE 1-0
BENFICA-PENAFIEL 1-0
GUIMARÃES-SPORTING 2-4
.
1.FRANCISCO ..5
2.Susana Palha/Jorge Tavares/Herdeiro/Valente/Teresa Pereira/Nuno Matos/Vera/Miranda..6
3.Ligia/Augusto..7
4.Vitor Santos..10.
. e
na Geral:
.
1.TERESA PEREIRA...43..(PORTO-AMÉRICAS)
2.Miranda............46..(BENFICA-AMÉRICAS)
..Nuno Matos..........46..(BENFICA-DOMESTICOS))
3.Francisco...........48..(SPORTING-EUROPA 2)
4.Jorge Tavares......49..(BENFICA-EUROPA 1)
5.Augusto.............54..(SPORTING-QRL)
6.Ligia................55..(BENFICA-AMÉRICAS)
7.J.Herdeiro.........55..(SPORTING-DOMESTICOS)
6.Susana Palha........57..(BENFICA-DOMÉSTICOS)
7.Vera.................58..(BENFICA-EUROPA 2)
8.Valente..............60..(SPORTING-QRL)
9.Vitor Santos.........70..(ATLÉTICO-SQQ
.
e no EXPRESSO:
.
Alexandre Pais 165
Manuel Serrão 166
Marques Mendes 172
José Lello 174
Vítor Serpa 175
Manuel Alegre 176
Fátima Campos Ferreira 177
Rita Ferro 181
Manuel Monteiro 182
José Casanova 183
Manuel Tavares 185
Manuela Ferreira Leite 186
Elisa Ferreira 187

segunda-feira, dezembro 20, 2004

bush over american dead soldiers in Irak

..

.
Imagem de Bush, construída com centenas de pequenas fotos de militares americanos mortos na guerra do Iraque, de autoria du um site americano anti-Bush

LISBOA 1955

..

.
Fantástica foto do Campo Grande, em 1955.
Vê-se claramente o Jardim atravessado pela Av. Do Brasil. Ao lado direito o Bairro de Alvalade, construído , na época , há poucos anos.
Ao fundo à esquerda, em cima, pode-se vêr o Estádio de Alvalade ainda em construção, e logo abaixo, o velho Estádio do Benfica e o campo de treinos também do Benfica. Na época, já só servia para treinos de atletismo.
O actual Estádio Alvalade XXI, está construído , em parte, sobre o antigo Estádio do Benfica.
Também, em cima , à esuerda, podem ver-se os terrenos baldios onde hoje existe a Urbanização das Telheiras.
Ainda não existia a 2ª.circular, vê-se os 2 prédios da Churrasqueira do Campo Grande.
Pode ainda vêr-se junto ao local onde hohe existe a ponte da 2ª.ciecular o edificio do agora Museu da Cidade.
Os terrenos a sul do agora Museu estão hoje ocupados pelas diversas Faculdades Técnicas.

SANTOS BI CAMPEÃO DO BRASIL

..
TERMINOU O CAMPEONATO BRASILEIRO
O SANTOS FOI O CAMPEÃO!!!

.
e ROBINHO, A SUA MÁXIMA ESTRELA

.
1 Santos (campeão) 89
2 Atlético-PR 86
3 São Paulo 82
4 Palmeiras 79
5 Corinthians 74
6 Goiás 72
7 Juventude 70
8 Internacional 67
9 Fluminense 67
10 Ponte Preta 64
11 Figueirense 63
12 Coritiba 62
13 Cruzeiro 56
14 Paysandu 56
15 Paraná 54
16 Vasco 54
17 Flamengo 54
18 São Caetano 53
19 Atlético 23
20 Botafogo 51
21 Criciúma 50
22 Guarani 49
23 Vitória Bahia 48
24 Grémio 39
.
Santos é bicampeão brasileiro

São José do Rio Preto, SP — O torcedor santista pode estufar o peito e gritar com orgulho porque é campeão, ou melhor, bicampeão! Campeão brasileiro no ano de 2002, vice em 2003, o Santos conquistou o título brasileiro ontem ao vencer por 2 a 1 o Vasco, no Estádio Benedito Teixeira, que tornou-se a sua segunda casa nesta temporada. Coube ao experiente capitão Ricardinho, de falta, e ao jovem líder Elano, de cabeça, marcarem os gols do título. Marco Brito descontou para o Vasco. Com 89 pontos, somados ao longo de 46 partidas, o Santos chegou a sua 27ª vitória, tendo o ataque mais positivo do Campeonato Brasileiro com 103 gols, sendo que destes 42 foram por Robinho e Daivid, que anotaram 21 cada. Para completar o quesito números do campeão, o técnico Wanderley Luxemburgo conquistou seu quinto título brasileiro. Diferentemente do Atlético Paranaense, que deixou escapar na penúltima rodada da competição a chance de conquistar o Brasileiro, justamente contra o Vasco, o Santos demonstrou sua gana de campeão logo no início da partida, que coroou o retorno de Robinho aos gramados feliz com a volta de sua mãe.

PALPITES - 9ª.etapa- TERESA PEREIRA , voltou a ser a que perdeu menos pontos - (o)

..
A TERESA PEREIRA AMPLIOU A
VANTAGEM PARA 5 PONTOS SOBRE
O 2º. O MIRANDA E 6 SOBRE
O NUNO MATOS. AINDA FALTA
O GUIMARÃES-SPORTING (HOJE)
PARA COMPLETAR A 9.ETAPA E
O MARITIMO - PORTO, EM ATRA-
SO .
.
RESULTADOS:
PORTO-MOREIRENSE ..1-0
BENFICA-PENAFIEL..1-0
.
1.TERESA PEREIRA...0.
2.Miranda/Francisco/Jorge Tavares/Susana/Valente..2.
3.Nuno Matos/Herdeiro/Vera..3
4.Augusto/Ligia...4
5.Vitor Santos...6.
.
Na Geral:
.
1.TERESA PEREIRA...37..(PORTO-AMÉRICAS)
2.Miranda............42..(BENFICA-AMÉRICAS)
..Nuno Matos..........43..(BENFICA-DOMESTICOS))
3.Francisco...........45..(SPORTING-EUROPA 2)
4.Jorge Tavares......45..(BENFICA-EUROPA 1)
5.Augusto.............51..(SPORTING-QRL)
6.Ligia................52..(BENFICA-AMÉRICAS)
7.J.Herdeiro.........52..(SPORTING-DOMESTICOS)
6.Susana Palha........53..(BENFICA-DOMÉSTICOS)
7.Vera.................55..(BENFICA-EUROPA 2)
8.Valente..............56..(SPORTING-QRL)
9.Vitor Santos.........66..(ATLÉTICO-SQQ
.
No Concurso do Expresso MANUEL SERRÃO , passou a ser ex-equo líder:
.

nome Pontos
Manuel Serrão 160
Alexandre Pais 160
Marques Mendes 167
Vítor Serpa 167
José Lello 168
Fátima Campos Ferreira 169
Manuel Monteiro 174
Rita Ferro 178
Manuel Tavares 179
José Casanova 180
Manuela Ferreira Leite 180
Elisa Ferreira 181


sexta-feira, dezembro 17, 2004

SALVÉ 17 DE DEZEMBRO

..

.
EUROPA 2 , em festa.
.
17 de DEZEMBRO,dia da VERA.
A VERA, depois de ter deixado muitas saudades`nas terras quentes de Africa, chegou, viu e venceu , na Europa 2 , a do Norte.
Londres está a seus pés, Picadilly já só fala que dia 17 é o dia de anos da Vera, Carnaby Street já só tem posters da Vera a apagar as velas, em Oxford Street há filas para comprar presentes para "our sweet Vera"no Selfridges,em Leicester Square anuncia-se um concerto para esta noite sob o tema "Hello Vera, congratulatios for your birthday", no "Speakers Corner" do Hyde Park, todos os "speakers só falam no tema "Ther.s life in Vera", em Camden Town anteciparam para hoje a feira de "Camden Lock" , prevendo-se um comboio de barcos cheios de velas e posters, pelos canais do Thames.
Parabéns Vera.
O bolo, pode ficar para a semana...!!!

ULTIMA HORA - LIGA DOS CAMPEÕES E UEFA

..

PORTO-INTER
.
Futebol/Liga dos Campeões: Inter de Milão no caminho dos dragões nos oitavos-de-final O Inter de Milão é o adbversário do FC Porto nos oitavos-de-final da Liga dos campeões. A primeira-mão joga-se no Estádio do Dragão a 22 ou 23 de Fevereiro e a segunda, em Itália, disputar-se-á a 8 ou 9 de Março.
. LIGA DE CAMPEONES. Octavos de final.
.
Barcelona - Chelsea
Bayern - Arsenal
Liverpool - Bayer Leverkusen
Manchester United - Milan
Porto - Inter .
PSV Eindhoven - Mónaco
Real Madrid - Juventus
Werder Bemen - Lyon

.

UEFA
feynoord-spoting
cska-benfica

.Grazer AK - Middlesbrough
Heerenveen - Newcastle United
Basilea - Lille
Parma- Stuttgart
Sporting - Feyenoord
Aachen - AZ Alkmaar
Austria Viena - Athletico Bilbau
Partizán - Dniepre
Valencia - Steaua Bucarest
Ajax - Auxerre
CSKA Moscovo - Benfica
Fenerbahce - Zaragoza
Panathinaikos - Sevilla
Shakhtar Donetsk - Schalke 04
Olympiacos - Sochaux
Dinamo Kiev - Villarreal





LISBOA

..

.
Era assim a Praça do Saldanha em 1950.
Quem foi o Duque de Saldanha?
No centro da praça Duque de Saldanha, encontra-se um monumento escultórico, que evoca a memória de um grande militar, político e estadista. O evocado, chamava-se JOÃO CARLOS DE SALDANHA OLIVEIRA E DAUM, 1.º Conde, 1.º Marquês e 1.º Duque de Saldanha.
Nasceu em Lisboa no ano de 1790 e faleceu em Londres em 1876. Como militar, distinguiu-se em diversas campanhas, começando na Guerra peninsular (1808-1814). Entre os anos de 1816 e 1823, teve preponderância nas campanhas de Montevideu
Nos anos de 1826 a 1834, esteve envolvido na campanha da Liberdade, que opunham os liberais contra os miguelistas e que os primeiros venceram. Pelas suas façanhas militares, foi sendo promovido, até ao posto mais elevado da hierarquia (Marechal). Na política destacou-se como Conselheiro do Estado, Ministro da Guerra e Presidente de Ministério. Foi embaixador do reino em várias capitais europeias.
Foi vencedor no cerco do Porto e na subsequente batalha de Almoster. Desenvolveu intensa acção política e militar, tornando-se grande figura da sua época, mas agindo com oscilações um tanto temperamentais. Foi o chefe da «Regeneração». Ambicioso, um tanto egocêntrico, foi Saldanha uma figura muito discutida, sendo, em sarcasmo dos seus contemporâneos, apelidado de «Dom João VII» e de «a cara mais descarada». Foi ministro, e Presidente do Conselho de Ministros. Serviu também como embaixador em Paris e em Londres (onde morreu em 1876). Não foi feliz no seu último golpe militar - a Saldanhada - em 1870.

Sobre ele se referiu Eça de Queiroz,
na sua obra "O Conde de Abranhos":
.
"Um velho general despeitado, saltando através da Constituição [...] trotou tranquilamente para o Paço, seguido de três regimentos, e pediu a demissão do ministério e a concentração na sua pessoa heróica e legendária, de todo o poder social.
O Conde de Abranhos , 1879
"

quinta-feira, dezembro 16, 2004

PARTY IN PROGRESS

..
Decorre neste momento na nossa sala nobre, o anunciado almoço da época, de que sairá a competente crónica, aqui, na sua TRANCA-ON-LINE
Além do staff habitual, estão presentes a matar saudades nossas, a Ilidia, o Sampaio, o Mário Oliveira, o Rui Brito de Sousa, o Guedes Vaz, o Luciano Carvalho e Silva, o Calado Lopes, o Herbrto Gomes.o Parente e o Peixoto.
Depois da reflexão, prometemos os habituais "casaquinhos"...

PALPITES - 9ªETAPA

..
O QUE PENSAM OS
CONCORRENTES PARA
A 9.º.ETAPA..
.
jogos..PORTO - MOREIRENSE..//..BENFICA - PENAFIEL..//..GUIMARÃES-SPORTING.
.
J.HERDEIRO......1-1....2-1....2-1
AUGUSTO.........2-1....2-1....1-2
VALENTE..........2-0....2-0....0-2
NUNO MATOS.....3-0....2-0....1-2
SUSANA............2-0....2-0....1-1
VITOR SANTOS....4-0....3-1....3-1
FRANCISCO........1-1....1-1....1-2
LIGIA...............3-0....3-0....2-1
TERESA PEREIRA..2-0....1-0....0-0
VERA...............3-0....1-1....2-1
JORGE TAVARES..3-1....1-0....1-1
MIRANDA...........1-1....2-0....1-1
.
LEMBRAMOS A CLASSIFICAÇÃO GERAL:
.1.TERESA PEREIRA...37..(PORTO-AMÉRICAS)
2.Nuno Matos.........40..(BENFICA-DOMESTICOS)
..Miranda.............40..(BENFICA-AMÉRICAS)
3.Francisco...........43..(SPORTING-EUROPA 2)
4.Jorge Tavares......43..(BENFICA-EUROPA 1)
5.Augusto.............47..(SPORTING-QRL)
6.Ligia................48..(BENFICA-AMÉRICAS)
7.J.Herdeiro.........49..(SPORTING-DOMESTICOS)
6.Susana Palha........51..(BENFICA-DOMÉSTICOS)
7.Vera.................52..(BENFICA-EUROPA 2)
8.Valente..............54..(SPORTING-QRL)
9.Vitor Santos.........60..(ATLÉTICO-SQQ)

A luta está agora mais renhida, face à aproximação do Miranda e do Nuno à líder TERESA PEREIRA, agora com 3 pontos de diferença.


TRAPATONI ESCALOU

..
GRANDES MUDANÇAS NA
EQUIPA DO BENFICA PARA
O JOGO CONTRA O PENA-
FIEL. RECORRENDO AO
SEU MUSEU, EIS A EQUI-
PA ESCOLHIDA POR TRAP.
.

estórias do rc -reposição

..

,
Entre os cromos que por cá passaram, destacamos hoje o ARAÙJO.
Homem do norte, com o seu delicodoce sotaque, de que se orgulhava, costumava dizer que o timbre ds sua voz associado ao falajar nortenho, ajudava muito a seduzir as mulheres.
Ele é dos que entraram para o RC na "recruta" de 1970.
Nessa época, para além da viagem anual , havia muita facilidade em viajar nas companhias do interline,pois quase todas ofereciam bilhetes, bastava "meter o rosa".. Além de que, as principais, organizavam programas "de tudo incluído" , para empregados de outras companhias. Alguns desses "interlines" (como se chamavam esses programas) ficaram famosos, como o da Panam, que por 570 escudos oferecia um fim de semana de sexta a segunda inclusivê, em Nova York. O da BEA - oferecia um fim de semana em Londres por 500 paus. A Japan Airlines um de 11 dias a Bangkok, Singapura , Malásia, e aí por diante.
O Araújo, aproveitava tudo, várias vezes cada um. Um dia surgiu um "interline" a Helsínquia, também de fim de semana. O nosso herói, foi no de inauguação, e veio "vidrado".
-"É malta, aquilo são só mulheres" contava ele , fóra de si.
-"Na rua, nos cafés, no cinema, só se vê mulheres lindas de morrer,e andam sòzinhas"...
O Araújo, duas semanas depois, repetiu o "interline"., e fê-lo mais duas ou três vezes. Para aí à quinta, deixou de aparecer no trabalho.
Passaram as semanas, e nada de notícias do Araújo.
Até que no Natal recebemos um postal de boas festas de Helsínquia, e a acompanhar, um cartão de visitas timbrado onde se podia lêr:

ANTÓNIO ARAÚJO
women entretainer


O Araújo ficou a viver em Helsinquia...por mais 20 e tal anos...

quarta-feira, dezembro 15, 2004

NOTÍCIAS da GAZETA EXPRESSO, DEZEMBRO DE 2014

..
Retirámos da Gazeta, novo título do antigo Jornal O Público, estas notícias, da sua edição de 14 de Dezembro de 2014:
.
Decorreu ontem na sala do Revenue, a cerimónia da saída da Secção do último HOMEM, que vai ser transferido a seu pedido pois, como afirmou o Nuno Matos à nossa reportagem :"gosto muito de mulheres, mas por favor. Em quantidades razoáveis", acrescentando: "É que trabalhar 7 horas, com 22 mulheres , sendo o único Homem, não dá…" (risos delas).
.
Paulo Portas foi empossado como presidente da Associação Portuguesa de Familias numerosas, acumulando com cargo idêntico na Associação das Peixeiras do Mercado do Bulhão.
.
A barragem do Alqueva , enfim , vai ter préstimo. Vai servir de cenário`ao novo filme de Manuel Oliveira (faz hoje 106 anos), o Lago dos Cisnes
.
Morais Sarmento volta ao ringue. "Vou vencer fàcilmente o Tarzan Taborda" afirmou convicto à TVI. "a minha passagem pelo Governo há uns anos, deu-me outra cambatividade, outra fúria de vencer, só me apetece é esmurrar".
.
Ruy Gomes da Silva , ganha Prémio Pulitzer de Jornalismo.
.
Manuel Monteiro regressa ao CDS, onde vai liderar a minoritária célula heteresexual do Partido.
.
Foi finalmente acordado o texto final para o Referendo sobre a Constituição Europeia, e que é considerado bastante "friendly":
Ei-lo na sua plenitude:
"Deve o cidadão da União utilizar simultâneamente os dois sapatos, ou deve utilizá-los alternadamente numa base mensal ou em oposiçaõ numa base de desgaste total, implicando andar ao pé-coxinho alternadamente por tempo indeterminado, desde um mês até 2 anos, e válido para deslocações dentro das fronteiras da União Europeia ou desde 15 dias a 3 anos para deslocações dentro de países terceiros e nesse caso se aceita a prorrogação de ambos os prazos por mais 58% desde que aplicadas meias solas????"

actualidade

..

terça-feira, dezembro 14, 2004

PARA A HISTÓRIA DO RC

..
EM 1976, A TRANCA PUBLICOU
UMA NOTA ,SOBRE AS ORIGENS
DO PESSOAL DO ENTÃO CONTROLE
DE RESERVAS-RC.
AQUI A REGISTAMOS:
.
LISBOA
Carlos Marques, Vasco Sá, Fernanda Gaspar, Carlos Henriques, Grade, Teresa Hungria,Lopes, Catarino, Helder Mesquita, Faustino, Domingues, Brito Dias, João Oliveira, Maia, Alcides Caramelo, Vitor Carvalho, Canelas, Ferrão, Curado, Cristovão, Garção, Rui Lourenço, Irene, Elisabeth, José Herdeiro, Calado Lopes, Pereira Martins, Branco, Vitor Candeias, Herberto Gomes, Ricardo, Natália e Helder Silva.
.
PORTO
Guedes Vaz, Adalberta, Carvalho (carga), Graça, Teixeirinha, Mira Correia
.
COIMBRA
Carlos Correia - Coimbra
Pereira de Sousa - Coimbra
Rui Eugénio de Sousa - Coimbra
.
ALENTEJO
Carreiras (Aldeia Velha-Cabeção)
Vieira ( Cabeção)
Leal Marques - (Aviz)
Augusto - (Vila Nova de Milfontes)
Mário Oliveira - (Estremoz)
Amaro - (Sines)
.
ALGARVE
Rocha (carga) -(Odeleite-Castro Marim)
Botelho - (Vila Nova de Cacela)
Cascada -(Lagos)
Paulino - (Olhão)
.
OUTRAS LOCALIDADES
Alvaro Matos - Castelo Branco
Cabral - Viseu
Mendonça - Barcelos
Zé Carlos Carvalho - Távora (Tras-os-Montes)
Norberto - Trancoso
Cotrim - Paio Mendes -Ferreira do Zêzere
Leandro - Vila Franca de Xira
Carlos Pinto - Vila Franca de Xira
Helder Barreiros - Monsanto - Alcanena
Giovanno Ferandes - Vila Nova de Ourem
Duarte - CAbanas de Torres - Alenquer
Marcelino - Barreiro
Bernardes - Barreiro
Sampaio - Paço de Arcos
Vaz - Vendas Novas
Zé da Velha - Ilhavo
Ramos - Alcaria - Fundão
.
ANGOLA
Parente - Lubango
Zuzarte - Novo Redondo - Quanza Sul
Tavares Dinis - Galungos - Quanza Norte
Campos - Quanza Norte
Marcelo - Luanda
Pitra - Luanda
.
GUINÉ
Gentil Nunes
.
CABO VERDE
Dina - Mindelo
.
AÇORES
Filipe - Angra do Heroísmo
Rodrigues - Horta - Faial
Raposo - Ponta Delgada
.
MOÇAMBIQUE
Melo - Beira
.
ESPANHA
José Allen - Celanova- Orense
.



VIRUS MIMÉTICO , ataca no Brasil

..

A BUNDOMANIA, no Brasil, atingiu tais proporções,
que , por força dum fortissimo virus mimético, ainda não
esclarecido, vem transformando epidemicamente o visual
de grande numero de brasileiros.
A sua obsessão ectoplasma-se transformando o rosto no
Objecto da sua obsessão.


Em Portugal, são chamados, enfim, "caras-de-cú"
Cá pela sala, vão chegando sinais do fenómeno. Já cá há muito menino, que a determinadas horas do dia, se repararmos com atenção, revela já no rosto, os traços de um pensamento bem "arredondado"...

LISBOA , 1906

..

Foto tirada na Avenida D.Amélia, em 1906, durante um comício do Partido Republicano, que acabava de ser de novo legalizado. Caminhava-se para o fim da Monarquia.
Esta avenida seria , 4 anos depois, rebaptizada de :
AVENIDA ALMIRANTE REIS!!!!
A avenida ficou com o nome do o republicano indigitado para comandar o golpe de 5 de Outubro de 1910. ,
Carlos Cândido dos Reis (1852-1910) Almirante, o indigitado chefe da revolução de 5 de Outubro, que se suicidou na véspera do evento.
Oficial da Marinha e político, Carlos Cândido dos Reis nasceu em Lisboa a 16 de Janeiro de 1852 e faleceu a 4 de Outubro de 1910. Após assinalável carreira na Marinha, onde chegou a vice-almirante, reformou-se com 57 anos, quando decorria o ano de 1909. Republicano convicto anticlerical e carbonário dos mais activos e influentes, Cândido dos Reis foi, em 1910, eleito deputado pela lista republicana de Lisboa e, sem surpresa para os homens e os movimentos da época, líder do golpe militar aquando da revolução do 5 de Outubro. Entretanto e nos calores da luta, convencido – não se sabe porquê – da impossibilidade de triunfo, pôs termo à vida na noite do dia 4, exactamente na véspera da histórica Proclamação da República de 5 de Outubro de 1910.

sismo

...
NOTICIA
Esta tarde pelas 14,20 ocorreu um sismo em Portugal, não havendo vítimas a lamentar. Aguardamos notícia da intensidade e localização do epicentro" (Lusa)
.
ULTIMA HORA: O Instituto de Meteoreologia e Geofisica já noticiou a intensidade do tremor de terra sentido no começo desta tarde em Lisboa - 4.1 na escala de Trapatoni
O epicentro teve origem na zona de Belém.

segunda-feira, dezembro 13, 2004

PREPAROS

..
Una anciana de 88 años creyéndose morir, llama a su esposo de 90 años al dormitorio y le expresa:
- "Viejo, viejo, me estoy muriendo"
El anciano le responde cariñosamente:
"No seas bobita mi amor. Es un mal pasajero, no le des importancia"
- "No, esta vez es serio. Y no quiero irme sin entregarte algo", dice la anciana.
"Por favor abre el ropero y saca una caja de madera que está oculta debajo de la ropa de verano"
El esposo cumple con lo indicado y localiza la caja.
- "Ábrela" pide su esposa con un hilo de voz.
El anciano así lo hace y encuentra dentro de la caja tres huevos y
56.000.000 pesetas- Entre alborozado y extrañado pregunta:
- "Mi amor, qué son estos tres huevos"?
La anciana responde:
" No quiero irme sin contarte un secreto. Cada huevo representa las veces que quedé insatisfecha en nuestras relaciones sexuales"
El anciano comenta entre extrañado, satisfecho y orgulloso:
"Que bueno, solo tres veces en casi 60 años de matrimonio" Y enseguida pregunta:
- "Y estos 56.000.000 de pesetas???...."
La anciana toma dulcemente la mano de su esposo y con un suspiro confiesa:
- "Cada vez que juntaba una docena de huevos los vendía......."
al dormitorio y le expresa:
- "Viejo, viejo, me estoy muriendo"
El anciano le responde cariñosamente:
- "No seas bobita mi amor. Es un mal pasajero, no le des importancia"
- "No, esta vez es serio. Y no quiero irme sin entregarte algo", dice la anciana.
"Por favor abre el ropero y saca una caja de madera que está oculta debajo de la ropa de verano"
El esposo cumple con lo indicado y localiza la caja.
- "Ábrela" pide su esposa con un hilo de voz.
El anciano así lo hace y encuentra dentro de la caja tres huevos y 566.000.000 pesetas- Entre alborozado y extrañado pregunta:
- "Mi amor, qué son estos tres huevos"?
La anciana responde:
- " No quiero irme sin contarte un secreto. Cada huevo representa las veces que quedé insatisfecha en nuestras relaciones sexuales"
El anciano comenta entre extrañado, satisfecho y orgulloso:
- "Que bueno, solo tres veces en casi 60 años de matrimonio" Y enseguida pregunta:
- "Y estos 56.000.000 de pesetas???...."
La anciana toma dulcemente la mano de su esposo y con un suspiro y confiesa:
- "Cada vez que juntaba una docena de huevos los vendía......."

Sim à coligação,.. não à coligação.., talvez à coligação, vamos sòzinhos,afinal vamos em grupo...!!!

..
De mentira em mentira, de amuo em amuo, de traição em traição,de pequeno almoço em almoço, de beijocas a sopapaos, de afagos a arranhões,de sussuros a ameaças, até que a morte nos separe...

A NOSSA GALERIA

..

.
de
Ilidio salteiro

Licenciado em Artes Plásticas / Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1979, tendo aí sido aluno de Rocha de Sousa e Gil Teixeira Lopes.

Há outro elemento relevante, o nosso artista de hoje é irmão da Maria Ilidia
.

A VITÓRIA DO PORTO , na imprensa estrangeira

..
Futebol/Mundial Interclubes - (12/12/2004 11:03:40)
Porto vence Once Caldas nos pênaltis e é campeão
Yokohama (Japão) - O Porto sagrou-se campeão mundial interclubes na manhã deste domingo ao vencer nos pênaltis o Once Caldas, em Yokohama (Japão). Depois do empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, a disputa do título foi para as cobranças de pênaltis e o clube português venceu por 8 a 7.
O campeão europeu buscou o ataque durante todo o jogo e chegou a marcar dois gols anulados pelo árbitro uruguaio Jorge Larrionda. O Once Caldas, por sua vez, só se arriscou no ataque a partir da segunda metade da etapa final, mas não conseguiu chegar com perigo ao gol de Vítor Baía.
O grande destaque da partida foi o excêntrico goleiro Henao, que se arriscou em algumas saídas de bola dos colombianos, mas fez defesas difíceis e importantes durante todo o jogo. E seu jeito irreverente, que pôde ser visto na Copa Libertadores deste ano, chegou a irritar o brasileiro Diego. O ex-santista converteu a primeira cobrança de pênalti do Porto e, em seguida, xingou o goleiro. O árbitro Jorge Larrionda, então, expulsou o meia brasileiro.
O Porto já havia conquistado o Mundial Interclubes em 1987, quando venceu o Peñarol na final. E essa pode ter sido a última edição da disputa do Mundial no Japão, já que a Fifa pretende voltar a realizar uma competição entre clubes dos cinco continentes no próximo ano.
O jogo:
O Once Caldas conquistou a Copa Libertadores da América jogando na retranca e se arriscando apenas em escassos contra-ataques. E foi assim mesmo que o time de Luiz Fernando Montoya tentou superar o Porto na decisão do Mundial Interclubes.
Já o clube português, que conquistou a taça da Europa também primando pelo sistema defensivo, foi mais ousado na partida deste domingo. Os dragões buscaram o ataque desde o início da partida, contando com a inspiração do brasileiro Luís Fabiano na primeira etapa.
.
e na GAZZETTA DELLO SPORTO.


i campioni d'Europa dominano nei 90' (quattro pali), ma solo dopo una drammatica serie di rigori piegano 8-7 i colombiani l'Once Caldas. Malore per Baia.
YOKOHAMA (Giap), 12 dicembre 2004 - L’ultima Coppa Intercontinentale – Toyota Cup va al Porto. Niente da fare per la sorpresa colombiana Once Caldas, che è arrivata sin dove ha potuto. Ancora una conclusione dagli undici metri dopo la vittoria del Boca sul Milan, nella scorsa edizione. Il Porto, conquistati campionato e Champions League sotto il regno di Mourinho, completa il grande slam a ritmo di fado conquistando la seconda Intercontinentale della sua storia. Gara stregata nei novanta regolamentari per il Porto: la squadra di Fernandez ha fatto la partita cercando di aprire la difesa colombiana con attacchi sulle fasce, ma è stata fermata dalla propria lentezza e da ben quattro pali colpiti
I rigori sono infine la più logica conclusione di una partita giocata in pratica da un’unica squadra, il Porto, che ha dovuto vincere “la lotteria” per ottenere ciò che ha meritato in 120’ di gioco.

. e na imprensa colombiana

Redacción/LA PATRIA
Manizales

A pesar de la tristeza por la derrota, cuatro hombres del fútbol aplaudieron la presentación del Once, en la final que perdió hoy por la vía de los penales ante el Oporto, de Portugal“Pienso que fue una presentación digna, se jugó con la altura que se requería, se hizo un partido mano a mano con un rival difícil, Once Caldas no se salió de sus libretos, con su orden y táctica es un ganador. Llegar a los penales es una lotería donde se pueden perder o ganar, es juego de azar donde trabajan más los nervios que las lógica del fútbol. Lo justo es que cualquiera pudiera ganar después de haber llegado a esta instancia. La verdad el equipo estuvo muy equilibrado y ese fue un gran éxito. Once Caldas con el solo hecho de llegar la final ya era un ganador. La verdad haber llegado a esa instancia era muy especial y por que había que recorrer un camino muy largo. Vi los muchachos muy tranquilos y seguros en los cobros, sabiendo que ese momento es muy difícil de manejar.Fue una presentación decorosa, ante un rival fuerte, con muy buenos jugadores. Oporto es un equipo que ya tiene un camino y una historia que le permitieron buscar con más experiencia su segundo título en la Intercontinental. Pero me parece que el Once hizo las cosas bien.

.
e no MUNDO DEPORTIVO de Barcelona:
Mundo deportivo
0(8)-0(7)- Víctor entra en la historia
El Porto levantó su segunda Intercontinental, la última en celebrarse, tras una emocionante tanda de penaltis
José Carlos Miranda / LISBOA
Merecido porque el equipo portugués fue el único que buscó la victoria ante un Once Caldas que quiso de forma descarada llegar a los penaltis, el sistema por el que ganó a Boca Juniors la Libertadores. Su portero, Henao, fue su mejor hombre, aunque tuvo como aliados a los postes y al árbitro. A McCarthy le anularon dos goles (6' y 60') que parecieron legales y Derlei, Diego, Luis Fabiano y el propio McCarthy remataron a los palos. Liderados por un gran Maniche, el Porto fue superior, pero incluso se llevó un susto en la prórroga. Vitor Baia, antes de que Nuno le sustituyera por una taquicardia, evitó el tanto de De Nigris, ex del Villarreal, en una peligrosa contra. El Porto, más cansado, acabó aceptando los penaltis

domingo, dezembro 12, 2004

PALPITES - 8ª.ETAPA- NINGUÉM ACERTOU NOS DOIS JOGOS JÁ DISPUTADOS, NUNO MATOS,MIRANDA e JORGE TAVARES os que menos pontos perderam

..
..QUANDO AINDA FALTA DISPUTAR
O MARITIMO-PORTO. A TERESA PE-
REIRA CONTINUA LÍDER, MAS AGORA
SÓ COM 3 PONTOS DE AVANÇO, DO
MIRANDA E DO NUNO MATOS ,QUE NES-
TA ETAPA (IMCOMPLETA) LHE GANHA-
RAM 2 PONTOS.
.
EIS OS RESULTADOS
SPORTING - BRAGA (0-0)
BELENENSES - BENFICA (4-1)
.
NA 8ª. ETAPA
1º.Nuno Matos/Jorge Tavares/Miranda...4
2.ºVitor Santos/Francisco...5
3º.Augusto/Teresa Pereira...6
4º.Valente/Susana Palha/Lígia/Vera...7
5º.JHerdeiro...8
.
E na Geral:
.
1.TERESA PEREIRA...37..(PORTO-AMÉRICAS)
2.Nuno Matos.........40..(BENFICA-DOMESTICOS)
..Miranda.............40..(BENFICA-AMÉRICAS)
3.Francisco...........43..(SPORTING-EUROPA 2)
4.Jorge Tavares......43..(BENFICA-EUROPA 1)
5.Augusto.............47..(SPORTING-QRL)
6.Ligia................48..(BENFICA-AMÉRICAS)
7.J.Herdeiro.........49..(SPORTING-DOMESTICOS)
6.Susana Palha........51..(BENFICA-DOMÉSTICOS)
7.Vera.................52..(BENFICA-EUROPA 2)
8.Valente..............54..(SPORTING-QRL)
9.Vitor Santos.........60..(ATLÉTICO-SQQ)
.
Nos VIPS do EXPRESSO , também ninguém acertou.
eis a classificação geral:

Pos. Nome Pontos
Alexandre Pais 152
Manuel Serrão 156
Vítor Serpa 159
Marques Mendes 160
Fátima Campos Ferreira 161
José Lello 161
Manuel Alegre 165
Rita Ferro 170
Manuel Monteiro 170
Manuel Tavares 172
José Casanova 173
Manuela Ferreira Leite 173
Elisa Ferreira 173




sexta-feira, dezembro 10, 2004

PRELIMINARIES

..
Queen Elizabeth, Bill Clinton & Robert Mugabe died & went straight to hell.
Queen Elizabeth said "I miss England, I want to call England and see how everybody is doing there.
She called and talked for about 5 minutes, then she asked "Well devil how much do I owe you????
The devil says "Five million dollars"
She wrote him a cheque and went to sit back on her chair.
Bill Clinton was so jealous, he starts screaming, "My turn! I wanna call the United States, I want to see how everybody is doing there too"
He called and talked for about 2 minutes, then he asked "Well,devil how much do I we you????
The devil says "Ten million dollars"
With a smug look on his face, he made a cheque and went to sit back on his chair.
Robert Mugabe was even more jealous & starts screaming, "I want to call Zim too, I want to see how everybody is doing there too. I wanna talk to the ministers, to the deputy, I wanna talk to everybody".....
He called Zim and he talked for about twenty hours, he talked & talked & talked, then he asked "Well, devil how much do I owe you????
The devil says "One dollar".
Mugabe is stunned & says "One dollar??? Only one fuc*ing dollar??"
The devil says "Well if you make a call from one hell to another hell, it's local".


16 de dezembro, CONVÍVIO DE NATAL

..
Tal como em anos anteriores , vai haver repasto-convivio natalício na nossa sala.
Este ano as coordenadoras da festa são:

Ana Marta
Claúdia Pinto
Teresa Garcia
Vera Ventura

A balbúrdia vai ter lugar no dia 16 de Dezembro, e se as iguarias forem semelhantes ao ano passado...
Vão estar presentes antigos companheiros e o bate-papo promete.
A TRANCA , fez reportagem da festa do ano passado, aliás , das festas, pois como se recordam, o QCM, organizou também uma festa de despedida do Mascarenhas e do Cabral.
É esse texto que hoje repetimos:
.
"Cumpriu-se mais um ritual de época.
Dois banquetes, dois!!!. Com tanta, tanta iguaria, que em nenhum hotel, restaurante, refeitório, tasca,, retiro, casa de pasto, grill ou casamento, se comeria melhor.
Aconteceu em dois locais. O primeiro , na sala em open space do Revenue/Markting/Backoffice, o outro, na sala de arquivo das Irregularidades.
Na primeira, as desculpas foram o Natal e o aniversário da Sandra, na outra, o jubileu e a passagem "à peluda" do Mascarenhas e do Cabral .
Em ambas se "deu ao serrote", se bebeu, e se curtiu muito a presença de colegas e amigos, de agora, e de alguns dos que já se podem levantar ao meio-dia, e/ou, "pegarem um cineminha" depois do almoço sem terem de picar o ponto ou de meter dispensa de banco...
Contaram-se vantagens, mentiras, lamentos, glórias, piadas, saudades; lembraram-se estórias com barbas, e as últimas fofócas de "hoje de manhã".
O semi-frio da Teresa Abraços tinha música e legendas, tinha, porque ouvimos todos os sons e comemos as letras todas.
Os pastéis da tia da Sofia das Irregularidades eram arredondados, circulares, tubulares, cremosos. Eram, já não são...
O leitão do Back-office desapareceu sem deixar rastro, os brigadeiros da Ondina já são generais, os kishes não sei de quem marcharam todos...
Por um par de horas, os overbookings, os offloades, os grupos sem nomes, os códigos de tarifas, os kapaéles, as cunhas prós árbitros, os kapa.pontos, os baby basketes, os G-quatro, os handbaks, ficaram em prisão preventiva.
A Maria Ilidia recordou as conversas a "sós" com os pianares e ensinou ao Nuno Matos como se consegue. A Dina vibrou com as boutades do Canelas. A MArta corou de um vermelho tão vivo, com os piropos do Tó Mendonça ,que foi visível na outra banda e na Rua Direita de Cascais. A Vera não corou. O Brito de Sousa lembrou com a Antónia os tempos heróicos dos Domésticos. O Faustino reeditou as suas velhas ameaças ao articulista. O Raposo e o Luciano foram noshows..As Claudias, com a Mónica e a Vera, esmagaram com o seu charme qualquer tentativa de resistência, e nós pensámos que se o velho Patricio entrasse hoje na sala, desabaria redondo no chão, ele que não queria mulheres na Secção.
O Gomes continua com aquele bom aspecto, mais parecendo um daqueles príncipes casadoiros dos Hohenzollernes-Gotha, Saxe-Coburgo, Bourbons e Bragança, sempre assediados por jovenzinhas à caça de títulos de nobreza. Também veio o Coelho de Almeida, que encheu a sala com os estridentes decíbeis das suas gargalhadas, só superadas peelas da Teresa Mendes e da Ana. O Giavanni abandonou-nos mais cedo, para ir vêr o Sporting perder com o Vitória de Setúbal. A Ana Novais, que chegou no finalzinho . ainda teve tempo de provar uma fatia de bolo.
O registo de imagens teve dois paparazzi diligentes. O Pereira de Sousa e a Sofia das Irregularidades.
Por fim, no "quinto" afinadìssimos, todos cantaram "os verdes anos da Sandra, que em boa hora motivaram aquele delicioso bolo de chocolate.
No "sexto" aplaudiu-se o mOmento em que o Mascarenhas e o Cabral cortaram o bolo do seu jubileu, onde se podia vêr escrito em letras de chantilLy: "MASCARENHAS E CABRAL, VOLTEM, ESTÃO PERDOADOS".
# posted by jose @ Segunda-feira, Dezembro 22, 2003
Sexta-feira, Dezembro 19, 2003"


PRELIMINARES

..
O repórter de TV entrevista a mãe de uma daquelas gostosonas burras que fizeram sucesso num reality show, posaram pelada e coisa e tal:
- Dona Juvencreusa, como a senhora explica o sucesso de sua filha???
- Ah!!!isso não é para quem quer... é para quem pode!!!
- Mas como ela pode do nada acumular um patrimônio tão grande???
- Ué, quem pode, pode, quem não PODE se sacode!!!
- E a popularidade dela??? Como a senhora explica o fato dela ser tão popular???
- Já disse, ela PODE... ela pode muito!!!
- Eu não duvido da capacidade de sua filha... mas daria para a senhora ser mais objetiva?
- Eu já disse... Ela é o que é hoje por que ela pode!!!
O repórter percebeu que não tinha mais jeito, deu a entrevista por encerrada e agradeceu:
- Muito obrigado por tudo dona, o café estava uma delícia e foi um prazer conhecê-la!!!
- De nada, meu PILHO!!!

quinta-feira, dezembro 09, 2004

eles disseram

..
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente pelas mesmas razões"
(FRANCIS BANARD)





Palpites - 8º.etapa

..
EIS OS PALPITES PARA
A 8ª. ETAPA:
.
JOGOS:.....SPORTING-BRAGA..// - BELENENSES-BENFICA..//..MARITIMO-PORTO.
.

J.HERDEIRO......2-1....0-2....1-1
AUGUSTO.........3-1....2-1....1-1
VALENTE..........3-0....1-0....0-1
NUNO MATOS.....1-1....2-1....2-2
SUSANA............1-1....0-2....0-2
VITOR SANTOS....0-1....1-0....3-1
FRANCISCO........2-0....1-1....1-1
LIGIA...............2-1....0-1....2-1
TERESA PEREIRA..1-0....0-2....0-2
VERA...............2-1....0-1....1-2
JORGE TAVARES..1-0....2-2....1-0
MIRANDA...........1-1....2-1....1-1
.
O jogo MARITIMO-PORTO, só se dispurá para a semana, acertando-se então a classificação definitiva desta 8ª.etapa.
Lembra-se agora a classificação geral actual:
.
.
1.TERESA PEREIRA...31..(PORTO-AMÉRICAS)
2.Nuno Matos.........36..(BENFICA-DOMESTICOS)
..Miranda.............36..(BENFICA-AMÉRICAS)
3.Francisco...........38..(SPORTING-EUROPA 2)
4.Jorge Tavares......39..(BENFICA-EUROPA 1)
5.Ligia................41..(BENFICA-AMÉRICAS)
..Augusto.............41..(SPORTING-QRL)
..J.Herdeiro..........41..(SPORTING-DOMESTICOS)
6.Susana Palha........44..(BENFICA-DOMÉSTICOS)
7.Vera.................45..(BENFICA-EUROPA 2)
8.Valente..............47..(SPORTING-QRL)
9.Vitor Santos.........55..(ATLÉTICO-SQQ)

preliminares

..
Numa escola a professora de português pergunta à classe:
- "Eu estou grávida" em que tempo verbal está esta frase?
E o Joãozinho responde:
- Preservativo imperfeito.







ANTÓNIO LOBO ANTUNES , a guerra colonial, e o Benfica

..

ANTÓNIO LOBO ANTUNES, foi um dos muitos
milicianos apanhados pela guerra colo-
nial. Duma entrevista por ele concedida
à VISÂO, retirámos este pequeno e deli-
cioso exerto:
"V: Ainda sonha com a guerra?

ALA: Às vezes tenho um pesadelo tremendo. Sonho que me estão a chamar
para voltar para África. Tento explicar que já fui, argumentam que
tenho que ir.
E o sonho acaba aqui. Nunca sonhei com tiros ou com morteiradas. No meio
daquilo tudo havia muito humor.
Havia um homem, o Bichezas, que cuidava do morteiro que estava ao pé da
messe. Tínhamos mais medo dele do que do MPLA, porque o Bichezas
disparava com o morteiro na vertical. Aquilo subia.... e toda a gente fugia.
Apesar de tudo, penso que guardávamos uma parte sã que nos permitia
continuar a funcionar. Os que não conseguiam são aqueles que, agora,
aparecem nas consultas. Ao mesmo tempo, havia coisas extraordinárias.
Quando o Benfica jogava, púnhamos os altifalantes virados para a mata e, assim,
não havia ataques.

V: Parava a guerra?

ALA: Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação
ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com
pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o
melhor protector da guerra.

DEPOIS DA VITÓRIA, quem pode sair ao PORTO, e na UEFA ao BENFICA e SPORTING

..

Depois da vitória frente ao Mourinho, que tanta alegria trouxe à nossa TERESA PEREIRA, ao PORTO , vai calhar um destes adversários:
.
Mónaco (França)
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Juventus (Itália)
Lyon (França)
Arsenal (Inglaterra)
Milan (Itália)
Inter (Itália)
.
Ainda face aos resultados até agora conseguidos pelo SPORTING e BENFICA, são estes os cenários mais prováveis:
.
Manda o regulamento da nova Taça UEFA que terminada a fase de grupos, nos 16 avos-de-final cada primeiro classificado defronte o terceiro de outra série (que não seja do mesmo país), cabendo aos segundos emparceirar com as equipas que transitam da "Champions". Assim, caso ocupem o segundo posto nos respectivos grupos, são estes os posíveis adversários:
.
Olympiakos (Grécia); Dínamo de Kiev (Ucrânia), Ajax (Holanda), Fenerbahçe (Turquia), Panathinaikos (Grécia); Shakhtior Donetsk (Ucrânia), Valência (Espanha) e CSKA (Rússia.
Apetitosos , não é?