quinta-feira, abril 30, 2009

HISTÓRIA CRUA - A BATALHA DE OURIQUE

.
POR TER HOJE SIDO, O DIA EM
QUE A NOSSA CIMEIRA MENSAL
SE REALIZOU EM CASTRO VERDE,
A TRANCA VOLTA A PUBLICAR
A SUA TESE SOBRE A BATALHA
DE OURIQUE
.
"ONTEM 25 DE JULHO COMEMORARAM-SE
OS 869 ANOS ANOS DA BATALHA
DE OURIQUE.
A TRANCA ESTEVE PRESENTE NA
VILA DE CASTRO VERDE ,LOCAL
QUE ERA ENTÃO CHAMADO DE
"CAMPOS DE OURIQUE" E ONDE
SE TRAVOU A BATALHA.

ASSISTI NA BASILICA REAL
A UM COLÓQUIO SOBRE A BATALHA,
E PENSEI:

OLHA SE ESTES HISTORIADORES
TIVESSEM LIDO A TESE DA
TRANCA...

HISTÓRIA CRUA "A VERDADEIRA HISTÓRIA DA BATALHA DE OURIQUE"
.
PROSSEGUINDO NA SUA TAREFA DE
CLAREAR A HISTÓRIA, A TRANCA
ENVIOU UM GRUPO DE TRABALHO
À VILA DE CASTRO VERDE, NO
SENTIDO DE ESCLARECER A VERDADE
HISTÓRICA SOBRE A BATALHA DE
OURIQUE.


A "COMISSÃO DE SÁBIOS" ENVIADOS A CASTRO VERDE PARA TIRAR A GORDURA À HISTÓRIA


Historia crua, Batalha de Ourique


A 25 de Julho de 1139 a nuvem celestial que em si transporta o Paraíso circulava a trinta mil pés de altura e cerca de novecentos nós numa trajectória sudeste-noroeste sobre o que viria a ser o Alentejo.

JC ainda na cama olhou para o calendário e agradado pelo que viu levantou-se bem disposto.

A assobiar, trauteava a ultima dos Madre de Deus e dizia para com os seus botões (era uma túnica Valentino com botões e plissage):

- Já lá vão 1139 anos que me levavam de burro para o Egipto, como o tempo passa!!!. Foi-se dirigindo para a máquina dos bolos e do café, passou pela secção de triagem e admissões onde pontificava o São Pedro atrás de uma montanha de formulários, pedidos de cápaéles para as listas de espera das canonizações, cunhas da Lúcia dos Pastorinhos da Cova da Iria, e PAI’s de há dez anos ainda para analisar.

- Bom dia Pedrito! Disse, pousando a sandes e o caracol em cima da secretaria do S.Cristovão que estava de férias. O que temos hoje?O 101 saiu a horas?
-Nada de especial, respondeu o subordinado, incomodado com a presença do patrão, e olhando para baixo, contínou, estamos estacionados sobre uma terra que se chamará Alentejo, e vai para lá uma confusão e um ajuntamento que só visto!..

-Se calhar é feira de Castro, opinou Jesus.-Não me parece, dizia o outro.-Pelas bandeirolas e pelo tocar das cornetas, pelas farpelas, e pela postura das claques parece-me que aqueles gajos vão desatar todos a fragatada.

Com efeito, no terreno, a agitação era grande. De um lado uma rapaziada,percursora dos actuais Diabos Vermelhos, Juventudes Leoninas, Super Dragões e quejandos, com coloridos turbantes, do outro uns pindéricos desgrenhados de barba e hirsuta, insultando-se fartamente com grande profusão de gestos obscenos, traques,arrôtos e grande cópia de vernaculidades.

-Estou a ver que isto vai dar sarrafusca, Pedro!.

Logo hoje que tinha uma partida de snooker com o Príncipe das Trevas, e a seguir íamos comer passarinhos fritos! Onde esta o papá?

-Acho que foi de visita a um Universo paralelo que está a pensar em urbanizar, respondeu Pedro.

-Parece que vai ser o chefe a ter de resolver esse imbróglio!Eh!Eh!Eh!Regozijou-se o Pedrito com um ar venenoso.

Diz Jesus:- Esses desacatos têm de acabar! Por muito menos que isto o paizinho afinfou-lhes com um Dilúvio,uma peste negra, meia de dúzia de terramotos e até um Tsunami, este na terra do nosso parente transviado, o primo Budha, mas esses gajos não há meio de aprender.


Imagem do Dilúvio com o Papá zangado e o barco da Trafaria em apuros

-Ora então vamos lá ver o que se passa, diz Jesus, debruçando-se sobre a paisagem.

-Parece que temos duas equipas em campo, os Afonsinhos e os Abdullas e respectivas claques.

-Oh! Todo poderoso , pergunta Pedro, vais deixa-los empatar ou tens equipa preferida para a vitória? Responde o Salvador: - Tenho mais simpatia pelos os de turbante, mas o problema, é que andam sempre de cú pró ar a rezar para concorrência. Fico-me pelos Afonsinhos, mais limpinhos e com uma maneira mais higiénica de pedir coisas ao Além, isto é, ao meu Papá, embora tenham aquele ar meio broncossaurio meio Neanderthal.

Lá em baixo o chefe dos Afonsinhos, conhecido pelo seu mau feitio, e por ser um grande aficionado de justas de grossa porradaria, era acometido por vagas sucessivas de arabetos e arabetas porque daquela vez deram dispensa às senhoras para que também pudessem lutar , foi só daquela vez porque depois foram remetidas de novo e definitivamente para o harém. Lutavam bem as Abdullas e de tal maneira que a cristandade estava a levar nas orelhas à força toda ou como se diz hoje na gíria futebolista , estavam com uma prestação menos boa, de tal modo que o líder da equipa levantou os olhos para onde é suposto estar o Celestial Bombeiro e respectivo corpo executivo, a pedir ajuda.

-Ai minha rica Nossa Senhora,seja a de Fátima, a Virgem negra de Chostakowa, a de Lourdes, a dos Remédios, a de Guadalupe , ou lá de que geografia fôres, vê mas é lá se me desenrascas senão estamos aqui estamos a levar poucas , e se estes cromos dos meus tenentes desatam a cavar, a peonagem vai atrás e só param em Coimbra, que foi donde viemos. Se estiveres nessa manda-me um sinal!!!

Jesus ao ver o mal encarado a olhar para cima e a mandar vir , como primeira reacção escondeu-se atrás da nuvem, mas olhando por cima do ombro e verificando que não estava por ali nenhum querubim bufo que fosse dar fé do cagaço inicial , apurou a garganta e debruçando-se sobre o parapeito da nuvem gritou com voz tonitruante, ao postulante:

És um verdadeiro javardo, e andas a aborrecer a Mamã ou uns seus alter-egos com pedidos idiotas, mas por razões de política macro-económica, e porque as legislativas estão à porta, vou fazer-te ganhar a refrega!!!

Depois virando-se para o Pedrito clamou com voz de comando. – Pedro manda aí um sinal àquele gajo que o árbitro lhe vai dar uma mãozinha, mas antes manda um SMS ao Bimbo da Costa a perguntar-lhe qual o melhor "modus operandi".


São Pedro que estava a dormitar encostado á lista dos eleitos acordou de repente e desequilibrou-se da cadeira caiu de costas no chão e com tão pouca sorte que em vez de abrir a caixa das bandeirolas e dos very-lights de sinalização, agarrou-se ao mouse-pad e fez cair para a Terra o agrafador das mensagens operacionais.

Este ao entrar no poço gravitacional e cumprindo a lei do movimento uniformemente acelerado e restantes leis de Newton, que na altura ainda delas não sabia porque o São Pedro gostava de fazer batota e guardar os manuais na gaveta, atingiu a cachola do Afonso à velocidade terminal de cerca de cento e noventa quilómetros por hora.

O príncipe,que à altura ainda não era rei, mas já não tardava, viu as estrelas os números do Euromilhões da semana seguinte, o Pai Natal , a marrequina do Monsanto e uma legenda em néon lilás que dizia “ IN HOC SIGNO VINCES”,signo é que não havia mas para efeito não importava.

Meio zonzo da corneta puxou as rédeas ao cavalo e disparou a grande velocidade contra as hostes inimigas. A restante matulagem ao ver o líder a querer a glória só para si correu atrás da azêmola aos uivos e despropósitos.

O Afonsinho carregando sobre os Abdhullas.

Perante tal demonstração de espírito guerreiro e total apropriação do campo adversário os Abdullas recuaram e com grande desgosto os cinco reis mouros perderam literalmente as cabeçorras, isto é, foram-lhes separadas do resto do corpo e ainda hoje se podem vêr escarrapachadas nos azulejos que cobrem as paredes da Basilica Real de Castro Verde.

Depois de uma noite de comezaina e copos , regressaram os Afonsinhos a Coimbra
onde promoveram o príncipe a Rei por maioria e com aclamação.

Pelo caminho, dando largas à sua matriz animal, foram destruindo uma a uma, todas as azeitoneiras por onde passavam (ainda não tinham sido inventadas as gasolineiras).

Jesus Cristo , satisfeito por ter resolvido o caso com pouco trabalho ,decidiu meter dispensa de banco e ir ao Apolo 70 ver a matinée.

Só mais tarde no conforto do seu gabinete, e usando o privilégio de ser filho do dono do estaminé,é que decidiu de motu próprio, considerar oficialmente como milagre tudo o que tinha feito, e dar o nome de São Pedro das Cabeças, ao local da Batalha,
onde aquele arruaceiro mal encarado,o tal Afonso, as cortara , aos cinco reis mouros derrotados."

PALPITES -2º Jornada -Abril / Maio

.
ESTE FIM DE SEMANA DISPUTA-SE
A 2ª.JORNADA DOS PALPITES
COM O VITOR SANTOS A LIDERAR
COM 2 PONTOS DE AVANÇO SOBRE
O AZEVEDO E 3 SOBRE O TRIO
CARMEN-TIAGO-NUNO MATOS.



Hoje, realizou-se o almoço mensal do pessoal que pode estar 5 horas a almoçar (!!!)
e por esse motivo não me foi possivel em tempo útil enviar os resultados para a Carmen poder incluir no habitual quadro de palpites.
Por isso, os resultados dos 5 que normalmente envio por email de companheiros que estão com "dispensa IATA ", vão inseridos num quadro abaixo.

JOGOS:




..........ACADEMICA-SPORTING..AMADORA-LEIXÕES..NACIONAL-BENFICA..MARITIMO-PORTO
MENDONÇA..........1-2.............2-0...............1-1.............0-1
HERDEIRO...........1-2.............2-1...............1-3.............0-2
J.ROQUE............0-1.............1-1...............1-2.............1-2
PEIXOTO............1-1.............2-1...............1-3.............1-2
AZEVEDO............1-2.............2-0...............1.1.............1-2

À partida para esta jornada é esta a classificação:

1.VITOR SANTOS.....3..BACKOFFICE/ATLETICO
2.Azevedo...........5..EX-RC-LISRY/SPORTING
3.Carmen...........6..BACKOFFICE/BENFICA
..Nuno Matos.........6..AMERICA/BENFICA
..Tiago.............6..TARIFAS-EUROPA2/BENFICA
..Célia.............7..CODESHARES/SPORTING
4.João Roque....8..GENEVE/SPORTING
..Herdeiro..........8..EX-RC-REV/SPORTING
..Peixoto...........8..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
..Francisco..........8..AFRICAS/SPORTING
5.Pedro Pereira....9..AVAILABILITIES/BENFICA
..Mendonça.......9..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Soraia.............9..CODESHARES/BENFICA
..Valente..............9..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
6.Leonor............11..GRP.DESK/SPORTING

HOJE, A CIMEIRA É EM CASTRO VERDE

.
O BAIXO ALENTEJO, MELHOR,
CASTRO VERDE ACOLHE HOJE
A CIMEIRA DE ABRIL



Um autopullman com 37 companheiros Ex-RC/REV/LISRY e outros núcleos da nossa Comunidade espalhados por tudo quanto é sítio,mas com a matriz RC, estão neste momento na auto estrada do sul a caminho de Castro Verde.

O local da refrega será no Restaurante CAVALARIÇA em Entradas, aqui a 8 km de Castro.
Há um estreante a bordo, sim, o que saiu em Janeiro.

Logo,logo a TRANCA mostrará o que se está a passar

quarta-feira, abril 29, 2009

preliminares

.

Joãozinho, aos 70 anos, residindo em uma pequena e pacata cidade, abordou o padre na rua e segredou:
- Padre, eu nunca me confessei mas, como estou ficando velho, acho que chegou a hora!!! Só que eu gostaria de me confessar com um anjo... Tem jeito???
- Mas meu filho, com um anjo??? Isso é meio difícil!!! Olha, se minha presença o inibe, eu posso dar poderes ao sacristão para ouvir sua confissão!!!
- Não, seu padre, eu tenho dois pecados gravíssimos os quais só posso confessar a um anjo, tenho certeza!!!
- Bem, então, no domingo, vá a igreja e assista a missa. Após a missa, eu providenciarei um anjo para ouvir suas confissões.
Joãozinho, eufórico, exultou:
- Muito obrigado, seu padre, o senhor não pode nem imaginar a Paz que o senhor está me devolvendo!!!
E assim ...
Joãozinho, aos 70 anos, aliviado por ter resolvido o seu problema e o padre preocupado com o problema que acabara de arranjar.
Chegando a igreja, o padre chamou o sacristão, contou-lhe a estória e começaram a traçar o plano para levar um anjo ao confessionário.
- Faremos o seguinte, disse o padre: vou vesti-lo de anjo, amarro uma corda em volta do seu corpo, vou descendo-o sobre o confessionário e conforme for descendo você abana as asas. O que acha???
- Perfeito, disse o sacristão; O seu Joãozinho está velho, enxerga pouco, não vai notar nada!!!
Domingo, Joãozinho assistiu a missa inteira, aguardou que todos saíssem da igreja e o sacristão fechou a porta.
Levantou-se do banco e se encaminhou para o confessionário.
Passaram-se alguns minutos e lá veio o sacristão abanando as asas sobre o confessionário. Joãozinho se ajoelhou. E o 'anjo', com voz angelical, perguntou:
- Meu filho, por que você não quis se confessar nem com o padre e nem com o sacristão?
- Sabe o que é, seu anjo, é que eu estou comendo a mãe do padre e a mulher do sacristão!!! Entendeu agora porque eu não queria me confessar com eles?
- Entendi, meu filho, disse o 'anjo'. - Então eu lhe dou como penitência, 200 Ave Marias pela mãe do padre e 2000 Pai Nossos pela mulher do sacristão.
Está bem assim, meu filho???
- Justíssimo, seu anjo, respondeu Joãozinho. Por isso que eu queria me confessar com quem entende. 2000 Pai Nossos pela mulher do sacristão, contra 200 Ave Marias pela mãe do padre é mais que justo, pois a mulher do sacristão é 10 vezes mais gostosa que a mãe do padre.
- Muito obrigado seu anjo, já vou agora mesmo, lá pro altar, pagar a penitência !!
O 'anjo' aguardou um instante, fez um sinal para o padre que o puxou de volta e, curioso, indagou:
- E aí, meu filho, como foi a experiência???
- Horrível seu padre... horrível!!!
Desci como anjo, pelas mãos de um padre e estou subindo como corno, pelas mãos de um filho da puta!!!

JÁ LÁ VÃO 3 ANOS!!!"

.
JÁ PASSARAM 3 ANOS
DESDE AQUELE DIA
28 DE ABRIL, EM
QUE POQUEI O PONTO
PELA ULTIMA VEZ.



O 28 de Abril de 2006 foi um dia muito dificil .
Uma ruptura com 36 anos de trabalho, com o dia a dia com companheiros com quem se passa grade parte do dia, com quem se tem um diálogo profissional mas também de cariz pessoal, com quem se comenta política, futebol, guerra,paz,teatro,cinema; de quem se ouvem piadas, anedotas,chalaças,provocações,amabilidades,afectos;a quem contamos outras piadas,anedotas,chalaças,provocações,amabilidades,afectos, é, dizia eu, muito dificil.

As horas do ultimo dia voam, e ao se aproximar o momento de dizer adeus,do ultimo beijo ou abraço, o nosso coração aperta, e o humedecer dos olhos é inevitável.

Os dias agora são muito preenchidos, ganha-se em tempo para lêr e fazer tudo o que durante os anos de trabalho sonhei poder fazer.
Mas há uma coisa que se perde para sempre - O contacto diário com os companheiros de tantos anos, as piadas cá fóra não têm nem o mesmo sabôr, nem o mesmo impacto...

terça-feira, abril 28, 2009

PEDRO MESTRE

.
PEDRO MESTRE É UMA FIGURA INCONTORNÁVEL
DO BAIXO ALENTEJO, DA VIOLA CAMPANIÇA
E DO CANTE ALENTEJANO.

O nosso encontro mensal realiza-se
desta vez em Castro Verde, daí hoje
na TRANCA dedicar um espaço a uma
das figuras de maior dimensão na
vida culural e musical do Concelho



Pedro Mestre é natural da Aldeia da Sete, no Concelho de Castro Verde, onde reside.

Aos 10 anos iniciou a sua actividade musical entrando para o coral infantil "Os Carapinhas"
Aos 12 começou a aprender a tocar viola campaniça com o Mestre Francisco António também conhecido por Chico Bailão.

UM RECANTO DA ALDEIA DA SETE, TERRA DE PEDRO MESTRE

Aos 13 ingressou no Grupo Coral Masculino "Ganhões de Castro Verde" e foi ainda com essa idade que atingiu o estatuto de Mestre ensaiador do grupo.
Em 2001 fundou 2 grupos corais, ficando mesmo como Mestre ensaiador de ambos:
Em Março o Grupo Coral "Os cardadores da Sete" e o Grupo Coral Etnográfico Papoilas do Corvo.

A ROTUNDA DA ALDEIA DA SETE

Em 2002 assumiu o lugar do seu Mestre (Chico Baião) dando continuidade ao Grupo de Violas Campaniças de Castro Verde, ficando a tocar ao lado de Mestre Manuel Bento.
No ano de 2003, começa a dedicar-se à construção de violas campaniças, que aprendeu a construir com o artesão Amilcar Silva.
Nesse mesmo ano fundou ainda a Associação de Cante Alentejano "Os Cardadores", com o objectivo de de preservar os costumes do Concelho de Castro Verde.
Ainda em 2004 foi formador na Escola Oficina de Violas Campaniças , dinamizada pela Cortiçol.
Em 2007 conheceu ,no VI Encontro de Cultura de Serpa, Chico Lobo, um violeiro de Minas Gerais, também ele amante de viola, dum tipo que os dois descobriram ser semelhantes.


A viola campaniça (alentejana) e a viola caipira (mineira),mais o modo de estar na vida dos seus povos de origem (Alentejanos e Mineiros)fizeram eclodir entre os dois uma amizade que os tem unido e que deu origem a um CD a que deram o nome de "Encontro de Violas".
Percorreu então junto com Chico Lobo terras de Portugal (especialmente Alentejo) e do Brasil (Minas Gerais apresentando o seu trabalho, e espalhando o som das suas violas, do seus cantares e das suas culturas tão semalhantes.

PEDRO E CHICO APRESENTANDO O SEU TRABALHO EM SANTA BARBARA DE PADRÕES

Tive o privilégio de assistir a alguns desse espectáculos e colhi algumas imagens que aqui gostosamente recordo.

NO CONCERTO DE ALJUSTREL PEDRO MESTRE SOLOU UM "TOQUE A DESPIQUE" QUE PROVOCOU ALGUMA "PELE DE GALINHA" ,TAL A QUALIDADE DO SEU TIMBRE.

Nos anos de 2006/7/8, iniciou uma tarefa inédita ,e talvez decisiva, para a preservação da cultura popular alentejana, na vertente do cante e do toque da viola campaniça, iniciou, dizia eu, o ensino de cante alentejano na disciplina de música tradicional/cante alentejano, nos 4 anos de escolaridade das escolas do 1º.Ciclo do Concelho de Almodôvar.
É tudo?
Não, para o Pedro não é suficiente.
Ele também é artesão e nessa qualidade preside a uma das maiores Associações do Concelho de Castro Verde , o ACA Os Cardadores, fundado em 6 de Abril de 2004.

Actualmente Pedro Mestre participa e faz parte de diversos grupos:
Grupo de Violas Campaniças, Cardadores da Sete,,Os 4 ao Sul,Cantares da Meia Noite,Grupo de Música Tradicional Alentejana "Rastolhice",Seróes do Alentejo,Grupo Cante Alentejano nas Escolas e mestre ensaiador das Papoilas do Corvo...


PEDRO MESTRE, AQUI INTEGRADO NO "RASTOLHICE" PARTILHANDO O PALCO COM AS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA, GRUPO DE CANTARES ALENTEJANOS DA UNIVERSIDADE DO PORTO, NUM CONCERTO MEMORÁVEL ESTE ANO EM ALMODÔVAR


AQUI PEDRO MESTRE ACTUANDO NA IGREJA MATRIZ DE ALMDÔVAR, NO NATAL DE 2007,COM O SEU GRUPO "4 AO SUL"


PEDRO MESTRE COM O GRUPO DE CANTARES DAS ESCOLAS.



Ainda recentemente Pedro Mestre apareceu num "exterior" da Praça da Alegria" da RTp1.

Quem sabe que o pessoal que vai participar no almoço do dia 30 não o encontra por aí...

ooops

segunda-feira, abril 27, 2009

a 27 de Abril de 1908, iniciaram-se os .JOGOS OLIMPICOS DE LONDRES

.
Jogos Olímpicos de Verão de 1908


Jogos da IV Olimpíada
Londres 1908
Nações Participantes 22
Atletas 2008
Eventos 110 em 22 Desportos
Cerimônia de Abertura 13 de julho
Cerimônia de Encerramento 31 de outubro
Abertura oficial Rei Eduardo VII
Local Estádio White City


Após a realização dos jogos intermediários de 1906 na Grécia, considerados não-oficiais e que não tiveram seus resultados computados pelo Comitê Olímpico Internacional, os Jogos da IV Olimpíada foram realizados em Londres, Grã-Bretanha, entre 27 de abril e 31 de outubro de 1908. Originalmente deveriam ser realizados em Roma, mas uma erupção do vulcão Vesúvio obrigou as autoridades italianas a usar todos seus recursos econômicos para combater os efeitos da tragédia e a desistir de sediar os Jogos, que acabaram por serem transferidos para a capital britânica.

Considerados os primeiros Jogos realmente bem organizados para um evento deste porte, após os fracassados e improvisados Jogos de Paris e Saint Louis , apesar de terem novamente sua duração alongada por mais de seis meses, eles obtiveram o empenho pessoal do Rei da Inglaterra para sua realização e se desenrolaram no primeiro complexo olímpico construído, o Shepperd’s Bush Stadium, em White City, subúrbio londrino, com capacidade para cem mil espectadores e que constava de estádio de futebol, pista de atletismo, piscina, pista de ciclismo e instalações para a ginástica e a luta.

Inaugurados pelo Rei Eduardo VII , os Jogos tiveram a participação de 22 nações e 2.008 atletas, entre eles 37 mulheres, que disputaram provas em três esportes diferentes: tênis, ginástica e patinação no gelo, embrião dos futuros Jogos de Inverno, do total de 24 modalidades. Foi nestes Jogos que a Grã-Bretanha, a dona da casa, pela primeira e única vez, liderou o quadro de medalhas em uma olimpíada, num total de 145 sendo 56 de ouro, mais do dobro de seus então mais ferrenhos adversários, os norte-americanos.

Fatos, destaques e curiosidades
Pela primeira vez, na cerimónia de abertura os atletas desfilaram por nações, visto que a maioria dos países enviou equipes nacionais.
O italiano Dorando Pietri protagonizou o mais dramático momento destes Jogos, que a história preservou como a maior lembrança dos Jogos de Londres de 1908, ao vencer completamente exausto e desorientado a maratona e ser desclassificado logo depois, por ser ajudado a cruzar a linha de chegada pelos fiscais de pista, caindo desmaiado a seguir. A fotografia que eternizou o momento de sua chegada é considerada o primeiro grande ícone fotográfico dos esportes no Século XX.
Nestes Jogos, a maratona foi disputada pela primeira vez na distância de 42.195m - que se mantém até hoje - para que a família real pudesse acompanhar a largada da prova dos jardins do Palácio de Verão, fazendo assim com que a distância a ser percorrida pelos maratonistas, ganhasse mais 2.195m além dos 40 kms originais.
Devido aos protestos da delegação dos Estados Unidos, que se recusou a aceitar a anulação da primeira prova dos 400m rasos no atletismo e a disputar nova corrida, o inglês Whyndam Halswelle conquistou a medalha de ouro desta prova correndo .....sozinho!
Os arqueiros Charlotte Dod e William Dod, foram os primeiros irmão e irmã a receberem medalhas olímpicas.
Oscar Swahn, então com sessenta anos, foi o atleta mais velho a ganhar uma medalha de ouro, na competição de tiro (disciplina de tiro ao veado, um tiro).
Hóquei sobre grama pela primeira vez fez parte do programa olímpico.
O norte-americano Ray Ewry ganhou, pela terceira vez, as provas de salto em altura e salto em distância sem impulsão (modalidade que não mais existe), mantendo-se até à data o único atleta a ganhar oito medalhas de ouro apenas em provas individuais.
Numa desmonstração do espírito de desportivismo dos Jogos Olímpicos, a final de luta greco-romana entre Frithiof Martensson e Mauritz Andersson foi adiada para permitir que Martensson recuperasse de uma pequena lesão. Martensson acabaria por ganhar a final.

Desportos que estiveram em conpetição

Atletismo
Boxe
Cabo de guerra
Ciclismo
Esgrima
Futebol
Ginástica
Hóquei sobre a grama
Jeu de paume
Lacrosse
Motonáutica
Natação
Pólo
Pólo aquático
Patinação artística
Raquetes
Remo
Rugby
Saltos ornamentais
Tênis
Tiro
Tiro com arco
Vela
Lutas

Quadro de medalhas

. Ordem..País .....ouro..prata..bronze..total medalhas
1 GBR Grã-Bretanha 56.... 51.... 38...... 145
2 USA .............23.... 12 ....12....... 47
3 SWE Suécia....... 8..... 6.... 11....... 25
4 FRA França .......5..... 5..... 9....... 19
5 GER Alemanha..... 3..... 5..... 6....... 14

O NOSSO ENCONTRO DESTE MÊS É JÁ NA QUINTA FEIRA

.
ESTE MÊS A CIMEIRA VAI SER
EM CASTRO VERDE NO BAIXO
ALENTEJO.


O CORETO DA VILA É MUITO PECULIAR E UMA RUPTURA COM OS TRADICIONAIS CORETOS EXISTENTES

É neste coreto, que o nosso grupo cantará a rapsódia do costume sob a superior direcção do maestro Sampaio, como já é de tradição sempre que as nossas Cimeiras se realizem fóra de portas.



Mas isto só acontecerá depois do repasto que irá ter lugar em Entradas a 8 kms de Castro Verde.

domingo, abril 26, 2009

GOLO DE RONALDO - UMA PINTURA

.
HOJE NA 1ª.MÃO DA FINAL
DO CAMPEONATO PAULISTA
DE FUTEBOL, O CORINTHIANS
VENCE O SANTOS POR 3-1
COM 2 GOLOS DE RONALDO.

I SEGUNDO DELE, QUE PÔS
O RESULTADO EM 3-1 É
ESTA MARAVILHA:

PALPITES - 1ª.JORNADA ABRIL-MAIO

.
É O VITOR SANTOS O
LÍDER DESTA 1ª.JORNADA
DE ABRIL-MAIO, QUE COM
1 PONTO DE BONUS POR
SER VENCEDOR DA JORNA-
DA, É LIDER COM 2 PON-
TOS DE AVANÇO SOBRE O
AZEVEDO.


JOGOS:

SPORTING-AMADORA....2-1 (AZEVEDO)
BELENENSES-NACIONAL.1-2 (VITOR SANTOS,VALENTE)
PORTO-SETUBAL.......2-0 (CARMEN,PEDRO PEREIRA,CÉLIA,JOÃO ROQUE,AZEVEDO)
BENFICA-MARITIMO....3-2

CLASSIFICAÇÃO DA JORNADA E GERAL


VITOR SANTOS, FESTEJA A SUA LIDERANÇA


1.VITOR SANTOS.....3..BACKOFFICE/ATLETICO
2.Azevedo...........5..EX-RC-LISRY/SPORTING
3.Carmen...........6..BACKOFFICE/BENFICA
..Nuno Matos.........6..AMERICA/BENFICA
..Tiago.............6..TARIFAS-EUROPA2/BENFICA
..Célia.............7..CODESHARES/SPORTING
4.João Roque....8..GENEVE/SPORTING
..Herdeiro..........8..EX-RC-REV/SPORTING
..Peixoto...........8..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
..Francisco..........8..AFRICAS/SPORTING
5.Pedro Pereira....9..AVAILABILITIES/BENFICA
..Mendonça.......9..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Soraia.............9..CODESHARES/BENFICA
..Valente..............9..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
6.Leonor............11..GRP.DESK/SPORTING

a 26 de Abril de 1937, GUERNICA FOI BOMBARDEADA

.
FOI A 26 DE ABRIL
DE 1937 1UE OCIRREU
O PRIMEIRO GRANDE
BOMBARDEAMENTO DE
UMA CIDADE.

Guernica foi bombardeada pelos nazistas em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, o que inspirou a Pablo Picasso sua famosa obra "Guernica".



Picasso pintou esse quadro para retratar o estado de Guernica após o bombardeio: restos de pessoas espalhados por todos os lugares

Dizem que os nazi-fascistas foram a Picasso, colocaram o quadro na frente dele e perguntaram: foi você quem fez isso. Ele respondeu: não, vocês fizeram isso, eu só pintei!

Após o fim da Guerra Civil, Picasso permitiu que a obra fosse emprestada ao Museu de Arte Moderna de Nova York, com a condição de que Guernica retornasse à Espanha somente quando a ditadura Franquista caísse. Em 1981, com a morte do ditador Francisco Franco, a obra voltou ao território espanhol, onde hoje reside no Centro de Arte Reina Sofía, em Madri.

Em janeiro de 1973, com o título "The Great Guernica Fraud", o professor Jeffrey Hart publicou no National Review um estudo onde sustenta a tese de que bombardeio de Guernica não ocorreu. O artigo foi reimpresso nos jornais "Die Welt" e "Il Tempo". No último teve o título: "Revelações sensacionais destroem um Mito"



Actualmente tem aproximadamente dezoito mil habitantes.

sábado, abril 25, 2009

PALPITES ABRIL-MAIO - 1ª.JORNADA . info intercalar

.
JOGOU-SE HOJE O PRIMEIRO
DESAFIO A CONTAR PARA O
NOSSO PALPITES, E COM~
A VITÓRIA DO SPORTING
2-1, QUE DÁ A LIDERANÇA
AO AZEVEDO, ÚNICO QUE
ACERTOU NO RESULTADO



JOGO JOGADO:
.
SPORTING-E.AMADORA....2-1 (AZEVEDO)


O AZEVEDO, AQUI ACOMPANHADO DO CANELAS E MENDONÇA, É PRIMEIRO LÍDER DO PALPITES DE ABRIL-MAIO
.
1.AZEVEDO...-1
2.Carmen,Célia,Soraia,Leonor,Nuno Matos,Mendonça,Herdeiro,João Roque,Peixoto..1
3.Vitor Santos,Pedro Pereira,Francisco,Valente,...2
4.Tiago Sacramento...3

25 DE ABRIL DE 1974

.
25 de ABRIL - estórias do rc


O 25 de Abril de 1974 marcou muito as gerações nascidas durante a ditadura do Estado Novo.
Os companheiros que estavam naquela época no RC viveram intensamente aqueles dias,e recordam decerto o ambiente de euforia e participação que a todos ou quase nos atingiu.

Por ironia do destino, estava marcada para o dia 25 de Abril de 1974, uma sessão solene de inauguração formal do TAPMATIC (sistema informático de reservas), com a presença do então Ministro dos Transportes do Governo de Marcello Caetano. É claro que a inauguração não aconteceu...
Nessa mahã de 25 de Abril, muito cedo, fui acordado ao som das notícias do Rádio Clube Português, que circunstanciavam os acontecimentos dessa madrugada.



Confesso que a primeira ideia que me veio à cabeça, foi a que poderia estar a acontecer um golpe de extrema direita, pois constava nos últimos dias, que o General Kaulza de Arriaga, estaria a preparar uma resposta de direita à tentativa de golpe do 16 de Março, essa da esquerda militar.
Só sosseguei mais, quando, ao longo da manhã. fui ouvindo canções de Sérgio Godinho, a Grandola Vila Morena e o "Eles comem tudo" do Zeca Afonso . Canções, absolutamente proibidas no antigo regime, impossíveis de se ouvir, a não ser adquirindo os discos clandestinamente no estrangeiro.

Estava nessa semana no turno das "quatro-meia noite", e como não conseguia entrar em contacto telefónico com a secção, nem havia ainda telemóveis, foi com alguma preocupação , sem saber o que poderia acontecer, que me dirigi ao Aeroporto, que estava encerrado de acordo com as notícias da TV e rádio.
Havia uma barreira militar de soldados revoltosos (MFA) à entrada do caminho (então particular) que dá acesso às instalações da Companhia. Não me deixaram passar.
Aí, e já na companhia do Vasco Sá, que tal como eu, iria entrar de serviço, e já quando nos dispunhamos a vir embora, fomos avisados pelo Alferes Comandante daquele pelotão de ocupação, que esperássemos, pois,num contacto superior, via rádio de campanha, o tinham informado que estava vindo uma carrinha para nos levar ao local de trabalho, para rendermos os colegas que estavam a sair às 4.
Apareceu então o Luis Domingues, que nos levou ao Controle, onde o substituímos, e ao Mascarenhas.
Ficámos só até às 8 e meia da noite, tendo entretanto, sido levados a jantar ao restaurante do Aeroporto ocupado, onde nos deram ração de combate como jantar.
Comemos rodeados de tropa por todos os lados, enquanto assistíamos, através de um televisor instalado no bar, aos acontecimentos do Largo do Carmo, o cerco e a rendição do Marcello Caetano.
Eu e o Vasco Sá.!!!

actualidade

.

O BAILINHO DE LISBOA

sexta-feira, abril 24, 2009

nacionalidade?

.
A resposta é:



nacionalidade - SALAME!!!!

Sim, não é uma morenaça, é só salame.

O primeiro a mandar um email a acertar foi o JOÃO ROQUE, o nosso colega da TAP-GENEVE.

Não vou dizer quem ,mas tive respostas como: angolana, brasileira, porto riquenha e hawaiana.

preliminares

.
Três mulheres, uma noiva, uma casada e uma amante, decidiram fazer uma
brincadeira: seduzir os seus homens usando uma capa, corpete de couro,
máscara nos olhos, botas de cano alto, pra depois dividir a
experiência entre elas.
No dia seguinte, disse a noiva:
- Quando o meu namorado me viu usando o corpete de couro, botas com
12cm de salto e máscara sobre os olhos, olhou-me intensamente e disse:
' És a mulher da minha vida, eu amo-te'. E fizemos amor
apaixonadamente.
A amante contou a sua versão:
- Encontrei o meu amante no escritório, com o equipamento completo!
Quando abri a capa, ele não disse nada, agarrou-me e fizemos amor a
noite toda, na mesa, no chão, de pé, na janela, até no hall do
elevador!
Então a casada contou sua história:
- Mandei as crianças para a casa da minha mãe, dei folga à empregada,
fiz depilação completa, as unhas, escova, passei creme no corpo
inteiro, perfume em lugares estratégicos, e caprichei: capa preta,
corpete de couro, bota com salto de 15 cm, máscara sobre os olhos e um
batom vermelho que nunca tinha usado. Pra incrementar, comprei uma
calcinha de Lycra preta com um lacinho de cetim no ponto G!. Ainda
apaguei todas as luzes da casa e deixei só velas iluminando tudo.
Meu marido chegou, olhou-me de cima abaixo e disse:
Então, Batman, o que temos para o jantar?

ALMOÇO DE 30 DE ABRIL EM CASTRO VERDE



O nosso encontro mensal deste mês de Abril vai, como vem sendo anunciado, ter lugar em Castro Verde.

Para além do almoço que vai ser no restaurante Cavalariça, os melhores doces de Castro Verde, da doceira Bia Alexandrina, vão-nos esperar....
.

PALPITES 1ºJORNADA ABRIL / MAIO

.
O CAMPEONATO DA LIGA FICA
MAIS INTERESSANTE COM OS
NOSSOS PALPITES...

VAI COMEÇAR ESTE FINAL DE
SEMANA O PALPITES DE
ABRIL/MAIO, O ULTIMO DA
TEMPORADA.



JOGOS:



São 15 os concorrentes e entre eles estão campeões.

pensamento do dia

.
Os autarcas portugueses são os mais católicos do mundo.
Nunca assinam nada, sem terem um terço na mão.

NACIONALIDADE?



Olha bem e diz lá qual a nacionalide desta morenaça?
Hoje ainda a TRANCA revelará a verdade...

CAPA DA TRANCA 32

PALPITES -VAI INICIAR-SE ESTE FIM DE SEMANA O ULTIMO DESTA ÉPOCA

.
OS JOGOS VÃO SER:

Sporting E.Amadora
Belenenses Nacional
Porto V.Setubal
Benfica Maritimo

quinta-feira, abril 23, 2009

MULHER COM O MELHOR FÍSICO DO MUNDO

ALMOÇO DE 30 DE ABRIL

.
O NOSSO ENCONTRO DESTE MÊS
EM CASTRO VERDE ESTÁ A
MEXER.


CASTRO VERDE ALINDA-SE PARA RECEBER O RC


A Manuela Brito e Silva pede a todos:

Por motivos de ordem técnica a Dina está sem computador. Por isso agradeço que me respondam ( o mais breve possível por causa do bus ) a mim Manuela BS, se podem ir ao almoço de 30 de abril .Digam também se levam companhia.
A partida é no sítio do costume Estação Fluvial de Belém às 09h30 Hurry , please!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços
MBS

mbsilva@gmail.com ou 965129998 ou 214172139

pensamento do dia

.
POR QUE é que MUITAS MULHERES FINGEM O ORGASMO?
Porque muitos homens fingem as preliminares

quarta-feira, abril 22, 2009

APERTO DE MÃO FÓRA DO PROTOCOLO



OBAMA, À ENTRADA PARA A VISITA PROTOCOLAR À RAINHA ISABEL II ,NÃO HESITOU EM QUEBRAR O PROTOCOLO E APERTOU A MÃO AO GUARDA DE SUA ALTEZA
.

A 22 DE APRIL NASCEU IMANUEL KANT

.
Immanuel Kant

Immanuel Kant ou Emanuel Kant (Königsberg, 22 de Abril de 1724 — Königsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filósofo alemão, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes.Depois de um longo período como professor secundário, começou em 1755 a carreira universitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos.Realizou numerosos trabalhos sobre ciência, física , matemática ,etc.

Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o Racionalismo continental (de René Descartes e Gottfried Leibniz, onde impera a forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica inglesa (de David Hume, John Locke, ou George Berkeley, que valoriza a indução).

Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.

Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do sistema solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace.


Vida

Túmulo de Immanuel Kant em Kaliningrado (antigo Königsberg)Kant nasceu, viveu e morreu em Königsberg (atual Kaliningrado), na altura pertencente à Prússia. Foi o quarto dos nove filhos de Johann Georg Kant, um artesão fabricante de correias (componente das carroças de então) e da mulher Regina. Nascido numa família protestante, teve uma educação austera numa escola pietista, que frequentou graças à intervenção de um pastor.

Passou grande parte da juventude como estudante, sólido mas não espetacular, preferindo o bilhar ao estudo. Tinha a convicção curiosa de que uma pessoa não podia ter uma direcção firme na vida enquanto não atingisse os 39 anos. Com essa idade, era apenas um metafísico menor numa universidade prussiana, mas foi então que uma breve crise existencial o assomou. Pode argumentar-se que teve influência na posterior direcção.

Kant foi um respeitado e competente professor universitário durante quase toda a vida, mas nada do que fez antes dos 50 anos lhe garantiria qualquer reputação histórica. Viveu uma vida extremamente regulada: o passeio que fazia às 15:30 todas as tardes era tão pontual que as mulheres domésticas das redondezas podiam acertar os relógios por ele.

Kant nunca deixou a Prússia e raramente saiu da cidade natal. Apesar da reputação que ganhou, era considerado uma pessoa muito sociável: recebia convidados para jantar com regularidade, insistindo que a companhia era boa para a constituição física.

Por volta de 1770, com 46 anos, Kant leu a obra do filósofo escocês David Hume. Hume é por muitos considerados um empirista ou um cético, muitos autores o consideram um naturalista.

Kant sentiu-se profundamente inquietado. Achava o argumento de Hume irrefutável, mas as conclusões inaceitáveis. Durante 10 anos não publicou nada e, então, em 1781 publicou o massivo "Crítica da Razão Pura", um dos livros mais importantes e influentes da moderna filosofia.

Neste livro, ele desenvolveu a noção de um argumento transcendental para mostrar que, em suma, apesar de não podermos saber necessariamente verdades sobre o mundo "como ele é em si", estamos forçados a percepcionar e a pensar acerca do mundo de certas formas: podemos saber com certeza um grande número de coisas sobre "o mundo como ele nos aparece". Por exemplo, que cada evento estará causalmente conectado com outros, que aparições no espaço e no tempo obedecem a leis da geometria, da aritmética, da física,etc.

Nos cerca de vinte anos seguintes, até a morte em 1804, a produção de Kant foi incessante. O seu edifício da filosofia crítica foi completado com a Crítica da Razão Prática,


Inscrições ao longo da tumba de Kant, dentre elas (...)"O céu estrelado por sobre mim e a lei moral dentro de mim" (...)que lidava com a moralidade de forma similar ao modo como a primeira crítica lidava com o conhecimento; e a Crítica do Julgamento, que lidava com os vários usos dos nossos poderes mentais, que não conferem conhecimento factual e nem nos obrigam a agir: o julgamento estético (do Belo e Sublime) e julgamento teleológico (Construção de Coisas Como Tendo "Fins"). Como Kant os entendeu, o julgamento estético e teleológico conectam os nossos julgamentos morais e empíricos um ao outro, unificando o seu sistema.

Uma das obras, em particular, atinge hoje em dia grande destaque entre os estudiosos da filosofia moral. A Fundamentação da Metafísica dos Costumes é considerada por muitos filósofos a mais importante obra já escrita sobre a moral. É nesta obra que o filósofo delimita as funções da ação moralmente fundamentada e apresenta conceitos como o "Imperativo categórico" e a "Boa vontade".

Os trabalhos de Kant são a sustentação e ponto de início da moderna filosofia alemã; como diz Hegel, frutificou com força e riqueza só comparáveis à do socratismo na história da filosofia grega. Fichter, Hegel , Schelling, Schopenhauer, para indicar apenas os maiores, inscrevem-se na linhagem desse pensamento que representa um etapa decisiva na história da filosofia e está longe de ter esgotado a sua fecundidade.[1]

Kant escreveu alguns ensaios medianamente populares sobre história, política e a aplicação da filosofia à vida. Quando morreu, estava a trabalhar numa projetada "quarta crítica", por ter chegado à conclusão de que seu sistema estava incompleto; este manuscrito foi então publicado como Opus Postumum. Morrera em 12 de fevereiro de 1804 na mesma cidade que nascera e permanecera durante toda sua vida.

ACTUALIDADE

.

O ALMOÇO DESTE MÊS É JÁ NO DIA 30


CASTRO VERDE ESPERA-TE

Vai ser em Castro Verde, Baixo Alentejo, onde a Tranca tem vindo a ser editada ultimamente.



O Restaurante vai ser o CAVALARIÇA em Entradas, pertinho da Vila de Castro , a 8 kms.
Estão a ser preparados os "land arrangments" com uma volta pela vila e visita a locais com interesse.

O autopulman já está assegurado pela Manuela Brito e Silva

A Dina está como sempre a centralizar as reservas é só telefonar-lhe

Agora podem começar a confirmar a presença para a Dina:
contactos, são: 219885118 - 967397958
913733249

ou para o escriba: 917051647 (em Castro Verde)

capa da tranca 22


A CAPA DA TRANCA 22 É DA AUTORIA DO MÁRIO FILIPE

terça-feira, abril 21, 2009

FÁTIMA RODRIGUES

.
A TRANCA acaba de saber que a nossa colega Fátima Rodrigues que trabalhou em LISRJ ,faleceu hoje no Hospital após doença prolongada.
O funeral da Fátima realiza-se na 5ª.feira .
O corpo irá amanhã, quarta feira par a Igreja da Amadora.

A LOUCURA

.
A Loucura resolveu convidar os
amigos para tomarem um café em
sua casa.
Todos os convidados foram.
Após tomarem o café, a Loucura
propôs:
-Vamos brincar de esconde-
esconde?
-
O que é isso?
(perguntou a Curiosidade)
-
Esconde-esconde é uma
brincadeira em que eu conto até
cem e vou procurar.
-O primeiro a ser encontrado será o
próximo a contar.
Todos aceitaram, menos o Medo e
a Preguiça.
1,2,3...,a Loucura começou a
contar.
A Pressa se escondeu primeiro, em
qualquer lugar.
A Timidez , tímida como sempre,
escondeu-se na copa da árvore.
A Alegria correu para o meio do
jardim;
já a Tristeza começou a chorar, pois
não achava um local apropriado para
se esconder.
A Inveja acompanhou o Triunfo e se
escondeu perto dele, debaixo de
uma pedra.
A Loucura continuava a contar e
os seus amigos iam se escondendo.
O Desespero ficou desesperado
ao ver a Loucura que já estava no
noventa e nove,
cem...(gritou a Loucura):
-
Vou começar a procurar.
- A primeira a aparecer foi a
Curiosidade já que não agüentava
mais, querendo saber quem seria o
próximo a contar.
Ao olhar para o lado, a Loucura viu
a Dúvida em cima do muro, sem
saber em qual dos lados se
esconderia melhor.
E assim foram aparecendo, a
Alegria, a Tristeza, a Timidez ...
Quando estavam todos
reunidos, a Curiosidade
perguntou:
-Onde está o
Amor?
Ninguém o tinha visto.
A Loucura começou a procurar.
Procurou em cima da montanha, nos
rios, debaixo das pedras e nada do
Amor aparecer.
Procurando por todos os lados, a
Loucura viu uma roseira, pegou um
pauzinho, começou a procurar entre
os galhos, e de repente ouviu um
grito.
Era o Amor, gritando por ter furado
o olho com o espinho.
A Loucura não sabia o que fazer.
Pediu desculpas, implorou pelo
perdão do Amor e até prometeu
servi-lo para sempre.
O Amor aceitou as desculpas.
Desde então e até hoje...
Meu desejo para você hoje é...
Aproveite a vida e beije muito!
O número de pessoas a quem tu
sempre gostarias de poder beijar
eu cá vou beijar e muito a
Angelina Jolie...

preliminares

.
O sujeito foi cortar o cabelo no barbeiro que freqüentava há mais de vinte anos.
- Rapaz, tô ansioso... Vou pra Itália amanhã!
- Itália?- perguntou o barbeiro - Com tanto lugar bom pra ir, tu vai pra Itália?
- É, eu vou pela Alitalia.
- Caramba meu, a pior companhia de aviação do mundo...Vai pra que cidade?
- Roma.
- Que merda! Cidadezinha feia! Vai se hospedar aonde?
- No Hilton.
- Que ?....Eu hein! Aquilo é o maior pardieiro! Vai ver o papa?
- Claro!
- Programinha de Índio, hein! Milhões de pessoas se acotovelando só pra ver o papa.
O sujeito saiu injuriado do barbeiro . No dia seguinte, viajou e curtiu a viagem, que foi ótima!
Logo que voltou, fez questão de voltar à barbearia.
- E aí, como foi a viagem? - perguntou o barbeiro.
- Rapaz, você não sabe o que me aconteceu... Eu tava lá no Vaticano tentando ver o papa.
Logo que o papa chegou na sacada, ele olhou pra multidão e desceu. Saiu de lá e começou a andar na minha direção. Foi se aproximando de mim cada vez mais. Quando o papa chegou bem pertinho, falou um troço no meu ouvido. Só pra mim!
. - E o que o papa falou pra você?
- Cabelinho mal cortado, hein, rapaz? Que MERDA de barbeiro é o teu ...

A MAIOR LAVANDARIA DO MUNDO À BEIRA DA FALÊNCIA

.


A maior lavandaria de dinheiro do mundo ameaça falir e poderá arrastar consigo, um país inteiro !!!
União de Bancos Suiços, a coisa está muito feia! Está pegando fogo!
Agoniza o segredo bancário suíço. Artigo de Gilles Lapouge - Paris.
A Suíça tremula. Zurique alarma-se. Os belos bancos, elegantes, silenciosos de Basileia e Berna estão ofegantes. Poderia dizer-se que eles estão assistindo na penumbra a uma morte ou estão velando um moribundo. Esse moribundo, que talvez acabe mesmo morrendo, é o segredo bancário suíço.
O ataque veio dos Estados Unidos, em acordo com o presidente Obama. O primeiro tiro de advertência foi dado na quarta-feira.
A UBS - União de Bancos Suíços, gigantesca instituição bancária suíça - viu-se obrigada a fornecer os nomes de 250 clientes americanos por ela ajudados para fraudar o fisco. O banco protestou, mas os americanos ameaçaram retirar a sua licença nos Estados Unidos. Os suíços, então, passaram os nomes. E a vida bancária foi retomada, tranquilamente.
Mas, no fim da semana, o ataque foi retomado. Desta vez os americanos golpearam forte, exigindo que a UBS forneça o nome dos seus 52.000 clientes titulares de contas ilegais!
O banco protestou. A Suíça está temerosa. O partido de extrema-direita, UDC (União Democrática do Centro), que detém um terço das cadeiras no Parlamento Federal, propõe que o segredo bancário seja inscrito e ancorado pela Constituição federal.
Mas como resistir!
A União de Bancos Suíços não pode perder sua licença nos EUA, pois é nesse país que aufere um terço dos seus benefícios.
Um dos pilares da Suíça está sendo sacudido. O segredo bancário suíço não é coisa recente.
Esse dogma foi proclamado por uma lei de 1934, embora já existisse desde 1714. No início do século 19, o escritor francês Chateaubriand escreveu que neutros nas grandes revoluções nos Estados que os rodeavam, os suíços enriqueceram à custa da desgraça alheia e fundaram os bancos em cima das calamidades humanas.
Acabar com o segredo bancário será uma catástrofe econômica.
Para Hans Rudolf Merz, presidente da Confederação Helvética, uma falência da União de Bancos Suíços custaria 300 bilhões de francos suíços ou 201 milhões de dólares.
E não se trata apenas do UBS. Toda a rede bancária do país funciona da mesma maneira. O historiador suíço Jean Ziegler, que há mais de 30 anos denuncia a imoralidade helvética, estima que os banqueiros do país, amparados no segredo bancário, fazem frutificar três trilhões de dólares de fortunas privadas estrangeiras, sendo que os ativos estrangeiros chamados institucionais, como os fundos de pensão, são nitidamente minoritários.
Ziegler acrescenta ainda que se calcula em 27% a parte da Suíça no conjunto dos mercados financeiros "offshore" do mundo, bem à frente de Luxemburgo, Caribe ou o extremo Oriente.
Na Suíça, um pequeno país de 8 milhões de habitantes, 107 mil pessoas trabalham em bancos.
O manejo do dinheiro na Suíça, diz Ziegler, reveste-se de um caráter sacramental. Guardar, recolher, contar, especular e ocultar o dinheiro, são todos actos que se revestem de uma majestade ontológica, que nenhuma palavra deve macular e realizam-se em silêncio e recolhimento...
Onde páram as fortunas recolhidas pela Alemanha Nazi? Onde estão as fortunas colossais de ditadores como Mobutu do Zaire, Eduardo dos Santos de Angola, dos Barões da droga Colombiana, Papa-Doc do Haiti, de Mugabe do Zimbabwe e da Mafia Russa?
Quantos actuais e ex-governantes, presidentes, ministros, reis e outros instalados no poder, até em cargos mais discretos como Presidentes de Municipios têm chorudas contas na Suiça?
Quantas ficam eternamente esquecidas na Suíça, congeladas, e quando os titulares das contas morrem ou caem da cadeira do poder, estas tornam-se impossíveis de alcançar pelos legítimos herdeiros ou pelos países que indevidamente espoliaram?
Porque após a morte de Mobutu, os seus filhos nuncam conseguiram entrar na Suíca?
Tudo lá ficou para sempre e em segredo...
A agora surge um outro perigo, depois do duro golpe dos americanos.
Na minicúpula europeia que se realizou em Berlim, em preparação ao encontro do G-20 em Londres, França , Alemanha e Inglaterra (o que foi inesperado) chegaram a um acordo no sentido de sancionar os paraísos fiscais.
"Precisamos de uma lista daqueles que recusam a cooperação internacional", vociferou a chanceler Angela Merkel.
No domingo, o encarregado do departamento do Tesouro britânico, Alistair Darling, apelou aos suíços para se ajustarem às leis fiscais e bancárias europeias. Vale observar, contudo, que a Suíça não foi convidada para participar do G-20 de Londres, quando serão debatidas as sanções a serem adotadas contra os paraísos fiscais.
Há muito tempo se deseja o fim do segredo bancário. Mas até agora, em razão da prosperidade econômica mundial, todas as tentativas eram abortadas.

Hoje, estamos em crise.


Barack Obama, quando era senador, denunciou com perseverança a imoralidade desses remansos de paz para o dinheiro corrompido. Hoje ele é presidente. É preciso acrescentar que os Estados Unidos têm muitos defeitos, mas a fraude fiscal sempre foi considerada um dos crimes mais graves no país.
Nos anos 30, os americanos conseguiram laçar Al Capone.
Sob que pretexto? Fraude fiscal.
Para muito breve, a queda do império financeiro suiço!

preliminares

.
Sherlock Holmes e Watson vão acampar.

Montam a tenda e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho, deitam-se para dormir.
Algumas horas depois, Holmes acorda e diz para o seu fiel amigo:

-- Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.

Watson responde:
-- Vejo milhares e milhares de estrelas.

Holmes, então, pergunta:
-- E o que isso significa?

Watson pondera por um minuto, depois enumera:
1. Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias, e, potencialmente, biliões de planetas.
2. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte.
3. Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 03 horas e 15minutos pela altura em que se encontra a Estrela Polar.
4. Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos e insignificantes.
5. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia.
Correcto?

Holmes fica um minuto em silêncio e diz:
-- Fdssss... Watson, não vês que nos gamaram a puta da tenda?!!...

segunda-feira, abril 20, 2009

ACTUALIDADE

.

a 20 de abril, aconteceu o MASSACRE DE COLUMBINE SCHOOL

.
<
O massacre de Columbine aconteceu em 20 de abril de 1999 no Condado de Jefferson, Colorado, Estados Unidos, no Instituto Columbine, onde os estudantes Eric Harris (apelido ReB), de 18 anos, e Dylan Klebold (apelido VoDkA), de 17 anos, atiraram em vários colegas e professores.

Eric Harris e Dylan Klebold eram aparentemente adolescentes típicos de um subúrbio americano de classe média alta. Moravam em casas confortáveis. O pai de Klebold é geofísico, e a mãe, especialista em crianças deficientes.

Harris e Klebold deixaram uma nota, encontrada perto dos corpos: "Não culpem mais ninguém por nossos atos. É assim que queremos partir". Faltavam apenas 17 dias para o fim do ano letivo. Com 1965 alunos, Columbine é tão boa que muitas famílias se mudaram para Littleton, perto de Denver, com o objetivo de matricular os filhos na escola. Oitenta e dois por cento de seus alunos são aceitos em universidades (nos Estados Unidos não há vestibular, o que conta é o desempenho do aluno no segundo grau). Columbine também se orgulhava de não registrar casos de violência. O policial de plantão se limitava a multar alunos que estacionavam os carros nas vagas destinadas a professores. Não há, como nas escolas de Nova York, Los Angeles e Chicago, detectores de metais na entrada. Na festa de formatura, os alunos costumavam aceitar o pedido dos pais para vedar bebidas alcoólicas. Columbine era famosa por ser conservadora e privilegiar os jogadores dos times de futebol americano, basebol e basquete. Foi esse o estopim da tragédia.

Cronologia

Memorial Columbine em homenagem as vitímas do massacre.A cronologia do ataque à Columbine High School foi montada a partir de informações captadas pelas câmeras internas da escola, chamadas de emergência e as reportagens locais:

11:10 Harris e Klebold chegam à escola, e deixam seus carros no estacionamento do refeitório.

11:14 Deixam mochilas com cerca de nove quilos de explosivos no refeitório.

11:23 Eles esperam do lado de fora da saída oeste. Então sacam espingardas de caça e armas semi-automáticas e começam a atirar nos alunos. As pessoas começam a correr e um estudante faz a primeira ligação para os serviços de emergência.

11:24 Os alunos do refeitório percebem o que está acontecendo. Os funcionários tentam removê-los para locais mais seguros. Um carro de polícia chega e atira nos suspeitos.

11:27 A dupla entra na escola, atirando a esmo.

11:28 Eles entram na biblioteca, matando 10 e ferindo 12 pessoas em pouco mais de sete minutos. Eles atiram na polícia pela janela em direção ao estacionamento, onde as viaturas se reúnem.

Durante os próximos 40 minutos, Harris e Klebold percorreram a escola, atirando e deixando explosivos pelo caminho.

12:06 Minutos antes da equipe da SWAT entrar no prédio, os suspeitos se mataram dentro da biblioteca.

Como as autoridades não sabiam que os suspeitos estava mortos e como ainda havia explosivos instalados ao redor do prédio, levou-se mais de três horas para que os serviços de emergência chegassem a todos os sobreviventes e encontrassem Harris e Klebold.

preliminares

.
Depois do bebé nascer, o pai, aflito, foi falar com o obstetra.
"Senhor doutor, estou muito preocupado porque a minha filha nasceu com cabelos ruivos. Não pode ser minha!"
"Que disparate!" disse o médico. "Mesmo que tu a tua mulher ambos tiverem cabelo preto, podem ter cabelos ruivos nos genes da vossa família."
"Não é possível!" insistiu o pai. "Ambas as nossas famílias têm tido cabelos pretos há muitas gerações."
"Bem," disse o médico "tenho de perguntar... Com que frequência tu e a tua mulher praticam sexo?"
O homem, envergonhado, respondeu: "Este ano tenho andado cansado de trabalhar muito. Só fizemos amor uma ou duas vezes nos últimos meses."
"Então aí está!" disse o médico confiante. "É ferrugem!"

domingo, abril 19, 2009

QUINZENA CULTURAL EM CASTRO VERDE

.
DESDE O DIA 17 QUE ESTÁ A
DECORRER EM CASTRO VERDE,
VILA ALENTEJANA DE ONDE TEM
VINDO A SER EDITADA A TRANCA,
E ONDE SE VAI REALIZAR A NOS-
SO ENCONTRO MENSAL NO DIA 30,
UMA QUINZENA CULTURAL QUE
MERECE SER VISITADA E PARTI.
CIPADA




Do programa fazem parte nomes como Maria João, Maria Viana e Maria Anadon em Vozes 3, um concerto que reúne três grandes vozes do jazz português. Dulce Pontes que, na noite de 24 de Abril se juntará aos Ganhões de Castro Verde. Camané, o rosto do fado, que agora apresenta o seu novo álbum, "Sempre de Mim". Hell's Kitchen e Olive Tree Dance, um concerto diferente e alternativo que proporcionará a festa sem limites.

Do Teatro fazem parte peças como "Mamã!?", "A Mulher Ideal" e "Só". O público infantil pode este ano contar com a presença do Avô Cantigas. Para eles haverá ainda música e danças do mundo.

No âmbito do 14º aniversário da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, será apresentado um conjunto de livros, de diferentes autores, com destaque para André Gago, Conceição Queiroz e Isabel Rainha. De 19 a 25 de Abril, a Feira do Livro sugere as mais recentes edições, a preços acessíveis, e promove, em paralelo, um programa de animação direccionado ao público infantil, em especial.

Dos pequenos aos grandes acontecimentos que marcam esta Quinzena, todos eles são motivo para que se estabeleça a festa, o convívio e a partilha. A diversidade da sua programaçãoé sinónimo de tolerância por uma cultura com espaço para as diferentes expressões.

É claro que a vinda do nosso pessoal no dia 30 a Castro Verde faz parte da festa e a Sopa de cação e o ensopado de borrego também não serão decerto alheios às festividades....

sexta-feira, abril 17, 2009

preliminares

.

Numa ilha maravilhosa e deserta no meio do imenso oceano, após um terrível naufrágio, encontram-se as seguintes pessoas:

- dois italianos e uma italiana;
- dois franceses e uma francesa;
- dois alemães e uma alemã;
- dois gregos e uma grega;
- dois ingleses e uma inglesa;
- dois búlgaros e uma búlgara;
- dois japoneses e uma japonesa;
- dois chineses e uma chinesa;
- dois americanos e uma americana
- dois irlandeses e uma irlandesa;
- dois portugueses e uma portuguesa;

Passado um mês, nesta ilha absolutamente paradisíaca, no meio do nada, a situação era a seguinte:

- Um dos italianos matou o outro por causa da italiana;
- Os dois franceses e a francesa vivem felizes juntos num ménage-a-trois;
- Os dois alemães marcaram um horário rigoroso de visitas alternadas à alemã;
- Os dois gregos dormem um com o outro e a grega limpa e cozinha para eles;
- Os dois ingleses aguardam que alguém os apresente à inglesa;
- Os dois búlgaros olharam longamente para o oceano, depois olharam longamente para a búlgara e começaram a nadar;
- Os dois japoneses enviaram um fax para Tóquio e aguardam instruções;
- Os dois chineses abriram uma farmácia/bar/restaurante/lavandaria e engravidaram a chinesa para lhes fornecer empregados para a loja.
- Os dois americanos estão a equacionar as vantagens do suicídio porque a americana só se queixa do seu corpo, da verdadeira natureza do feminismo, de como ela é capaz de fazer tudo o que eles fazem, da necessidade de realização, da divisão de tarefas domésticas, das palmeiras e da areia que a fazem parecer gorda, de como o seu último
namorado respeitava a opinião dela e a tratava melhor do que eles, de como a sua relação com a mãe tinha melhorado e de que, pelo menos, os impostos baixaram e também não chove na ilha...

- Os dois irlandeses dividiram a ilha em Norte e Sul e abriram uma destilaria. Não se lembram se o sexo está no programa por ficar tudo um bocado embaciado depois de alguns litros de whisky de coco. Mas estão satisfeitos porque, pelo menos, os ingleses não se estão a divertir...
- Quanto aos dois portugueses e a portuguesa que também se encontram na ilha, até agora não se passou nada porque resolveram constituir uma comissão encarregada de decidir qual dos dois homens seria autorizado a requerer por escrito o estabelecimento de contactos íntimos com a mulher.
Acontece que a comissão já vai na 17ª reunião e até agora ainda nada se decidiu, até porque falta ainda aprovar as actas das 5 últimas reuniões, sem o que o processo não poderá andar para a frente. Vale ainda a pena referir que, de todas as reuniões, 3 foram dedicadas a eleger o presidente da comissão e respectivo assessor, 4 ficaram sem efeito dado ter-se chegado a conclusão que tinham sido violados alguns princípios do código de procedimento administrativo, 8 foram dedicadas a discutir e elaborar o regulamento de funcionamento da comissão e 2 foram dedicadas a aprovar esse mesmo regulamento. É ainda notável que muitas das reuniões não puderam ser realizadas ou concluídas, já que duas não continuaram por falta de quórum, uma ficou a meio em sinal de protesto pelo agravamento das condições de vida e 5 coincidiram com feriados ou dias de ponte...

quinta-feira, abril 16, 2009

eles disseram

.
É curioso é ninguem falar na melhoria do benfica de um ano para o outro , pelo menos em relação a A.A.de Coimbra...
O ano passado perderam 3 a 0 e este ano só perderam 1 a 0...
(PEREIRA DE SOUSA)
.
Sou da opinião que Quique Flores (ou qualquer outro) deve ficar no Benfica, mas em part-time. A pressão em torno de um treinador do Benica a tempo inteiro é um factor de desestabilização do próprio treinador, as perguntas constantes dos jornalistas as deslocações diárias ao Seixal, tudo isto é suburbio a mais ,e não ajuda a manter um ambiente de serenidade, de confiança e de liderança.
(LEONOR PINHÃO)
.
Sportinguistas aguardam que "Conta-me como foi" explique origem do buraco do clube
(INIMIGO PUBLICO-PUBLICO)

ALMOÇO DE 30 DE ABRIL

.
O NOSSO ENCONTRO MENSAL ESTE
MÊS VAI TER LUGAR NO BAIXO
ALENTEJO, EM CASTRO VERDE,
NO DIA 30.

Tal como foi decidido na ultima Cimeira de Paço de Arcos, este mês vao ser aqui em Castro Verde. Digo "aqui" ,pois é de Castro Verde que estou a teclar, e onde ultimamente tem vindo a ser editada a TRANCA.

Fica a 1 hora e 40 de Lisboa e são 184 kilometros de auto estrada.

O local da refrega está ainda a ser tratado, mas tudo indica que será na "Cavalariça"
em Entradas, uma localidade aqui junto a Castro Verde, e que alguns de nós já conhecem. A terra e a qualidade da comida alentejana


Agora podem começar a confirmar a presença para a Dina:
contactos, são: 219885118 - 967397958
913733249

ou para o escriba: 917051647 (em Castro Verde)

actualidade

.

OS MARRETAS DA EUROPA

quarta-feira, abril 15, 2009

preliminares

.
Um pai judeu, com a melhor das intenções, enviou o seu filho para o
colégio mais caro da comunidade Judia.
Apesar das suas intenções, Samuel não ligava puto às aulas.
Notas do primeiro mês:

Matemática 2
Geografia 3.5
Historia 1.7
Literatura 2
Comportamento 0

Estas espantosas classificações repetiam-se de mês a mês, até que o pai
se cansou:
- Samuel ouve bem o que te vou dizer, se no próximo mês as tuas notas e o
teu comportamento não melhorarem, vou-te mandar estudar para um colégio
católico.
No mês seguinte as notas do Samuel foram uma tragédia, só comparável ao
naufrágio do Titanic e o pai cumpriu com a sua palavra. Através de um
rabino próximo da sua família, contactou com um bispo que lhe recomendou um bom
Colégio Franciscano para o qual Samuel foi enviado.
Notas do primeiro mês:

Matemáticas 18
Geografia 16
Historia 18
Literatura 20
Comportamento 20

Notas do segundo mês:

Matemáticas 20
Geografia 18
Historia 20
Literatura 20
Comportamento 20.

O pai surpreendido perguntou-lhe:
- Samuel, O que te aconteceu para ires tão bem na escola? Como é que se
deu este milagre?
- Não sei papá. Apresentaram-me todos os colegas e a todos os
professores e logo de tarde fomos a uma igreja.
Quando entrei, vi um homem crucificado, com pregos nas mãos e nos pés,cara de ter sofrido muito e todo ensanguentado. Perguntei, quem é Ele? E respondeu-me um aluno dos cursos superiores:
'Ele era um judeu como tu'.
Então disse para mim: Dâsse,... aqui temos que estudar, que estes
gajos não são para brincadeiras.!!!

CUIDADO COM O MESSENGER

.
CUIDADO COM O MESSENGER 8 !!!


Se receberes um e-mail a pedir-te para actualizares o MSN para a
versão 8.0 NÃO cliques, pois é UM VÍRUS.

E também se alguém chamado michelmacario@hotmail.com te quiser
adicionar ao MSN, NÃO aceites.

É outro vírus que te apaga em 3 minutos todos os dados do disco rígido.
Copia este e-mail e envia-o para todos os que têm MSN e Hotmail,
porque se alguém da tua lista o adicionar, TU podes vir a ficar com o
vírus.

terça-feira, abril 14, 2009

gente nossa - O CANELAS



O Fernando Canelas é uma figura incontornável do RC,ter trabalhado num turno com ele era garantia de boa disposição sem limites, sempre com as ultimas piadas artilhadas, até até tinha uma agenda para delas se lembrar.

Hoje em dia é um expert em astrologia, e se lhe disseres o dia e a hora em que nasceste, ele diz-te logo com segurança o que te irá acontecer este Verão.
.

a 14 de Abril de 1865, ABRAHAM LINCOLN foi assassinado pr JOHN WILKES BOOTH

.


John Wilkes Booth (Bel Air, 10 de maio de 1838 - Fazenda Garrett, Virginia, 26 de abril de 1865) foi um ator norte-americano, mais conhecido por ser o assassino do presidente Abraham Lincoln.

Nascido no estado de Maryland, filho de Junius Brutus Booth Senior, de origem inglesa. Tinha dois irmãos Edwin e Junius Brutus Jr.

Booth era ator de teatro e começou sua carreira em 1855 no teatro Charles Street em Baltimore. Aparece depois no Teatro Weatley's Arch Street, Filadélfia, em 1857, e mais tarde muda-se para Richmond, Virgínia para uma temporada no Teatro Marshall. Nessa época começou a identificar-se com a política sulista e era frequentemente visto em companhia de mulheres, na maioria atrizes, como ele.

Em 1861, uma atriz chamada Henrietta Irving, usa-se de uma faca e desfere um corte no seu rosto após ter descoberto que Booth não tinha intenções de se casar com ela.

Em 1863, juntamente com os companheiros de teatro John Ellster, Thomas Mears e George Pauncell, estabelece uma companhia de petróleo a qual chama de Dramatic Oil Company.

Contudo, um ano depois entrega a sua parte na companhia aos cuidados de seu irmão Junius e outro amigo, deixa o trabalho no teatro e inicia uma série de planos para retirar o então presidente Abraham Lincoln do poder, juntando-se assim a partidos que têm os mesmos interesses.


Cinco dias após o General Lee se render, Booth assassina o presidente Lincoln no Teatro Ford.

preliminares

.
Um pai.
Um miúdo de 11 anos.
Um trabalho escolar.

Pai, preciso fazer um trabalho para a escola! Posso fazer-te uma pergunta?
Claro, meu filho, qual é a pergunta?
O que é a política, pai?
- Bem,política envolve: Povo; Governo; Poder econômico; Classe trabalhadora;
Futuro do país...
- Não entendi nada. Dá para explicares melhor?
-Bem, vou usar a nossa casa como exemplo: Sou eu quem traz dinheiro
para casa: então eu sou o poder econômico. A tua mãe administra, gasta
o dinheiro: então ela é o governo. Como nós cuidamos das tuas
necessidades, tu és o povo. O teu irmãozinho é o Futuro do país e a
Zefinha, a nossa criada,é a classe trabalhadora. Entendeste, filho?
- Mais ou menos, pai. Vou pensar.
Naquela noite, acordado pelo choro do irmãozinho, o menino, foi ver o
que havia de errado. Descobriu que o irmãozinho tinha sujado a fralda
e estava todo emporcalhado. Foi ao quarto dos pais e viu que a mãe
estava num sono muito profundo. Foi ao quarto da criada e viu, através
da fechadura, o pai na cama com ela. Como os dois nem ouviram o menino
a bater à porta, ele voltou para o quarto e adormeceu.
Na manhã seguinte, à hora do café, o miúdo falou com o pai:
-Pai, agora acho que entendi o que é a política.
- Óptimo filho! Então explica-me com palavras tuas.
- Bom, pai, acho que é assim: Enquanto o poder econômico fode a classe
trabalhadora, o governo dorme profundamente... O povo é totalmente
ignorado e o futuro do país fica na merda!!!

segunda-feira, abril 13, 2009

actualidade

.

preliminares

.
Após a sanção decretada pela Liga de Clubes, Pinto da Costa resolveu ir a Fátima a pé. Quando lá chegou, ajoelhou-se e perguntou ao Senhor:


-- Senhor, será que alguma vez mais o FCP voltará a ser campeão?
O Senhor esfolhou os arquivos celestiais...
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap... e disse:
Podes ir em paz. O FCP ainda será campeão por várias vezes durante o teu mandato.


Mal esta notícia chegou ao conhecimento de Filipe Soares Franco, de imediato ele meteu os pés a caminho de Fátima. Quando lá chegou, ajoelhou-se e perguntou:

-- E o Sporting, Senhor?

O Senhor esfolhou os arquivos celestiais...

,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap... e disse:

Sim, sim, sim...
O Sporting ainda há-de ser campeão...
Mas não no teu mandato!

Mal esta notícia chegou ao conhecimento de Luis Filipe Vieira, de imediato ele meteu os pés a caminho de Fátima. Quando lá chegou, ajoelhou-se e perguntou:

-- E o Benfica, Senhor?

,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,
Flap, Flap,

Flap, Flap... e ao fim de meia hora, disse:

-- Sim, sim, sim...
O Benfica ainda há-de ser campeão...
Mas não no Meu mandato!

domingo, abril 12, 2009

A 12 DE ABRIL DE 1633, GALILEU FOI CONDENADO PELO TRIBUNAL DA SANTA INQUISIÇÃO

.

GALILEU PERANTE O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO

Após quatro sessões de interrogatório, que duraram três meses, Galileu foi considerado "veementemente suspeito de heresia" pelo Tribunal do Santo Ofício. As acusações contra ele eram três: ter traído o compromisso, assumido em 1616, de abandonar a doutrina de Copérnico e de não mais ensiná-la de nenhuma maneira; ter afirmado o valor científico dessa doutrina, não se limitando a tratá-la hipoteticamente; e considerar essa doutrina como verdadeira e a ela aderir em seu foro íntimo , apesar de estar condenada pelo Santo Ofício.

Assim, Galileu Galilei renegava sua certeza profunda de que a Terra não estava imóvel, no centro do mundo, no dia 22 de junho de 1633, utilizando as palavras "Abjuro, maldigo e detesto os citados erros e heresias." .."CONTUDO, GIRA, disse em surdina"

O Diálogo foi proibido e Galileu condenado à prisão perpétua. Além disso deveria declamar, uma vez por semana, durante três anos, os sete salmos da penitência. Foi obrigado, ainda a ler a fórmula de abjuração, em que renegava o sistema copernicano e prometia denunciar ao Santo Ofício "qualquer herege ou quem quer que seja suspeito de heresia".

A Igreja agora aceita as idéias que condenou em Galileu; mas por que silenciou tanto tempo sobre o erro cometido?

A humilhante condenação de Galileu foi uma tentativa desesperada da Igreja para salvar o sistema cosmológico geocêntrico. Esse método era uma peça-chave da escolástica, a grande síntese entre a filosofia de Aristóteles (século IV a.C.) e a doutrina cristã, que dominou o pensamento europeu durante toda a Baixa Idade Média (séculos XI a XIV).

Sua condenação pela Igreja provocou décadas de silêncio e temor. Descartes, amedrontado, recusou-se a publicar seu tratado O Mundo, que só veio a luz em 1664, catorze anos depois de sua morte. O argumento da força vencera, momentaneamente, a força dos argumentos.

O processo de Galileu permaneceu arquivado por nada menos de 350 anos. Só depois da extraordinária renovação representada pelo Concílio Vaticano II é que o papa João Paulo II autorizou o reexame do caso.

gente nossa


O HELDER MESQUITA PESCOU ESTA SALEMA COM 860 GRAMAS NA PESCA NOTURNA NA BAIXA DE ALMADA

sexta-feira, abril 10, 2009

a 10 de Abril de 1861, COMEÇOU A GUERRA DA SECESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

.
Guerra Civil dos Estados Unidos da América

Data 10 de Abril de 1861 - 9 de Abril de 1865
Local Primariamente nos Estados do Sul
Resultado Derrota dos Estados Confederados da América e expansão dos EUA

Combatentes

A Guerra Civil Americana (também conhecida em português como Guerra de Secessão) ocorreu nos Estados Unidos da América entre 1861 e 1865. Nenhuma guerra causou mais mortes de estadunidenses do que a Guerra Civil Americana, que causou um total de mortes estimado em 970 mil pessoas - dos quais 618 mil eram soldados - cerca de 3% da população americana à época. As causas da guerra civil, seu desfecho, e mesmo os próprios nomes da guerra, são motivos de controvérsia e debate até os dias de hoje.

A Guerra Civil Americana consistiu na luta entre 11 Estados Confederados do Sul latifundiário, aristocrata e defensores da escravidão contra os Estados do Norte industrializado, onde a escravidão tinha um peso bem menor do que no Sul. Estas diferenças estão entre as principais causas da guerra e têm origem ainda no período colonial, enquanto o desenvolvimento do Norte estava ligado à necessidade de crescimento do mercado interno e do estabelecimento de barreiras proteccionistas; o crescimento Sulista era baseado precisamente no oposto, ou seja: o liberalismo económico que abria todo o Mundo às agro-exportações e a mão de obra escrava (de origem africana).

Ao longo das primeiras décadas do século XIX, a imigração em massa e intensa industrialização fizeram com que o poderio do Norte crescesse economicamente e politicamente no governo. Grandes tensões políticas e sociais desenvolveram-se entre o Norte e o Sul. Em 1860, Abraham Lincoln, um republicano contra a escravidão, venceu as eleições presidenciais americanas. Lincoln, ao assumir o posto de presidente, cognominou os Estados Unidos de "Casa Dividida".

Em 1861, ano do início da guerra, o país consistia em 19 Estados livres, onde a escravidão era proibida, e 15 Estados onde a escravidão era permitida. Em 4 de Março, antes que Lincoln assumisse o posto de presidente, 11 Estados escravagistas declararam secessão da União, e criaram um novo país, os Estados Confederados da América. A guerra começou quando forças confederadas atacaram o Fort Sumter, um posto militar estadunidense na Carolina do Sul, em 10 de Abril de 1861, e terminaria somente em 28 de Junho de 1865, com a rendição das últimas tropas remanescentes da Confederação.