sexta-feira, junho 29, 2007

WRAYGUNN, mais uma banda portuguesa

.


Actuam nesta edição do SUPER ROCK, SUPER POP, são os WRAYGUNN

WrayGunn


Origem Coimbra
País Portugal
Período
Gênero(s) rock
soul
gospel
blues

Biografia
WrayGunn é uma banda portuguesa, originária de Coimbra. A Banda é formada por Paulo Furtado (voz e guitarras), Raquel Ralha (voz), Sérgio Cardoso (baixo), Francisco Correia (sampler, gira-discos), Pedro Pinto (bateria). Selma Uamusse (voz) João Doce (percussão & bateria)

O teledisco de "SHE´S A GO-GO DANCER", o tema de apresentação de "Sangri-lá" conta com a a participação de Victor Gomes, o maior rock´n´roller Português de sempre.

Discografia:
Amateur (CD-Ep, 2000)
Soul Jam (CD, 2001)
Eclesiastes 1.11 (CD, 2004)
Shangri-la (Maio 2007)

já faz 1 ano...

.


O tempo voa
Já faz 1 ano que o RICARDO e o PEREIRA MARTINS deixaram de picar ponto.
O RICARDO no dia 29 de Junho. O PEREIRA MARTINS em 3 de Julho de há 1 ano.
Mas foi só no local de trabalho, pois eles têm visitado muitas vezes os colegas com qujem trabalharam tantos anos, e continuam a aparecer nos almoços da nossa comunidade.

A TRANCA manda-lhes um abraço

ACTUALIDADE

.

preliminares

Na África, dois canibais estão almoçando juntos e um deles diz:
- Detesto turista!
- Deixa pra lá - diz o outro - coma só o macarrão!

ALMOÇO DE 28 DE JUNHO

.
O RC está vivo.
O pessoal continua a aparecer, o entusiasmo não esmorece.

Ao principio não me acreditei muito no êxito de um almoço mensal .
Sabia e sei do espírito especial da malta do velho Controle, mas acontecer todos os meses com um número razoável, já não tinha tanta certeza que pudesse acontecer.
Aparece quem aparecer e pronto, pensei.
Afinal os meus receios não se realizaram, e com o entusiasmo do Vieira ,da Dina, da Maria João ,da Manela, e de muitos mais, tem aparecido muita gente e o "espirito do RC" renasce todos os finais de mês.

Desta vez no Clube TAP estiveram 26.
E houve 4 estreias.
Para começar a recepção do ABILIO AZEVEDO, que passou à peluda no final de Maio.

O AZEVEDO AINDA PENSA QUE VAI TRABALHAR ÀMANHÃ

Apareceram pela primeira vez: A NATÀLIA, o ANTÒNIO JOSE LOPES e a GUIDA.

A NATÁLIA QUE MUITOS DE NÓS NÃO VÍAMOS HÁ MUITO

Esteve também em estreia o PEDRO GUEDES VAZ, ainda muito longe da reforma,
mas integrande da nossa Comunidade.


Já o tinha dito, estes almoços não se restrigem aos reformados, mas sim abertos a todos os companheiros que tenham passado pelo Controle,e seus sucedâneos (REV,Irregularidades e Back Office,) e os que ainda estão ao serviço. Se estiverem de folga ou quiserem dar um saltinho até nós, cá estamos.
Ouviste Trudy?

Ao complexo do Clube TAP, começaram a chegar muito antes da hora os actores deste evento já colunável...

À CHEGADA AO CLUBE TAP, O FARINHO,O CABRAL, O HERDEIRO (de costas) O COELHO DE ALMEIDA E OS ESTREANTES LOPES E NATÁLIA

Os primeiros aplausos para o "maçarico" Azevedo": -"Ainda não estou em mim, ainda não me convenci completamente que já não vou trabalhar". aliás, acrescentou, "no dia a seguir a ter saído telefonei a avisar,- hoje o supervisor Azevedo não vai trabalhar" (risos)
Outro momento alto foi a chegada da Natália, é do Lopes, que há muito tempo a maioria dos presentes não via.
Estão óptimos e continuam bons de garfo e de palheta. Benvindos


A Guida, depois de muitas ameaças apareceu também trazida na marra pelo Mendonça. A sua boa disposição foi uma mais valia, esperamos que continue a aparecer.


O Farinho e o Peixoto, apesar de ainda estarem com obrigações laborais ,não faltaram e mostraram a sua indispensabilidade.

Às tantas, o CANELAS, que foi a estrela da tarde, saltou para o computador da TRANCA,sim esse mesmo onde está a ser redigida esta crónica e com uma enorme noção de espectáculo, fez correr uma aplicação de astrologia, e iniciou uma frenética consulta de "bruxologia" , perdão, de astrologia, dando conselhos astrais a quem o quis consultar. Foi um enorme burburinho , e muitos ficaram a saber como vão ser os seus próprios destinos, para os tempos que se vão seguir.

O CANELAS, COMO DIGNO SUCESSOR DO MÁRIO FILIPE

-"Assim deixa de ter graça", comentou um dos consulentes, "agora já sei que me vai sair a lotaria, não vou ter emoção nenhuma quando ouvir que o número tem prémio, que maçada".

Depois de 4 horas de intenso convívio ficou conbinado que em Julho haverá mais, apesar de ser mês de férias.
-"Quem aparecer , aparece"

Esiveram desta vez:

Azevedo, Guedes Vaz, Cabral, Chico Dias, Mascarenhas,Guida,Dina, Manela Brito e Silva,Canelas, Pedro Guedes Vaz, Mendonça, Irene,Carlos Correia, Maria João, Coelho de Almeida, Peixoto, Redondeiro, Brito Dias, Natália ,Norberto,Ramos, Farinho,Vieira, António José Lopes, João Pinto e Herdeiro

Em Julho vamos reunir-nos de novo.
Apesar de ser mês de férias decidiu-se que "quem aparecer ,aparece"
O local depois se divulgará.

a 29 de Junho nasceu ROBERTT SCHUMAN, o "pai da europa"

.
Robert Schuman (29 de junho de 1886, Clausen, Luxemburgo - 4 de setembro de 1963, Scy-Chazelles, França) foi um político e estadista luxemburguês radicado na França.


De mãe luxemburguesa, o jovem Robert Schuman frequentou a escola primária e secundária em Luxemburgo. Tendo realizado estudos superiores de Direito na Alemanha, em Berlim, Munique, Bonn e Estrasburgo, ele abre um gabinete de advocacia em Metz em junho de 1912. Dois anos mais tarde, a Primeira Guerra Mundial começa; Robert Schuman é reformado por problemas de saúde.

Em novembro de 1918, a Alsácia-Lorena retorna à França e Robert Schuman entra em 1919 no Parlamento como deputado da Moselle. Em 1939, uma nova guerra inicia-se, e em março de 1940 Robert Schuman é nomeado sub-secretário de Estado para os Refugiados. Em 10 de julho de 1940, ele atribui, com outros 568 parlamentares, os « plenos poderes » ao Marechal Pétain. De retorno à Lorena, ele é preso pela Gestapo e posto secretamente na prisão de Metz, sendo mais tarde transferido para Neustadt, no Rheinland-Pfalz, em 13 de abril de 1941. Ele consegue fugir e alcançar a zona livre em agosto de 1942, passando pela abadia de Ligugé.

Presidente do Conselho (1947) (MRP), depois Ministro de Relações Exteriores (1948-1952), ele foi o grande negociador de todos os grandes tratados do final da Segunda Guerra Mundial (Conselho da Europa, Pacto do Atlântico Norte, CECA, etc.).

Propôs, através da declaração de 9 de maio de 1950, colocar a produção franco-alemã de carvão e de aço sob uma Alta Autoridade comum, em uma organização aberta à participação de outros países da Europa. Essa proposta levará à criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço, que foi origem da atual União européia.

De 1958 a 1960, ele foi o primeiro presidente do Parlamento europeu, que o condecora, no final de seu mandato, com o título de « Pai da Europa ».

quinta-feira, junho 28, 2007

almoço de 28 de junho - no Clube TAP

.
Uma vez mais o pessoal acorreu em bom número
Desta vez estiveram 26
Houve 4 estreias, nomes? só amanhã



A crónica será publicada amanhã com imagens e nomes.
O Canelas distinguiu-se em..
Este filminho é só para abrir o apetite.

A 28 de Junho nasceu RAUL SEIXAS

.
Desde há muitos anos que tenho
uma predileção muito especial
pelo RAUL SEIXAS e a sua obra
contestatária.


Nome completo: Raul Santos Seixas
Origem(ns): Salvador, Bahia
País de nascimento: Brasil
Data de nascimento: 28 de junho de 1945
Data de morte: 21 de agosto de 1989
Apelido: Raulzito
Período em atividade: 1968 - 1989

Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945 — São Paulo, 21 de agosto de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro, pioneiro do rock and roll. Também conhecido como o pai do rock and roll brasileiro.

Biografia
Filho do casal Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas, Raul cresceu numa Salvador um tanto estagnada, alheia aos progressos de uma modernidade que passava ao largo da capital baiana.

Em casa obtém uma cultura que o faz adiantar-se àquilo que era ensinado nas escolas, mergulhando nos livros que tinha em casa, na biblioteca do pai. Até o final de sua vida, sempre foi avançado para sua época, o que é comprovado pelas músicas por ele compostas e que até hoje são executadas. Como seu parceiro musical Paulo Coelho já disse: "Raul Seixas não é passado, é presente! Futuro!".

Primórdios
Seu gosto musical foi se moldando: primeiro, no rádio, acompanha o sucesso de Luiz Gonzaga, e nas viagens onde acompanha o pai (inspetor de ferrovia), ouve os matutos desfiarem repentes - e esta "raiz" nordestina nunca o abandonara.

Num segundo momento, nas telas dos cinemas, encanta-se com o talento de Elvis Presley, de quem torna-se fã - e aponta-lhe o rumo musical: o Rock'n Roll. Sempre gostou também de clássicos do rock dos anos 50 e 60.

Junto a alguns amigos de Salvador, monta um conjunto, "Os Relâmpagos do Rock", mais tarde "The Panters", e por último conhecido como "Raulzito e os Panteras". Fazem shows no estado, e a convite do amigo Jerry Adriani, vai para o Rio de Janeiro, gravar um disco pela gravadora Odeon, em 1967 - que foi um total fracasso.

Após algum tempo, volta ao Rio, em 1970- 71, desta feita contratado por outra gravadora - a CBS (atual Sony BMG). Ali participa da produção de diversos artistas da Jovem Guarda, como Jerry Adriani, Leno e Lilian, entre outros.

Mas Raul acaba se rebelando. Aproveitando a ausência do presidente da empresa, grava seu segundo LP (intitulado Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10), onde faz parceria com Sérgio Sampaio, à época um promissor sambista. O disco foi logo retirado do mercado - Isso lhe valeu a expulsão da CBS quando o presidente voltou. O disco então sumiu, "misteriosamente", do mercado.

Em 1972 participa do VII FIC (Festival Internacional da Canção), promovido pela Rede Globo, e tem duas músicas classificadas, o que lhe deu projeção nacional.

Sucesso e dor
No ano de 1973, já contratado da Philips (atual Universal Music), grava o LP (Krig-Ha, Bandolo!) com o qual Raul alcançou finalmente o sucesso, estabelecendo a parceria com o hoje escritor Paulo Coelho.

No ano de 1974, por divulgar a Sociedade Alternativa nas suas apresentações, acabou sendo preso e torturado pelo DOPS, exilando-se nos Estados Unidos. No entanto, o sucesso do seu LP Gîtâ e da música Gita, que lhe rendeu um disco de ouro, após vender 600.000 cópias, fazem-no retornar ao Brasil. Neste ano separa-se de sua primeira mulher, Edith Wisner, com quem teve uma filha.

Em 1975, casa-se com Gloria Vaquer, e grava o LP "Novo Aeon".

Em 1976, grava o disco "Há Dez Mil Anos Atrás", e tem sua segunda filha, Scarlet.

Lançou mais outros três discos pela WEA (hoje Warner Music Brasil), a partir de 1977, que fizeram sucesso de público e desgosto na crítica. Por volta deste período, intensifica-se a parceria com o amigo Cláudio Roberto, com quem Raul comporia várias de suas canções mais conhecidas, como "Maluco Beleza", "O dia em que a terra parou", "Rock das Aranha", "Aluga-se" etc.

A partir do ano de 1978, começa a ter problemas de saúde devido ao consumo de álcool. Neste ano, conhece Tania Menna Barreto, com quem se casa, após abandonar a segunda esposa.

No ano de 1979, separa-se de Tania e conhece Angela Affonso Costa, a Kika Seixas, com quem se casa algum tempo depois.

No ano de 1980, assinando novamente contrato com a CBS, lançou apenas mais um álbum (Abre-te Sésamo) e rescindiu o contrato.

Em 1981, nasce a terceira filha, Vivian, fruto de seu casamento com Kika.

Seus dois discos seguintes ("Raul Seixas" - 1983 e "Metrô linha 743" - 1984) e o livro As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor fizeram sucesso,

No ano de 1989, faz uma turnê com Marcelo Nova, agora parceiro musical, totalizando mais de 50 apresentações pelo Brasil.


"Canto do cisne"
O último disco lançado em vida foi feito em parceria com Marcelo Nova, intitulado "A Panela do Diabo", que foi lançado pela Warner Music Brasil dois dias antes da sua morte. Raul Seixas faleceu dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos. Seu corpo foi encontrado às oito horas da manhã, pela sua empregada, Dalva. Foi vítima de parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite fatal. O LP " A Panela do Diabo" vendeu mais 100.000 cópias, rendendo ao Raul um disco de ouro póstumo, entregue à sua família e também a Marcelo Nova (parceiro de Raul, com quem gravou o LP), tornando-se assim um dos discos de maior sucesso do eterno Maluco Beleza.


[editar] Principais sucessos
Muitos dos fãs de Raul Seixas consideram uma das marcas mais fortes nas suas músicas a sua capacidade de, através de um estilo jovial e descontraído, transmitir mensagens ou fazer questionamentos sobre temas como o amor, a vida, e a existência em si.

Das canções que Raulzito deixou, muitas foram aquelas que permaneceram eternizadas pelo gosto do público. Entre elas, Maluco Beleza, Metamorfose Ambulante, Sociedade Alternativa, Gîtâ, Eu nasci há 10 mil anos atrás e Medo da Chuva. Entre os fãs, costumam aparecer também outras músicas, entre elas, Ouro de Tolo, S.O.S., Mosca na Sopa, Tente Outra Vez, Eu Sou Egoísta, Para Nóia, Água viva, e Cachorro-Urubu.

OURO DO TOLO, PROVAVELMENTE A SUA MELHOR CRIAÇÃO

Discografia
1968 - Raulzito e os Panteras
1971 - Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 (com Sérgio Sampaio, Míriam Batucada e Edy Star)
1973 - Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock
1973 - Krig-Ha, Bandolo!
1974 - O Rebu (Trilha sonora original - Raul Seixas & Paulo Coelho)
1974 - Gita
1975 - 20 Anos de Rock (Reedição de Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock)
1975 - Novo Aeon
1976 - Há Dez Mil Anos Atrás
1977 - Raul Rock Seixas
1977 - O Dia Em Que a Terra Parou
1978 - Mata Virgem
1979 - Por Quem Os Sinos Dobram
1980 - Abre-Te Sésamo
1983 - Raul Seixas
1984 - Metrô Linha 743
1985 - Let Me Sing My Rock And Roll (Coletânea lançada somente em LP)
1986 - Raul Rock Volume 2
1987 - Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!
1988 - A Pedra do Gênesis
1989 - A Panela do Diabo (com Marcelo Nova)

Álbuns póstumos
1992 - O Baú do Raul (Raridades)
1998 - Documento
2003 - Anarkilópolis
2005 - Raul Seixas - Série BIS Duplo

Álbuns ao vivo
1984 - Ao Vivo - Único e Exclusivo
1991 - Eu, Raul Seixas (Show na Praia do Gonzaga, Santos, 1982)
1993 - Raul Vivo (Reedição de Ao Vivo - Único e Exclusivo com faixas extras)
1994 - Se o Rádio Não Toca (Show em Brasília, 1974)

quarta-feira, junho 27, 2007

28 de junho - primeiro aniversário no REV

.


A TRANCA SAÚDA o DUARTE, O RUI e o RICARDO, que completam hoje, 28 de Junho ,1 ano entre nós.

A nossa comunidade não se faz só de profissionais de aviação comercial.
Eles são gente de carne e osso, boca cheia de dentes e um coraçanito a bater sincopado.
Houve tempos em que cheguei a pensar que a nossa relação era circunstancial e que um dia cada um ia para o seu canto, e nos esquecíamos uns dos outros, ponto final.
Afinal, para nosso bem, constatei que não é verdade. O pessoal que comigo trabalhou tantos e tantos anos, na sua maioria, permanece ligado por laços de amizade e memórias comuns.
Trinta e tal anos já lá vão e continuamos a encontrar-mo-nos e a trocar afectos.

Isto tudo vem à colação para assinalar o primeiro aniversário no actual REV de três colegas que faz um ano entraram na nossa sala, que como vieram a verificar, está carregada de história cimentada pelos muitos que cá têm passado.


AQUI TEMOS O RUI E O DUARTE NOS DOMESTICOS QUE VÃO PASSAR A SER PORTUGAL E ESPANHA

actualidade

.

O "HOMEM" ESTÁ EM TODAS...

ainda há pastores?

.

almoço de àmanhã

.
Estão já confirmados 26 roedores para a refrega de amanhã no Restaurante do Clube Tap, ali à Encarnação.

Gostávamos de vêr lá pessoal que ainda pica o ponto.
Como é perto (ali a 600 metros) podem bem lá ir, e retirar-se mais cedo (picar é um dever!!!)

NA TRAFARIA FOI ASSIM...

Desta vez vão aparecer pelo menos 4 novas caras, isto é, companheiros que nunca mais tínhamos visto.
Quem?
Apareçam e ficarão a saber, vai valer a pena!

os nossos artistas

.

"O MENDONÇA NAS OLYMPÍADAS DE MOSCAVIDE", caricatura por, JOSÉ CARLOS CARVALHO

preliminares

.
Cinco homens discutiam sobre a inteligência dos seus cães. O primeiro era engenheiro, o segundo contabilista, o terceiro quimico, o quarto informático e o quinto funcionário público.
Para fundamentar a sua posição, o engenheiro chama o seu cão:
Esquadro!Faz a tua rotina...
O Esquadro foi até ao escritório, agarrou num pouco de papel e numa lapiseira e rapidamente desenhou um círculo, um quadrado e um triângulo.
Todos admitiram que o cão era incrível....
Mas o contabilista disse que o seu cão podia fazer melhor.... Chamou o seu cão e disse-lhe:
Formulário! Faz a tua rotina...
Formulário, foi até à cozinha e voltou com uma dúzia de bolachinhas. Dividiu-as em 4 pilhas de 3 bolachas cada uma. Todos admitiram que era genial!
O quimico disse que podia fazer melhor...
Medida! Faz a tua rotina ... Medida levantou-se, foi até ao frigorifico, tirou 1/4 L de leite, agarrou num copo médio e encheu-o completamente sem entornar uma só gota! Todos acharam isto muito interessante... mas o informático sabia que os podia ganhar a todos... virou-se e disse:
Disco Rígido! Faz a tua rotina...
Disco Rígido atravessou o quarto e ligou o computador, correu um antivírus e após ter verificado que o sistema estava limpo, optimizou o sistema operativo, mandou um e-mail e instalou um joguinho excelente. Todos sabiam que isto era bastante difícil de superar. Então, os quatros homens olharam para o funcionário público e disseram-lhe:
- E o teu cão? Que sabe fazer?
O empregado público chamou o seu cão e disse-lhe:
Descanso .... faz a tua rotina....
O Descanso preparou-se de um salto, comeu as bolachas, bebeu o leite, apagou todos os ficheiros do computador, abusou sexualmente dos outros quatro cães, alegou que ao fazer isto tinha criado uma lesão na espinha, interpôs uma denúncia por condições de trabalho precárias, reclamou por salários mais elevados e meteu baixa por 6 meses....

terça-feira, junho 26, 2007

ainda o almoço de 31 de maio

.

HÁ UNS ANOS ,ELES CAMINHAVAM PARA O EDIFICIO 25 DO AEROPORTO PARA PICAR O PONTO, HOJE FAZEM-NO PARA SE SENTAREM À MESA PARA UMA BRUTA CALDEIRADA... NA TRAFARIA.

DA ESQUERDA PARA A DIREITA:
VIEIRA, CASCADA,MENDONÇA,MASCARENHAS,ADELAIDE,GIOVANNI,SAMPAIO (de chapelinho),CANELAS,RICARDO,GUEDES VAZ,FAUSTINO E PEIXOTO.

No dia 28 deste mês há mais, desta vez é no Restaurante o Clube TAP.

OS QUE POR CÁ PASSARAM

.
Mais dois companheiros que saíram: o AZEVEDO e o DANIEL PEREIRA. Ambos das Irregularidades
Ambos provenientes do antigo RC.
A TRANCA saúda-os e acolhe-os neste grande espaço que é a Comunidade Ex-RC e actual REV-IRREGULARIDAES,BACK OFFICE.
.
A LISTA DOS QUE por cá passaram , e fica assim:
.

Adelaide, Allen,Alcides Caramelo, Adalberta, Albuquerque,Albuquerque (Vidrinhos) Alvaro Matos,Alpendre. Araújo (women entretainer) Ana Novais,Ana Franco, Antunes, Alcantara Melo,Augusto , Amaro (carga) Amélia Pitta,Ana Castelo, Alvarez, AZEVEDO,Daniel,Barbosa Dinis, Brito Dias, Bernardes (carga), Bento, Bètinho, Botelho, Branco, Benzinho,Belo Torres, Bação, Breu, Barbosa,Canelas, Candeias, Coelho de Almeida, Carlos Marques, Calado Lopes,Cascada, Conceição (Bé), Catarino. Carlos Correia, Cascada, Carreiras,Coelho (Salaminas)l, Claudia Oliveira, Claudia Madeira, Camilo, . Carlos Pinto,Carlinhos (pintelhudo) Cabrita,Canelas, Carlos Santos (toureiro) Carvalho (carga) , Campos, Curado,DANIEL PEREIRA, Dina, Domingues, Duarte, Domingos, Estanislau, Elizabeth, Fortunato de Almeida, Filipe, Falé, Fiúza, Ferreira, Ferrão, Faustino, Franquelin, Farinho, Grade, Giovanni Fernandes,Ganhão, Garção, Guerra, Gentil Nunes, Guida, Guedes Vaz, Helder Silva, Henriques, Herberto Gomes, Herdeiro, Guilhermina, Helder Barreiros, Helena Eiseu, Hilário (stand-by) ,Horácio, Hélio, Irene, José Tavares Diniz, João Martins, João Pinto, Lopes, Luciano Carvalho e Silva, Loreto, Leandro, Lena Policarpo, Leal,Leal Marques,Lucilia Preto, Maia,Manuel,Manuela Veiga, Mira Correia,Miranda, Mini Marques, Mário Oliveira, Marcelo,Moura, Marcelino, Mesquita, Maria João, Manuela Brito e Silva, Maria Ilidia, Mascarenhas, Mendonça, Nabais ,Natália, Nuno Barra, Olimpio, Patricio, Peixoto, Parente,Pinto Leite (Zé Sopapo) Paz, Paulino, Pitra, Pederneira, Pereira Martins, Pereira de Sousa, Potier, Portela, Paulo Borges,Pestana,Paulo Bandeira,,Ribeiro Fernandes,Ricardo Matos, Reis Santos, Raposo, Rochinha,Ricardo (Dosi),Raul Governo,Redondeiro ,Rui Eugénio de Sousa,Rui Lourenço, Ramos, Rodrigues (Carga),Rodrigues (EQSB*), Rui Brito de Sousa,Sampaio,Silva (dos bigodes), Serrão, Sarmento,Sacramento, Silvério, Sacadura, Simas,Tiago,Silvia,Sousa,Santos Costa, Sandra, Soares, Teixeirinha,Teresa Allen, Teresa Fonseca,Viana, Vieira ,Vitor Dias , Vitor Guerra, Vasco Sá,Vitor Carvalho (Nhec-Nhec) Vitor Sequeira, Valter, Velha, Vantacich, Zuzarte.


Destes já faleceram: (22)
Albuquerque (Vidrinhos),Alvaro Matos,Alvarez,Botelho,Carlos Marques,Duarte,Ferreira,
Filipe,Grade,Gentil Nunes,Nabais,Patricio Mendes, Vitor Sequeira,Zuzarte, ,Paz,Paulino,Pederneira,Rocha (Carga),Sacramento,Teixeirinha,Vasco Sá,Rui Eugénio de Sousa,Raul Governo

* - embrulha que são bombas

segunda-feira, junho 25, 2007

SAM & CALEB

.


O SAM e o CALEB, são dois estudantes norte-americanos ,estudam língua portuguesa.
Percorrem o mundo, e estão agora entre nós a aprender a nossa língua, e já falam com bastante desembaraço. Curiosamente , quando falam entre eles, utilizam o português e não o inglês.
Perguntei-lhes:
-Porquê vocês entre os dois não falam a vossa língua?
`-É para praticarmos, assim aprendemos mais rápido o português- respondeu o Caleb a rir.
Eles aceitaram falar para a TRANCA sobre a sua experiência de viajantes pelo mundo, e do seu gosto pela nossa língua

T- QUEM SÃO E PORQUÊ TEREM VINDO PARA PORTUGAL?

CALEB - Sou o Caleb Alexander Wibbenmeyer
Tenho 23 anos e sou de Houston, TX; St. Louis, MO, Norwalk, CT, e de Breckenridge, CO
Eu escolhi Portugal porque tenho vontade de trabalhar no mundo das ONG em África e como o Português é uma língua falada em muitos países na África e como já falo espanhol, Português e Portugal era um passo fácil fazer.

T - POR QUE PAÍSES TÊM PASSADO?

CALEB - Além do meu país os EUA, conheci México, Canada, , Portugal, Panamá, Costa Rica, Espanha, França.

T E AGORA PARA ONDE VÃO DEPOIS DE PORTUGAL?

CALEB- Tenho que conhecer mais a gente de Portugal.Os portugueses são sempre muito amáveis, mas são um pouca pessimistas também. As coisas em Portugal não são muitas fáceis e isso transparece-se na cara das pessoase Vê-se que querem mudar mas parecem-me um pouco perdidos no caminho.

Vou trabalhar numa quinta perto do Aljezur. Vou conhecer mais o campo e a gente de Portugal. Talvez vá para Lagos trabalhar. Em Setembro quero conhecer o norte e apanhar uvas perto do Porto. Depois de aprender Português quero conseguir um trabalho numa ONG e tenho vontade de basear minha vida em Espanha.

T - ALGUM DIA PRETENDEM VOLTAR A PORTUGAL?

CALEB - Enquanto estiver em Portugal vou passar muitas vezes por Lisboa, e se vier a instalar-me em Espanha, então virei cá mais vezes.
Ate mais!

(O português falado pelo Caleb é já muito bom, de propósito mantive o discurso dele só com ligeiras modificações, consensuais, sempre que havia erro de construção, mas poucas vezes isso aconteceu)

As respostas do SAM não aparecem , pois ele partiu para o Porto antes de mas poder entregar, disse que enviaria por email)

almoço de 28 de junho

.
Confirma-se que se vai realizar no Restaurante do CLUBE TAP -Ricard's, à Encarnação.
O almoço terá lugar por volta das 13 horas.
Mas o pessoal começa a chegar mais cedo para o paleio...

Já confirmaram 19 companheiros, continuamos a aguardar mais adesões. Mandem email para a
www.trancaonline@gmail.com

mas se não mandarem apareçam.
HÁ PELO MENOS 3 ESTREIAS CONFIRMADAS.

WHITE STRIPES

.
FIZERAM FUROR NO
OEIRAS ALIVE.
A TRANCA PERGUNTOU
AO JACK WHITE?
PORQUÊ ESTE VOSSO
ÊXITO?
-"I.LL BE HONEST WITH YOU,
I.VE STOLLEN THE IDEA
FROM THE CRASY STORIES
OF TRANCA....


The White Stripes


Jack White e Meg White
Origem Detroit, Michigan
País Estados Unidos
Período 1997-actualmente
Gênero(s) rock de garagem
blues-rock
indie rock
Integrantes Jack White e Meg White

A dupla minimalista The White Stripes vem da cidade de Detroit, EUA, formada em 1997. Apesar de muitos acharem que Jack White (guitarrista e vocalista) e Meg White (baterista e vocalista) são irmãos, eles são na realidade ex-marido e ex-mulher. Lançaram o seu primeiro álbum em 1999, após anos na cena alternativa de Detroit. Seu segundo álbum, De Stijl (2000), faz em seu nome uma homenagem ao vanguarda artística holandesa neoplasticista. Em 2001 a dupla lançou o disco White Blood Cells, alcançando maior projeção na mídia. Lançaram em 2003 Elephant, que ganhou o Grammy nas categorias melhor disco de rock alternativo e teve sua canção Seven Nation Army eleita a melhor canção de rock do ano.

Já em 2005, aproveitando a ocasião do casamento de Jack White com a modelo Karen Elson no encontro das águas do Rio Negro e Solimões na cidade de Manaus, no Brasil, a dupla lançou o disco Get Behind me Satan.


Discografia
The White Stripes (1999, Sympathy for the Record Industry)
De Stijl (2000, Sympathy for the Record Industry)
White Blood Cells (2001, Sympathy for the Record Industry)
Elephant (2003, V2 Records, XL Records)
Get Behind me Satan (2005, V2 Records, XL Records)
Icky Thump (2007)

a 25 de Junho nasceu o PEIXOTO

.
Hoje o PEIXOTO faz anos.
Ele que é dos fundadores do RC, que inaugurou o 7º.andar do Edificio 25, naquele dia de Janeiro de 1969.


Hoje festeja o seu aniversário, e a TRANCA comemora com ele.

No ano em que nasceu, eis o que aconteceu no país onde era Presidente o Américo Tomás e dono do Conselho de Ministros e do país,o António de Santa Comba.

Principais notícias do mundo neste ano
Os japoneses invadem Burma, hoje conhecido por Myanmar.
- O Brasil corta relações com os países do eixo Alemanha-Japão-Itália.
- O primeiro disco de ouro é atribuído a Glenn Miller pelo seu single Chattanooga Choo Choo, pela companhia discográfica RCA Victor.
- Singapura rende-se às forças japonesas.
- Início das transmissões em código morse da BBC para a resistência francesa.
- A vila checa de Lidice é destruída e toda a sua população morta como medida de retaliação pelo assassinato do líder nazi Richard Heydrich.
- As forças alemãs lideradas pelo marechal Rommel tomam Tobruque.
- Batalha de El Alamein termina após 17 dias de combates entre o exército britânico e as forças italianas e alemãs, impedindo-as de entrar no Egipto.
- Fuzileiros norte-americanos desembarcam em Guadalcanal, uma das ilhas a sul das ilhas Salomão, numa das mais custosas campanhas da II Guerra Mundial.
- Durante um único raid aéreo, a RAF lança 100 000 bombas sobre Dusseldorf.
- Início do ataque alemão a Estalinegrado.
- Início da batalha de El Alamein, no Egipto.
- Contra-ofensiva do exército russo que cerca as forças alemãs em Estalinegrado.
- Primeira produção de energia atómica através da reacção em cadeia pelos físicos Enrico Fermi e Arthur Compton, na Universidade de Chicago.


5ª cerimónia anual dos Óscares de Hollywood
Mais um ano cheio de filmes fabulosos a encher os ecrans. Foi sem dúvida um grande espectáculo a noite da entrega dos óscares deste ano. O prémio para o melhor filme foi para A Família Miniver. Este filme arrecadou também o óscar para o melhor realizador, William Wyler. Para o melhor actor o óscar foi atribuído a James Cagney pelo seu excelente desempenho este ano. Considerada a melhor actriz, Greer Garson, recebeu o seu óscar com grande contentamento.

Fazem anos neste dia...

- Miguel Sousa Tavares (jornalista)
1796 - Nicolau I (czar da Rússia)
1903 - George Orwell (ensaísta e romancista)
1924 - Sidney Lumet (cineasta)
1933 - Álvaro Siza Vieira (arquitecto)
1963 - George Michael (músico)

Nesse ano de 1942 o BENFICA (clube que seria o do Peixoto) venceu o campeonato e a taça.

AQUI SE PODE VÊR, NO VELHO ESTÁDIO DO CAMPO GRANDE,O BENFICA A DERROTAR O SPORTING POR 2-1, E A DECIDIR O CAMPEONATODE 1942 A SEU FAVOR.
NA IMAGEM, JOAQUIM TEIXEIRA SALTA COM O GUARDA-REDES DO SPORTING AZEVEDO, VENDO-SE À ESQUERDA O GRANDE JULINHO,GOLEADOR DO BENFICA DE ENTÃO

domingo, junho 24, 2007

A 24 DE JUNHO, nasceu a MARIA DO CÉU

.
A TRANCA FESTEJA HOJE O DIA
EM QUE A MARIA DO CEU NASCEU,
E COMO HOJE É DOMINGO E NÃO
PUDÉMOS ESTAR COM ELA, DESDE
JÁ REIVINDICAMOS UMA FATIA
DO BOLO ,PORQUE SOMOS GULOSOS

A CÉU é uma figura incontornável entre nós e a TRANCA tem um grande carinho por ela
e vai dedicar-lhe um poema do grande Ary dos Santos

CANTIGA DE AMIGO

Cantiga de Amigo

Nem um poema nem um verso nem um canto
tudo raso de ausência tudo liso de espanto
e nem Camões Virgílio Shelley Dante
--- o meu amigo está longe
e a distância é bastante.

Nem um som nem um grito nem um ai
tudo calado todos sem mãe nem pai
Ah não Camões Virgílio Shelley Dante!

--- o meu amigo está longe
e a tristeza é bastante.

Nada a não ser este silêncio tenso
que faz do amor sozinho o amor imenso.
Calai Camões Virgílio Shelley Dante:
o meu amigo está longe
e a saudade é bastante!

NESTE DIA - 24 DE JUNHO, aconteceu e nascerfam:

Eventos históricos
1128 - Batalha de S. Mamede, entre D. Afonso Henriques e sua mãe, D. Teresa
1358 - Fim da Jacquerie com a morte, no total, de cerca de 20,000 camponeses
1509 - Coroação de Henrique VIII de Inglaterra
1901 - Abertura da primeira exibição de obras de Pablo Picasso
1999 - a vila de Quarteira- Portugal é elevada a cidade
2006 - Gloria Macapagal-Arroyo, presidente das Filipinas, declara a abolição da pena de morte no país.

Nascimentos
1340 - João de Gant, Duque de Lancaster
1360 - Nuno Álvares Pereira, general português
1820 - Joaquim Manuel de Macedo, escritor
1907 - Arseny Tarkovski, poeta russo
1911
Ernesto Sabato, escritor, ensaísta e físico argentino
Juan Manuel Fangio, automobilista argentino (m. 1995)
1915 - Fred Hoyle, astrônomo britânico (m. 2001)
1930 - Claude Chabrol, cineasta francês
1947 - Peter Weller, ator americano. Interpretou Robocop.
1950 - Nancy Allen, atriz
1961 - Curt Smith, cantor e compositor britânico, integrante do Tears for Fears
1968 - Jorja Fox, atriz britânica
1972 - Robbie McEwen, ciclista australiano.
1976 - Erik Marmo, ator brasileiro.
1978Juan Riquelme, jogador argentino de futebol
Luis García, jogador espanhol de futebol .
1987 - Lionel Messi, jogador argentino de futebol.

sábado, junho 23, 2007

AKRAM KHAN E SILVYE GUILEN


TÉCNICA,PERFEIÇÃO,SENSUALIDADE,BELEZA,PERFEITO

Khan nasceu em Inglaterra no seio de uma família indiana. Tem trabalhado em dança contemporânea e dança indiana

A bailarina francesa Sylvie Guillen começou a se projetar nos anos 80, quando dançava no Ballet da Ópera de Paris (na época, a companhia era dirigida por Rudolf Nureyev). Ela depois integrou o Royal Ballet de Londres, mas sua personalidade artística a alçou ao estrelato. Considerada uma bailarina completa, Guillen é capaz de interpretar tanto os clássicos quanto as criações dos coreógrafos contemporâneos. Já Anne Teresa de Keersmaeker lidera a geração de novos criadores belgas surgidos nos anos 80. A coreografia "Rain" estreou em 2001 e foi apresentada pelo grupo de Keersmaeker, o Rosas, em São Paulo, no ano passado.

preliminares

.
Certa noite, a mãe toma um taxi com a garotinha de 5 anos de idade e ao pararem diante de um semáforo a garotinha vê várias prostitutas em trajes exíguos fazendo ponto na esquina.
- Mãe! O que são essas mulheres todas?
Ao que a mãe, constrangida, responde:
- Não é nada não, filhinha! São só as esposas esperando os maridos saírem da fábrica.
- Ora, dona - intrometeu-se o chofer. - Por que a senhora não diz a verdade? Essas mulheres são todas putas. Ganham a vida vendendo o corpo!
A mãe ficou vermelhíssima.
- E elas têm filhos? - tornou a garotinha.
- Têm sim, minha filha! - respondeu a mãe.
- E o que eles fazem?
- Dirigem taxi!

sexta-feira, junho 22, 2007

BLOC PARTY

.


OS BLOC PARTY VÃO ESTAR ESTE ANO
NO SUPER BOCK

QUEM SÃO?
Bloc Party é uma banda britânica de art rock, pós-punk e indie rock, formada em 2002 na cidade de Essex.


História
Em 1998, Kele Okereke estudava em Essex, cidade natal de Russell Lissack. Em 1999 eles se encontraram novamente no Reading Festival e logo formaram a banda Union. O baixista Gordon Moakes se juntou a eles em resposta um anúncio na revista New Musical Express.

A banda mudou várias vezes de nome: Superheroes of BMX, The Angel Range, Diet, e Union) até chegar ao atual Bloc Party em setembro de 2003.

Havia um teoria de que o nome fosse uma brincadeira com block party, nome dado a uma grande festa informal de vizinhança, que pode alugar uma banda local como entretenimento. A banda disse que o nome não teve a intenção de ser uma alusão ao Bloco Soviético ou o partido político Canadense Bloc Québécois; a ausência do 'k' é meramente estética. Entretanto, o baixista da banda, Gordon Moakes, disse no forum do site oficial do grupo que foi mais uma junção dos "blocs" (coligações políticas, em inglês) ocidentais com os "parties" ("partidos", em inglês) orientais, no sentido político. Moakes observa que o nome não foi induzido pela política, mas sim porque "soava, parecia bem então nós [a banda] concordamos com ele."

Seguindo a linha traçada nos anos 80 por bandas como Joy Division e The Cure e incrementando elementos inovadores a esse velho movimento do pós-punk, Bloc Party hoje é considerada uma das maiores bandas em atividade, com apenas dois CD lançados. Atualmente eles lançaram o album "A Weekend In The City" um album mais calmo e que o antecessor e com letras que abordam a vida na cidade: desde drogas até homossexualidade.


Formação aCtual
Russell Lissack - guitarra;
Gordon Moakes - baixo;
Kele Okereke - vocal, guitarra;
Matt Tong - bateria.

Ex-integrantes
David Searston
Matt Coleman
James Chorley

Discografia
Albuns

Silent Alarm, 2005
Black Session, 2006
A Weekend In The City, 2007

SIGNOS -entramos na ERA DO CARANGUEJO

.
Caranguejo
21 de Junho a 22 de Julho


Os que nasceram sob este signo são influenciados pelos caracteres mais complexos do Zodíaco. São muito sensiveis, inquietos e sempre dominados pelo horror ao sofrimento. De actividade mental intensa, falta-lhes a combatividade no campo físico. Gostam de conforto e de ambientes requintados. Têm gosto pelas viagens, embora apreciem também o sossego do lar ao aconchego da família. Sabem escolher os amigos que, por isso mesmo, são poucos.
No amor, o sentimento comanda todos os seus actos. Sentem uma imperiosa necessidade de amar, exigindo da outra parte correspondência total, o que os torna muitas vezes ciumentos.

QUEM SÃO OS NOSSOS CARANGUEJOS

CARANGUEJO
.
Mónica. - américas
Fernando -europa 2
Suzana -europa 1
Irene
Rui Eugénio
Peixoto
Helder Poças Ferreira
Nabais
Duarte
Candeias
Rui Brito de Sousa
Zé da Velha
Augusto
Fiúza
Ana Castelo
Pereirade Sousa
Raposo
Cristina Silveira

CARANGUEJOS FAMOSOS

Raul Seixas George Michael
Dalai Lama Ringo Starr Ana Paula Arósio
Princesa Diana Machado de Assis Santos Dumont
Marisa Monte Sylvester Stallone Toquinho
Gilberto Gil Mike Tyson George W. Bush
Gisele Bündchen Tom Cruise
Harrison Ford Nelson Mandela Tom Hanks
Lilia Cabral Elza Soares Courtney Love
João Guimarães Rosa Pablo Neruda Dercy Gonçalves Meryl Streep
Camilla Parker-Bowles
Giorgio Armani Principe Willian Pamela Anderson
Robbie Williams Anjelica Huston
Ramsés Zinedine Zidane

actualidade

.

próximo almoço - 28 de Junho

.
O próximo almoço mensal que deverá ter lugar no dia 28 de Junho, tudo leva a crer vai realizar-se no Restaurante do Clube TAP (Richards) , na Encarnação, ali junto aos bombeiros.

Mais detalhes serão dados logo que hajam certezas e horários.

Sugestões e confirmações para o nosso email:
trancaonline@gmail.com

preliminares

.
Quatro lombrigas são colocadas em quatro tubos de ensaio separados:
A primeira Lombriga em álcool. A segunda lombriga em fumo de cigarro. A terceira em esperma e a quarta em terra natural.
No dia seguinte o professor mostra aos alunos o resultado:
- A primeira lombriga, em álcool, está morta;
- A segunda, no fumo do cigarro, está morta;
- A terceira, em esperma, está morta;
- A quarta, em terra natural, está viva.
O professor comenta que é bastante nítido o que é prejudicial e pergunta à Classe: "O que podemos aprender desta experiência?"
Responde imediatamente o Joãozinho:
"Temos de beber, fumar e fornicar para não termos lombrigas!"

quinta-feira, junho 21, 2007

BOCA JUNIORS da ARGENTINA vence GRÉMIO DE PORTO ALEGRE

.
O BOCA É CAMPEÃO
SUL AMERICANO VENCEU
A COPA DOS LIBERTADORES



Boca põe fim ao sonho do Grêmio e é hexacampeão

Com dois gols de Riquelme, o Boca Juniors derrotou o Grêmio por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, e assegurou seu sexto título da Libertadores. O time gaúcho, derrotado no jogo de ida da final por 3 a 0, não conseguiu passar pela defesa argentina e teve que adiar o sonho do tri sul-americano.

Com o triunfo, o Boca Juniors não só aumenta sua coleção de troféus sul-americanos e encosta no recordista Independiente - que possui sete títulos -, como também eleva a vantagem da Argentina sobre o Brasil no número de conquistas: 21 a 13.

DIEGO SILVA, jogador emprestado ao GRÈMIO pelo Benfica jogou muito bem, lutou muio contra a maré.

nos states

.
A RESPONSABILIDADE CIVIL,
CONSAGRADA NA LEI, GERA
INDEMNIZAÇÕES ASSIM:

Os Stella Awards são prémios conferidos anualmente aos casos mais bizarros de
processos judiciais nos Estados Unidos.


Têm este nome em homenagem a Stella Liebeck, que derramou café quente no colo
e processou, com sucesso, o McDonald's, recebendo quase 3 milhões de dólares
de indemnização...

Desde então, os Stella Awards existem como instituição independente,
publicando e "premiando" os casos de maior abuso do já folclórico sistema
judicial norte-americano.

Este ano, os vencedores foram:

5º lugar (empatado):
Kathleen Robertson, de Austin, Texas, recebeu 780.000 dólares de indemnização
duma loja de móveis, por ter partido o tornozelo ao tropeçar numa criancinha
que corria solta na loja. A criança descontrolada era o próprio filho da sra
Robertson...

Terrence Dickinson, de Bristol, Pensilvânia, estava saindo pela garagem duma
casa que acabara de roubar. Não conseguiu abrir a porta da garagem, porque o
sistema automático tinha defeito. Não conseguiu entrar de volta na casa,
porque a porta já se fechara por dentro. A família estava de férias e o sr.
Dickinson ficou trancado na garagem por 8 dias, comendo ração para cães.
Processou o proprietário da casa, alegando que a situação lhe causou profunda
angústia mental. Recebeu 500.000 dólares de indemnização.

4º lugar:
Jerry Williams, de Little Rock, Arkansas, foi indemnizado com 14.500 dólares,
mais despesas médicas, depois de ter sido mordido pelo beagle do vizinho.
O cão estava preso, do outro lado da cerca, mas ainda assim reagiu com
violência quando o sr. Williams pulou a cerca e disparou repetidamente contra
ele, com uma pressão de ar...

3º lugar:
Um restaurante de Filadélfia foi condenado a pagar 113.500 dólares a Amber
Carson, de Lancaster, Pensilvânia, por ela ter escorregado e fracturado o
cóccix.
O chão estava molhado porque, segundos antes, a própria Amber Carson tinha
atirado um copo de refrigerante contra o namorado, durante uma discussão.

2º lugar:
Kara Walton, de Claymont, Delaware, processou o proprietário duma casa de
diversão nocturna por ter caído da janela da casa de banho, partindo os dois
dentes da frente.
Tentava escapar do bar sem pagar a despesa de 3,50 dólares. Recebeu 12.000
dólares de indemnização, mais despesas dentárias...

E o vencedor em 1º lugar:
O grande vencedor do ano foi o sr. Merv Grazinski, de Oklahoma City, Oklahoma. O
sr. Grazinski tinha acabado de comprar um Chrysler Motorhome Winnebago
automático e regressava sozinho dum jogo de futebol. Na estrada, activou o
"cruise control" do carro para 100 km/h, abandonou o banco do motorista e foi
para a traseira do veículo preparar um café.
Como era de esperar, o veículo espistou-se, bateu e capotou. O sr.Grazinski
processou a Chrysler por não explicar no manual que o "cruise control" não
permitia que o motorista abandonasse o volante.
O júri concedeu-lhe a indemnização de 1.750.000 dólares, mais um Chrysler
novo do mesmo modelo. A construtora mudou todos os manuais de proprietário a
partir deste processo, para se acautelar contra qualquer outro atrasado mental
que comprasse um Chrysler.

almoço

.


ONTEM , NO "LUIS" DECORREU MAIS UM ALMOÇO, DESTA VEZ UM MIX DE GENTE QUE JÁ NÃO PICA-PONTO, COM UMA DELEGAÇÃO DO GRP.DESK

O JORGE TAVARES, A MARIA DO CEU, O PEREIRA MARTINS, A LEONOR, O COTRIM E O RICARDO.
O PAPARAZZO QUE NÃO APARECE POR SER TIMIDO É O ZÉ HERDEIRO

REFLEXÕES DE CAMIONISTAS

.
A TRANCA MOSTRA HOJE
O CONTEÚDO DE ALGUMAS
PLACAS DE TRASEIRA
DE CAMIÕES

"Homem é como vassoura: sem o pau, não serve pra nada."

"Marido é igual a menstruação:
quando chega, incomoda;quando atrasa, preocupa

...Se dinheiro falasse, o meu diria tchau...

A calcinha não é a melhor coisa do mundo, mas está bem perto.

Todo homem tem a
fantasia de fazer sexo com duas mulheres ao mesmo tempo.
As mulheres deveriam gostar da idéia. Pelo menos teriam com quem conversar depois que ele pegasse no sono.

quarta-feira, junho 20, 2007

FUTEBOL DE ALTA COMPETIÇÃO

.
.


Desde muito cedo, na tarde-noite de ontem ,os Olivais-Encarnação, viram alterada a pacatez bucólica do seu bairro, invadidos por multidões de amantes do desporto-rei, equipados a rigôr com os tradicionais cachecóis, businas, fumos coloridos, barretes uni e bi-córneos, camisolas dos clubes envolvidos ,bandeirolas com as xipalas dos ídolos, e um sem número de caça-autógrafos de caneta em punho, caderninhos muito garatujados e sebentos, com milhões de rabiscos-autógrafos e muita gritaria .

Barraquinhas de coiratos, sandes de chouriço, farturas, polvo esturricado, moelas, túbaros de porco preto, sardinha assada, maçãs caramelizadas, yoghourtes de favas com chouriço,caramelos, chocolates, cocas e vinho tinto, empestavam o ar com cheiros inenarráveis e dificeis de identificar e aguentar,

Mas que clubes e que jogo iria ali haver?

A TRANCA desprevenida ,só soube à ultima hora, via google earth, descobriu que se tratava de um desafio a disputar no belo Estádio do Clube Tap, e que iriam estar na refrega duas equipas de grande gabarito e com algumas estrelas de seleção.

Os CLAROS e os ESCUROS

Os claros muito leitosos, os Escuros mais queimaduxos, já com mais praia...

Os ESCUROS alinharam com:

Lígia, Teresa Abraços, Hugo, Ricardo, Vera, Nuno Matos e Pedro (reforço emprestado pelo Chelsea)

Os CLAROS formaram com:

Nuno Paiva, Tiago, Rita, Antónia, Teresa Pereira, Valente e Sandra (Pricing)

Resultado :+ ou - ESCUROS, 9 CLAROS,4


Como alguém diria, o jogo teve duas partes distintas. Na primeira, a equipa
dos CLAROS manteve uma superioridade aparente no marcador, graças à acção
finalizadora da Teresa Pereira que, com dois golos plenos de oportunidade,força,violência, sensualidade,pontaria, precisão e classe pura,
se cotou como o melhor elemento dos CLAROS. Contudo, já o jogo mais fluido e
desenvolto dos ESCUROS se evidenciava, embora sem tradução em golos. Esses,
estavam guardados para a segunda parte, para todos os gostos e feitios.


Para além da TERESA PEREIRA (que no fim foi contactada pelo olheiro do chelsea e por Jesualdo Ferreira) brilharam a TERESA ABRAÇOS (que belas fintas à Quaresma, mais pareciam tubos em pleno Guincho) o NUNO MATOS (3 golos? ou terão sido 4) e a LIGIA ,a jogadora a praticar o futebol de maior "association" de todos os intervenientes.

Belo golo da ÁNTÓNIA, que às tantas proibiu o HUGO de correr, ou não o deixaria meter dispensa de Banco sexta-feira.

O NUNO PAIVA muito preocupado com a táctica, sempre a insistir nas preleções a todo o momento e a ensinar a colocação no terreno à Sandra e à Rita, prejudicou a sua própria exibição, tendo apesar disso momentos de brilhantismo.

O VALENTE a dar sarrafas e o TIAGO a gritar bem o jogo estiveram à altura.

Nos ESCUROS gostámos muito da VERA, porque sim, aquele sorriso , aquela facilidade de meter a bola atrás da defesa adversária, aquelas assistências à Deco, trouxeram o perfume de que a equipa necessitava. O NUNO deve agradecer-lhe os golos que marcou.

O RICARDO muito bem, seguro pisou o "relvado" com o porte dum predestinado.Razão tinha o NUNO PAIVA, que passou o tempo a berrar: Cuidado com Ricardo, não o deixem mexer na borracha!!!

Nos ESCUROS o Pedro do Chelsea esteve à imagem do Mourinho, hirto, solene e nunca por uma vez tirou o sobretudo.

A claque entusiasta com produção, cenografia e coreografia da Claudia da Europa 2, nunca parou de puxar pelas equipas, nunca se chegando a saber por quem torcia...

A TRANCA sugere que não párem, futebol assim dá gosto vêr.

FESTROIA 2007

.
A TRANCA SEGUIU A
FESTROIA 2007 R
AQUI DÁ HOJE OS
PRÉMIOS FINAIS


O filme «Borderpost» (Posto Fronteiriço), de Rajko Grlic, uma co-produção da Sérvia, Croácia, Eslovénia, Macedónia e Reino Unido, foi o vencedor do Golfinho de Ouro para o Melhor Filme da 23ª edição do Festroia, que terminou no passado sábado em Setúbal.


O júri atribuiu também o prémio de Melhor Realizador a Rajko Grlic, que assim se tornou o grande vencedor do Festival Internacional de Cinema de Setúbal.

rajko grlic

«Borderpost» retrata os últimos dias da Jugoslávia a partir de um posto fronteiriço junto à Albânia, onde um regimento vigiava as movimentações dos albaneses face ao receio de uma possível invasão.

O Prémio Especial do júri foi atribuído ao filme «After The Wedding», de Susanne Bier (Dinamarca), que tinha sido nomeado este ano para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A 23ª edição do Festroia, que este ano distinguiu o actor britânico Christopher Lee com o Prémio Carreira, terminou com a entrega dos galardões e a atribuição do Golfinho de Ouro pela sua carreira, ao cineasta checo Jirí Menze, um dos rostos do novo cinema checo.

PALMARÉS COMPLETO:

MELHOR FILME - GOLFINHO DE OURO: BORDERPOST, de Rajko Grlic, Servia/Croácia/Eslovénia Macedónia/Bósnia
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI - GOLFINHO DE PRATA: AFTER THE WEDDING, de Susanne Bier, Dinamarca
MELHOR REALIZADOR - GOLFINHO DE PRATA: Rajko Grlic, por BORDERPOST
MELHOR ACTRIZ - GOLFINHO DE PRATA: Helena Bergström e Maria Lundqvist, por HEARTBREAK HOTEL, Suécia


MELHOR ACTOR - GOLFINHO DE PRATA: Rolf Lassgard, por AFTER THE WEDDING, Dinamarca


MELHOR ARGUMENTO - GOLFINHO DE PRATA: OGNJEN SVILICIC, por ARMIN, Croácia/Bósnia/Alemanha
MELHOR FOTOGRAFIA - GOLFINHO DE PRATA: RAUL PÉREZ URETA, pelo filme MADRIGAL
PRÉMIO DO PÚBLICO: OS OPTIMISTAS, de Goran Paskaljevic
PRÉMIO HOMEM E A NATUREZA: CHERNOBYL: O LADRÃO INVISÍVEL, de Christoph Boekel

MENÇÃO ESPECIAL: CLANDESTINO, de Sylvain Rigollot e CANÇÃO DE NINAR, de Margreth Olin
PRÉMIO CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL - INDEPENDENTES AMERICANOS: BOY CULTURE, de Q. Allan Brocka
PRÉMIO PRIMEIRAS OBRAS: PRINCESA, de Birgit Grosskopf
MENÇÃO ESPECIAL: A ARTE DE CHORAR, de Peter Schonau Fog
PRÉMIO FIPRESCI: BORDERPOST, de Rajko Grlic, Croácia/Bósnia/Eslovénia/Sérvia
PRÉMIO SIGNIS: JUVENTUDE TARDIA, de Bettina Oberli
PRÉMIO CICAE: A ARTE DE CHORAR, de Peter Schonau Fog, Dinamarca
PRÉMIO SAPO VÍDEOS: MALUS, de António Aleixo e CROSSWALK, de Telmo Martins

preliminares

.
Olhando para Lisboa ali tão perto
Lá no alto, de cabelos ao vento
Cristo-Rei foi pregar para o deserto
Mas deixou os camelos em S. Bento

guerra de imagens

.

a 20 de Junho, nasceu NICOLE KIDMAN

.
A NICOLE FAZ HOJE ANOS
E VAI ALMOÇAR COM A
TRANCA AO RESTAURANTE
LUIS, ALI JUNTO AO
MERCADO DE ALVALADE.
HORAS? LÁ PR'O MEIO
DIA


Nascimento 20 de junho de 1967
Honolulu, EUA
Nacionalidade norte-americana
australiana
Principais FILMES

De Olhos Bem abertos
Moulin Rouge
As Horas
Dogville
Os Outros
A Intérprete
A Feiticeira
O Pacificador



Nicole Mary Kidman (Honolulu, Havaí, 20 de Junho de 1967) é uma actriz nascida nos Estados Unidos da América de pais australianos.

À época de seu nascimento, a família morava no Havaí, tendo logo se mudado para Washington, DC; quando a pequena Nicole tinha três anos, os Kidman voltaram para Sydney, onde ela cresceu e começou a trabalhar como atriz nos anos 80.

Após uma carreira variada em cinema de televisão nos EUA e na Austrália, sempre em filmes menores, Nicole teve sua oportunidade de brilhar em Terror a Bordo, de 1989, com Billy Zane e Sam Neill, uma história de suspense e terror sobre um casal de velejadores que resgata um sobrevivente de naufrágio em alto mar.

A partir daí, sua carreira entrou numa pemanente ascensão, desde o filme do ano seguinte, Dias de Trovão, com Tom Cruise, a quem conheceu nas filmagens e com quem foi casada por onze anos, passando por bons papéis em Um Sonho Sem Limite, Malícia, O Pacificador , trabalhando com o marido em De Olhos Bem Fechados do mito Stanley Kubrick até desembocar em seus grandes sucessos premiados como Moulin Rouge e As Horas, que lhe rendeu um Oscar em 2002.

Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada no número 6801 do Hollywood Boulevard e por ser filha de australianos nascida no Havaí, tem dupla cidadania.


prémios
Oscar de Melhor Atriz por As Horas (2003)
3 Globos de Ouro de Melhor Actriz - Comédia/Musical, por Um Sonho Sem Limite (1995) e Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001). Drama, por As Horas (2002)
MTV Movie Awards de Melhor Actriz, por Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001).
Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, por As Horas (2002).

terça-feira, junho 19, 2007

ACTUALIDADE

.

eles disseram

.
Um grupo de monarquicos está a organizar uma petição contra a transladação do corpo de Aquilino Ribeiro para o Panteão Nacional, dizendo que é um terrorista
(DANIEL OLIVEIRA)
.
Só um inimputável como o Miguel Sousa Tavares pode defender a continuação do Aeroporto da Portela, pondo em perigo constante a cidade de Lisboa, para já não falar do ruído insurdecedor ,da trepidação insuportável e da poluição insustentável.
(JULIÃO MONTEIRO - aluno Fac.Direito)
.
O Benfica comigo deixará de ser um lar de 3ª.idade, o Rui Costa já deveria ter ido embora, vejam lá se ele se sacrificou quando tinha 25 anos.Agora já não é preciso
(JOE BERARDO)

a 19 de junho nasceu a ONDINA

.
A TRANCA FESTEJA COM A ONDINA
ESTE DIA 19 DE JUNHO



A festa este ano fez-se no Group Desk e aos doces a TRANCA disse nada ,por não conseguir lá estar, mas minha querida Ondina, não esqueças uma fatia bem gulosa.

Parabéns

a 19 de Junho nasceu CHICO BUARQUE DE HOLLANDA

.
A MELHOR MANEIRA DE
LHE PRESTAR HOMENAGEM
É MOSTRAR A SUA ARTE

1992


EM 1992, NA SALA DOS INTERCONTINENTAIS AINDA NO EDIFICIO 25

1ªfila - Sofia, Vitor Santos,Vieira (r),Antónia,Leal (r)
.fila intercalar de pé: Ramos (r),Pedro Calqueiro,Alexandra,Norberto (r)Ferrão (r) Coelho de Almeida (r)

Fila de trás:Catarino (r),Sampaio (r),Redondeiro (r),Carreiras (r) Herdeiro (r),Nuno Paiva e (??)

Já passaram 15 anos.....!!!

segunda-feira, junho 18, 2007

preliminares

.
Depois de passar a noite com sua amante, o sujeito entra em casa e percebe que está com um arranhão no rosto.
Vendo o gato esparramado no sofá, ele tem a brilhante idéia de dar um tapa no bichano, que sai gritando:
- Miauuuuu!!!
A esposa acorda assustada e pergunta:
- Que barulho foi esse?
- Foi esse gato filho da puta! - responde o marido, fazendo a maior cena - Entrei em casa e ele me deu esse baita arranhão no rosto!
- É verdade! - concorda a esposa - Esse gato está impossível! Olha só a chupada que ele deu no meu pescoço!

ACTUALIDADE

.

A 18 DE JUNHO, nasceu, MARIA BETHÂNEA

.
MARIA BETHÂNIA FESTEJA
HOJE O SEU ANIVERSÁRIO.

domingo, junho 17, 2007

preliminares

.
Um electricista vai até a UCI de um hospital, olha para os pacientes ligados a diversos tipos de aparelhos e diz-lhes:
- Respirem fundo, vou mudar o fusível.

a 17 de Junho, nasceu IGOR STRAVINSKI

.

Igor Stravinski

И́горь Фёдорович Страви́нский

Ígor Stravinski — em russo, И́горь Фёдорович Страви́нский — (Oranienbaum, 17 de junho de 1882 – Nova York, 6 de abril de 1971) foi um compositor russo, um dos mais influentes nomes da música do século XX.


Biografia
Filho de um cantor da ópera imperial de São Petersburgo, aos 20 anos estudou com o compositor Rimsky-Korsakov. Em 1906, casou-se com Catherine Nossenko. Tiveram quatro filhos: Theodore, Ludmila, Soulima e Milena. Em 1910, compôs Pássaro de Fogo – o primeiro de uma série encomendada pelo Balé Russo, e obteve imediato sucesso. A partir daí, outras obras para balé lhe seriam solicitadas. Em menos de um ano, mais uma vitória. Dessa vez, com Petrouchka, interpretada por Nijinsky. Mas foi com a célebre A Sagração da Primavera (1913) que seu nome entraria mesmo para a história da música universal. A apresentação de Sagração da Primavera causou escândalo, devido às dissonâncias, à assimetria e alternância de ritmos da música.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914—1918), mudou-se para a Suíça. De 1920 a 1939, Stravinski viveu na França. Na década de 1930, em menos de dois anos, perdeu a filha mais nova e a esposa, ambas vítimas de tuberculose. Pouco tempo depois, perdeu também a mãe.

Desgostoso, buscou novos ares. Com o início da Segunda Grande Guerra, Stravinski foi morar nos Estados Unidos. Antes, casou-se com Vera Sudeikina, sua amante havia vários anos. Desembarcou na América em setembro de 1939 e tornou-se cidadão norte-americano em 1945.

Em 1963, resolveu visitar sua pátria, quase meio século depois que partiu. Foi recebido com carinho pelos fãs e homenageado pelo governo soviético.

Sua obra tem influências de canções folclóricas, primitivismo, jazz, neoclassicismo, bitonalidade, atonalidade e serialismo.

Continuou trabalhando até os 80 anos.


Obra
Da primeira fase (bailados)
L’Oiseau de Feu (O Pássaro de Fogo, 1910);
Petrushka (1911);
Le Sacre du Printemps (A Sagração da Primavera, 1913);
Da segunda fase
Oedipus Rex (1927), oratório;
Sinfonia dos Salmos (1930), cantata;
The Rake's Progress (A Carreira do Devasso, 1951), ópera;
Da terceira fase
Movimentos (1959);
Variações (1960);
Réquiem (1966).

preliminares

.
Um tipo do norte comprou um Mercedes e estava a dar uma volta numa
estrada nacional à noite. A capota estava recolhida, a brisa soprava
levemente pelo seu cabelo e ele decidiu puxar um bocado pelo carro.
Assim que a agulha chegou aos 130 km, ele de repente reparou nas luzes
azuis por trás dele.
"De maneira alguma conseguem acompanhar um Mercedes" pensou ele para
consigo mesmo, e acelerou ainda mais.
A agulha bateu os 150, 170, 180 e, finalmente, os 200 km/h, sempre com
as luzes atrás dele. Entretanto teve um momento de lucidez e pensou:
- "Mas que raio que eu estou a fazer?!" e logo de seguida encostou.
O polícia chegou ao pé dele, pediu-lhe a carta de condução e sem dizer
uma palavra e examinou o carro e disse:
- Eu tive um turno bastante longo e esta é a minha última paragem. Não
estou com vontade de tratar de mais papeladas, por isso, se me der uma
desculpa pela forma como conduziu que eu ainda não tenha ouvido,
deixo-o ir!
- Na semana passada a minha mulher fugiu de casa com um polícia -
disse o homem - e eu estava com medo que a quisesse devolver!
Diz o polícia: - Tenha uma boa noite!

sexta-feira, junho 15, 2007

actualidade

.

ACTUALITÉ - SARKOZY aprés des vodkas avec Putin


QUE GRANDE CARDINA...

a 12 de Junho, nasceu o JOSÉ PEDRO

.
O ZÉ PEDRO NÃO FOI DE HESITAÇÕES
E MOSTRANDO UM GRANDE DESEMBARAÇO
NASCEU MESMO NA NOITE DE SANTO
ANTÓNIO.


Ouvia falar "cá fóra" que nessa noite toda a gente ia cair na farra em Alfama, Madragoa e noutros bairros populares.
Ouviu também a mãe Filipa dizer ao telélé que queria ir às marchas à avenida.
Então e ele? "Também vou e quero ir já nascido".
E pumba, nasceu mesmo, agora nunca mais ninguém o vai travar nas noites de Santo António. E nas outras, claro, mas isso falaremos lá para o "teens"...

A TRANCA festeja o seu nascimento e dá um grande beijinho à FILIPA e ao pai do Zé Pedro, que não abdica de conhecer pessoalmente.

foi a 15 de Junho....de 1215

.
Que foi outorgada a MAGNA CARTA, pedra
angular do constitucionalismo inglês,
mas, espeialmente, em todo o mundo
civilizado.



A Magna Carta (significa "Grande Carta" em latim), também conhecida como Magna Carta Libertatum, é um documento inglês de 1215 que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, especialmente o do Rei João, que o assinou, impedindo assim o exercício do poder absoluto. Resultou de desentendimentos entre João, o Papa e os barões ingleses acerca das prerrogativas do soberano. Segundo os termos da Magna Carta, João deveria renunciar a certos direitos e respeitar determinados procedimentos legais, bem como reconhecer que a vontade do rei estaria sujeita à lei. Considera-se a Magna Carta o primeiro capítulo de um longo processo histórico que levaria ao surgimento do constitucionalismo.

Antecedentes históricos

O rei João Sem Terra assinando a Carta Magna.Após a conquista normanda de 1066 e os desdobramentos históricos do século XII, o rei da Inglaterra se tornara na virada do século XIII um dos soberanos mais poderosos da Europa, devido ao sofisticado sistema de governo centralizado introduzido pelos normandos e às amplas possessões anglo-normandas no continente. Entretanto, uma extraordinária seqüência de fracassos da parte do Rei João - que subira ao trono inglês no início do século XIII - levou os barões ingleses a se revoltar e a impor limites ao poder real.

Os termos da Magna Carta de 1215

João Sem Terra concedendo a Magna Carta, baseado nos afrescos de Ernest Normand.A Magna Carta foi redigida em latim.

O documento garantia certas liberdades políticas inglesas e continha disposições que tornavam a igreja livre da ingerência da monarquia, reformavam o direito e a justiça e regulavam o comportamento dos funcionários reais.

Grande parte da Magna Carta foi copiada da Carta de Liberdades de Henrique I, outorgada em 1100 e que submetia o rei a certas leis acerca do tratamento de oficiais da igreja e nobres – o que na prática concedia determinadas liberdades civis à igreja e à nobreza inglesa.

O documento compõe-se de 63 artigos ou cláusulas, a maioria referente a assuntos do século XIII e de importância datada (e.g., redução das reservas reais de caça). O texto é um produto de negociação, pressa e diversas mãos.

Uma das cláusulas que maior importância teve ao longo do tempo é o artigo 39 (tradução livre a partir de uma versão em inglês):

Nenhum homem livre será preso, aprisionado ou privado de uma propriedade, ou tornado fora-da-lei, ou exilado, ou de maneira alguma destruído, nem agiremos contra ele ou mandaremos alguém contra ele, a não ser por julgamento legal dos seus pares, ou pela lei da terra.

Significa que o rei devia julgar os indivíduos conforme a lei e não segundo a sua vontade. O artigo 40 dispõe:

A ninguém venderemos, a ninguém recusaremos ou atrasaremos, direito ou justiça.

Tais cláusulas representavam um freio ao poder do rei e o primeiro capítulo de um longo processo que levou à monarquia constitucional e ao constitucionalismo.

Importância
A versão de 1225 da Magna Carta é o primeiro estatuto inglês e a pedra angular da constituição britânica. Tornou-se especialmente importante no século XVII, com o recrudescimento do conflito entre a coroa e o Parlamento. Foi revisada diversas vezes, de maneira a garantir mais amplos direitos a um número maior de pessoas e preparando o terreno para o surgimento da monarquia constitucional britânica,europeia e mundial.

A Magna Carta de 1297 ainda integra o direito inglês, embora apenas os artigos 1, 9 e 29, bem como parte da introdução, estejam em vigor.

preliminares

. Um tipo levou a namorada para uma praia deserta.
Desaperta-lhe o top do biquini e ela começa a refilar porque ali não dava
jeito, que havia muita areia, que ainda se arranhavam e ia entrar areia
por todo o lado, etc.
O rapaz disse então: - Calma! Não há nada que não se resolva!!! E foi ao carro buscar uma grande toalha da Super Bock,que estendeu. A namorada deitou-se em cima da toalha. Ao puxar-lhe a cueca do biquini, uma
rajada de vento levantou a ponta da toalha e ela reage novamente, dizendo
que lá se iam encher de areia, que a toalha voava, que se arranhavam, etc.
E ele: - Calma! Tudo se resolve.
E foi ao carro e trouxe 4 latas de Super Bock, colocando uma em cada
canto da toalha, para esta não esvoaçar. Como ela estava sempre a implicar com
tudo, teve a ideia de trazer também uma venda do carro e pôr-lha à volta
dos olhos. Continuaram.
Já a rapariga estava nua, quando perguntou: - Trouxeste preservativo?
E o namorado: - Aqui não tenho, vou buscar ao carro.
Enquanto foi ao carro, passou um gajo que andava a fazer "jogging".
Ao deparar com a garota nua e vendada deitada na toalha, primeiro
aproxima-se, começa a mexer e, como ela que pensava ser o namorado não se nega, não hesita e " salta-lhe para cima!!!
Já no fim do acto satisfeito e surpreso diz:
- F...da-se! Com uma campanha destas, agora é que eles rebentam mesmo com
os gajos da Sagres.* *

quinta-feira, junho 14, 2007

pai nosso he pop

.
Hey brother que tás no alto
Não sejas cota não sejas ralha
Aceita no teu reino a maralha
Tas a ouvir Man? Yo
Dá-nos os morfes do dia a dia
Desculpa lá qualquer coisinha
Qu'a gente perdoa-lhes também
Livra-nos do mal, livra-nos da bófia Tu tens o power
Tu tens a glory
Agora Man
Para sempre Man
Fica cool
Tasse bem...
Yoah

actualidade

.

eles disseram

.
A OTA está a ficar como o milagre de Fátima, acredita quem quer
(CLARA FERREIRA ALVES)
.
O Paulo Portas é um irresponsável e demagogo.Só uma pessoa mal intencionada pode defender a continuação do Aeroporto da Portela. Quem vive em Lisboa, especialmente à vertical dos corredores aéreos de aproximação sabe do que estou a falar. Barulho ensurdecedor e vibração insuportável de 3 em 3 minutos, já para não falar no perigo de se poder levar com um Airbus em cima.As principais cidades europeias já há muito que transferiram os seus aeroportos para mais de 40 kms de distância...
(VICENTE MOREIRA DE MELLO)
.
Neste momento há um relatório nos Estados Unidos, onde se diz que o grande inimigo já não é o terrorismo, mas o perigo que podem representar as populações do Sul, famintas, vítimas do subdesenvolvimento e das catástrofes naturais, procurando desesperadamente entrar nos países ricos o Norte. E a única resposta possível - diz o relatório - será a exterminação em massa. Veja, trata-se de preconizar o regresso à barbárie.
(MÁRIO SOARES)

quarta-feira, junho 13, 2007

COM O FIUZA EM TORRES VEDRAS

.

a - PEREIRA MARTINS, FIUZA, HERDEIRO E CARLOS CORREIA.
b - FIUZA, CARLOS CORREIA E PEREIRA MARTINS , NO "PÁTIO DO FAUSTINO
C - RICARDO,CARLOS CORREIA, FIUZA E PEREIRA MARTINS, NA BAIXA DE TORRES


Hoje em dia, com a quantidade elevada dos que já sairam
, a maior parte dos picam o ponto não conhece o nosso antigo companheiro do RC , o ANTÓNIO FIUZA.

Ele foi dos que entrou em 1970, e esteve pouco tem entre nós, pois transferiu-se primeiro para o check-in, depois para comissário de bordo, e ainda a voar, formou-se em medicina e seguiu a carreira de médico.

No entanto o tempo que esteve no RC foi muito marcante, e continuou a ser lembrado e a fazer parte do núcleo dos errecianos.

Estivemos com ele a almoçar em Torre Vedras onde vive.
Almoçámos no Pátio do Faustino, lembrámos episódios dos anos de brasa do Controle, depois de termos percorrido a cidade ciceronados pelo "doutor Passarinho" que era um dos seus apelidos então.

O Fiúza ficou ligado a um dos episódios mais hilariantes do antigo RC, que já foi objecto de publicação das nossas "estórias do RC", que a segui voltamos a editar:

......O horário de turnos, sobretudo o de H24, exerce sobre quem o pratica, uma acção, ao mesmo tempo marginal e amortecedora.
Marginal, na medida em que nos afasta, quer da rotineira semana de tarefas e obrigações extra-laborais, sempre a horas e lugares iguais, quer mesmo de estar sempre com os mesmos colegas ,as mesmas horas no local de trabalho, moldando a atitude e forma de levar o dia a dia à margem da maioria.
Amortecedora, pois, ao relativisar o "nome" dos dias da semana, leva-nos a acabar com a tão famosa "angústia do domingo à tarde".
A atitude perante a venalidade rí­dicula das erupções patéticas dos pequenos poderes, fica mais ágil, mais humorada, mais saudável.

A TRANCA-ON-LINE, vai publicar algumas das "estórias" ocorridas ao longo dos anos de brasa do RC, e que de algum modo, exemplificam a forma de estar das "gentes de turnos"

Lembramos hoje um momento delicioso, ocorrido no Verão de 72:
Local - Sala do pré-flight no antigo sétimo andar do 25, no turno das 4 meia noite. Para quem não sabe, o pré-flight, era uma posição de Controle, que controlava os voos nos últimos 3 dias antes da partida, e para onde, geralmente, eram colocados por Planning semanal, os mais experientes..
Naquela noite, o FIUZA , ocupava uma dessas posições pela primeira vez. e havia acabado de enviar 2 voos para o telex.
Enviar voos, era escrever à mão , numa folha pré-formatada, todos os nomes dos passageiros dum determinado voo, seguidos do Rec.Loc e dos voos "continunig", se os houvesse, entregando depois no telex, com os endereços dos aeroportos de saí­da. Neste turno, o supervisor de serviço era o Carlos Marques, que muito senhor do seu posto, gritou bem alto:
-"Quem é que mandou o 238" (voo de Bissau)?
-"Fui eu", respondeu o Fiuza.
-"Isto está mal, o endereço nao está bem blablabla" repreendeu com maus modos!!!
-"Oh Marques, desculpe, mas é a primeira vez que estou aqui no pré-flight"
Passados uns minutos, de novo o vozeirão do Marques, fez estremecer até os sets:
-"O quê? Outra vez" , "Quem foi que mandou o voo do Rio?"
-"Fui eu Marques, mas já¡ tinha mandado há bocado, antes de me ter corrigido"
-"Isto assim não dá ,olhe que isto da próxima vez vai para cima" insistiu.
-"Ah isso é que não vai", reagiu o FIUZA, com aquele ar dele, meio a sorrir...
-"Nao vai?????" indignou-se o Marques, e levantando-se do lugar , "Então e porquê "?"
-"Oh Marques, porque "lá em cima está o tiroliroliro e cá em baixo está o tiroliroló" (risos)!!!
A sala estalou de rir, e o Marques, apercebendo-se do ridi­culo, sorriu tambem e sentou-se....

a 13 de Junho ,nasceu FERNANDO PESSOA

.
A MELHOR MANEIRA
DE LHE PRESTAR
HOMENAGEM É LEMBRAR
ESTE SEU POEMA

Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples
Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra cousa todos os dias são meus.

Sou fácil de definir.
Vi como um danado.
Amei as cousas sem sentimentalidade nenhuma.
Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei.
Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
Compreendi que as cousas são reais e todas diferentes umas das outras;
Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.
Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais.

Um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.
Além disso, fui o único poeta da Natureza.

terça-feira, junho 12, 2007

Lisbon Village Festival

.
A TRANCA chama a atenção
para o

O Lisbon Village Festival (LVF) é um evento de cultura digital dividido em três áreas - Village International D-Cinema Festival (VIDCF), Village Art e Village Lounge - que marca a diferença no panorama cultural europeu.

O festival arrancou a 07 de Junho com a inauguração da exposição de Robert De Niro, Sr., evento integrado no Village Art e que trouxe a Lisboa o actor norte-americano Robert De Niro. Este será decerto um dos momentos marcantes do LVF, provando o carácter emblemático e cosmopolita deste evento.

De salientar é também a selecção oficial do VIDCF 2007. Aqui, para além da qualidade e diversidade das obras, há a destacar o facto de ser uma competição 100% digital provando que a utilização de alta tecnologia na realização de filmes é uma tendência em crescimento.

Este ano o VIDCF apresenta o Village Xpress, competição destinada mostrar trabalhos realizados por estudantes dando-lhes a oportunidade única exibirem os seus filmes no contexto de um festival internacional de cinema.

O Village Art, que como já referido abre o LVF 07, será ainda composto por outras duas exposições: uma colectiva de artistas, nacionais e estrangeiros, que na criação das suas obras foram influenciados pelos new media e “The Next Big Thing”, espaço que destaca o trabalho das escolas de Arte em torno da introdução das novas tecnologias no campo das artes plásticas.

Last but not least, o Village Lounge. Este espaço dedicado à música, com a actuação de DJs e Vjs, terá base no Cinema São Jorge e funcionará como ponto de encontro e espaço de descontracção.

De 07 a 24 de Junho, o mundo digital será festejado em Lisboa, de formas tão diversas como o cinema digital, exposições de novas tecnologias e festas animadas por DJs.

As sessões do Village International D-Cinema Festival terão início no dia 18 no Cinema São Jorge. O preço de cada sessão é de 3,5€, com a possibilidade de um passe para o festival no valor de 30€. A entrada nas exposições que integram o Village Art, onde se inclui a exposição de fotografia de Robert De Niro, Sr. (o pai) patente no Palácio Galveias, é gratuita.


ANTE-ESTREIA
I COULD NEVER BE YOUR WOMAN, Amy Heckerling (2007, 97’)


MOSTRA SKIP CITY
AI NO YAGURUMAGIKU, Mamiko Hiwatari (2005, 45’)
HELLO HORIZON, Nobuyuki Yoshikawa (2005, 44’)
SAKURA SAKURA, Makoto Yanaguchi (2005, 14’)
HARIYO NO NATSU, Mayu Nakamura (2006, 98’)

MOSTRA HISTÓRIA DO CINEMA
LISBOA CRÓNICA ANEDÓTICA, José Leitão de Barros (1930, 148’)
THE GREAT TRAIN ROBBERY, Edwin S. Porter (1902, 12’)

MOSTRA POLÓNIA
POPIÓŁ I DIAMENT,Andrzej Wajda (1958, 105’)
BLIZNA,Krzysztof Kieslowski (1975, 112’)
JASMINUM, Jan Jakub Kolski (2006, 115’)
KANAL, Andrzej Wajda (1956, 95’)
KRÓTKI FILM O MILOSCI, Krzysztof Kieslowski (1988, 86’)
ZYCIE JAKO SMIERTELNA CHOROBA PRZENOSZONA DROGA PLCIOWA, Krzysztof Zanussi (2000, 100’)

HOMENAGEM ROBERT DE NIRO
NOVECENTO, Bernardo Bertolucci (1976, 315’)

MOSTRA ANIMAÇÃO - TRIBUTO JOANNA QUINN
GIRLS NIGHT OUT (1986, 6’)
BODY BEAUTIFUL (1990, 13’)
ELLES (1992, 3’)
BRITANNIA (1993, 5’)
FAMOUS FRED (1996, 33’)
THE CANTERBURY TALES – THE WIFE OF BATH (2005, 5’)
DREAMS AND DESIRES – FAMILY TIES (2006, 10’)

PANORAMA MUNDIAL
ABRAÇO DO VENTO, José Miguel Ribeiro (2004, 2’48’’)
KARNIVAL ZIVRAT, Michaela Pavlátová (2006, 12’)
CITY PARADISE, Gaelle Denis (2004, 6’)
A DAMA DA LAPA, Joana Toste (2005, 4’20’’)
FLATLIFE, Jonas Geirnaert (2004, 11’)
HISTÓRIA TRÁGICA COM UM FINAL FELIZ, Regina Pessoa (2005, 7’)
HISTÓRIAS DE MOLERO: TODOS OS GAJOS TÊM UM TIO MALUCO, Afonso Cruz (2006, 5’)
JANTAR EM LISBOA, André Carrilho (2007, 10’20’’)
JOJO IN THE STARS, Marc Craste (2003, 13’)
OVERTIME, Oury Atlan, Thibaut Berland, Damien Ferrié (2004, 5’)
LA RÉVOLUTION DES CRABES, Arthur de Pins (2004, 5’,02’’)
RYAN, Chris Landreth (2004, 13’54’’)
STUART, Zepe (2006, 10’)

SESSÃO INFANTIL
ABOUT A GIRL…, Elena Chernova (2002, 6’15’’)
AS COISAS LÁ DE CASA, José Miguel Ribeiro (2003, 2’30’’)
AU BOUT DU MONDE, Konstantin Bronzit (1999, 7’45’’)
ESTÓRIA DO GATO E DA LUA, Pedro Serrazina (1995, 5’)
LE MOINE ET LE POISSON, Michaël Dudok de Wit (1994, 6’30’’)
MAIS PERTO DAS NUVENS, Crianças do Agrupamento de escolas “Terras do xisto”, Fundão, com coordenação de Nelson Fernandes e Rodolfo Pimenta (2005, 12’)
MANIPULATION, Daniel Greaves (1991, 6’20’’)
SHSHSH… SINTONIA INCOMPLETA, Mário Jorge da Silva Neves (1999, 3’)
TIM TOM, Christel Pougeoise, Roman Segaud (2002, 5’)

programa para os primeiros 4 dias - de 18 a 21


18 de Junho, 2007
“The Lovebirds”, de Bruno de Almeida

Cerimónia de Abertura

Cinema São Jorge

Sala 1, 21h30


19 de Junho, 2007
“Approaching Union Square”, de Marc Meyers

Competição Internacional Longa-metragem

Cinema São Jorge

Sala 1, 19h15


“Olga Victoria Olga, Un Tiempo Sin Tiempo”, de Mercedes Farriols

Competição Internacional Longa-metragem

Cinema São Jorge

Sala 1, 21h30


“Panorama Mundial”

Mostra Cinema de Animação

Cinema São Jorge

Sala 1, 24h00


Village Xpress
Sala 2, 18h45


Village Xpress
Sala 2, 21h45


“Popiol i Diament”, de Andrzej Wajda

Mostra de Cinema Polaco

Cinema São Jorge

Sala 3, 19h45


“3 Caminheiros”, de João Guerra

Competição Internacional Curta-metragem

Competição Curta-metragem em Língua Portuguesa

“Foku-Fuocu Sporco”, de Cláudio Bozzatello
“The Famous Joe Project”, de Eli Rarey

“Single Bed”, de George Kouvaras

Competição Internacional Curta-metragem

Cinema São Jorge

Sala 3, 22h00


“Hello Horizon”, de Nobuyuki Yoshikawa
“Ai no Yagurumagiku”, de Mamiko Hiwatari

Programa Especial Skip City IDCF

Cinema São Jorge

Sala 3, 23h45

20 de Junho, 2007

“3 Caminheiros”, de João Guerra

Competição Internacional Curta-metragem

Competição Curta-metragem em Língua Portuguesa

“Foku-Fuocu Sporco”, de Cláudio Bozzatello
“The Famous Joe Project”, de Eli Rarey
“Single Bed”, de George Kouvaras

Competição Internacional Curta-metragem

Cinema São Jorge

Sala 1, 17h30


“Infinite Justice”, de Jamil Dehlavi

Competição Internacional de Longa-metragem

Cinema São Jorge

Sala 1, 19h15


“Fuel”, de Michael Nash

Competição Internacional de Longa-metragem

Cinema São Jorge

Sala 1, 21h30


"Tributo a Joanna Quinn"
Mostra de Animação

Cinema São Jorge

Sala 1


Village Xpress
Sala 2, 18h45

Village Xpress
Sala 2, 21h45

“Approaching Union Square”, de Marc Meyers

Competição Internacional Longa-metragem

Cinema São Jorge

Sala 3, 17h00


“Blizna”, de Krysztof Kieslowski

Mostra de Cinema Polaco

Cinema São Jorge

Sala 3, 19h45


“Afterlife”, de Lana Garland

“Taxímetro, Medida Mecânia del Tiempo”, de Frederico Miranda

“Belinda’s Swan Song”, of Alicia Witt

Competição Internacional Curta-metragem

Cinema São Jorge

Sala 3, 22h00


“Olga Victoria Olga, Un Tiempo Sin Tiempo” de Mercedes Farriols

Competição Internacional Longa-metragem

Cinema São Jorge

Sala 3, 23h45


“Novecento”, de Bernardo Bertolucci

Tribute to Robert De Niro

Fórum Lisboa, 18h15



21 de Junho, 2007

“Afterlife”, de Lana Garland

“Taxímetro, Medida Mecânia del Tiempo”, de Frederico Miranda

“Belinda’s Swan Song”, de Alicia Witt

Competição Internacional Curta-metragem

Cinema São Jorge

Sala 1, 17h30


“Really”, de Daniel Mitelpunkt

Competição Internacional de Longa-metragem

Cinema São Jorge

sala 1, 19h15


“Quijote”, de Mimmo Paladino

Competição Internacional de Longa-metragem

Cinema São Jorge

Sala 1, 21h30

“Infinite Justice”, deJamil Dehlavi

Competição Internacional de Longa-metragem

Cinema São Jorge

Sala 1, 24h00


Village Xpress
Sala 2, 18h45

Village Xpress
Sala 2, 21h45

Village Xpress
Sala 2, 24h00

“Hariyo no Natsu”, de Mayu Hiwatari

“Sakura, Sakura”, de Makoto Yamaguchi

Programa Especial Skip City IDCF

Cinema São Jorge

Sala 3, 17h00


“Jasminum”, de Jan Jakub Kolski

Mostra de Cinema Polaco

Cinema São Jorge

Sala 3, 19h45


“A Lei dos Outros”, de Tiago Carvalho

Competição Internacional Curta-metragem

Competição Curta-metragem em Língua Portuguesa

“Moi”, de Yan England

“Disconnected”, de Paulo Demello

Competição Internacional Curta-metragem

Cinema São Jorge

Sala 3, 22h00


“Fuel”, of Michael Nash

Competição Internacional Longa-metragem

Cinema São Jorge

Sala 3, 23h45


“The Great Train Robbery”, de Edwin S. Porte

“Lisboa Crónica Anedótica”, de José Leitão Barros

Mostra “História do Cinema”

Fórum Lisboa, 18h15

GLADSTONE vem do CRUZEIRO para o SPORTING

.


É central

Central Gladstone emprestado por uma temporada

O defesa central Gladstone é o novo reforço do Sporting para a próxima temporada. O jogador brasileiro chega a Alvalade por empréstimo do Cruzeiro - o mesmo clube que cedeu o avançado Alecsandro -, com os leões a assegurarem a direito de opção no final da época. O passe do atleta está avaliado em cerca de três milhões e meio de euros. A transferência foi confirmada ontem à noite nas páginas oficiais de Sporting e Cruzeiro. O central é esperado depois de amanhã, em Lisboa, para realizar os habituais exames médicos.

Referenciado como possível reforço do Benfica, Gladstone acaba por ingressar no Sporting. Com 22 anos, o brasileiro mede 1,82 metros e já alinhou por empréstimo na Juventus e no Verona. Em 2005, foi convocado para a selecção brasileira de sub-20, durante o mundial da categoria.

VITOR BAÍA ABANDONA

.

VITOR BAÍA QUERIA JOGAR MAIS UM ANO, MAS A DIRECTORA DE RELAÇÕES PÚBLICAS DO FCPORTO FOI PEREMPTÓRIA:
-"DESCULPA LÁ MAS PRÓ ANO QUEREMOS GANHAR A TAÇA DE PORTUGAL...!!!"

12 DE JUNHO , COMEÇOU O EURO 2004 EM PORTUGAL

.
FOI UM JUNHO ESPANTOSO
O DE 2004 EM PORTUGAL
LEMBRAM-SE?

Campeonato Europeu de Futebol de 2004


A fase final do Campeonato Europeu de Futebol 2004 teve lugar em Portugal entre 12 de Junho e 4 de Julho de 2004. A prova correu sem grandes incidentes, num clima de euforia total, sendo considerado pela UEFA como o melhor e mais bem organizado Europeu de Futebol de sempre. Para organizar o terceiro maior evento desportivo do Mundo, Portugal construiu e renovou 10 estádios. Cerca de um milhão de turistas visitaram Portugal neste período, aos quais se juntam mais de 2000 voluntários e 10.000 jornalistas de todo o mundo. O UEFA Euro 2004 viu também serem introduzidas novas medidas de segurança a nível dos ingressos para os jogos, assim como uma nova forma de organização. Esta passaria a ser conjunta, entre a Federação de Futebol de cada país e a UEFA.

a 12 de Junho foi criado o ZÉ POVINHO

-
Zé Povinho


Povinho é uma personagem de crítica social, criada por Rafael Bordalo Pinheiro. Apareceu pela primeira vez no 5º exemplar d'A Lanterna Mágica a 12 de Junho de 1875, num desenho alusivo aos impostos onde representa Fontes Pereira de Melo vestido de Stº António com o "menino" D. Luís I ao colo, enquanto Serpa Pimentel (Ministro da Fazenda) sacava o dinheiro do Zé que permanecia boquiaberto a coçar a cabeça vestido com um fato rural gasto e roto. Ao lado, o comandante da Guarda Municipal, observa de chicote na mão, para prevenir uma eventual resistência. Nos números seguintes o Zé Povinho continua a surgir de boca aberta e a não intervir, resignado perante a corrupção e a injustiça, ajoelhado pela carga dos impostos e ignorante das grandes questões. O próprio Rafael Bordalo Pinheiro diz "O Zé Povinho olha para um lado e para o outro e...fica como sempre...na mesma".

Apesar de simples, o Zé Povinho é uma figura cheia de contradições, tal como foi referido por João Medina em "O Zé Povinho, caricatura do «Homo Lusitanus»": "Mas se ele é paciente, crédulo, submisso, humilde, manso, apático, indiferente, abúlico, céptico, desconfiado, descrente e solitário, também não deixa por isso de nos aparecer, em constante contradição consigo mesmo, simultaneamente capaz de se mostrar incrédulo, revoltado, resmungão, insolente, furioso, sensível, compassivo, arisco, activo, solidário, convivente..." (in Estudos em Homenagem a Jorge Borges de Macedo, Lisboa, INIC, 1992).

Tem como caracteristica principal o gesto do manguito (como se pode ver na figura ao lado), representando a sua faceta de revolta e insolência. Tornou-se uma figura identificativa do povo português, criticando de uma forma humorística muitos dos problemas sociais e políticos da sociedade portuguesa, e caricaturando o povo português na sua característica de eterna revolta perante o abandono e esquecimento da classe política, embora pouco ou nada fazendo para alterar a situação

segunda-feira, junho 11, 2007

preliminares

.
A esposa passou a noite fora de casa.
Na manhã seguinte,explicou ao marido que havia dormido na casa da melhor amiga.
O marido então telefonou para dez das suas melhores amigas. Nenhuma delas confirmou a versão.
O marido, então, passou a noite fora de casa.
Na manhã seguinte,explicou à mulher que havia dormido na casa do seu melhor amigo.
A esposa, daí, ligou para dez dos melhores amigos do marido. Sete deles confirmaram a versão, os três restantes, além de garantirem que ele ainda estava lá dormindo, preferiram não acordá-lo...

BEASTIE BOYS

.


estes são os BEASTIE BOYS, que tanto êxito tiveram ontem no OEIRAS ALIVE e que estão a esta hora a actuar na Aula Magna.

Festival Alive!: Beastie Boys, No último dia do Alive o palco principal foi invadido pelo hip hop, e um parente distante do reggae

Por volta das 23 horas acontece o momento mais esperado do Festival, o mítico DJ Mix Master Mike deu o mote sacando dos pratos de vinil os beats certos até lançar Body Movin` que marcou a entrada em grande estilo de MCA, Mike D, e Adrock. Foi a estreia dos Beastie Boys em Portugal, e com fatiotas a condizer. Os três de fato, gravata e óculos escuros atacaram de rajada «Root Down», «Triple Trouble» e «Sure Shot» em alta voltagem. Tudo se encaminhava para um concerto arrebatador, e inesquecível.
Claro que quando se dedicaram a temas como «Super disco breakin» , «The maestro»,«Skills to pay the bills», «Pass the mic», «Something`s gotta give» e até o básico «Brass monkey», ou «No sleep till` Brooklyn» a plateia reagia com justificada euforia, e as expectativas eram amplamente correspondidas.

A saída foi apoteótica com «Intergalactic», e o soberbo «Sabotage» a dar um final no auge como era desejo da banda. Foi um bom concerto

preliminares

.
DEAR DIARY: DAY ONE

All packed for the cruise ship - all my sexiest dresses and make-up. Really excited.

DEAR DIARY . DAY TWO

Entire day at sea, beautiful and saw whales and dolphins. Met the Captain today - seems a very nice man.

DEAR DIARY .. DAY THREE

At the pool today. Also some shuffle boarding and hit golf balls off the deck. Captain invited me to join him at his table for dinner. Felt honored and had a wonderful time. He is very attractive and attentive.

DEAR DIARY . DAY FOUR

Won $800.00 in the ship's casino. Captain asked me to have dinner with him in his own cabin. Had a luxurious meal complete with caviar and champagne.
He asked me to stay the night but I declined. Told him I could not be unfaithful to my husband.

DEAR DIARY .. DAY FIVE

Pool again today, got sunburnt, went inside to drink at piano bar for rest of day. Captain saw me, bought me several large drinks. Really is charming.
Again asked me to visit his cabin for the night. Again I declined. He told me if I didn't let him have his way with me he would sink the ship. I was shocked.



DEAR DIARY . DAY SIX

Today I saved 1600 lives. Twice!