sexta-feira, outubro 31, 2008

FRASE DO DIA

.
'Eu não me importo de vir trabalhar ...Mas ter que esperar 8 horas pra voltar pra casa é duro.'

OS NOSSOS ARTISTAS - CHICO DIAS


TRABALHO DO NOSSO COMPANHEIRO CHICO DIAS

preliminares

.
Numa operação nocturna a polícia manda
parar um condutor e faz-lhe um teste de alcóol.
Quando obtém o resultado o polícia diz-lhe:
- Veja... Não tem vergonha!???
(Mostrando-lhe o aparelho que marcava 3,45)
E responde o bêbado:
- PORRA!!!! Um quarto para as 4!!!
A minha mulher vai-me matar

CIMEIRA DO FORTE DA LAGE II


DESTA VÊZ, AQUI O ESCRIBA NÃO PÔDE ESTAR PRESENTE, MAS RECEBEU UM PUDINZITO, MANDOU O CASCADA
.
REALIZOU-SE A CIMEIRA DO FORTE DA LAGE II
FOI O NOSSO ENCONTRO MENSAL DE OUTUBRO.

clicar na imagem para aumentar)

A realização esteve a cargo do Parente , e o local foi o Forte da Lage em Paço de Arcos.

O PARENTE ESTEVE NO COMANDO(s),FOI O OFICIAL DE DIA.

O dia esteve muito feio , com frio e chuva o que originou alguns "noshows".
DESDE CEDO O PESSOAL FOI CHEGANDO AO FORTE

Estiveram mesmo assim 27 companheiros:



Guilhermina ,Rui Sousa, Suzete,Azevedo,Canelas,Alcântara Melo,Pereira de Sousa,Ramos
Carlos Silva (ex Secretaria DGCM),Parente,Irene,Peixoto,Coelho Almeida,Maria joão
Sampaio,Mini Marques,Pestana,Dina, Trindade- (ex Reservas M. Pombal,),Chico Dias
Manuela Mascarenhas,Cascada,Manuela Brito e Silva,Augusto,Calado Lopes,Regina e
Mendonça





A DINA E O AZEVEDO


A GUILHERMINA E O RUI BRITO DE SOUSA

PALPITES - Última Jornada de Outubro

VAMOS TER ESTE FIM DE SEMANA
A ULTIMA JORNADA DESTE RENHIDO
PALPITES DE OUTUBRO.

A FILIPA E O COTRIM SEPARADOS
POR APENAS 1 PONTO SÃO OS MAIS
PROVÁVEIS VENCEDORES, MAS NÃO
ESQUECER O TIAGO, O NUNO, O
JOÃO , A 4,5, E 5 PONTOS SÓ,
DO PRIMEIRO LUGAR.

JOGOS





( CLICA NA IMAGEM PARA AUMENTAR )

CLASSIFICAÇÃO À PARTIDA PARA ESTA JORNADA
1.FILIPA.................38..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
2.Cotrim..............39..G.DESK/BENFICA
3.Tiago Sacramento.42..TARIFAS-AFRICAS/BENFICA
4.Nuno Matos..........43..AMERICAS/BENFICA
5.João Fernandes.....44..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
6.Francisco............45..AFRICAS/SPORTING
7.Soraia................46..CODESHARES/BENFICA
8.Valente..............47..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
..Mário Pereira........47..LISRJ/SPORTING
..Mendonça..........47..EX-RC-LISRY/SPORTING
9.Ligia..............48..CHF.REV/BENFICA
10João Roque.........49..TAP.GENEVE/SPORTING
11Azevedo............50..EC-RC-LISRY/SPORTING
12Leonor..............51..GRP.DESK/SPORTING
..Herdeiro..........51..EX-RC-REV/SPORTING
..Peixoto............51..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
13Pedro Pereira.....52..AVAILABILITIES/BENFICA
14Ondina...............53..G.DESK/SPORTING
15Célia................55..CODESHARES/SPORTING
16Miranda.............57..EX-RC-REV/BENFICA
17Vitor Santos.......60..BACKOFFICE/ATLETICO
..Paulo...............60..TARIFAS/SPORTING
18Carmen............61..BACKOFFICE/BENFICA

quinta-feira, outubro 30, 2008

a 30 de Outubro nasceu MARADONA

.
Diego Maradona


Nome completo Diego Armando Maradona
Data de nasc. 30 de Outubro de 1960(30-10-1960) (48 anos)
Local de nasc. Lanús, Argentina

Diego Armando Maradona (Lanús, 30 de outubro de 1960) é um ex-futebolista argentino e DESDE ONTEM, treinador da Seleção Argentina de Futebol. Foi também conhecido como El Pibe de Oro, D10S, ou El Diez. Considerado por muitos como o melhor jogador de todos o tempos, Maradona comandou a seleção Argentina na Copa do Mundo de 1986, contribuindo decisivamente para a conquista do bicampeonato mundial argentino. Sua carreira esportiva foi interrompida precocemente em função do consumo de substâncias entorpecentes. Maradona é conhecido pelos seu dribles incríveis,suas arrancadas geniais e seus passes de extrema categoria.



Biografia
Diego Maradona, que é canhoto, cresceu num bairro de Lomas de Zamora na periferia da cidade de Buenos Aires chamado "Villa Fiorito". Filho de operário, começou a jogar futebol com nove anos num time infantil, Los cebollitas. Em 1976, com quinze anos, foi contratado pelo clube da primeira divisão, Argentinos Juniors e um ano depois foi convocado para jogar na seleção argentina. Era chamado "El Pibe de Oro" (O Garoto de Ouro). Em 1980 foi vendido ao Boca Juniors e dois anos mais tarde ao FC Barcelona da Espanha. Em 1984, foi contratado pelo SSC Napoli da Itália e lá ganhou dois campeonatos italianos em 1986/87 e 1989/90, uma Copa Italia (1987), uma Copa Uefa (1989) e uma Supercopa Italiana (1990).

Em 1979, foi o capitão da equipe que ganhou o campeonato mundial sub-21. O desempenho de Maradona na Copa do Mundo na Espanha, em 1982, ficou abaixo das expectativas. Já na Copa do Mundo de 1986, atingiu seu ponto máximo como jogador, conduzindo à vitória a seleção argentina contra a Alemanha (3 a 2) na final. Nessa copa, Maradona marcou um gol, considerado por muitos como um dos mais bonitos da história do futebol: partindo do campo de defesa de sua equipe, driblou uma série de jogadores Ingleses, incluindo o goleiro, finalizando então para as redes. No mesmo jogo, anteriormente, ele tinha realizado um gol com a mão, declarando posteriormente que Fue la mano de Dios ("Foi a mão de Deus"). Na Copa do Mundo de 1990, ajudou a Argentina a ir à final, terminando em segundo lugar, perdendo por 1 a 0 para a Alemanha.


A relação de Maradona com as substâncias entorpecentes tornou-se pública pela primeira vez em 1991, quando foi expulso do Nápoli após ser reprovado em um teste antidoping. Voltou então à Espanha, jogando pelo Sevilha e logo à Argentina para jogar pelo Newell's Old Boys da Cidade de Rosario. O problema com as drogas voltaria a acontecer na Copa de 1994, quando o teste antidoping detectou que ele havia utilizado a substância proibida efedrina e foi suspenso pela FIFA por um ano. A seleção da Argentina, que o tinha como capitão, acabou sendo derrotada nas oitavas-de-final pela Romênia. Depois desse ano e passada a suspensão, Diego voltou ao Boca Juniors, onde jogou até 1997. No dia do seu 37° aniversário se retirou definitivamente dos campos de futebol.

Durante o ano 2000 esteve em uma clínica de recuperação em Cuba, onde decidiu escrever seu livro autobiográfico intitulado "Yo soy el Diego" ("Eu sou o Diego").

No dia 10 de novembro de 2001 Maradona jogou uma partida homenagem junto com os craques atuais. Mas esta vez quem deu o show foi a fiel torcida argentina que merecidamente aclamou seu ídolo mais querido.

Na Argentina, durante 2005, Maradona foi apresentador de um programa de TV, "La noche del Diez" ("A noite do Dez"), onde recebeu figuras de todo o mundo, como Pelé, Xuxa e Mike Tyson.

Em 28 de março de 2007 sofreu uma recaída e foi internado com uma crise hepática causada por abuso de álcool.

Hoje em dia ele é um torcedor fanatico do Boca Juniors.

Recentemente o realizador KUSTURICA, produziu um filme sobre Maradona que está sendo um enorme êxito, estreou-se em Lisboa na DOCLISBOA2008, e em breve poderemos vê-lo num cinema perto de nós...



Maradona assumiu ONTEM o comando da Seleção Argentina em outubro de 2008, após a saída de Alfio Basile.

CIMEIRA DO FORTE DA LAGE II



Está neste momento a decorrer no Forte da Lage, em Paço de Arcos, o nosso encontro mensal.

A habitual crónica e imagens serão aqui pubicadas logo que recebidas.

comprou a chave do céu



No Brasil , a Igreja Universal do Reino de Deus extorquiu de modo continuado mais de 50 mil reais a um perturbado mental, cobrando como dízima os "milagres" que ia "agenciando" com Deus e Jesus Cristo. Chegou a vender ao "crente" a "chave do céu" e uma certidão de dízimo "assinada" pli próprio Jesus Cristo....

noticia:
A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a devolver ao fiel Edson Luiz de Melo todos os dízimos e doações feitas por ele. De acordo com o processo movido por sua mãe, Edson, que é portador de enfermidade mental permanente, passou a freqüentar a igreja em 1996 e desde então era induzido a participar de reuniões sempre precedidas e/ou sucedidas de contribuição financeira.

Segundo o advogado que representou o fiel, Walter Soares Oliveira, a quantia total a ser restituída será apurada com base nas provas, mas certamente ultrapassará os R$ 50 mil. Além de devolver as doações, a Igreja Universal ainda terá de indenizar o fiel em R$ 5 mil por danos morais.

No processo consta que 'promessas extraordinárias' eram feitas na igreja, em troca de doações financeiras e dízimo. Teria sido vendida a Edson Luiz, por exemplo, a 'chave do céu'. A vítima também recebeu um 'Diploma de Dizimista' assinado por Jesus Cristo. Com isso, as colaborações doadas mensalmente chegaram a tomar todo o salário do fiel, que trabalhava como zelador.

actualidade

quarta-feira, outubro 29, 2008

A ARTE DO CASCADA ESTEVE (e está) ÀMOSTRA

.
O Cascada pôs àmostra a sua arte, numa Exposição que a TRANCA tem vindo a anunciar.
Foi na segunda feira, e a TRANCA esteve lá, representada pela Ana Lúcia Herdeiro, que de câmera em riste fez estas imagens:


Alguns dos velhos companheiros lá estiveram a confraternizar , a admirar as obras expostas e a trocar memórias e projectos.

De Castro Verde ,segui à distância o acontecimento, tendo mesmo saudado o artista pelo telefone como se pode ouvir no filminho acima.

CALENDÁRIO JULIANO - DIA DE SANTA MÓNICA

.
CALENDÁRIO JULIANO, SANTA MÓNICA
..

.
Mónica a mais nova de três irmãs nasceu com a lua em Vénus, o Sol em Vénus, e todas as outras estrelas que valem a pena também em Vénus. Com um astral destes, e porque era uma mulher com tudo no sítio, cumpriu as previsões astrais, foi uma devassa. Seu pai, Ápio Claudio, um sabino (povo dos Apeninos) tinha uma pancada pelas Mónicas, e vai daí, pôs o nome a todas as suas três filhas. Mónica Vanessa, a mais velha, Mónica Kátia, a caçula, que acabou por casar com um emigrante Síbarita, no Dakota do Sul, e a nossa protagonista. Mónica Lavínia, a mais ardente das três. Eram as três muito unidas, tão ligadas, tão ligadas, que até lhes chamavam a cadeia das Mónicas. Junto com as suas irmãs, foi raptada naquele acontecimento que ficou na História Universal, conhecido pelo "Rapto das Sabinas" pelos romanos, no templo de Rómulo. Tornou-se despojo de um romano Tribuno da Plebe pequenino e bexigoso, inseguro por via da "ejaculatio precocis" que pouco tempo depois a perdeu na roleta para o Senador Numa Pompílio. Este, por Mónica Lavínia ter boa aparência, levou-a como estagiária para o seu gabinete no Senado. No Palatino actuou pêéfeérres, fez avios gerais, manipulação de charutos, "trabalhos de sopro" e mudanças de equipamento. Acusada de seduzir as Instituições, expulsa do Palatino, abriu uma lavandaria, e escreveu um best-seller "Nódoas do meu amôr". Canonizada ainda em vida pelo Papa Lucrécio, ainda hoje aparece nos notíciários de todo o mundo.

(REPRISE A PEDIDO)
# posted by Ricardo e José Júlio @ Quarta-feira, Junho 23, 2004

terça-feira, outubro 28, 2008

actualidade

O ALMOÇO DESTE MÊS, É JÁ DEPOIS DE AMANHÃ, DIA 30

.
É VERDADE, ESTE MÊS O NOSSO
ALMOÇO MENSAL, VAI TER LUGAR
NO FORTE DA LAGE, EM
PAÇO D'ARCOS, COM O PARENTE
NA ORGANIZAÇÃO.

O ultimo realizado neste local teve a presença de 42 companheiros, estabeleceu o record, e o ambiente foi este:

preliminares

.
Num supermercado, dois homens esbarram com os seus carrinhos de
compras.
'Desculpe, mas estava meio distraído. Estou a procurar a minha
mulher e não sei onde se encontra.'
'Mas que coincidência, eu também estou a procurar a minha. A
propósito, como é a sua?'
- 'É morena, tem um corpo esbelto, cabelos pretos até à cintura,
peitos duros e empinados para a frente, sem soutien e
está a usar
um vestido preto, meio transparente, com um decote
grande na frente.
E a sua?'
- 'A minha que se lixe, vamos mas é procurar a sua!'

A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS DEZ MANDAMENTOS

.
Deus perguntou aos Assírios:
Vocês querem um mandamento?
- Qual seria o mandamento, Senhor?
- Não matarás!
- Não obrigado. Isso interromperia as nossas conquistas.
Então, Deus perguntou aos Egípcios:
Vocês querem um mandamento?
- Qual seria o mandamento, Senhor?
- Não cometerás adultério!
- Não obrigado. Isso arruinaria as nossas festas.
Aborrecido, mas não derrotado, Deus perguntou aos Fenícios:
Vocês querem um mandamento?
- Qual seria o mandamento, Senhor?
- Não roubarás!
- Não obrigado. Isso arruinaria o nosso comércio.
Deus, enfim, perguntou aos Judeus:
Vocês querem um mandamento?
- Quanto custa?
- É de graça.
- Então queremos DEZ!

a 28 de Outubro foi inaugurada a ESTÁTUA DA LIBERDADE em NOVA YORK

.


a Estátua da Liberdade, está na entrada do porto de Nova Iorque desde 28 de outubro de 1886, sendo reconhecida em todo o mundo como um símbolo dos Estados Unidos. Comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que supostamente usou sua mãe como modelo. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel (mesmo projetista da Torre Eiffel).

A estátua mede 46,50 metros (92,99 m contando o pedestal). Apenas seu nariz mede 1,37 metro. Pesa 158 t repartidas no esqueleto de aço (127 t) e na estátua de cobre (31 t) e veio da França desmontada em 214 pacotes, é a escultura mais pesada do mundo com 225 toneladas segundo o Livro Guinness dos Recordes e, ficou entre os semi-finalistas do concurso das sete maravilhas do mundo moderno.

São 167 degraus de entrada até o topo do pedestal. Depois são mais 168 degraus até a cabeça. Por fim, outros 54 degraus levam à tocha. Subir é dificil, descer é pior ainda, os musculis das pernas ficam a doer durante 2 a 3 dias.. A coloração verde-azul é causada por reações químicas, o que produziu sais de cobre e criou a atual tonalidade. Registros históricos não fazem qualquer menção da fonte de fios de cobre usados na Estátua da Liberdade, mas se suspeita que sejam provenientes da Noruega.

Frase escrita no pedestal antigamente: Venham a mim as massas exaustas, pobres e confusas ansiando por respirar liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade. Eu os guio com minha tocha.

Foi um presente dado por Napoleão III, como prémio aos Estados Unidos após uma batalha vencida contra a Inglaterra.

O historiador francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a idéia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos para que, em 1875, a equipe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi começasse a trabalhar na estátua colossal.

O projeto sofreu várias demoras porque naquela época não era politicamente conveniente que, na França imperial, se comemorassem as virtudes da ascendente república norte-americana. Não obstante, com a queda do Imperador Napoleão III, em 1871, revitalizou-se a idéia dum presente aos Estados Unidos. Em julho daquele ano, Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua - uma ilhota na baía de Nova Iorque, posteriormente chamada Ilha da Liberdade (batizada oficinalmente como ilha Liberty em 1956).

Cheio de entusiasmo, Bartholdi levou avante seus planos para uma imponente estátua. Tornou-se patente que ele incorporara símbolos da Maçonaria em seu projeto - a tocha, o livro em sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, como também a tão evidente inspiração ligada à deusa Sophia, que compõem o monumento como um todo. Isto, talvez, não era uma grande surpresa, visto ele ser maçom[1]. Segundo os iluministas, por meio desta foi dado "sabedoria" nos ideais da Revolução Francesa. O presente monumental foi, portanto, uma lembrança do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses em sua revolução, em 1789.

Funcionou como farol de 1886 a 1902, sendo o primeiro farol a ter utilizado energia elétrica. O ato de sabotagem dos alemães na Primeira Guerra Mundial, conhecido como a explosão Black Tom, causou um prejuízo de US$ 100.000, danificando a saia e a tocha. Desde então não é mais permitida a visitação da tocha.

segunda-feira, outubro 27, 2008

PALPITES - 5ª.JORNADA

.
O PEDRO PEREIRA VENCEU A 5ªJORNADA.
CO 1 PONTO DE AVANÇO SOBRE O TIAGO
SACRAMENTO.

NA CLASSIFICAÇÃO GERAL E QUANDO
FALTA APENAS UMA JORNADA, A FILIPA
PASSOU A SER A LÍDER COM 1 PONTO
DE AVANÇO SOBRE O COTRIM E 4 SOBRE
O TIAGO SACRAMENTO,



JOGOS:

BENFICA-NAVAL...2-1 (NUNO MATOS,AZEVEDO)
PORTO-LEIXÕES...2-3
P.FERREIRA-SPORTING..0-0 (PEDRO PEREIRA,VITOR SANTOS)
BRAGA-E,AMADORA...5-0

NA JORNADA

1.PEDRO PEREIRA...10
2.Tiago Sacramento..11
3.Peixoto,Azevedo...12
4.João Fernandes,Mendonça,João Roque,Herdeiro...13
5.Filipa,Ligia...14
6.Francisco,Ondina,Nuno Matos,soraia,Paulo...15
7.Cotrim,Leonor,Mário Pereira...16
8.Valente,Carmen,Vitor Santos,Célia...18
9.Miranda...19

classificação



1.FILIPA.................38..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
2.Cotrim..............39..G.DESK/BENFICA
3.Tiago Sacramento.42..TARIFAS-AFRICAS/BENFICA
4.Nuno Matos..........43..AMERICAS/BENFICA
5.João Fernandes.....44..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
6.Francisco............45..AFRICAS/SPORTING
7.Soraia................46..CODESHARES/BENFICA
8.Valente..............47..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
..Mário Pereira........47..LISRJ/SPORTING
..Mendonça..........47..EX-RC-LISRY/SPORTING
9.Ligia..............48..CHF.REV/BENFICA
10João Roque.........49..TAP.GENEVE/SPORTING
11Azevedo............50..EC-RC-LISRY/SPORTING
12Leonor..............51..GRP.DESK/SPORTING
..Herdeiro..........51..EX-RC-REV/SPORTING
..Peixoto............51..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
13Pedro Pereira.....52..AVAILABILITIES/BENFICA
14Ondina...............53..G.DESK/SPORTING
15Célia................55..CODESHARES/SPORTING
16Miranda.............57..EX-RC-REV/BENFICA
17Vitor Santos.......60..BACKOFFICE/ATLETICO
..Paulo...............60..TARIFAS/SPORTING
18Carmen............61..BACKOFFICE/BENFICA

actualidade

.
"Manuela Ferreira Leite sabe que
"o menino guerreiro" serve às
vezes para ganhar eleições ou
animar debates, mas não serve
para ser levado a sério e go-
vernar nem que seja uma paró-
quia de Trás-os-Montes"

(MIGUEL SOUSA TAVARES-in Expresso)


gato fedorento

.
MAIS UMA OBRA PRIMA DO
GATO FEDORENTO, DEPOIS
DO MARCELO ,ESTA DO
PULIDO VALENTE

os nossos artistas - JOSÉ CASCADA

.

"vestal que perdeu a sua vestalidade"

HOJE À TARDE, PELAS 18 HORAS
VAMOS À EXPOSIÇÃO DE PINTURA
DO NOSSO COMPANHEIRO CASCADA
QUE TEM LUGAR NO ESPAÇO GAN
NA AVENIDA DE BERNA.

Do CASCADA recebemos este email-convite:

amanhã 27 de outubro às 18.00 h no espaço GROUPAMA-ARTE av. de berna junto à igreja de fatima, esmagadora exposição de pintura! JOSÉ CASCADA e CARLOS ROCHA exibem para um seleccionadíssimo público , no qual se contarão por certo os destinatários deste recado-convite , certa de 30 das suas mais recentes obras.Binde todos ao show ! VENITE , VENITE VIDETE !

domingo, outubro 26, 2008

PALPITES - 5ª.JORNADA de OUTUBRO - info intercalar

.
APÓS OS 3 JOGOS JÁ JOGADOS,
OS COMPANHEIROS QUE PERDERAM
MENOS PONTOS FORAM O PEDRO
PEREIRA E O TIAGO SACRAMENTO.

NA GERAL O COTRIM É O LÍDER
COM 2 PONTOS DE AVANÇO SOBRE
A FILIPA E 4 SOBRE O NUNO
MATOS.



jogos jogados:



PORTO-LEIXÕES..2-3
BENFICA-NAVAL..2-1 (NUNO MATOS,AZEVEDO)
P.FERREIRA-SPORTING..0-0 (PEDRO PEREIRA,VITOR SANTOS)

NA JORNADA

1.PEDRO PEREIRA,TIAGO SACRAMENTO...7
2.Nuno Matos,Peixoto...8
3.Cotrim,João Fernandes,Mendonça,Azevedo...9
4.Filipa,Ligia,Vitor Santos,Célia,João Roque,Herdeiro...10
5.Francisco,Ondina,Valente,Carmen,Soraia,Paulo...11
6.Miranda,Leonor...12
7.Máriom Pereira...13
.
CLASSIFICAÇÃO GERAL (intercalar)

1.COTRIM...32
2.Filipa...34
3.Nuno Matos..36
4.Tiago Sacramento...38
5.João Fernandes,Valente...40
6.Francisco...41
7.Soraia...42
8.Mendonça...43
9.Ligia,Mário Pereira...44
10João Roque...46
11Leonor,Célia,Peixoto,Azevedo...47
12Herdeiro...48
13Ondina,Pedro Pereira...49
14Miranda...50
15Vitor Santos...52
16Carmen...54
17Paulo...56

sexta-feira, outubro 24, 2008

AINDA A CIMEIRA DE SETEMBRO. A DO BARREIRO


ENCONTRO DO PESSOAL NA ESTAÇÃO DO TERREIRO DO PAÇO, A CAMINHO DO BARREIRO

os nossos artistas - JOSÉ CASCADA


"SEXUS ANGELORUM" um trabalho do nosso companheiro JOSÉ CASCADA

Uma exposição do CASCADA vai ter lugar na próxima segunda feira ,dia 27, no ESPAÇO GAM, na Av. de Berna, junto à Igreja de Fátima.

Vamos até lá.

5ª JORNADA - Palpites



( Clique na imagem para aumentar )

VAMOS TER ESTE FINAL DE
SEMANA A 5ª.JORNADA DOS
PALPITES, COM O COTRIM
A DEFENSER A SUA LIDE-
RANÇA ,AGORA SÓ DE 1
PONTO DE VAMTAGEM SOBRE
A FILIPA.



A CLASSIFICAÇÃO ACTUAL É ESTA:

classificação

1.COTRIM..............23..G.DESK/BENFICA
2.Filipa.................24..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
3.Nuno Matos..........28..AMERICAS/BENFICA
4.Valente..............29..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
5.Francisco............30..AFRICAS/SPORTING
6.João Fernandes.....31..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
..Soraia................31..CODESHARES/BENFICA
..Mário Pereira........31..LISRJ/SPORTING
..Tiago Sacramento.31..TARIFAS-AFRICAS/BENFICA
7.Ligia..............34..CHF.REV/BENFICA
..Mendonça..........34..EX-RC-LISRY/SPORTING
8.Leonor..............35..GRP.DESK/SPORTING
9.João Roque.........36..TAP.GENEVE/SPORTING
10Célia................37..CODESHARES/SPORTING
11Ondina...............38..G.DESK/SPORTING
..Azevedo............38..EC-RC-LISRY/SPORTING
..Herdeiro..........38..EX-RC-REV/SPORTING
..Miranda.............38..EX-RC-REV/BENFICA
12Peixoto............39..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
13Vitor Santos.......42..BACKOFFICE/ATLETICO
..Pedro Pereira.....42..AVAILABILITIES/BENFICA
14Carmen............43..BACKOFFICE/BENFICA
15Paulo...............45..TARIFAS/SPORTING

a 23 de Outubro entraMos na era de ESCORPIÃO

.
Escorpião

24 de outubro a 22 de novembro

Escorpião ou Scorpio é o oitavo signo astrológico do zodíaco, situado entre Libra e Sagitário e associado à constelação de Scorpius. Seu símbolo é um escorpião. Forma com Câncer e Peixes a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Leão e Aquário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os escorpianos são as pessoas nascidas entre 24 de outubro e 22 de novembro.


Mitologia
O escorpião foi o animal enviado por Artemis para matar Órion, que costumava atrapalhar suas caçadas. As estrelas de Órion realmente desaparecem no Ocidente quando as de Escorpião nascem no Oriente.


Perfil Astrológico
Os adeptos de Astrologia classificam os escorpianos como pessoas inteligentes, reservados, persistentes, arrojadas e que não temem obstáculos, podendo-se tornar cruéis com quem atravesse seu caminho. Pessoas pertencentes a esse signo são tidas como muito fiéis, sendo capazes de carregar um trem por seus amigos, mas utilizam-se do mesmo trem para passar por cima quando traídos. Segundo a Astrologia, ainda, seriam bons líderes de grupo. Altamente sensuais e sexuais. Apaixonados, emotivos e de grande fragilidade emocional disfarçada. É o mais erótico dos signos. É o signo que rege o sexo, a vida e a morte.

QUEM SÃO OS NOSSOS ESCORPIÕES?


A CÁTIA


DUARTE

Cátia Palha LISCI
Duarte EUROPA 2

Adelaide
Helder Mesquita
Manuela Brito e Silva
Marcelo
Brito Dias
Paulino
Mendonça
Leandro
Teresa Fonseca


Escorpianos ilustres

Albert Camus, Graciliano Ramos, Pablo Picasso
Bill Gates ,José Saramago, Pelé
Carlos Drummond de Andrade, Leonardo DiCaprio ,Rachel de Queiroz
Cecília Meireles ,Lutero ,Luís Figo
Demi Moore ,Martin Scorsese,António Mendonça,
Maradona, Milton Nascimento, Erwin Rommel
Voltaire, René Magritte ,Björk
Roman Abramovich, Ezra Pound
Paul Valéry ,Joseph Goebbels
Erasmo de RoterdãO, Julia Roberts
Luiz Inácio Lula da Silva
Max Stirner ,Domenico Scarlatti
Nelson Cavaquinho ,Francis Bacon
James Cook, Garrincha ,Benjamin Constant
Luis Felipe Scolari, Rui Barbosa

actualidade

quinta-feira, outubro 23, 2008

os nossos artistas . JOSÉ CASCADA


"DEUS INVECTIVANDO UM DOS SEUS SERVOS",mais uma obra do CASCADA, QUE TEMOS O PRIVILÉGIO DE PUBLICAR.

O nosso companheiro JOSÉ CASCADA, vai realizar mais uma das suas exposições de pintura. Vai acontecer na Avenida de Berna 27, no ESPAÇO GAN, no dia 27 pelas 18 horas.

O CASCADA, é da casa, companheiro da TRANCA desde a primeira hora, autor dos melhores textos e algumas das capas e caricaturas de maior êxito da fase da TRANCA manual.

A TRANCA sugere que vamos na próxima segunda feira vêr a exposição e dar um abraço ao Cascada.

a 23 de Ouubro nasceu ANG LEE

.
Ang Lee


Nascimento 23 de Outubro de 1954 (54 anos)

Pingtung, Taiwan
Ang Lee (Pingtung, 23 de Outubro de 1954) é um diretor de cinema nascido em Taiwan e radicado nos Estados Unidos.

Biografia
O ator, produtor e cineasta Ang Lee estudou na National Taiwan College of Arts e depois, já morando nos Estados Unidos, estudou direção na University of Illinois e produção cinematográfica na New York University. Durante a faculdade, foi assistente de direção de "Joe's Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads", filme universitário de Spike Lee.

Em 1992 estreou como diretor de longa-metragem com "A Arte de Viver". Em 1993 dirigiu "O Banquete de Casamento", que ganhou o Urso de Ouro no Festival Inernacional de Cinema de Berlim e o prêmio de direção no Festival de Seattle, além de receber uma indicação para o Globo de Ouro.

Em 1994, Lee lançou "Comer Beber Viver", que recebeu uma indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Um ano depois realiza "Razão e Sensibilidade", primeiro filme de elenco internacional, com estrelas como Emma Thompson, Kate Winslet e Hugh Grant. O filme, baseado no romance de Jane Austen, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, além de outros prêmios pelo mundo.

Em 1997, dirige novo filme com elenco internacional, "Tempestade de Gelo". Em 2000, com "O Tigre e o Dragão" ganha dois Globos de Ouro e o diretor é ovacionado no Festival de Cannes.

Após as críticas mornas à sua versão de "Hulk", adaptação dos quadrinhos da Marvel Comics, lançada em 2003, Lee recuperaria o seu prestígio em 2005 com "O Segredo de Brokeback Mountain". O filme, que retrata o romance entre dois peões no preconceituoso e machista meio-oeste americano, levaria o seu diretor a receber o Oscar e o Globo de Ouro por seu trabalho. Neste último, "Brokeback Mountain" também ganhou o prêmio de Melhor Filme Dramático.

Filmografia
1992 A Arte de Viver
1993 Banquete de Casamento
1994 Comer, beber e viver
1995 Razão e Sensibilidade
1997 Tempestade de Gelo
1999 Cavalgada com o Diabo
2000 O Tigre e o Dragão
2001 Chosen
2003 Hulk
2005 O Segredo de Brokeback Mountain
2007 Lust, Caution

Prêmios
Óscar
Melhor diretor: Brokeback Mountain (O Segredo de Brokeback Mountain) (2006)
Indicado a Melhor diretor: Wo hu cang long (O Tigre e o Dragão) (2001)
Indicado a Melhor filme: Wo hu cang long (O Tigre e o Dragão) (2001)
Globo de Ouro
Melhor diretor: Brokeback Mountain (O Segredo de Brokeback Mountain) (2006)
Melhor diretor: Wo hu cang long (O Tigre e o Dragão) (2001)
Indicado a Melhor diretor: Sense and Sensibility (Razão e Sensibilidade) (1996)
Festival de Cannes (Palma de Ouro)
Indicado a melhor filme: The Ice Storm (Tempestade de Gelo) (1997)
Urso de Ouro (Berlim)
Sense and Sensibility (Razão e Sensibilidade) (1996)
Xi yan (O Banquete de Casamento) (1993)
Leão de Ouro (Veneza)
Brokeback Mountain (O Segredo de Brokeback Mountain) (2005)
Se, jie (Desejo e Perigo) (2007)

actualidade

.

quarta-feira, outubro 22, 2008

preliminares

.
Um executivo envia um fax à sua esposa:

Compreenderás que agora que tens 45 anos, eu tenho certas necessidades que tu já não podes satisfazer. Sou muito feliz contigo, considero-te uma esposa maravilhosa e sinceramente, espero que não te sintas ferida ou ofendida ao saber que quando receberes este fax, vou estar fazendo sexo no Hotel RITZ com Vanessa, a minha secretaria, que tem 18 anos.

Não obstante, chegarei a casa antes da meia-noite".


Quando o tipo regressa a casa, encontra uma nota sobre a mesa da sala,
que diz:

"Querido esposo:

Recebi o teu fax, e não poderia deixar de agradecer-te a gentileza de
me avisares. Aproveito a oportunidade para recordar-te que também tens 45 anos.

Ao mesmo tempo, comunico-te que quando leres este bilhete, estarei
dando umas cambalhotas no Hotel Riviera com o Joca, o meu instrutor de Aeróbica, que, tal como a tua secretária, também tem 18 anos.

Como, para além de seres um empresário de sucesso, também és Licenciado em Matemáticas, poderás compreender facilmente que estamos em igualdade de circunstancias, mas...com uma pequena diferença: 18 entra mais vezes em 45, que 45 em 18, portanto, não me esperes esta noite.

Chegarei amanhã de amanhã.
Recebe um beijo da tua esposa, que verdadeiramente te compreende".

PODES TRANSFORMAR-TE EM DIAMANTE

.
AGORA JÁ SE PODE USAR
UM ANTEPASSADO AO
PESCOÇO OU EM ANEL



Agora a moda é, em vez de ser enterrado em um caixão, ou ser cremado, virar diamante após a morte.

Ao custo de alguns milhares de euros e graças a uma sofisticada transformação química, uma empresa suíça agora garante ao falecido reservar seu lugar na eternidade sob a forma de um diamante humano.
Na Suíça, a empresa Algordanza recebe a cada mês entre 40 e 50 urnas funerárias procedentes de todo o mundo. Seu conteúdo será pacientemente transformado em pedra preciosa.
'Quinhentos gramas de cinzas bastam para fazer um diamante, enquanto o corpo humano deixa uma média de 2,5 a 3 kg depois da cremação', explica Rinaldo Willy, um dos co-fundadores do laboratório onde as máquinas funcionam sem interrupção 24 horas por dia. Ou seja, cada defunto pode gerar uns 5 diamantes, ou mais, dá para distribuir para toda família.
Os restos humanos são submetidos a várias etapas de transformação. Primeiro, viram carbono, depois grafite. Em seguida são expostos a temperaturas de 1.700 graus, finalmente se transformam em diamantes artificiais num prazo de quatro a seis semanas. Na natureza, o mesmo processo leva milênios.
'Cada diamante é único. A cor varia do azul escuro até quase branco. É um reflexo da personalidade', comenta Willy. A personalidade pela cor? Que coisa doida!
Uma vez obtido, o diamante bruto é polido e talhado na forma desejada pelos familiares do falecido para depois ser usado num anel ou num cordão.
Já pensou poder levar seu ente querido, depois da morte, em um colar ou anel? Se perguntarem sobre o falecido você vai poder dizer: 'Ele é uma jóia'.
Se roubarem o diamante é que é o problema, você vai ter que gritar: 'Roubaram o defunto, pega ladrão'!
O preço desta alma translúcida oscila entre 2.800 e 10.600 euros, segundo o peso da pedra (de 0,25 a um quilate), o que, segundo Willy, vale a pena, já que um enterro completo custa, por exemplo, 12.000 euros na Alemanha.

Está vendo, a moda tem tudo para pegar, é até mais barato transformar o defunto em jóia!
A indústria do 'diamante humano' está em plena expansão, com empresas instaladas na Espanha, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos.
A mobilidade da vida moderna é propícia para o setor, explica Willy, que destaca a dificuldade de se deslocar com uma urna funerária ou o melindre provocado por guardar as cinzas de um falecido na própria casa.

terça-feira, outubro 21, 2008

lição de economia


(CLICA PARA LÊRES MELHOR)

Série "Maravilhas do Liberalismo económico" ,ou não fossem os truques da "Mão Invisível" do Mercado

FEIRA DE CASTRO VERDE 2008

.
A "FEIRA DE CASTRO" COMO É
CONHECIDA A FEIRA ANUAL QUE
SE REALIZA EM CASTRO VERDE
NO BAIXO ALENTEJO, NA 3ª.
SEMANA DE OUTUBRO.

É daqui de Castro Verde, que se tem editado muitas vezes a TRANCA, daí querer mostrar algumas imagens do que foi a FEIRA deste ano.

Tudo começou na sexta feira com um espectáulo no Cine teatro da vila, com a actuação do XAILE:


Pelas ruas da Vila passaram durante três dias nilhares de visitantes:


A "RUA DA FEIRA" COM UM MAR DE GENTE...


...NUM CONSTANTE VAI-E-VEM

Um dos ex-libris da FEIRA é o momento do cante do despique e baldão.
À volta duma mesa e depois de degustar um suculento prato alentejano e de beber o bom vinho do Alentejo, os cantadores campaniços (da planicie) e os serenhos (da serra) iniciam um duelo "amigável" cantado e com regras estritas,e com versos repentistas, e nunca repetidos, acompanhados à viola campaniça (viola especial), que só termina quando a voz já começa a não ter força.

À VOLTA DA MESA O "COMBATE" É É VERSO E COM MÚSICA

Àh ,e há também entre outas acticidades, o tradicional desfile de grupos de cante pelas ruas da vila acantar:


PELAS RUAS OUVIU-SE O CANTE.

actualidade

.

"NIMMT ER DES TODES SCRECTKNISSE VON MIR"

Momento gélido do desfile anual da Familia Adams, realizado em Berlin.
A representante portuguesa ,pela primeira vez em Concursos internacionais por votos, obteve o primeiro lugar - "Adams Model 2008"

segunda-feira, outubro 20, 2008

preliminares

.
Dois amigos beberrões, que são mecânicos de aviões, estão no Aeroporto da Portela a olhar p'ró boneco, sem nada para fazer.
Um deles diz para o outro:
'Eh pá, tens aí alguma coisa que se beba?' ao que o outro responde:
'Nem por isso... mas já ouvi dizer que se beberes a gasolina do avião aquilo dá uma bijorna do caraças.'
Por isso, eles decidem experimentar a gasolina do avião, apanham uma talocha jeitosa e divertem-se à grande como só dois amigos beberrões conseguem fazer.
Na manhã seguinte, um deles acorda, com medo de se levantar e que a sua cabeça exploda da ressaca terrível que vai ter.
Levanta-se, sente-se bem....aliás, sente-se maravilhosamente! Nada de ressaca!
O telefone toca, é o amigo.
'Então, pá? Como é que te estás a sentir hoje? Eu estou bastante bem, por acaso!'
'Eh pá, eu também! Sinto-me em grande! A gasosa do avião é brutal! Nada de ressaca... temos que repetir!'
'Pois... mas há só uma coisinha...'
'Então?'
'Já te peidaste hoje?'
'Não! Porquê?'
'Ó pá, nem tentes. Estou-te a ligar de Marrocos.'

domingo, outubro 19, 2008

PALPITES - 4ª.JORNADA - correct version

.
CORRECT VERSION

Os resultados dos jogos da Taça de Portugal
que contam para o nosso Palpites são os que
se registam aos 90 minutos.
Por erro de comunicação assumi que o resulta-
do do GIL VIENTE-RIO AVE tinha sido 3-2 resul-
tado final, quando AFINAL, aos 90 minutos re-
gistava-se um empate 2-2.

E este resultado modifica muita coisa em termos
de pontos, assim

AFINAL
O COTRIM CONTINUA LÍDER COM 1 PONTO DE
AVANÇO SOBRE A FILIPA, E 5 SOBRE O NUNO
MATOS.

AFINAL
O VALENTE FOI O QUE PERDEU MENOS PONTOS
NA JORNADA.

Pelo erro peço desculpa



JOGOS:



BENFICA-PENAFIEL...0-0
U.LEIRIA-SPORTING..0-1 (FRANCISCO,VALENTE,FILIPA,LIGIA,TIAGO SACRAMENTO,SORAIA)
SERTANENSE-PORTO...0-4 (LIGIA)
GIL VICENTE-R.AVE..2-2



NA JORNADA

1.VALENTE...6
2.Francisco,Ligia...7
3.Filipa...8
4.Soraia,Tiago Sacramento..9
5.João Fernandes,Nuno Matos,Mário Pereira...10
6.Miranda...11
7.Mendonça,Cotrim,Célia,Peixoto,Herdeiro,Leonor...12
8.Paulo,Carmen...13
9.Ondina,,Pedro Pereira,João Roque,Azevedo...15
10João Roque...17

classificação

1.COTRIM..............23..G.DESK/BENFICA
1.Filipa.................24..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
3.Nuno Matos..........28..AMERICAS/BENFICA
4.Valente..............29..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
5.Francisco............30..AFRICAS/SPORTING
6.João Fernandes.....31..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
..Soraia................31..CODESHARES/BENFICA
..Mário Pereira........31..LISRJ/SPORTING
..Tiago Sacramento.31..TARIFAS-AFRICAS/BENFICA
7.Ligia..............34..CHF.REV/BENFICA
..Mendonça..........34..EX-RC-LISRY/SPORTING
8.Leonor..............35..GRP.DESK/SPORTING
9.João Roque.........36..TAP.GENEVE/SPORTING
10Célia................37..CODESHARES/SPORTING
11Ondina...............38..G.DESK/SPORTING
..Azevedo............38..EC-RC-LISRY/SPORTING
..Herdeiro..........38..EX-RC-REV/SPORTING
..Miranda.............38..EX-RC-REV/BENFICA
12Peixoto............39..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
13Vitor Santos.......42..BACKOFFICE/ATLETICO
..Pedro Pereira.....42..AVAILABILITIES/BENFICA
14Carmen............43..BACKOFFICE/BENFICA
15Paulo...............45..TARIFAS/SPORTING

sexta-feira, outubro 17, 2008

ACTUALIDADE

.

O DE TRÁS, É UM CANDIDATO A PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA...!!!

3ª JORNADA - OUTUBRO

.
VAMOS PARA A 3ª.JORNADA
DESTE CONCURSO DE OUTUBRO,
COM O COTRIM NA FRENTE
COM 5 PONTOS DE VANTAGEM
SOBRE A FILIPA, e 7
SOBRE O NUNO MATOS.

os jogos






na geral estamos assim:

1.COTRIM..............11..G.DESK/BENFICA
2.Filipa.................16..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
3.Nuno Matos..........18..AMERICAS/BENFICA
4.João Fernandes.....21..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
..João Roque.........21..TAP.GENEVE/SPORTING
5.Mário Pereira........22..LISRJ/SPORTING
..Soraia................22..CODESHARES/BENFICA
..Tiago Sacramento.22..TARIFAS-AFRICAS/BENFICA
6.Valente..............23..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
..Ondina...............23..G.DESK/SPORTING
..Francisco............23..AFRICAS/SPORTING
..Leonor..............23..GRP.DESK/SPORTING
..Azevedo............23..EC-RC-LISRY/SPORTING
7.Célia................25..CODESHARES/SPORTING
..Mendonça..........25..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Vitor Santos.......25..BACKOFFICE/ATLETICO
8.Herdeiro..........26..EX-RC-REV/SPORTING
9.Miranda.............27..EX-RC-REV/BENFICA
..Peixoto............27..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
..Pedro Pereira.....27..AVAILABILITIES/BENFICA
..Peixoto............27..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
..Ligia..............27..CHF.REV/BENFICA
10Carmen............30..BACKOFFICE/BENFICA
..Paulo...............32..TARIFAS/SPORTING

PRÉMIO LEYA

.
NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÉMIO
LEYA, O VENCEDOR FOI O ESCRI-
TOR BRASILEIRO MURILLO ANTÓ-
NIO DE CARVALHO, COM A OBRA
"O RASTRO DO JAGUAR"


O JORNALISTA BRASILEIRO MURILLO ANTÓNIO DE CARVALHO, VENCEDOR DO PRÉMIO LEYA 2008


A "Leya" instituiu este prémio para "apoiar os autores que escrevem em Português e contribuir para a sua maior difusão na área geográfica da língua portuguesa e em todo o mundo". Para assegurar a transparência do prémio, por outro lado, escritores concorreram sob um pseudónimo, para que fossem premiados apenas os livros e não os seus autores.

O vencedor recebe um prémio monetário no valor de 100 mil euros e o seu livro vai ser publicado pelo grupo Leya em todos os países lusófonos já em Janeiro de 2009.

Esta semana na Feira do Livro de Frankfurt, teve lugar a festa de celebração do prémio, apesar de o autor, apanhado de surpresa enquanto gravava um documentário na Amazónia, não ter podido estar presente.

Apesar de não ser conhecido em Portugal, Murilo António de Carvalho, de 60 anos, já tem alguns livros publicados no Brasil e, além de ser jornalista, é realizador de televisão. Tem-se dedicado ultimamente à realização de documentários ambientais e é o repórter responsável pelo programa Siga Bem Caminhoneiro, transmitido pelo canal brasileiro SBT há 16 anos.

O júri do Prémio Leya, constituído por Manuel Alegre, Nuno Júdice e José Carlos Seabra Pereira (Portugal), Pepetela (Angola), Lourenço do Rosário (Moçambique), Carlos Heitor Cony e Rita Chaves (Brasil), escolheu o vencedor de entre oito obras finalistas seleccionadas pelos editores do Grupo Leya a partir dos 448 originais a concurso.

actualidade

.

preliminares

Um dia, num escritório de advocacia, um homem reparou que um seu
colega, muito conservador, estava a usar um brinco.
- Não sabia que você gostava desse tipo de coisas - comentou.
- Não é nada de especial, é só um brinco - replicou o colega.
- Há quanto tempo você o usa?
- Desde que a minha mulher o encontrou, no meu carro, na semana passada

quinta-feira, outubro 16, 2008

MAN BOOKER PRIZE 2008

.
NESTA ÉPOCA DO ANO MULTIPLIACAM-SE
OS PRÉMIOS LITERÁRIOS UM POUCO
POR TODA A PARTE.
O MAN BOOKER PRIZE, UM DOS MAIS
PRESTIGIADOS ANUNCIOU ONTEM O
RESUKTADO DESTE ANO


"O TIGRE BRANCO" é o vencedor deste ano do Man Booker Prize


O livro «O Tigre Branco» do escritor Aravind Adiga, de 34 anos, é o vencedor do Man Booker Prize 2008, um dos mais prestigiados prémios da literatura mundial

O QUE É O MAN BOOKER PRIZE?

O Prémio Man Booker, também conhecido como Prémio Booker é um prémio literário criado em 1968, e um dos mais importantes atribuídos anualmente. Apenas podem concorrer obras de romance e ficção redigidas em língua inglesa por autores vivos que sejam cidadãos de um país membro da Commonwealth ou da República da Irlanda, Paquistão ou África do Sul. Ao vencedor do prémio é assegurada grande reconhecimento internacional, muito provavelmente seguida de grandes vendas da obra premiada.

O prémio é conhecido pelos seguintes nomes, em inglês:

« Booker »
« Booker Prize » (o nome pelo qual é mais conhecido)
« Man Booker »
« Man Booker Prize »
« Man Booker Prize for Fiction » (nome oficial completo)

Descrição
A Fundação Booker Prize coordena as actividades de selecção e promoção.

O processo de selecção inicia-se pela formação de um comité de consulta formado por um autor, de deux editores literários, um agente literário, um livreiro, um bibliotecário e um presidente de comité.

O comité determina a composição do comité de selecção, que varia de ano para ano, embora um antigo membro possa ocasionalmente ser escolhido uma segunda vez. Para manter a reputação de excelência do prémio, os membros do comité são escolhidos de entre críticos literários de renome, escritores, intelectuais e personalidades conhecidas.

História
Foi em 1969 que a sociedade Booker-McConnell criou o prémio, o qual designou « Booker-McConnell Prize », abreviado para « Booker Prize ». A gestão foi transferida para a Booker Prize Foundation em 2002 e, sob patrocínio da multinacional Man Group, renomeado para « Man Booker Prize for Fiction ».

O prémio tinha originalmente uma recompensa monetária de 21 000 libras esterlinas, e, a partir de 2002, de 50 000 .

A fundação publica duas listas de selecção : a curta e a longa. Apenas os títulos que figurem na curta são candidatos efectivos. Qualquer obra e autor que surja na lista mais restrita recebe grande atenção e uma reputação invejável.

Desde 1992, existe um outro prémio Booker atribuido para obras em língua russa. Em 2005 surgiu o Prémio Internacional Man Booker dirigido a todos os autores vivos, independentemente da nacionalidade.

Algumas estatísticas
Os editores podem submeter títulos, bem como os membros do comité de selecção. Em 2002, 110 foram submetidos por editores e 10 outros acresceram a lista pela outra via.
A longa lista de títulos foi publicada pela primeira vez em 2001. Em 2003 continha 23 obras; em 2002, 20; em 2001, 24.
Durante os primeiros 35 anos de atribuição, apenas por cinco vezes a lista curta tinha mais de seis obras.

Lista de premiados e finalistas do prémio Booker
O prémio tanto distingue obras de autores já consagrados, como Salman Rushdie ou Ian McEwan, como aposta na promoção de autores então desconhecidos, como aconteceu com Arundathy Roy.


Premiados com o Man Booker de ficção
Ano. Autor ......País........... Título da Obra
1969 P H Newby Reino Unido Something to Answer For
1970 Bernice Rubens Reino Unido The Elected Member
1971 V S Naipaul Trinidad e Tobago/ Reino Unido In a Free State
1972 John Berger Reino Unido G
1973 J G Farrell Reino Unido The Siege of Krishnapur
1974 Nadine Gordimer
Stanley Middleton África do Sul
Reino Unido The Conservationist
Holiday
1975 Ruth Prawer Jhabvala Reino Unido/ Alemanha Heat and Dust
1976 David Storey Reino Unido Saville
1977 Paul Scott Reino Unido Staying On
1978 Iris Murdoch Irlanda/ Reino Unido The Sea, the Sea
1979 Penelope Fitzgerald Reino Unido Offshore
1980 William Golding Reino Unido Rites of Passage
1981 Salman Rushdie Reino Unido/ Índia Midnight's Children
1982 Thomas Keneally Austrália Schindler's Ark
1983 J M Coetzee África do Sul/ Austrália Life & Times of Michael K
1984 Anita Brookner Reino Unido Hotel du Lac
1985 Keri Hulme Nova Zelândia The Bone People
1986 Kingsley Amis Reino Unido The Old Devils
1987 Penelope Lively Reino Unido Moon Tiger
1988 Peter Carey Austrália Oscar and Lucinda
1989 Kazuo Ishiguro Reino Unido/ Japão The Remains of the Day
1990 A S Byatt Reino Unido Possession: A Romance
1991 Ben Okri Nigéria The Famished Road
1992 Michael Ondaatje
Barry Unsworth Sri Lanka
Reino Unido The English Patient
Sacred Hunger
1993 Roddy Doyle Irlanda Paddy Clarke Ha Ha Ha
1994 James Kelman Reino Unido How Late It Was, How Late
1995 Pat Barker Reino Unido The Ghost Road
1996 Graham Swift Reino Unido Last Orders
1997 Arundhati Roy Índia The God of Small Things
1998 Ian McEwan Reino Unido Amsterdam
1999 J M Coetzee África do Sul/ Austrália Disgrace
2000 Margaret Atwood Canadá The Blind Assassin
2001 Peter Carey Austrália True History of the Kelly Gang
2002 Yann Martel Canadá Life of Pi
2003 DBC Pierre Austrália/ México Vernon God Little
2004 Alan Hollinghurst Reino Unido The Line of Beauty
2005 John Banville Irlanda The Sea
2006 Kiran Desai Índia The Inheritance of Loss
2007 Anne Enright Irlanda The Gathering