domingo, abril 30, 2006

9ª.jornada - FILIPA com 14 pontos de avanço

..
A FILIPA,FORTALECE
A SUA LIDERANÇA E A UMA JORNADA DO FIM COM
14 PONTOS DE AVANÇO SOBRE O NUNO PAIVA,
E 16 SOBRE O JORGE TAVARES, QUE
PULOU 5 LUGARES E É AGORA O 3º.

NESTA JORNADA, QUEM PERDEU MENOS PONTOS FOI
O VALENTE (3).


jogos

BENFICA-V.SETUBAL...1-0 (Filipa,Augusto, Azevedo,Valente)
R.AVE-SPORTING......1-3
PORTO-V.GUIMARÃES...3-1 (Tavares,Nuno Matos)
.
NA JORNADA
.
1.VALENTE...3
2.Tavares,Nuno Matos...4
3.Filipa...5
4.Nuno Paiva,Augusto,Azevedo...6
5.Ligia...7
6.Filomena,Pedro G.Vaz...8
7.Rita...9
8.Peixoto,Fernando,Francisco,Pedro Pereita...10
9.Vitor Santos, Cotrim,Ricardo Daniel...11
10.Cátia Palha, Herdeiro,Miranda...12
11.Redondeiro...15
.
e agora como fica a geral:
.
1..FILIPA.....................33../DOMESTICOS/BENFICA
2..Nuno Paiva................47../GRP.DESK/BENFICA
3..Tavares...................49../EUROPA 1/BENFICA
4..Rita........................50.. EUROPA 1 SPORTING
5..Pedro G.Vaz..............53../LISRY/BENFICA
6..Cátia Palha...............54../LISCI/PORTO
...Vitor Santos...............54../SQQ/ATLETICO
7..Azevedo...................55../LISRY/SPORTING
8..Ricardo Daniel...........56../LISRY/SPORTING
9..Filomena.................57../.AVAILABILITY/SPORTING
10.Fernando.................59../EUROPA 2/BENFICA
11.Nuno Matos...............60../AMERICAS/BENFICA
12.Augusto...................62../LISRL/SPORTING
13.Cotrim.....................63../GRP.DESK/BENFICA
14.Lígia.......................65../DIR.REV/BENFICA
15.Herdeiro...................66../DOMESTICOS/SPORTING
...Pedro Pereira............66../AVAILABILITY/BENFICA
16.Peixoto....................67../EX-RC/BENFICA
17.Francisco.................74../AFRICAS/SPORTING
...Valente....................74../EUROPA 1/SPORTING
18.Miranda...................80../AMERICAS/BENFICA
19.Redondeiro...............93../SQQ/BENFICA

sábado, abril 29, 2006

MOURINHO, campeão nacional há 4 anos seguidos

.

2003, 2004 - PORTO
2005, 2006 - CHELSEA

2003 - CAMPEÃO TAÇA UEFA - PORTO
2004 - CAMPEÃO EUROPEU - PORTO

RECUSA DE FILIPÃO PÕE INGLESES EM ESTADO DE CHOQUE

.
SCOLARI ATREVEU-SE A RECUSAR
A PROPOSTA DA GRANDE INGLATERRA
PARA TREINAR A SELECÇÃO.
OS JORNAIS INGLESES NÃO LHE
PERDOAM:
.

Imprensa inglesa critica decisão de Felipão
Jornais consideram a recusa do treinador uma humilhação para o país:

"Portugal coach Luiz Felipe Scolari insists he is "totally happy" with his decision to reject the chance to become the next England manager.

"One day after blaming the British media for intruding his life, the former Brazil boss refused to answer questions in English during a tour of Portugal´s World Cup base in the tiny German village of Marienfeld.


He was happy to speak to German and Portuguese reporters, however, and said through a translator: "It was a very thoughtful decision and I am totally happy with the decisions I have taken in my life. I am very relaxed and will stay relaxed."

At the end of a hotel tour, during which he constantly ignored questions from English camera teams and reporters, he offered a warm word to the domestic media.

"I want to thank all German reporters and look forward to a good co-operation during the World Cup."

Scolari has revealed he expects to "renegotiate" his contract with Portugal after announcing he had decided not to accept the offer to succeed Eriksson after the World Cup finals in Germany this summer.

Scolari cited press intrusion as the reason for his about-turn, claiming "my life was invaded, my privacy was completely besieged" since it emerged FA chief executive Brian Barwick had been in Lisbon to negotiate terms with the former Brazil World Cup-winning coach."

Felipão na capa do Jornal The Daily Telegraph LONDRES - Após ter recusado o convite feito para treinar a Inglaterra após a Copa do Mundo da Alemanha, Luís Felipe Scolari é destaque em todos os jornais britânicos neste sábado.

Todas as publicações são veementes ao dizer que a decisão de Felipão é um reflexo da grande desorganização que se tornou a entidade nos últimos anos. O treinador brasileiro reclama de ter a "vida invadida" pelos jornalistas e diz que está muito satisfeito em Portugal, apesar de ter ficado muito feliz com o convite inglês. Veja a repercussão:

"Outra bela bagunça", como estampava a manchete do "The Daily Telegraph", sobre a maneira como Felipão foi abordado pela Federação Inglesa.

"Federação Inglesa humilhada com a decisão de Felipão", contracapa do "The Times".

"Caos reina sobre o cargo de técnico da Inglaterra depois de Scolari dizer obrigado, mas não", manchete do "The Guardian".

"SOS. Sam, O'Neill, Steve voltam à disputa", foi a manchete do "The Sun", fazendo referência aos outros treinadores cotados para o cargo após a saída de Sven-Goran Eriksson.

"Mesmo com a longa história de lambanças embaraçosas envolvendo a Federação Inglesa de Futebol, a pálida farsa da busca por um novo técnico da Inglaterra estabeleceu novos padrões de inabilidade", trecho da matéria do "The Daily Express".

Outros jornais e tablóides preferiram publicar as especulações de que a decisão de Felipão se deu por conta das ameaças de que sua família teria recebido de torcedores portuguêses, caso o treinador fosse para a Copa da Alemanha já com outro contrato em mente.

O "The Telegraph" disse: "Isso (as ameaças de morte) é mais plausível para se chegar a uma explicação realista sobre a sua reviravolta na decisão".

O "The Guardian" chamou o caso de farsa: "A humilhação é devastadora para a FA. Era entendido que o vôo para Lisboa que o presidente Brian Barwick fez significava que um acordo a princípio já existia".

Já o site da BBC, de Londres, diz que Felipão já estaria exigindo novo contrato da Federação portuguesa.

guerra de imagens

.

A TRANCA recomenda

..
Picar o ponto pela ultima vez
é uma sensação muito estranha
e emocionada. Nesse minuto tive
a assistência solidária do
VITOR SANTOS, do PEREIRA DE
SOUSA e da CÁTIA PALHA,que re-
gistáram a imagem.

Não me sentia capaz de ir directo para casa, e assim iniciei esta nova era indo assistir a uma peça de teatro no Maria Matos.
Recomendo vivamente, pela qualidade do espectáculo e pela excente interpretação de bons actores.

Peça:
LARAMIE

De Moisés Kaufman

TEMa:

A 7 de Outubro de 1998, um jovem foi encontrado amarrado a uma vedação nos arredores da pequena cidade de Laramie (Wyoming, EUA). Tinha sido brutalmente agredido por dois indivíduos, num acto de raiva e de ódio que chocou os americanos e o mundo. Chamava-se Matthew Sheppard e era homossexual. Moisés Kaufman e os membros do Tectonic Theater Project deslocaram-se a Laramie, em pleno rescaldo do homicídio, e entrevistaram mais de duas centenas de habitantes. Esta peça reconstitui os acontecimentos mas, acima de tudo, relata o que se lhes seguiu. A vulnerabilidade, a ambivalência, a complexidade e o medo face à diferença. Em Laramie nada voltou a ser como antes.

Encenação: Diogo Infante Assistente de encenação: Ana Luísa Guimarães Tradução: Filipa Mourato Espaço Cénico e Figurinos: Carolina Espírito Santo Música: Sérgio Delgado Desenho de Luz: Nuno Meira Imagem/Vídeo: Fernando Galrito Produção: TMM Interpretação: Adriano Luz / Fernando Luís / Filipe Duarte / Flávia Gusmão / Isabel Abreu / Nuno Gil / Paula Fonseca / Pedro Laginha / Teresa Madruga

Alguns se hão-de lembrar do crime ocorrido nos Estados Unidos onde:

A história deste crime, as consequências, as repercussões e as reacções dos habitantes, contaram-nas depois na peça de teatro Laramie. É esta obra, de Moisés Kaufman, que assisti ontem, com encenação de Diogo Infante, na Sala Principal do Teatro Maria Matos.

Em cena estão oito actores, escolhidos pela sua capacidade de interpretação de personagens distintos: Adriano Luz, Fernando Luís, Flávia Gusmão, Isabel Abreu, Nuno Gil, Paula Fonseca, Pedro Laginha e Teresa Madruga.


A história é a de Matthew Sheppard, um jovem homossexual de 21 anos que, a 7 de Outubro de 1998, foi brutalmente espancado por outros dois jovens, amarrado a uma vedação, nos arredores de Laramie, e ali abandonado. A morte de Sheppard, dias mais tarde, num hospital do Colorado, chocou a América e o resto do mundo.

Kaufman transformou-a numa experiência teatral verídica e em 2002 levou-a também ao cinema, com o titulo The Laramie Project. Diogo Infante resolveu trazê-la ao Maria Matos, depois de uma primeira experiência, o ano passado, na Academia Contemporânea do Espectáculo do Porto, por considerar que se trata de uma "história impressionante" que aborda um assunto ainda não encarado com naturalidade pelos portugueses.

Os actores em palco, contam as suas experiências e apresentando algumas das mais de duzentas entrevistas que realizaram na pequena cidade de Laramie. Em poucos segundos, trocam peças de roupa em pleno palco, e são outras personagens. Vestem a pele de habitantes que entrevistaram. Oito actores que representam cerca de cinquenta pessoas, que existem e que disseram exactamente aquilo que é proferido em palco.

Depois do espectáculo nada melhor que subir ao primeiro andar e no SUSHI BAR, saborear um bom cocktail, um excelente sushi , saladas, kishes, folhados salgados e doces, sumos naturais , um ambiente agradável e gente bonita.



Vai até lá e curte, a mim fez-me bem.

sexta-feira, abril 28, 2006

..àmanhã já não venho...!!!

.
"a angústia basta-se a si
mesma, a felicidade, essa,
só faz sentido se fôr par-
tilhada"

.
AMANHÃ JÁ NÃO VENHO

Quando no dia dois de Março de mil novecentos e setenta, piquei o ponto pela primeira vez, funcionava o Controle de Reservas no sétimo andar do edificio 25,e na época, a mim, não passou pela cabeça que iria ficar trinta e seis anos por aqui.
Não sabia que o tempo correria tão célere, que os anos seriam tão curtos, que o presente fosse virar passado logo à tarde, que a perenidade não existe, e que o agora num instante é já ontem.

É que foi ontem que a Ana Castelo, entre duas piadas,me mostrou o open space do então RC, me apresentou aos novos companheiros, me deu as chaves do meu armário e me avisou que não sabia onde me estava a meter:
-"Olha que isto é uma loucura"
Dos colegas de então, já só resta a Teresa Allen.

Foi ontem sim, que o Duarte me pôs o apelido de "doutor Grilo:
-"Com essas bochechas és tal e qual o "doutor Grilo" a consciência do Pinocchio"
Ficou, e ainda hoje há quem me chame "doutor" ou "grilo".
Não pelo título académico, mas pelo nickname então colado pelo saudoso amigo, o Vitorino Duarte.

Foram anos loucos. Os turnos criam nas pessoas uma atitude especial.Os dias da semana perdem a sua relatividade, a angústia do "domingo à noite" deixa de existir, as "cinco da tarde" deixam de ser o ponto final no relacionamento entre companheiros de trabalho, a praia , o cinema, os almoços, os teatros, as viagens juntos são o complemento natural, saudável, estimulante dum quotidiano em conjunto.

Foi neste ambiente que ao longo destes anos fui assistindo aos avanços do tempo, à TV a cores, ao advento dos computadores, aos telemóveis, à carga policial da polícia de choque sobre os trabalhadores da TAP nas nossas instalações, ao fim dos velhos tempos, à queda do "Botas" que arrastou consigo o Estado Novo e da sua polícia política, à Revolução de Abril (no 25 estive eu e o Vasco Sá nos "quatro meia noite" a jantar "ração de combate" no aeroporto ocupado pelas tropas insurretas), à descida do Apollo na Lua, ao Golpe do Pinochet no Chile, às crises do petróleo,às independências das antigas colónias, às guerras santas dos dois Bushes, à derrota americana no Vietname,ao Reagan, ao Khomeini, ao Kadhaffi, à queda do muro de Berlim,à unificação das Alemanhas, à fragmentação dos Estados da ex-URSS, às guerras do Golfo, às dos Afeganistão, da Jugoslávia, do Iraque, às crises de Israel, às mortes de 3 Papas, a 3 vitórias do Brasil nos Campeonatos do Mundo de Futebol, às duas da Argentina aos êxitos internacionais do Porto ao apogeu e queda do Maradona, ao fim do RC, Gestão de Linhas, Revenue, ao fim dos turnos,às saídas e entradas de muitos companheiros.
E o tempo passou depressa.
Depressa demais.

Àmanhã já não venho.

Mas vou estar na Tranca, e aos meus companheiros de tantos anos , levo-os comigo na lembrança. Até já!!!

preliminares

..
A OVELHA E O CARNEIRO
Diz a ovelha para o carneiro:
- Tens tão pouca lã...
E diz ele:
- Então, mas viemos para aqui transar ou fazer tricot?

9ª.jornada dos palpites

..
DISPUTA-SE ESTE FIM DE SEMANA A
8ª.JORNADA COM A LUTA RENHIDA
PELOS 2.º E 3.OS LUGARES.
NA PRÓXIMA SEMANA QUE É A
ULTIMA ,JÁ CÁ NÃO ESTOU,SERÁ
O VITOR SANTOS A COLHER OS
PALPITES.


jogos:

BENFICA-V.SETUBAL../.R.AVE-SPORTING../.PORTO-GUIMARÃES

NUNO MATOS........... 2-0....1-1....3-1
HERDEIRO................ 3-0....1-0....0-1
PEDRO G.VAZ............ 1-1....0-1....2-0
PEIXOTO.................. 3-0....1-1....1-1
FILIPA......................1-0....0-1....1-0
RITA....................... 0-0....0-1....1-0
AUGUSTO................. 1-0....0-1....1-1
VITOR S.................... 2-0....0-0....1-1
J.TAVARES................ 2-0....1-1....3-1
FERNANDO................ 2-0....0-1....0-0
LIGIA...................... 2-0....1-1....2-0
NUNO PAIVA................2-0....0-1....2-0
COTRIM................... 2-0....0-0....1-1
FRANCISCO............... 1-1.... 0-1....1-1
FILOMENA................. 1-1.... 0-1....2-0
AZEVEDO..................1-0....0-1....1-1
PEDRO PEREIRA......... 3-0.... 2-0....4-0
VALENTE..................1-0....1-2....1-0
MIRANDA..................3-1....1-0....1-1
CÁTIA PALHA...............1-1....0-1....0-0
RICARDO DANIEL......... 0-1....0-1....1-1
REDONDEIRO..............3-1....0-0....0-2
.
e na geral
.

1..FILIPA.....................28../DOMESTICOS/BENFICA
2..Nuno Paiva................41../GRP.DESK/BENFICA
...Rita........................41.. EUROPA 1 SPORTING
3..Cátia Palha...............42../LISCI/PORTO
4..Vitor Santos...............43../SQQ/ATLETICO
5..Pedro G.Vaz..............45../LISRY/BENFICA
...Ricardo Daniel...........45../LISRY/SPORTING
...Tavares...................45../EUROPA 1/BENFICA
6..Filomena.................49../.AVAILABILITY/SPORTING
...Azevedo...................49../LISRY/SPORTING
...Fernando.................49../EUROPA 2/BENFICA
7..Cotrim.....................52../GRP.DESK/BENFICA
8..Herdeiro...................54../DOMESTICOS/SPORTING
9..Pedro Pereira............56../AVAILABILITY/BENFICA
...Nuno Matos...............56../AMERICAS/BENFICA
...Augusto...................56../LISRL/SPORTING
10.Peixoto....................56../EX-RC/BENFICA
11.Lígia.......................58../DIR.REV/BENFICA
12.Francisco.................63../AFRICAS/SPORTING
13.Miranda...................68../AMERICAS/BENFICA
14.Valente....................71../EUROPA 1/SPORTING
15.Redondeiro...............78../SQQ/BENFICA

quinta-feira, abril 27, 2006

preliminares

..
Durante uma audiência gera-se uma altercação entre o advogado e o MP.
- V.Ex.ª é um gatuno!
O advogado replica ao MP:
- E V.Ex.ª um vendido!
O juiz interrompe:
- Já que as partes se identificaram correctamente, prossigamos com a
audiência!

quarta-feira, abril 26, 2006

CAMINHADA

O nosso Herdeiro vai passar à “peluda “
Aqui debitamos uma singela versão da sua CAMINHADA




Nasceu durante a guerra no frio mês de Janeiro no já longínquo 1944, mas sempre pautou a sua vida pela prática da Paz, tirando algumas traquinices e rapaziadas, próprias da idade e de quem nasceu nas Avenidas Novas, a do Valmor para ser mais preciso.
Frequentou a escola onde levou as palmatoadas habituais, nem mais nem menos que o Mendonça, companheiro de folguedos e de aleivosias.
Ocasionalmente rumava a Ovar, onde, pela mão solícita da avó foi iniciado nas rezas e
novenas das quais guardou preciosa memória e no Furadouro aprendeu a pescar à linha sendo hoje um dos mais conceituados pescadores do Feijó . Quem o quiser ouvir basta ir
à Casa do Peixe à Porta , onde debita doutamente sobre anzóis, isco, asticot, chumbadas, canas e canelons. Às quintas-feiras é a vez dos carretos.
Mas continuemos o percurso, que foi traçando pela vida fora e que passou por mostrar fazendas ás madames e pelos moveis por medida onde contabilizava esplêndidos exemplares de arcas da China e psichès Quinéne.
A inevitabilidade da tropa apanhou-o pelos vinte anos e despachou-o para o Regimento
de Infantaria 5 , o Purgatório das Caldas , depois para Leiria no famoso 4º de Cavalaria depois ainda para a repartição de mobilizados onde se tornou emérito na prática do Futsal , vá-se lá a ver a voltas que a bola dá.
Parece que mobilizava todos os benfiquistas para a Guiné. Foi feliz ao que consta.
Ora pelo Ano da Graça de 1970 depois de muito matutar, resolveu ingressar nos quadros
desta prestigiosa companhia , da qual atravessou a porta d’armas no dia 2 de Março.
Na recepção, teve como tour-guide a Ana Castelo, que andou pelas secções a mostrar o
franganito.
Como vêem, plus ça change plus c’est la même chose, só que in illo tempore a proporção era inversa, noventa por cento de galfarros e apenas dez por cento de inocentes donzelas, até parecia que estávamos outra vez na tropa, desta vez na manutenção militar que admitia algum pessoal feminino.
Sentou-se pela primeira vez na linha de Copenhaga onde pontificava o António José Salretacom a Teresa Allen à baliza. Mais tarde migrou para a Coordenação, desqualificação obrigatória pela qual todos passávamos. Rasgou muito papel, fotocopiou muitos telexes, encantou-se com o requinte tecnológico do conveyor belt, aprendeu a fugir com celeridade sempre que a fotocopiadora começava a arder, deliciou-se com as tiradas altissonantes do Marques e com o discurso catastrofista do Duarte que lhe profetizava largos anos de Inferno. Enfim, confraternizou com uma amostra significativa de Humanidade na qual refulgiam verdadeiras delícias do género humano e assim se passaram 36 anos, diríamos 36 inesquecíveis anos.
Realçamos a sua participação na Real Europa Três, que detinha no seu seio a mais alta densidade de sangue azul do Gabinete da Análise de Voos, GAV para os intímos.
Vai passar à disponibilidade no próximo 28 de Abril, abonado de fardamento e alimentação com vários louvores e punições averbadas na caderneta e deverá apresentar-se no Fórum Saldanha onde de futuro o Exmo Director da Tranca assentará o seu novo gabinete e será seguido a partir de 28 de Julho pelo corpo redactorial.
Esperamos que o caminho que agora irá percorrer se apresente com mais rosas e menos
espinhos, que mantenha a Fé e a Religiosidade que sempre o guiaram neste vale de lágrimas e também a inquebrantável confiança nas hierarquias com que sempre pautou
a sua conduta.
E agora vais mais é brincar ás garagens com o Miguelito, mas toma cuidado com a coluna.
De todos os que te acompanharam um grande abraço.

segunda-feira, abril 24, 2006

preliminares

..
De partida para a guerra, um soldado muito ciumento resolveu colocar um
cinto de castidade na esposa, temendo ser traído.
- Não é justo, posso morrer na guerra e minha mulher é muito jovem.
Já sei, darei a chave ao meu amigo de confiança e se algo acontecer comigo,
ele poderá soltá-la.
No dia da partida, mal tinha cavalgado 200 metros, ouviu a voz do amigo,
que corria desesperadamente em seu encalço.
- Que aconteceu amigo, o que houve?
- Companheiro! Você deixou a chave errada!

domingo, abril 23, 2006

palpites - 8ª.jornada

..
JORNADA ATÍPICA COM O BENFICA E O SPORTING
A CEDEREM EMPATES E A COMPLICAREM A VIDA
AOS CONCORRENTES.
O FRANCISCO VENCEU A JORNADA
AO ACERTAR EM 2 RESULTADOS PERDENDO SÓ 1
PONTO.
A FILIPA AUMENTOU PARA
13 PONTOS O SEU AVANÇO A 2 JORNADAS DO FIM,
SOBRE OS SEGUNDOS, A RITA E O NUNO PAIVA
E DIFICILMENTE NÃO SERÁ A VENCEDORA.
A LUTA PELOS 2º. E 3º.. LUGARES ESTÁ AO
RUBRO COM 7 CONCORRENTES SEPARADOS POR
4 PONTOS.


NA SEMANA
.
JOGOS

PENAFIEL-PORTO....0-1 (FILIPA,RITA,FERNANDO,FRANCISCO,AZEVEDO,VALENTE)
NACIONAL-BENFICA..1-1 (TAVARES,FRANCISCO,RICARDO DANIEL)
SPORTING-NAVAL....0-0

1.FRANCISCO...1
2.Tavares,Ricardo Daniel...4
3.Filipa,Rita,Fernando...5
4.Cátia Palha,Azevedo...6
5.Peixoto,Valente...7
6.Flomena,Pdero G.Vaz,Miranda...8
7.Nuno Paiva,Reondeiro...9
8.Cotrim,Augusto,Herdeiro...10
9.Vitor Santos,Nuno Matos,Pedro Pereira...11
10.Ligia ...12
.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
.
1..FILIPA.....................28../DOMESTICOS/BENFICA
2..Nuno Paiva................41../GRP.DESK/BENFICA
...Rita........................41.. EUROPA 1 SPORTING
3..Cátia Palha...............42../LISCI/PORTO
4..Vitor Santos...............43../SQQ/ATLETICO
5..Pedro G.Vaz..............45../LISRY/BENFICA
...Ricardo Daniel...........45../LISRY/SPORTING
...Tavares...................45../EUROPA 1/BENFICA
6..Filomena.................49../.AVAILABILITY/SPORTING
...Azevedo...................49../LISRY/SPORTING
...Fernando.................49../EUROPA 2/BENFICA
7..Cotrim.....................52../GRP.DESK/BENFICA
8..Herdeiro...................54../DOMESTICOS/SPORTING
9..Pedro Pereira............56../AVAILABILITY/BENFICA
...Nuno Matos...............56../AMERICAS/BENFICA
...Augusto...................56../LISRL/SPORTING
10.Peixoto....................56../EX-RC/BENFICA
11.Lígia.......................58../DIR.REV/BENFICA
12.Francisco.................63../AFRICAS/SPORTING
13.Miranda...................68../AMERICAS/BENFICA
14.Valente....................71../EUROPA 1/SPORTING
15.Redondeiro...............78../SQQ/BENFICA

sábado, abril 22, 2006

RIO DE JANEIRO, 1918

.

COPACABANA. 1918

eles disseram

.
A Idade da Pedra acabou,não por falta de pedra, a Idade do Petróleo há-de acabar com muito petróleo no solo.
(Manuel, passageiro do metro ontem à tarde)
.
Enquanto as drogas leves não podem ser consumidas em nenhuma circustância, o alcool é publicitado em equipamentos da seleCção, enquanto campanhas estatais ofendem os fumadores a publicidade ao novo Casino de Lisboa invade a Capital.Suponho mesmo que no Casino não vai ser permitido fumar. Há vicios e vícios...
(DANIEL OLIVEIRA)

et ratzinger

.


Trabalho do brasileiro Eduardo Baptista, colaborador de O Estado de São Paulo e do Jornal da Tarde, entre outras publicações, que conseguiu o primeiro prémio de "Caricatura" no concurso internacional World Press Cartoon-Sintra 2006
(in blog da Sabedoria)

sexta-feira, abril 21, 2006

palpites -8ª.jornada

..
VAMOS POIS PARA A 8ª.JORNADA
COM A FILIPA LARGAMENTE À
FRENTE. A LUTA PELO SEGUNDO
MUITO ACESA, E DEPOIS...AINDA
FALTAM 3 JORNADAS.


JOGOS:
.
PENAFIEL-PORTO../.NACIONAL-BENFICA../.SPORTING-NAVAL
.
NUNO MATOS........... 0-3....1-2....3-1
HERDEIRO................ 0-2....0-3....2-0
PEDRO G.VAZ............ 0-2....0-1....2-0
PEIXOTO.................. 0-2....0-2....1-1
FILIPA......................0-1....0-1....1-0
RITA....................... 0-1....0-1....1-0
AUGUSTO................. 1-1....1-0....2-0
VITOR S.................... 0-3....0-2....3-0
J.TAVARES................ 0-2....1-1....2-0
FERNANDO................ 0-1....1-2....1-0
LIGIA...................... 1-0....1-2....1-2
NUNO PAIVA................0-2....0-2....2-0
COTRIM................... 1-2....0-1....2-1
FRANCISCO............... 0-1.... 1-1....1-0
FILOMENA................. 0-2.... 1-2....2-0
AZEVEDO..................0-1....0-1....2-0
PEDRO PEREIRA......... 0-3.... 0-2....3-0
VALENTE..................0-1....0-1....3-0
MIRANDA..................0-2....1-3....1-0
CÁTIA PALHA...............0-2....0-0....1-0
RICARDO DANIEL......... 0-2....1-1....2-0
REDONDEIRO..............1-1....0-2....1-1

E A CLASSIFICAÇÃO está ASIM:
.
1..FILIPA.....................23../DOMESTICOS/BENFICA
2..Vitor Santos...............32../SQQ/ATLETICO
...Nuno Paiva................32../GRP.DESK/BENFICA
3..Rita........................36.. EUROPA 1 SPORTING
...Cátia Palha...............36../LISCI/PORTO
4..Pedro G.Vaz..............37../LISRY/BENFICA
5..Ricardo Daniel...........41../LISRY/SPORTING
...Filomena.................41../.AVAILABILITY/SPORTING
...Tavares...................41../EUROPA 1/BENFICA
6..Cotrim.....................42../GRP.DESK/BENFICA
7..Azevedo...................43../LISRY/SPORTING
8..Herdeiro...................44../DOMESTICOS/SPORTING
...Fernando.................44../EUROPA 2/BENFICA
9..Pedro Pereira............45../AVAILABILITY/BENFICA
...Nuno Matos...............45../AMERICAS/BENFICA
10.Augusto...................46../LISRL/SPORTING
...Lígia.......................46../DIR.REV/BENFICA
11.Peixoto....................49../EX-RC/BENFICA
12.Miranda...................60../AMERICAS/BENFICA
13.Francisco.................62../AFRICAS/SPORTING
14.Valente....................64../EUROPA 1/SPORTING
17.Redondeiro...............69../SQQ/BENFICA

Preliminares

.
Dois amigos de Lisboa, viajavam de carro através da planície alentejana. Um deles era ventriloco. Às tantas avistaram um pastor com um rebanho de cabras e ovelhas. Pararam e resolveram divertir-se com o bom homem.
-
-"Oh compadre, ouvimos dizer que cá no Alentejo os animais falavam"
-"Vocemecês caíram no conto do vigário, aqui os animais não falam"
-"Podemos falar aí com as suas cabras?"
-"O rebanho é vosso," (e falando para os seus botões)" pobrezinhos, enfiaram-lhes o garruço"
Aí ,o que era ventriloco perguntou, dirigindo-se a uma cabra:" Com quem dormiste esta noite?"
-"Foi com o bode" mimou ele a voz da cabra.
-"Olha , afinal o senhor estava a dizer a verdade, ela falou"
-"Eu não lhe disse?", "olhe posso falar também ali com a sua égua?
-"Não senhor, com essa não fala, que ela é mentirosa",'"

quinta-feira, abril 20, 2006

VASCO DA GAMA

.
A TRANCA CONTINUA A VASCULHAR A HISTÓRIA
NO SENTIDO DE REPÔR A VERDADE. DEPOIS DO
MATERIALISMO HISTÓRICO, DAS HISTÓRIA
DAS IDEIAS OU IDEAL E DA NOVA HISTÓRIA
DE FERDINAND BRAUDEL, CRIAMOS A HISTÓRIA
CRUA, ONDE SÓ A VERDADE CONTA:



Ao contrário do que Luis de Camões nos impingiu naquele livrinho de aventuras que esteve para ser história de quadradinhos, os Lusíadas, Vasco da Gama não descobriu coisa nenhuma o caminho marítimo para a India, pois ele, quando saíu da Rocha do Conde de Óbidos na sua Nau Catrineta, já levava na sua pastinha tipo James Bond, um mapa comprado numa feira de ciganos nos arredores de Roma, conhecida por "Porta Portese", pelo seu amigão e companheiro de beliche na tropa, o Pero da Covilhã ,no âmbito duma operação de espionagem industrial, iniciada no Oriente.

Um mapa. dizíamos, com a chamada "Rota do Cabo" bem desenhada, com legendas em português, swailli e kinbundo, da Zambujeira do Mar a Calicute, Mombaça e Goa, com night stops e transfers incluídos em 10 cidades da costa ocidental e oriental de Africa, com vouchers para sight seeings, espectáculos circenses, life shows hétero e homo, stripes, ladies night, operas rock e convencionais, missas negras, danças tribais e orgias temáticas.
Pero da Covilhã havia estado incógnito no Oriente, tendo chegado por terra a Ormuz e Goa, via Persia ,Afeganistão (quando ainda se chamava India de Alá) e Kyber Pass.
Conhecedor da língua árabe, fora escolhido por D.João II para , como agente duplo, ir à India e Abissinia colher informações sobre as rotas do comércio das especiarias e o poder militar de Prestes João , o imperador cristão nestoriano, do reino cristão-monofisita da Abissinia, o tal que se dizia ser descendente de Baltazar, um dos Reis Magos do Presépio, o colorido..
As especiarias eram o petróleo da Idade Média, Os lucros da sua comercialização sustentavam a opulenta Veneza e os seus Dodges Giovanni Mocenigo , Marco e Agostino Barbarigo e os riquissimos Califados do Golfo Persico.
O preço das pimentas , dos coloraus, dos gengibres ocres, tomilho, cravo de cabecinha, canela, nós moscada, cravinho, cravão, caril, pó d'alho, hipericão, pau de Cabinda, pau d'arco, pau de brututu ,tornavam-se probitivos dadas as dificuldades de transporte por terra, da longa duração da viagem, dos custos variáveis , dos maus caminhos, dos assaltos, das portagens, das associações de utentes....
As especiarias chegavam à Laguna de Veneto em barcaças Venezianas que as iam comprar às costas de Alexandria, Cairo, Tunes e Tripoli, onde chegavam em expedições cameleiras de vendilhões berberes, vindas do Reino do Prestes, e era da Piazza de San Marcos que partiam para a Europa.

Mas voltemos ao nosso Vasco da Gama .

Vasco foi um adolescente problemático.
Muito influenciável, espirito fraco, deixava-se arrastar pelas más companhias para tudo o que eram modas imbecis, colecções patetas, vicios perigosos.
Cheirou cola, fumou charros, grafitou paredes, chulou garinas, vendeu relógios maradas, contrabandeou tabaco, papoilas, falsificou pão ázimo pra óstias, deu cápaéles em voos cheios, colecionou religiões, saltou de crença em crença, até por se apaixonar mistica e irracionalmente por Shiva . Por ela meteu-se no Yoga , (onde teve até um problema com uma hérnia discal difusa) snifou canela, e enquanto cantava "mantras ", pintava-se de dourado e entregava-se à sua deusa .


E foi esta doideira pela Shiva que o fez entrar no concurso para tripular a Nau Catrineta para a India.
Queria ir ao Oriente, sonhava encontrar a sua divindade, vê-la, senti-la, apalpá-la, adorá-la .
Copiou imenso e foi o primeiro nos testes. Foi escolhido (?) por via duma bruta cunha duma louraça açafata da Rainha Dona Leonor, com quem mantinha um negócio de lençóis.
Na época houve protestos enérgicos de Bartolomeu Dias e de Diogo Cão, denúncias de parcialidade, reclamações hierárquicas e processos arquivados, neste escândalo a que se chamou "processo do pito dourado".
Mas tudo acabou em pizza, e o Vasco lá partiu para a sua viagem de sonho.

Então o safado, aproveita-se do trabalhinho Jamesbondeano do seu amigo do peito, o Pero da Covilhã, leva a papinha feita ,segue o mapa desenhado pelo amigão, pela Rota do Cabo, chega a Brancória actual Pretória, alcança Mombaça. Calicute e Goa, e com a maior cara de pau, aceita as honrarias só para ele : desembarque triunfal como herói, os confetis, o foguetório, os presentes, as capas de revista, a careta em tudo que é gazeta, e em vez de ficar agradecido ao seu amigo e benfeitor, apaga-o da História como quem elimina uns gazes com um traque sonoto:
-"Que nome é que disse?? Pero da Covilhã? ...Connais pas..!!!Não conheço, ñão vejo as telenovelas da TVI...
Descartou-o como o Scolari fez ao Vitor Baía,como o Koeman ignorou o Quim, como o Portas tirou a Maria Barroso da Cruz Vermelha, como o Curado fez "delete" no Patricio, como o Estaline apagou o Trotsky da Revolução, como a Cleopatra esqueceu o António, como o Jardel nunca esteve no Sporting...

.

preliminares

..
À porta do céu, um tipo furioso protestava perante o S. Pedro:
- Meu bom santo, o que fiz eu para estar aqui? Tenho 35 anos, estou em plena forma fisica, não bebo, não fumo, faço uma vida de acordo com as regras dos bons custumes, e agora estou aqui! Certamente houve um engano!
O S. Pedro responde:
- Bom, não é usual nós cometermos erros, mas enfim, vou verificar! Como te chamas?
- Vicente, João Diogo.
- Sim... Profissão?
- Mecânico de automóveis!
- Ok, cá está a tua ficha. João Diogo Vicente, mecânico de automóveis! Você morreu de velhice!!!!!
- De velhice?????!!!! Mas não é possivel, eu tenho somente 35 anos...
- Isso eu não sei, mas fazendo as contas a todas as horas de mão-de-o bra que facturaste aos clientes, isso perfaz 123 anos!

DIA DO HOMEM

..
A ONU DEU LUZ VERDE À INSTITUCIONALIZÇÃO
DO DIA DO HOMEM, FACE ÀS PREMISSAS ADIANTADAS
POR ORGANIZAÇÕES MASCULINAS
.
Dia Internacional do Homem


Razões dos postulantes:

1 - Quem é obrigado a erguer os pés quando ela está a limpar a casa?

- O prestativo homem!


2 - Quem se veste como pinguim no dia do matrimónio?

- O humilde homem!


3 - Quem é que, apesar do cansaço e do stress, jamais poderá

fingir um orgasmo?

- O sincero homem!


4 - Quem é obrigado a sustentar a amante esbanjadora?

- O abnegado homem!


5 - Quem se expõe a levar uma bronca só porque ficou a trabalhar

até bem mais tarde, com aquela nova secretária boazona?

- O fiel homem!


6 - Quem, na hora do sexo, fica a maior parte do tempo com

o rosto voltado para o colchão ao invés de desfrutar da maravilhosa

decoração do tecto?

Quem tem que aguentar os gritos e os gemidos nos ouvidos?

- O sacrificado homem!


7 - Quem se expõe a uma úlcera, devida ao stress, por chegar

em casa e não encontrar a limpeza terminada, a comida quentinha,

as crianças com o banho tomado e a roupinha trocada, os bichinhos

de estimação limpos e bem alimentados, a roupa lavada e passada,

a cozinha limpa e o jornal já posto sobre a mesa?

- O doce homem!


8 - Quem se abala e se mortifica cada vez que repreende ou

espanca a esposa?

- O terno homem!


9 - Quem corre o risco de ser roubado ou morrer apunhalado à saída dos

bares, cada vez que participa nessas maçantes reuniões nocturnas com os

amigos, enquanto a mulher está bem segura na sua cama?

- O desprotegido homem!


10 - Quem é submetido ao trabalho desgastante de 40 horas semanais para

poder pagar as contas de água e energia eléctrica, despesas geradas pela

mulher que não faz outra coisa senão passar, limpar, usar o aspirador e

lavar durante pelo menos umas 10 horas diárias?

- O sofrido homem!


11 - Quem é o encarregado de matar as baratas e os ratos da casa

porque ela sente pavor?

- O valente homem!

12 - Quem segura a "cauda do rojão", quando chega em casa com

marca de batom na camisa, e é obrigado a dar explicações que nunca

são aceites? Por acaso ninguém pode ter um amigo que trabalhe como

palhaço? Ou ter abraçado uma tia na rua, daquelas que se enchem

de maquilhagem?

- O incompreendido homem!


13 - Quem é que tem de barbear-se todos os dias?

- O pobre homem (e ás vezes sogras também)!


14 - Quem é que jamais pede que lhe repitam uma pergunta, toma

banho e se veste em menos de vinte minutos?

- O ágil homem!


15 - Quem é que tem de segurar a vontade de chorar?

- O equilibrado homem (macho não chora...)!

16 - Quem é que tem de gastar consideráveis somas de dinheiro comprando

presentes para o Dia das Mães, Da Esposa, Da Secretaria (não só para aquela

nova boazona!), Da Amizade, Natal, Páscoa, Aniversário e outras festas

inventadas para satisfazer a mulher?

- O dadivoso homem!


17 - Quem jamais conta uma mentira?

- O ético homem (sempre inocente, até prova em contrário)!


18 - Quem cede o nome para os recibos das despesas, para a lista telefónica

e para a escritura da casa?

- O valoroso homem!


19 - Quem é obrigado a ver a mulher com os rolinhos nos cabelos e a cara

cheia de cremes?

- O compreensivo homem!

20 - Quem lê isto ás escondidas para poder dar boas risadas, já que se for

surpreendido corre o risco de ser agarrado pelo pescoço?

- O vigiado homem!

quarta-feira, abril 19, 2006

preliminares

.
Na prisão, um preso vira-se para o outro, e pergunta:
-Por que é que estás aqui?
-Concorrência comercial.
-Como assim?
-O governo e eu fabricamos notas iguais.

O BARÇA GANHOU EM MILÃO

.

O BARCELONA EXULTA COM A
SUA VITÓRIA FRENTE AO MILÃO
E CAMINHA PARA A FINAL..
.


Este Barça huele a campeón de Europa
LA SUERTE DE LOS CAMPEONES. Han tenido que pasar casi cincuenta años desde que el Barça, entonces dirigido por Helenio Herrera, ganara por última vez al Milan en San Siro. Y lo ha hecho un gran Barça, el de Rijkaard, el que va como un cohete hacia la final de la Champions, el que confirma su condición de mejor equipo de Europa. Y es que este Barça ya ha ganado esta temporada en los campos del Madrid, del Chelsea y del Milan, solo fallò dela Luz, lo que demuestra su enorme categoría y que ha adquirido la madurez necesaria para ser campeón.


A PASSE AÇUCARADO DE RONALDINHO, GIULY MARCA UM GOLO FABULOSO

terça-feira, abril 18, 2006

ANTERO DE QUENTAL, nasceu a 18 de Abril

..
A TRANCA LEMBRA UM GRANDE
VULTO DA NOSSA LITERATURA
NA DATA DO SEU NASCIMENTO
18 DE ABRIL
.
Antero de Quental
1842 - 1891


Antero Tarquínio de Quental era originário dos Açores, tendo nascido em Ponta Delgada a 18 de Abril de 1842. É possível que a tradição familiar tenha contribuído para a sua inclinação humanística, dado que entre os seus antepassados havia um pregador de mérito, P. Bartolomeu de Quental, e um poeta amigo de Bocage, o avô André Ponte de Quental. Recebeu da família, principalmente de sua mãe, uma educação religiosa e tradicional, que viria a abandonar mais tarde, nos seus aspectos mais visíveis, se bem que tenha conservado até ao fim um fundo de religiosidade.

Frequentou, em 1852, o Colégio do Pórtico, em Ponta delgado, na altura em que Castilho era o seu director. Veio para o continente em 1855, matriculando-se inicialmente no Colégio de S. Bento, em Coimbra, frequentando depois o curso de direito, entre 1858 e 1864. Durante a juventude publicou diversos textos nos jornais "Prelúdios Literários", "O Académico" e "O Instituto".

Em 1861 publicou a primeira obra em livro, Sonetos, seguida nos anos seguintes por Beatrice (1863), Fiat Lux! (1863) e Odes Modernas (1865). Em Coimbra foi presidente de uma organização secreta, de contestação à tradição académica, a "Sociedade do Raio". É também desta época o seu interesse pelas ideias socialistas e pela filosofia. Torna-se um leitor atento de Proudhon e Hegel.


Em 1865 desencadeou uma acirrada polémica com os escritores românticos, ao reagir à carta-prefácio de Castilho que apresentava o livro Poema da Mocidade, de Manuel Pinheiro Chagas. Na sua carta, Castilho criticava os jovens escritores de Coimbra, tendo Antero reagido com o famoso folheto Bom Sendo e Bom Gosto. Num segundo texto, A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais, defendia a ideia de que a literatura deveria ter uma função social, por oposição ao lirismo ultra-romântico. Ramalho Ortigão envolveu-se também na polémica ao lado de Castilho, tendo mesmo travado um duelo com Antero. A "Questão Coimbrã" marca a entrada em cena de uma nova geração literária, que pretendia demarcar-se da escola romântica — a Geração de 70.

Concluído o curso, Antero voltou aos Açores por pouco tempo, instalando-se depois em Lisboa (1866). Viveu durante alguns meses em Paris, onde trabalhou como tipógrafo. A sua intenção era conhecer de perto o modo de vida das classes trabalhadoras, movido pelos ideais socialistas que então defendia.

Novamente em Lisboa, colaborou com José Fontana na organização de associações operárias e na divulgação das ideias revolucionárias. Nesta fase publicou regularmente textos de carácter político e literário nos jornais "Diário Popular", "Jornal do Comércio" e "O Primeiro de Janeiro". Foi na casa que partilhava com Jaime Batalha Reis que nasceu o chamado grupo do "Cenáculo", espécie de tertúlia onde se discutiam as novas ideias que chegavam de França.

Entre 1870 e 1872, integrou a redacção de jornais de orientação socialista: "A República" e o Pensamento Social". Em 1872 ajudou a fundar a Associação Fraternidade Operária, que era a representante em Portugal da 1ª Internacional Operária.

Dentro do mesmo espírito de intervenção, participou em 1871 na organização das "Conferências do Casino", tendo sido o autor de um dos textos mais célebres dessa série — Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos Últimos Três Séculos.

Em 1973 o pai faleceu e a herança permitiu a Antero viver nos anos seguintes em desafogo económico. Em 1876 faleceu a mãe. Por essa altura já ele era afectado por crises de depressão que ajudam a explicar o abrandamento da sua actividade política e literária. Em 1875 encontramo-lo a dirigir com Batalha Reis a "Revista Ocidental". Os anos seguintes são de pessimismo e desilusão, bem evidentes nos Sonetos Completos (1886).

Em 1881 instalou-se em Vila do Conde e procurou assegurar a educação das filhas de Germano Meireles, após o falecimento do amigo. Os anos seguintes foram de relativa calma, depois da agitação que a depressão lhe trouxe.

Em 1890 presidiu à Liga patriótica do Norte, um dos movimentos nacionais de reacção ao ultimato inglês, que obrigava Portugal a renunciar à ocupação das terras situadas entre Angola e Moçambique. É provável que a constatação do estado de decadência a que o país chegara tenha contribuído para agravar a sua tendência crónica para a depressão. Foi neste ano que publicou na "Revista de Portugal", dirigida por Eça de Queirós, um dos textos mais importantes da filosofia portuguesa — Tendências Gerais da Filosofia na Segunda Metade do Século XIX.

No ano seguinte, regressou aos Açores, suicidando-se a 11 de Setembro (1891).

SONETO DE ANTERO:

O PALÁCIO DA VENTURA*

Sonho que sou um cavaleiro andante.

Por desertos, por sóis, por noite escura,

Paladino do amor, busco anelante

O palácio encantado da Ventura!



Mas já desmaio, exausto e vacilante,

Quebrada a espada já, rota a armadura...

E eis que súbito o avisto, fulgurante

Na sua pompa e aérea formosura!



Com grandes golpes bato à porta e brado:

Eu sou o Vagabundo, o Deserdado...

Abri-vos, portas de ouro, ante meus ais!



Abrem-se as portas d' ouro, com fragor...

Mas dentro encontro só, cheio de dor,

Silêncio e escuridão - e nada mais!

..
Bibliografia:
Sonetos, 1861
Beatrice, 1863
Fiat Lux!, 1863
Odes Modernas, 1865
Bom Senso e Bom Gosto, 1865
A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais, 1865
Defesa da Carta Encíclica de Sua Santidade Pio IX, 1865
Portugal perante a Revolução de Espanha, 1868
Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos Últimos Três Séculos, 1871
Primaveras Românticas, 1872
Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa, 1872
A Poesia na Actualidade, 1881
Sonetos Completos, 1886
A Filosofia da Natureza dos Naturalistas, 1887
Tendências Gerais da Filosofia na Segunda Metade do Século XIX, 1890
Raios de Extinta Luz, 1892

preliminares

.
Um miúdo vê um burro excitado e grita para a mãe:
- Mamã,se a pila do burro é assim,imagino a do papá que é licenciado...

guerra de imagens

..
O CAMBALHOTAS

domingo, abril 16, 2006

palpites - 7ª.jornada

.
O FERNANDO FOI O VENCEDOR DA7ª.JORNADA,
A FILIPA, MANTEM A LIDERANÇA
AMPLIANDO O AVANÇO PARA 9 PONTOS
SOBRE O VITOR SANTOS E O NUNO PAIVA.
.

.
JOGOS
.
PORTO-U.LEIRIA...1-0 (Filipa,Rita,Augusto,Pedro G.Vaz)
AMADORA-SPORTING.0-0 (Redondeiro)
BOAVISTA-BENFICA.0-2 (Peixoto,Fernando)
.
Na jornada:
.
1.FERNANDO...2
2.Filipa...3
3.Cátia Palha...4
4.Ligia,Cotrim,Peixoto...5
5.Nuno Paiva,Rita,Pedro G.Vaz,Redondeiro...6
6.Vitor Santos, Nuno Matos,Augusto...7
7.Tavares,Filomena,Pedro Pereira,Miranda,Ricardo Daniel..8
8.Valente...10
9.Augusto...11
10.Francisco, Herdeiro...12
.
E A CLASSIFICAÇÃO FICOU ASIM:
.
1..FILIPA.....................23../DOMESTICOS/BENFICA
2..Vitor Santos...............32../SQQ/ATLETICO
...Nuno Paiva................32../GRP.DESK/BENFICA
3..Rita........................36.. EUROPA 1 SPORTING
...Cátia Palha...............36../LISCI/PORTO
4..Pedro G.Vaz..............37../LISRY/BENFICA
5..Ricardo Daniel...........41../LISRY/SPORTING
...Filomena.................41../.AVAILABILITY/SPORTING
...Tavares...................41../EUROPA 1/BENFICA
6..Cotrim.....................42../GRP.DESK/BENFICA
7..Azevedo...................43../LISRY/SPORTING
8..Herdeiro...................44../DOMESTICOS/SPORTING
...Fernando.................44../EUROPA 2/BENFICA
9..Pedro Pereira............45../AVAILABILITY/BENFICA
...Nuno Matos...............45../AMERICAS/BENFICA
10.Augusto...................46../LISRL/SPORTING
...Lígia.......................46../DIR.REV/BENFICA
11.Peixoto....................49../EX-RC/BENFICA
12.Miranda...................60../AMERICAS/BENFICA
13.Francisco.................62../AFRICAS/SPORTING
14.Valente....................64../EUROPA 1/SPORTING
17.Redondeiro...............69../SQQ/BENFICA

preliminares

..
Cientista japonês descobre novo Viagra feminino, o produto é conhecido pelos
japoneses pelo nome de KATON.
- "Quando dá o KATON para mulher, diz o japonês, "ella fica alegre,
calinosa,
bundosa non??. Beija-te e ablaça-te o dia inteiro e a noite intelinha. Não
dá sossego, ella querer tlansar quantas vezes aguentar. Só te chama de meu
amor, minha vida, adolo-te. Amo-te! ! !"
Aí, perguntaram para o japonês :
- "Puxa este produto é fantástico mesmo???"
- "SIM ! SIM ! SIM ! Galantido, non??" - respondeu o japonês - "Funciona
mesmo!
Non falha non!"
- "Perguntaram novamente ao japa, mas o nome é mesmo... KATON?"
- "SIM ! ! ! É KATON... KATON DE CLÉDITO."

sábado, abril 15, 2006

palpites - informação parcial

.

A FILIPA, A RITA, O AUGUSTO E O PEDRO GUEDES VAZ
ACERTARAM NO PORTO, 1 U.LEIRA,0, E APROVEITANDO-
SE DA PERDA DE 1 PONTO PELO NUNO PAIVA E 2 PE-
LO VITOR SANTOS, A FILIPA AUMENTOU O AVANÇO PA-
RA 8 PONTOS DOS SEGUNDOS, AGORA O NUNO PAIVA E
O VITOR SANTOS.
.
PARCIAL ATÉ LOGO AO FIM DA TARDE:

1.FILIPA....19
2.Vitor Santos,Nuno Paiva...27
3.Rit...29
4.Pedro G.Vaz...30
5.Cátia Palha,Azevedo...33

sexta-feira, abril 14, 2006

os nossos artistas - JOSÉ CASCADA

.

A nossa Galeria relembra obra da casa.
O CASCADA, para além de grande animador da velha TRANCA, com textos e desenhos, lembremos que o textos finais de: "FRANKENSTEIN DO RC",do ex-libris "ARAGONESA DOS MILAGRES" , "O RC ACABOU", "CREDO", "HISTÓRIA DA OCIDENTAL PARANÓIA" foram de sua autoria, é hoje em dia um enorme pintor.

Este quadro tem história. Foi concebido a partir de vários desenhos de "jogadores de futebol" rabiscados em milhentos papéis por mim (Herdeiro). Um dia o CASCADA, achando piada ao movimento dos rabiscos,pediu-me uns tantos ,e mais tarde ,apareceu com esta espantosa obra, que para mim ,representa os tais jogadores, e que pode significar para outros, sei lá, bailados, manifs, multidões. É espantoso o efeito da luz , côres e movimento

gente do rc

..

NA FESTA DO CANDEIAS, O GIOVANNI, O TOMÉ GOMES, O FAUSTINO , O LEANDRO E O AZEVEDO

quinta-feira, abril 13, 2006

PALPITES - 7.JORNADA

..
CHEGAMOS À 7ª.JORNADA COM A
FILIPA FIRME NO COMANDO SE-
UIDA A 5 E 6 PONTOS DE DIS-
TÂNCIA PELO VITOR SANTOS E
PELO NUNO PAIVA.


JOGOS
.
PORTO-U.LEIRIA../.AMADORA-SPORTING../.BOAVISTA-BENFICA
.
NUNO MATOS........... 2-0....1-1....1-1
HERDEIRO................ 0-1....1-0....1-0
PEDRO G.VAZ............ 1-0....0-1....1-1
PEIXOTO.................. 2-0....2-1....0-2
FILIPA......................1-0....0-1....0-1
RITA....................... 1-0....1-0....0-0
AUGUSTO................. 1-0....1-1....2-0
VITOR S.................... 3-0....0-2....1-2
J.TAVARES................ 2-0....1-1....0-2
FERNANDO................ 2-0....1-1....0-2
LIGIA...................... 2-0....1-0....0-1
NUNO PAIVA................2-0....0-2....0-1
COTRIM................... 2-1....1-1....0-1
FRANCISCO............... 1-1.... 1-2....1-1
FILOMENA................. 2-0.... 1-1....1-0
AZEVEDO..................2-0....1-2....1-0
PEDRO PEREIRA......... 4-0.... 2-0.... 0-1
VALENTE..................2-0....0-3....1-1
MIRANDA..................0-1....1-1....1-3
CÁTIA PALHA...............2-0....1-1....1-2
RICARDO DANIEL......... 2-0....0-1....1-1
REDONDEIRO..............1-3....0-0....1-3
.
é ESTA A CLASSIFICAÇÃO ACTUAL:

1..FILIPA.....................20../DOMESTICOS/BENFICA
2..Vitor Santos...............25../SQQ/ATLETICO
3..Nuno Paiva................26../GRP.DESK/BENFICA
4..Rita........................30.. EUROPA 1 SPORTING
5..Pedro G.Vaz..............31../LISRY/BENFICA
6..Cátia Palha...............32../LISCI/PORTO
...Azevedo...................32../LISRY/SPORTING
...Herdeiro...................32../DOMESTICOS/SPORTING
7..Ricardo Daniel...........33../LISRY/SPORTING
...Filomena.................33../.AVAILABILITY/SPORTING
...Tavares...................33../EUROPA 1/BENFICA
8..Pedro Pereira............37../AVAILABILITY/BENFICA
...Cotrim.....................37../GRP.DESK/BENFICA
9..Nuno Matos...............38../AMERICAS/BENFICA
10.Augusto...................39../LISRL/SPORTING
11.Lígia.......................41../DIR.REV/BENFICA
12.Fernando.................42../EUROPA 2/BENFICA
13.Peixoto....................44../EX-RC/BENFICA
14.Francisco.................50../AFRICAS/SPORTING
15.Miranda...................52../AMERICAS/BENFICA
16.Valente....................54../EUROPA 1/SPORTING
17.Redondeiro...............63../SQQ/BENFICA

preliminares

..
Um tipo está a jogar ténis e leva com uma bola forte no pénis. Em absoluta
agonia, dirige-se ao médico.
- "Doutor, veja lá o que pode fazer por mim. Vou casar para a semana, a
minha noiva é virgem e tenho de poder cumprir com as minhas obrigações
maritais."
- "Não se preocupe, vou tratar de si de modo a que esteja tudo em ordem para
o dia do seu casamento"
Então, agarra em 4 pauzinhos que habitualmente usava para examinar a
garganta aos pacientes, e com alguma fita adesiva consegue prendê-los de
forma a criar um perfeito invólucro. O tipo não conta nada à noiva,
casam-se, e na noite de núpcias, já na privacidade do quarto, a noiva fogosa
arranca os botões da blusa e mostra-lhe os peitos, exclamando:
- "És o primeiro! Nunca nenhum homem tocou estes seios!"
Para não ficar atrás, o noivo abre a braguilha, arreia as calças e exclama:
- "Olha, vês? Até ainda está encaixotado e tudo!"*

guerra de imagens

.

quarta-feira, abril 12, 2006

BRASILEIRÃO, começa com 56 que passaram por Portugal

.
No próximo fim de semana começa o Campeonato Brasileiro de Futebol.
Vários cracks que passaram pelo futebol português vão estar na disputa, mais precisamente 56 , donde se destacam nomes como :



JARDEL - EX Porto e Sporting
ROGER - ex.Benfica
LEO LIMA Ex-Porto
ROGERIO ex.Sporting
CARLOS ALBERTO - ex-Porto
CLAUDIO PIT BULL ex-Porto
.
Mas vejamos a lista completa onde vão jogar quem são, , e em que clubes portugueses jogaram em Portugal:
:
BOTAFOGO

CHRISTIAN....Maritimo, Estoril e Farense
LIRA..............Académica
ZÉ ROBERTO....Académica B
.
FLAMENGO
.
LEONARDO MOURA...Braga
CESAR RAMIREZ.......Sporting
DIEGO DE SOUSA......Benfica
RENATO.....................Belenenses
WALTER MINHOCA.....Maritimo
.
FLUMINENSE.


ROGÉRIO...................Sporting
CLAUDIO PITBULL......Porto
TIAGO SILVA..............Porto B
EVANDO....................Setubal e Amadora
.
VASCO


EDILSON....................Benfica
VALDIRAM.................Belenenses
FABIO JUNIOR...........Guimarães
ALBERONI.................U.Leiria
RICARDINHO..............P.Ferreira
.
CRUZEIRO
.
LEANDRO DO BONFIM.....Porto
LEANDRO........PORTO
FÁBIO SANTOS....NACIONAL
LUISINHO......NACIONAL
.
CORINTHIANS
.

ROGER............BENFICA
CARLOS ALBERTO...PORTO
RUBENS JUNIOR....PORTO E GUIMARÃES
.
FORTALEZA
.
PRETO GRANDE....ACADEMICA
GEUFER..........NACIONAL, U.LEIRIA UNIÃO DA MADEIRA
.
INTER DE PORTO ALEGRE
.


TINGA....SPORTING
MICHEL...NACIONAL
.
SÃO PAULO
.
RODRIGO FABRI....SPORTING
ALEX DIAS........BOAVISTA
LIMA.............BRAGA
.
SANTOS
.

LEO LIMA........PORTO
WENDEL..........NACIONAL
RONALDO.........BENFICA
.
PALMEIRAS
.

GAMARRA......BENFICA
RICARDINHO...NACIONAL PORTIMONENSE
.
JUVENTUDE
.
CRISTIANO.....BEIRA MAR BENFICA BELENENSES
.
PARANÁ.
.
EMERSON......BELENENSES
BETO.........BELENENSES
JONATHAN.....BEIRA MAR

.

DATA ÚNICA

..
Na quarta feira , 4 de Maio, 2006, 2 minutos e 3 segundos depois da 1:00 AM da manhã, as horas e o dia serão assim:

01:02:03 04/05/06

terça-feira, abril 11, 2006

LISBOA, 1910 LISBOA, 2006

..



ALCÂNTARA, 1910, RUA PRIOR DO CRATO, FOTOS DO MESMO ANGULO, SEPARADAS POR 94 ANOS

PRELIMINARES

..
Dois amigos encontram-se na hora de almoço,
- Eh pá, nem imaginas, agora com esta inflação chego a meio do mês e nem dinheiro tenho para comer... Ando aqui com uma fome que nem imaginas...
- Pois é, comigo passa-se o mesmo. Olhativeuma ideia: vamos ali comprar uma banana que depois te conto!
E lá foram comprar a banana. O primeiro diz:
- Agora vamos ali àquele restaurante e comemos de tudo e mais alguma coisa que vier... E depois a conta deixa comigo!
- A SÉRIO?!?! Então vamos lá... E lá foram...
Comeram e beberam até não poderem comer mais.
No fim veio a conta:
- Agora eu meto a banana no meio das pernas, tu agachas-te por debaixo da mesa e chupas na banana.
E assim foi feito! Diz o empregado quando os vê:
- Seus porcos, seus nojentos, fora daqui e não voltem mais!!!
Passado uma semana de incursões a restaurantes sem pagar:
- Eh pá, isto da banana já está a ficar muito conhecido e já nem me atrevo a ir a nenhum restaurante aqui do sitio sem ser reconhecido.
- Banana? Qual banana? Isso foi só no primeiro dia...

BERLUSCONI PERDE

..
ELEIÇÕES ITALIANAS.

VITORIA DE PRODI E DA SUA UNIÃO DE ESQUERDA QUE VENCE A "CASA DA LIBERDADE" DE BERLUSCONI

A União de esquerda liderada por Romano Prodi venceu o escrutínio no Senado e a sua vitória nas duas câmaras permite-lhe formar o próximo governo italiano.

Segundo os dados da televisão SKY TG24, a coligação de esquerda obteve quatro dos seis lugares de senador eleitos pelos italianos no estrangeiro, alcançando assim uma maioria de 158 dos 314 assentos no Senado.

Os resultados totais oficiais ainda não estão disponíveis, mas os conhecidos neste momento confirmam a vantagem da União de Prodi na contagem dos boletins do estrangeiro.


Pela nova legislação, o Partido ou coligação vencedor, ganha um bónis ou prémio, e é-lhe assegurada a maioria com 340 assentos no Parlamento, cabendo à Coligação derrotada 278 lugares.



VOTOS DOS ITALIANOS RESIDENTES EM PORTUGAL
.
-------votos - %
L'UNIONE 446 48,11 -
FORZA ITALIA 252 27,18 -
UDC 70 7,55 -
PER ITALIA NEL MONDO 52 5,61 -
DI PIETRO IT. VALORI 40 4,31 -
LEGA NORD 31 3,34 -
P.ITALIANI NEL MONDO 24 2,59 -
ALTRASICILIAPERILSUD 5 0,54 -
U.D.EUR POPOLARI 4 0,43 -
FIAMMA TRICOLORE 3 0,32 -

segunda-feira, abril 10, 2006

sobre berlusconi eles disseram

.

Berlusconi é um caso à parte, uma estrela mediática popular, um ópera pop, o homem das piadas escabrosas ainda não tiha 60 anos , quando se apercebeu, em 1994, que a operaão mãos limpas, lhe iria tirar o que tinha construído. Então formou un Partido e conquistou o PODER nas eleições. Em vez de acabar na prisão ou de se suicidar , como outros protagonistas da operação anti corrupção,institiu um novo sistema político no país de Maquiavel, legislando em causa própria .
(GIULIANO FERRARA-IL FOGLIO)
.
Grande parte dos eleitores de Berlusconi, dizem os estudos, é gente de classe baixa que vê o mundo e o país através da televisão. Por isso a Itália afundou-se e eles não deram por nada, e a vidsa real não tem nada a vêr com a televisão
(DANIEL OLIVEIRA)
.
Berlusconi introduziu em Itália as ideias políticas dos neo-conservadors norte americanos e dos seus derivados teo-conservadores ou "ateus-piedosos". Os primeiros oferecem à globalização económica uma nova ordem ideológica e social, os segundos interessam-se por um mecanismo de consenso que as igrejas conseguem e tentam aproveitá-l0s eleitoralmente.
(ROSSEND DOMENECH)

eleições ITÀLIA - Ultima hora

..
aS URNAS FECHARAM AO MEIO DIA
.
SONDAGENS DE ULTIMA HORA

PRODI - 50.4
BERLUSCONI 48.6


DO CORRIERE DELLA SERA

Elezioni 2006, Unione in vantaggio
Proiezioni, al Senato scarto minimo:
l'Unione al 50,4% la Cdl al 48,6%
Seggi: 158 al Centrosinistra, 151 al Centrodestra

50% - 54% 50,4% 45% - 49% 48,6%

preliminares

.
lamentava-se a moçoilinha:

-A mim só me pegam só me ralham!!! Dizia indignada.
-Vejam lá, o meu pai só me pega só me ralha!!!
-A minha mãe só me pega só me ralha!!!
-Até o meu irmão só me pega só me ralha!!!
-Só eu nunca pego nunca ralho!!!

domingo, abril 09, 2006

palpites - 6ª.jornada

..
TIVEMOS UMA JORNADA EM QUE SÓ NO
SETUBAL-BRAGA HOUVE QUEM ACERTASSE
NO RESULTADO 1-0. FORAM O PEDRO G
VAZ, O HERDEIRO, O TAVARES E A
FILOMENA.
O PEDRO G.VAZ FOI O VENCEDOR DA
JORNADA PERDENDO APENAS 6 PONTOS,
CONTRA 7 DO TAVARES.
A FILIPA CONTINUA
LÍDER COM OS MESMOS 5 PONTOS
DE AVANÇO SOBRE O VITOR SANTOS
E 6 SOBRE O NUNO PAIVA.



.
JOGOS.

SPORTING-PORTO...0-1
SETUBAL-BRAGA...1-0 (Pedro G.Vaz, Herdeiro,Tavares,Filomena)
BENFICA-MARITIMO...2-2
.
NA jornada
.
1.PEDRO G.VAZ...6
2.Tavares......7
3.Filomena,Herdeiro...8
4.Cátia Palha, Augusto,Francisco,Redondeiro...9
5.Fernando,Azevedo...10
6.Ligia, Peixoto,Cotrim, Miranda...11
7.Filipa, Rita, Nun Matos, Pedro Pereira...12
8.Vitor Santos,Nono Paiva...13
9.Ricardo Daniel...14
10.Valente...16
.
e na geral
.
1..FILIPA.....................20../DOMESTICOS/BENFICA
2..Vitor Santos..............25../SQQ/ATLETICO
3..Nuno Paiva................26../GRP.DESK/BENFICA
4..Rita........................30.. EUROPA 1 SPORTING
5..Pedro G.Vaz..............31../LISRY/BENFICA
6..Cátia Palha...............32../LISCI/PORTO
...Azevedo..................32../LISRY/SPORTING
...Herdeiro.................32../DOMESTICOS/SPORTING
7..Ricardo Daniel...........33../LISRY/SPORTING
...Filomena.................33../.AVAILABILITY/SPORTING
...Tavares....................33../EUROPA 1/BENFICA
8..Pedro Pereira............37../AVAILABILITY/BENFICA
...Cotrim......................37../GRP.DESK/BENFICA
9..Nuno Matos...............38../AMERICAS/BENFICA
10.Augusto....................39../LISRL/SPORTING
11.Lígia.......................41../DIR.REV/BENFICA
12.Fernando.................42../EUROPA 2/BENFICA
13.Peixoto....................44../EX-RC/BENFICA
14.Francisco.................50../AFRICAS/SPORTING
15.Miranda....................52../AMERICAS/BENFICA
16.Valente....................54../EUROPA 1/SPORTING
17.Redondeiro...............63../SQQ/BENFICA