domingo, dezembro 31, 2006

A TRANCA acha que vocês vão ter um ano de arrasar

.

A poucos minutos do fim do ano, a TRANCA
convoca todos a ter um ano 2007 de arrasar,
e ai dos que não tiverem.
Força pessoal.

preliminares

.
Um casal de aldeia vai ao ginecologista.
A mulher entra para o consultório e o marido fica sentado na sala de espera.
Lá dentro, o médico faz uma pergunta à mulher, ela fica perturbada e diz:
- Ó sô dótor deixe-me préguntar ao mê marido que ele é que sabe dessas cousas...
Abre a porta e grita cá pra fora:
- HÓ CHIIIIICOO... EU TENHO ORGASMOS?
- NÃO FILHA... TENS ADSE

sábado, dezembro 30, 2006

eles disseram

.
O PSD assemelha-se a um concurso de beleza.Os candidatos não parecem querer destronar Sócrates. Estão entretidos a estender a casca de banana a Marques Mendes
(FERNANDO SOBRAL- BLOG PULAR DO GATO)
.
(.)Transformámos o Natal num inferno(.)somos arrastados por um deboche consumista que reduz o essencial do Natal a uma vertigem consumista irracional e sem sentido que nos deixa estoirados, desesperados ,enervados com tudo, e finalmente de consciência pesada ao olharmos para o montão de presentes inúteis comprados pelo triplo do preço normal..
(MIGUEL SOUSA TAVARES)
.
Nem sempre uma escolha democrática é uma escolha saudável.Basta olhar para as nossas autarquias onde escolhas perfeitamente democráticas se limitaram a premiar o abuso e a corrupção
(JOÃO PEREIRA COUTINHO)

preliminares

.
DE ONDE ERAM ADÃO E EVA?

Um alemão, um francês, um inglês e um português comentam sobre um quadro de Adão e Eva no Paraíso. O alemão disse:
- Olhem que perfeição de corpos: ela esbelta e esguia, ele com este corpo atlético, os músculos perfilados... Devem ser alemães.
Imediatamente, o francês reagiu:
- Não acredito. É evidente o erotismo que se desprende de ambas as figuras... ela tão feminina... ele tão masculino... Sabem que em breve chegará a tentação... Devem ser franceses.
Movendo negativamente a cabeça, o inglês comenta:
- Que nada! Notem... a serenidade dos seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto. Só podem ser Ingleses.
Depois de alguns segundos mais de contemplação, o português exclama:
- Não concordo. Olhem bem: não têm roupa, não têm sapatos, não têm casa, só têm uma triste maçã para comer, não protestam e ainda pensam que estão no Paraíso. Só podem ser Portugueses!!!!...................

FERNANDO LOPES GRAÇA

.
A TRANCA LEMBRA O GRANDE
FERNANDO LOPES GRAÇA
QUANDO ACABA DE SE COMEMORAR
0S 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO


Decorridos cem anos desde o seu nascimento, Lopes-Graça merece ser principalmente recordado como compositor, como autor de uma vasta obra em que deu voz a uma forma interveniente e crítica de “ser” português.O fim do Estado Novo traduziu-se no reconhecimento oficial da importância de Lopes-Graça para a cultura portuguesa através de diversas homenagens e encomendas estatais. No que diz respeito à divulgação da sua obra, devemos referir a reedição, ao longo das décadas de 70 e de 80, dos seus livros numa colecção da Editorial Caminho e a gravação em disco de um considerável número de obras da sua autoria. Os anos transcorridos desde 1974 até ao seu falecimento foram para Lopes-Graça criativamente muito férteis. As duas sonatas para piano e um quarteto de corda, o impressionante Requiem para as vítimas do fascismo em Portugal (1979) e as Sete predicações de “Os Lusíadas” (1980), o bailado Dançares, uma sinfonia para orquestra de formação clássica, numerosas canções, composições instrumentais mais breves e peças de circunstância. Da sua última produção para voz e piano, destacam-se os Dez Novos Sonetos de Camões, Aquela nuvem e outras (sobre poemas infantis de Eugénio de Andrade) e canções sobre textos de Fernando Pessoa e José Saramago. No capítulo da música de câmara, as duas composições que dedicou ao agrupamento Opus Ensemble: as Geórgicas e os Sete apotegmas. Se o expressivo Requiem sintetiza a vertente mais dramática do seu catálogo, surgiram neste período outras composições com características novas. Lopes-Graça cultivou a partir dos anos 80 uma espécie de neoclassicismo revisitado para formações instrumentais que nunca tinham feito parte do seu catálogo. A Sonata nº 6, a Sinfonietta homenagem a Haydn e Geórgicas

Nascido em Tomar, em 1906, Fernando Lopes-Graça iniciou os seus estudos musicais na sua cidade natal, tendo-os concluído no Conservatório Nacional de Lisboa, que frequentou entre 1924 e 1931. Nessa instituição foi discípulo de piano dos professores Adriano Merea e José Viana da Mota, estudou composição com Tomás Borba e ciências musicais com Luís de Freitas Branco. Frequentou ainda o curso de Letras das Universidades de Lisboa (1928-31) e de Coimbra (1932-4), embora não chegasse a concluí-lo. As primeiras obras do seu catálogo foram apresentadas em Lisboa em concertos organizados em colaboração com outros colegas do Conservatório, na mesma época em que iniciava um notável trabalho como cronista musical, manifestando um raro talento literário e uma ampla cultura. Em 1932 começou a ensinar na Academia de Música de Coimbra, cidade onde permaneceu radicado até 1936. Os anos de Coimbra foram precedidos e encerrados com duas detenções por motivos políticos que o impediram de ensinar em escolas públicas durante os anos posteriores, apesar de ter ganho por oposição uma vaga de professor de piano no Conservatório Nacional de Lisboa em 1931. Estes anos coincidiram com um primeiro período, que poderíamos qualificar como modernista, do seu percurso como compositor, durante o qual o seu estilo revelou a influência de autores como Arnold Schönberg e Paul Hindemith. Nas suas primeiras obras, muitas delas destruídas ou revistas posteriormente, também se destaca um atento estudo da prosódia da língua portuguesa, manifestado nas suas canções de poetas como António Botto, Adolfo Casais Monteiro, José Régio ou Fernando Pessoa. O seu gosto pelos géneros vocais, estimulado pelo relacionamento constante com poetas contemporâneos, permaneceu ao longo de toda a sua vida.

Lopes-Graça instalou-se em Paris em 1937. Na capital francesa frequentou o curso de Musicologia da Sorbonne, assistindo às aulas de Paul-Marie Masson, e teve alguns contactos com o compositor Charles Koechlin. Em Paris compôs várias obras para piano, a música para o bailado realista La Fièvre du Temps e realizou as suas primeiras harmonizações para voz e piano de canções tradicionais portuguesas. Uma parte da sua produção derivou num “nacionalismo essencial”, nas suas palavras, caracterizado pelo tratamento do material retirado da música tradicional e pela assimilação dos seus rasgos harmónicos, melódicos e rítmicos. Temos dois exemplos na Sonata para piano nº 2 e na primeira versão do Quarteto com piano, onde a referência às canções populares surge junto com o uso de uma colorística harmonia e de ritmos percutidos alternados com polirritmias lineares. Esta nova tendência no seu estilo de compor manifesta a influência de Bela Bartók e de Manuel de Falla e a dos escritos de Koechlin publicados nestes anos.


Lopes-Graça regressou a Lisboa em 1939, retomando a sua actividade como cronista musical, musicólogo e professor e iniciando o seu labor como organizador de concertos e maestro coral. Ensinou piano, harmonia e contraponto na Academia de Amadores de Música e constituiu a sociedade Sonata que, entre 1942 e 1960, promoveu concertos apresentando programas inteiramente preenchidos por música do século XX. A sua primeira obra importante após o seu regresso de Paris foi o Concerto para piano e orquestra nº 1, composição que ganhou o primeiro prémio de composição patrocinado pelo Círculo de Cultura Musical em 1940, em cujo segundo andamento se torna explícita a admiração pela música de Maurice Ravel. Recebeu a mesma distinção em 1942, com a cantata História Trágico-Marítima sobre textos de Miguel Torga, em 1944, com a Sinfonia per orchestra, e, em 1952, com a Sonata para piano nº 3. Lopes-Graça também retomou as suas colaborações nas publicações periódicas Seara Nova e O Diabo como crítico musical e teatral. Participou, com Bento de Jesus Caraça, na organização da Biblioteca Cosmos e publicou vários livros onde, para além de editar selecções dos seus artigos jornalísticos, se dedicou à difusão de diversos assuntos de carácter musical.

Após a Segunda Guerra Mundial, grande parte da actividade de Lopes-Graça foi determinada pela sua participação no Movimento de Unidade Democrática, assim como no PCP, do qual se tornou militante por volta de 1944. É de 1945, por exemplo, o seu plano para a organização estatal da música, inédito até à sua publicação em 1989, um bom indício das esperanças postas na mudança política que foram partilhadas por muitos nesta época. É também deste ano o início da composição das célebres Canções Heróicas, canções de intervenção que Lopes-Graça, apesar da proibição que pesava sobre a sua apresentação pública, continuou a compor até 1974, e inclusive em anos posteriores. A criação, igualmente em 1945, do Coro do Grupo Dramático Lisbonense fez parte deste movimento. Este foi o antecedente do Coro da Academia de Amadores de Música, criado em 1950. Para além do trabalho de regência, Lopes-Graça escreveu para este agrupamento dezenas de harmonizações corais de canções tradicionais portuguesas, que constituíram o seu repertório. Por último, também em 1945, Lopes-Graça começou a colaborar regularmente na revista Vértice, onde publicou ao longo da segunda metade da década quatro artigos essenciais para entender as suas atitudes estéticas e políticas: “Necessidade e capricho da música contemporânea” (1945), “Sobre o conceito de popular na música” (1947), “O valor da tradição nas culturas musicais” e “Valor estético, pedagógico e patriótico da canção popular portuguesa” (ambos de 1949). O seu apreço reivindicativo da música tradicional continuou manifestando-se nas suas obras musicais da década de 50, nomeadamente na Sonata nº 3 e nas Glosas, ambas para piano.

O fim da sua actividade pedagógica na Academia de Amadores de Música, em 1954, foi consequência de um despacho ministerial que anulou a sua autorização para dar aulas em instituições privadas de ensino. Conseguiu, porém, manter a sua ligação com a instituição através da revista Gazeta Musical (1950-1957), fundada por ele juntamente com João José Cochofel, e da edição do Dicionário de Música (1954-8), empresa iniciada a partir do projecto de um dos seus professores, o então já falecido Tomás Borba, e através da direcção musical do mencionado Coro da Academia de Amadores de Música, que teve nestes anos um dos seus períodos de mais intensa actividade. O dicionário foi editado pela Editorial Cosmos e durante estes anos foi a principal fonte de ingressos do compositor. O seu encontro com Michel Giacometti data de fins da década de 50, quando após um primeiro encontro pessoal ambos deram início a uma colaboração que se manteve durante décadas. O primeiro fruto desta colaboração surgiu em 1960, ano em que foi editado o primeiro volume discográfico da colecção “Antologia da Música Regional Portuguesa”, dedicado à região de Trás-os-Montes. Ambos, em 1981, editaram no Círculo de Leitores o Cancioneiro Popular Português.

O desenvolvimento posterior da obra musical de Lopes-Graça permite definir uma terceira fase delimitada pelo Canto de Amor e de Morte, quinteto com piano composto em 1961, e a Sonata para piano nº 5, escrita em 1977. Estas duas obras contam-se entre a produção mais intensa e exigente em termos formais e expressivos do compositor, evidenciando as mudanças do seu estilo ocorridas durante a década de 60. Embora nunca tivesse abandonado completamente o uso da canção tradicional na sua obra, nestes anos o compositor passou a explorar de maneira intensiva o ritmo e a harmonia, sendo o trabalho sobre este parâmetro baseado na utilização de um número muito reduzido de relações intervalares, em estruturas muito densas. Esta é a época do Concerto da camera col violoncelo obbligato, encomenda de Mstislav Rostropovich que o interpretou em primeira audição num concerto em Moscovo, e do Quarteto de cordas nº 1, vencedor do prémio de composição Rainier III de Mónaco em 1965. Nesse ano foram gravadas pela primeira vez obras sinfónicas da sua autoria interpretadas pela Orquestra do Porto sob a regência de Silva Pereira, que tinha dirigido no ano anterior um concerto inteiramente preenchido com composições para orquestra de Lopes-Graça, promovido pela delegação portuense da Juventude Musical Portuguesa.

O fim do Estado Novo traduziu-se no reconhecimento oficial da importância de Lopes-Graça para a cultura portuguesa através de diversas homenagens e encomendas estatais. No que diz respeito à divulgação da sua obra, devemos referir a reedição, ao longo das décadas de 70 e de 80, dos seus livros numa colecção da Editorial Caminho e a gravação em disco de um considerável número de obras da sua autoria, editadas por uma etiqueta discográfica então dependente da Secretaria de Estado da Cultura. Os anos transcorridos desde 1974 até ao seu falecimento foram para Lopes-Graça criativamente muito férteis. As duas sonatas para piano e um quarteto de corda, o impressionante Requiem para as vítimas do fascismo em Portugal (1979) e as Sete predicações de “Os Lusíadas” (1980), o bailado Dançares, uma sinfonia para orquestra de formação clássica, numerosas canções, composições instrumentais mais breves e peças de circunstância. Da sua última produção para voz e piano, destacam-se os Dez Novos Sonetos de Camões, Aquela nuvem e outras (sobre poemas infantis de Eugénio de Andrade) e canções sobre textos de Fernando Pessoa e José Saramago. No capítulo da música de câmara, as duas composições que dedicou ao agrupamento Opus Ensemble: as Geórgicas e os Sete apotegmas. Se o expressivo Requiem sintetiza a vertente mais dramática do seu catálogo, surgiram neste período outras composições com características novas. Lopes-Graça cultivou a partir dos anos 80 uma espécie de neoclassicismo revisitado para formações instrumentais que nunca tinham feito parte do seu catálogo. A Sonata nº 6, a Sinfonietta homenagem a Haydn e Geórgicas são exemplos desta última fase, obras onde também se revela através da paródia o seu peculiar sentido do humor...

sexta-feira, dezembro 29, 2006

NILMAR no BENFICA

.
A TRANCA soube que NILMAR, a maior promessa do futebol brasileiro actualmente em litígio com o CORINTHIANS, está prestes a ingressar no BENFICA por empréstimo.
Trata-se de uma engenharia financeira que envolve a MSI empresa do saudita KIA, milionário que detém metade das acções do CORINHIANS e que se apresta a comprar o WEST HAM de Londres, que está interessado em pôr o jogador a rodar por 6 meses na Europa.

NILMAR JÁ FOI CAMPEÃO PELO LYON E PELO CORINTHIANS

A vir, será o melhor reforço dos ultimos anos para o clube da Luz.

eu a dormir, chefe????

.

EU A DORMIR, CHEFE???
NEM PENSAR, ESTOU É A TENTAR VÊR A PARTE INFERIOR DAS MINHAS PÁLPEBRAS....

ALVES REDOL , nasceu a 29 de Dezembro

.
A TRANCA LEMBRA ESTE GRANDE
ESCRITOR DO NEO-REALISMO
PORTUGUÊS.
.

Alves Redol

António Alves Redol escritor português nascido em 1911, em Vila Franca de Xira e falecido em Lisboa em 1969. Destacou-se como um dos expoentes máximos do neo-realismo português.

Introduziu o neo-realismo em Portugal com o romance Gaibéus, nome dado aos camponeses da Beira que iam fazer a ceifa do arroz ao Ribatejo, em meados do século XX. Daí em diante sua obra revela uma grande preocupação social, velada ainda assim, dada a censura e à perseguição política movida pelo regime de Salazar aos oposicionistas, e mormente aos simpatizantes do PCP, como era o caso. Chegou mesmo a sofrer prisão política tendo sido torturado.

É em 1936 que inicia a sua actividade literária, tornando-se colaborador do jornal O Diabo, para onde escreve crónicas e contos ribatejanos. Mas Redol viria a destacar-se principalmente como romancista e dramaturgo, sendo considerado um dos grandes expoentes do neo-realismo literário português. O grande exemplo disso é o seu primeiro romance Gaibéus (1939), já acima referido, que nas palavras do autor "não pretende ficar na literatura como obra de arte . Quer ser, antes de tudo, um documentário humano fixado no Ribatejo. Depois disso será o que os outros entenderem."


Esta preocupação em não se limitar à ficção e partir da experiência vivida e documentada será um traço fundamental da sua obra. Além de ir para a Ribeira do Tejo ouvir as histórias dos trabalhadores e das varinas e do Ciclo do Arroz, "viveu no Pinhão para ficar a conhecer o Douro e as suas gentes, descendo o rio com as tripulações dos barcos rabelos, esteve à beira de um naufrágio nos mares da Nazaré, ao sair para a faina com os pescadores para preparar "Uma Fenda na Muralha""(Ana Maria Pereirinha, 1996)

Como romancista Alves Redol destaca-se ainda pelas obras Marés (1941); Avieiros (1943; Fanga (1944); Reinegros (1945); Porto Manso (1946); Ciclo Port-Whine, composto de três romances escritos entre 1949 e 1953; A Barca dos Sete Lemes (1958); Uma Fenda na Muralha (1959) e Barranco de Cegos (1962), a sua obra-prima. Estas três últimas fazem parte de uma fase que começou com A Barca dos Sete Lemes e em que a intervenção política e social é posta em segundo plano, dando lugar a um centramento nas personagens e na sua evolução psicológica. Dá-se, portanto, na obra de Alves Redol, um desvio da corrente literária neo-realista.

Como dramaturgo destacam-se as peças de teatro Forja (1948) e O Destino Morreu de Repente (1967), objectos de censura nas tentativas que se fizeram de as levar à cena.

"A obra literária de Alves Redol poderá ficar para a história da literatura do século XX fundamentalmente como uma obra desigual, em termos de valor formal e artístico, mas é unanimemente considerada como uma obra de grande capacidade de rigor e observação da realidade social e de grande autenticidade e honestidade no seu empreendimento"(idem)


Seu último romance, Barranco de Cegos, de 1962, é considerado sua obra-prima e afirma sua nova fase, em que a intervenção política e social é posta em segundo plano, dando lugar a um centramento nas personagens e na sua evolução psicológica, de cariz existencial.
Alves Redol morreu, em Lisboa, em 1969.


Obras
Gaibéus (1939)
Marés (livro) (1941)
Avieiros (1943)
Fanga (1944)
Reinegros (1945)
Porto Manso (1946)
Ciclo Portwine (composto de três romances escritos entre 1949 e 1953)
A Barca dos Sete Lemes (1958)
Uma Fenda na Muralha (1959)
Barranco de Cegos (1962), considerada a sua obra-prima

Segunda feira já não vão cá estar...

.
Hoje é o último dia de trabalho para a Teresa Allen. o Miranda e a Adelaide
A Manuela Veiga e o Zé Barbosa Dinis anteciparam uns dias.
Só quem passou por essa experiência é que sabe como é duro o último dia.
Depois de trinta e tal anos a conviver no mesmo local de trabalho, a ouvir as últimas piadas, a comentar a situação política, a dar dicas sobre o filme que vimos ontem,a lamentar a ultima derrota da Segunda Circular (...) a projectar a próxima viagem. Romper com esta rotina, desligar o computador pela ultima vez e picar o ultimo ponto.
Adeus malta,até sempre.


MANUELA VEIGA,MIRANDA E ADELAIDE, NA FOTO ABAIXO O BARBOSA DINIS (AO MEIO)LADEADO PELO CALADO LOPES E A ADELAIDE. FALTA A TERESA ALLEN, DA QUAL NÃO PUBLICAMOS FOTO POIS NÃO TEMOS "COPY RIGHTS"..


A TRANCA saúda os cinco que agora vão ter outro ritmo de vida,outra vida enfim, outras rotinas, e lembra-lhes que o elo de ligação vai ser cada vez mais aceder à
www.tranca-on-line.blogspot.com

Os que já cá estão fóra estão à vossa espera para uns almocinhos mais prolongados....

quarta-feira, dezembro 27, 2006

ALMOÇO DE NATAL 2006

.
Calem-se as "Suiças" e as "Brasleiras"
Os "Rittz" e os "Joões Padeiros".
Envergonhem-se os "Tavares Ricos", os doces e os salgados da "Versailes" aos pé dos nossos não passam de adereços de cozinha.
Uma vez mais o nosso Natal serviu das melhores boca-livres" da capital.



Cada um de nós levou o que de mais caprichado conseguiu, com cozinhados próprios, de tias ,avós, madrinhas ,mães e até madrastas convertidas.
O que importa é que a fartura da mesa coincidiu com a qualidade do produto.



Não ,este ano não vou entrar nos detalhes de quem foi este quiche, quem trouxe aqueles pastéis, o bolo de chocolate foi a fulana que fez, os brioches foram feitos pela sicrana. O que digo é que se voltou a comer e a beber muito bem.


Este ano, em vez das sedas naturais, dos pieds-de-poule, dos tules, dos adamascados, dos crepes da China, dos brocados,cheviotes,lamês,tafetás flamejantes,chifons,tweedes, veludos lisos, caxemiras ,sablês,chantungues, estolas, peles de lontra,de cobra capelo,chinchila, sapatinhos Gucci, La Rocca, Fanzinardi,Griffe Carol e outros luxuosos, o pessoal veio mais leve, mais funcional, trajndo ganga, algodão,sarjas, cotelets marados da Feira do Cambodja, bombazines de Carcavelos e tenis sem marca.



A nossa áreea, desde o velho RC, tem vindo a perder aquele ar revolucionário dos ano 70, cuja geração arrancou a gravata, o fatinho emproado, trocou os sapatos por tenis e se vestiu numa muito saudável informalidade, mas também náo se tornou num espaço solene onde as mulheres se vestem como todos os dias fossem para um concerto de gala no São Carlos, ou jantar de cerimónia, e os homens normalizados de gravata ou tramêlo e fatinho da comunhão,por vezes de abas de grilo.

O meio termo impera e os novos, após os primeiros dias mais solenes cedo aderem à suave e funcional forma de trajar entre nós

Este ano vieram uma vez mais companheiros que já não dão capaéles, nem têm de meter dispensas para pegar un cineminha.

Estiveram cá, o Parente, o Zé Herdeiro, o Ricardo, o Pereira Martins, o Peixoto,o Espuminha perdão, o Calado Lopes, a Ana Franco, o Pereira de Sousa, o Redondeiro,o Rui Brito de Sousa, o Guedes Vaz, o Luciano Carvalho e Silva e o Herberto Gomes.

Registe-se a estreia nestas andanças dos 5 novos companheiros que este ano entraram a preencher os lugares dos que têm saído ao longo de 2006.

O Duarte e o Rui já a trabalhar nos Domésticos, o Ricardo na Europa 2, e agora acabados de entrar: o Hugo para a linha de Africa e o Tiago aue irá trabalhar na Europa 1.

A animação foi geral, e já na parte final, procedeu-se à homenagem com bolo e tudo, dos 5 colegas que passam à disponibilidade no final deste mês.


A Manuela Veiga, a Teresa Allen, a Adelaide, o Miranda e o Barbosa Dinis.

Cantou-se até os Parabens a você, pois ainda não foi inventada uma Canção de Despedida. Mas um destes dias inventa-se!

Com alguma emoção furtaram-se aos discursos, e a técnica de cortar o bolo foi muito insipiente...

Para o ano há mais almoço de Natal, este foi muito agradável.

Pensamento

.
Televisão de pobre é o buraco da fechadura

PASTEUR nasceu a 27 de Dezembro

.


Louis Pasteur (Dole, 27 de dezembro de 1822 — Villeneuve-L'Etang, 28 de setembro de 1895) foi um cientista francês cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. A ele se deve a técnica conhecida como pasteurização.

Não foi um aluno especialmente aplicado ou brilhante na escola e nem mesmo na universidade. Iniciou seus estudos em Arbois e Besançon, transferindo-se para a Escola Normal Superior em 1843. Após licenciar-se e assistir às aulas do grande químico francês Jean Baptiste Dumas, começou a se interessar pela química.

Exerceu o cargo de professor de química em Estrasburgo e posteriormente em Paris.

Descobriu em 1848 o dimorfismo do ácido tartárico, ao observar no microscópio que o ácido racêmico apresentava dois tipos de cristais, com simetria especular. Foi portanto o descobridor das formas dextrógiras e levógiras, comprovando que desviavam o plano de polarização da luz no mesmo ângulo porém em sentido contrário. Esta descoberta valeu ao jovem químico, com apenas 26 anos de idade, a concessão da "Légion d'Honneur Francesa" .

Em 1854 foi nomeado decano da Faculdade de Ciências na Universidade de Lille.

A pedido dos vinicultores e cervejeiros da região, começou a investigar a razão pela qual azedavam os vinhos e a cerveja. De novo, utilizando o microscópio, conseguiu identificar a levedura responsável pelo processo. Propôs eliminar o problema aquecendo a bebida lentamente até alcançar 48° C, matando, deste modo, as leveduras, e encerrando o líquido posteriormente em cubas herméticamente seladas para evitar uma nova contaminação. Este processo originou a atual técnica de pasteurização dos alimentos. Demonstrou, desta forma, que todo processo de fermentação e decomposição orgânica ocorre devido à ação de organismos vivos.

Na Inglaterra, em 1865, o cirurgião Joseph Lister aplicou os conhecimentos de Pasteur para eliminar os microorganismos vivos em feridas e incisões cirúrgicas. Em 1871, o próprio Pasteur obrigou os médicos dos hospitais militares a ferver o instrumental e as bandagens que seriam utilizados nos procedimentos médicos.

Expôs a "teoria germinal das enfermidades infecciosas", segundo a qual toda enfermidade infecciosa tem sua causa (etiologia) num micróbio com capacidade de propagar-se entre as pessoas. Deve-se buscar o micróbio responsável por cada enfermidade para se determinar um modo de combatê-lo.

Pasteur passou a investigar os microscópicos agentes patogênicos, terminando por descobrir vacinas, em especial a anti-rábica. Fundou em 1888 o Instituto Pasteur, um dos mais famosos centros de pesquisa da atualidade.

Pasteur Foi quem derrubou definitivamente a ideia da abiogenese, cm a utilização de uma vidraria chamada pescoço de cisne. Pasteur colocou um caldo nutritivo em um balão de vidro, de pescoço comprido. Em seguida, aqueceu e esticou o pescoço do balão, curvando sua extremidade, de modo que ficasse voltada para cima. Ferveu o caldo existente no balão, o suficiente para matar todos os possíveis microrganismos que poderiam existir nele. Cessado o aquecimento, vapores da água proveniente do caldo condensaram-se no pescoço do balão e se depositaram, sob forma líquida, na sua curvatura inferior. Como os frascos ficavam abertos, não se podia falar da impossibilidade da entrada do "princípio ativo" do ar. Com a curvatura do gargalo, os microrganismos do ar ficavam retidos na superfície interna úmida e não alcançavam o caldo nutritivo. Quando Pasteur quebrou o pescoço do balão, permitindo o contato do caldo existente dentro dele com o ar, constatou que o caldo contaminou-se com os microrganismos provenientes do ar

terça-feira, dezembro 26, 2006

A NOSSA GALERIA

.

NABO NO PEDESTAL, de GUSTAVO FERNANDES

Gustavo Fernandes nasceu em Lisboa em 1964. Viveu 13 anos no Canadá, nos períodos de 1975/1979 e 1981/1989. Frequentou a Escola de Belas Artes Mission Renaissance, o programa de Artes Plásticas e Gráficas do Dawson College e os cursos «Drawing from the Artist within» de Betty Eduards e «The Natural way to Draw» de Nicolïdes, em Montréal. No interim da sua permanência de dois anos, em Portugal, trabalha sob orientação do retratista Francisco de Oliveira. Os seus primeiros contactos com os meios artístico e cultural desenvolvem-se em Montréal, onde leva a cabo as suas primeiras exposições (Galerie Triolet e La Bourse d?Art). Regressa definitivamente a Portugal, em 1989, instalando as bases do Atelier de desenvolvimento Artístico - Galeria dos Arcos (Oeiras) que irá consolidar em 1992. Em 1993, é co-fundador do Grupo Artitude (com Luís Vieira-Baptista, Magnus de Monserrate e Victor Lages), que se extingue em 1996. As suas actividades cultural e artística profissional, no mercado, autonomizam-se e evoluem, desde então, sem que, todavia, perdesse os contactos individuais e afectivos que emergiram das mais gratificantes sinergias do Grupo

eles disseram

.
Desde que foi primeiro minitro e secretário geral do PPD, Santana Lopes deu uma imagem de si totalmente desastrosa, de quem agia sem a menor seriedade, está profundamente convicto de que ocupou as suas funções de Estado e no partido de um modo irrepreensível,e se o criticam, é porque se uniram todos num verdadeiro complot.
(EDUARDO PRADO COELHO)
.
Só restam 2 cenários no CDS-PP.Um é o apocalíptico, que é os 11 deputados passarem a ser indepndentes,o outro é a agonia e o pântano
(NUNO BREDERODE DOS SANTOS)
.
Deve haver quem trabalha mais do que eu, trabalha é pior.
(JOSÉ MOURINHO)

Pensamento

.
Quem gosta de mulher feia é salão de beleza.!!!

Foi há dois anos o Tsunami

Em sinal de solidariedade para com os que foram portagonistas desta grande tragédia a Tranca relembra o dia 26 de Dezembro de 2004



Dois anos depois do tsunami, reconstrução, guerra e paz
Por Ian Timberlake

Indonésia, 18 dez (AFP) - Dois anos depois do tsunami que matou mais de 220.000 pessoas em torno do Oceano Índico, os turistas retonaram às praias tailandesas, a reconstrução avança mais lentamente que a paz na Indonésia e a guerra prossegue no Sri Lanka.

A catátrofe, uma das piores do século XX, aconteceu no dia 26 de dezembro de 2004 em uma dezena de países. Ela foi provocada por um terremoto submarino de magnitude de 9,3, o mais poderoso dos 40 últimos anos.

Este tremor provocou um maremoto que se alastrou sobre centenas de quilômetros, alcançando as Ilhas Maldivas e a Somália.

A altura da onda foi estimada em cerca de 10 metros, mas a água subiu além de 30 metros em algumas zonas da costa mais próxima, a da província indonésia de Aceh.

O tsunami provocou 168.000 mortos e desaparecidos somente nesta região, devastando 800 km de terras e deixando 600.000 pessoas desabrigadas.

Após um início difícil nesta região, que era assolada por um conflito separatista, a reconstrução financiada por doações estrangeiras já está bem adiantada mesmo se ainda há muito trabalho para fazer, sobretudo nas infra-estruturas.

Um total de 48.000 das 128.000 casas previstas foram reconstruídas, segundo Kuntoro Mangkusubroto, o diretor da Agência de Reabilitação e Reconstrução de Aceh e Nias (BRR).

No entanto, entre 50.000 e 70.000 indonésios, segundo as fontes oficiais ou as ONGs, seguem amontoados em casas pré-fabricadas, cada vez mais insalubres.

"No ano passado era lento, não víamos muitos progressos na reabilitação concreta, mas hoje é muito impressionante constatar o que está acontecendo, o ritmo da reconstrução, o número de casas construídas e os esforços empreendidos em todos os lugares", resumiu Johan Schaar, representante da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para o tsunami.

Outro sinal de esperança em Aceh: paradoxalmente, o tsunami impôs negociações de paz - bem sucedidas - entre os guerrilheiros separatistas e o governo de Jacarta.

Pela primeira vez, em 11 de dezembro, os moradores de Aceh votaram em candidatos independentes, elegendo um ex-rebelde separatista para o cargo de governador.

A situação é muito diferente no Sri Lanka, onde a trégua entre o exército e os Tigres de Libertação do Eelam Tâmil (LTTE) não está mais vigorando.

O tsunami matou mais de 31.000 pessoas neste país e destruiu 75% de suas infra-estruturas costeiras.

As ONGs dizem enfrentar dificuldades cada vez maiores para socorrer os desabrigados, e a corrupção complica ainda mais a situação.

"Só Deus sabe se o dinheiro foi realmente utilizado em prol das vítimas do tsunami", afirmou J. C. Weliamuna, da Transparência Internacional.

Na Tailândia, país que não havia solicitado ajuda internacional, os turistas estão de volta nas praias devastadas pelo tsunami, onde 5.400 pessoas perderam a vida.

Quase metade das vítimas foram estrangeiros. O setor do turismo, muito afetado após a catástrofe, já se reergueu, e o número de visitantes é hoje praticamente igual ao registrado antes da tragédia.

Em dois anos, os países do Oceano Índico progrediram - em ritmos diversos - na instalação de um sistema de alerta contra os tsunamis. O trabalho ainda não está terminado, principalmente na Indonésia, onde um novo tsunami matou 600 pessoas em julho deste ano.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

JAMES BROWN

.
A NOTÍCIA É TRISTE :JAMES BROWN
FALECEU HOJE.
CONTUDO ELE VAI PERMANECER
PARA SEMPRE E O SEU "I FELL GOOD"
CONTINUARÁ A RESSOAR E A ACELARAR
A ADRENALINA DE MUITAS GERAÇÕES.
.
James Brown


James Joseph Brown Jr. (Augusta, Geórgia, EUA, em 3 de Maio de 1933 - Atlanta, Geórgia, EUA, a 25 de Dezembro de 2006) foi um cantor, compositor e produtor musical negro norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música. Prolífico letrista e produtor musical, foi o principal impulsionador da evolução do gospel e do rhythm and blues para o soul e o funk, sendo a invenção deste último gênero creditada a ele. Também deixou sua marca em outros gêneros musicais, incluindo rock, jazz, reggae, disco, no hip-hop e na música dançante e eletrônica em geral.

Sua carreira de músico profissional iniciou-se em 1953, atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da de 1960, graças à força de suas performances ao vivo e a uma seqüência de grandes sucessos. Apesar de numerosos problemas pessoais e alguns insucessos, ele continuou a produzir sucessos nas duas décadas seguintes. Nas décadas de 1960 e 1970, Brown era uma presença em assuntos políticos norte-americanos, especialmente no ativismo em favor dos negros e dos pobres.

James Brown morreu aos 73 anos em 25 de dezembro de 2006, após internação devido a severa pneumonia. [1]

Resta-nos recordar interpretações coo este fantástico 2i feel good"



Discografia de James Brown

1959 Try Me!
1959 Please Please Please
1960 Think
1961 James Browns Presents His Band
1961 The Amazing James Brown
1961 Night Train
1962 Shout & Shimmy
1962 Tours the U.S.A.
1962 Jump Around
1963 Live at the Apollo (1963)
1963 Prisoner of Love
1964 Pure Dynamite! Live at the Royal
1964 Showtime
1964 Out of Sight
1964 Grits & Soul
1965 Papa's Got a Brand New Bag
1965 James Brown Plays James Brown
1965 Papa's Got a Brand New Bag
1966 I Got You (I Feel Good)
1966 James Brown Plays New Breed
1966 It's a Man's Man's Man's World
1966 Handful of Soul
1966 Mighty Instrumentals
1966 James Brown Sings Christmas Songs
1967 Sings Raw Soul
1967 Live at the Garden
1967 James Brown Plays the Real Thing
1967 Cold Sweat
1968 I Can't Stand Myself When You Touch Me
1968 I Got the Feelin'
1968 James Brown Plays Nothing But Soul
1968 Live at the Apollo (1968)
1968 James Brown Sings out of Sight
1968 James Brown Presents His Show of Tomorrow
1968 Soul Party
1968 A Soulful Christmas
1968 A Thinking About Little Willie
1969 Say It Loud, I'm Black and I'm Proud
1969 Gettin' Down to It
1969 It's a Mother
1969 The Popcorn
1969 Plays Rhythm & Blues
1969 Excitement
1970 Ain't It Funky
1970 Soul on Top
1970 It's a New Day -- So Let a Man Come In
1970 Sex Machine (live)
1970 Hey America
1971 She Is Funky Down Here
1971 Hot Pants
1971 Revolution of the Mind (live)
1971 Super Bad (live)
1971 Soul Brother No. 1
1972 There It Is
1972 Get on the Good Foot
1973 Black Caesar
1973 Slaughter's Big Rip-Off
1973 The Payback
1974 Hell
1974 Reality
1975 Sex Machine Today
1975 Everybody's Doin' the Hustle
1976 Get up Offa That Thing (1976)
1976 Bodyheat
1976 Hot
1977 Mutha's Nature
1977 Strangers
1978 Jam/1980's
1978 Take a Look at Those Cakes
1979 The Original Disco Man
1979 Mister Dynamite
1980 People
1980 Hot on the One (live)
1980 Soul Syndrome
1981 Nonstop!
1981 The Third Coming
1981 Live in New York
1981 Special
1982 Mean on the Scene (live)
1983 Bring It On!
1985 Live in Concert
1986 Gravity
1988 I'm Real
1991 Love Over-Due
1992 Universal James
1995 Live at the Apollo 1995
1998 I'm Back
1999 The Merry Christmas Album
2001 Get up Offa That Thing (2001) (live)
2002 Super Bad - Live
2002 Startime Live
2002 In Concert (live)

domingo, dezembro 24, 2006

DESEJAMOS BOM NATAL AO FUTEBOL PORTUGUÊS

.

Poema de Natal

.

A TRANCA ENTRA NO CLIMA
DA QUADRA E ESCOLHEU
UM POEMA DE FERNANDA
DUCLA SOARES PARA
DEDICAR À COMUNIDADE
TAP.
.
Dia de Natal

Hoje é dia de Natal
Mas o menino Jesus
Nem sequer tem uma cama,
Dorme na palha onde o pus.

Recebi cinco brinquedos
Mais um casaco comprido.
Pobre menino Jesus,
Faz anos e está despido.

Comi bacalhau e bolos,
Peru, pinhões e pudim.
Só ele não comeu nada
Do que me deram a mim.

Os reis de longe trazem
Tesouros,incenso e mirra.
Se me dessem tais presentes,
Eu cá fazia uma birra.

Às escondidas de todos
Vou pegar-lhe pela mão
E sentá-lo no meu colo
Para ver televisão

sábado, dezembro 23, 2006

Preliminares

O pai chega pro filho e fala:

- Joãozinho, meu chefe vem jantar aqui em casa hoje
acompanhado do seu filho, que não tem as duas orelhas.
Pelo amor de Deus, comporte-se!
Não me sacaneie desta vez, pois eu preciso de uma promoção!

Tudo bem, papai! Não se preocupe! Desta vez vou me comportar bem!
O senhor vai ver que, se depender de mim, sua promoção virá!

Durante o jantar o Joãozinho falou pro menino sem as duas orelhas:

- Que Santa Luzia abençoe seus lindos olhos...!

Obviamente, ninguém entendeu o que estava
acontecendo com aquela "santa e doce criaturinha".

O pai ficou enternecido com o esforço de bondade
do filho que continuou a falar,
por mais algumas vezes pro menino sem as duas orelhas:

- Que Santa Luzia abençoe seus lindos olhos...!

O pai do menino sem as duas orelhas, emocionado,
olha pro pai do Joãozinho e comenta:

- Não estou acostumado a ver meu filho ser tão bem tratado!
Que criaturinha maravilhosa é seu filho!
E voltando-se pro Joãozinho pergunta:

- Por que o desejo de que Santa Luzia
proteja os lindos olhos do meu filho?

Ao que o Joãozinho responde:

- Porque se ele tiver de usar óculos, tá lichado!

sexta-feira, dezembro 22, 2006

PAI NATAL versus REIS MAGOS

Pai Natal versus Reis Magos

Valdomiro Veganine filósofo apocalíptico, chegado que foi aos sessenta anos,
teve uma revelação após um almoço de vatapá regado a cachaça. Foi uma grande
surpresa, ele que pensava ter um pifo e afinal teve uma epifania.

O SANTINHO


Intuiu que o diferendo que opõe o Pai Natal aos Reis Magos não passa de luta de
classes e da emergência de uma nova ordem social estribada no conflito Norte-Sul.

OS REIZINHOS (linda figura hem!)


As razões que o levam a tão elaborada teoria baseiam-se em factos do conhecimento
geral, mas só agora devidamente contextualizados. Senão veja-se:

O Pai Natal é Lapão o que faz dele um nórdico enquanto os Reis Magos são nitidamente meridionais , note-se que um deles é até bem carregadote na cor.
Consta que os colegas em vez de Baltazar lhe chamavam Bronzaline.

A TRANCA cuscuvilhou o passado do Pai Natal e apurou que afinal ,mas veias do Homem de Vermelho não corre só sangue do Norte, pois, embora sua mãe fosse lapã, Ingrid Zigueruud era filha de vendedores ambulantes de Bergen; seu pai Epifânio era natural de Mira na Lícia, Asia Menor, presentemente território turco.

Emigrou cedo, ainda puto, para a Lapónia, trabalhando duramente numa fábrica de cubos de gelo, jactos de neve, granizo liofilizado para ringues de hóckey, e outros produtos indutriais com base em água gelada.

O Trabalho assalariado não torna ninguém milionário, e Nicolau soube-o desde logo.
Jurou que logo que pudsse havia de se tornar num homem muito rico, nem que fosse preciso pela via de se tornar teúdo e manteúdo de alguma ricaça ou ricaço, pois isto de ter de se levantar de madrugada e trabalhar de sol a sol não era vida para ele.

Ainda tentou pela "via do conta prória" criando uma empresa de estafetas que percorriam os igloos e icebergs da região fazendo entregas de cubinhos de gelo, gelados de ortiga dos Polos e sandes de miúdos de rena em pó granizados. Mas deu pouco.

Foi então que dois velhos ricos ,Klement Karl More e Thomas Nast, donos da "Água Marrom com borbulhas" o descobriram e o encarregaram de fazer estregas da sua Coca Cola em todo o Mundo.

Ele apresentou-se todo vestidinho de vermelho, com um barrete ridiculo também vermelho com pom-pom branco.
Os dois velhos magnates olharam-se com espanto ,ficaram impressionados com a figura e logo ali o adoptaram, tornando-o a imagem da beberragem que impingiam com o nome de Pai Coca Cola.




Só mais tarde se emanciparia desta colagem da tal bebida, e já rico começou a actuar "a solo"

Depois desta breve biografia Valdomiro voltou ao que o apoquentava e continuou a comparar capacidades e defeitos.

Afinal verificou que ,ao contrário do que seria de esperar são todos ricos,
O santinho porque é do primeiro mundo, e pelo percurso que acabámos de historiar, e os aristocratas porque precisamente o são, aristocratas, claro.

Porém Valdomiro intuiu que se o primeiro é democrata, embora de extracção neo- liberal, pois dá presentes a toda a gente sendo Um apenas, os outros que são três presenteiam sómente Um , que por “acaso” também é rei.
Eis os detentores do capital a homenagear a cúpula, não passando assim de meros serventuários do poder e sendo ipso-facto relegados para a condição de direita ultra radical puxadora de saco.

Dos eflúvios da cachaça Valdomiro também concluiu que até nos meios de locomoção utilizados se manifestavam as diferenças já citadas.

Enquanto o Nicolau se serve de um utilitário familiar mono-volume, embora de elevada potência (noventa renas) justificada pela carga de presentes e do curto tempo para a sua distribuição, o Baltazar o Gaspar e o Melchior servem-se de veículos todo-o-terreno topo de gama e de elevado preço, devido aos habitáculos feitos por medida, cascos de liga leve e motorizações do tipo camelo tijolado,daqueles que quando paravam, só voltavam a andar, entalando-lhes os tim-tins com uma forte pancada, entre dois tjolos, que se podiam adquirir em kits de vários modelos, nas portagens dos desertos.

Também se afirma que as renas do Nicolau têem nomes abaitolados e usam guizos, mas o que dizer dos camelos do trio maravilha que arreiam de fio dental usam pestanas postiças e se chamam respectivamente, Cremilde, Miquelina do Bó e Rasputinha.

Ainda notório o facto de todos usarem demasiada roupa , o que é inteiramente justificado no caso do Nicolau pois na Lapónia faz sempre um tarau de rachar, mas que se revela inadequado e pernóstico em relação à tríade sangue-azulada por via da caloraça usual daqueles desertos. No máximo deveriam usar tangas ou quanto muito clâmides de organdi rosado. Balangandãs facultativos.

Por outro lado , considerando Valdomiro, a utilidade das ofertas, notou que os Magos, que se pressupõem serem dotados de superiores conhecimentos justamente por serem magos,foram no mínimo mongos na escolhas que fizeram, pois tirando o ouro, directamente cotado na Bolsa, ofertaram nada mais que o equivalente a pausinhos de cheiro- o incenso- comprável em qualquer loja dos trezentos e um unguento -a mirra- quando esta nem sequer é reconhecida pela Associação Nacional de Farmácias da Palestina ao contrário do Bepanthene. Enfim, não havia nexexidade. Valdomiro, devido a esta cegueira funcional rebatizou-os de Magoos. Lembram-se? Aquele cegueta que só fazia disparates.

Em oposição o Nicolau oferece coisas úteis tais como brinquedos, telemóveis, ecrâs de plasma e jogadores de primeira linha aos depauperados clubes lisboetas.
Este Natal está a dar livros da Carolina, à fartazana. Coisas úteis como se vê.

O Pai Natal é independente, tirando aquele episódio lamentável da Coca Cola e da manteúdez, de que se desobrigou, pois que se saiba nunca aparece pendurado na dita árvore. O único que lá aparece espetado no cucuruto é um anjinho por razões sobejamente conhecidas. Em oposição as realezas pertencem ao chorus line do persépio, logo atraz do compére daquela gigantesca revista à portuguesa. Noutros tempos , que Valdomiro viveu, a peça teria até sido proíbida pela censura porque o artista principal vai nu perante o olhar concupiscente do burrinho e da vaquinha.

Por todas estas considerações , Valdomiro , sempre que oportuno, vota Pai Natal.

PS
Quando este texto estava a ser editado, recebemos um email psicografado de alguém que se identifica como "Garganta-funda-do-Vaticano", dnunciando que o Pai Natal, sob o nome de São Nicolau, acabara por ser canonizado e ligado (linked) ao Calendário Gregoriano. Diz-nos ainda o nosso gargantinha de brincadeira, que em 1969, o Papa Paulo VI, ordenou a sua remoção do Calendário, tendo sido deletado para o PSF- Pseudo Santos Fajutos.

PAI NATAL versus REIS MAGOS

.
A TRANCA VAI PUBLICAR
UM ESTUDO SOBRE O
DIFERENDO ENTRE O
PAI NATAL E OS REIS
MAGOS, NA SEQUÊNCIA
DO SEU JORNALISMO DE
PESQUIZA, DA CHAMADA
"HISTÓRIA CRUA"



Promtemos pôr o pai natal a nú, assim como os tais Magos....

quinta-feira, dezembro 21, 2006

almoço de natal 2006

.
Com o êxito do costume, imensos comes, várias gerações confraternizaram ontem no almoço de natal deste ano.

A TRANCA publicará como de costume uma crónica a propósito, a sair nos proximos dias ,não percam..

hoje, 21 de DEZEMBRO,SOLSTÍCIO DE INVERNO



Solstício de Inverno

Em Astronomia, o Solstício de Inverno é o momento em que a Terra está naquele ponto da sua órbita onde um dos pólos da Terra está mais afastado do Sol . Ocorre, no hemisfério norte, em 21 de Dezembro e no hemisfério sul em 24 de Junho.

O solstício de Inverno é o primeiro dia de Inverno. No calendário chinês, por exemplo, o solstício de Inverno chama-se dong zhi (chegada do Inverno) e é considerado uma data de importância extrema, visto ser aí festejada a passagem de ano. É também nesta data que se celebra o Sabbat Neopagão Yule

OS NOSSOS CAPRICORNIOS

.


COMEÇ,A AMANHÃ A ERA DE CAPRICÓRNIO
POR CÁ SÃO CAPRICÓRNIO
.
DOS QUE ESTÃO NO ACTIVO

Francisco
Pedro Correia

OS QUE POR CÁ PASSARAM
Helder Barreiros
Pedro Correia
Carlos Correia
Canelas
Cristóvão
Branco
Botelho
Ferreira
Vitor Sequeira
Horácio
Patricio


Capricórnio

22 de dezembro a 20 de janeiro

Décimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Sagitário e Aquário e associado à constelação de Capricornus. Seu símbolo é uma cabra. Forma com Touro e Virgem a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries, Câncer e Libra. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os capricornianos são as pessoas nascidas entre 22 de dezembro e 20 de janeiro.


Em muitas culturas, o Capricórnio tem a cabeça de cabra e o rabo de um peixe. Uma velha lenda romana fala das cabras que desciam das montanhas com a chegada do inverno no hemisfério norte.


Perfil Astrológico

O capricorniano é organizado e prático. Tem grande charme e orgulho.

Capricornianos ilustres

Anthony Hopkins Federico Fellini Molière
Jude Law David Bowie Gérard Depardieu
Oswald de Andrade Denzel Washington Isaac Newton
Portinari Ricky Martin Edgar Allan Poe
Janis Joplin Rita Lee Ralph Fiennes
Elvis Presley Mao Tse-Tung
Simone Simone de Beauvoir Euclides da Cunha
Martin Luther King Mel Gibson Jesus Cristo

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Loucos

Teste de Matemática Maluco
Três loucos vão fazer o exame mensal para ver se já podem receber alta.
O médico pergunta ao primeiro deles:
- Quanto é dois mais dois?
- 72 - responde ele.
O doutor balança a cabeça como quem diz "Esse não tem mais jeito" e virando-se para o segundo, repete a pergunta:
- Quanto é dois mais dois?
- Terça-feira - responde o segundo.
Desanimado, o médico vira-se para o terceiro louco:
- Quanto é dois mais dois?
- É quatro, doutor! - responde ele, com firmeza.
- Parabéns, você acertou! Como você chegou a essa conclusão?
- Foi fácil! Me baseei nas respostas dos meus amigos: 72 menos terça-feira dá 4!

A NOSSA GALERIA

GIORGIO DE CHIRICO



Os Arqueólogos

Criador da Pintura Metafísica e precursor do Surrealismo, sua arte de De Chirico nasce de um mundo aparentemente irreal. Sua pintura está envolvida pelos espaços urbanos vazios, desabitados e banhados por uma luz fria, tornando-o uma espécie de poeta pictural do silêncio.
Freqüentou desde cedo cursos de desenho e pintura, como o de belas-artes do Instituto Politécnico de Atenas. Com a morte do pai em 1905, mudou-se com a mãe e o irmão para a Itália, que deixaram por Munique, onde viveram de 1906 a 1909. Lá cursou a Academia de Belas Artes e influenciou-se pela literatura e filosofia alemãs.

Voltando à Itália, pintou influenciado pela arquitetura de suas cidades, como Milão, Florença, Turim e depois Ferrara, para onde fora mobilizado, em 1915, durante a I Guerra. Somada a elementos anteriores a esse período, essa arquitetura compôs todo o seu universo pictórico, levando-o à Pintura Metafísica.

Em Paris, França, expôs no Salão de Outono e no Salão dos Independentes (1912-14). Na segunda década do século XX, sua arte ligou-se cada vez mais à interpretação romântica do classicismo e ao interesse pela técnica renascentista, com suas novas telas sendo veementemente criticadas pelos surrealistas, salvo por Max Ernst, Tanguy, Magritte e Dali, que, ao contrário, se empolgaram com elas. Fez também cenários para o balé e a ópera, ilustrou livros dos poetas surrealistas Jean Cocteau e Paul Éluard, além de ter escrito o romance Hebdomeros. Em 74, foi eleito membro da Academia de Belas-Artes de Paris. Foi amigo de Picasso, Carlo Carrà e do poeta Apollinaire.

terça-feira, dezembro 19, 2006

guerra de imagens

.

eles disseram

.
A Tia Pureza gostava de receber de presente de Natal um pobrezinho. São amorosos.Pode-se dar banho, pôr pó de talco,vestir, bater-lhes, alguns até aprendem a conversar....
(TIA PUREZA (ANA BOLA NOS CROMOS TSF)
.
O Perigord é uma regiões bonitas de França,onde se come "foie gras", aquele fígado gordo do gansos. Uma vez fomos lá de combóio, e cometemos a imprudência de ligar a TV no Hotel e vêr a Brigitte Bardot a falar sobre a crueldade sobre os pobres gansos de Perigord , alimentando-os à força para lhes hipertrofiar o fígado. Não dormi toda a noite,mas o remorso não evitou que comessemos várias vezes o produto do sacrificio dos gansos com uma alegria cada vez mais selvagem.Só olhávamos em cada volta antes de cada refeição não fosse aparecer a Brigite Bardot
(LUIS FERNANDO VERISSIMO)

pre.iminares

.
Uma manhã o marido acorda e vira-se para a mulher,
da um beliscão na nádega dela e diz:
Se fizesses exercício para dar firmeza a esse rabinho, poderíamos livrar-nos
dessas cuecas.
A mulher controlou-se e achou que o silêncio era a melhor resposta. No outro dia o marido acorda, dá um beliscão nos seios da mulher e diz:
Se conseguisses dar firmeza a essas maminhas poderíamos livrar-nos desse
sutiã.
Aquilo excedeu o limite e o silêncio definitivamente não era a melhor
resposta. Então ela virou-se para ele, agarrou-lhe no pénis, edisse:
Se tu conseguisses dar firmeza a este pauzinho, poderíamos livrar-nos do
carteiro, do jardineiro, do leiteiro e até do teu irmão!

a nossa galeria

.

IGOR KADINSKY
Autumn in Bavaria - 1908
Oil on cardboard
33x45cm
Centre Georges Pompidou, Paris

segunda-feira, dezembro 18, 2006

O FRANKENSTEIN DAS RESERVAS

.
ESTE TEXTO QUE HOJE REPETIMOS
FOI ESCRITO EM 1975 E PUBLICADO
NA VELHA TRANCA MANUAL.
FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO RC.
VOLTA-SE A PUBLICAR AGORA,
QUE DESTA GERAÇÃO REFERENCIADA
NO TEXTO JÁ SÓ FICAM A RESTAR
NO ACTIVO, O JOSE CARLOS
CARVALHO ,E O COTRIM.

O FRANKENSTEIN DAS RESERVAS (1975)



Projecto robot elaborado pelo Prof. JACOB VON DAYS, catedrático de Futurologia da Universidade TAP, ou "receita para um Frankenstein das Reservas"

Nota sobre o autor:
JACOB VON DAYS, sábio, investigador, contador de histórias mais ou menos inverossímeis (aquela de ter aterrado a correr no aérodromo de Tires, com as pernas enfiadas num buraco duma avioneta...) iniciado, chefe carismático de uma pleíade de intelectuais de primeira apanha, produziu ùltimamente notáveis estudos , sobre a possibilidade de aumento indefinido de produtividade, através da alienação acelerada do ECE. É um desses trabalhos cientificos, que hoje apresentamos:

OUTROS ESTUDOS DO AUTOR:

"Valôr epistomológico do Y SLASH PIENAR.
"Asteristico e asteristico, contributo para uma teoria do Solecismo Programado".
"Teoria dos DUPES e Marxismo".
"Turismo sexual e o futuro da navegação aérea".
"Franquismo e paquismo".
"Pianarismo versus Teodiceia, a última batalha".

"O FRANKENSTEIN DAS RESERVAS".
1 - MORFOLOGIA DO ÓPTIMO CONTROLADOR DE RESERVAS:.

O bom controlador de reservas, terá o rosto redondo , largo e proeminente, como o rabo do CANDEIAS, para garantir um correcto paralelismo em relação ao "set", e fazer a sombra necessária à boa visão dos caracteres "displayed". Terá o olhar vivo do DOMINGUES, para resistir ao desgaste da fixação. a boquinha da NATÁLIA, para que fale só o essencial, e o sorriso ovelhum do BERNARDES, para que o tratamento do passageiro seja bom desde o balcão de vendas, até ao local de desembarque, passando pela lista de nomes.
Terá a cabeça grande, independentemente do conteúdo. Estudos aturados, demonstraram que o cérebro do sr. CABRAL chegava e sobrava. Pentear-se-à discretamente à moda do MARCELINO, mas para não parecer exageradamente fóra de moda, comporá a melena abundante com o arrojo do PEREIRA MARTINS do QCS e cultivará um remoínho à Zé CARLOS, o que lhe conservará o ar juvenil e impúbere, pelos anos fóra. A gravidade do aspecto, ser-lhe-à assegurada pelas sobrancelhas mefistófélicas do RUI DE SOUSA, e pelas ramalhais patilhas do CARREIRAS. Finalmente, toda a zona pilosa será polvilhada com uma caspazinha gordurosa do SERENO, para dar um ar de vida, e evitar artificialismos.
O nariz será rachado como o do CANELAS, e a dentadura errante, como o PEREIRA DE SOUSA.
O tronco semiesco do COTRIM, suportado pela coluna cifótica da NATÁLIA, pelas claviculas dóricas do VAZ, pela quilha do AUGUSTO, assente na opulenta anca da IRENE, será a base da sólida estrutura física do controlador ideal.
O ombro esquerdo será todavia , mais descaído que o direito, como o do MESQUITA, e o conjunto decorado com a abundante e hirsuta pelagem do CASCADA. Dentro deste arcaboiço infernal, baterá, o mais descompassadamente possível, o coração assucatado do FARINHO.
No lugar devido, colocar-se-à, com funções meramente decorativas, a pilinha verde do MASCARENHAS.
Dadas as deficientes condições alimentares a que estará sujeito, todo o abdomen será um modelo de funcionalidade e capacidade digestiva: A pança do MATOS, ornada com as costuras da ADALBERTA, aparelhada com o estomâgo paquidérmico do Giovanni e a tecnologia intestinal da IRENE, são ideiais para esses fins. O rabo será osssudo como a cara do DUARTE. Do lado direito do tronco colocar-se-à um braço do SAMPAIO, do lado esquerdo o da FERNANDA, a delicadeza do toque, aliada à impetuosidade devastadora do amplexo.
Nas mãos, colocar-se-ão os dedos ds pés do Vieira. Revestir-se--á o resultado com o fatinho azul do senhor GRADE , e perfumar-se-à com a água de Colónia do CARVALHO DA CARGA. O Controlador ideal, será de um modo geral desajeitado e mal feito como o SÀ, e , ao deslocar-se , adoptará o rebolado brontossáurico do RUI BRITO DE SOUSA, combinado com o deslizar rectílineo do CARLOS CORREIA. Será de exigir-lhe no entanto o garbo cavalheiresco do chefe PATRICIO, compensado com o ar pidesco do CRISTÓVÃO - questão de respeitabilidade -, e por aquele jeitão meio bronco do GUEDES VAZ.

II - QUALIDADES ANÍMICAS DO ÓPTIMO CONTROLADOR DE RESERVAS.

Uma grande alma este controlador. Mas que alma?
Uma alma de eleição, enorme, transparente, pura . A alma do senhor CABRAL, mais a má fé do senhor CABRAL, mais a perspicácia do senhor CABRAL,mais a cultura do senhor CABRAL, , mais a destreza mental do senhor CABRAL!!.
NOTA: O que sobrar do senhor CABRAL, que será pouco, põe-se disfarçadamente no lixo...
Inteligente como o MASCARENHAS, religioso até à beatice como a FERNANDA, bilioso como o COELHO DE ALMEIDA, jovial como o BRANCO.

E se não houvesse mais contribuintes , ficar-se-ia por aqui. Para fazer overbookings não era preciso mais. Mas a qualidade refinada do meio em que trabalha, o contacto fatal com alguns universitários e outros intelectuais de grande porte, exigem dele a intelectualidade basáltica do senhor CURADO, a comunicabilidade do HELDER SILVA, a venalidade comercial do MARCELO.
Duplamente nevrosado como o HENRIQUES, achará no RAMINHOS o verdadeiro espelho de virtudes, reflexos de uma sagessezinha toda domesticadinha, familiarzinha, prisioneirazinha de uma guerrazinha de donas de casa, chefes de família respeitáveis e mangas de alpaca, respeitadora do nosso sargentozinho.. No CARAMELO, as virtudes paralelas da iniciativa individual, do rancôr, da capacidade de síntese, da violência no vácuo (para não fazer sangue), enfim, todo o bom senso estéril e aniquilante do "bonhomme sans qualités"
Tudo isto seria ineficiente, sem o humor truculento e sulfuroso da DINA, e o veneno da ELIZABETH.
E quando tivermos juntado no mesmo tacho, a voracidade piranhesca do SAMPAIO, o multipartidarismo delirante do ROCHINHA, o confusionismo mental do AMARO, e a verborreia jurídico-catastrófica do CAMPOS, teremos chegado aos calcanhares do MARQUES, com todo o seu verbalismo tonitruante, moralista e inquisitorial "ad-exhibendum"
O controlador ideal estará agora apto a aplicar ao vasto campo do conhecimento humano - e sùbitamente convertido em saguao exíguo - a mesma autoritária verborreia com que discorre àcerca dos overbookings do Rio.
O FRANKENSTEIN DAS RESERVAS, será finalmente pueril e inconsequente como o PARENTE, machista e enfatuado como o FERREIRA. Na retrete e outros lugares públicos, assobiará desesperadamente como o HELDER BARREIROS, para que se saiba que controlar reservas, dá saúde e boa disposição.
FIM

18 de dezembro de 1865

.
Neste décimo oitavo dia de Dezembro, do ano de 1865, foi abolida a escravatura nos Estados Unidos da América de Abraham Lincoln, que seria assassinado 10 anos mais tarde por essa ousadia.

A TRANCA publica hoje, 141 anos depois, o conteúdo da 13ª.EMENDA à Constituição norte americana, que formalmente acaba com a escravatura

.
Transcript of 13th Amendment to the U.S. Constitution: Abolition of Slavery (1865)

AMENDMENT XIII

Section 1.
Neither slavery nor involuntary servitude, except as a punishment for crime whereof the party shall have been duly convicted, shall exist within the United States, or any place subject to their jurisdiction.

Section 2.
Congress shall have power to enforce this article by appropriate legislation.

Passed by Congress January 31, 1865. Ratified December 6, 1865.
Note: A portion of Article IV, section 2, of the Constitution was superseded by the 13th amendment

gostas de papas?

.
experimenta estas:

eles disseram

.
O Nacional assumiu o jogo e esteve sempre no meio campo do Beira Mar. O problema foi deixar engordar a minhoca...
(CARLOS BRITO . treinador do Nacional)
.
Já não acredito na conquista do campeonato
(MÁRIO WILSON)
.
Dizem que os portugueses só vêem televisão, que não lêem nada. Uma treta.Há mais de uma semana que o único motivo de conversas em Portugal, é um livro....!!!
(BARBA E CABELA - a bola)

domingo, dezembro 17, 2006

BEETHOVEN, nasceu a 16 de Dezembro

.
A TRANCA PRESTA HOMENAGEM
A LUDWIG VAN BEETHOVEN.

Ludwig van Beethoven (Bonn, 16 de Dezembro de 1770 — Viena, 26 de Março de 1827) foi um compositor erudito alemão do período de transição entre o Classicismo e o período romântico . É considerado o maior e mais influente compositor do século XIX. Suas 32 sonatas para piano são consideradas o "Novo Testamento da Música", sendo o Cravo Bem-Temperado de Johann Sebastian Bach, o "Antigo Testamento".

Biografia
Beethoven foi batizado a 17 de Dezembro de 1770, tendo nascido presumivelmente no dia anterior na Renânia do Norte (Alemanha). Seu pai era tenor na corte de Colônia (Köln em língua alemã) e também lecionava. Foi dele que Beethoven recebeu as suas primeiras lições de música.

Beethoven: pintado por Joseph Karl Stieler A mãe de Beethoven, Maria Magdalena Keverich (1746-1787) casou-se duas vezes. O primeiro marido foi Johann Leym (1733-1765). Tiveram apenas um filho, Johann Peter Anton, que nasceu e morreu em 1764. Depois da morte do marido, Magdalena, viúva, casou-se com o futuro pai de Beethoven, Johann van Beethoven (1740-1792), músico alcoólico. Tiveram sete filhos: o primeiro Ludwig Maria que nasceu e morreu no ano de 1769; o segundo Ludwig van Beethoven (1770-1827), o compositor, que morreu com 56 anos; o terceiro Caspar Anton Carl van Beethoven (1774-1815) que também tinha dotes para a Música e que morreu com 41 anos; o quarto Nicolaus Johann van Beethoven (1776-1848), que se tornou muito rico, graças à indústria farmacêutica, e que morreu com 72 anos; a quinta Anna Maria, que nasceu e morreu em 1779; o sexto Franz Georg (1781-1783), que morreu com dois anos de idade; e a sétima Maria Magdalena (1786-1787), que morreu com apenas um ano de idade. Portanto, Beethoven – que foi o terceiro filho da sua mãe e o segundo do seu pai – teve sete irmãos, cinco dos quais morreram na infância. Quanto aos irmãos vivos, Beethoven foi o primeiro, Caspar foi o segundo e Nicolaus o terceiro.

Ludwig nunca teve estudos muito aprofundados mas sempre revelou um talento exepcional para a música. Com apenas nove anos de idade foi confiado a Christian Gottlob Neefe (1748-1798) que lhe deu a conhecer os grandes mestres alemães da música. Compôs as suas primeiras peças aos onze anos. Os seus progressos são de tal forma notáveis que 1784 já era segundo organista da capela do Eleitor. Pouco tempo depois é violetista na orquestra da corte. Em 1787 é enviado para Viena para estudar com Mozart onde este reconheceu imediatamente o talento prodigioso de Beethoven e onde proferiu a célebre frase "Não o percam de vista, um dia há de dar que falar".

Tinha como hábito despejar água gelada sobre a cabeça sob o pretexto de que isso estimulava o cérebro.

Em 1792, muda-se para Viena, e, afora algumas poucas viagens, permaneceria lá para o resto da vida. Durante os anos 1790, firma uma sólida reputação como pianista virtuose e compõe suas primeiras obras-primas: Três Sonatas para piano Op.2 (1795), Concerto para Piano No.1 em Dó maior Op.15 (1795), Sonata No.8 em Dó menor Op.13 [Sonata Patética] (1798), Seis Quartetos de cordas Op.18 (1800).

Em 2 de Abril de 1800 sua Sinfonia Nº1 em Dó maior Op.21 estréia em Viena, mas no ano seguinte ele confessa aos amigos que não estava satisfeito com o que tinha composto até então e que havia decidido seguir “um novo caminho”.

Pelos seus 24 anos (1794), Beethoven sentiu os primeiros indícios de surdez. Consultou vários médicos, inclusive o médico da corte de Viena, fez curativos, realizou balneoterapia, usou cornetas acústicas, mudou de ares, mas os seus ouvidos permaneciam enrolhados. Desesperado, entrou em profunda crise depressiva e pensou em suicidar-se. Em 1802, escreve o seu testamento aos seus dois irmãos vivos Karl e Johann: é o «Testamento de Heilingenstadt».

Embora tenha feito muitas tentativas para tratá-la durante os anos seguintes, a doença continuou a progredir e, aos 46 anos (1816), ficou completamente surdo. Apesar de tudo, de 1816 até 1827, ano da sua morte, ainda conseguiu compor cerca de 44 obras musicais em total surdez. Outros compositores como Smetana e Fauré também compuseram música em estado de surdez completa. Beethoven não é o único caso, embora o mais falado.

Em 1803 Beethoven começa a trilhar este “novo caminho” com a Sinfonia nº 3 em Mi bemol maior Op.55 [Eroica], uma obra sem precedentes na história da música sinfônica, considerada o início do período Romântico na Música Erudita. Os anos seguintes à Eroica foram de extraordinária fertilidade criativa e viram surgir numerosas obras-primas: Sonata nº 21 em Dó maior Op.53 [Waldstein] (1804), Sonata nº 23 em Fá menor Op.57 [Appassionata] (1805), Sinfonia No.4 em Si bemol maior Op.60 (1806), Três Quartetos de cordas Op.59 [Rasumovsky] (1806), Sinfonia No.5 em Dó menor Op.67 (1808), Sinfonia nº 6 em Fá maior Op.68 [Pastoral] (1808), Concerto para Piano nº 4 em Sol maior Op.58 (1807), Concerto para Violino em Ré maior Op.61 (1806), Concerto para Piano nº 5 em Mi bemol maior Op.73 [Imperador] (1809), Quarteto em Fá menor op.95 [Serioso] (1811), Sinfonia nº 7 em Lá maior Op.92 (1812), Sinfonia nº 8 em Fá maior (1812), e a primeira versão da única ópera de Beethoven, Fidelio (a versão definitiva é de 1814).

Depois de 1812, a surdez progressiva aliada à perda das esperanças matrimoniais e problemas com a custódia do sobrinho o levaram a uma crise criativa que faria com que durante esses anos ele escrevesse poucas obras importantes.

A partir de 1818 Beethoven, aparentemente recuperado, passou a compor mais lentamente, mas com um vigor renovado. Surgem então algumas de suas maiores obras: Sonata nº 29 em Si bemol maior op.106 [Hammerklavier] (1818), Sonata nº 30 em Mi maior Op.109, Sonata nº 31 em Lá bemol maior Op.110 (1822), Sonata nº 32 em Dó menor Op.111 (1822), Variações Diabelli Op.120 (1823), Missa Solemnis Op.123 (1823). A culminância desses anos foi a Sinfonia nº 9 em Ré menor Op.125 (1824), para muitos a sua obra-prima. Pela primeira vez é inserido um coral num movimento de uma sinfonia. O texto é uma adaptação do poema de Schiller “Ode à Alegria”, feita pelo próprio Beethoven. Ele estava totalmente surdo quando compôs essa sinfonia.

Os anos finais de Beethoven foram dedicados quase que exclusivamente à composição de quartetos de cordas. Foi nesse meio que ele produziu algumas de suas mais profundas e visionárias obras: Quarteto em Mi bemol maior Op.127 (1825), Quarteto em Lá menor Op.132 (1825), Quarteto em Si bemol maior Op.130 (1826), Grande Fuga Op.133 (1826), Quarteto em Dó sustenido menor Op.131 (1826) e Quarteto em Fá maior Op.135 (1826). Sua influência na história da música foi imensa. Ao morrer em 26 de Março de 1827 estava trabalhando em uma décima Sinfonia. Conta-se que cerca de dez mil pessoas compareceram aos seus funerais. Entre os presentes, Franz Schubert.

OUVE AGORA A ABERTURA DA 1ª.PARTE DA 9ª.SIFONIA DE BEETHOVEN, DURA 6 MINUTOS, É SÓ CARREGAR NA SETA



Obras
9 sinfonias
5 concertos para piano
Concerto para violino
Concerto Tríplice para piano, violino, violoncelo e orquestra
32 sonatas para piano
16 quartetos de cordas
10 sonatas para violino e piano
5 sonatas para violoncelo e piano
12 trios para piano, violino e violoncelo
Bagatelas ("Klenigkeiten") para piano, entre as quais a famosíssima Bagatela para piano "Für Elise" ("Para Elisa")
Missa em Dó Maior
Missa em Ré Maior ("Missa Solene")
Oratório "Christus am Ölberge", op. 85 ("Cristo no Monte das Oliveiras")
Fantasia Coral, op. 80 para coro, piano e orquestra
Aberturas
Danças
Ópera Fidelio
Canções

5ª. e ultima jornada dos PALPITES - NUNO PAIVA .o grande vencedor

.
O NUNO PAIVA E O JOSÉ HERDEIRO,
VENCERAM ESTA 5ª.JORNADA COM
2 PONTOS PERDIDOS, MAIS 1 QUE
LEONOR, PEIXOTO E JOÃO ROQUE

A VITÓRIA FINAL COUBE AO NUNO PAIVA
COM 5 PONTOS DE AVANÇO SOBRE FILIPA,
E 9 SOBRE A LÍGIA, ambas já vencedoras
em anteriores PALPITES, COM VÁRIOS
PÓDIOS NA HISTÓRIA DAS SUAS PARTICIPAÇÕES

parabéns NUNO PAIVA!!!


JOGOS

SPORTING-ACADEMICA...1-0 (Nuno Paiva,Miranda,Francisco,Filipa,Daniel Ricardo)
BENFICA-SETUBAL......3-0 (Herdeiro,Cotrim,Nuno Matos,Peixoto,João Roque)
PORTO-P.FERREIRA.....4-0
.
Na jornada
.
1.NUNO PAIVA,JOSÉ HERDEIRO...2
2.João Roque,Leonor,Peixoto...3
3.Ligia,Nuno Matos,Francisco,Filipa,Ricardo Daniel...4
4.Ricardo Dinis,Pedro Pereira,Filomena,Cotrim..5
5.Miranda,Pedro G.Vaz...8
6.Vitor Santos,Valente...10
7.Abreu...12
.
E NO FINAL FICOU ASSIM:

1.NUNO PAIVA.......19..(GR.DESK/BENFICA)
2.Filipa...............24..(DOMESTICOS/BENFICA)
3.Ligia................28..(CH.REV/BENFICA)
4.Ricardo Daniel...29..(LISRY/SPORTING)
5.Nuno Matos.......30..(AMERICAS/BENFICA)
..João Roque......30..(TAP-GENEVE/SPORTING)
6.Leonor...........32..(GRP.DESK/SPORTING)
7.Pedro Pereira....34..(AVAILABILITY-BENFICA)
..Filomena.........34..(AVAILABILITY/SPORTING)
8.Ricardo Dinis....35..(EUROPA 2/BENFICA)
..Pedro G.Vaz......35..(LISRY/BENFICA)
..Francisco........35..(AFRICAS/SPORTING)
..Peixoto..........35..(EX-RC/BENFICA)
9.Herdeiro.........37..(EX-RC-REV/SPORTING)
10Valente..........38..(EUROPA 1/SPORTING)
11Cotrim...........42..(GRP.DESK/BENFICA)
..Vitor Santos.....42..(SQQ/ATLETICO)
12Miranda..........48..(AMERICAS/BENFICA
14Abreu............52..(LISRY/BENFICA)

eles disseram

.
Pinto da Costa andou a gritar ao mundo o seu amôr, agora não pode reclamar direito a privacidade, já se sabe o amôr é cego, e Carolina cegou Pinto da Costa.Depois espetou-lhe uma faca nas costas à vista de toda a gente.Puro Shakespeare ,mas desgraçadamente sem qualquer recorte literário, porque este género de publicações não obriga a boa escrita,só a fraco carácter.
(LUIS COSTA - público)
.
o 25 DE ABRIL foi uma data marcante, o 25 de Novembro ficou na memória de alguém? Quem é que comemora? Até o Ramalhp Eanes tem vergonha de falar daquilo...
(OTELO SARAIVA DE CARVALHO)

INTER DE PORTO ALEGRE, campeão do mundo de clubes

.
AO VENCER O BARCELONA 1-O
ESTA TARDE NO JAPÃO,
UMA VEZ MAIS O CAMPEÃO
DO MUNDO DE FUTEBOL DE
CLUBES FALA PORTUGÊS
.


Depois de PAULO AUTUORI, que no ano passado levou o SÂO PAulo à vitória no Campeonato do Mundo de Clubes, é agora ABEL BRAGA , treinador do INTER,a vencer.
Ambos já treinram clubes portugueses. O primeiro o VTÓRIA DE GUIMARÃES, MARITIMO e BENFICA, o segundo: o BELENENSES


Yokohama (Japão) - “Glória do Desporto nacional, ó Internacional...”. O trecho inicial do hino Colorado ecoa forte no Planeta Bola, pois o Inter é campeão mundial de futebol. Com raça, o time suportou a melhor técnica do Barcelona no duelo deste domingo em Yokohama, no Japão, jogou com inteligência e, graças à estrela de Abel Braga, venceu por 1 a 0 e subiu ao lugar mais alto do pódio no Mundial de Clubes da Fifa.
O treinador colorado levou as mãos à cabeça quando seu capitão, Fernandão, foi obrigado a deixar o campo aos 30 minutos, contundido. Mal sabia ele que Adriano Gabiru, o eleito para substituir o artilheiro, daria ao Colorado a maior glória de seus 97 anos de história.

Com apenas seis minutos em campo, o jogador aproveitou um passe perfeito de Iarley em um contra-ataque e, a nove minutos do fim, venceu Valdés para dar ao Inter a glória de se tornar o melhor time do mundo.

O resultado coloca o Inter no selecto grupo de times brasileiros campeões do mundo, que já contava com São Paulo, Santos, Corinthians, Flamengo e Grêmio, além de ratificar a superioridade sul-americana nas competições disputadas desde 1960 (25 a 21).

RESULTADOS DESTA FASE FINAL OCORRIDA EM YOKOYAMA


Quartas de final

10 de dezembro, 2006

Auckland City 0 – 2 Al-Ahly

Flávio 51'
Aboutrika 73'

--------------------------------------------------------------------------------
11 de dezembro, 2006

Jeonbuk 0 – 1 América do México


Rojas 79'

13 de dezembro, 2006

Al-Ahly 1 – 2 Internacional Tokyo

Flávio 54' Alexandre Pato 23'
Luiz Adriano 72'

--------------------------------------------------------------------------------
14 de dezembro, 2006

América do México 0 – 4 FC Barcelona

Gudjohnsen 11'
Márquez 30'
Ronaldinho 65'
Deco 85'


Disputa pelo 5º lugar
15 de dezembro, 2006

Auckland City 0 – 3 Jeonbuk

Lee 17'
Kim 31'
Zé Carlo 73' (P)

Disputa pelo 3º lugar
17 de dezembro, 2006

Al-Ahly 2 – 1 América do México International Stadium Yokohama, Yokohama

Aboutrika 42', 79' (Report) Cabanas 59'


Final
17 de dezembro, 2006

Internacional 1 – 0 FC Barcelona

Adriano Gabiru 82' (Report)


QUEM FORAM OS ANTERIORES CAMPEÕES DO MUNDO
DE CLUBES DESDE 1960, PRIMEIRO ANO EM
QUE SE REALIZOU:

POR 3 VEZES CAMPEÕES FORAM O REAL MADREID,BOCA JUNIORS,MILAN,NACIONAL DE MONTEVIDEU E PENAROL:

3 Boca Juniors
3 Milan
3 Nacional do Uruguai
3 Peñarol
3 Real Madrid
3 São Paulo
2 Ajax
2 Bayern Munique
2 Independiente
2 Internazionale
2 Juventus
2 FC Porto
2 Santos FC
1 Atlético de Madrid
1 Borussia Dortmund
1 Corinthians
1 Estrela Vermelha
1 Estudiantes La Plata
1 Feyenoord
1 Flamengo
1 Grêmio
1 Internacional
1 Manchester United
1 Olímpia
1 Racing
1 River Plate
1 Vélez Sarsfield

desde 1987 para cá foi assim a final:


Campeonato Mundial de Clubes



O Campeonato/Taça Mundial de Clubes, a Taça Intercontinental, Mundial de Clubes, Mundial Interclubes ou mesmo Copa Toyota corresponde a um título do futebol mundial (anteriormente intercontinental) no que diz respeito a clubes e associações de futebol. A Copa adquiriu o status recentemente após acordo entre a Montadora e a FIFA, que preferiu não organizar um evento tão caro.

História

Taça Intercontinental
Em 1960, Henri Delauney criou a Taça Intercontinental para determinar quem era o melhor time do mundo. Na época, o futebol era amplamente popular na Europa e América do Sul, no entanto, pouco difundido nos demais continentes. Dessa forma, disputariam essa taça os campeões desses continentes.

Na década de 1960, a europa já possuia um torneio continental, a Copa dos Campeões Europeus (hoje, Liga dos Campeões), porém a América do Sul não possuia torneio semelhante. Sendo assim, no mesmo ano, a Confederação Sul-Americana criou uma competição continental e a batizou de Copa Libertadores da América, numa homenagem aos heróis da independência dos países sul-americanos.

As partidas eram de ida e volta, feita no estádios de cada adversário. A primeira partida foi entre Real Madrid, da Espanha e Peñarol, do Uruguai.

A Taça Intercontinental perdurou de 1960 a 1979.


Copa Européia/Sul-Americana Toyota - Mundial Interclubes
No final dos anos 70, por falta de incentivo e prezando a integridade de seus jogadores, os campeões europeus deixaram de participar da Taça Intercontinental. Assim, muitas vezes, os vice-campeões ocuparam a vaga de representante europeu. Em algumas ocasiões, nem o vice-campeão aceitara viajar para a América do Sul, cancelando a disputa da Taça, como ocorreu nos anos de 1975 e 1978.

Para a disputa voltar a ser viabilizada, a empresa automotiva Toyota passou a patrocinar e organizar o evento, em conjunto com as confederações européia (UEFA) e sul-americana (CONMEBOL). Dessa forma, em 1980, iniciou-se a disputa do novo torneio intercontinental, desta vez denominado Copa Européia/Sul-Americana e popularmente conhecida como Copa Toyota. A taça era disputada em apenas um jogo, em estádio neutro, sempre no Japão. Inicialmente a disputa foi feita no Estádio Olímpico de Tóquio e depois no Estádio Internacional de Yokohama.

A Copa Européia/Sul-Americana Toyota perdurou de 1980 a 2004.


Campeonato Mundial de Clubes da FIFA
Com a popularidade do futebol disseminada em todo o mundo, a FIFA, entidade máxima reguladora do esporte, decidiu organizar uma disputa de Mundial de Clubes entre os campeões de todos os continentes e não apenas da Europa e da América do Sul como era feito até então. A idéia original era fazer o campeonato nos mesmos moldes da Copa do Mundo, com uma sede diferente a cada ano. Em 2000, houve a primeira edição, o Mundial de Clubes da FIFA 2000 no Brasil e teve como campeão o Sport Club Corinthians Paulista, que entrou como representante do país sede. A segunda edição, agendada para 2001 na Espanha, foi primeiramente adiada para 2003 e posteriormente cancelada devido a problemas de parceiros e patrocínios. O torneio retornou então no ano de 2005 com o fim da Toyota Cup/Mundial Interclubes, entretanto continou sendo realizada em Yokohama, Japão. O patrocínio ficou por conta da Toyota, sendo o campeão da segunda edição oficial o São Paulo Futebol Clube, ganhando a final contra o Liverpool FC.


De 1987 para cá, eis os jogos

Mundial Interclubes e Campeonato Mundial de Clubes da FIFA


2006
SC Internacional
(BRA) 1 - 0
FC Barcelona

2005
São Paulo
(BRA) 1 - 0
Liverpool FC

2004 FC Porto
(POR) 0 - 0
Once Caldas
(COL) Estádio Internacional,
8-7 nos pênaltis

2003 Boca Juniors
(ARG) 1 - 1
AC Milan
3-1 nos pênaltis

2002 Real Madrid
(ESP) 2 - 0 Olimpia Asunción

2001 Bayern Munique
(ALE) 1 - 0 Boca Juniors


2000
Boca Juniors
(ARG) 2 - 1 Real Madrid

Corinthians
(BRA) 0 - 0
Vasco da Gama
(BRA) Maracanã,
4-3 nos pênaltis

1999 Manchester United
(ING) 1 - 0 Palmeiras
(BRA)

1998 Real Madrid
(ESP) 2 - 1 Vasco
(BRA) Estádio Olímpico,

1997 Borussia Dortmund
(ALE) 2 - 0 Cruzeiro
(BRA)

1996 Juventus
(ITA) 1 - 0 River Plate
(ARG)

1995 Ajax
(HOL) 0 - 0
Grêmio
(BRA)
4-3 nos pênaltis

1994 Vélez Sarsfield
(ARG) 2 - 0 AC Milan
(ITA)

1993 São Paulo
(BRA) 3 - 2 AC Milan

1992 São Paulo
(BRA) 2 - 1 Barcelona
(ESP)

1991 Estrela Vermelha
(IUG) 3 - 0 Colo-Colo
(CHI) ,

1990 AC Milan
(ITA) 3 - 0 Olimpia Asunción
(PAR)

1989 AC Milan
(ITA) 1 - 0
Atlético Nacional
(COL)

1988 Nacional
(URU) 2 - 2
PSV Eindhoven
(HOL)
7-6 nos pênaltis

1987 FC Porto
(POR) 2 - 1
Peñarol
(URU)

sábado, dezembro 16, 2006

5ª. E ULTIMA JORNADA DOS PALPITES - info intercalar

.
DECORRERAM ESTA TARDE DOIS DOS
JOGOS DOS NOSSOS PALPITES
CINCO ACERTARAM NO JOGO
DO BENFICA, E TAMBÉM CINCO
TIVERAM PONTARIA CERTA NO
JOGO DO SPORTING.

JOÃO ROQUE, HERDEIRO E NUNO
PAIVA, FORAM OS QUE MENOS
PONTOS PERDERA ATÉ AQUI (O)

NA GERAL. O NUNO PAIVA É
JÁ O VENCEDOR VIRTUAL ,POIS
ESTÁ COM 4 DE AVANÇO SOBRE
A FILIPA E 9 SOBRE O RICARDO
DANIEL.

A FILIPA TAMBÉM JÁ GARANTIU
O 2º.LUGAR, ESTANDO EM JOGO
0 3º. DO PÓDIO, A DISPUTAR
ENTRE O RICARDO DANIEL, ALIGIA
O JOÃO ROQUE E O RICARDO DANIEL.

JOGOS JÁ DISPUTADOS


SPORTING-ACADEMICA...1-0 (Nuno Paiva,Miranda,Francisco,Filipa,Daniel Ricardo)
BENFICA-SETUBAL......3-0 (Herdeiro,Cotrim,Nuno Matos,Peixoto,João Roque)
,
NA JORNADA (quando falta 1 jogo)

1.NUNO PAIVA,HERDEIRO,JOÃO ROQUE...0
2.Miranda,Francisco,Filipa,Ricardo Daniel,Peixoto...1
3.Nuno Matos,Leonor,Cotrim...2
4.Ricardo Dinis,Pedro Pereira,Filomena,Ligia...3
5.Abreu...5
6.Pedro G.Vaz...6
7.Vitor,Valente...7
.
e na geral e quando falta só o PORTO:
.
1.NUNO PAIVA...17
2.Filipa.......21
3.Ricardo Daniel...26
4.Ligia João Roque...27
5.Nuno Matos...28
6.Leonor...31
7.Pedro Pereira,Filomena,Francisco...32
8.Ricardo Dinis,Pedro G.Vaz,Peixoto...33
9.Valente,Herdeiro...35
10Vitor Santos,Cotrim...39
11Miranda...41
12Abreu...45

QUIZ TRANCA ,4-5-6- - RESPOSTAS CORRECTAS

.


SE RESPONDESTE ASSIM
ESTÁ CERTO.
O PRIMEIRO A RESPONDER
CERTO FOI O PEDRO G.VAZ
.
4 - B - ALEXANDER LITVINENKO


Alexander Valterovich Litvinenko, em russo Александр Вальтерович Литвиненко, (Voronezh, 4 de dezembro de 1962 — Londres, 23 de novembro de 2006) foi tenente-coronel da FSB.

Depois de trabalhar na KGB e sua sucessora, a FSB, Litvinenko tornou-se grande opositor de seus superiores, acusando-os da morte do bilionário russo Boris Berezovsky. Depois de cumprir pena pela denúncia, em 2000 mudou-se para o Reino Unido, onde conseguiu asilo político e posterior cidadania em outubro de 2006. [1]

Litvinenko lançou dois livros , onde critica a tentativa de Putin de concentrar mais poder, além de denunciar supostos atentados a bomba realizados pela FSB com o intuito de justificar a invasão militar na Chechênia.

Litvenenko foi hospitalizado em 1 de novembro de 2006 e morreu três semanas depois, contaminado por Polônio-210, um isótopo radiativo altamente tóxico e também encontrado na residência de Boris Berezovsky.

O ex-espião também investigava a morte de Anna Politkovskaya, jornalista russa que também fazia oposição ao governo.

O serviço de inteligência britânico considera a possibilidade da substância radioativa ter sido transportada em um vôo da British Airways entre Moscou e Londres - com especial atenção ao realizado em 25 de outubro, o que fez a companhia aérea contatar centenas de passageiros que estiveram presentes nas supostas aeronaves utilizadas. De acordo com a companhia, pequenos traços de radiação foram encontrados nas aeronaves e representam risco mínimo para a saúde dos passageiros transportados.
.
5 - C - JOHN SCHLESINER

Foi JOHN SCHLESINGER o realizador do:



Premiado com o Oscar de melhor realização com «O Cowboy da Meia-Noite» (também melhor filme do ano), John Schlesinger era, no entanto, alguém com raízes culturais e artísticas genuinamente inglesas. Nascido a 16 de Fevereiro de 1926, em Londres, integrou a geração dos «angry young men» que, no começo dos anos 60, numa lógica semelhante à das «novas vagas» de outros países, transfiguraram o cinema inglês. São dessa época títulos como «A Kind of Loving» (1962), «Billy Liar» (1963) e «Darling» (1965). Este último abriu as portas da produção americana a Schlesinger e também à sua protagonista, Julie Christie, que arrebatou o Oscar de melhor actriz.

O derradeiro título da filmografia de Schlesinger foi a comédia romântica
«Ligações Imprevistas» (2000), com Madonna e Rupert Everett.

Entre os seus filmes mais famosos incluem-se «Longe da Multidão» (1967), também com Julie Christie, «Sunday Bloody Sunday» (1971), «O Homem da Maratona» (1976), «thriller» muito popular que reuniu Laurence Olivier e Dustin Hoffman, e ainda «The Falcon and the Snowman» (1985), com Sean Penn e Timothy Hutton (a banda sonora deste último incluía a canção «This Is Not America», de David Bowie).

6 - B - JOSÉ MARCELO

Foi o MARCELO, SIM.
Na época ,quando havia um certo receio pelo desconhecido que constituía a informatização, os 10 Coordenadores e Supervisores existentes, seriam os que iriam ser indicados para coordenar e gerir a participação do RC-CONTROLE DE RESERVAS, na implementaão dum systema computerizado nas reservas.
Éramos cerca de 120 colegas a rodar por imensos turnos, e , seguindo se dizia ,quando o Sistema informático estivesse a funcionar mais de metade saíria do RC.

Orientados pelos técnicos da BOAC, feitos convites a alguns dos Supervisores mais antigos, mas como tivessem tido algu receio pelo desconhecido declinaram. o MARCELO foi o escolhido,apesar de ser dos mais novos.

Já agora uma curiosidade: As chefias de então, e enquanto não se começavam cursos de formação com computadores, e por sugestão de um dos Supervisores (Marques) mandou pôr o esqueleto de um computador (sem miolo, só acarcaça) para o pessoal se ir habituando à presença da "máquina"........

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Poema de PABLO NERUDA

.

PABLO NERUDA

Cuerpo de mujer...

Cuerpo de mujer, blancas colinas, muslos blancos,
te pareces al mundo en tu actitud de entrega.
Mi cuerpo de labriego salvaje te socava
y hace saltar el hijo del fondo de la tierra.

Fui solo como un túnel. De mí huían los pájaros
y en mí la noche entraba su invasión poderosa.
Para sobrevivirme te forjé como un arma,
como una flecha en mi arco, como una piedra en mi honda.

Pero cae la hora de la venganza, y te amo.
Cuerpo de piel, de musgo, de leche ávida y firme.
¡Ah los vasos del pecho! ¡Ah los ojos de ausencia!
¡Ah las rosas del pubis! ¡Ah tu voz lenta y triste!

Cuerpo de mujer mía, persistiré en tu gracia.
Mi sed, mi ansia si límite, mi camino indeciso!
Oscuros cauces donde la sed eterna sigue,
y la fatiga sigue, y el dolor infinito

NUNCA DIGAS NUNCA

.

5ª. e ultima jornada dos PALPITES

.
TERMINA ESTE FINAL DE SEMANA
O 2º.CONCURSO DESTA ÉPOCA,
O NUNO PAIVA É FAVORITO
POIS LEVA 3 PONTOS DE AVANÇO,
MAS COM A FILIPE TODO O
CUIDADO É POUCO.....

São estes os jogos e os palpites



SPORTING-ACADEMICA../.BENFICA-SETUBAL../.PORTO-P.FERREIRA

HERDEIRO........2-0-....3-0....2-0
PEDRO P...........3-0...4-0....3-1
FILOMENA.........2-0....2-1...2-0
NUNO MATOS.....1-1...3-0....2-0
RICARDO DINIS....2-1...2-0....2-0
VITOR SANTOS...1-2....6-0....1-0
LIGIA..............2-0....2-1....3-0
PEDRO G.VAZ....2-0....1-1....2-0
NUNO PAIVA......1-0....2-0....2-0
MIRANDA...........1-0....2-1...0-1.
LEONOR............2-0....2-0....3-0.
VALENTE.........3-0...0-0....1-0
COTRIM.............3-1....3-0...1-0
FRANCISCO..........1-0...1-0...1-0
FILIPA..............1-0...1-0....1-0
PEIXOTO............2-1...3-0....2-0
JOÃO ROQUE........2-0....3-0....2-1
RICARDO DANIEL.....1-0...1-0....1-0
ABREU................0-1....3-1....0-1


É COM ESTA CLASSIFICAÇÃO QUE PARTIMOS PARA A ULTIMA JORNADA
.
1.NUNO PAIVA.......17..(GR.DESK/BENFICA)
2.Filipa...............20..(DOMESTICOS/BENFICA)
3.Ligia................24..(CH.REV/BENFICA)
4.Ricardo Daniel...25..(LISRY/SPORTING)
5.Nuno Matos.......26..(AMERICAS/BENFICA)
6.João Roque......27..(TAP-GENEVE/SPORTING)
..Pedro G.Vaz......27..(LISRY/BENFICA)
7.Valente..........28..(EUROPA 1/SPORTING)
8.Leonor...........29..(GRP.DESK/SPORTING)
..Pedro Pereira....29..(AVAILABILITY-BENFICA)
..Filomena.........29..(AVAILABILITY/SPORTING)
9.Ricardo Dinis....30..(EUROPA 2/BENFICA)
10Francisco........31..(AFRICAS/SPORTING)
11Peixoto..........32..(EX-RC/BENFICA)
..Vitor Santos.....32..(SQQ/ATLETICO)
12Herdeiro.........35..(EX-RC-REV/SPORTING)
13Cotrim...........37..(GRP.DESK/BENFICA)
14Abreu............40..(LISRY/BENFICA)
..Miranda..........40..(AMERICAS/BENFICA

separados de fresco

.

ultima hora - PORTO-CHELSEA

.


ACABA DE SAIR :



PORTO.CHELSEA
CELTIC-MILAN
PSV-ARSENAL
LILLE-MANCHESTER UNITED
ROMA-LYON
BARCELONA-LIVERPOOL
RAL MADRID-BAYERN
INTER-VALÊNCIA

Para o PORTO não poderia calhar adversário peor....

CAROLINA "GATO FEDORENTO" SALGADO

SORTEIO DA COMPETIÇÕES EUROPEIAS

.


É JÁ DEQUI A UMAS HORAS QUE
SE EFECTUAM OS SORTEIOS DA
LIGA DOS CAMPEÕES E DA
TAÇA UEFA.
.
Ao PORTO podem calhar todos os primeiros
clasificados da 1ª.eliminatória por
séries:

Oitavos-de-final - Jogos a 20/21 de Fevereiro e 6/7 de Março

Vencedores de grupos ...........Segundos classificados
A Chelsea FC (ENG) ............ FC Barcelona (ESP)
B FC Bayern München (GER)...... FC Internazionale (ITA)
C Liverpool FC (ENG)........... PSV Eindhoven (NED)
D Valencia CF (ESP)............ AS Roma (ITA)
E Olympique Lyonnais (FRA)..... Real Madrid CF (ESP)
F Manchester United (ENG)...... Celtic FC (SCO)
G Arsenal FC (ENG)............. FC Porto (POR)
H AC Milan (ITA) LOSC.......... Lille Métropo..le (FRA)

EM RELAÇÃO À TAÇA UEFA SÃO ESTES OS CLASSICADOS EM SORTEIO
.
Taça UEFA de 2006/07 - Participantes nos 16 avos-de-final

Os jogos serão disputados a 14/15 e a 22 de Fevereiro

(os oitavos-de-final estão marcados para 8 e 14/15 de Março)

Vencedores dos grupos .....Grupo dos segundos classificados

Rangers FC................. Maccabi Haifa FC
Tottenham Hotspur.......... FC FC Dinamo 1948 Bucuresti
AZ Alkmaar................. Sevilla FC
Parma FC CA................ Osasuna
Blackburn Rovers FC........ AS Nancy-Lorraine
RCD Espanyol.......... .... Ajax
Panathinaikos ............. Paris Saint-Germain FC
Newcastle United .......... Celta de Vigo


Grupo dos terceiros classificados......... VINDOS DA Champions League

AS Livorno................................Werder Bremen
Bayer 04 Leverkusen...................... FC Spartak Moskva
SP Braga ................................ Girondins de Bordeaux
RC Lens ................................. Shakhtar Donetsk
Feyenoord ............................... Steaua Bucuresti
SV Zulte Waregem......................... Benfica
Hapoel Tel-Aviv ..........................CSKA Moskva
Fenerbahçe SK............................ AEK Athens FC

Os vindos da LIGA DOS CAMPEÕES defrontam os os 2º. da UEFA

aSSIM AO benfica pode calhar

Macabi Haifa
Dimnamo de Bucareste
Sevilha
Ossasuna
Nancy
Ajax
PSV
Celta de Vigo

OS 10..S DA UEFA defrontam os 3.s da UEFA

Assim ao BRAGA pode sair:

Glasgow Rangers
Totenham
AZ Alkmar
Parma
Blackburn
Espanhol
Panatinaikos
Newcastle

A TRANCA aposta nuns:

PORTO-BAYERN
BENFICA-APOEL TELAVIV
BRAGA-ALMAR...

oh cavalheiro ,vai uma champanhota?

.
Eu, Carolina

Em rigoroso exclusivo nacional, publicamos um excerto do livro "Eu, Carolina Salgado" por incúria não incluído na obra agora à venda em todas as grandes superfícies comerciais. Pelo manifesto interesse público do excerto, e depois de garantido o consentimento da autora,que confessou nunca ter lido a TRANCA, aqui vai:

«10 de Abril
O Jorge Nuno está inquieto. Os nervos estão à flor da pele e já me assentou duas lambadas sem motivo aparente. Mas eu sei a causa. O FC Porto vai receber o Riopele para a Taça de Portugal e, sem caldinhos com os árbitros, ele desconfia que vai perder. Ofereço-me para mandar espancar o presidente do Conselho de Arbitragem da Liga. Diz-me que não, que dá muito nas vistas. Está a amolecer com a idade. E não me refiro só às capacidades para dirigir o clube.

11 de Abril
O alternadeiro do talho, aqui no Ameal, disse que não me fia mais nada sem ver dinheiro. Mandei espancá-lo com um barrote cravejado de parafusos, claro está. Eu não sou dura. Foi a vida que me fez assim.

14 de Abril
Está-se mesmo a ver: sexta-feira à noite e, em vez de sairmos, sua excelência quer jantar em casa com árbitros. E os ares sebosos dos tipos? Um é careca, o outro tem um bigode que me faz lembrar um azeiteiro que trabalhava no Calor da Noite. Só falam de foras-de-jogo e penalties. E só comem fruta e doces, os alarves! Há semanas que não se come outra coisa cá em casa.
Ao menos, não se perdeu tudo. O Jorge Nuno prometeu-me que me levava este fim de semana ao estrangeiro para ver monumentos e coisas assim. Vai ser tão romântico!

15 de Abril
Grande besta! O fim de semana romântico no estrangeiro, afinal, foi só eu, ele e… mais 300 Super Dragões em Gelsenkirschen. E a o monumento era o estádio dos alemães. Nunca fui tão apalpada na minha vida. Esta gente não sabe que eu sou uma senhora.

17 de Abril
As finanças recusaram a minha declaração de IRS: não me deixam deduzir a aquisição de um varão Inox nas despesas de "material profissional". Sabem eles que isto custa os olhos da cara? Ou pior.
Conheço um rapaz que é trolha em Freamunde. Muito jeitoso de mãos. Pedi-lhe para espancar o chefe do 13.º bairro fiscal do Porto.

18 de Abril
Afinal, era engano. O varão pode ser deduzido no IRS.
Se o chefe do 13.º bairro fiscal ainda tivesse nós dos dedos, poderia ser ele a fazer a dedução.

19 de Abril
O Jorge Nuno revelou-me hoje que vai voltar para a primeira mulher. De súbito, a minha memória reavivou. Estou a lembrar-me de tudo.
Tenho provas de que o Jorge Nuno esteve envolvido em todas as trapaças do século XX, desde a falsificação das notas do Alves dos Reis até ao atentado falhado contra o Salazar em 1930. E se a TVI me pagar mais, ainda posso comprovar que foi ele quem trouxe a peste negra e o maestro António Vitorino de Almeida para Portugal. E que o terramoto de 1755 só escavacou Lisboa e arredores porque ele mandou.