quinta-feira, janeiro 31, 2008

CIMEIRA DO FORTE DA LAGE . 31 DE JANEIRO

.
Mais uma vez muitos acorreram à chamada.
foram 42 errecianos .


Houve várias estreias:

O RUI LOURENÇO , que veio especialmente de Évora e lamentou muito a ausência do Agustinho.

o RUI LOURENÇO

O BARBOSA, o PESTANA, o BERNARDES (da Carga, quando o controle de carga fazia parte do Controle Central de Reservas,e o BAGORRO.


o PESTANA, um dos estreantes


O BERNARDES, (controle de carga) outro estreante.

Esteve também a participar no almoço, a MANUELA MASCARENHAS (viúva do nosso companheiro Fernando Mascarenhas).


MANUELA MASCARENHAS, ESTEVE PRESENTE TAMBÉM

Participaram:

Ricardo, Carlos Correia, João Ferradeira Pinto, Faustino, Zé Herdeiro,Pereira Martins,Mendonça,Zé Tavares Dinis,Sampaio,Maria João,Pestana, Marcelo, Chico Santos Costa,Dina, Azevedo, Manuela Mascarenhas (viúva do Fernando Mascarenhas),Manuela Brito e Silva,Candeias,Rui Lourenço, Irene,Chico Dias,Bagorro,Calado Lopes,Parente, Raposo,Olimpio,Norberto,Redondeiro,Bernardes, Ramos,Cabral,Vieira,Barbosa,Guedes Vaz,Reis Santos,Pereira de Sousa,Rui Brito de Sousa, Albuquerque,Melo, Coelho de Almeida,Helder Mesquita, Peixoto e Abrantes
,
As imagens falam por si, e o slide show produzido pelo Chico Santos Costa dá uma ideia força sobre o ambiente geral.




A organização esteve a cargo do Rui Parente, conhecedor do local, ou não fosse ele homem da casa (associação de comandos).

Comeu-se "rancho", bebeu-se bastante e antes da bica vieram pudins e arroz doce.

Falou-se do rc dos anos 70, do clima louco dos turnos, das viagens, das sacanagens do Patricio, do 101 do Curado ,dos dias de braza do controle manual ,da "coordenação" com as máquinas de fotocópias a arder, das madrugadas com o Caramelo, do apetite voraz do Canelas, dos horóscopos do Mário Filipe e dos amores galopantes do Zuza.

Para Fevereiro haverá mais, o sítio ???? ainda a combinar .

estórias do rc

.
Hoje no decorrer do nosso almoço mensal, em conversa com o estreante nos nossos almoços RUI LOURENÇO, nosso companheiro dos primeiros tempos do RC, , recordámos estórias várias, entre elas esta que volto hoje a publicar e que dá uma pequena ideia do que era o nosso "Controle" nessa época.

ESTÓRIAS DO RC -
..
O RC ERA ASSIM
.
Entre 1969 e 1973, entraram para o RC, controle de reservas, mais de cem colegas.
Não havia então sistema informatizado de reservas, todo o trabalho era manual, daí a necessidade de tão elevado número de pessoas.
Na enorme sala onde então funcionava o Controle, os caloiros recém-chegados, começavam invariàvelmente
por uma "posição" que era denominada COORDENAÇÂO, onde eram classificados todos os telexes, fotocopiados e enviados para as Linhas, através dum conveyor-belt.. Na Coordenação, onde se permanecia mais ou menos , durante as primeiras 3 semanas, a tarefa mais desqualificada era a de , em pé, tirar fotocópias , durante as 7 horas que durava o turno, ainda por cima, com uma obsoleta fotocopiadora, que a cada meia-hora, aquecia e queimava, enchendo de fumo a sala..
Depois de uma bateria de provas de admissão à Companhia, que incluía testes psicotécnicos, de francês, inglês e cultura geral, além de exames médicos e não sei quantas entrevistas, deparáva-mo-nos, com aquele pesadelo de trabalho, que fez, em alguns casos, alguns desistir , logo ao fim de dois dias.
Ora a grande maioria tinha acabado de sair do serviço militar directamente para o sétimo andar do edificio 25.
Num desses loucos turnos, a equipa que nesse dia estava de serviço na COORDENAÇÂO, macaqueou uma ORDEM DE SERVIÇO, como se o RC fosse um quartel.
É essa memória que hoje se publica.:
.
QUARTEL DO AEROPORTO DA PORTELA DE SACAVÉM
ORDEM DE SERVIÇO 152/3 - 09 JUN 1972
.
Eu ,LUIS LEAL MARQUES, Coronel de Cavalaria, Comandante deste Regimento,
determino e mando publicar:
.
1 - LOUVORES
Louvo com 1,50 K de medalhas (com e sem palma) o Furriel músico HORÁCIO, porque aguentando estòicamente na calha do conveyor-belt, não desarmou perante a avalancha de inimigos (telexes) MANTENDO-SE FIRME NO SEU POSTO DURANTE AS 7 HORAS
.
2 - PUNIÇÕES
.
Puno (sem apelo) com três dias de "dead file", o 2.ºCabo Especialista Guarda-Fios, EDUARDO ZENITE (vulgo STAND BY) por ter chamado rebaldaria ao serviço onde exerce as suas funções.
Puno (Idem, Idem, agravo) com 5 dias de fotocópias (sem tóner, mas com óleo) o 1ºcabo LATRINAS RAPOSO, por se ter ausentado do serviço para consertar a sua viatura "Porshe 600D, fóra do aquartelamento.
.
3 PROMOÇÕES
.
Promovo a Alferes Miliciano Médico, o 2,Sargento Maqueiro-Enfermeiro do Quadro, ANTÓNIO FIÚZA, pelos bons serviços prestados (cerca de 12 óbitos no activo) e pelo seu elevado espírito de pertinácia (alguma), continência (pouca) ausência (bastante), paciência (...) e abstinência (relativamemte ao alcool...do posto de socorrros). Disciplinado e disciplinador, o 2.Sargento FIUZA, impôs-se à consideração de superiores e insubordinados, merecendo ser apontado como exemplo a seguir.
.
4 - COMICHÕES
.
Nada.
.
5 - CONFUSÕES
.
Nada ( O Raminhos está de férias)
.
6 - TRANSFERÊNCIAS
.
Transfiro, a pedido de TODO o Regimento, o SARGENTO AJUDANTE (dos chedes de turno) JOÃO CABRAL, com ajudas de custo, para a 2.ª. Rep., dos SERVIÇOS INTERCONTINENTAIS, a partir desta data, ou seja IMEDIATAMENTE !!!.
.
7 - PAGAMENTOS
.
Autorizo o pagamento de indemnização, pela trasferência acima, no valôr pedido pela 2.ª.Rep, onde o Sargento-Ajudante CABRAL, vai prestar serviço, seja qual fôr o montante solicitado.
.
8 - INCORPORAÇÕES
.
Ficam desde hoje, a prestar serviço nas Cozinhas Regimentais, os soldados recrutas básicos GUERRA e PEDERNEIRA.
.
9 - COMISÕES
.

Continua em comissão intercontinental. o soldado-arvorado GANHÃO ABRAZADO, nos Serviços de Manutenção de Material, sendo-lhe, no entanto, retiradas as ajudas de custo, até ordens superiores em contrário.
.
10 - LICENÇAS
.
Entrou de licença a partir de hoje, durante 2 dias, com a dita registada, ao abrigo do artº. 147 do RDC, o 2.ºCabo Carpinteiro J.T.FALÉ.
.
11 - DESERÇÕES
.
Foi punido com 20 anos de fotocópias e "dead file", o soldado LAPIN (coelho) SALAMINAS, por deserção, conforme decisão do Supremo Tribunal Regimental.
-
12 - OUTRAS PUNIÇÕES
.
Por não ter respeitado a Ordem de Serviço, puno com 15 dias de madrugadas seguidas, o 1.Cabo Escriturário RICARDO.
.
SERVIÇOS
.
Oficial de dia - TENENTE RAMOS
Oficial de Prevênção e Piquete - ASP.MILº.RUI LOURENÇO
Sargento de dia - FURRIEL MÚSICO HORÁCIO
Corneteiro de dia - 1.ºCABO CORNETEIRO VITOR CANDEIAS
Estafeta-Moto, Guarda-fios e Electricista de dia - 2.CABO EDUARDO STAND-BY
Cabo de dia às latrinas - 1.ºCABO RAPOSO
.
QUARTEL NO AEROPORTO, 09 de JUNHO de 1972
.
O COMANDANTE
LUIS LEAL MARQUES
CORONEL DE CAVALARIA

quarta-feira, janeiro 30, 2008

o NOSSO ALMOÇO É JÁ AMANHÃ - 31 DE JANEIRO

.


É já amanhã que se realiza mais uma das nossas "CIMEIRAS"
O local, é como já aqui foi referido, o FORTE DA LAGE , em Paço de Arcos, edição sob a batuta do realizador RUI PARENTE.

Estão já confirmados mais de 35 participantes.

Para quem vai pela marginal, deve cortar à direita na primeira saída após o jardim de Paço de Arcos, e depois cortar na primeira à esquerda, que é a tal Avenida Boneville ,e parar à frente do Pavilhão do Paço de Arcos. Lá verão decerto o Sampaio que indicará o caminho, mas se não o virem, é seguirem essa rua sempre a direito por mais 1 kilometro (400 metros de asfalto e 600 de boa terra batida. Então, encontrarão os portões da Associação de Comandos (Forte da Lage). É aí,onde há milhares de lugares para arrumar.

diálogos parlamentares

.

* Em Portugal, o poder de compra caiu de tal modo que até a classe média está a
sentir na pele essa queda.

No seu estilo inconfundível, o Bloco de Esquerda, pela voz do seu líder, atacou
o Governo com o seguinte argumento:
- Temos a situação tão degradada com os valores éticos, sociais e morais a ser
postos quotidianamente em causa por este Governo, que até universitárias estão a
começar a prostituir-se.

A resposta de Sócrates não se fez esperar:
- Em primeiro lugar, este Governo não recebe lições de ética, nem de moral nem
quaisquer outras, de ninguém muito menos do BE; em segundo lugar e como é apanágio de
V. Exª e a tudo que já nos habituou na teimosa distorção sistemática da realidade, o
que acontece é exactamente o oposto: a situação é tão boa que até as prostitutas já são
universitárias.

A 30 de janeiro faleceu Damião de Góis

Damião de Góis, (2 de Fevereiro de 1502 em Alenquer, Portugal — 30 de Janeiro de 1574, parece que também em Alenquer). Figura ímpar do renascimento português, historiador e grande humanista, tinha uma mente enciclopédica e foi um dos espíritos mais críticos da sua época. Foi um verdadeiro traço de união entre Portugal e a Europa culta do século XVI.


Damião de Góis - Impressão "woodcut" - Jornal "O Panorama" - 1837 (From the Dr. Nuno Carvalho de Sousa Private Collections - Lisbon)

De família nobre, filho do almoxarife Rui Dias de Góis, valido do Duque de Aveiro e da sua quarta esposa Isabel Gomes de Limi, descendente de Nicolau de Limi, fidalgo flamengo que se estabeleceu em Portugal. Devido à morte do seu pai, Damião de Góis passou 10 anos da sua infância na corte de D. Manuel I como moço de câmara. Em 1523 foi colocado por D. João III como secretário da Feitoria portuguesa em Antuérpia - também, em atenção, a sua ascendência flamenga.

Efectuou várias missões diplomáticas e comerciais na Europa entre 1528 e 1531. Em 1533 abandonou o serviço oficial do governo português e dedicou-se exclusivamente aos seus propósitos de humanista. Tornou-se amigo íntimo do humanista holandês Desiderius Eramus, com quem convive em Basileia em 1534 e que o guiou nos seus estudos assim como nos seus escritos. Estudou em Pádua entre 1534 e 1538 onde foi contemporâneo dos humanistas italianos Pietro Bembo e Lazzaro Buonamico. Pouco tempo depois fixou-se em Lovaina por um período de seis anos.

Damião de Góis foi feito prisioneiro durante a invasão francesa da Flandres mas foi libertado pela intervenção de D. João III que o trouxe para Portugal. Em 1548 foi nomeado Guarda-Mor dos Arquivos Reais da Torre do Tombo, e 10 anos mais tarde foi escolhido pelo Cardeal D. Henrique para escrever a crónica oficial do Rei D. Manuel I que foi completada em 1567.

No entanto este seu trabalho histórico desagradou a algumas famílias nobres, e em 1571 Damião de Góis caíu nas garras do Santo Ofício (Inquisição), de maneira brutal, pois foi preso, sujeito a processo e depois transferido para o Mosteiro da Batalha. Trágico fim de vida, pois abandonado pela sua família, apareceu morto, com suspeitas de assassinato, na sua casa de Alenquer, em 30 de Janeiro de 1574, sendo enterrado na igreja de Santa Maria da Várzea, da mesma vila.

As suas maiores obras em Latim e em Português são históricas. Incluem a Crónica do Felicíssimo Rei Dom Emanuel (4 parts, 1566-67 ) e a Crónica do Príncipe Dom João (1567). Ao contrário do seu contemporâneo João de Barros, ele manteve uma posição neutra nas suas crónicas sobre o Rei D. Manuel I e do seu filho o príncipe João, depois João III de Portugal.

PRELIMINARES

.
Um casal estava a ver televisão, à noite. Diz o marido:
- Posso saber porque é que tu estás chateada desde que eu cheguei?
E, irritada, a mulher responde:
- Hoje fazemos 25 anos de casados e estamos aqui, sentados à frente
desta televisão...
- Ora bolas! Eu estava tão atarefado que me esqueci completamente!
Perdoa-me, minha querida. Vai pôr o teu melhor vestido de noite, que
vamos sair! Vais ter uma noite inesquecível!
- Ah..., amooooor, eu sabia que tu não eras um monstro insensível.
À Entrada do restaurante, o gerente, todo solícito:
- Prepare a mesa do senhor Gonçalves.
A mulher:
-Parece que eles te conhecem bem por aqui, querido.
- Ah é!... Acho que já cá vim para almoçar com alguns clientes.
Eles acabam de jantar e o marido propõe de irem a uma boite. À entrada há
uma fila enorme. O marido diz à mulher que vai arranjar tudo e dirige-se
ao porteiro:
- Oi meu..., como tás matulão???
E o porteiro:
- Está tudo bem, Sr. Gonçalves. Pode entrar!
Dentro da boite, o dono vem falar com eles:
- Boa noite, Sr. Gonçalves!
E diz, logo em seguida:
- Toca a vagar de imediato a mesa do senhor Gonçalves!
A mulher, desconfiada:
- Tu vens sempre aqui?
- Ah, não! O dono é um cliente da firma...
Uma vez na mesa, a empregada vem e diz:
- O de sempre, Sr. Gonçalves?
Nisso, uma mulher que terminava um strip-tease em cima do palco grita:
- E a cuequinha..., é para quem???
A boite, em peso, grita:
- Gonçalves..., Gonçalves..., Gonçalves...
A esposa, furiosa, sai da boite, e o marido vai atrás..., e ambos entram
num táxi. O marido tentando apaziguar as coisas:
- Querida, não vamos estragar esta noite maravilhosa, com certeza eles
confundiram-me com outro Gonçalves...
- Mas tu estás a pensar que eu sou alguma idiota? Canalha! Não me toque
mais! Blá, blá, blá..., eu sou mesmo uma otária..., blá blá blá..., seu
grande filho-da-puta, blá, blá, blá...
Nisso, o motorista de táxi vira-se e diz:
- Ó Gonças..., queres que eu ponha a puta pra fora do carro?

VANESSA DA MATA & BEN HARPER

.

terça-feira, janeiro 29, 2008

os nossos artistas - Zé carlos carvalho

.

MAIS UM TRABALHO DO ZÉ CARLOS CARVALHO" RETRATANDO O CASCADA NUM ACTO DE FÉ CONTRA OS MANUAIS DO ESTADO NOVO

PRELIMINARES

.
Na noite passada, fui convidado para um Jantar com "A MALTA DOS VELHOS
> TEMPOS".
> Jurei à minha mulher que estaria de volta pela meia-noite. Ela não acreditou
> e
> soltei um: "Eu prometo!".
> Mas as horas passaram rápido, o sangue já escasseava no meio do álcool e
> depressa fiquei com a focagem meio às voltas. Por volta de 3 da manhã,
> bêbado que nem um cacho, fui para casa. Mal entrei e fechei a porta, o cuco
> no hall disparou e "cantou" 3 vezes.
> Rápidamente, percebendo que a minha mulher podia acordar, fiz "cu-cu"
> mais 9 vezes. Fiquei realmente orgulhoso de mim mesmo por ter uma ideia tão
> brilhante e rápida, mesmo com uma bebedeira de caixão à cova, para evitar um
> possível conflito com ela.
> Na manhã seguinte, a minha mulher perguntou a que horas tinha chegado e
> disse-lhe que pela meia-noite. Não pareceu nem um pouquinho desconfiada.
> Ufa!
> Daquela já me tinha escapado! Então, disse:
> - Amor! Precisamos de um cuco novo...
> Quando perguntei porquê, respondeu:
> - Bom, esta noite o nosso relógio fez "cu-cu" 3 vezes e depois disse
> alto "daassssse tou fodido!"... Fez "cu-cu" mais 4 vezes, resmungou e
> arrotou, cantou "cu-cu" mais 3 vezes e peidou-se, mandou uma grande
> gargalhada e cantou mais 2 vezes...Depois bateu com os cornos na
> porta do corredor que deixei entreaberta e mandou um "Puta que pariu".
> Entrou no quarto, tropeçou no gato, disse "Merda!"...
> E só se deitou depois de cair duas vezes ao despir-se

segunda-feira, janeiro 28, 2008

a 28 de JANEIRO nasceram o COTRIM, O ZÉ HERDEIRO e o ALVARO MATOS

.

O COTRIM É JÁ O ÚNICO NO ACTIVO, O HERDEIRO NATURALIZOU-SE ALENTEJANO...

Durante muitos anos os três festejavam com um grande bolo o aniversária na nossa sala, primeiro no RC , depois no REV.

A TRANCA festeja a data e lembra o saudoso Matos, que hoje estaria a festejar a vitória do seu Benfica.

Os hoje festejados ABEL COTRIM e o ZÉ HERDEIRO, são verdadeiros exemplos de coexistência pacífica vigente na "Segunda Circular", que neste fim de semana estiveram juntos no ataque aos dragões
Lagartos e Lampiões deveriam ter em conta esta boa relação institucional, que releva mais as jogadas e os golos vistosos do Cardozo e Nuno Gomes e do Liedson e Vuksevic, do que as cacetadas do Petit e os mergulhos prá piscina do Liedson.
Embora o Cotrim não se cale com aquele penalty do Jardel na Luz e faça vista grossa aos não-assinalados contra o mesmo Jardel naquele dito jogo, e o "doutor Grilo" insista em recordar as escandalosas ajudas de "árbitros-vermelhuscos" ao longo dos anos, e minorar os penalties-amigos do campeonato de 2002,e o pesadelo de um clube dos tais seis milhões só ter ganho UM CAMPEONATO NOS ULTIMOS 10 ANOS ,os diálogos desportivos entre estes dois Aquários, merecem, pela sua elevação e espírito construtivo, servir de exemplo...
Lembramos também o ALVARO MATOS, que faria hoje também anos, e que também vibrava com o seu Benfica, e a quem sempre cedíamos , no refeitório, aquele lugar de coxia, de que não abdicava.

domingo, janeiro 27, 2008

PALPITES - 3ª. E ULTIMA JORNADA - VITÓRIA DUM ESTREANTE - TIAGO

.
O VENCEDOR DESTE PALPITES DE
JANEIRO É O ESTREANTE TIAGO
COM 4 PONTOS DE AVANÇO SOBRE
O PEDRO PEREIRA E 6 À FRENTE
DO PEIXOTO

NESTA ULTIMA JORNADA FOI O
MIRANDA O QUE MENOS PONTOS
PERDEU, MAS FOI O TIAGO
O QUE MAIS PONTOS GANHOU
AOS SEUS MAIS DIRECTOS
COMPETIDORES.



JOGOS;
.
SPORTING-PORTO.........2-0 (TIAGO,PEDRO PEREIRA)
GUIMARÃES-BENFICA......1-3
NACIONAL-SETUBAL.......0-0 (VALENTE)
BRAGA-BELENENSES.......1-1 (VITOR,HERDEIRO,COTRIM,MIRANDA)


O SPORTING, CONTRARIANSDO A VONTADE DE TUDO E TODOS, BENFIQUISTAS,SPORTINGUISTAS E PORTISTAS, LÁ GANHOU


.
NA JORNADA
.
1.MIRANDA...4
2.Tiago.....6
3.Cotrim....7
4.Peixoto,Pedro Pereira,Vitor...9
5.Carmen...10
6.Azevedo,Valente,Francisco...11
7.Ligia...12
8.João Roque,Nuno Matos...13
9.Herdeiro...14
10Pedro G.Vaz...16
11Leonor...17
.

classificação final - JANEIRO
.
1.TIAGO...........21..PRICING-EUROPA2/BENFICA
2.Pedro Pereira..25..BACKOFFICE-AVAILABILITY/BENFICA
3.Peixoto..........27..EX-RC/BENFICA

4.Nuno Matos....28..AMERICAS/BENFICA
..Ligia.............28..CHF-REV/BENFICA
..Cotrim..........28..GRP.DESK/BENFICA
5.Francisco........29..AFRICAS/SPORTING
..Vitor Santos.....29..BACKOFFICE-SQQ/ATLETICO
..Miranda.........29..EX-RC-REV/BENFICA
6.Pedro G.Vaz...31..LISRY/BENFICA
7.João Roque.....32..TAP-GENEVE/SPORTING
..Azevedo........32..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Valente.........32..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
8.Leonor...........33..GRP.DESK/SPORTING
9.Carmen........35..BACKOFFICE-SQQ/BENFICA
10Mendonça.......39..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Herdeiro........39..EX-RC-REV/SPORTING

A 27 DE JANEIRO, nasceu MOZART

.
Wolfgang Amadeus Mozart


Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 27 de Janeiro de 1756 — Viena, 5 de Dezembro de 1791) foi um compositor e músico da música erudita, o expoente máximo da Música Clássica e um dos mais populares das audiências contemporâneas.



Wolfgang Amadeus Mozart nasceu a 27 de Janeiro de 1756, pelas 8:00h da noite, na cidade de Salzburgo, na Áustria, o último dos 7 filhos de Leopold Mozart e Anna Maria Pertl Mozart, tendo sido baptizado um dia depois, na Catedral de São Ruperto, com o nome latino de Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart. Mozart passou a vida a mudar a forma como se chamava e a forma como era chamado pelos outros.

Os dois primeiros nomes de baptismo recordam que o seu dia de nascimento, 27 de Janeiro, que era o dia de São João Crisóstomo. "Wolfgangus" era o nome do seu avô materno. "Theophilus" era o nome do seu padrinho, o negociante Johannes Theophilus Pergmayr.

Mozart continuou, mais tarde, a fazer modificações ao seu nome, em especial o nome do meio, "Theophilus" (Teófilo) que significa, em grego, "Amigo de Deus". Só em raras ocasiões usou a versão latina deste nome, "Amadeus", que hoje tornou-se a mais vulgar. Preferia a versão francesa Amadé ou Amadè. Usou também as formas italiana "Amadeo" e alemã "Gottlieb".

Biografia
Mozart foi uma criança prodígio. Filho de uma família musical burguesa, começou a compôr minuetos para cravo com a idade de cinco anos. O seu pai Leopold Mozart foi também compositor, embora de menor relevo. Algumas das primeiras obras que Mozart escreveu enquanto criança foram duetos e pequenas composições para dois pianos, destinadas a serem interpretadas conjuntamente com sua irmã, Maria Anna Mozart, conhecida por Nannerl.


Em 1763 seu pai o levou, junto com a sua irmã Nannerl, então com 12 anos, numa viagem pela França e Inglaterra. Em Londres, Mozart conheceu Johann Christian Bach, último filho de Johann Sebastian Bach, que exerceria grande influência em suas primeiras obras.

Entre 1770 e 1773 visitou a Itália por três vezes. Lá, compôs a ópera Mitridate, re di Ponto que obteve um êxito apreciável. A eleição, em 1772, do conde Hieronymus Colloredo como arcebispo de Salzburgo mudaria esta situação. A Sociedade da Corte vienense implicava com a origem burguesa e os modos de Mozart, e Colloredo não admitia que um mero empregado - que era o estatuto dos músicos, nessa época - passasse tanto tempo em viagens ao estrangeiro. O resto dessa década foi passado em Salzburgo, onde cumpriu os seus deveres de "Konzertmeister" (mestre de concerto), compondo missas, sonatas de igreja, serenatas, divertimentos e outras obras. Mas o ambiente de Salzburgo, cada vez mais sem perspectivas, levava a uma constante insatisfação de Mozart com a sua situação.

Em 1781, Colloredo ordena a Mozart que se junte a ele e sua comitiva em Viena. Insatisfeito por ser colocado entre os criados, pediu a demissão. A partir daí passa a viver da renda de concertos, da publicação de suas obras e de aulas particulares, sendo pioneiro nessa tentativa autônoma de comercialização de sua obra. Inicialmente tem sucesso, e o período entre 1781 e 1786 é um dos mais prolíficos de sua carreira, com óperas (Idomeneo - 1781, O Rapto do Serralho - 1782), as sonatas para piano, música de câmara (especialmente os seis quartetos de cordas dedicados a Haydn) e principalmente com uma deslumbrante seqüência de concertos para piano. Em 1782 casa, contra a vontade do pai, com Constanze Weber. Constanze era irmã mais jovem de Aloisia Weber Lange, cantora lírica por quem Mozart se apaixonara poucos anos antes.


Em 1786, compõe a primeira ópera em que contou com a colaboração de Lorenzo da Ponte: As bodas de Fígaro. A ópera fracassa em Viena, mas faz um sucesso tão grande em Praga que Mozart recebe uma encomenda de uma nova ópera. Esta seria Don Giovanni, considerada por muitos a sua obra-prima. Mais uma vez, a obra não foi bem recebida em Viena. Mozart ainda escreveria Così fan tutte, com libreto de Da Ponte, em 1789 (que seria a última colaboração de Lorenzo da Ponte).

A partir de 1786 sua popularidade começou a diminuir junto do público vienense, o que agravaria a sua condição financeira. Isso não o impediu de continuar compondo obras-primas, como Quintetos de cordas (K.515 em Dó maior, K.516 em Sol menor em 1787), Sinfonias (K.543 em Mi bemol maior (nº39); K.550 em Sol menor (nº40), que a sua música mais importante e famosa; K.551 em Dó maior (nº41) em 1788), e um Divertimento para Trio de Cordas (K.563 em 1788), mas nos seus últimos anos a sua produção declinou devido a problemas financeiros, à precariedade da sua saúde e da sua esposa Constanze; aliados a uma crescente preocupação do compositor em relação à sinceridade do amor que esta o dedicava e à crescente frustração com o não reconhecimento.

Em 1791 compõe suas duas últimas óperas: A Flauta Mágica e A Clemência de Tito, seu último concerto para piano (K.595 em si bemol maior) e o belo Concerto para clarinete em lá maior (K.622). Na primavera desse ano, recebe a encomenda de um Requiem (K.626). Contudo, trabalhando em outros projetos e com a saúde cada vez mais enfraquecido, morre a 5 de Dezembro, deixando a obra inacabada (há uma lenda que diz que o Requiem estaria sendo composto para tocar em sua própria missa de sétimo dia). Será completada por Franz Süssmayr, seu discípulo. Mozart é enterrado numa vala comum, em Viena.

sábado, janeiro 26, 2008

palpites - 3^.jornada - info intercalar

.
A MEIO DESTA ULTIMA JORNADA
É O MIRANDA O QUE MENOS
PONTOS ESTÁ A PERDER.

O NUNO MATOS É LÍDER
ISOLADO COM 1 PONTO DE
AVANÇO SOBRE O ESTREANTE
TIAGO E 2 À FRENTE DE
PEDRO PEREIRA.

.
JOGOS já jogados
.
GUIMARÃES-BENFICA...1-3
BRAGA-BELENENSES....1-1 (VITOR SANTOS,COTRIM,MIRANDA,HERDEIRO)
.
Na jornada
.
1.MIRANDA...0
2.Vitor Santos...3
3.Nuno Matos,Herdeiro,Cotrim...4
4.Pedro Pereira,Carmen,Tiago...5
5.Ligia...6
6.Azevedo,Leonor,Francisco...7
7.João Roque,Valente,Pedro G-Vaz...8
8.Mendonça...9
.
Na geral
.
1.NUNO MATOS....19
2.Tiago.........20
3.Pedro Pereira.21
4.Ligia,Peixoto...22
5.Vitor,Leonor,Pedro G.Vaz...23
6.Miranda,Cotrim,Francisco...25
7.João Roque...27
8.Azevedo...28
9.Mendonça,Herdeiro,Valente...29
10Carmen...30

Amanhã decide-se com o Sportimg-Porto e o Nacional Setubal, o vencedor de Janeiro.

PRELIMINARES

.
Um velho senta-se num banco no ônibus, bem em frente a um Punk de
cabelos
compridos, com mechas verdes, azuis, rosa e vermelhas.
O velho fica olhando para o Punk e o Punk olhando para o velho.
O Punk vai ficando invocado, até que então pergunta ao velho:
- O quê foi vovô? Nunca fez nada diferente quando era jovem?
O velho responde:
- Sim, eu fiz. Quando era jovem, fiz sexo com uma arara, e estou
aqui pensando: ''Será que este filha da puta é meu filho?''

sexta-feira, janeiro 25, 2008

PALPITES - 3ª. E ULTIMA JORNADA

.
NESTA ULTIMA SEMANA
A LUTA VAI SER DURA.
O PEDRO G.VAZ, O TIAGO
E O NUNO MATOS EMPATADOS
E SÓ COM 1 PONTO DE
AVANÇO SOBRE A LEONOR
O PEDRO PEREIRA E A
LIGIA



SPORTING-PORTO../.GUIMARÃES-BENFICA../.NACIONAL-SETUBAL../.BRAGA-BELENENSES
.
Carmen............2-1....0-2....0-2....1-2
Pedro Pereira....2-0....1-2....2-1....2-0
Vitor...............1-1....1-1....1-1....1-1
Pedro G.Vaz....0-1....1-1....1-0....2-0
Valente............0-0....0-0....0-0....0-0
Francisco........1-0....1-1....1-0....1-0
Tiago...............2-0....0-2....1-1....2-1
Nuno Matos......1-1....1-2....1-2....2-1
Cotrim............1-0....3-2....1-1....1-1
Miranda..........2-1....1-2....0-1....1-1
Leonor............1-2....0-1....1-2....2-0
Ligia...............0-0....0-1....1-1....1-0
Mendonça........0-1....2-1....2-1....2-0
Azevedo...........2-1....1-1....1-0....2-1
João Roque.......2-1....1-1....2-0....3-1
Peixoto...........2-1....1-2....2-0....2-1
Herdeiro..........1-2....1-0....1-2....1-1

Na geral ESTÁ assim a classificação

1.TIAGO...........15..PRICING-EUROPA2/BENFICA
..NUNO MATOS....15..AMERICAS/BENFICA
..PEDRO G.VAZ...15..LISRY/BENFICA
2.Pedro Pereira..16..BACKOFFICE-AVAILABILITY/BENFICA
..Leonor...........16..GRP.DESK/SPORTING
..Ligia.............16..CHF-REV/BENFICA
3.Peixoto..........18..EX-RC/BENFICA
..Francisco........18..AFRICAS/SPORTING
4.João Roque.....19..TAP-GENEVE/SPORTING
5.Mendonça.......20..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Vitor Santos.....20..BACKOFFICE-SQQ/ATLETICO
6.Azevedo........21..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Cotrim..........21..GRP.DESK/BENFICA
..Valente.........21..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
7.Carmen........25..BACKOFFICE-SQQ/BENFICA
..Herdeiro........25..EX-RC-REV/SPORTING
..Miranda.........25..EX-RC-REV/BENFICA

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Aconteceu mesmo

.
Num concerto do U2 em Lisboa, Portugal, Bono pediu
silêncio ao público e começou a bater palmas compassadamente.
Olhando para as pessoas, que estavam em silêncio, ele disse no microfone:
- Eu quero que vocês pensem em algo muito sério. A cada batida de
minhas mãos, uma criança morre na África. Nesse momento
uma voz das arquibancadas grita:
- Então para de bater, ó filho da puta!...

a 24 de Janeiro nasceu NASTASSIA KINSKI

.
Hoje a Nastassia Kinski faz anos, o Augusto que é um grande apaixonado da bela Nastassia, desde que viu aquele filme onde ela levava uma valente dentada no rabiosque do Marcelo Mastroiani,, convidou-a para a casa dele de Sesimbra ,onde neste momento ,posso massegurar, está a apagar as velas.

Nastassja Kinski

Nastassja Kinski, nome artístico de Nastassja Aglaia Nakszynski, (Berlim, 24 de janeiro de 1961) é uma prolífica atriz alemã que participou em mais de 60 filmes e filha do também actor Klaus Kinski.

Começou a sua carreira no cinema em 1975 no filme de Wim Wenders, The Wrong Move com o qual veio a colaborar mais tarde em 1984 no filme Paris, Texas, em Tess, em 1979, ganha um Globo de Ouro pelo seu desempenho num filme em que retrata Tess Durbeyfield e que foi realizado por Roman Polanski. Sendo uma actriz com uma inteligência, elegancia e uma beleza inegáveis e bastante descomprometida em relação a filmagem de cenas nú, como podemos constactar em filmes como Cat People ou Stay the Way You Are foi considerada uma sex symbol nas décadas de 80 e 90.



Biografia
Nascida em Berlin fruto do casamento do actor Klaus Kinski e da actriz também alemã, Ruth Brigitte Tocki, em 1968.

Morou com estes em Roma e teve uma infância atribulada em que raramente via o pai, até que aos 10 anos altura em que os dois se divorciaram e ambas foram viver para uma comuna coléctiva de Munique, viveu algumas dificuldades financeiras, não só porque o pai as abandonou mas também porque a vida profissional da mãe era muito inconstante[1].

Desde muito nova teve que trabalhar para poder colmatar o magro rendimento familiar e como a sua beleza era já então uma evidência, começa a trabalhar como modelo, com a idade de 13 anos.

Lisa Kreuzer, actriz alemã, convida Nastassja para o papel de Mignon no filme de Wim Wenders, The Wrong Move, o seu primeiro filme para o grande ecrã vale-lhe o seu primeiro prémio dos 4 que recebeu durante a sua carreira (em 8 nomeações), nos Premios Alemães de Cinema em que ganha o Prémio de Ouro para a melhor actuação enquanto actriz[2], entretanto aparecem alguns papeis em filmes para a TV alemã, For Your Love Only, realizado por Wolfgang Petersen, foi um destes.

No ano seguinte esta desempenha um filme de terror no Reino Unido intitulado To the Devil a Daughter, com o desempenho nestas series e filmes ganha uma crescente notoriedade, não só pela sua beleza, mas porque desempenha em muitos destes, cenas nú bastante ousadas. Porque as fez enquanto adolescente, as mesmas não foram livres de controversia e para os filmes poderem passar nos Estados Unidos da América foi referido às autoridades americanas que esta tinha nascido em 1959 e não em 1961, como demonstram os registos alemães, daí o erro em muitas das suas biografias[3], nomeadamente aquelas que são feitas nos E.U.A..

Aos 16 anos, Nastassja, começa um relacionamento com o realizador Roman Polanski, 28 anos mais velho do que esta, este convenceu a actriz a estudar representação com o famoso actor e professor de teatro Lee Strasberg, mandando-a para a sua escola de actores nos Estados Unidos da América, para que esta também treinasse o seu Inglês.

Em 1978, Nastassja, passou alguns dias numa prisão alemã porque foi enquanto juvenil, apanhada várias vezes a roubar em lojas e a utilizar transportes públicos sem pagar e ao não pagar as multas destes casos (por não ter condições financeiras para o fazer) e ao não trabalhar num hospital público como foi sentenciada por um tribunal juvenil, sendo por este motivo, presa quando em 1978 foi à alemanha, visitar a mãe, e passou alguns dias na prisão apesar de nessa altura já ser uma actriz relativamente conhecida. 5 dias depois esta foi solta por bom comportamento.

Com 18 anos, em 1979, Roman Polanski, convida-a para entrar no seu filme, Tess, com o qual ganha um Globo de Ouro pelo seu desempenho, depois deste seu prémio, que a catapultou para a fama, em 1980,o fotografo das estrelas Richard Avedon, fez o ensaio fotográfico que a lançou como sex symbol e uma das actrizes mais populares das décadas de 80 e 90, no qual a retrata para a Vogue (americana) com uma pitão em torno do seu corpo nú.

Nastassja, em Maio de 1997, referiu à revista W Magazine que, enquanto criança, sempre se sentiu explorada pela industria cinematográfica e que se tivesse tido alguém para a proteger, talvez tivesse tido mais confiança nela mesmo e não tivesse aceitado fazer certas cenas de núdismo[4].

Em 1982 aparece como Leila uma rapariga de circo no filme, One from the Heart, realizado por Francis Ford Coppola e Dean Tavoularis, sendo um "flop", este filme foi um dos responsaveis pela falência dos estudios American Zoetrope que eram detidos por Francis Ford Coppola. Nesse mesmo ano entrou no sucesso Cat People, mais uma vez a sua beleza sobrepos-se ao facto de ser uma boa actriz.

No ano seguinte em 1983 entra em três filmes, realizados por três realizadores diferentes, em três países diferentes e em que intrepreta em três linguas diferentes. Em França, entra em La Lune dans le caniveau (The Moon in the Gutter), realizado por Jean-Jacques Beineix, em que contracena com a então estrela em ascenção do cinema Francês, Gérard Depardieu. Nos Estados Unidos da America filma Exposed, de James Toback, um filme mediocre em que intrepreta uma rapariga do campo do Wisconsin que foge para Nova Yorque e que ao tornar-se uma Top-Model entra se vê envolvida em jogos de espionagem, este tema será recorrente em alguns filmes que esta participará no futuro. E por fim em Frühlingssinfonie (Spring Symphony), de Peter Schamoni, em que intrepreta Clara Wieck uma jovem compositora e pupila do compositor Robert Schuman com que este casa à posteríori, um filme excepcional e com uma banda musical simplesmente fabulosa. Esta versatilidade, aos 22 anos, em que intrepreta em três linguas no mesmo ano, tornar-se-ia natural na sua carreira, sendo uma conhecida poliglota, domina fluentemente cinco linguas, sendo que duas dessas são maternas o Alemão e o Russo para além do Inglês, Francês e Italiano[5].

Entretanto consta que durante o inicio da década de 80 esta viveu numa casa a meias com a então actriz em ascenção Demi Moore, isto depois de se ter separado de Roman Polanski, ou este desta, pois segundo consta nunca deixou de amá-lo, segundo uma entrevista de 1999[6].

Em 1984 participa em dois filmes com menos sucesso, Unfaithfully Yours, e The Hotel New Hampshire, em que segundo os críticos teve uma participação menos conseguida, os mesmos que no final desse ano a aplaudiriam em Paris, Texas, realizado por Wim Wenders (o mesmo que nove anos a tinha lançado), filme que ganhou três Palmas de ouro em Cannes e mais um Bafta em Londres, para além de mais 10 prémios europeus de cinema. Acaba o ano com a sua participação em Os amantes de Maria (Maria's lovers), de Andrei Konchalovsky, que ganhou um César em França para melhor filme estrangeiro, um filme também muito aplaudido pela critica e que teve um enorme sucesso na Europa.

Esta actuação, desta excelente actriz em filmes europeus, tornou-se constante na decada de 80, altura em que conhece em 1984 o produtor, Ibrahim Moussa, Egipcio com quem passa a viver em Itália e casa em 10 de setembro desse ano, então já tinha tido, em 29 de junho de 1984, Aljosha Kinski, que segundo consta é filho biológico do actor Vincent Spano, não obstante esse facto é Ibrahim Moussa, que assume a paternidade de Aljosha.

Em Harem, uma produção francesa realizada por Arthur Joffé, em 1985 ambos trabalham juntos. Nesse período, Nastassja afastou-se de Hollywood e dedicou-se ao cinema italiano e francês. Em 1986, o casal gerou uma menina, Sonja Leila, agora uma modelo como a mãe foi, e que nasceu em 2 de março de 1986, mas o casamento só durou até 1990, altura em que se separaram de facto, provocando a ida desta para a Califórnia com os seus dois filhos e em 1992 divorciam-se legalmente.

Depois que o seu pai, Klaus Kinski, a abandonou, Nastassja ficou muito magoada e raramente se encontravam, em 1989, ela cortou definitivamente a sua relação com o pai depois que este ter lançado sua autobiografia "Kinski Uncut" na qual insinua que teve uma relação incestuosa com a filha, Nastassja, negou que isso tenha acontecido e ficou tão profundamente magoada que não falou mais com o pai e nem quis comparecer ao funeral dele em 1991, e quando este faleceu (e citando palavras dela) pensou nele "Talvez um minuto. Não, 30 segundos".[7].

Em Maio de 1992 juntou-se com o musico e empresário, Quincy Jones, com quem tem em 9 de fevereiro de 1993, uma filha, Kenya Julia Miambi Sara.

Na década de 90, de entre os cerca de 20 filmes que participou, fez alguns em Itália, por exemplo: La Bionda, de Sergio Rubini, e a comédia "In camera mia", de Luciano Martino, ambos em 1992.

A partir de 1994 e até ao final dessa década, concentrou as suas actuações mais nos Estados Unidos da América, de entre os filmes da década de 90 em que actou, o popular Terminal Velocity, do realizador Deran Sarafian, com Charlie Sheen ou o aclamado pela critica One Night Stand, de Mike Figgis em 1997, em que contracena com Wesley Snipes, são dois exemplos de entre vários, no seguimento desse novo desenvolvimento da sua carreira começa a participar também nos populares "filmes séries", de entre os quais destaco, Bella Mafia, de 1997 realizado por David Greene, em que actua com a conceituada actriz Vanessa Redgrave e faz de viuva negra.

Em 1997 separa-se de Quincy Jones e vive solteira desde então dedicando-se á criação dos seus 3 filhos, com este ex-companheiro mantém relações cordiais e ambos encontram-se frequentemente pois detém a guarda conjunta de Kenya, o mesmo não se pode dizer em relação ao seu ex-marido, Ibrahim Moussa, com quem teve uma batalha legal que durou até ao final da década de 90 em luta pela tutela exclusiva dos filhos, batalha essa que ganhou, de entre os diversos episódios rocambolescos encontra-se o impedimento legal por parte desta do pedido do pai da circuncisão do filho de ambos, Aljosha Kinski, em 1998.

Não tem neste inicio de milénio ficado parada, actriz já consagrada vai escolhendo os papeis tanto nos Estados Unidos da América como na Europa que gosta, conseguindo deste modo actuações mais condignas e que fogem dos esteriotipos de sex symbol e de russa que desde cedo tentou contrariar.

É vegetariana e é uma das grandes apoiantes da Cruz Vermelha Internacional não só em termos financeiros, mas também na acessoria aos média, sendo em muitas ocasiões a sua porta voz, sofre de narcolepsia, mas tal não lhe retira já quarentona uma beleza que continua excepcional.


[editar] Filmografia
2006 - Inland Empire
2004 - À ton image
2003 - Paradise found
2003 - La femme musketeer (TV)
2003 - Ligações perigosas (Les liaisons dangereuses) (TV)
2002 - All Around the Town (TV)
2001 - .com for murder
2001 - Beyond the City Limits
2001 - Armadilhas do destino (Say nothing)
2001 - Viciado em sexo (Diary of a Sex Addict)
2001 - Ricos, bonitos e infiéis (Town and Country)
2001 - An American Rhapsody
2001 - O dia que o mundo acabou (The Day the World Ended) (TV)
2001 - Atração sem limites (Cold Heart)
2000 - A storm in summer (TV)
2000 - Riqueza perdida (The Claim)
2000 - The Magic of Marciano
2000 - Red letters
2000 - Timeshare
1999 - Intruder, The
1999 - Lost son, The
1999 - Magic of marciano, The
1999 - Quarantine (TV)
1998 - Corações apaixonados (Playing by heart)
1998 - Plano de risco (Susan's plan)
1998 - Seus amigos, seus vizinhos (Your friends & neighbors)
1998 - Little Boy Blue
1998 - Savior - A última guerra (Savior)
1997 - Bella mafia (Bella mafia) (TV)
1997 - Por uma noite apenas (One night stand)
1997 - Um dia, dois pais (Father's day)
1996 - Somebody is waiting
1996 - Ring, The (TV)
1994 - Velocidade terminal (Terminal velocity)
1994 - Crackerjack - Resgate suicida (Crackerjack)
1993 - Tão longe, tão perto (Faraway, So Close!)
1992 - The Blonde
1992 - Behind the Scenes: A portrait of Pierre Guffoy
1992 - In camera mia
1991 - Insulted and the injured...
1990 - Noites com sol (Night sun)
1990 - Dawn
1990 - O segredo (Secret, The)
1989 - Correntes de primavera (Torrents of spring)
1989 - Em noite de lua cheia (On a moonlit night)
1989 - Magdalene - Sedução proibida (Magdalene)
1987 - Morrer de amor (Maladie d'amour)
1985 - Revolução (Revolution)
1984 - Os amantes de Maria (Maria's lovers)
1984 - Paris, Texas (Paris, Texas)
1984 - Infielmente tua (Unfaithfully Yours)
1984 - Um hotel muito louco (Hotel New Hampshire, The)
1983 - Exposed (Exposed)
1983 - A lua na sarjeta (Moon in the gutter, The)
1983 - Fruhlingsinfonie (Spring symphony ou em português Sinfonia da primavera)
1982 - Cat People (br: "A marca da pantera")
1982 - One from the Heart
1981 - To the Devil a Daughter
1979 - Tess

[editar] Notas

quarta-feira, janeiro 23, 2008

HÁ GENTE ASSIM

.
A argumentação de um português que foi apanhado a 250 Km/h numa estrada onde o limite era de 70!

Sr. Dr. Juiz,

Confirmo que vi a estrada a marca 70 em números negros inscritos num círculo vermelho, sem qualquer informação de unidades.
Ora como sabe, a Lei de 4 de Julho de 1837 torna obrigatório em Portugal o Sistema Métrico, e o Decreto 65-501 de 3 de Maio de 1961, modificado de acordo com as directivas europeias, define, COMO UNIDADE DE BASE LEGAL, as unidades do Sistema Internacional, S.I. . Poderá confirmar tudo isso no site do Governo.
Ora, no SI, a unidade de comprimento é o " Metro", e a unidade de
Tempo é o " Segundo". Torna-se, portanto, evidente que a unidade de Velocidade é o " Metro por Segundo". Não me passaria pela cabeça que o Ministério aplicasse uma unidade diferente.
Assim sendo, os 70 Metros por Segundo correspondem exactamente a 252 Km/h.
Ora a Polícia afirma que me cronometrou a 250 Km/h o que eu não contesto.
Circulava, portanto , 2 Km/h abaixo do limite permitido.
Esperando a aceitação dos meus argumentos, de Va. Exa...

imperdível


HÉLIO DOS PASSOS, ISTO É QUE É TALENTO....!!!

terça-feira, janeiro 22, 2008

NOMEAÇÕES PARA OS ÓSCARES DE HOLLYWOOD 2008

.
SAIRAM AS NOMEAÇÕES
PARA OS ÓSCARES DESTE
ANO DE 2008

2008
Óscares 2008 – nomeações



Foram anunciadas as nomeações para os Óscares 2008, cuja cerimónia de entrega decorrerá no Kodak Theatre, Hollywood, no próximo dia 24 de Fevereiro (1 hora e 30 minutos da madrugada do dia 25, hora de Portugal Continental).
Para não fugir à regra, a Academia reservou algumas surpresas para este dia, como a única nomeação para o filme mais recente de David Cronenberg (Promessas Perigosas, na categoria para “Melhor Actor”, Viggo Mortensen) ou as duas apenas para O Lado Selvagem de Sean Penn (Actor Secundário: Hal Holbrook; Montagem).
Ao invés, ficaram no capítulo “penalizações mais que aguardadas” as modestas duas nomeações tanto para Gangster Americano de Ridley Scott (Actriz Secundária: Ruby Dee; Direcção Artística), como para Elizabeth – A Idade do Ouro de Shekhar Kapur, embora neste caso tenha havido uma nomeação maior, a de Cate Blanchett na categoria de “Melhor Actriz” (a outra nomeação foi para o guarda-roupa), juntando assim a sua nomeação para “Melhor Actriz Secundária” com I’m Not There.
Excluídos da competição ficaram The Great Debaters, o segundo filme realizado por Denzel Washington e Sedução, Conspiração, o controverso e mais recente filme do realizador taiwanês Ang Lee.
Entretanto, tal como temia, sem no entanto o haver referido (daí a citação, com direito a ilustração, no texto anterior), o filme La Sconosciuta de Giuseppe Tornatore não foi nomeado para a categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”, ficando igualmente de fora a película brasileira pré-seleccionada.

Finalmente, eis uma lista, de elaboração própria, com os 12 filmes mais nomeados para os Oscars 2008, seguida da lista dos nomeados para “Melhor Filme Estrangeiro” e “Melhor Filme de Animação”:
[Em destaque (a bold) e com o sinal “+” as nomeações pertencentes ao denominado Top 5, ou seja, aquelas que dizem respeito às cinco categorias consideradas como as mais importantes na atribuição do galardão. A saber, melhores filme, realização, argumento (original e adaptado), actor principal e actriz principal.]

Este País Não É para Velhos / No Country for Old Men (8 nomeações, 3+)
Actor Secundário – Javier Bardem
Argumento Adaptado – Joel e Ethan Coen
Efeitos Sonoros
Filme
Fotografia
Montagem
Realização – Joel e Ethan Coen
Som

Haverá Sangue / There Will Be Blood (8 nomeações, 4+)
Actor – Daniel Day-Lewis
Argumento Adaptado – Paul Thomas Anderson
Efeitos Sonoros
Filme
Fotografia
Montagem
Realização – Paul Thomas Anderson
Som

Expiação / Atonement (7 nomeações, 2+)
Actriz Secundária – Saoirse Ronan
Argumento Adaptado – Christopher Hampton
Direcção Artística
Filme
Fotografia
Guarda-Roupa
Música (BSO) – Dario Marianelli

Michael Clayton – Uma Questão de Consciência / Michael Clayton (7 nomeações, 4+)
Actor – George Clooney
Actor Secundário – Tom Wilkinson
Actriz Secundária – Tilda Swinton
Argumento Original – Tony Gilroy
Filme
Música (BSO) – James Newton Howard
Realização – Tony Gilroy

Ratatui / Ratatouille (5 nomeações, 2+)
Argumento Original – Brad Bird
Efeitos Sonoros
Filme (Animação)
Música (BSO) – Michael Giacchino
Som

O Escafandro e a Borboleta / Le scaphandre et le papillon (4 nomeações, 2+)
Argumento Adaptado – Ronald Harwood
Fotografia
Montagem
Realização – Julian Schnabel

Juno / Juno (4 nomeações, 4+)
Actriz – Ellen Page
Argumento Original – Diablo Cody
Filme
Realização – Jason Reitman

La Vie en Rose / La Môme (3 nomeações, 1+)
Actriz – Marion Cotillard
Caracterização
Guarda-Roupa

Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street / Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (3 nomeações, 1+)
Actor – Johnny Depp
Direcção Artística
Guarda-Roupa

Transformers / Transformers (3 nomeações, 0+)
Efeitos Especiais
Efeitos Sonoros
Som

Ultimato / The Bourne Ultimatum (3 nomeações, 0+)
Efeitos Sonoros
Montagem
Som

Uma História de Encantar / Enchanted (3 nomeações, 0+)
Música (3 Canções originais)


Melhor Filme Estrangeiro

Beaufort, de Joseph Cedar (Israel);
12, de Nikita Mikhalkov, (Rússia);
Os Falsificadores, de Stefan Ruzowitzky (Áustria: Die Fälscher; título EUA: The Counterfeiters);
Katyn, de Andrzej Wajda (Polónia);
Mongol, de Sergei Bodrov (Cazaquistão).

Melhor Filme de Animação

Dia de Surf, de Ash Brannon e Chris Buck (Surf’s Up)
Persepolis, de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
Ratatui, Brad Bird e Jan Pinkava (Ratatouille)

ALMOÇO DE 31 DE JANEIRO

.


VAI SER NO FORTE DA LAGE

VEM AÍ A NOSSA "CIMEIRA" MENSAL,
O ALMOÇO DE 31 DE JANEIRO



Desta vez a produção está a cargo do Parente, e vai ter lugar na BATERIA DO FORTE DA LAGE, em PAÇO DE ARCOS

COMO SE VAI PARA LÁ?

Se estivermos de frente para o Pavilhão do Clube Desportivo de Paço de Arcos, olhamos para a esquerda, e percorremos a Avenida Boneville Franco durante aproximadamente 1 km. Os primeiros 400 metros pelo asfaltado , os ultimos 600 metros em terra batida (mas de boa qualiadde). E pronto é só entrar no Forte.
Lugares para arrumar é à vontade.

O Parente pede para confirmarem para o tlm 918692714 ou 935692714.

Espera-se o êxito do costume e que se bata o record de presenças, que está em 42.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

INQUIRE

.
A recent survey in England asked the following question:
Are there too many foreigners in this country now?

Answer:

20%: YES

10% : NO

70% : معهد الأمن العالمي بواشنط

domingo, janeiro 20, 2008

PARABENS ZÉ BARBOSA DINIS

.
O 20 de Janeiro é um dia importante para o Zé Dinis.
A TRANCA saúda e festeja com ele .

O Dinis viveu muitos anos em Angola, e eu tive o privilégio de fazer equipa com ele em 1981 ,quando estivémos na TAAG em Luanda, participando na cooperação TAP-TAAG.

AQUI VEMOS O DINIS AGACHADO NO CENTRO DA IMAGEM ,COM A EQUIPA DO TELEPHONE SALES DA TAAG

Deu para vêr a sua grande paixão por Africa, pelos seus sabores, pela sua música.~Lembras-te Dinis aquele incrivel concerto de música afro-cubana no Kinaxixe?

Dedica-te a TRANCA a música electizante dos King Sunny Adé:



Nasceram também 20 de Janeiro:

1554 - Rei Sebastião de Portugal (m. 1578).
1716 - Carlos III de Espanha, rei de Nápoles e Espanha (m. 1788).

1866 - Euclides da Cunha, escritor brasileiro (m. 1909).
1868 - Wilhelm Schaeffer, escritor alemão (m. 1945).
1916 - Chacrinha, radialista e apresentador de televisão (m. 1988).
1920 - Federico Fellini, diretor de cinema italiano (m. 1993).
1930 - Edwin Aldrin, astronauta norte americano (Um dos tripulantes da missão Apolo 11).
1943 - Armando Guebuza, presidente do Moçambique.
1946 - David Lynch, diretor de cinema estadunidense.
1979 - Rob Bourdon, baterista da banda Linkin Park.

Esperamos por ti no nosso almoço de 31 de Janeiro.

PALPITES - 2ª.JORNADA - JANEIRO

.
LUTA RENHIDA DESTE CONCURSO DE
JANEIRO. TRÊS A GANHAREM A JOR-
NADA :NUNO MATOS, PEDRO G.VAZ
E LIGIA.

NA GERAL SÃO TAMBÉM 3 OS LÍDERES:
TIAGO, NUNO MATOS E PEDRO G.VAZ,
COM 1 PONTO DE VANTAGEM SOBRE
O TRIO:PEDRO PEREIRA, LIGIA E
LEONOR
.
.

JOGOS
.
SPORTING-LAGOA....4-0 (VITOR SANTOS,NUNO MATOS)
PORTO-AVES........2-0 (PEDRO G.VAZ,FRANCSCO,LEONOR,NUNO MATOS,MENDONÇA)
BENFICA-FEIRENSE..1-0 (PEDRO G.VAZ,LEONOR)
GUIMARÃES-NACONAL.1-0 (MIRANDA,LIGIA,JOÃO ROQUE)
.
Na jornada:
.
1.LIGIA,NUNO MATOS,PEDRO G.VAZ...3
2.Francisco,Leonor,João Roque....4
3.Vitor Santos...5
4.Valente........6
5.Tiago,Cotrim,Mendonça,Peixoto...7
6.Pedro Pereira,Miranda,Azevedo...8
7.Herdero...11
8.Carmen....12

Na geral fica assim a classificação

1.TIAGO...........15..PRICING-EUROPA2/BENFICA
..NUNO MATOS....15..AMERICAS/BENFICA
..PEDRO G.VAZ...15..LISRY/BENFICA
2.Pedro Pereira..16..BACKOFFICE-AVAILABILITY/BENFICA
..Leonor...........16..GRP.DESK/SPORTING
..Ligia.............16..CHF-REV/BENFICA
3.Peixoto..........18..EX-RC/BENFICA
..Francisco........18..AFRICAS/SPORTING
4.João Roque.....19..TAP-GENEVE/SPORTING
5.Mendonça.......20..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Vitor Santos.....20..BACKOFFICE-SQQ/ATLETICO
6.Azevedo........21..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Cotrim..........21..GRP.DESK/BENFICA
..Valente.........21..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
7.Carmen........25..BACKOFFICE-SQQ/BENFICA
..Herdeiro........25..EX-RC-REV/SPORTING
..Miranda.........25..EX-RC-REV/BENFICA

a 19 de janeiro festeja o seu anversário o FRANCISCO

.


a TRANCA felicita o FRANCISCO

O FRANCISCO é do signo CÁPAÉLE

Este sistema de signos nasceu de uma profunda reflexão de um Comité de Sábios, e que dividiu o ano estrelar em 12 signos aéronaúticos

O signo cápaéle , o primeiro do sistema vai de 18 de Janeito a 17 de Fevereto e tem como símbolo um martelo.


Metal regente: Chumbo
Perfume: Cítricoou Floral
Pedras: Ônix ,Quartzo ou Pérola
Dia de Sorte: Sábado
Cores: Preto, Cinza, Verde-escuro e Vermelha
Planeta: Urano

O martelo representa a lucidez na hora de confirmar uma lista de espera.
O marterlo é um poderoso talismã, que atrai a boa sorte e a fortuna, afastando os infortúnios.
A pessoa sob esta influência possui bom senso, mas pode tornar-se demasiado séria.
É muito aberta e confa nos outros sem reservas.
Busca amores estáveis e concretos.
É um excelente gestor de linha
Pretende casar e ter filhos.
É completamente familiar, aprecia seus amigos fiéis e é dedicada à profissão.

Busca incansavelmente conseguir a perfeição. Para atingir essa meta estuda muito principalmente livros técnicos como o PROS. Mas não toma sso como obsessão, pelo contrário, é uma pessoa tranqüila e que costuma ter vida longa.

O ano de 2008 será glorioso para o Francisco, com um futuro verde de esperança (Pelo menos vai ganhar a Taça da Liga, a de Portugal, a de Futsal)
Protectora do signo - Nicole Kidman.

sábado, janeiro 19, 2008

PALPITES- 2ª.JORNADA - INFO NTERCALAR

.
O PEDRO G.VAZ E O NUNO MATOS
ACERTARAM 2 RESULTADOS NOS 3
JOGOS JÁ DISPUTADOS E SÃO
OS QUE MENOS PONTOS ESTÃO
A PERDER (0). A LEONOR QUE
TAMBÉM ACERTOU EM 2 JOGOS
PERDEU APENAS 1 PONTO.

NA GERAL O PEDRO G.VAZ E
O NUNO MATOS SÃO OS NOVOS
LÍDERES COM 1 PONTO DE
AVANÇO SOBRE O TIAGO E
A LEONOR.


JOGOS JÁ DISPUTADOS:
.
SPORTING-LAGOA...4-0 (NUNO MATOS,VTOR SANTOS)
PORTO-AVES.......2-0 (NUNO MATOS,PEDRO G.VAZ,MENDONÇA,FRANCISCO,LEONOR)
BENFICA-FEIRENSE.1-0 (PEDRO G.VAZ,LEONOR)
.
NA JORNADA
.
1.PEDRO G.VAZ,NUNO MATOS...0
2.Leonor...................1
3.Francisco................2
4.Vitor,Cotrm,Ligia,Mendonça...4
5.Tago,João Roque,Peixoto......5
6.Pedro Perera,Azevedo.....7
7.Herdeiro...8
8.Miranda,Carmen...9
.
Na Geral (quando falta 1 jogo)
.
1.PEDRO G.VAZ,NUNO MATOS...12
2.Tago,Leonor...13
3.Pedro Pereira...15
4.Francisco,Peixoto...16
5.Ligia,Mendonça...17
6.Cotrim...18
7.Vitor ,Valente...19
8.João Roque,Azevedo...20
9.Carmen,Herdero...22
10Miranda...26

PRELIMINARES

.
Uma senhora jovem e atraente, recentemente casada, vai ao Ikea comprar um armário novo. Para que lhe saia mais barato, compra um em kit. Ao chegar a casa, monta-o e fica perfeito. Nesse momento passa o comboio (ela mora junto à estação de comboios) e o armário desmonta-se todo. Monta novamente o armário. E este volta a cair com o passar do comboio. À terceira tentativa falhada, telefona para a Ikea e exige a presença de um técnico.
O técnico chega, monta o armário e, quando passa o comboio, desmonta-se todo. O técnico monta novamente o armário, passa outro comboio e, armário novamente desmontado. Então, o técnico tem uma brilhante ideia:
- Escute, minha senhora, eu vou montar novamente o armário, meto-me lá dentro e espero que passe o comboio para ver porque é que o armário se está a desmontar. E assim fez. Nisto o marido entra no quarto e diz:
- Querida, que armário tão bonito! - e abre a porta. Ao Ver o técnico da Ikea pergunta:
- O que é que você faz aí?
Este responde:
- Estou quase tentado a dizer-lhe que vim comer a sua mulher. Porque, se lhe digo que estou à espera do comboio, não vai acreditar.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

PALPITES - 2ªº.JORNADA - JANEIRO

.
VAMOS PARA A 2ª.JORNADA
DOS NOSSOS PALPITES,
DESTA FEITA COM JOGOS
DA TAÇA, com o TIAGO
E O PEDRO PEREIRA
A LIDERAR COM 3 PONTOS
DE AVAMÇO SOBRE O
PEIXOTO


JOGOS:
.
SPORTING-PORTO../.GUIMARÃES-BENFICA../.NACIONAL-SETUBAL../.BRAGA-BELENENSES
.
Carmen............2-0....1-2....3-0....3-1
Pedro Pereira....3-1....3-1....3-1....2-0
Vitor...............4-0....4-0....4-0....2-0
Pedro G.Vaz....2-0....2-0....1-0....1-1
Valente............3-0....3-0....3-0....3-1
Francisco........2-0....2-0....2-0....2-1
Tiago...............3-1....3-0....3-0....2-1
Nuno Matos......4-0....2-0....2-1....1-1
Cotrim............4-1....2-1....3-0....1-1
Miranda..........1-0....1-1....2-1....1-0
Leonor............1-0....2-0....1-0....1-1
Ligia...............3-0....4-0....2-0....1-0
Mendonça........2-0....2-0....3-1....1-1
Azevedo...........2-1-...4-0....3-0....2-0
João Roque.......2-0....2-1....3-0....1-0
Peixoto...........3-0....3-1....3-0....2-1
Herdeiro..........2-0....6-0....2-1....3-1

classificação geral
.
CLASSIFICAÇÃO

1.TIAGO............8..EUROPA1/BENFICA
..PEDRO PEREIRA...8..BACKOFFICE-AVAILABILITY/BENFICA
2.Peixoto..........11..EX-RC/BENFICA
3.Leonor...........12..GRP.DESK/SPORTING
..Nuno Matos.....12..AMERICAS/BENFICA
..Pedro G.Vaz....12..LISRY/BENFICA
4.Mendonça.......13..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Azevedo........13..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Ligia............13..CHF-REV/BENFICA
..Carmen..........13..BACKOFFICE-SQQ/BENFICA
5.Francisco........14..AFRICAS/SPORTING
..Cotrim..........14..GRP.DESK/BENFICA
..Herdeiro.........14..EX-RC-REV/SPORTING
6.João Roque.....15..TAP-GENEVE/SPORTING
..Vitor Santos.....15..BACKOFFICE-SQQ/ATLETICO
..Valente..........15..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
7.Miranda........17..EX-RC-REV/BENFICA

actualidade

.

HISTÓRIA CRUA "A VERDADEIRA HISTÓRIA DA BATALHA DE OURIQUE"

.
PROSSEGUINDO NA SUA TAREFA DE
CLAREAR A HISTÓRIA, A TRANCA
ENVIOU UM GRUPO DE TRABALHO
À VILA DE CASTRO VERDE, NO
SENTIDO DE ESCLARECER A VERDADE
HISTÓRICA SOBRE A BATALHA DE
OURIQUE.


A "COMISSÃO DE SÁBIOS" ENVIADOS A CASTRO VERDE PARA TIRAR A GORDURA À HISTÓRIA


Historia crua, Batalha de Ourique


A 25 de Julho de 1139 a nuvem celestial que em si transporta o Paraíso circulava a trinta mil pés de altura e cerca de novecentos nós numa trajectória sudeste-noroeste sobre o que viria a ser o Alentejo.

JC ainda na cama olhou para o calendário e agradado pelo que viu levantou-se bem disposto.

A assobiar, trauteava a ultima dos Madre de Deus e dizia para com os seus botões (era uma túnica Valentino com botões e plissage):

- Já lá vão 1139 anos que me levavam de burro para o Egipto, como o tempo passa!!!. Foi-se dirigindo para a máquina dos bolos e do café, passou pela secção de triagem e admissões onde pontificava o São Pedro atrás de uma montanha de formulários, pedidos de cápaéles para as listas de espera das canonizações, cunhas da Lúcia dos Pastorinhos da Cova da Iria, e PAI’s de há dez anos ainda para analisar.

- Bom dia Pedrito! Disse, pousando a sandes e o caracol em cima da secretaria do S.Cristovão que estava de férias. O que temos hoje?O 101 saiu a horas?
-Nada de especial, respondeu o subordinado, incomodado com a presença do patrão, e olhando para baixo, contínou, estamos estacionados sobre uma terra que se chamará Alentejo, e vai para lá uma confusão e um ajuntamento que só visto!..

-Se calhar é feira de Castro, opinou Jesus.-Não me parece, dizia o outro.-Pelas bandeirolas e pelo tocar das cornetas, pelas farpelas, e pela postura das claques parece-me que aqueles gajos vão desatar todos a fragatada.

Com efeito, no terreno, a agitação era grande. De um lado uma rapaziada,percursora dos actuais Diabos Vermelhos, Juventudes Leoninas, Super Dragões e quejandos, com coloridos turbantes, do outro uns pindéricos desgrenhados de barba e hirsuta, insultando-se fartamente com grande profusão de gestos obscenos, traques,arrôtos e grande cópia de vernaculidades.

-Estou a ver que isto vai dar sarrafusca, Pedro!.

Logo hoje que tinha uma partida de snooker com o Príncipe das Trevas, e a seguir íamos comer passarinhos fritos! Onde esta o papá?

-Acho que foi de visita a um Universo paralelo que está a pensar em urbanizar, respondeu Pedro.

-Parece que vai ser o chefe a ter de resolver esse imbróglio!Eh!Eh!Eh!Regozijou-se o Pedrito com um ar venenoso.

Diz Jesus:- Esses desacatos têm de acabar! Por muito menos que isto o paizinho afinfou-lhes com um Dilúvio,uma peste negra, meia de dúzia de terramotos e até um Tsunami, este na terra do nosso parente transviado, o primo Budha, mas esses gajos não há meio de aprender.

Imagem do Dilúvio com o Papá zangado e o barco da Trafaria em apuros

-Ora então vamos lá ver o que se passa, diz Jesus, debruçando-se sobre a paisagem.

-Parece que temos duas equipas em campo, os Afonsinhos e os Abdullas e respectivas claques.

-Oh! Todo poderoso , pergunta Pedro, vais deixa-los empatar ou tens equipa preferida para a vitória? Responde o Salvador: - Tenho mais simpatia pelos os de turbante, mas o problema, é que andam sempre de cú pró ar a rezar para concorrência. Fico-me pelos Afonsinhos, mais limpinhos e com uma maneira mais higiénica de pedir coisas ao Além, isto é, ao meu Papá, embora tenham aquele ar meio broncossaurio meio Neanderthal.

Lá em baixo o chefe dos Afonsinhos, conhecido pelo seu mau feitio, e por ser um grande aficionado de justas de grossa porradaria, era acometido por vagas sucessivas de arabetos e arabetas porque daquela vez deram dispensa às senhoras para que também pudessem lutar , foi só daquela vez porque depois foram remetidas de novo e definitivamente para o harém. Lutavam bem as Abdullas e de tal maneira que a cristandade estava a levar nas orelhas à força toda ou como se diz hoje na gíria futebolista , estavam com uma prestação menos boa, de tal modo que o líder da equipa levantou os olhos para onde é suposto estar o Celestial Bombeiro e respectivo corpo executivo, a pedir ajuda.

-Ai minha rica Nossa Senhora,seja a de Fátima, a Virgem negra de Chostakowa, a de Lourdes, a dos Remédios, a de Guadalupe , ou lá de que geografia fôres, vê mas é lá se me desenrascas senão estamos aqui estamos a levar poucas , e se estes cromos dos meus tenentes desatam a cavar, a peonagem vai atrás e só param em Coimbra, que foi donde viemos. Se estiveres nessa manda-me um sinal!!!

Jesus ao ver o mal encarado a olhar para cima e a mandar vir , como primeira reacção escondeu-se atrás da nuvem, mas olhando por cima do ombro e verificando que não estava por ali nenhum querubim bufo que fosse dar fé do cagaço inicial , apurou a garganta e debruçando-se sobre o parapeito da nuvem gritou com voz tonitruante, ao postulante:

És um verdadeiro javardo, e andas a aborrecer a Mamã ou uns seus alter-egos com pedidos idiotas, mas por razões de política macro-económica, e porque as legislativas estão à porta, vou fazer-te ganhar a refrega!!!

Depois virando-se para o Pedrito clamou com voz de comando. – Pedro manda aí um sinal àquele gajo que o árbitro lhe vai dar uma mãozinha, mas antes manda um SMS ao Bimbo da Costa a perguntar-lhe qual o melhor "modus operandi".


São Pedro que estava a dormitar encostado á lista dos eleitos acordou de repente e desequilibrou-se da cadeira caiu de costas no chão e com tão pouca sorte que em vez de abrir a caixa das bandeirolas e dos very-lights de sinalização, agarrou-se ao mouse-pad e fez cair para a Terra o agrafador das mensagens operacionais.

Este ao entrar no poço gravitacional e cumprindo a lei do movimento uniformemente acelerado e restantes leis de Newton, que na altura ainda delas não sabia porque o São Pedro gostava de fazer batota e guardar os manuais na gaveta, atingiu a cachola do Afonso à velocidade terminal de cerca de cento e noventa quilómetros por hora.

O príncipe,que à altura ainda não era rei, mas já não tardava, viu as estrelas os números do Euromilhões da semana seguinte, o Pai Natal , a marrequina do Monsanto e uma legenda em néon lilás que dizia “ IN HOC SIGNO VINCES”,signo é que não havia mas para efeito não importava.

Meio zonzo da corneta puxou as rédeas ao cavalo e disparou a grande velocidade contra as hostes inimigas. A restante matulagem ao ver o líder a querer a glória só para si correu atrás da azêmola aos uivos e despropósitos.

O Afonsinho carregando sobre os Abdhullas.

Perante tal demonstração de espírito guerreiro e total apropriação do campo adversário os Abdullas recuaram e com grande desgosto os cinco reis mouros perderam literalmente as cabeçorras, isto é, foram-lhes separadas do resto do corpo e ainda hoje se podem vêr escarrapachadas nos azulejos que cobrem as paredes da Basilica Real de Castro Verde.

Depois de uma noite de comezaina e copos , regressaram os Afonsinhos a Coimbra
onde promoveram o príncipe a Rei por maioria e com aclamação.

Pelo caminho, dando largas à sua matriz animal, foram destruindo uma a uma, todas as azeitoneiras por onde passavam (ainda não tinham sido inventadas as gasolineiras).

Jesus Cristo , satisfeito por ter resolvido o caso com pouco trabalho ,decidiu meter dispensa de banco e ir ao Apolo 70 ver a matinée.

Só mais tarde no conforto do seu gabinete, e usando o privilégio de ser filho do dono do estaminé,é que decidiu de motu próprio, considerar oficialmente como milagre tudo o que tinha feito, e dar o nome de São Pedro das Cabeças, ao local da Batalha,
onde aquele arruaceiro mal encarado,o tal Afonso, as cortara , aos cinco reis mouros derrotados.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

gente nossa

.

DO RC, DO REV, DO BACK OFFICE, DO DESENVOLVIMENTO DE REDE, DAS TARIFAS, DO HELP DESK AGÊNCIAS, LISRO, LISCH E OUTROS

O JOÃO ROQUE E A BTL

.
A TRANCA assinala a presença do nosso compamheiro e amigo JOÃO ROQUE, da nossa Delegação TAP de Geneve,

que se encontra desde hoje e até domingo em Lisboa ,a participar na BTL na FIL

actualidade

.

ROGER EX-BENFICA

.
LEMBRAM-SE DELE?


ACABA DE IMGRESSAR NO GRÉMIO DE PORTO ALEGRE

SÓ VISTO

.

FOO FIGHERS

,
Foo Fighters


Foo Fighters é uma banda de rock alternativo dos Estados Unidos formada por Dave Grohl em 1995[1]. Seu nome é uma referência ao termo "foo fighter", usado por aviadores na segunda guerra mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs.

A banda atingiu sucesso internacional, lançando vários hits incluindo "This is a Call", "Everlong", "Learn to Fly", "All my Life", "Times Like These", "Best of You" e "DOA". Dois de seus álbuns, There Is Nothing Left to Lose e One by One, ganharam o Grammy por "Melhor Álbum de Rock".


História
Dave Grohl passou quatro anos como baterista da banda grunge Nirvana. Nesse período desenvolveu uma série de composições não divulgadas, uma forma de preservar a interação do grupo. Em contrapartida Dave gravou algumas demos em estúdio, sendo que algumas canções foram compiladas no álbum Pocketwatch, lançado com pseudônimo Late! em 1992.

Foo Fighters
Após a morte de Kurt Cobain em 1994, Grohl entrou no Robert Lang's Studio em Seattle com o amigo e produtor musical Barrett Jones. Com exceção da parte de guitarra de "X-Static" por Greg Dulli do Afghan Whigs, Grohl tocou todos os instrumentos das faixas. Atrelado à gravadora Capitol Records pelo descobridor de talentos Gary Gersh (que havia trabalhado com o Nirvana), Grohl teve suas faixas mixadas, sendo que o resultado tornou-se posteriormente o primeiro álbum do Foo Fighters, Foo Fighters.

Grohl não queria que a banda fosse um projeto de estúdio de somente um integrante, então trabalhou para formar uma banda de suporte ao álbum. Inicialmente o antigo colega Krist Novoselic era o principal candidato, mas ambos preocuparam-se que poderia-se estar formando somente uma reencarnação no Nirvana. Após tomar conhecimento sobre o fim da banda conterrânea de emocore Sunny Day Real Estate, Grohl convidou o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith. Pat Smear, que era um membro não oficial do Nirvana após o lançamento de In Utero, foi adicionado como segundo guitarrista, completando assim a banda. A banda realizou sua primeira turnê ainda em 1995 abrindo concertos para Mike Watt.

Seu primeiro single "This Is a Call" foi lançado em junho de 1995, e o álbum de estréia no mês seguinte. "I'll Stick Around" e "Big Me" foram os próximos singles lançados nos meses seguintes.


The Colour and the Shape
Nesse álbum, Dave Grohl com sua cara e coragem fez todas as músicas do CD tocando a guitarra, o baixo, a bateria, o vocal e o compôs em uma semana, um feito considerado por muitos músicos quase impossível. Mas o CD esta ai para provar. Após turnês em 1996, a banda agora completa entrou em estúdio em Seattle com o produtor Gil Norton para gravar o segundo álbum. Após conflitos entre Grohl e Goldsmith o segundo deixou a banda, sendo que a banda foi re-agrupada em Los Angeles para que Grohl regravasse quase que completamente a parte de bateria do álbum. The Colour and the Shape foi lançado em 20 de maio de 1997.

Precisando de um baterista, Grohl contatou o baterista de turnê de Alanis Morissette, Taylor Hawkins, sobre a possibilidade de indicação de algum músico; para sua surpresa Hawkins voluntariou-se para a banda. Em setembro de 1997, em frente a uma multidão de pessoas no MTV Video Music Awards, Pat Smear anunciou sua saída da banda e introduziu seu substituto, o ex-companheiro de banda de Grohl no Scream Franz Stahl. Ainda antes da gravação do terceiro álbum There Is Nothing Left to Lose, Stahl saiu da banda alegando divergências musicais. Após audição foi escolhido como substituto Chris Shiflett, ex-integrante do No Use for a Name. Primeiramente como músico de turnê, Shiflett tornou-se membro integral antes da gravação do álbum.


There Is Nothing Left to Lose
Antes do lançamento de There Is Nothing Left to Lose o então presidente da Capitol Gary Gersh foi forçado a sair da gravadora. Dada a longa história de Given Grohl com Gersh, a banda também saiu da gravadora para entrar na RCA. Posteriormente Gersh uniu-se ao ex-empresário do Nirvana John Silva para formar o GAS Entertainment, uma empresa que gerencia o Foo Fighters e outros artistas como Jimmy Eat World, Beck e Beastie Boys.

Em 2000 a banda gerou controvérsia nos média por seu apoio ao Alive and Well, uma organização que combate a crença médida da relação entre a SIDA e o VIH; a organização também questiona a validade de testes de HIV e a segurança das medicações usadas no tratamento da SIDA. Em janeiro a banda tocou em um concerto beneficente para a organização. A comunidade médica tomou partido oposto, questionando os argumentos da Alive and Well e a responsabilidade da banda ao levar assuntos não provados para seu público. [2]. Com o tempo a banda diminiu significativamente seu apoio a organização.

Em fevereiro do mesmo ano o apresentador David Letterman convidou a banda para seu programa para se apresentar. David havia recém voltado a condução do programa após uma cirurgia cardiovascular. Ao apresentar o Foo Fighters, David proclamou: "Minha banda favorita, tocando minha canção favorita", e seguiu-se a apresentação de "Everlong".

O grupo estabeleceu contato com a banda de rock Queen. No começo do ano o guitarrista Brian May participou da guitarra de "Have a Cigar", segundo cover do Pink Floyd gravado pela banda, que apareceu na trilha sonora do filme Mission Impossible 2. Quando o Queen foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em março de 2001 Grohl e Hawkins foram convidados para reunir-se à banda em "Tie Your Mother Down", com Grohl preenchendo o papel de Freddie Mercury. Em 2002 May contribuiu com "Tired of You" e "Knucklehead".

One by One
No final de 2001 a banda gravou o quarto álbum. Após quatro meses em Los Angeles para completar as gravações Grohl passou um tempo no Queens of the Stone Age para completar o álbum Songs for the Deaf (2002). Assim que seu trabalho estava terminado, Dave, inspirado com as sessões de estúdio, decidiu adicionar novas faixas ao então terminado álbum do Foo Fighters. Ao invés disso, o álbum foi completamente regravado em dez dias no estúdio pessoal de Grohl em Virginia. One by One foi lançado em outubro de 2002.

Por sua história a banda sempre evitou posicionar-se politicamente. Apesar disso, em 2004, ao saber que a campanha presidencial de George W. Bush estava usando "Times Like These", Grohl decidiu apoiar publicamente a campanha de John Kerry.


In Your Honor e Skin and Bones

Em 14 de junho de 2005 foi lançado o álbum duplo de estúdio In Your Honor. Grohl citou que o álbum duplo (um com faixas elétricas e outro acústicas) era uma comemoração do décimo aniversário da banda. Durante a promoção do álbum Grohl, fascinado por OVNIs, teve a chance de apresentar-se no Roswell International Air Center in Roswell, Novo México. O local foi supostamente palco da queda de uma aeronave alienígena em 1947.

A banda decidiu organizar pequenas turnês acústicas em 2006, incluindo o ex-guitarrista Pat Smear, Petra Haden no violino e Rami Jaffee do The Wallflowers no piano e teclado. Em novembro a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin and Bones, com quinze faixas de selecionadas em três concertos em Los Angeles. Um DVD foi lançado logo depois, e apresenta faixas não disponíveis no CD.


Echoes, Silence, Patience and Grace
Em 25 de setembro de 2007 a banda lançou seu mais recente álbum, Echoes, Silence, Patience and Grace, o álbum é lançado pela RCA Records. Nesse novo trabalho eles voltam a trabalhar com o produtor Gil Norton, que não produzia um disco do Foo Fighters desde The Colour and the Shape de 1997. O álbum já conta com o seu primeiro single, "The Pretender".


Integrantes

Dave Grohl em concerto com a banda, 2005
[editar] Formação atual
Dave Grohl - (vocal e guitarra) (1995-atualmente)
Taylor Hawkins - (bateria e vocal de apoio) (1997-atualmente)
Nate Mendel - (baixo) (1995-atualmente)
Chris Shiflett - (guitarra e vocal de apoio) (1999-atualmente)

Integrantes anteriores
William Goldsmith - (bateria) (1995-1997)
Pat Smear - (guitarra e vocal de apoio) (1995-1997)
Franz Stahl - (guitarra e vocal de apoio) (1997-1999)

Discografia

Álbuns de estúdio
1995 - Foo Fighters
1997 - The Colour and the Shape
1999 - There Is Nothing Left to Lose
2002 - One by One
2005 - In Your Honor
2007 - Echoes, Silence, Patience and Grace

Álbuns ao vivo
2006 - Skin and Bones

EPs
2005 - Five Songs and a Cover

pensamento (machista) do dia

.



Que nome se dá a um grupo de cinco homens
à espera das suas mulheres, enquanto estas fazem compras ?
"5 à Sec ! ! !"

PRELIMINARES

.
Sábado...

Como é habitual, levantei-me cedo, vesti-me silenciosamente, tomei o
café e fui passear o cão.
De seguida, fui até á garagem e engatei o barco de pesca no meu 4x4.
De repente, começou a chover torrencialmente, a nevar e apareceram
ventos a mais de 80 km/h.
Liguei o rádio e ouvi que o tempo iria permanecer assim durante todo o dia.
Voltei imediatamente para casa, silenciosamente tirei a minha roupa e
deslizei rapidamente para debaixo dos cobertores.
Afaguei as costas da minha mulher suavemente e sussurrei muito baixinho:
- O tempo lá fora está terri­vel.
Ela, ainda meio adormecida e enroscando-se de costas para mim, respondeu:
- Finalmente chegaste. Tu acreditas que o idiota do meu marido foi
pescar com este tempo?

terça-feira, janeiro 15, 2008

FOI A 16 DE JANEIRO , de 1979, que se iniciou a REVOLUÇÃO IRANIANA

.
Revolução Iraniana

A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã - até então comandado pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi - de uma monarquia autocrática pró-Ocidente, em uma república populista teocrática islâmica sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini. Para efeito de análise histórica, a Revolução Iraniana é dividida em duas fases:

na primeira fase, houve uma aliança entre grupos liberais, grupos de esquerda e religiosos para depor o xá;
na segunda, freqüentemente chamada Revolução Islâmica, viu-se a chegada dos aiatolás ao poder.

Antecedentes
O xá estava no poder desde 1941, com uma curta interrupção em 1953 quando teve que abandonar o país. Retornou no mesmo ano ao depor o governo democraticamente eleito de Mohammad Mossadeq, com a ajuda de uma operação da CIA, batizada de Operação Ajax. Pahlevi manteve boas relações com os Estados Unidos, porém conflitou com as visões tradicionais do Islão sobre o álcool, o jogo e as relações sexuais antes do casamento, as quais se recusou a banir. O regime era conhecido por sua corrupção política e práticas brutais, as quais, como resposta, suscitavam protestos tanto internos quanto da comunidade internacional.


Uma forte oposição surgiu durante o regime do xá. Particularmente importante era a oposição religiosa, que crescia desde longa data. A Ulema, ou comunidade de estudiosos das leis islâmicas, unia preocupações religiosas e seculares com uma longa história de ativismo social. Assim, mesclava oposição à brutalidade do governo a um forte compromisso em lutar contra a pobreza. Seu ativismo se mostrava conservador dos valores islâmicos e, à medida em que crescia, o governo reprimia violentamente os dissidentes. Em 1963, por exemplo, estudantes islâmicos foram violentamente atacados quando protestavam contra a abertura de um bar.

O aiatolá Khomeini era um líder da oposição que afirmava que o regime do xá era uma tirania. Após sua prisão e seu exílio em 1964, os protestos dos clérigos aumentou. Em resposta, Pahlevi decidiu enfrentar os religiosos com violência, prendendo e matando manifestantes. Não se sabe quantos morreram nesta campanha: o regime de Pahlevi falou em 86 mortos; os religiosos afirmaram que foram milhares.

De 1963 a 1967 a economia iraniana cresceu consideravelmente, graças aos aumentos do preço do petróleo e também com a exportação de aço. A inflação cresceu no mesmo período e, embora a economia crescesse, o padrão de vida dos pobres e das classes médias urbanas não melhorava. Ao invés disso, apenas a rica elite e os intermediários das companhias ocidentais é que se beneficiavam das extravagâncias do xá. O governo também dispendia grandes somas na compra de armamentos modernos, particularmente dos Estados Unidos.

Enfrentando crescente oposição de líderes religiosos e de pequenos empresários, o regime do xá decidiu, em 1975, empreender um novo esforço para controlar a sociedade iraniana. Este esforço visava diminuir o papel do islamismo na vida do reino, ressaltando, para isto, as conquistas das civilizações pré-islâmicas do país, especialmente a civilização persa. Nesta linha, em 1976 o calendário islâmico, lunar, foi banido do uso público e substituído por um calendário solar. Publicações marxistas e islâmicas também sofreram forte censura.

As reformas do xá também ficaram conhecidas como a revolução branca. Também foi abolido o regime feudal (dividindo terras dos líderes religiosos, o que diminuiu suas rendas) e dado direito ao voto às mulheres (o que foi visto pelos líderes religiosos como um plano para "trazer as mulheres para as ruas").


A situação pré-revolucionária no Irão
A população mais pobre do país tendia a ser o segmento mais fervorosamente religioso e o menos ocidentalizado. Os pobres viviam predominantemente no campo, ou habitavam favelas das grandes cidades, especialmente de Teerã. Eles desejavam o retorno aos valores básicos do islamismo, em oposição aos esforços modernizadores do regime, cujas promessas de progresso lhes soavam falsas, e baseadas no crescente distanciamento entre os mais ricos e os mais pobres.

À medida em que a classe média urbana se educava e se expunha aos valores ocidentais, parte dela passou a enxergar o regime do xá como parte do problema. Além disso, após sua restauração em 1953, a posição do xá tornou-se particularmente perigosa. Isto em grande parte devido aos seus fortes laços com o Ocidente, a corrupção interna, as reformas impopulares e a natureza despótica de seu regime, especialmente a repressão da polícia política, conhecida como Savak.

No início da década de 1970 o preço do petróleo cresceu rapidamente, e o descontentamento com a corrupção, os gastos supérfluos e a com violenta repressão aumentaram. A decadência interna foi bem ilustrada com a comemoração dos 2500 anos da fundação do Império Persa, ocorrida em outubro de 1971 em Persépolis, com três dias de celebrações a um custo total de US$ 300 milhões. Dentre as extravagâncias havia 1 tonelada de caviar preparada por 200 chefs vindos diretamente de Paris. Enquanto isto, muitos no país sequer tinham comida ou moradia decente.

À medida em que a desigualdade crescia, os protestos por mudanças aumentavam. Até mesmo elementos pró-ocidentais no Irã se incomodaram com a crescente autocracia e a crescente repressão da polícia secreta. Muitos deixaram o país antes da revolução, enquanto outros começaram a se organizar. Ao mesmo tempo, um movimento populista passou a se organizar nas mesquitas, através de sermões que denunciavam a maldade do Ocidente e dos valores ocidentais. O choque entre uma crescente população jovem e um regime que não oferecia nem os avanços de um estado moderno, nem a estabilidade de uma sociedade tradicional, criaram as condições para uma revolução.


Protestos e revolução
Em 1977, após pressões por direitos humanos feitas pelo então presidente norte-americano Jimmy Carter (que ameaçou embargar o suprimento de armas) o regime do xá fez concessões, libertando 300 prisioneiros políticos, relaxando a censura e reformando o sistema judicial. Este relaxamanto conduziu ao aumento de protestos da oposição, e escritores passaram a reivindicar a liberdade de pensamento. Ao mesmo tempo, a política de reforma agrária implementada pelo xá sob pressão da administração Carter enfureceu os mulás (líderes religiosos) que declararam uma guerra santa ao xá.


Em 1978 uma série de protestos, iniciada com um ataque à figura de Khomeini na imprensa oficial do país, criou um ciclo ascendente de violência, até que, em 12 de dezembro daquele ano, cerca de 2 milhões de pessoas inundaram as ruas de Teerã para protestar contra o xá. O exército começou a se desintegrar, à medida em que os soldados se recusaram a atirar nos manifestantes e passaram a desertar. O xá concordou em introduzir uma constituição mais moderada, porém já era tarde para isto. A maioria da população já era leal a Khomeini, e, quando ele pediu o fim completo da monarquia, o xá foi forçado a abandonar o país, a 16 de janeiro de 1979.


KOMEINI FOI RECEBIDO COM ESPERAMÇA, EM BREVE TRARIA O IRÃO PARA A IDADADE MÉDIA

Khomeini retornou da França em 1 de fevereiro, convidado pela revolução anti-xá que prosseguia, e rapidamente afastou os elementos mais moderados, criando uma república islâmica onde se tornou o líder supremo

PRELIMINARES

.
Sabe aquelas atendentes/recepcionistas presunçosas que, na frente de todo mundo, fazem questão de exercer os seus 15 segundos de poder?
Existe coisa pior?!
Um senhor de 86 anos entrou na sala de espera superlotada de um consultório médico. Quando ele se aproximou da mesa da recepção, a mocinha lhe indagou:
- Pois não, senhor, o que há de errado com a sua saúde?
- Bem, tem alguma coisa errada com meu pênis.
A recepcionista se irritou:
- O senhor não devia dizer uma coisa dessas numa sala de espera tão cheia!
- Por que não? Você me perguntou o que havia de errado e eu lhe respondi!
- Mas desse jeito o senhor causa embaraço aos presentes!
O senhor devia ter dito que está com um problema na orelha ou, qualquer coisa assim, e depois explicar para o doutor, lá dentro do consultório.
O homem retirou-se da sala, esperou alguns instantes e depois entrou de novo.
A recepcionista sorriu e perguntou:
- Sim? Qual é o seu problema?
- Tem alguma coisa errada com a minha orelha.
A recepcionista fez um aceno de aprovação e sorriu triunfante, saboreando o momento.
- E o que está errado com a sua orelha, senhor?
- Não consigo mijar.

ALMOÇO DE 31 DE JANEIRO

.
VEM AÍ A NOSSA "CIMEIRA" MENSAL,
O ALMOÇO DE 31 DE JANEIRO



Desta vez a produção está a cargo do Parente, e vai ter lugar na BATERIA DO FORTE DA LAGE, em PAÇO DE ARCOS

COMO SE VAI PARA LÁ?

Se estivermos de frente para o Pavilhão do Clube Desportivo de Paço de Arcos, olhamos para a esquerda, e percorremos a Avenida Boneville Franco durante aproximadamente 1 km. Os primeiros 400 metros pelo asfaltado , os ultimos 600 metros em terra batida (mas de boa qualiadde). E pronto é só entrar no Forte.
Lugares para arrumar é à vontade.

O Parente pede para confirmarem para o tlm 918692714 ou 935692714.

Espera-se o êxito do costume e que se bata o record de presenças, que está em 42.

segunda-feira, janeiro 14, 2008

NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA VAMOS TER BTL EM LISBOA

.
Turismo: BTL 2008 aposta este ano nos Açores e Madeira


A Bolsa de Turismo de Lisboa, que comemora 20 anos, arranca quarta-feira dia 16 com aposta na gastronomia e destaque de regiões portuguesas Madeira e Açores, numa feira onde o espaço está praticamente esgotado devido ao aumento da procura.

Mesmo assim, a BTL 2008, que se inicia quarta-feira, ainda encontrou maneira de receber novos países com presença directa na sua mostra, com a Eslovénia, Japão e Uruguai a participarem, e apresentar uma exposição que ilustra as duas décadas do evento e a evolução ao longo dos anos, reflectindo o desenvolvimento do próprio Turismo em Portugal.

A BTL é uma oportunidade de todos os agentes do sector turístico nacional apresentarem as suas alternativas de férias e deslocações, não só entre empresas, mas também ao público consumidor, ao mesmo tempo que é aproveitada a presença no mesmo espaço para serem analisados e discutidos assuntos que a todos interessam.

A oferta internacional, com países tão diversos como Brasil, Espanha, Japão ou Norte da Europa, tem sempre boa recepção da parte dos potenciais turistas, mas também dos operadores e agentes de viagens portugueses que formalizam negócios e aproveitam para idealizar pacotes de férias.

Além de promover o contacto entre os 970 expositores directos e indirectos e as empresas, entidades e instituições, a BTL deste ano decidiu inovar e destacar dois destinos nacionais, a Madeira e os Açores, que ficam responsáveis pela área de gastronomia, aproveitando para dar a conhecer os pratos mais característicos de cada uma das regiões autonómas.


O Brasil mantém a tradição de ter o maior stand da BTL, embora o responsável saliente a «grande presença» de Espanha, através de várias das suas regiões.

Ao longo de quatro pavilhões e uma área multiusos, 750 empresas apresentam os seus produtos, sendo o primeiro destinado às regiões portuguesas, o segundo terá a oferta nacional da distribuição, animação turística e alojamento, o terceiro apresenta 50 destinos internacionais, além dos transportes, enquanto o pavilhão 4 recebe as empresas da área de serviços e equipamentos relacionados com a actividade turística.

A gastronomia e vinhos, incluindo um espaço para preparação de refeições gourmet com diferentes conceitos gastronómicos, estará no pavilhão 4.

A possibilidade de contactos entre empresários e agentes do sector iniciada há alguns anos vai manter-se com as reuniões entre compradores internacionais e empresas participantes na BTL.

A BTL de 2008 conta ainda com a celebração de novas parcerias, como a que foi estabelecida com a CP, que, juntamente com a TAP, será a transportadora oficial do certame, que permitirá que os visitantes credenciados na BTL e os titulares de cartão fidelização da FIL possam usufruir de um desconto entre os 20 e os 30% nas viagens ferroviárias com destino ao evento.

A BTL decorre de quarta-feira a domingo, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Vamos até lá

DIA DE REIS, NÃO!!!

.

Hugo Chávez, prohibe fiesta en honor a los Reyes Magos.
Dice que:
¡¡¡Si un rey lo mandó a callar, Tres lo mandarían a la mierda...!!

a 14 de Janeiro ..de 1900, estreou-se a ópera TOSCA de PUCCINI

.
Tosca
Ano de estreia 1900
Local de estreia Teatro Costanzi, Roma
Tosca é uma ópera em três atos de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado na peça de mesmo nome de Victorien Sardou. Estreou no Teatro Costanzi de Roma, a 14 de janeiro de 1900.


Personagens
Floria Tosca (célebre cantora de ópera) soprano
Mário Cavaradossi (pintor, amante de Floria Tosca) tenor
Cesare Angelotti (ex-cônsul, prisioneiro político) barítono
Barão Scarpia (chefe da polícia de Roma) barítono
Spoletta (agente da polícia) tenor
Sciarrone, sargento da polícia baixo
Um sacristão baixo
Um carcereiro baixo
Um pastor contralto

A história passa-se em Roma, em 1800.

Sinopse
Óperas de Giacomo Puccini

Le Villi (1884)
Edgar (1889)
Manon Lescaut (1893)
La Bohème (1896)
Tosca (1900)
Madama Butterfly (1904)
La Fanciulla del West (1910)
La Rondine (1917)
Il Trittico: Il Tabarro (1918)
Il Trittico: Suor Angelica (1918)
Il Trittico: Gianni Schichi (1918)
Turandot (1926)


v • d • e
Ato I
A Igreja de Sant'Andrea della Valle, em Roma

Angelotti acaba de fugir do Castelo de Sant'Angelo. Aterrorizado e ofegante, ele entra na igreja, aparentemente vazia. Sua irmã, a Marquesa Attavanti, está colaborando na sua fuga. Ela entrou na igreja alguns dias antes e, fingindo que rezava, escondeu uma chave aos pés da Madona; é a chave da capela dos Attavanti. Ele recolhe a chave rapidamente, entra na capela, e se esconde. Na igreja há uma grande pintura coberta com um pano, e diversos apetrechos de pintor. Um sacristão entra cantarolando. Sinos badalam, é a hora do Angelus, ele se ajoelha e reza. Chega Cavaradossi, o artista revolucionário esquerdista e voltairiano (adepto de Voltaire), e descobre o quadro no qual está trabalhando: é um retrato de Maria Madalena. O pintor canta enquanto trabalha, e o que ele canta é um hino de amor à arte, à vida, e à sua amante, Floria Tosca, uma cantora de ópera (Recondita armonia). O sacristão se apercebe de que o rosto da mulher que Cavaradossi está pintando é o mesmo de uma dama que veio à igreja rezar no dia anterior. Tendo trazido um cesto com comida e vinho, pergunta ao pintor se ele vai querer comer; ele responde que não está com fome, e despede o sacristão. Angelotti sai da capela e Cavaradossi reconhece seu amigo; os dois partilham os mesmos ideais revolucionários. A conversa dos dois é interrompida pela chegada de Tosca, que entra na igreja gritando "Mario! Mario!" Cararadossi dá o cesto de comida ao amigo e pede a ele que se esconda de novo, por precaução. Tosca pergunta com quem ele estava falando. "Contigo," diz o pintor. Tosca olha para o quadro e reconhece o modêlo. "É a Attavanti. Ela esteve aqui?" "Eu a vi ontem, mas foi por acaso," responde Mario. "Ela veio rezar e, sem que ela percebesse, pintei o seu retrato." Tosca olha para o retrato cheia de ciúmes. A Attavanti tem os olhos azuis, Tosca tem os olhos negros. "Pinta os olhos dela de negro," diz Tosca. Mario e Tosca cantam um ardente dueto de amor. Cavaradossi pede a ela que vá, porque ele precisa trabalhar. Ainda desconfiada, ela diz: "Mas pinta os olhos dela de negro!" e parte. Angelotti sai do esconderijo, e Cavaradossi lhe diz que a Tosca é bondosa, mas como ela não esconde nada do seu confessor, ele preferiu não contar nada a ela por enquanto, e pergunta a Angelotti qual é o seu plano. Este responde que sua irmã escondeu roupas de mulher para ele sob o altar; assim que escurecer ele as vestirá e fugirá. Cavaradossi oferece a Angelotti esconderijo em sua própria casa. Neste instante, ouve-se um tiro de canhão, vindo do Castelo de Sant'Angelo: a fuga de Angelotti foi descoberta. Angelotti pega as roupas de mulher, ele e Cavaradossi saem da igreja rapidamente; mas Angelotti deixa cair um leque. O sacristão entra na igreja com um bando de padres, coroinhas e membros do coro, fazendo algazarra e em grande alegria: parece que Napoleão foi derrotado. Vai haver uma grande festa esta noite, com fogos de artifício e uma cantata no Palazzo Farnese com Floria Tosca. Chega Scarpia, acompanhado de Spoletta e vários policiais. Interroga o sacristão: "Um prisioneiro de estado acaba de fugir do Castelo de Sant'Angelo. Está escondido aqui?" Neste instante, Tosca entra na igreja para avisar Cavaradossi que não poderá estar com ele esta noite devido ao espetáculo no Palazzo Farnese. Enquanto seus homens revistam a igreja, Scarpia dirige-se a Tosca. "Permita-me cumprimentá-la, madame, eu sou seu admirador," diz ele, beijando a mão da famosa diva. "Admiro suas virtudes. São raras as cantoras de ópera que vêm à igreja rezar. Pelo menos a Senhora não faz como certas damas, que entram na igreja para namorar pintores," diz ele, apontando para o retrato da Attavanti. "O que está dizendo?" indaga Tosca, atônita. "Tem provas?" "Por acaso isto é apetrecho de pintor?" diz Scarpia, mostrando a ela o leque com a insígnia da Marquesa Attavanti que encontrou no chão. Num instante, Tosca imagina a cena toda: Mario e a Attavanti se beijando, ela entra na igreja, a Attavanti foge, deixando cair o leque. Corroída de ciúmes, ela sai rapidamente da igreja, que começa a se encher de fiéis, bispos, padres, e um cardeal, para ouvirem um Te Deum que será cantado para celebrar a vitória contra Napoleão. Scarpia ordena a seus homens que a sigam.


Ato II
Palazzo Farnese

Um espaçoso salão no terceiro piso do Palazzo Farnese. Vê-se uma ampla mesa recoberta de candelabros, vinhos, e iguarias finas. No primeiro e no segundo pisos do mesmo palácio a rainha Maria Carolina dá uma festa em honra de Melàs, o general que derrotou Napoleão. Ouve-se o som de gavotas vindas do andar de baixo, Tosca ainda não chegou para a cantata. Enquanto saboreia um vinho e prova umas iguarias, Scarpia medita. Seu objetivo é duplo: político e sexual. Cavaradossi e Angelotti, ele quer executá-los; Tosca, ele a quer possuir. Entra Sciarrone; Scarpia escreve rapidamente um bilhete, e diz a ele que o entregue a Tosca assim que ela chegar. Então ele canta um monólogo musical tão impressionante como o de Iago no segundo ato do Otello de Verdi, no qual ele joga luz sobre sua personalidade, mostrando claramente que tipo de pessoa ele é. Chega Spoletta, trazendo uma má notícia e uma boa. Revistaram toda a casa de Cavaradossi e não conseguiram encontrar Angelotti. Encontraram Cavaradossi, contudo, e ele é trazido para ser interrogado por Scarpia, ao mesmo tempo em que se ouve a voz da Tosca e do coro cantando a cantata no andar de baixo. Scarpia interroga Cavaradossi: ele quer saber onde está Angelotti. O que se segue então é musicalmente interessante, quando o som da cantata que vem do andar de baixo se mistura às linhas melódicas das vozes de Scarpia, de Spoletta, e de Cavaradossi, um exemplo engenhoso e bastante peculiar de polifonia. Scarpia, furioso, fecha a janela violentamente, interrompendo o som da cantata, e pergunta onde está Angelotti. Cavaradossi insiste que não sabe. Scarpia diz que uma pronta confissão evitará maiores sofrimentos. Tosca entra e, ao ver Mario, corre para abraçá-lo; Mario pede a ela que não diga nada do que sabe. Scarpia ordena que Mario seja torturado. Os gritos lancinantes do amante vindos da outra sala vão minando pouco a pouco a resistência de Tosca, que não aguenta mais e acaba revelando o lugar onde está escondido Angelotti. Mario desmaia. Seu corpo inerte e ensanguentado é trazido para a sala e posto no divã. Tosca o abraça e beija; ele volta a si. Sciarrone entra e anuncia: Napoleão é vitorioso na batalha de Marengo; a notícia anterior (da derrota) era falsa. Cavaradossi grita: Vittoria! Vittoria! Canta a plenos pulmões um pequeno hino de alegria e louvor à vitória de Napoleão: L'alba vindice appar che fa gli empi tremar! Scarpia declara que ele é um homem morto. Mario é arrastado para fora, e Scarpia fica a sós com Tosca. Oferece-lhe um gole de vinho e diz a ela que se acalme e não fique tão assustada. "Vamos buscar juntos um jeito de salvá-lo," diz. "Você me pede uma vida. Eu só lhe peço um instante." Tenta agarrá-la, beijá-la; Tosca o repele com violência: "você me causa nojo." Scarpia ri. Ouve-se rufar de tambores, "estão preparando o patíbulo para o seu amante," diz Scarpia. Caída no chão, ela canta Vissi d'arte, vissi d'amore (Eu vivi para a arte, eu vivi para o amor). Podemos comparar esta ária com o lamento de Jó ou de algum salmista da Bíblia, quando se sente injustamente maltratado. Batem à porta: é Spoletta, que traz a notícia de que Angelotti se suicidou assim que os guardas de Scarpia o encontraram. Anuncia que tudo está pronto para a execução de Mario, aguardam apenas a ordem de Scarpia. Este olha para Tosca e pergunta: "E então?" Ela responde que sim, está pronta a ceder aos desejos do infame animal, desde que liberem Mario imediatamente. Scarpia responde que não pode fazer graça abertamente, tem que haver uma execução simulada. Dá a ordem a Spoletta na frente de Tosca: execução à la Palmieri. "Sim, senhor, à la Palmieri," diz Spoletta, e se retira. A mensagem em código é esta: ao conde Palmieri também foi prometida uma execução simulada, e ele acabou sendo fuzilado do mesmo jeito. Tosca não percebe que foi enganada. Sozinha com Scarpia, ela pede a ele um salvo-conduto que ela e Mario possam escapar do país. Scarpia senta-se para escrevê-lo. Enquanto ele escreve, ela se aproxima da mesa, prova um gole de vinho, umas uvas, e vislumbra uma faca afiada e pontiaguda, usada para cortar um peru. Olhando fixamente para Scarpia, que está ocupado escrevendo, ela pega a faca e a esconde atrás de si. "Está pronto," diz Scarpia; mas ao tentar se levantar da cadeira, recebe uma facada nas costas, duas, três... Tenta gritar, mas o sangue lhe invade a garganta e o afoga. Ti soffoca il sangue? Ti soffoca il sangue? Ela golpeia com vontade, parecendo possuída pelo próprio sadismo do vilão. Morre, danado! Quando percebe que já está golpeando um cadáver, ela diz: Or gli perdono, ao mesmo tempo que a orquestra toca um tema em forte em fá sustenido menor, o leitmotiv do destino de Tosca. E avanti a lui tremava tutta Roma, e diante dele toda Roma tremia. Ela acende duas velas, põe uma de cada lado do cadáver, põe um crucifixo no peito do mesmo, pega o papel que está sobre a mesa, e se retira de cena.


Ato III
Castelo de Sant'Angelo

O dia amanhece em Roma. Do terraço do Castelo de Sant'Angelo vislumbra-se à luz cinzenta e vermelho-escura da manhã o Vaticano e a Basílica de São Pedro. A hora da execução se aproxima. Um carcereiro chega à cela de Cavaradossi e pergunta se ele quer ver um padre. O revolucionário esquerdista voltairiano responde que não. Ele tem, contudo, um último desejo: quer deixar uma última mensagem para uma pessoa amada. Em troca, oferece ao carcereiro seu anel, única coisa que lhe resta. Chegou a hora de E lucevan le stelle, hora em que as palavras perdem o seu poder de expressão. Suas últimas imagens do mundo, seus momentos felizes ao lado de Tosca. Tosca chega correndo com um papel na mão, acompanhada de um sargento que abre a porta da cela. Abraçam-se, beijam-se, o dueto de amor que se segue é cheio de alegria. Ela conta como deu morte a Scarpia. O dolci mani, ó doces mãozinhas, capazes de matar. Tosca lhe explica, contudo, que ele deve passar por um último ritual antes de escapar daquele inferno: a execução simulada. Sendo, como é, uma artista de teatro, ela sabe todos os truques cênicos, inclusive como cair sem se machucar. Instrui a ele para que não se levante enquanto ela não chamar. O carcereiro chega com os guardas e dizem a ele que está na hora. "Estou pronto," diz Mario. Os preparativos parecem levar uma eternidade, o nervosismo se apossa de Tosca; este é o último ato, a última coisa a fazer antes que possam escapar desse inferno. Mario é posto contra a parede. Atiram, ele cai. Vista de longe, a cena parece perfeita. "Como é lindo o meu Mario," ela exclama. "Que artista!" Os guardas vão embora, e ela se aproxima de Mario. Ao ver que ele está morto, solta um grito. O assassinato de Scarpia foi descoberto, correm atrás dela. Montada no parapeito do terraço, ela exclama: "Perante Deus, Scarpia!" e salta para a morte.


Curiosidades
Quando a ópera estreou, a 14 de janeiro de 1900, a atmosfera política na Itália era tensa, com muita agitação revolucionária de caráter socialista e anarquista contra a monarquia e a política reacionária do rei Umberto I, que seria assassinado em Monza seis meses mais tarde. A rainha e o primeiro ministro assistiram à estréia, e por essa razão alguns temiam um ataque terrorista contra o teatro. Tosca era uma ópera profética do século que estava para começar. É uma ópera sangrenta, e este seria um século sangrento. Scarpia parece prenunciar Hitler, Stalin e outros ditadores. Quando Tosca salta para a morte, no momento final da ópera, parecemos ouvir o riso de Scarpia, vitorioso mesmo depois de morto. Quem vence, afinal? As forças do mal ou as forças do bem? A pergunta permanece sem resposta. "Perante Deus, Scarpia." Perante Deus.