domingo, setembro 30, 2007

PALPITES - LEONOR e LÍGIA, VENCERAM este 1º.concurso da época

.
A LEONOR E A LIGIA, GRANDES
VENCEDORAS DESTE 1º.
CONCURSO, COM 2 PONTOS
DE AVANÇO SOBRE O HERDEIRO,
NO PÓDIO PELA PRIMEIRA VEZ,
E 8 SOBRE O JOÃO ROQUE.

NESTA ULTIMA JORNADA AS
VENCEDORES ACERTARAM EM
2 RESULTADOS.


JOGOS
.


GUIMARÃES-BRAGA...1-0 (LIGIA,HERDEIRO)
BENFICA-SPORTING..0-0 (LEONOR)
PORTO-BOAVISTA....2-0 (VALENTE,LEONOR,LIGIA,JOÃO ROQUE,HERDEIRO,MENDONÇA)
.
NA JORNADA
.
1HERDEIRO...0
2.Ligia,Leonor...1
3.João Roque,Mendonça...4
4.Valente...7
5.Carmen,Cotrim...9
6.Peixoto...10
7.Miranda,Pedro Pereira,Pedro G.Vaz...11

GERAL FINAL

1.LEONOR........13..GRP.DESK/SPORTING
..LIGIA...........13..CHE.REV/BENFICA
2.Herdeiro......15..EX-RC-REV/SPORTING
3.João Roque....21..TAP-GENEVE/SPORTING

4.Valente.........22..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
5.Carmen........23..SQQ/BENFICA
6.Peixoto.......24..EX-RC/BENFICA
..Mendonça......24..EX-RC-LISRY/SPORTING
7.Pedro G.Vaz..28..LISRY/BENFICA
8.Vitor SAntos..31..SQQ/ATLETICO
9.Pedro Pereira.32..AVAILABILITY/BENFICA
10Cotrim.........33..GRP.DESK/BENFICA
11Miranda.......35..EX-RC-REV/BENFICA
12Abreu..........48..LISRY/BENFICA

E AGORA PARTIREMOS PARA O 2º.CONCURSO DESTE ANO ,TODAS AS JORNADAS DO MÈS DE OUTUBRO.

Quem não jogou neste primeiro e quiser participar no próximo ,chegue-se à frente.

a 30 de Setembro, estreia-se A FLAUTA MÁGICA , DE MOZART

-
Die Zauberflöte

A Flauta Mágica

Compositor Wolfgang Amadeus Mozart
Libretista Emanuel Schikaneder
Tipo do enredo Fantástico
Número de atos 2
Número de cenas 11
Ano de estreia 1791
Local de estreia Teatro Auf Der Wien, Viena
Die Zauberflöte (A flauta mágica), ópera em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto de Emanuel Schikaneder. Estreou em Viena, a 30 de setembro de 1791.

Emanuel Schikaneder era companheiro de loja maçônica de Mozart. À época, por influência da Revolução Francesa, a maçonaria adquiria simpatizantes ao mesmo tempo que era perseguida.

A ópera mostra a filosofia da iluminação. Algumas árias tornaram-se muito conhecidas, como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite. O conceito de igualdade da Revolução Francesa transparece na ópera quando, questionado se Tamino, sendo um príncipe, suportaria as duras provas exigidas para entrar no templo, Sarastro responde que ele é "mais que um príncipe, é uma pessoa".


Personagens
Tamino (príncipe egípicio) tenor
Pamina (filha da Rainha da Noite) soprano
Sarastro (sacerdote de Ísis e Osíris) baixo
Rainha da Noite soprano
Papageno (caçador de pássaros) barítono
Papagena (prometida à Papageno) soprano
Monostatos (mouro à serviço de Sarastro) tenor bufo
Orador baixo
Dois Sacerdotes tenor e baixo
Três Rapazes sopranino e alto
Três Damas soprano e alto



Sinopse
Há dois casais que se formam na ópera, Papageno-Papagena, simbolizando o lado comum da humanidade, e Tamino-Pamina, simbolizando o iniciado. O contexto é uma luta entre a Rainha da Noite, que ambiciona o poder, e Sarastro, o grande sacerdote que só pratica o bem. Para Sarastro trabalha, porém, o mouro Monostatos, que tenta seduzir Pamina e se alia à Rainha da Noite.

A obra começa com Tamino perdido na floresta, onde encontra Papageno, um homem alegre que aprecia os prazeres da vida e trabalha para a Rainha da Noite. Deste encontro Tamino fica sabendo que Pamina, filha da Rainha da Noite, foi sequestrada por Sarastro e, apaixonado pela sua beleza, decide resgatá-la.

Na seqüência, ambos passam por várias provas antes de poderem se encontrar. Papageno também passa por um tipo de prova antes de encontrar Papagena, e este contraponto cómico do homem comum que se comporta de modo diferente do príncipe diante das adversidades, é o lado cômico que faz esta ópera tão popular.

Esta obra está repleta de simbolismo maçônico. É possível encontrar muitas semelhanças com a Suíte Peer Gynt nº 1 de Edvard Grieg. No livro "A filha da noite", a escritora Marion Zimmer Bradley reconta em prosa esta história, em que os apaixonados lutam contra as forças do mal e a Rainha da Noite, Mãe de Pamina, para se purificarem e alcançarem a sabedoria juntos.

Acto I
O príncipe Tamino entra num bosque para fugir da perseguição de uma serpente monstruosa. Cai de cansaço e é salvo por três damas da Rainha da Noite. As mulheres ficam maravilhadas com a sua beleza e correm a dar a novidade à sua senhora, a Rainha da Noite. Então,entra em cena Papageno, que se dedica a caçar pássaros para a rainha.Ele mente,dizendo que matou a serpente. As damas ao voltarem castigaram o mentiroso colocando na boca um espécie de cadeado. As damas mostram um retrato da filha da Rainha da Noite. Tamino, ao vê-la, fica apaixonado. Depois da ária de Tamino onde ele diz que se apaixonou por Pamina,as 3 damas voltam apresentando-lhe a Rainha da Noite,que comovida pelas palavras de amor do príncipe, conta-lhe a história da sua filha: Ela foi sequestrada por Sarastro, rei e sacerdote de Isis, e se ele resgatá-la obterá a sua mão. Tamino aceita o desafio. Em troca as três damas dão-lhe, oferta da rainha, uma flauta mágica em ouro, que é capaz de mudar o estado de espírito dos seres vivos que a escutem, e a Papageno um carrilhão mágico por querer acompanhar o príncipe. Pamina está numa sala guardada por Monostatos, escravo mouro do palácio de Sarastro, que tenta seduzi-la. Nesse momento chega Papageno e ao vê-lo, o escravo sai a gritar com medo do seu aspecto. O caçador de pássaros diz à jovem que a vem resgatar. Tamino e Papageno dirigem-se para um bosque sagrado, guiados pelos três gênios de que lhe falaram as três damas. Nele encontrarão três templos: O da Razão, o da Natureza e o da Sabedoria. Ao tentar entrar neles, o orador no templo da Sabedoria informa que Sarastro governa nos três. Tamino, preocupado com Pamina, tocará a flauta. O som atrai as feras do bosque, que ficam mansas, Pamina e Papageno. Monostatos, que os seguiu, decide capturá-los. Papageno tocará o carrilhão para poder escapar. Aparece Sarastro e Pamina diz-lhe que a sua tristeza se deve ao assédio de Monostatos, razão pela qual este será castigado por Sarastro. O rei pede que Tamino e o seu acompanhante sejam preparados para ser iniciados nos mistérios da sabedoria.


Acto II
Num bosque de palmeiras, Tamino e Papageno reúnem-se para serem iniciados pelos sacerdotes na presença do rei. Uma das provas a que ambos são submetidos, é a de guardar silêncio. Ao templo, pela noite, chegam as três damas e dizem-lhes na cara estar ali como acólitos, mas não recebem nenhuma resposta. Pamina está num jardim. Aparece a Rainha da Noite informando-a que o seu amado se aliou com o inimigo. A jovem apercebe-se que o verdadeiro coração da sua mãe, destila maldade e ódio. Esta dá um punhal à filha exigindo-lhe que mate Sarastro, sob pena de ser rechaçada para sempre por ela. Pamina fica horrorizada. Nesse momento aparece Monostatos que ouviu toda a conversa e tenta fazer chantagem. Não obstante, o diálogo também tinha sido escutado pelo rei, que manda prender o escravo e pede a Pamina, paciência e compreensão, tranquilizando-a. Tamino e Papageno entram no templo, calados. Aparecem os três génios, que lhes dão a flauta e o carrilhão e pedem-lhes que sigam em silêncio. Ao tocar a flauta aparece Pamina, que ao não obter nenhum tipo de resposta, se crê despachada e deixa-se dominar pela dor. Os sacerdotes conduzem os iniciados ao interior do templo onde ambos decidem seguir em frente com a sua iniciação. Papageno está no jardim. Aparece uma anciã que pede para casar-se com ele. Este, com medo de ficar só, aceita. Nesse momento a anciã transforma-se numa linda jovem: Papagena. Entretanto, o sacerdote do templo tira-lha, porque primeiro terá de merecê-la. Pamina está à beira da loucura e a ponto de se suicidar com o punhal que lhe deu a mãe. Os três gênios intervém e convencem-na a não o fazer e procurar o seu amado. Quando o encontra, ele está a preparar-se para as provas de fogo e água que terá de concluir. Pamina, loucamente enamorada, pede permissão para acompanhá-lo nas provas. Ambos conseguem e são admitidos no templo da Sabedoria. Papageno está desesperado, perdeu a sua amada e teme ficar sozinho. Quando está determinado a suicidar-se, aparecem os três génios e aconselham-no a usar o carrilhão. Ele fá-lo e surge Papagena. Ambos declaram o seu amor. A Rainha da Noite, que se juntou a Monostatos tentam dar o golpe definitivo contra os sacerdotes. Serão vencidos no último momento e lançados à noite eterna (Quinteto: Nur stille stille) O coro entoa louvores a Ísis e dando glória aos iniciados (Pamina e Tamino), também a Osíris. Um belo final. Demonstrando na estória a beleza da fraternidade que todo Ser Humano deve demonstrar com os seus.

sábado, setembro 29, 2007

PALPITES - ULTIMA JORNADA - Info intercalar

.
A LEONOR DOS 2 RESULTADOS DE HOJE
E QUANDO FALTA SÓ O GUIMARÃES-BRAGA
DE AMANHÃ,É LÍDER ISOLADA COM 4 PONTOS
DE AVANÇO SOBRE A LÍGIA E 6 SOBRE O
HERDEIRO.


SÓ A LEONOR OU A LÍGIA PODERÃO AINDA
VENCER ESTE 1º.CONCURSO.
SE O RESULTADO FÔR 1-0 TEREMOS UM
EMPATE NO 1º.LUGAR -LEONOR-LIGIA
QUALQUER OUTRO RESULTADO DARÁ A
VITÓRIA ISOLADA à LEONOR

JOGOS JÁ DISPUTADOS:



BENFICA-SPORTING...0-0 (LEONOR)
PORTO-BOAVISTA.....2-0 (VALENTE,LEONOR,LIGIA,JOÃO ROQUE,HERDEIRO,MENDONÇA)

.
ATÉ AGORA NA JORNADA:

1.LEONOR....-2
2.João Roque,Herdeiro,Mendonla...1
3.Ligia,Valente...2
4.Peixoto,Cotrim...5
5.Carmen...7
6.Pedro G.Vaz...8
7.Miranda,Pedro Pereira...9
8.Abreu...11
9.Vitor Santos...12

.
geral

1.LEONOR........10..GRP.DESK/SPORTING
2.Ligia...........14..CHE.REV/BENFICA
3.Herdeiro......16..EX-RC-REV/SPORTING
4.Valente.........17..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
5.João Roque....18..TAP-GENEVE/SPORTING
6.Peixoto.......19..EX-RC/BENFICA
7.Carmen........21..SQQ/BENFICA
..Mendonça......21..EX-RC-LISRY/SPORTING
8.Pedro G.Vaz..25..LISRY/BENFICA
9.Cotrim.........29..GRP.DESK/BENFICA
10Vitor SAntos..30..SQQ/ATLETICO
..Pedro Pereira.30..AVAILABILITY/BENFICA
11Miranda.......33..EX-RC-REV/BENFICA
12Abreu..........44..LISRY/BENFICA

a 29 de Setembro de 1938, foi assinado o ACORDO DE MUNIQUE

.
UM DOS MAIS VERGONHOSOS MOMENTOS
DA HISTÓRIA E QUE DEU FORÇA
A HITLER PARA CAMINHAR PARA
A II GUERRA MUNDIAL



Acordo de Munique

O Acordo de Munique foi um tratado assinado em 29 de Setembro de 1938, na cidade de Munique, na Alemanha, entre os líderes das maiores potências européias da época. O tratado foi a conclusão de uma conferência organizada por Adolf Hitler, o líder do governo nazista da Alemanha.

O objectivo da conferência era a discussão do futuro da Checoslováquia e terminou com a capitulação das nações democráticas perante a Alemanha Nazi de Adolf Hitler. Este episódio ilustra melhor do que outros o significado da "política de apaziguamento".

A Checoslováquia não foi convidada para a conferência. A conferência é vulgarmente conhecida na República Checa como a "Sentença de Munique". A frase "traição de Munique" também é usada frequentemente, uma vez que as alianças militares em vigor entre a Checoslováquia, Reino Unido e França foram ignoradas.

Foi alcançado um acordo e a 29 de Setembro de 1938, Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Edouard Daladier e Benito Mussolini assinaram o Acordo de Munique. O ajuste dava à Alemanha os Sudetas (Sudetenland), começando em 10 de Outubro, e o controlo efectivo do resto da Checoslováquia, desde que Hitler prometesse que esta seria a última reinvidicação territorial da Alemanha.

Chamberlain foi recebido como um herói à sua chegada ao Reino Unido. No aeroporto de Heston, ele fez o famoso discurso, agora inglório, "peace in our time" (paz para o nosso tempo) e acenou com a folha de papel para uma multidão em delírio.

A ocupação alemã dos 4 distritos seria feita faseadamente entre 1 de Outubro e 7 de Outubro. Outros territórios de predominância de população germânica seriam especificados por uma comissão internacional composta por delegados de França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Checoslováquia. A comissão internacional conduziria também eleições nos territórios em disputa.

Apesar de os franceses e ingleses estarem contentes, tal como a liderança militar e diplomática alemã, Hitler estava furioso. Ele achava que os seus diplomatas e generais o tinham forçado a agir como um político burguês.

Winston Churchill teria dito sobre este acordo: "Entre a desonra e a guerra, eles escolheram a desonra, e terão a guerra".

A 10 de Março de 1939, Hitler, desrespeitando o tratado, ordena a invasão do resto da Checoslováquia e as tropas alemã ocupam Praga

sexta-feira, setembro 28, 2007

4ª. e ultima jornada dos PALPITES

.
CHEGÁMOS À ULTIMA JORNADA
DESTE PRIMEIRO CONCURSO
DA EPOCA.

A LIGIA E A LEONOR LIDERAM
COM 2 PONTOS DE AVANÇO
SOBRE A CARMEN E O PEIXOTO
E 3 SOBRE O HERDEIRO E
O VALENTE

O VALENTE QUE O ÚNICO QUE
PALPITA A VITÓRIA DO
SPORTING.

JOGOS

.
GUIMARÃES-BRAGA../.BENFICA-SPORTING../.PORTO-BOAVISTA
.
VITOR SANTOS....4-2....4-2....0-0
CARMEN...........2-1....2-1....3-1
VALENTE..........2-2....0-1....2-0
COTRIM..........1-2....2-0....1-0
LEONOR..........1-1....0-0....2-0
MIRANDA.........2-1....2-1....1-1
LIGIA.............1-0....1-0....2-0
JOAO ROQUE.....1-1....1-1....2-0
PEIXOTO.........2-2....2-0....2-1
HERDEIRO........1.0....1-1....2-0
MENDONÇA.......1-1....1-1....2-0
ABREU............0-1....3-1....0-1
PEDRO PEREIRA..2-1....3-0....0-0
PEDRO G.VAZ....1-1....1-0....0-1

VAMOS PARTIR PARA A ULTIMA COM A GERAL ASSIM:

na geral:

1.LIGIA...........12..CHE.REV/BENFICA
..LEONOR........12..GRP.DESK/SPORTING
2.Carmen........14..SQQ/BENFICA
..Peixoto.......14..EX-RC/BENFICA
3.Valente.........15..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
..Herdeiro......15..EX-RC-REV/SPORTING
4.João Roque....17..TAP-GENEVE/SPORTING
..Pedro G.Vaz..17..LISRY/BENFICA
5.Vitor SAntos..18..SQQ/ATLETICO
6.Mendonça......20..EX-RC-LISRY/SPORTING
7.Pedro Pereira.21..AVAILABILITY/BENFICA
8.Miranda.......24..EX-RC-REV/BENFICA
9.Cotrim.........24..GRP.DESK/BENFICA
10Abreu..........33..LISRY/BENFICA

JÓIAS DO YOUTUBE

os nossos atistas - CHICO DIAS

.

O TÓ MENDONÇA RETRATADO PELO CHICO DIAS, ONTEM DURANTE O "ALMOÇO 27SET"

A SALA DE NOVO EM ALVOROÇO -

.
De novo em véspera de acontecimento festivo.


O TIAGO das Tarifas da Europa 1, contrariando os conselhos de quem sabe, isto é, dos que já cometeram aquele acto, vai casar àmanhã.
Ele que é tão sensato, tão arrumado de ideias, era o último que se pensava vir a poder cair na tentação.
Ainda por cima no dia do do derby onde o "seu" Benfica tanto precisava da sua concentração, do seu apoio.

A TRANCA,está contudo com ele, festeja por antecipação , dá-lhe os parabéns e acha que vai ganhar de certeza!!!

quinta-feira, setembro 27, 2007

preliminares

.
O INCORRIGIVEL JOAOZINHO

A professora divide a turma em dois grupos e decide fazer um jogo com
perguntas.
O primeiro grupo a chegar aos 6 ganha um chocolate.
Para que Joãozinho não lhe "encha" a paciência, ela coloca-o no grupo dos
mais inteligentes.
Assim nem tem tempo para dar aquelas respostas idiotas. Vendo isso, ele diz
para o outro grupo:
-Nós vamos arrasar-vos, cambada de idiotas!!!!!! Começa o jogo...
- Quem descobriu a América? O grupo de Joãozinho responde de imediato:
- CRISTÓVÃO COLOMBO! E o Joãozinho grita:
- Eu não disse? Bando de orelhudos, 1 a 0 !!!
A Professora repreende-o:
- Está calado Joãozinho!!!
Segunda pergunta:
- Que idioma se fala em Espanha?
O grupo de Joãozinho responde:
- ESPANHOL !!!!
E Joãozinho grita de novo:
- Viram só? Seus atrasados, 2 a 0 !!
A Professora repreende-o:
- Cala-te Joãozinhooo!!!
Terceira pergunta.
- Como chegou Cristóvão Colombo à América?
O grupo de Joãozinho responde:
- DE CARAVELA.
Joãozinho, cheio de emoção, logo de seguida:
- Eu bem avisei, seus sacos de bosta, 3 a 0!!!
A professora, irritada, grita:
- Joãozinho!!! LEVANTA E SAI FORA!!!
Joãozinho responde de imediato:
- O PÉNIS "stôra"! Que show, 4 a 0 seus bananas!!!
A professora indignada volta a gritar:
- Joãozinho, SAI E NÃO VOLTA MAIS!!!!!
Joãozinho feliz da vida responde ainda mais rápido:
- A cáca a cáca, professora ! Hahaha, foderam-se! 5 a 0!!!
A professora, não aguentando mais, grita:
- Joãozinho, SAI E SÓ VOLTA DENTRO DE UM MÊS!!!
Joãozinho, excitadíssimo, responde aos saltos :
- A MENSTRUAÇÃO!!! PUTA QUE OS PARIU, 6 a 0!
GANHAAAAAMOOOOSSS!!!!!!!!!

crónica do almoço de 27 de Setembro

.
Há muito que se percebeu que afinal há convivio para além das sete horas diárias de trabalho e do tempo após a ultima picagem de ponto.
A química que se estabeleceu ao longo de tantos anos entre companheiros que trabalharam juntos, estendeu-se para além das paredes da TAP, para além das relações meramente profissionais.
Hoje em dia, o "espirito" de então sobrevive na presença descontraída nos nossos almoços mensais, que nunca tem tido menos de vinte e tal companheiros de então.
Hoje teve lugar no Restaurante Richards2, no Clube Olivais e Moscavide, o anunciado "27 de Setembro"


Apareceram 30 companheiros, que transportaram para a mesa em "U" onde "demos ao serrote" aquele irredentismo irrequieto que tanto irritava o Chefe Patricio, e mesmo o administrador Mendes Barbosa, que nos quis vestir de bibe, para esconder a "vergonha" das roupas pouco-convencionais que ele considerava ousadas e desrespeitosas, contrárias ao decoro e aos bons costumes cristãos e ocidentais defendidos pelo patrão (dele) o inefável Padralhão de Santa Comba.
Se bem se lembram , ele chamava-nos "a legião estrangeira do sétimo andar"

Estiveram desta vez presentes 30 dos nossos:


Zé Tavares Diniz, Mendonça,Luciano Carvalho e Silva, Peixoto, Vieira,Norberto,Redondeiro Sampaio,,Dina,Guida,Rui Brito de Sousa,António José Lopes,Natália,João Pinto,Mesquita, Pereira de Sousa, Herdeiro,Canelas, , Cabral,Chico Dias Guedes Vaz,,Ricardo,Pereira Martins,Giovanni Fernandes,Azevedo,Luis Domingues,Marcelo,Jose Barbosa Dinis,Coelho de Almeida, e Faustino


Faltaram à ultima hora os já antes confirmados: Adelaide e Carlos Correia, por afazeres pessoais.
O João Oliveira (a quem noutras épocas apelidámos de "anarca") recém dispensado de picar ponto ,e que seria o "rookie" deste almoço, não pôde igualmente comparecer, prometendo porém que em Outubro estará connosco.
A Manela Brito e Silva mandou uma saudação dos States.



Contaram-se as habituais larachas, anedotas contidas para a ocasião, "estórias conhecidas e outras a serem reveladas em estreia.


Esteve em pauta o "milagre de fátima " segundo Jesualdo Ferreira, para alegria de todos os presentes; e "o milagre da Reboleira" do realizador bronco Duarte Gomes, farpa brandida pelos lagartos presentes,perante os lampiões em maioria na mesa, e que se defenderam alegado não terem visto a jogada...

Aprovação geram para este novo local das "Cimeiras". Arejado, espaçoso e sem a pressão dos utilizados até agora. Merece que voltemos mais vezes.

Não houve desta vez nenhuma estreia (falhou o batismo do João Oliveira) e saudou-se a normalidade com que estão a comparecer sempre mais de vinte participantes.

Saudação especial para as meninas que nos iam trazendo os comes, a Elisa de Governador Valadares e a Mara de Sorocaba , do interior de São Paulo.

A ELISA E A MARA

A próxima sessão será na ultima quinta feira de Outubro. Os detalhes serão confirmados neste espaço, na tua TRANCA.

a nossa galeria

.

"HILLAIRE GERMAIN DE EDGAR DEGAS

eles disseram

.
A Taça da Liga exibiu as varizes dos planteis, e, na Reboleira, o que o futebol tem de pior: a batotice
(RUI SANTOS)
.
O Porto em Fátima fez melhor que a Nossa Senhora lá da Terra, conseguiu o "milagre da desaparição"
(ANTÓNIO VIEGAS)
.
Com o Mendes e o Menezes o PSD chegou ao fundo, já n\ao existe
(ADELINO CARDOSO DOS SANTOS)

ALMOÇO DE 27 DE SETEMBRO . HOJE

.
EM DIRECTO DO RESTAURANTE RICHARDS 2
NO COMPLEXO DE CLUBE OLIVAIS E MOSCAVIDE,
A TRANCA ESTÁ PRESENTE A ESTA REUNIÃO
MAGNA DE EX-RCIANOS E REV.


Estamos aqui reunidos no nosso almoço mensal 30 companheiros.

Zé Tavares Diniz, Mendonça,Luciano Carvalho e Silva, Peixoto, Vieira,Norberto,Redondeiro Sampaio,,Dina,Guida,Rui Brito de Sousa,António José Lopes,Natália,João Pinto,Mesquita, Pereira de Sousa, Herdeiro,Canelas, , Cabral,Chico Dias Guedes Vaz,,Ricardo,Pereira Martins,Giovanni Fernandes,Azevedo,Luis Domingues,Marcelo,Jose Barbosa Dinis,Coelho de Almeida, e Faustino

O repasto decorre com muita tagarelice, apetite e boa disposição.
A TRANCA promete crónica e imagens lá mais para a frente

os nossos artistas - zé tavares diniz

.

quarta-feira, setembro 26, 2007

ROLLING STONES em 1966

.

O FRANKENSTEIN DO RC

.
TEXTO CRIADO EM 1975
E QUE VOLTAMOS A PUBLICAR
NA DATA DE MAIS UM ALMOÇO
ONDE VÃO ESTAR MUITOS
DOS CONTRIBUINTES PARA
A CRIAÇÃO DO FRAMKENTEIN DO RC

O FRANKENSTEIN DAS RESERVAS


..
re-edição de aniversário
O FRANKENSTEIN DAS RESERVAS (1975)

Projecto robot elaborado pelo Prof. JACOB VON DAYS, catedrático de Futurologia da Universidade TAP, ou "receita para um Frankenstein das Reservas"

Nota sobre o autor:
JACOB VON DAYS, sábio, investigador, contador de histórias mais ou menos inverossímeis (aquela de ter aterrado a correr no aérodromo de Tires, com as pernas enfiadas num buraco duma avioneta...) iniciado, chefe carismático de uma pleíade de intelectuais de primeira apanha, produziu ùltimamente notáveis estudos , sobre a possibilidade de aumento indefinido de produtividade, através da alienação acelerada do ECE. É um desses trabalhos cientificos, que hoje apresentamos:

OUTROS ESTUDOS DO AUTOR:

"Valôr epistomológico do Y SLASH PIENAR.
"Asteristico e asteristico, contributo para uma teoria do Solecismo Programado".
"Teoria dos DUPES e Marxismo".
"Turismo sexual e o futuro da navegação aérea".
"Franquismo e paquismo".
"Pianarismo versus Teodiceia, a última batalha".

"O FRANKENSTEIN DAS RESERVAS".
1 - MORFOLOGIA DO ÓPTIMO CONTROLADOR DE RESERVAS:.

O bom controlador de reservas, terá o rosto redondo , largo e proeminente, como o rabo do CANDEIAS, para garantir um correcto paralelismo em relação ao "set", e fazer a sombra necessária à boa visão dos caracteres "displayed". Terá o olhar vivo do DOMINGUES, para resistir ao desgaste da fixação. a boquinha da NATÁLIA, para que fale só o essencial, e o sorriso ovelhum do BERNARDES, para que o tratamento do passageiro seja bom desde o balcão de vendas, até ao local de desembarque, passando pela lista de nomes.
Terá a cabeça grande, independentemente do conteúdo. Estudos aturados, demonstraram que o cérebro do sr. CABRAL chegava e sobrava. Pentear-se-à discretamente à moda do MARCELINO, mas para não parecer exageradamente fóra de moda, comporá a melena abundante com o arrojo do PEREIRA MARTINS do QCS e cultivará um remoínho à Zé CARLOS, o que lhe conservará o ar juvenil e impúbere, pelos anos fóra. A gravidade do aspecto, ser-lhe-à assegurada pelas sobrancelhas mefistófélicas do RUI DE SOUSA, e pelas ramalhais patilhas do CARREIRAS. Finalmente, toda a zona pilosa será polvilhada com uma caspazinha gordurosa do SERENO, para dar um ar de vida, e evitar artificialismos.
O nariz será rachado como o do CANELAS, e a dentadura errante, como o PEREIRA DE SOUSA.
O tronco semiesco do COTRIM, suportado pela coluna cifótica da NATÁLIA, pelas claviculas dóricas do VAZ, pela quilha do AUGUSTO, assente na opulenta anca da IRENE, será a base da sólida estrutura física do controlador ideal.
O ombro esquerdo será todavia , mais descaído que o direito, como o do MESQUITA, e o conjunto decorado com a abundante e hirsuta pelagem do CASCADA. Dentro deste arcaboiço infernal, baterá, o mais descompassadamente possível, o coração assucatado do FARINHO.
No lugar devido, colocar-se-à, com funções meramente decorativas, a pilinha verde do MASCARENHAS.
Dadas as deficientes condições alimentares a que estará sujeito, todo o abdomen será um modelo de funcionalidade e capacidade digestiva: A pança do MATOS, ornada com as costuras da ADALBERTA, aparelhada com o estomâgo paquidérmico do Giovanni e a tecnologia intestinal da IRENE, são ideiais para esses fins. O rabo será osssudo como a cara do DUARTE. Do lado direito do tronco colocar-se-à um braço do SAMPAIO, do lado esquerdo o da FERNANDA, a delicadeza do toque, aliada à impetuosidade devastadora do amplexo.
Nas mãos, colocar-se-ão os dedos ds pés do Vieira. Revestir-se--á o resultado com o fatinho azul do senhor GRADE , e perfumar-se-à com a água de Colónia do CARVALHO DA CARGA. O Controlador ideal, será de um modo geral desajeitado e mal feito como o SÀ, e , ao deslocar-se , adoptará o rebolado brontossáurico do RUI BRITO DE SOUSA, combinado com o deslizar rectílineo do CARLOS CORREIA. Será de exigir-lhe no entanto o garbo cavalheiresco do chefe PATRICIO, compensado com o ar pidesco do CRISTÓVÃO - questão de respeitabilidade -, e por aquele jeitão meio bronco do GUEDES VAZ.

II - QUALIDADES ANÍMICAS DO ÓPTIMO CONTROLADOR DE RESERVAS.

Uma grande alma este controlador. Mas que alma?
Uma alma de eleição, enorme, transparente, pura . A alma do senhor CABRAL, mais a má fé do senhor CABRAL, mais a perspicácia do senhor CABRAL,mais a cultura do senhor CABRAL, , mais a destreza mental do senhor CABRAL!!.
NOTA: O que sobrar do senhor CABRAL, que será pouco, põe-se disfarçadamente no lixo...
Inteligente como o MASCARENHAS, religioso até à beatice como a FERNANDA, bilioso como o COELHO DE ALMEIDA, jovial como o BRANCO.

E se não houvesse mais contribuintes , ficar-se-ia por aqui. Para fazer overbookings não era preciso mais. Mas a qualidade refinada do meio em que trabalha, o contacto fatal com alguns universitários e outros intelectuais de grande porte, exigem dele a intelectualidade basáltica do senhor CURADO, a comunicabilidade do HELDER SILVA, a venalidade comercial do MARCELO.
Duplamente nevrosado como o HENRIQUES, achará no RAMINHOS o verdadeiro espelho de virtudes, reflexos de uma sagessezinha toda domesticadinha, familiarzinha, prisioneirazinha de uma guerrazinha de donas de casa, chefes de família respeitáveis e mangas de alpaca, respeitadora do nosso sargentozinho.. No CARAMELO, as virtudes paralelas da iniciativa individual, do rancôr, da capacidade de síntese, da violência no vácuo (para não fazer sangue), enfim, todo o bom senso estéril e aniquilante do "bonhomme sans qualités"
Tudo isto seria ineficiente, sem o humor truculento e sulfuroso da DINA, e o veneno da ELIZABETH.
E quando tivermos juntado no mesmo tacho, a voracidade piranhesca do SAMPAIO, o multipartidarismo delirante do ROCHINHA, o confusionismo mental do AMARO, e a verborreia jurídico-catastrófica do CAMPOS, teremos chegado aos calcanhares do MARQUES, com todo o seu verbalismo tonitruante, moralista e inquisitorial "ad-exhibendum"
O controlador ideal estará agora apto a aplicar ao vasto campo do conhecimento humano - e sùbitamente convertido em saguao exíguo - a mesma autoritária verborreia com que discorre àcerca dos overbookings do Rio.
O FRANKENSTEIN DAS RESERVAS, será finalmente pueril e inconsequente como o PARENTE, machista e enfatuado como o FERREIRA. Na retrete e outros lugares públicos, assobiará desesperadamente como o HELDER BARREIROS, para que se saiba que controlar reservas, dá saúde e boa disposição.
FIM

pensamentos profundos

.
Se a montanha vem a ti... corre, porque é um desmoronamento
.
ESTE TESTE PSICO TÉCNICO SAÍU NO VESTIBULAR DE
ACESSO À UNVERSIDADE NO BRASIL
NO ANO 2001.
NUM UNVERSO MUITO VAQSTO DE CANDIDATOS APENAS
UMA PERCENTAGEM DIMINUTA ACERTOU, O QUE PROVOCOU
UMA TEMPESTADE DE PROTESTOS CONTRA O MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO.

Alguém quer acertar?

foi uma das questões da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) de 2001, que provocou muita polémica.
Qual é o próximo número da sequência abaixo?
2, 10, 12 , 16, 17, 18, 19, ....

A TRANCA tem o resultado e publicará amanhã.

actualidade

.

terça-feira, setembro 25, 2007

a 25 de Setembro, travou-se a BATALHA DE STAMFORD BRIDGE

.
Batalha de Stamford Bridge


A Batalha de Stamford Bridge, na Inglaterra, é considerada como o início da decadência dos Vikings na Grã-Bretanha. Teve lugar a 25 de Setembro de 1066, pouco depois do exército viking liderado por Haroldo Hardråde da Noruega ter invadido a Inglaterra e derrotado o exército dos nórdicos Edwin de Mércia e Morcar da Nortúmbria na Batalha de Fulford, duas milhas a sul de York.

Neste século aconteceu rambé em Setembro, mas uma semana antes, e é considerado o inicio da decadência do Rei Abramovich I.


Desta vez o mouro Mourinho não precisou de exército para sair vitorioso, tendo sacado 26 milhões de maravelins,

almoço de 27 de Setembro

.
É JÀ NA QUINTA FEIRA; NÂO FALTES


DOS STATES recebemos este email da MANELA BRITO E SILVA :


"Ola!

Aqui de New Hampshire saudo-vos! Apesar deste teclado nao ter acentos, desejo-vos um bom almoco RCeano. Estarei de volta dia 30 de Setembro.

Ate la, beijos


MBS"

preliminares

.
Os noivos reúnem-se com o padre.
O padre pergunta:
- O que pensam de sexo antes do casamento?
Responde o noivo:
- Desde que não atrase a cerimónia, por mim tudo bem...

pensamentos profundos

.
Trabalhar nunca matou ninguém...mas para quê arriscar?

segunda-feira, setembro 24, 2007

A 24 de Setembro nasceu PEDRO ALMODÔVAR

.
Pedro Almodóvar


Pedro Almodóvar Caballero (Calzada de Calatrava, 24 de Setembro de 1951) é um cineasta, actor e argumentista espanhol.

Almodóvar nunca pôde estudar cinema, pois nem ele nem sua família tinham dinheiro para pagar seus estudos. Antes de dirigir filmes foi funcionário da companhia telefônica estatal, fez banda desenhada, actor de teatro avant-garde e cantor de uma banda de rock, da qual participava travestido. Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Óscar de melhor diretor.

Filmografia

Como actor
Na Cama Com Madonna (Madonna: Truth or Dare, EUA,1991)
A Lei do Desejo (La Ley del deseo, Espanha,1987)
¿Qué he hecho yo para merecer esto?!! (1984)
Negros Hábitos (Entre tinieblas, Espanha,1983)
Labirinto de Paixões (Laberinto de pasiones,1982)
Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón (1980)
Tiempos de constitución (1978)
Se bem nos seus filmes, a sua participão como actor limita-se a uma breve aparição

Como director/realizador
2006 - Volver (Volver, Esp.)
2004 - A Má Educação (La Mala Educación, Esp.)
2002 - Fale com Ela (Hable con Ella, Esp., Fra.)
1999 - Tudo Sobre Minha Mãe (Todo sobre mi madre, Esp., Fra.)
1997 - Carne Trêmula (Carne trémula, Esp., Fra.)
1995 - A Flor do Meu Segredo (La flor de mi secreto, Esp., Fra.)
1993 - Kika (Kika, Esp., Fra.)
1991 - De Salto Alto (Tacones lejanos, Esp., Fra.)
1990 - Ata-me! (¡Átame!, Esp.)
1988 - Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios, Esp.)
1987 - A Lei do Desejo (La Ley del deseo, Esp.)
1986 - Matador (Matador, Esp.)
1985 - Tráiler para amantes de lo prohibido (media metragem para o programa da TVE c)
1984 - ¿Qué he hecho yo para merecer esto?
1983 - Maus Hábitos (Entre tinieblas, Esp.)
1982 - Labirinto de Paixões (Laberinto de pasiones, Esp.)
1980 - Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón
1978 - Folle... folle... fólleme Tim!
1978 - Salomé
1977 - Sexo va, sexo viene
1976 - Muerte en la carretera
1976 - Sea caritativo
1975 - Blancor
1975 - La Caída de Sódoma
1975 - Homenaje
1975 - El Sueño, o la estrella
1974 - Dos putas, o historia de amor que termina en boda
1974 - Film político

Comidas de Ontem - 2

Como tínhamos prometido, vai a Tranca dar à estampa mais umas receitinhas e uns conselhos já com cento e dez anos de idade.Damos especial relevo às receitas confortativas pelo impacto que tiveram na socidade do século dezanove. Consta que os sofredores depois de submetidos a tal experiência viram-se obrigados a consultar o doutor Freud, dando assim origem à psicanálise. Finalizamos com umas dicas ácerca do serviço à mesa, que "in illo tempore" era à russa, o que não deixamos de estranhar, pois como é sabido aquele povo tinha ou ainda tem o péssimo hábito de comer criancinhas ao pequeno almoço.
Caso gostem, mostraremos de futuro mais maneiras de preparar as vitualhas e seus adubos. Bom proveito.


Bacalhau desfiado à moda do Porto

Ferva-se o bacalhau demolhado, durante alguns instantes, com uma cebola cortada em rodas, uma folha de louro, outra de salsa, um bocadinho de casca de laranja, e uma pitada de pimenta. Retire-se depois do lume, deixe-se esfriar, e desfie-se muito bem, tirando-lhe todas as espinhas, cartilagens e a pelle.
Faça-se um refogado com azeite, cebolas picadas, um dente de alho, uma folha de louro, pimenta, cravo da Índia e sal, molhe-se com um golpe de vinagre, junte-se o bacalhau desfiado, algumas batatas cozidas e partidas miudamente, bastante água, e deixa-se ferver devagar.
Quando o molho estiver quasi sêcco, accrescente-se uma boa pitada de cominhos picados, dêem-se mais uma fervura, e sirva-se. Pôde ligar-se o bacalhau com dois ou três ovos batidos.


Galinha Assada

Limpe-se a gallinha, e encha-se o vão do peito e do estômago com os seus muidos, dois vos cozidos, toucinho , uma cebola salsa, também picadas, sal, pimenta duas colheres de pão ralada, humedecendo tudo com um pouco de caldo ou vinho.
Arma-se a gallinha, dobrando-lhe o pescoço sobre o peito e enfiando o bico por debaixo da mitra, encruzando os pés sobre a barriga, e enfiando-os debaixo do pescoço.
Leva-se em seguida ao espeto ou ao forno, deixando-a cozer de vagar, e humedecendo-a de vez em quando com manteiga derretida.
Serve-se com salada.


Maçãs com arroz

Descasquem-se algumas maças rainetas e tirem-se-lhes os caroços. Façam-se cozer aquelas durante algum tempo, em calda de açúcar, e por outro lado, coza-se uma porção de arroz em leite com açúcar, muito pouco sal e casca de limão.
Depois de bem cozido o arroz, deite-se em um parto, e tire-se a casca do limão; coloquem-se as maças sobre o arroz, encham-se os intervalos com marmelada de maça, e leve-se tudo ao forno, para tomar cor. Estando pronto, deite-se sobre cada maça uma colher de doce de compota.

Receitas confortativas
Contra a fragueza geral e debilidade do estomago provenientes de excessos ou outras causas.

A cozinha não só oferece recursos para o sustento da vida, como também faculta meios muitos eficazes para restabelecermos a saúde perdida; é por este motivo que apresentamos as seguintes reeitas:
1- Tomam-se seis cebolas grandes, tres cenouras e um punhado de salsa, pica-se tudo e deita-se em uma caçarola onde se fará córar por meio de um pedaço de manteiga fresca.
Quando esta mistura estiver na devida conta, juntam-se-lhe 30 gramas de açucar candi, 6 gramas de alambre pizado com uma côdea de pão, e 3 garrafas de água; faz-se fever tudo durante 1 hora, juntando-se um pouco de água,para compensar a água que sêca, de maneira que haja sempre 3 garrafas de água.
Por outra parte, mata-se depena-se e limpa-se um gallo velho, que se piza com carne e ossos num almofariz de ferro,picam-se igualmente 2 arrateis de carne de vacca, misturam-se estas duas carnes,juntando sal e pimenta da India; põem-se numa caçarola, que se colloca sobre um fogo activo, acrescentando de vez em quando uma pouca de manteiga fresca, para melhor reforgarem e não pegarem.
Quando as carnes estiverem coradas deita-se pouco a pouco, até acabar, o caldo da primeira caçarola, tendo-se préviamente coado por um pano, nesse estado, faz-se ferver bem durante uma hora, tendo adiccionado água quente.
No fim deste tempo, a operação está concluida, e tem-se uma porção cujo resultado será certo, todas as vezes que o doente estragado por qualquer motivo usar dela e se tiver ainda o estomago bastante forte para suportar. Para uso, toma-se no primeiro dia uma chavena, de 3 em 3 horas, e, nos dias seguintes, uma boa chavena de manhã e outra á noite, até acabar.
È muito raro ser preciso repetir, porque, de ordinário no quarto dia o doente acha-se completamente restabelecido.


Modo de Pôr a Meza
E
De Servir a Ella

<
Antigamente serviam-se os jantares á franceza, o que era muito mais difficil para os criados do que a moda russa, hoje adoptada em toda a parte. È esta também muito preferível para os convidados, pois que os pratos servem-se logo que se acabam de fazer, sem terem perdido nenhuma das suas melhores qualidades de aroma e de sabor.
Um jantar de doze pessoas pôde ser servido por cinco criados: um para as entradas, outro para servir os vinhos, e três para pôrem e tirarem os pratos.
Sendo o jantar de mais de doze pessoas, até vinte e quatro, servirão dois criados, um pela direita da meza e outro pela esquerda, as entradas, que devem ser sempre iguais uma á outra; um terceiro criado servirá os vinhos, e haverá mais seis para a mudança de pratos.
Os criados devem apresentar-se bem penteados, de barba feita, unhas cortadas e mãos muito bem lavadas. Vestirão casaca preta, colete e luvas brancas, e trarão sapatos de polimento. Na mão conservarão um guardanapo.
A toalha de meza deve ser adamascada, e fica bem posta, quando se estender sem rugas, e repartida igualmente para todos os lados. Ao centro da meza collocar-se a peça principal, para ornato ou serviço. Em torno d’ella, dispor-se-hão serpentinas com vellas, vasos de flores, grupos de figuras, pratos montados de porcellana, prata ou crystal , com amêndoas torradas, pastilhas, doces de ovos e de coco, e algumas flores artificiaes para embellezamento, e pratas com doce de copa. Todas essas peças devem ficar bem alinhadas, de modo que produzam um effeito agradavel e correcto.

Se gostaram enviem emails.

domingo, setembro 23, 2007

PALPITES - 3ªJORNADA

.
A LEONOR FOI A GRANDE
VENCEDORA DA JORNADA,
E É, JUNTO COM A LIGIA
LÍDER DA CLASSIFICAÇÃO,
COM 2 PONTOS DE AVANÇO
SOBRE A CARMEN E O PEIXOTO,
E 3 SOBRFE O VALENTE E O
HERDEIRO.
.


JOGOS



SPORTING-SETUBAL...2-2
BRAGA-BENFICA......0-0 (VALENTE)
P.FERREIRA-PORTO...0-2 (LEONOR,HERDEIRO)
.
NA JORNADA

1.LEONOR...6
2.João Roque, Herdeiro,Mendonça...7
3.Carmen,Vitor, Valente,Peixoto..8
4.Ligia,Cotrim,Pedro G.Vaz...10
5.Pedro Pereira...11
6.Miranda...12
7.Abreu...14
.
na geral:

1.LIGIA...........12..CHE.REV/BENFICA
..LEONOR........12..GRP.DESK/SPORTING
2.Carmen........14..SQQ/BENFICA
..Peixoto.......14..EX-RC/BENFICA
3.Valente.........15..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
..Herdeiro......15..EX-RC-REV/SPORTING
4.João Roque....17..TAP-GENEVE/SPORTING
..Pedro G.Vaz..17..LISRY/BENFICA
5.Vitor SAntos..18..SQQ/ATLETICO
6.Mendonça......20..EX-RC-LISRY/SPORTING
7.Pedro Pereira.21..AVAILABILITY/BENFICA
8.Miranda.......24..EX-RC-REV/BENFICA
9.Cotrim.........24..GRP.DESK/BENFICA
10Abreu..........33..LISRY/BENFICA

.

Efemérides

1952 - Primeiros passos do marketing directo


Patrocinado por uma conhecida marca de margarina, o Diário Popular de 23-09-1952, anuncia que, «no intuito de auxiliar todas as donas de casa», abriu um Centro de Consultas Culinárias, sob a direcção de Madame Francine Dupré, a qual responderá gratuitamente a todas as consultas que lhe forem feitas, remetendo, sem quaisquer encargos, novas receitas culinárias.
Fonte: Diário Popular n.º 3584, de 23-09-1952, p. 6
No início da segunda metade do século passado, o marketing directo dava os seus primeiros passos em Portugal. Numa altura em que os anunciantes possuíam apenas as feiras, os jornais e a rádio para divulgarem os seus produtos, o envio, pelo correio, de pequenas ofertas acompanhadas de publicidade dirigida a destinatários verdadeiramente interessados em recebê-las, constituía uma enorme mais valia promocional.

( Naquele tempo promovia-se a margarina como a mais saudável das gorduras em detrimento do azeite que era péssimo e só fazia mal à saúde. O mesmo se dizia da amamentação natural que era horrível. O leite em pó é que era bom. O que eles inventam para vender! )

Efemérides

.
ENTRAMOS NA ERA DE BALANÇA

BALANÇA



Antónia. AFRICAS
Teresa Pereira PORTUGAL-ESPANHA
José Carlos Carvalho CH.LISRY
Susana Palha EUROPA 1
Mário Filipe
António Fiúza

sábado, setembro 22, 2007

preliminaries

.
Um grupo de anões resolve jogar futebol no domingo e alugam um campo.
Formadas as equipas, cada um pega no seu equipamento, quando reparam que o
campo de futebol não tem balneário.
Resolvem então perguntar ao dono de uma tasca ao lado se podem utilizar a
casa de banho para trocar de roupa.
O dono diz que não há problema nenhum, e lá vão eles. Entram todos na
tasca,
vão até à casa de banho, vestem-se e começam a sair da casa de banho. Um
bêbedo, que estava sentado ao balcão, vê passar por ele a equipa de azul.
Estranha, mas continua a beber.
Quando, ao fim de pouco tempo, vê passar a equipa de vermelho, vira-se
para o dono do bar e diz:
- Eu não me quero meter... mas os teus matraquilhos estão a dar à sola...

sexta-feira, setembro 21, 2007

0 MIRANDA hoje 21 de Setembro

.
TEVE A SUA PRIMEIRA
FESTA DE ANIVERSÁRIO
SEM TER DE METER
DISPENSA.

Parabéns Miranda ,diz a TRANCA.

Depois de muitos anos a meter dispensa no dia 21 de Setembro, este ano já não precisou de o fazer e está a celebrar mais um ano de vida com a família.

A TRANCA dedica-lhe um trecho de Vivaldi e quer para o ano que vem festejar mais um.

a 21 de Setembro festeja o dia de anos a FILIPA

.
E este ano já com o ZÈ PEDRO a ajudar a apagar as velas.
Pelo menos a bater palmas.

A TRANCA dá-lhe os parabéns e aceita ser convidada para o ano para a festa.
Este ano a festa foi longe da nossa sala, com vista para o Estádio do glorioso, com muita música, doces, confetis serpentinas, fraldas, chuchas e dvs do Noddy....


O Zé Pedro passou a ser o centro de tudo, roubou-lhe a cena e a Filipa ficou feliz por isso.

ALMOÇO DE 27 DE SETEMBRO

.


O ALMOÇO VAI TER LUGAR NO RICHARDS2
SEGUNDO EMAIL RECEBIDO DA DINA:

"Queridos amigos e amigas agradeço os vossos cuidados. venho comunicar que o nosso almoço deste mês vai realizar-se no Richard's 2 - Clube Olivais e Moscavide em Moscavide - ao fim da rua onde moram a Guida, o Mendonça e o Falé. Para mim é a rua principal , Rua 1º de Maio. Alguns de vós, de certeza, conhecerão o local pois em tempos costumavamos ir lá comer a uma tasquinha que existiu dentro do clube. Podemos combinar o enconto para as 12.30/12.45. Peço aos que ainda não confirmaram a sua presença o façam, enviando-me um mail , pois tenho de fazer a reserva . O gerente do espaço oferecerá as caipirinhas ou o vinho..Beijos para todos Dina "

PALPITES - 3ª.JORNADA

.
ESTA SEMANA TEREMOS MAIS
UMA JORNADA DOS NOSSOS
PALPITES.
COM A LIGIA DESTADA NA
LIDERANÇA COM 4 PONTOS
DE AVANÇO SOBRE


JOGOS:
.
SPORTING-SETUBAL../.BRAGA-BENFICA../.P.FERREIRA-P0RTO
.
VITOR SANTOS....1-1....1-1....1.1
CARMEN...........2-1....0-2....1-2
VALENTE..........3-0....0-0....1-1
COTRIM..........0-0....1-2....0-1
LEONOR..........2-0....0-1....0-2
MIRANDA.........2-1....0-3....1-1
LIGIA.............2-0....1-2....0-3
JOAO ROQUE.....2-0....1-1....0-1
PEIXOTO.........1-1....1-2....1-2
HERDEIRO........2-0....0-2....0-2
MENDONÇA.......2-1....1-1....1-3
ABREU............0-1....0-2....1-0
PEDRO PEREIRA..2-1....0-2....1-1
PEDRO G.VAZ....3-0....0-2....0-3
.
a Geral NESTE MOMENTO É:
.
1.LIGIA...........2..CHE.REV/BENFICA
2.Carmen........6..SQQ/BENFICA
..Peixoto.......6..EX-RC/BENFICA
..Leonor........6..GRP.DESK/SPORTING
3.Pedro G.Vaz..7..LISRY/BENFICA
..Valente.........7..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
4.Herdeiro......8..EX-RC-REV/SPORTING
5.Pedro Pereira.10..AVAILABILITY/BENFICA
..João Roque....10..TAP-GENEVE/SPORTING
4.Vitor SAntos..10..SQQ/ATLETICO
6.Miranda.......11..EX-RC-REV/BENFICA
7.Mendonça......13..EX-RC-LISRY/SPORTING
8.Cotrim.........14..GRP.DESK/BENFICA
9.Abreu..........19..LISRY/BENFICA

preliminares

.
ANÚNCIO PARA ARRUMAR NAMORADA


Matéria publicada em um jornal de circulação diária, do Estado do Ceará. (Leia também a resposta da pretendente). Homem descasado procura...


Homem de 40 anos, que só gosta de mulher, após casamento de sete anos, mal sucedido afetivamente, vem através deste anúncio, procurar mulher que só goste de homem, para compromisso duradouro, desde que esta preencha certos requisitos: O PRETENDIDO exige que a PRENTENDENTE tenha idade entre 28 e 40 anos, não descartando, evidentemente, aquelas de idade abaixo do limite inferior, descartando as acima do limite superior.Devem ter um grau razoável de escolaridade, para que não digam, na frente de estranhos: 'menas vezes', 'quando eu si casar', 'pobrema no úter', 'eu já si operei de apênis', 'é de grátis', 'vamo de a pé', 'adoro tar com você' e outras pérolas gramaticais.

Os olhos podem ter qualquer cor, desde que seja da mesma e olhem para uma só direção. Os dentes, além de extremamente brancos, todos os 32, devem permanecer na boca ao deitar e nunca dormirem mergulhados num copo d'água. Os seios devem ser firmes, do tamanho de um mamão papaia, cujos mamilos olhem sempre para o céu,
quando muito para o purgatório, nunca para o inferno. Devem ter consistência tal que não escapem pelos dedos, como massa de pão.

Por motivos óbvios, a boca e os lábios, devem ter consistência macia, não confundir com beiço. A barriga, se existir, muito pequena e discreta, e não um ponto de referência. O PRETENDIDO exige que a PRETENDENTE seja sexualmente normal, isto é, tenha orgasmos, se múltiplos melhor, mas mesmo que eventuais, quando acontecerem, que ela gema um pouco ou pisque os olhos, para que ele sinta-se sexualmente interessante. Independentemente da experiência sexual do PRETENDIDO, este exige que durante o ato sexual a PRETENDENTE não boceje, não ria, não fique vendo as horas no rádio relógio, não durma ou cochile. O PRETENDIDO exige que a PRETENDENTE não tenha feito nenhuma sessão de análise, o que poderia camuflar, por algum tempo, uma eventual esquizofrenia.

A PRETENDENTE deverá ter um carro que ande, nem que seja uma Brasília, ou que tenha dinheiro para o táxi, uma vez que pela própria idade do PRETENDIDO, ele não tem mais paciência para levar namorada de madrugada para casa.

Enviar cartas com foto recente, de corpo inteiro, frente e costas, da PRETENDENTE, para a redação deste jornal, para o codinome: 'CACHORRO MORDIDO DE COBRA TEM MEDO ATÉ DE BARBANTE'.

Resposta da Pretendente, publicada dias após, no mesmo periódico Cearense :

Prezado HOMEM DESCASADO...
Li seu anúncio no jornal e manifesto meu interesse em manter um compromisso duradouro com o senhor, desde que (é claro) o senhor também preencha outros 'certos' requisitos que considero básicos! Vale lembrar que tais exigências se baseiam em conclusões tiradas acerca do comportamento masculino em diversas relações frustradas, que só não deixaram marcas profundas em minha personalidade, porque 'graças a Deus', fiz anos de terapia, o que infelizmente contraria uma de suas exigências!

Quanto à idade convém ressaltar que espero que o senhor tenha a maturidade dos 40 anos e o vigor dos 28, e que seu grau de escolaridade supere a cultura que porventura tenha adquirido assistindo aos programas do 'Show do Milhão'...!

Seus olhos podem ser de qualquer cor desde que vejam algo além de jogos de futebol e revistas de mulher pelada. E seus dentes devem sorrir mesmo quando lhe for solicitado que lave a louça ou arrume a cama. Não é necessário que seus músculos tenham sido esculpidos pelo halterofilismo, mas que seus braços sejam fortes o suficiente para carregar as compras. Quanto à boca, por motivos também óbvios, além de cumprir com eficiência as funções a que se destinam, as bocas no relacionamento de um casal devem servir, inclusive, para pronunciar palavras doces e gentis e não somente: 'PEGA MAIS UMA CERVEJA AÍ, MULHER!'. A barriga, que é quase certo que o senhor a tenha, é tolerável, desde que não atrapalhe para abaixar ao pegar as cuecas e meias que jamais deverão ficar no chão. Quanto ao desempenho sexual espera-se que corresponda ao menos polidamente à 'performance' daquilo que o senhor 'diz que faz' aos seus amigos! E que durante o ato sexual, não precise levar para a cama livros do
tipo: 'Manual do corpo humano' ou 'Mulher, esse ser estranho'!

No que diz respeito ao ítem alimentação, cumpre estar atualizado com a lista dos melhores restaurantes, ser um bom conhecedor de vinhos e toda espécie de iguarias, além de bancar as contas, evidentemente. Em relação ao carro, tornam-se desnecessários os trajetos durante a madrugada, uma vez que, havendo correspondência nas exigências que por ora faço, pretendo mudar-me de mala e cuia para a sua casa ... meu amor!!!

quinta-feira, setembro 20, 2007

a 23 de Setembro..foi eleito Papa o português PEDRO HISPANO,como PAPA JOÃO XXI

.
ÚNICO PAPA PORTUGÙÊS
DA HISTÓRIA DA IGREJA


João XXI nascido Pedro Julião mais conhecido como Pedro Hispano, (1215 – 20 de Maio de 1277) foi papa entre 20 de Setembro de 1276, até à data da sua morte, tendo sido também um famoso médico, professor e matemático português do Século XIII.

Pedro Julião nasceu em Lisboa no ano de 1215, filho do médico Julião Rebelo e de Teresa Gil.

Começou os seus estudos na escola episcopal da catedral de Lisboa, tendo mais tarde entrado na Universidade de Paris (alguns historiadores afirmam que terá sido na Universidade de Montpellier) onde estudou medicina e teologia, dedicando especial atenção a palestras de dialética, lógica e sobretudo a física e metafísica de Aristóteles.

Entre 1245 e 1250 ensinou medicina na Universidade de Siena, onde escreveu algumas obras, de entre as quais se destaca as Summulæ Logicales que foi o manual de referência sobre lógica aristotélica durante mais de trezentos anos, nas universidades europeias.

Em 1272 foi nomeado arcebispo da secular cidade de Braga e de toda a sua área de influência, sucedendo a D. Martinho Geraldes. Exerceu o cargo até 1274, altura em que foi nomeado cardeal-bispo da diocese suburbicária de Frascati. Nessa situação participou do conclave que, após a morte do Papa Adriano V, a 18 de Agosto de 1276, o elegeu Papa a 13 de Setembro, sendo coroado no dia 20 de Setembro.

Faleceu a 20 de Maio de 1277, após ter ficado gravemente ferido num desastre na Catedral de Viterbo, cujas obras acompanhava. Ficou ali sepultado até aos dias de hoje.

Em Março de 2000, por um especial empenho do Presidente da Câmara de Lisboa, João Soares, foi-lhe concedido um lugar mais honroso dentro da catedral, sendo então trasladado para a nave central.

MOURINHO

.

Mourinho saiu do Chelsea.
O SKY SPORTS lançou uma linha de apostas
através da sua associada SKYBET sobre o
próximo destino do Special One.

É esta a ratio que se apresenta:

Mourinho Specials
Mourinho's Next Job - Portugal National 3/1, Barcelona 7/2, Porto 5/1, Real Madrid 7/1, Tottenham 8/1, England National 12/1.

£20 Free Matched Bet

ALMOÇO DE 27 DE SETEMBRO

.

O almoço deste mês de Setembro está em fase de organização sob a batuta da DINA.
Em principio terá lugar no Restaurante Richards 2, no Clube Olivais e Moscavide.
Logo que se saibam detalhes a TRANCA informará. incluindo a morada, claro..
Aos que quiserem estar presentes pede-se que confirmem para

trancaonline@gmail.com
ou
idaldina@gmail.com

quarta-feira, setembro 19, 2007

preliminares

.

O Marido e a Mulher não se falavam há uns três dias... Entretanto, o homem lembra-se que no dia seguinte terá uma reunião muito cedo no escritório, e como precisava de se levantar cedo resolveu pedir a mulher para acorda-lo, mas para não dar o braço a torcer, em vez de falar, escreve num papel:
- "Acorde-me às 06 horas da manhã"
No outro dia, levanta-se e quando olha no relógio são 09:30 h. O homem tem um ataque e pensa:
- Filha da p... !!! Estúpida!!! Não me acordou... Nisto olha para a mesa-de-cabeceira e repara num papel no qual está escrito:
- "... São seis horas, levanta-te!!!"

terça-feira, setembro 18, 2007

Pensamento de traseira de camião

.
"Homem é como vassoura: sem o pau, não serve pra nada."

a 17 de Setembro, nasceu GUERRA JUNQUEIRO

.


Abílio Guerra Junqueiro ( 1850 – 1923 ) foi bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada “Escola Nova”. Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República.

Biografia
Nasceu em Freixo de Espada à Cinta a 17 de Setembro de 1850, filho do negociante e lavrador abastado José António Junqueiro e de sua mulher D. Ana Guerra. A mãe faleceu quando Guerra Junqueiro contava apenas 3 anos de idade.

Estudou os preparatórios em Bragança, matriculando-se em 1866 no curso de Teologia da Universidade de Coimbra. Compreendendo que não tinha vocação para a vida religiosa, dois anos depois transferiu-se para o curso de Direito. Terminou o curso em 1873.

Entrando no funcionalismo público da época, foi secretário-geral do Governador Civil dos distritos de Angra do Heroísmo e de Viana do Castelo.

Em 1878, foi eleito deputado pelo círculo de Macedo de Cavaleiros.

Faleceu em Lisboa a 7 de Julho de 1923.


Obra literária
Guerra Junqueiro iniciou a sua carreira literária de maneira promissora em Coimbra no jornal literário A folha, dirigido pelo poeta João Penha, do qual mais tarde foi redactor. Aqui cria relações de amizade com alguns dos melhores escritores e poetas do seu tempo, grupo geralmente conhecido por Geração de 70.

Guerra Junqueiro desde muito novo começou a manifestar notável talento poético, e já em 1868 o seu nome era incluído entre os dos mais esperançosos da nova geração de poetas portugueses. No mesmo ano, no opúsculo intitulado O Aristarco português, apreciando-se o livro Vozes sem eco, publicado em Coimbra em 1867 por Guerra Junqueiro, já se prognostica um futuro auspicioso ao seu autor.

No Porto, na mesma data, aparecia outra obra, Baptismo de amor, acompanhada dum preâmbulo escrito por Camilo Castelo Branco; em Coimbra publicara Guerra Junqueiro a Lira dos catorze anos, volume de poesias; e em 1867 o poemeto Mysticae nuptiae; no Porto a casa Chardron editara-lhe em 1870 a Vitória da França, que depois reeditou em Coimbra em 1873.

Em 1873, sendo proclamada a República em Espanha, escreveu ainda nesse ano o veemente poemeto À Espanha livre.

Em 1874 apareceu o poema A morte de D. João, edição feita pela casa Moré, do Porto, obra que alcançou grande sucesso. Camilo Castelo Branco consagrou-lhe um artigo nas Noites de insónia, e Oliveira Martins, na revista Artes e Letras.

Indo residir para Lisboa foi colaborador em prosa e em verso, de jornais políticos e artísticos, como a Lanterna Mágica, com a colaboração de desenhos de Rafael Bordalo Pinheiro. Em 1875 escreveu o Crime, poemeto a propósito do assassínio do alferes Palma de Brito; a poesia Aos Veteranos da Liberdade; e o volume de Contos para a infância. No Diário de Notícias também publicou o poemeto Fiel e o conto Na Feira da Ladra. Em 1878 publicou em Lisboa o poemeto Tragédia infantil.

Uma grande parte das composições poéticas de Guerra Junqueiro está reunida no volume que tem por título A musa em férias, publicado em 1879. Neste ano também saiu o poemeto O Melro, que depois foi incluído na Velhice do Padre Eterno, edição de 1885. Publicou Idílios e Sátiras, e traduziu e coleccionou um volume de contos de Hans Christian Andersen e outros.

Após uma estada em Paris, aparentemente para tratamento de doença digestiva contraída durante a sua estada nos Açores, publicou em 1885 no Porto A velhice do Padre Eterno, obra que provocou acerbas réplicas por parte da opinião clerical, representada na imprensa, entre outros, pelo cónego Sena Freitas.

Quando se deu o conflito com a Inglaterra sobre o "mapa cor-de-rosa", que culminou com o ultimato britânico de 11 de Janeiro de 1891, Guerra Junqueiro interessou-se profundamente nesta crise nacional, e escreveu o opúsculo Finis Patriae, e a Canção do Ódio, para a qual Miguel Ângelo Pereira escreveu a música. Posteriormente publicou o poema Pátria. Estas composições tiveram uma imensa repercussão, contribuindo poderosamente para o descrédito das instituições monárquicas.


Cronologia
1850: Nasce no lugar de Ligares, Freixo de Espada à Cinta;
1864: «Duas páginas dos quatorze anos»;
1866: Frequenta o curso de Teologia na Universidade de Coimbra;
1867: «Vozes Sem Eco»;
1868: «Baptismo de Amor». Matricula-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;
1873: «Espanha Livre». Colaboração de Guerra Junqueiro em «A Folha» de João Penha. É bacharel em Direito;
1874: «A Morte de D. João»;
1875: Primeiro número de «A Lanterna Mágica» em que colabora;
1878: É nomeado Secretário Geral do Governo Civil em Angra do Heroísmo;
1879: «A Musa em Férias» e «O Melro». Adere ao Partido Progressista. É transferido de Angra do Heroísmo para Viana do Castelo e eleito para a Câmara dos Deputados;
1880: Casa a 10 de Fevereiro com Filomena Augusta da Silva Neves. A 11 de Novembro nasce a filha Maria Isabel;
1881: Nasce a filha Júlia. Interditada por demência vem a ser internada no Porto;
1885: «A Velhice do Padre Eterno». Criação do movimento «Vida Nova» do qual Guerra Junqueiro é simpatizante;
1887: Segunda viagem de Guerra Junqueiro a Paris;
1888: Constitui-se o grupo «Vencidos da Vida». «A Legítima»;
1890: «Finis Patriae». Guerra Junqueiro é eleito deputado pelo círculo de Quelimane;
1895: Vende a maior parte das colecções artísticas que acumulara;
1896: «A Pátria». Parte para Paris;
1902: «Oração ao Pão»;
1903: Reside em Vila do Conde;
1904: «Oração à Luz»;
1905: Visita a Academia Politécnica do Porto e instala-se nesta cidade;
1908: É candidato do Partido Republicano pelo Porto;
1910: É nomeado Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Portuguesa junto da Confederação Suíça, em Berna;
1911: Homenagem a Guerra Junqueiro no Porto;
1914: Exonera-se das funções de Ministro Plenipotenciário;
1920: «Prosas Dispersas»;
1923: Morre a 7 de Julho em Lisboa.

A TRANCA publica um exerto da sua obra mais controversa, "A VELHICE DO PADRE ETERNO" onde Guerra Junqueiro ataca severamente a Igreja católica_

A VELHICE DO PADRE ETERNO


O MELRO

O melro, eu conheci-o:
Era negro, vibrante, luzidio,
Madrugador, jovial;
Logo de manhã cedo
Começava a soltar, dentre o arvoredo,
Verdadeiras risadas de cristal.
E assim que o padre-cura abria a porta
Que dá para o passal,
Repicando umas finas ironias,
O melro; dentre a horta,
Dizia-lhe: "Bons dias!"
E o velho padre-cura não gostava daquelas cortesias.

O cura era um velhote conservado,
Malicioso, alegre, prazenteiro;
Não tinha pombas brancas no telhado,
Nem rosas no canteiro:
Andava às lebres pelo monte, a pé,
Livre de reumatismos,
Graças a Deus, e graças a Noé.
O melro desprezava os exorcismos
Que o padre lhe dizia:
Cantava, assobiava alegremente;
Até que ultimamente
O velho disse um dia:

"Nada, já não tem jeito!, este ladrão
Dá cabo dos trigais!
Qual seria a razão
Por que Deus fez os melros e os pardais?!"
E o melro entretanto,
Honesto como um santo,
Mal vinha no oriente
A madrugada clara,
Já ele andava jovial, inquieto,
Comendo alegremente, honradamente,
Todos os parasitas da seara
Desde a formiga ao mais pequeno insecto.
E apesar disto, o rude proletário,
O bom trabalhador,
Nunca exigiu aumento de salário.

Que grande tolo o padre confessor!

Foi para a eira o trigo;
E, armando uns espantalhos,
Disse o abade consigo:
"Acabaram-se as penas e os trabalhos."
Mas logo de manhã, maldito espanto!
O abade, inda na cama,
Ouvindo do melro o costumado canto,
Ficou ardendo em chama;
Pega na caçadeira,
Levanta-se dum salto,
E vê o melro, a assobiar, na eira,
Em cima do seu velho chapéu alto!

Chegou a coisa a termo
Que o bom do padre-cura andava enfermo;
Não falava nem ria,
Minado por tão íntimo desgosto;
E o vermelho oleoso do seu rosto
Tornava-se amarelo dia a dia.
E foi tal a paixão, a desventura
(Muito embora o leitor não me acredite),
Que o bom do padre-cura
Perdera ? o apetite!

Andando no quintal, um certo dia,
Lendo em voz alta o Velho Testamento,
Enxergou por acaso (que alegria!,
Que ditoso momento!)
Um ninho com seis melros, escondido
Entre uma carvalheira.

E ao vê-los exclamou enfurecido:

"A mãe comeu o fruto proibido;
Esse fruto era minha sementeira:
Era o pão, e era o milho;
Transmitiu-se o pecado.
E, se a mãe não pagou, que pague o filho.
É doutrina da Igreja. Estou vingado!"

E, engaiolando os pobres passaritos,
Soltava exclamações:
"É uma praga. Malditos!
Dão me cabo de tudo esses ladrões!
Raios os partam! Andai lá que enfim?"

E deixando a gaiola pendurada,
Continuou a ler o seu latim,
Fungando uma pitada.

Vinha tombando a noite silenciosa;
E caía por sobre a natureza
Uma serena paz religiosa,
Uma bela tristeza
Harmónica, viril, indefinida.
A luz crepuscular
Infiltra-nos na alma dorida
Um misticismo heróico e salutar.
As árvores, de luz inda douradas,
Sobre os montes longínquos, solitários,
Tinham tomado as formas rendilhadas
Das plantas dos herbários.
Recolhiam-se a casa os lavradores.
Dormiam virginais as coisas mansas:
Os rebanhos e as flores,
As aves e as crianças.

Ia subindo a escada o velho abade;
A sua negra, atlética figura,
Destacava na frouxa claridade,
Como uma nódoa escura.
E, introduzindo a chave no portal,
Murmurou entre dentes:

"Tal e qual? tal e qual!?
Guisados com arroz são excelentes."

Nasceu a Lua. As folhas dos arbustos
Tinham o brilho meigo, aveludado,
Do sorriso dos mártires, dos justos.
Um eflúvio dormente e perfumado
Embebedava as seivas luxuriantes.
Todas as forças vivas da matéria
Murmuravam diálogos gigantes
Pela amplidão etérea.
São precisos silêncios virginais,
Disposições simpáticas, nervosas,
Para ouvir falar estas falas silenciosas
Dos mundos vegetais.
As orvalhadas, frescas espessuras,
Pressentiam-se quase a germinar.
Desmaiavam-se as cândidas verduras
Nos magnetismos brancos do luar.
(?)

E nisto o melro foi direito ao ninho.
Para o agasalhar, andou buscando
Umas penugens doces como arminho,
Um feltrozito acetinado e brando.
Chegou lá, e viu tudo.
Partiu como uma frecha; e, louco e mudo,
Correu por todo o matagal; em vão!
Mas eis que solta de repente um grito
Indo encontrar os filhos na prisão.

"Quem vos meteu aqui?!" O mais velho,
Todo tremente, murmurou então:
"Foi aquele homem negro. Quando veio,
Chamei, chamei? Andavas tu na horta?
Ai que susto, que susto!, ele é tão feio!?
Tive-lhe tanto medo!? Abre esta porta
E esconde-nos debaixo da tua asa!
Olha, já vão florindo as açucenas;
Vamos a construir a nossa casa
Num bonito lugar?
Ai! quem me dera, minha mãe, ter penas
Para voar, voar!"

E o melro alucinado
Clamou:

"Senhor! senhor!
É porventura crime ou é pecado
Que eu tenha muito amor
A estes inocentes?!
Ó natureza, ó Deus, como consentes
Que me roubem assim os meus filhinhos,
Os filhos que eu criei!
Quanta dor, quanto amor, quantos carinhos,
Quanta noite perdida
Nem eu sei?
E tudo, tudo em vão!
Filhos da minha vida
Filhos do coração!!!?
Não bastaria a natureza inteira,
Não bastaria o Céu par voardes,
E prendem-vos assim desta maneira!?
Covardes!
A luz, a luz, o movimento insano,
Eis o aguilhão, a fé que nos abrasa?
Encarcerar a asa
É encarcerar o pensamento humano.

A culpa tive-a eu! Quase à noitinha
Parti, deixei-os sós?
A culpa tive-a eu, a culpa é minha,
De mais ninguém!? Que atroz!
E eu devia sabê-lo!
Eu tinha obrigação de adivinhar?
Remorso eterno! eterno pesadelo!?
(?)

Falta-me a luz e o ar!? Oh, quem me dera
Ser abutre ou fera
Para partir o cárcere maldito!?
E como a noite é límpida e formosa!
Nem um ai, nem um grito?
Que noite triste!, oh, noite silenciosa!?"

E a natureza fresca, omnipotente,
Sorria castamente
Com o sorriso alegre dos heróis.
Nas sebes orvalhadas,
Entre folhas luzentes como espadas,
Cantavam rouxinóis.

Os vegetais felizes
Mergulhavam as sôfregas raízes
A procurar na terra as seivas boas,
Com a avidez e as raivas tenebrosas
Das pequeninas feras vigorosas
Sugando à noite os peitos das leoas.
A lua triste, a Lua merencória,
Desdémona marmórea,
Rolava pelo azul da imensidade,
Imersa numa luz serena e fria,
Branca como a harmonia,
Pura como a verdade.
E entre a luz do luar e os sons das flores,
Na atonia cruel das grandes dores,
O melro solitário
Jazia inerte, exânime, sereno,
Bem como outrora o Nazareno
Na noite do calvário!?

Segundo o seu costume habitual,
Logo de madrugada
O padre-cura foi para o quintal,
Levando a Bíblia e sobraçando a enxada.
Antes de dizer missa,
O velho abade inevitavelmente
Tratava da hortaliça
E rezava a Deus-Padre Omnipotente
Vários trechos latinos,
Salvando desta forma, juntamente,
As ervilhas, as almas e os pepinos.

E já de longe ia bradando:

"Olé!
Dormiram bem?? Estimo?
Eu lhes darei o mimo,
Canalha vil, grandíssima ralé!
Então vocês, seus almas do Diabo,
Julgam que isto que era só dar cabo
Da horta e do pomar,
E o bico alegre e estômago contente,
E o camelo do cura que se aguente,
Que engrole o seu latim e vá bugiar!?
Grandes larápios! Era o que faltava
Vocês irem ao milho,
E a mim mandar-me à fava!
Pois muito bem, agora que vos pilho
Eu vos ensinarei, meus safardanas!
Vocês são mariolões, são ratazanas,
Têm bico, é certo, mas não têm tonsura?
E, nas manhas, um melro nunca chega
Às manhas naturais de um padre-cura.
O melhor vinho que encontrar na adega
É para hoje, olé!? Que bambochata!

Que petisqueira! Melros com chouriço!?
E então a Fortunata
Que tem um dedo e jeito para isso!?
Hei-de comer-vos todos um a um,
Lambendo os beiços, com tal gana enfim,
Que comendo-vos todos, mesmo assim
Eu fico ainda quase em jejum!
E depois de vos ter dentro da pança,
Depois de vos jantar,
Vocês verão como o velhote dança,
Como ele é melro e sabe assobiar!?"
Mas nisto o padre-cura, titubeante,
Quase desfalecendo,
Atónito de horror, parou diante
Deste drama estupendo:

O melro, ao ver aproximar o abade,
Despertou da atonia,
Lançando-se furioso contra a grade
Do cárcere. Torcia,
Para os partir os ferros da prisão,
Crispando as unhas convulsivamente
Com a fúria dum leão.
Batalha inútil, desespero ardente!
Quebrou as garras, depenou as asas
E alucinado, exangue,
Os olhos como brasas,
Herói febril, a gotejar em sangue,
Partiu num voo arrebatado e louco,
Trazendo, dentro em pouco,
Preso do bico, um ramo de veneno.
E belo e grande e trágico e sereno,
Disse:
"Meus filhos, a existência é boa
Só quando é livre. A liberdade é a lei,
Prende-se a asa mas a alma voa?
Ó filhos, voemos pelo azul!? Comei!" -

E mais sublime do que Cristo, quando
Morreu na Cruz, maior do que Catão,
Matou os quatro filhos, trespassando
Quatro vezes o próprio coração!
Soltou, fitando o abade, uma pungente
Gargalhada de lágrima, de dor,
E partiu pelo espaço heroicamente,
Indo cair, já morto, de repente
Num carcavão com silveiras em flor.

E o velho abade, lívido d'espanto,
Exclamou afinal:
"Tudo o que existe é imaculado e é santo!
Há em toda a miséria o mesmo pranto
E em todo o coração há um grito igual.
Deus semeou d'almas o universo todo.
Tudo que o vive ri e canta e chora ?
Tudo foi feito com o mesmo lodo,
Purificado com a mesma aurora.
Ó mistério sagrado da existência,
Só hoje te adivinho,
Ao ver que a alma tem a mesma essência,
Pela dor, pelo amor, pela inocência,
Quer guarde um berço, quer proteja um ninho!
Só hoje sei que em toda a criatura,
Desde a mais bela até à mais impura,
Ou numa pomba ou numa fera brava,
Deus habita, Deus sonha, Deus murmura!?
(?)
Ah, Deus é bem maior do que eu julgava?"

E quedou silencioso. O velho mundo,
Das suas crenças antigas, num momento,
Viu-o sumir exausto, moribundo,
Nos abismos sem fundo
Do temeroso mar do Pensamento.

E chorou e chorou? A Igreja, a Crença,
Rude montanha, pavorosa, escura,
Que enchia o globo com a sombra imensa
Dos seus setenta séculos d'altura;
O Himalaia de dogmas triunfantes,
Mais eternos que o bronze e que o granito,
Onde aos profetas Deus falava dantes,
Entre raios e nuvens trovejantes,
Lá dos confins sidérios do infinito;
Esse colosso enorme, em dois instantes
Viu-o tremer, fender-se e desabar
Numa ruína espantosa,
Só de tocar-lhe a asa vaporosa
Duma avezinha trémula, a expirar!?
(?)

E, arremessando a Bíblia, o velho abade
Murmurou:
"Há mais fé e há mais verdade,
Há mais Deus concerteza
Nos cardos secos dum rochedo nu
Que nessa Bíblia antiga? Ó Natureza,
A única Bíblia verdadeira és tu!..."

A Velhice do Padre Eterno

segunda-feira, setembro 17, 2007

preliminares

.

O Eng. Belmiro de Azevedo, famoso empresário, seguia a bordo de um avião, de Lisboa para o Porto. Ao seu lado, reparou num garoto de uns 10 anos, de óculos, com ar sério e compenetrado. Assim que o avião descolou, o garoto abriu um livro, mas Belmiro de Azevedo meteu conversa com o miúdo:
- Ouvi dizer que o voo parece mais curto se conversarmos com o passageiro do lado. Gostarias de conversar comigo?
O garoto fechou calmamente o livro e respondeu:
- Talvez seja interessante. Qual o tema que o Sr. gostaria de discutir?
- Ah, que tal Telecomunicações? Achas que devemos manter a PT como está ou devemos dar uma chance à Sonae.com?
O garoto suspirou e replicou:
- Pode ser um bom tema, mas antes preciso de lhe fazer uma pergunta.
- Então manda! - encorajou Belmiro de Azevedo.
- Os cavalos, as vacas e os cabritos comem a mesma coisa, certo? Pasto, ervas, rações. Concorda?
- Sim... - disse Belmiro de Azevedo.
- No entanto, os cabritos excrementam bolinhas, as vacas largam placas de bosta e os cavalos grandes bolas. Qual é a razão para isto?
Belmiro Azevedo pensou por alguns instantes, mas confessou que não sabia a resposta. Então o garoto concluiu:
- Então como é que o senhor se sente qualificado para discutir quem deve governar as Telecomunicações em Portugal, se não entende de merda nenhuma?

domingo, setembro 16, 2007

palpites - 2ª.jornada

.
O VALENTE FOI O GRANDE
VENCEDOR DA 2ª.JORNADA.
O VALENTE QUE ACERTOU EM 2 RESULTADOS
E PULOU PARA O 3º.LUGAR.

A LIGIA QUE ACERTOU 1
RESULTADO, MANTEM A
LIDERANÇA AUMENTANDO
PARA 4 OS PONTOS DE
AVANÇO SOBRE CARMEN,PEIXOTO
LEONOR, OS AGORA 2º.S

JOGOS


AMADORA-SPORTING...0-2 (VALENTE,LEOMOR)
BENFICA-NAVAL......3-0 (CARMEN,JOÃO ROQUE,PEIXOTO)
PORTO-MARITIMO.....1-0 (VALENTE,LIGIA)

NA JORNADA
.
1.VALENTE....-1
2.Ligia,João Roque,Leonor...1
3.Carmen,Peixoto...2
4.Pedro G.Vaz...3
5.Vitor Santos, Herdeiro...4
6.Mendonça,Pedro Pereira...5
7.Miranda...6
8.Cotrim...8
9.Abreu...9
.
Geral
.
1.LIGIA...........2..CHE.REV/BENFICA
2.Carmen........6..SQQ/BENFICA
..Peixoto.......6..EX-RC/BENFICA
..Leonor........6..GRP.DESK/BENFICA
3.Pedro G.Vaz..7..LISRY/BENFICA
..Valente.........7..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
4.Herdeiro......8..EX-RC-REV/SPORTING
5.Pedro Pereira.10..AVAILABILITY/BENFICA
..João Roque....10..TAP-GENEVE/SPORTING
4.Vitor SAntos..10..SQQ/ATLETICO
6.Miranda.......11..EX-RC-REV/BENFICA
7.Mendonça......13..EX-RC-LISRY/SPORTING
8.Cotrim.........14..GRP.DESK/BENFICA
9.Abreu..........19..LISRY/BENFICA

foi a 16 de Setembro...

.
de 1970 que , milicianos cristãos libaneses atacaram os campos de Sabra e Chatila.


Tratava-se de uma operação de vingança ao atentado terrorista que matara o presidente Bashir Gemayel. O exército israelita é acusado de omissão em relação ao ataque, que vitimou centenas de refugiados palestinianos e o general Ariel Sharon é responsabilizado por um inquérito israelense. Só em 1983, Israel começaria a desocupar a região Sul do Líbano, palco de ataques freqüentes dos xiitas libaneses. A retirada só se completaria em 1985, mantendo ainda controle de uma estreita faixa de territa ório próxima da fronteira. No vácuo da OLP nasce o grupo terrorista o Hezbollah.

sexta-feira, setembro 14, 2007

palpites - 2ª.jornada

.
TEMOS ESTE FIM DE
SEMANA O REGRESSO
DPS PALPITES.
COM A LÍGIA A
LIDERAR COM 3 PON-
TOS DE AVANÇO.


PARA ESTA SEMANA VAMOS
TER:

JOGOS
-
AMADORA-SPORTING../.BENFICA-NAVAL../PORTO-MARITIMO
.
VITOR SANTOS....1-2....4-0....2-1
CARMEN...........1-2....3-0....2-1
VALENTE..........0-2....2-0....1-0
COTRIM..........1-1....2-0....3-1
LEONOR..........0-2....2-0....2-0
MIRANDA.........1-2....2-0....1-2
LIGIA.............0-1....2-0....1-0
JOAO ROQUE.....1-2....3-0....2-0
PEIXOTO.........1-2....3-0....2-1
HERDEIRO........0-1....3-1....2-1
MENDONÇA.......1-2....3-1....3-1
ABREU............1-0....2-0....2-0
PEDRO PEREIRA..1-2....4-0....0-0
PEDRO G.VAZ....0-1....2-0....2-0

NA GERAL ESTÁ ASSIM

1.LIGIA...........1..CHE.REV/BENFICA
2.Carmen........4..SQQ/BENFICA
..Peixoto.......4..EX-RC/BENFICA
..Herdeiro......4..EX-RC-REV/SPORTING
..Pedro G.Vaz..4..LISRY/BENFICA
3.Leonor........5..GRP.DESK/BENFICA
..Miranda.......5..EX-RC-REV/BENFICA
..Pedro Pereira.5..AVAILABILITY/BENFICA
4.Vitor SAntos...6..SQQ/ATLETICO
..Cotrim.........6..GRP.DESK/BENFICA
5.Mendonça......8..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Valente.........8..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
6.João Roque....9..TAP-GENEVE/SPORTING
7.Abreu..........10..LISRY/BENFICA

quarta-feira, setembro 12, 2007

preliminares

.
Um fazendeiro levou seu caminhão até à oficina; como não podia esperar,
Ele disse que iria a pé para casa, já que morava perto.
No caminho para casa, parou na loja de ferragens e comprou um balde e uma
galão de tinta.
No armazém, ele comprou dois frangos e um ganso.
Já fora da loja, ele ficou pensando em um jeito de levar as compras para
Casa.

Enquanto ele coçava a cabeça, apareceu uma velhinha (não muito velha)
Que lhe disse estar perdida; ela perguntou:

- Pode me explicar como chegar até a Rua dos Tordos, 1603?
Respondeu o fazendeiro:
- Bem, minha fazenda é ao lado dessa propriedade. Eu até a levaria até
lá, mas não posso carregar tudo isso.
A velhinha sugeriu:
- Coloque o galão de tinta dentro do balde; carregue o balde em uma das
mãos, um frango sob cada braço e o ganso na outra mão.
- Muito obrigado, disse o homem; a seguir partiram os dois para o
Destino.
No caminho, ele disse:
- Vamos cortar caminho e pegar este atalho, pois economizaremos muito
Tempo.
A velhinha o fitou cautelosamente e disse:
- Eu sou uma viúva solitária e não tenho marido para me defender. Como
Saberei se quando estivermos no atalho, você não avançará em cima de mim e
levantará minha saia pra transar comigo.
O fazendeiro disse:
- Impossível! Estou carregando um balde, um galão de tinta, dois frangos
E um ganso. Como eu poderia fazer isso com tudo isso nas mãos?
A velhinha respondeu:
- Coloque o ganso no chão, ponha o balde invertido sobre ele, coloque o
galão sobre o balde e eu seguro os frangos...

A TRANCA, no Festival SETE SÓIS, SETE LUAS, em Castro Verde

.
A TRANCA que tem vindo a editar
de Castro Verde vai estar presente
a este Festival que recomenda



PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2007: PROGRAMA
Este ano os dias mediterrânicos vão acontecer em Castro Verde, de 13 a 16 de Setembro, no âmbito da Planície Mediterrânica 2007, uma produção que integra a rede cultural da XV edição do Festival Sete Sóis Sete Luas.

Em parceria com cerca de 30 pequenas cidades de diferentes países do sul da Europa, o Festival promove intercâmbios culturais que permitem uma permuta de experiências entre as diferentes culturas da bacia do Mediterrâneo e o desenvolvimento de novas manifestações artísticas.

Nesta edição, Castro Verde recebe Café Aman (Grécia / Turquia), Vaguement La Jungle

OS VAGUEMENT LA JUNGLE ,DA FRANÇA

(França), Lautari (Sicília - Itália), La Gialleta (produção do festival) e "Galapiat", o novo circo francês. A par das sonoridades do mediterrâneo, também as polifonias alentejanas se farão ouvir nesta Planície Mediterrânica.

LA GIALLETTA é um colectivo multinacional do sul da Europa que reúne as bascas

TTUKUNAK,MAIKA e SARA GOMEZ,irmãs gémeas que tocam a típica repercusão basca,a txalaparta os italianos MIMMO EPIFANI (bandolim) e ERASMO TRENGLIA

(violino),importante violinista da tradição da músia popular italiana e o português

JOSÉ BARROS (do grupo NAVEGANTE).


MIMMO EPIFANI

Eles juntam-se neste colectivo para nos oferecerem um espectáculo original que não é mais do que um diálogo de culturas musicais mediterrânicas.

No final vamos todos ser convidados a degustar com eles comida pan-mediterânica preparada durante o Concerto.

Vamos lá pessoal!!!

Que tal um salto até cá, é 1,40 de auto estrada, e um copo oferece a TRANCA

CALENDÁRIO JULIANO, dia de São Rogaciano e Sáo Donaciano

.


Donaciano nasceu em Ervidel, ali, na Baixa Sexónia; Rogaciano, esse , nasceu no Carvalhal, concelho de Odemira. Não eram irmãos, mas pareciam, tal era a semelhança dos moncos que lhes escorriam pelos narizes, idêntica a fuçanga com que gamavam os berlindes aos outros meninos da escola. Formaram quadrilha bem cêdo, especializando-se no assalto a vendas de palha, já que ao tempo as gasolineiras ainda vinham longe. Passaram para o contrabando dos Caunys marados, rolexes da treta, e mais tarde, em pajelas fajutas da Virgem de Fátima. Abriram estaminés nos melhores Centros Comerciais ,para legitimarem o bagalhuço dos negócios ilícitos. Foram presos por implicação no caso da venda do Ovchnikov ao Alverca,no empate de Portugal com a Polónia,na pré época do Benfica, na arapuca ao Torres Couto dos sindicatos, no da Junta Autónoma das Estradas,no escandâlo da Universidade Independente, e na expulsão escandalosa da Teresa Guilherme do Bigbrother. Porém, por serem primários, safaram-se à prisa, entraram para o Seminário dos Olivais, concluíram o curso Superior de Santidade, deixaram crescer a barba, as unhas, de tomar banho, e acabaram sendo propostos para o Calendário Juliano mesmo antes de morrer. Assistiram à própria canonização e cobraram pela mesma, ao Papa Pio X, cachet de presença e direitos de televisão. Morreram com tantos pecados, que se duvida, se não teria sido melhor mandá-los para o Inferno.