domingo, maio 31, 2009

a 31 de Maio nasceu WALT WHITMAN

.
Walt Whitman


Walt Whitman, 1887, Nova Iorque.Walt Whitman (West Hills, Long Island, 31 de Maio de 1819 – 26 de Março de 1892), poeta norte-americano.

Biografia
Walt Whitman foi um poeta norte-americano, descendente de ingleses e neerlandeses, nascido em West Hills, Long Island.

Contudo, quando tinha apenas quatro anos de idade, a sua família mudou-se para Brooklyn, onde este frequentou até aos onze anos uma escola oficial, trabalhando depois como aprendiz numa tipografia.

Em 1835 trabalhou como impressor em Nova Iorque e no Verão do ano seguinte começou a ensinar em East Norwich, Long Island. Entre 1836-1838 deu aulas e de 1838 a 1839 editou o semanário Long Islander, em Huntington. Voltou ao ensino depois de participar como jornalista na campanha presidencial de Van Buren (1840-41).

Em Maio de 1841 regressou a Nova Iorque, onde trabalhou novamente como impressor.

Entre 1842-1844 editou um jornal diário, Aurora, e o Evening Tatler. Regressou a Brooklyn em 1845, e durante um ano escreveu para o Long Island Star, tornando-se de seguida editor do Daily Eagle de Brooklyn, lugar que ocupou de 1846 a 1848.

Em Fevereiro desse ano partiu com o irmão Jeff para Nova Orleans, onde trabalhou no Crescent. Deixou Nova Orleans em Maio do mesmo ano, regressando a Brooklyn através do Mississippi e dos Grandes Lagos.

Editou o Freeman de Brooklyn entre 1848-1849 e no ano seguinte montou uma tipografia e uma papelaria.

No início de Julho de 1855 publicou a primeira edição de "Leaves of Grass", impressa na Rome Brothers de Brooklyn e cujos custos Whitman suportou. A primeira edição da obra mais importante da sua carreira, não mencionava o nome do autor, e continha apenas 12 poemas e um prefácio.

A obra poética de Whitman centra-se na colectânea "Leaves of Grass", dado que ao longo da sua vida o escritor se dedicou a rever e completar aquele livro, que teve oito edições durante a vida do poeta.

No Verão seguinte foi publicada a segunda edição de "Leaves of Grass" (1856), ostentando na capa o nome do seu autor. O livro foi recebido com entusiasmo por alguns críticos, mas mal recebido pela maioria, o que, contudo, não impediu Whitman de continuar a trabalhar em novos poemas para aquela colectânea.

A segunda edição de "Leaves of Grass" era composta por 32 poemas, intitulados e numerados. Entre eles encontrava-se Poem of Walt Whitman, an American, o poema que haveria de se chamar "Song of Myself" (Canto de Mim Mesmo).

Entre a Primavera de 1857 e o Verão de 1859 Whitman editou o Times de Brooklyn, sendo publicada a 1860, em Boston, a terceira edição da sua obra. Contudo, a editora foi à falência em 1861 e a edição, que continha 154 poemas, foi pirateada.

Entre 1863-1864 trabalhou para o Exército em Washington, DC, servindo entretanto como voluntário em hospitais militares. Regressou a Brooklyn doente e com marcas de envelhecimento prematuro causadas pela experiência da guerra civil.

Trabalhou posteriomente como funcionário do Departamento do Interior (1865) e publicou em Maio desse ano o livro "Drum-Taps", que continha 53 poemas acerca da guerra civil e da experiência do autor nos hospitais militares. No mesmo ano foi despedido pelo Secretário James Harlan, por este ter considerado "Leaves of Grass" indecente.

Em 1867 foi publicada a quarta edição de "Leaves of Grass", com 8 novos poemas. No ano seguinte saiu em Londres uma selecção de poemas de Michael Rossetti, intitulada "Poems by Walt Whitman".

A quinta edição de "Leaves of Grass" (1870-1871) teve uma segunda tiragem que incluía "Passage to India" e mais 71 poemas, alguns dos quais inéditos.

Depois de publicar "Democratic Vistas", Whitman viajou para Hannover, New Hampshire. Corria o ano de (1872). Na Faculdade de Dartmouth leu "As a Song Bird on Pinions Free", posteriormente publicado com um prefácio. Em Janeiro de 1873, Whitman sofreu uma paralisia parcial. Pouco depois morreu a mãe e o escritor deixou Washington para se fixar em Camden, New Jersey, com o irmão George.

Em 1876 surgiu a sexta edição de "Leaves of Grass", publicada em dois volumes. Em Agosto de 1880, Whitman reviu as provas da sétima edição de "Leaves of Grass", que sob ameaças do Promotor Público teve de suspender a distribuição do livro.

A edição só foi retomada dois anos mais tarde por Rees Welsh e depois por David McKay. Incluía 20 poemas inéditos e os títulos definitivos e uma ordem dos poemas revista. Em 1882 foi ainda publicado o livro "Specimen Days and Collect".

Os últimos anos de vida de Whitman foram marcados pela pobreza, atenuada apenas pela ajuda de amigos e admiradores americanos e europeus.

Em 1884, Whitman adquiriu uma casa em Camden, New Jersey. Quatro anos depois, sofreu um novo ataque de paralisia e viu publicados 62 novos poemas sob o título "November Boughs" (1888). Ainda nesse ano foi publicado "Complete Poems and Prose of Walt Whitman".

A oitava edição de "Leaves of Grass" apareceu em 1889, e no ano seguinte o escritor começou a preparar a sua nona edição, publicada em 1892.

Whitman morreu no dia 26 de Março de 1892 e foi sepultado em Camden, New Jersey.

Cinco anos depois foi publicada em Boston a décima edição de Leaves of Grass (1897), a que se juntaram os poemas póstumos "Old Age Echoes".

Nos seus poemas, Walt Whitman elevou a condição do homem moderno, celebrando a natureza humana e a vida em geral em termos pouco convencionais. Na sua obra "Leaves of Grass", Whitman exprime em poemas visionários um certo panteísmo e um ideal de unidade cósmica que o Eu representa. Profundamente identificado com os ideais democráticos da nação americana, Whitman não deixou de celebrar o futuro da América.

Ficou ainda mais conhecido mundialmente a partir das citações inseridas no enredo do filme Sociedade dos Poetas Mortos.

"Introduziu uma nova subjectividade na concepção poética e fez da sua poesia um hino à vida. A técnica inovadora dos seus poemas, nos quais a idéia de totalidade se traduziu no verso livre, influenciou não apenas a literatura americana posterior, mas todo o lirismo moderno, incluindo o poeta e ensaísta português Fernando Pessoa."

sábado, maio 30, 2009

CRÓNICA DA CIMEIRA DA SARDINHA E DA TRAFARIA

.
.
A TRAFARIA JÁ SE COMEÇA A HABITUAR
ÀS INCURSÕES DA BARBÁRIE DO RC.
VÊM EM BARCOS, COMEM TUDO, FAZEM
BARULHO, DESTABILIZAM O SOSSEGO
DA LOCALIDADE, CANTAM QUE SE DESU-
NHAM E PARTEM SEM DEIXAR RASTRO.

Desde cedo começaram a chegar ao Largo fronteiriço à Estação Fluvial de Belém os participantes da nossa Cimeira de Maio.


A ideia era ir até à Trafaria à sardinha.O zum zum das conversas cruzadas ecoou no cacilheiro o tempo todo.



À chegada ao apeadeiro fluvial da Trafaria aguardava-nos o Helder Mesquita e mais tarde também apareceram o Marcelino e o João Pinto.




Aconteceu uma estreia, a do recem-libertado Tomé Gomes, muito acarinhado pelos demais.

AQUI O TOMÉ GOMES, AGUARDA QUE O COELHO DE ALMEIDA COMPRE O BILHETE PARA COMPRAR O DELE.

Estivemos desta vez:

O TOMÉ E O RICARDO

Pacheco,Tomé Gomes,Zé Carlo Carvalho,Faustino,Guilhermina,Trindade.Reis Santos,Ricardo,Cascada, Zé Barbosa Dinis,Helder Mesquita,Manuela Mascarenhas,Sampaio, Domingues,Irene,Olimpio,Vieira,Cabral,Alice Teles,Pereira de Sousa,Manuel Brito e Silva,Coelho de Almeida,Maria João,Peixoto,Herdeiro,Marcelino,Brito Sousa,Redondeiro,Cotrim,Fonseca,Rui Brito Sousa,Susy Brito Sousa,Canelas,Guedes Vaz,João Pinto.


Desta vez a Cimeira decorreu no FRAGATEIRO e o mote foram as sardinhas.

O clima de festa foi o habitual, sucederam-se as "saudes", o bota acima, bota abaixo, as piadas, os dichotes.


O CANELAS JÁ TEM NET











Às tantas, o Vieira sacou da viola, e a meio da sala cantou e pôs o pessoal a cantar.



Falou-se de tudo,chamou-se a atenção de que estes encontros, que inicialmente foram uma ideia do Vieira,se institucionalizaram, e 3 anos e tal depois, são já um "hapening" mundano, não havendo revista, jornal, semanário e até telejornal que não fale das nossas Cimeiras. Só a Manela Moura Guedes é que não está autotizada, sequer, a pronunciar o nosso nome.

Desta vez não tivémos a presença de alguns totalistas, o grupo "Espanhol" do Giovani, Mendonça,Azevedo e Melo, teve de se deslocar a Cordova em missão diplomática, e lá organizou uma Mini Cimeira que meteu touros e tudo. Felizmente não falaram espanhol, pois para vergonha, teria bastado o discurso do nosso "primeiro" nesse mesmo dia num comicio , por terras de Manolete. Os nossos companheiros tenteram distanciar-se, pois tendo sido perguntados se o tinham ouvido, terão respondido energicamente. _"Non,perdon, por supuesto, no lo conoscemos"

Recebemos também um email de Fortaleza, do João (anarca) Oliveira, a lamentar-se de ainda não ter podido estrear-se nos nossos encontros, mas prometendo que quando voltar do Brasil virá receber o baptismo e levar a medalinha...

Após o final dos trabalhos voltámos em boa "desordem" a Lisboa no velho barco, e aó sim, foi a desbunda completa.
Com os super egos mais ou menos anulados, aproveitámos os incitamentos o Sampaio ao Vieira para que sacasse da viola, e ali em pleno Tejo, perante o ar espantado dum grupo de italianos que logo, logo ,aderiram,todos cantámos o mais desafinadamente possível as rapsódias que o Sampaio ia, qual maestro consagrado, lançando o mote:



A AFINAÇÃO NÃO ERA IMPORTANTE

No final,ficou mais ou menos a ideia de que a próxima Cimeira vai ter lugar em Alcobaça lá para o dia 25 de Julho. Depois podes vêr aqui na tua TRANCA, os detalhes.

preliminares

.
Foi tudo muito rápido. A executiva bem-sucedida sentiu uma pontada no peito, vacilou, cambaleou. Deu um gemido e apagou. Quando voltou a abrir os olhos, viu-se diante de um imenso Portal.

Ainda meio zonza, atravessou-o e viu uma miríade de pessoas. Todas vestindo cândidos camisolões e caminhando despreocupadas. Sem entender bem o que estava acontecendo, a executiva bem-sucedida abordou um dos passantes:

- Enfermeiro, eu preciso voltar com urgência para o meu escritório, porque tenho um meeting importantíssimo. Aliás, acho que fui trazida para cá por engano, porque meu convénio médico é classe A, e isto aqui está me parecendo mais um pronto-socorro. Onde é que nós estamos?

- No céu.

- No céu?...

- É

- Tipo assim... o céu, CÉU...! Aquele com querubins voando e coisas do género?

- Certamente. Aqui todos vivemos em estado de gozo permanente.

Apesar das óbvias evidências (nenhuma poluição, todo mundo sorrindo, ninguém usando telemóvel), a executiva bem-sucedida custou um pouco a admitir que havia mesmo “apitado na curva”.

Tentou então o plano B: convencer o interlocutor, por meio das infalíveis técnicas avançadas de negociação, de que aquela situação era inaceitável. Porque, ponderou, dali a uma semana ela iria receber o bónus anual, além de estar fortemente cotada para assumir a posição de presidente do conselho de administração da empresa.

E foi aí que o interlocutor sugeriu:

- Talvez seja melhor você conversar com Pedro, o encarregado.

- É? E como é que eu marco uma audiência? Ele tem secretária?

- Não, não. Basta estalar os dedos e ele aparece.

- Assim? (...)

- Pois não?

A executiva bem-sucedida quase desaba da nuvem. À sua frente, imponente, segurando uma chave que mais parecia um martelo, estava o próprio Pedro.

Mas, a executiva tinha feito um curso intensivo de approach para situações inesperadas e reagiu rápido:

- Bom dia. Muito prazer. Belas sandálias. Eu sou uma executiva bem-sucedida e...

- Executiva... Que palavra estranha. De que século você veio?

- Do 21. O distinto vai me dizer que não conhece o termo 'executiva'?

- Já ouvi falar. Mas não é do meu tempo.

Foi então que a executiva bem-sucedida teve um insight. A máxima autoridade ali no paraíso aparentava ser um zero à esquerda em modernas técnicas de
gestão empresarial. Logo, com seu brilhante currículo tecnocrático, a executiva poderia rapidamente assumir uma posição hierárquica, por assim dizer, celestial ali na organização.

- Sabe, meu caro Pedro. Se você me permite, eu gostaria de lhe fazer uma proposta. Basta olhar para esse povo todo, só na conversa e andando à toa, para perceber que aqui no Paraíso há enormes oportunidades para fazer um upgrade na produtividade sistémica.

- É mesmo?

- Pode acreditar, porque tenho PHD em reengenharia de processos. Por exemplo, não vejo ninguém usando crachá. Como é que a gente sabe quem é quem aqui, e quem faz o quê?

- Ah, não sabemos.

- Entendeu o meu ponto de vista? Sem controle, há dispersão. E dispersão gera desmotivação. Com o tempo isto aqui vai acabar numa anarquia. Mas nós dois podemos resolver tudo isso implementando um simples programa de targets individuais e avaliação de performance.

- Que interessante....

- É claro que, antes de tudo, precisaríamos de uma hierarquização e um organograma funcional, nada que dinâmicas de grupo e avaliações de perfis psicológicos não consigam resolver.

- !!!...???...!!!...???...!!!

- Aí, contrataríamos uma consultora especializada para nos ajudar a definir as estratégias operacionais e estabeleceríamos algumas metas factíveis de leverage, maximizando, dessa forma, o retorno do investimento do Grande Accionista... Ele existe, certo?

- Sobre todas as coisas.

- Óptimo. O passo seguinte seria partir para um downsizing progressivo, encontrar sinergias high-tech, redigir manuais de procedimento, definir o marketing mix e investir no desenvolvimento de produtos alternativos de alto valor agregado. O mercado telestérico, por exemplo, parece-me extremamente atractivo.

- Incrível!

- É óbvio que, para conseguir tudo isso, nós dois teremos que nomear um board de altíssimo nível. Com um pacote de remuneração atraente, é claro. Coisa assim de salário anual de seis dígitos e todos os fringe benefits e mordomias de praxe. Porque, agora falando de colega para colega, tenho certeza de que você vai concordar comigo, Pedro. O desafio que temos pela frente vai resultar num Turnaround radical.

- Impressionante!

- Isso significa que podemos partir para a implementação?

- Não. Significa que você terá um futuro brilhante.... se for trabalhar com o nosso concorrente. Porque você acaba de descrever, exactamente, como funciona o Inferno...

sexta-feira, maio 29, 2009

O NOVO TERREIRO DO PAÇO



Finalmente o Terreiro do Paço vai ser devolvido à cidade, às pessoas.
Uma praça com esta dimensão e beleza natural ,era at´r pecado concotinuar cheia de carros, de lixo, de kaos.
Benvinda à cidade
.

a 29 de Maio estreou-se "A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA"

.
A Sagração da Primavera


RECREAÇÃO DO ESPECTÁCULO ESTREADO A 29 DE MAIO DE 1913 EM PARIS, MUSICA DE STRAVINSKY, COREOGRAFIA DE NIJINSKI

"A Sagração da Primavera", também comumente referida por seu título em Francês "Le Sacre du Printemps" é um balé em dois atos que conta a história da imolação de uma jovem que deve ser sacrificada como oferenda ao deus da primavera em um ritual primitivo, a fim de trazer boas colheitas para a tribo. Sendo a música de autoria do russo Igor Stravinsky, coreografia de Vaslav Nijinsky, e cenografia do arqueologista e pintor Nicholas Roerich, a obra teve a produção de Serge Diaghilev e estreou em 29 de maio de 1913 no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris.

Sua música é largamente conhecida como uma das maiores, mais influentes e mais reproduzidas composições da história da música do Século XX sendo um ícone de toda música erudita por ter sido considerada a obra que marca o início do modernismo . Considera-se que ela inovou em quase todos os aspectos músicais correntes na época : estrutura rítmica, orquestração, timbrística, forma, harmonia, uso de dissonâncias, e particularmente uma valorização da percussão acima da harmonia e melodia como nunca tinha ocorrido antes.

Desafiando bom número de regras e contestando tudo que se conhecia até então a obra causou um escândalo memorável na capital francesa, em que a platéia, diante de tanta revolução artística, não aceitava o que ouvia e via. A rejeição se reforçou pelas inovações de linguagem que Nijinsky incorporou à coreografia, valorizando movimentos "rústicos" inspirado em hierógrafos e pinturas em pedras de homens da caverna. Durante a apresentação não faltaram vaias, e o próprio Diaghilev chegou a acender as luzes da platéia numa tentativa de conter um pouco o caos que se instalou. Não tendo surtido muito efeito, a agitação continuou e marcou tanto a estréia que até hoje a peça é considerada uma das mais internacionalmente conhecidas e controvérsas obras na história da arte.

A obra subdivide-se em duas partes principais:

A adoração da terra (8 seções);
O sacrifício (6 seções).
A orquestração necessária é gigantesca (nada menos que 8 trompas no colossal grupo de 38 instrumentos de sopro). A obra confronta todas as exigências da tradição da música ocidental, que, até o início do século XX, colocam a melodia e a harmonia acima do ritmo na hierarquia dos elementos musicais. A Sagração subordina as duas primeiras à terceira. Essa inovação e a inspiração que ela causou nas gerações futuras causaram uma profunda revolução naquilo que se acreditava em música.Ela foi re-conduzida no filme Fantasia

"Sonhei com um grande ritual pagão! Tive uma soberba visão repleta dos mais inusitados efeitos sonoros indefiníveis..." Igor Stravinsky


[editar] Gravações

QUE HORAS SÃO?

.

quinta-feira, maio 28, 2009

"ENSALADAS" do GRUPO CORAL PUBLIA HORTENSIA

.
ESTA NOITE NO TEATRO TRINDADE
REALIZA~SE A ULTIMA APRESENTA-
ÇÃO EM PALCO, DO EXCEPCIONAL
ESPECTÁCULO "ENSALADAS"



"Ensaladas" é um espectáculo cénico-musical inspirado em três ensaladas de Mateu Fletxa - La Justa, La Bomba e El Fuego -- que conjuga o canto e as suas histórias com a riqueza visual do Teatro de Marionetas e cenas do "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente.

O Coral Públia Hortênsia, constituído por 26 elementos e dirigido por Paulo Brandão, apresenta o espectáculo “Ensaladas”, uma jornada cénico-musical lúdica, inspirado em três ensaladas de Mateu Fletxa, que conjuga o canto e as suas histórias com a riqueza visual do Teatro de Marionetas e cenas do “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, aproximando ao nosso tempo música e textos remotos.

Com raízes em Gil Vicente
Associadas ao religioso e à espiritualidade, as Ensaladas são marcadas por uma grande vivacidade, fluidez de ritmo e linguagem simples, raiando por vezes o vernáculo.
A Ensalada constituiu-se como um género literário na transição do século XV para XVI, tendo em Gil Vicente um dos seus percussores e uma das primeiras referências na escrita do género.
A música renascentista do compositor catalão Mateu Fletxa e o teatro de Gil Vicente, temperados pela energia e movimento de marionetas, transportam-nos para narrativas ingénuas, irónicas e humorísticas em que diabos, anjos, o Bem e o Mal, naufrágios, redenções e salvamentos, cavaleiros e frades, se cruzam no palco para uma viagem de sons, luz e movimento.

RETRATO DO PORTUGUÊS TÍPICO

.
ESTUDO PUBLICADO NO NOUVEL
OBSERVATEUR DO DIA 23 DESTE
MÊS, DUM GRUPO DE INVESGA-
DORES FILANDESES, SOBRE
"A GENESE DO HOMEM PORTUGUÊS"

Perfil de um Português Típico


- NOME: José António (Toíno para os amigos )
- PROFISSÃO : Ás vezes
- IDADE: 43 anos
- ALTURA: 1,62 m (sem sapatos, porque com sapatos, que é o que interessa,1,66 m)
- PESO: 83,4 Kg
- OLHOS: Castanhos (verdes no verão)
- SINAIS PARTICULARES: Bigode
- NOME DA MULHER: " A minha esposa chama-se Almerinda e é uma senhora que se dá ao respeito, por isso nada de porcarias ao pé dela..."
- SINAIS PARTICULARES DA MULHER: 123-96-148 ("mas era cá um avião quando era nova...!)
- FILHOS: 1,5 (1 legitimo, mais 0,5 a dividir com o marido da amante)
- CLUBE: Benfica
- ÍDOLO: Luis Filipe Vieira. ("se o homem fosse desonesto, já o tinham prendido...vocês é que têm dôr de corno !!!!!")
- ÓDIO: Panascas, Pretos e monhés
- DESPORTO PREFERIDO: Morfar e dar uns peidos.
- PRATO FAVORITO: Pézinhos de coentrada e pudim Molotof.
- RECORD PESSOAL: Cuspidela a 4 m (vento regular)
- SITUAÇÃO IDEAL PARA FAZER AMOR: Estar com os copos ( é porrada que ferve )
- FRASE PREFERIDA PARA A COMPANHEIRA: "Olha lá... a conversa já chegou à cozinha?!"
- PERFORMANCE SEXUAL: 3,84 minutos no acto ("record alcançado duas vezes, a primeira em 3-07-1975 e a segunda no dia 4-05-1996, e não precisei para nada dessa porcaria do Viagra!....")
- DIMINUTIVO DA SOGRA: Cabra ( Bem disposto ) e Ganda Vaca ( com a bezana nos cornos )
- PENSAMENTO SOBRE O SOGRO: "Até que era um gajo porreiro..."
- PENSAMENTO SOBRE A VIDA: "Desde que haja comidinha na mesa e que o Benfica não perca , estou-me a cagar para o resto.... "
- POSIÇÃO SOBRE OS BOMBARDEAMENTOS: " Rebentem as fronhas aos monhés!"
- MUSEU FAVORITO: Das Caldas
- HOBBY preferido: "adoro encontrar-me com uns amigos para podermos conversar sobre gajas e futebol"
- O QUE MAIS GOSTA EM PORTUGAL: Amália (sempre), Salazar ("se o homem cá tivesse andavam todos na linha"), Bárbara Guimarães (A gaja é boa cumó milho daaaaa-se....)
- O QUE MENOS GOSTA EM PORTUGAL: "Esta merda 'tá a ficar cheia de pretos, pá... deviam mas'é mandar os gajos p'a terra deles..."
- JORNAL PREFERIDO: A Bola ("Ao Sábado, na casa de banho... enquanto cago)
- LOCAL DE FÉRIAS IDEAL: "O Correia foi a Cuba de férias, sem a patroa e diz que aquilo é à fartazana.."
- LOCAL DE FÉRIAS: " Havias de ver a roulote que tenho no parque da Costa da Caparica, aquilo é um luxo, e no Verão com o adiantado para as sardinhadas fica um mimo!...":
- GRANDES ASPIRAÇÕES NA VIDA :"Benfica campeão ( que saudades! ) , mudar de carro , uma mota-de-água, uma televisão de Plasmas e um telemóvel dos que tiram fotografias

CIMEIRA DA SARDINHA-TRAFARIA

.
A TRAFARIA TEVE HOJE MAIS UM DIA
AGITADO, O QUE SEMPRE ACONTECE
QUANDO O NOSSO ENCONTRO MENSAL
SE REALIZA NAQUELA (SEM NÓS) PA-
CATA LOCALIDADE RIBEIRINHA.

Fomos muitos e chegámos quase todos de barco.

Só o Mesquita ,o Marcelino e o João Pinto apareceram por terra.

Quantos fomo, como fomos e o que demos cabo, será objecto da crónica habitual

Aqui fica apenas uma amostra em imagem.

quarta-feira, maio 27, 2009

que grande futebol

.


Há muito que não via jogar tão bem, com uma posse de bola tão fantástica, atacar com um futebol apoaiado tão demolidor.

Cristiano fez o que pôde...

história crua - COMO O BRUTAMENTES DO DOM AFONSO HENRIQUES PÔS NOME A UMA CIDADE

.
DOM AFONSO HENRIQUES ERA
UM BRUTAMONTES INSUPORTÁVEL
E POR VÁRIAS VEZES PRATI-
COU VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
NA PESSOA DE SUA MULHER.
UM DIA ,TAL VIOLÊMCIA DEU
ORIGEM A...


A primeira cena de “violência doméstica” em Portugal deu origem ao nome de uma cidade portuguesa…

Estávamos em 1147 e tinha D. Afonso Henriques acabado de conquistar Lisboa aos mouros. Teve o grande apoio de Martim Moniz, recorde-se, que se atravessou na porta do Castelo de S. Jorge e impediu, com o seu corpo, os mouros de a fechar. Esse gesto provocou-lhe a morte e permitiu a sua conquista.
Pacificada a cidade, mortos ou expulsos os mouros, D. Afonso Henriques decidiu descansar uns dias pela região e passar uma “lua de mel” com a sua esposa D. Mafalda, filha do conde Amadeu II de Sabóia. Tinham casado um ano antes (em 1146).
Gostava muito de passear à beira mar, mas como a Costa da Caparica estava em obras, resolveu antes apanhar a barcaça da linha Trafaria-Belem e a cavalo rumou ao fim da linha, ao castelo da Pena

À tarde resolveram ir molhar os pés.

Os mouros tinham fugido e os portugueses ainda não tinham chegado para povoar a região. Passeavam então o rei e a rainha, tranquilamente, pelas belas praias completamente desertas.
Subitamente uma onda, um pouco maior, molha os pés da rainha
e esta, instintivamente, levanta um pouco o vestido para não o molhar.
Esse gesto fez com que os seus reais tornozelos ficassem a descoberto. O rei ao assistir a tão ousada cena, levantou a sua pesada mão e desferiu-lhe uma grande lambada! “Toma lá que já almoçaste” pensou ele…
A rainha indignada por tanta incompreensão do ser esposo e rei, ela afinal apenas tinha tentado impedir que o seu real vestido se molhasse, perguntou-lhe :
Senhor meu rei e esposo: porque me cascais???
E pronto, logo ali aquela localidade ganhou aquele nome-Cascais

preliminares

.
"Num encontro entre dois clitóris:
-Ouvi dizer que você sofre de frigidez. O outro responde rapidamente:-são as más línguas,são as más línguas!!!"

terça-feira, maio 26, 2009

ALMOÇO DE 28 DE MAIO



.
É já depois de amanhã, que se vai realizar o nosso encontro deste mês.
Vai ser na Trafaria e o mote é a sardinha.
Mas se preferires carapau, estás à vontade...

O pessoal vai-se encontrar na Estação Fluvial de Belém e passar o Tejo de barco, como das outras expedições à Trafaria.


Quem não quizer ir de barco pode ir ter ao Restaurante O Fragateiro, na Rua General Moutinho, 13.

GENTE NOSSA - MANUELA MASCARENHAS

preliminares

.
Um ministro português recebeu, em Lisboa, um ministro angolano. Simpático, o ministro português convidou o outro a ir lá a casa. O ministro angolano foi e ficou espantado com a bela vivenda, em bairro chiquíssimo e com piscina.
Com a informalidade dos luandenses pôs-se a fazer perguntas.
- Com um ordenado que não chega a mil contos limpos, como é que o meu amigo conseguiu tudo isto? Não me diga que era rico antes de ir para o Governo?
O ministro português sorriu, disse que não, antes não era rico. E em jeito de quem quer dar explicações, convidou o outro a ir até à janela.
- Está a ver aquela auto-estrada?
- Sim, respondeu o angolano.
- Pois ela foi adjudicada por 100 milhões. Mas, na verdade, só custou 90... disse o português, piscando o olho.
Semanas depois, o ministro português foi de viagem a Luanda. O angolano quis retribuir a simpatia e convidou-o a ir lá a casa. Era um palácio, com varandas viradas para o pôr-do-Sol do Mussulo, jardins japoneses e piscinas em cascata. O português nem queria acreditar, gaguejou perguntas sobre como era possível um homem público ter uma mansão daquelas.
O angolano levou-o à janela.
- Está a ver aquela auto-estrada?
- Não

RONALDO, FENÓMENO, TEVE UMA RECUPERAÇÃO SENSACIONAL...

..
.E ESTÁ DE NOVO EM GRANDE FORMA
E A MARCAR MUITOS GOLOS.
DE RAL ORDEM ,QUE O CORINYHIANS
SEU ACTUAL CLUBE, A ELE DEVE TER
VENCIDO O CAMPEONATO ESTADUAL DE
SÃO PAULO, TAMBÉM CHAMADO DE PAU-
LISTÃO



Este é um vídeo que lhe foi dedicado após o exito Corinthiano, e especialmete, o de Ronaldo.
Ah, e o nosso Ronaldo CR7 também entra, como convidade especial...

domingo, maio 24, 2009

PALPITES - ULTIMA JORNADA - O PEIXOTO FOI O GRANDE VENCEDOR

.
O PEIXOTO VENCEU EM TODA

A LINHA AUMENTANDO MESMO
O SEU AVANÇO DE 1 PARA 7
PONTOS FINAIS

EM 2º.FICOU O PEDRO PEREIRA
E EM 3º. O NUNO MATOS ,COM
UMA GRANDE RECUPERAÇÃO.

JOGOS:

BENFICA-BELENENSES...3-1 (PEIXOTO)
SPOETING-NACIONAL....3-1 (NUNO MATOS)
PORTO-BRAGA..........1-1 (FRANCISCO,VALENTE,TIAGO)
P.FERREIRA-TROFENSE..1-0



NA JORNADA
.
1.PEIXOTO....4 (JÁ COM PONTO DE BÓNUS)
2.Francisco,Valente..7
3.Nuno Matos,Tiago...8
4.Leonor...10
5.Vitor Santos, Soraia...11
6.Carmen,Pedro Pereira,João Roque...12
7.Célia,Mendonça,Azevedo...13
8.Herdeiro...18
.
Na geral final:

1.PEIXOTO...........30..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
2.Pedro Pereira....37..AVAILABILITIES/BENFICA
3.Nuno Matos.........38..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA


4.Carmen...........39..BACKOFFICE/BENFICA
5.Francisco..........40..AFRICAS/SPORTING
6.Azevedo...........42..EX-RC-LISRY/SPORTING
7.Mendonça.......43..EX-RC-LISRY/SPORTING
8.Vitor Santos.....44..BACKOFFICE/ATLETICO
9.Leonor............45..GRP.DESK/SPORTING
..Tiago.............45..TARIFAS-EUROPA2/BENFICA
10Soraia.............46..CODESHARES/BENFICA
11Célia.............47..CODESHARES/SPORTING
12João Roque....48..GENEVE/SPORTING
13Herdeiro..........49..EX-RC-REV/SPORTING

FESTIVAL DE CANNES 2009 - PALMA DE OURO DE CURTAS PARA JOÃO SALAVIZA

.
A TRANCA JÁ HAVIA AQUI SALIENTADO
O FACTO DE PORTUGAL CONCORRER
ESTE ANO COM 3 JOVENS ÀS CURTAS
DO CANNES 2009.

POIS BEM, JOÃO SALAVIZA, ACABA DE
ARRECADAR A PALMA D'OURO DE CURAS
METRAGENS PARA O SEU "ARENA", COM
QUE JÁ TINHA GANHO O INDIE LISBOA
DESTE ANO.


"Mais do que captar as transformações de um lugar, interessa-me a tensão dos momentos em que nada se altera. O protagonista de “Arena” está confinado a um espaço e a um tempo limitados. Ao filmar o Mauro em prisão domiciliária confrontei-me com a condição de um homem que não tem para onde ir. Segui esta ideia, desde o guião até à montagem. O princípio de que os planos não se antecipam às deambulações do protagonista, nem lhe sugere caminhos que ele, simplesmente, não pode ver.
É justo para alguém que vive com grades nas janelas de casa, e que está secretamente à espera que as coisas mudem por si."

(JOÃO SALAVIZA)





Michael Haneke triunfa NAS LONGAS em Cannes
Michael Haneke e Jacques Audiard foram os grandes vencedores do Festival de Cinema de Cannes, em que o português João Salaviza também triunfou com o filme «Arena», que arrecadou o troféu de Melhor Curta-Metragem.


Michael Haneke regressou ao mundo repressivo da Alemanha rural e protestante de 1913/14 e o resultado foi a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes. «Das Weisse Band» conquistou os jurados do certame, liderados por Isabelle Huppert, protagonista de «A Pianista», que valeu a Haneke o Grande Prémio do Festival em 2001.

«Um Prophete», do francês Jacques Audiard, que se centra numa prisão para compôr um retrato do crime organizado, conquistou o Grande Prémio do Júri.

Após vencer o troféu de Melhor Curta-Metragem no festival IndieLisboa, «Arena», de João Salaviza triunfou em Cannes arrancando o troféu de Melhor Curta-Metragem para esta história de um homem que vive em prisão domiciliária.

O prémio de Melhor Actor foi atribuido ao austríaco Christoph Waltz por «Inglorious Basterds – Sacanas sem Lei», o épico de Quentin Tarantino sobre a Segunda guerra Mundial, e o troféu de Melhor Actriz foi parar às mãos de Charlotte Gainsbourg pelo polémico «Anti-Christ», de Lars von Trier.

O cineasta filipino Brillante Mendoza conquistou o galardão de Melhor Realizador por «Kinatay», e o galardão e Melhor Argumento foi para «Chun feng chen zui de ye wan» («Spring Fever»), de Lou Ye, o cineasta chinês que está proibido de filmar pelo governo do seu país devido a um filme sobre o massacre da Praça de Tienamen.

O Prémio do Júri foi «ex-aequo» para «Bak-jwi», do coreano Park Chan-wook, autor de «Oldboy – Velho Amigo», e para «Fish Tank», da britânica Andrea Arnold. «Samson and Delilah», de Warwick Thornton, conquistou a Câmara de Ouro que distingue o melhor primeiro filme.

O veterano Alain Resnais, representado na competição pelo filme «Les Herbes Folles», mereceu um Prémio Especial de Carreira.

Entretanto, um dos casos de Cannes pertenceu, sem grande surpresa, ao filme de Lars von Trier. O provocador dinamarquês não deixou ninguém indiferente com o seu «Anti-Christ» e levou a uma decisão inédita por parte do Júri Ecuménico, integrado por jornalistas, críticos e realizadores, que distingue obras que se distinguem pelas suas «qualidades humanas que envolvem a dimensão espiritual da existência».

O presidente do juri em questão, o cineasta romeno Radu Mihaileanu, leu uma declaração num tom irónico, em que revelou que os jurados, por unanimidade, decidiram distinguir «o filme mais misógino do maior cineasta do mundo». Mihaileanu comunicou a entrega de um «antiprémio» a Lars von Trier, que «sugere que a mulher deve ser queimada na fogueira para salvar o mundo e para que o homem possa se erguer finalmente». Quem não achou graça foi o delegado-geral do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, disse que a decisão foi «ridícula» e tresanda a «censura».

sábado, maio 23, 2009

PALPITES - ULTIMA JORNADA DE ABRIL-MAIO - info intercalar

.
DISPUTARAM-SE 2 DOS 4
JOGOS DA JORNADA, COM
O PEIXOTO A ARRASAR A
CONCORRÊNCIA E A ASSU-
MIR ISOLADO A CLASSI-
FICAÇÃI GERAL COM 3
PONTOS DE AVANÇO SOBRE
O PEDRO PEREIRA E 4
SOBRE A CARMEN, QUANDO
SÓ FALTAM OS 2 JOGOS
DE AMANHÃ.

O PEIXOTO EXPERIMENTANDO O GOSTO DA VITÓRIA...

JOGOS JÁ JOGADOS:

BENFICA-BELENENSES...3-1 (PEIXOTO)
P.FERREIRA-TROFENSE..1-0

NA JORNADA
.
1.PEIXOTO...1
2.Carmen,Mendonça,Vitor Santos,João Roque...4
3.Pedro Pereira,Azevedo,Nuno Matos,Francisco,Soraia...5
4.Célia,Leonor...6
5.Valente...7
6.Tiago...8
7.Herdeiro...9


COM ESTE GOLO MANTORRAS COLOCOU O PEIXOTO NO 1º.LUGAR
na geral
.
1.PEIXOTO...27
2.Pedro Pereira...30
3.Carmen..31
4.Azevedo,Mendonça...34
5.Nuno Matos...35
6.Vitor Santos...37
7.Francisco...38
8.Célia,Soraia,João Roque,Herdeiro...40
9.Leonor...41
10Valente...44
11Tiago...45

Faltam só 2 jogos, ainda muita coias pode acontecer.
Lembro os palpites dos 5 primeiros para os jogos qu faltam:


...........SPORTING-NACIONAL..PORTO-BRAGA
PEIXOTO..........2-1.............2-1
PEDRO P..........2-0.............3-0
CARMEN...........1-1.............2-0
AZEVEDO..........1-1.............2-0
MENDONÇA.........0-1.............3-1

O TELELIXO DE SARJETA DA PSEUDO JORNALISTA FINALMENTE CONFRONTADO

.


Há muito tempo que alguém deveria ter tido a coragem de dizer a esta pseudo jornalista, a verdade sobre o péssimo "jornalismo" com que ela infecta a opinião pública.
Seria bom que alguém dissesse também ao Pulido Valente, que se calhar era tempo de descansar, pois a sua degradante intervenção junto a esta barbie de ópera bufa estraga a imagem a qualquer cidadão.

pensamento do dia.

.
Um narido DVD é aquele que se Deita, Vira e Dorme.

sexta-feira, maio 22, 2009

ALMOÇO DE 28 DE MAIO - desta vez vai ser na TRAFARIA

.
O NOSSO ENCONTRO MENSAL À
VOLTA DE UMA MESA, ESTE
MÊS DE MAIO, VAI ACONTECER
NO DIA 28, NO RESTAURANTE
FRAGATEIRO, NA TRAFARIA.


A Dina e a Manuela Brito e Silva acabam de enviar para a TRANCA este email:

"Amigas e amigos,
cá estou para lhes falar do nosso almoço na próxima 5ª feira. Como tínhamos combinado o mês passado o almoço de Maio seria dedicado às sardinhas assadas. Vamos à Trafaria, Restaurante Fragateiro. O encontro será pelas 12.00h na

Estação Fluvial de Belém.
Preciso que me confirmem até 2ª feira à noite se comparecem ao almoço e se comem sardinhas. Claro que quem não quiser estes peixinhos deliciosos mastigará outro manjar.
Vamos lá ser uns meninos responsáveis e responder apressadamente.
Bjs
Dina "


O Télélá da Dina é ,como já sabem é o: 219885118, ou 967397958 ou 913733249
o da Manela é: mbsilva@gmail.com ou 965129998 ou 214172139

O Restaurante O Fragateiro é na Av.General Moutinho, 13

preliminares

.
Adriel, um marido muito ciumento, levou a mulher ao ginecologista.
Lá, ficou angustiado porque o doutor não o deixou entrar para acompanhar os exames.
No carro, voltando para casa, crivou a mulher de perguntas:
-Ele examinou os seus seios?
-Ahan? Apalpou e disse que estão firmes, que não há nódulos.
Puta Merda...mato esse cara!!!
- E suas coxas ?
- Disse que estão bem, sem celulite, sem varizes e sem estrias.
Puta que pariu...mato esse cara!!!
- E a 'perseguida'?
- Disse que está tudo bem, sem corrimento, que o colo do útero está ok.
Cabrão... mato esse cara!!!
- E o bundão?
- O que ele disse do bundão?
- Olha, na verdade ele só falou de mim. De você ele não disse nada não, era pra perguntar?!?!?!

PALPITES - ÚLTIMA JORNADA ABRIL/MAIO

E PRONTO, CHEGÁMOS à ULTIMA
JORNADA DOS PALPITES ABRIL-
MAIO, QUE SÃO OS ULTIMOS
DESTA ÉPOCA.

O PEDRO PEREIRA LIDERA COM
1 PONTO DE AVANÇO SOBRE
O PEIXOTO E 2 SOBRE A
CARMEN, MAS HÁ AINDA MUITA
GENTE A PODER GANHAR.

JOGOS:


CLICA PARA AUMENTAR

Vamos ter um BENFICA-BELENENSES um clássico sempre apetecido.
Lenbro aqui dois idolos já desaparecidos, que marcaram muito um época:

ÁGUAS (BENFICA) E MATATEU (BELENENSES)

LEMBRO A CLASSIFICAÇÃO COM QUE SE PARTE PARA ESTA ULTIMA RONDA:

GERAL:

1.PEDRO PEREIRA....25..AVAILABILITIES/BENFICA
2.Peixoto...........26..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
3.Carmen...........27..BACKOFFICE/BENFICA
4.Azevedo...........29..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Nuno Matos.........30..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
..Mendonça.......30..EX-RC-LISRY/SPORTING
5.Herdeiro..........31..EX-RC-REV/SPORTING
6.Vitor Santos.....33..BACKOFFICE/ATLETICO
..Francisco..........33..AFRICAS/SPORTING
7.Célia.............34..CODESHARES/SPORTING
8.Soraia.............35..CODESHARES/BENFICA
..Leonor............35..GRP.DESK/SPORTING
9.João Roque....36..GENEVE/SPORTING
10Valente..............37..GR.DESK/SPORTING
..Tiago.............37..TARIFAS-EUROPA2/BENFICA

sublime

.

gente nossa - o ZÉ BARBOSA DINIS


O DINIS NO NOSSO ULTIMO ALMOÇO, EM CASTRO VERDE

actualidade bi polar, ou antes, bi-circular da segunda



preliminares

.

Um sujeito, voltando de uma viagem de negócios, entra num táxi no aeroporto.


Enquanto se dirigem para casa, ele pergunta ao taxista se não se importa de ser sua testemunha, pois suspeita que a sua esposa está tendo um caso e pretende apanhá-la em flagrante.
O motorista concorda e, ao chegarem silenciosamente à casa, sobem pé ante pé até ao quarto.
O marido acende as luzes, arranca o cobertor e lá está a esposa dele na cama com outro homem.
O marido coloca a arma na cabeça do homem nu.
A esposa grita:
- Não faças isso!
Este homem tem sido muito generoso!
Eu menti quando te disse que tinha herdado dinheiro.

Foi ele quem pagou o BMW que eu comprei para ti, ele pagou também o nosso iate novo e foi ele quem comprou e mantém a nossa casa na Quinta do Lago e comprou o nosso título do Iate Clube !!!

Perplexo, o marido abaixa a arma.
Olha para o taxista e pergunta:
- O que é que você faria?
O motorista responde:
- Eu cá tapava-o já com o cobertor, antes que ele apanhe uma gripe!!!!

quinta-feira, maio 21, 2009

O FÊ CÊ PÊ TEM NOVO EMBLEMA



CLICAR PARA AUMENTAR

MARIANA AYDAR

.
VAI ESTAR NO CCB NO PRÓXIMO
DIA 25 DESTE MÊS.
ELA É A VOZ DO MOMENTO DO
BRASIL

preliminares

.
Um homem entra no salão e pergunta 'quanto tempo até chegar a minha vez?'
O barbeiro olha em volta do seu salão e responde ' mais ou menos 2 horas'. O homem sai.
Passam alguns dias, e o mesmo homem volta e pergunta 'quanto tempo até chegar a minha vez?'
O barbeiro olha em volta do seu salão e responde 'mais ou menos 3 horas'. O homem sai.
Passa uma semana, e o mesmo homem entra e pergunta de novo 'quanto tempo até chegar a minha vez?'
O barbeiro olha em sua volta e responde 'mais ou menos 1 hora e meia'. O homem sai.
O barbeiro vira-se para o seu amigo e diz ' Oh Paulo, faz-me só um favor. Segue aquele homem e vê para aonde ele vai.
O gajo sempre que entra aqui, pergunta quanto tempo até a sua vez, mas nunca volta.'
Uns minutos depois, Paulo regressa ao salão a matar-se de rir histericamente.
O barbeiro curioso pergunta 'então, aonde é que ele vai depois daqui?
Paulo levanta a cara, enxuga as lágrimas de gargalhadas da sua cara e responde:
'depois daqui ele vai para tua casa'!!!...

ASSIM MULTIPLICAVAM OS MAYAS

.


Os Mayas utilizavam muito avançadamente a matemática, inclusivamente para calculos de construções como o templo pirâmide de TXI TXINIZA.

quarta-feira, maio 20, 2009

preliminares

.
Uma Mulher entra no stand onde comprara o seu carro para dizer que que ficara sem a tampa 710.
O vendedor ficou surpreso ao ve-la perguntar por uma tampa 710 que ele desconhecia.
Chamou o mecânico e perguntou-lhe. Mas nada, esse ainda ficou mais desconcertado por não conhecer a tampa 710.
A mulher insistiu e disse que era uma parte do motor de seu carro e que havia desaparecido de uma maneira misteriosa. Exigiu uma nova tampa 710.
Tendo em vista que ninguem conhecia e nem sabia nada sobre a tampa 710, o vendedor preguntou-a ela se podía desenhar esta tampa 710.
A mulher pegou então num pedaço de papel e numa caneta, e desenhou um círculo com uns 8 cm de diâmetro e escreveu no centro o número 710...

LISBOA, DEBAIXO DA TERRA

.

preliminares

.
Um casal de namorados estava na maior marmelada no sofá da casa da
garota e de repente ouvem a mãe dela gritar:
- Olha o lanchiiiinho !!!!
O rapaz, depois do susto, vai até a cozinha com a namorada e prova os
pastelinhos que a mãe da garota fez:
- Huuummmm !!!!
Uma delícia estes pastelinhos de bacalhau que a senhora fez!!!!
E a sogra responde:
- Vai lavar as mãos rapaz ! Esses pastelinhos são de côco !!!!

terça-feira, maio 19, 2009

gente nossa a MANELA BRITO E SILVA



Nos anos 70 dava capaéles nos voos da Europa, agora controla os lugares do autocarro das nossas Cimeiras, quando fóra de Lisboa.

Em Castro Verde deu flores e simpatia

ELES DISSERAM

.
Grave, grave, é a revelação das relações perigosas entre o poresidemte do Benfica e os dirigentes dos No Name Boys, muitos dos quais referenciados no mendo do crime e da marginalidade violenta .
(MIGUEL SOISA TAVARES)
.
o Primeiro Ministro britânico e Beckham vão dar a cara pela candidatura da Inglaterra ao Euro 2018, Portas já se ofereceu para dar outra parte do corpinho, a cara já não era novidade, pela candidatura conjunta de Portugal e Espanha.
(SAMUEL CHAVES)
.
Figo diz que não vai jogar mais ao mais alto nível, Então quer dizer que há esperanças de ele vir para Portugal jogar no Sporting?
(BARBA & CABELO, A BOLA)

IC 19 AÉREO

-


Mancha computerizada do movimento observado em 24 horas, de aviões comerciais em todo o mundo...

a 19 de Maio nasceu MÁRIO DE SÁ CARNEIRO

.
Mário de Sá-Carneiro


Mário de Sá-Carneiro (Lisboa, 19 de Maio de 1890 — Paris, 26 de Abril de 1916) foi um poeta, contista e ficcionista português, um dos grandes expoentes do Modernismo em Portugal e um dos mais reputados membros da Geração d’Orpheu.


Biografia
Nasceu, no seio de uma abastada família alto-burguesa, sendo filho e neto de militares. Órfão de mãe com apenas dois anos (1892), ficou entregue ao cuidado dos avós, indo viver para a Quinta da Vitória, na freguesia de Camarate, às portas de Lisboa, aí passando grande parte da infância.

Inicia-se na poesia com doze anos, sendo que aos quinze já traduzia Victor Hugo, e com dezesseis, Goethe e Schiller. No liceu teve ainda algumas experiências episódicas como ator, e começa a escrever.

Em 1911, com dezenove anos, vai para Coimbra, onde se matricula na Faculdade de Direito, mas não conclui sequer o ano. Aí, contudo, viria a conhecer aquele que foi, sem dúvida, o seu melhor e mais compreensivo amigo – Fernando Pessoa –, o qual, em 1912, o introduziu no ciclo dos modernistas.

Desiludido com a «cidade dos estudantes», segue para Paris a fim de prosseguir os estudos superiores, com o auxílio financeiro do pai. Cedo, porém, deixou de frequentar as aulas na Sorbonne, dedicando-se a uma vida boémia, deambulando pelos cafés e salas de espectáculo, chegando a passar fome e debatendo-se com os seus desesperos, situação que culminou na ligação emocional a uma prostituta, a fim de combater as suas frustrações e desesperos.

Na capital francesa viria a conhecer Guilherme de Santa-Rita (Santa-Rita Pintor). Inadaptado socialmente e psicologicamente instável, foi neste ambiente que compôs grande parte da sua obra poética e a correspondência com o seu confidente Pessoa; é, pois, entre 1912 e 1916 (o ano da sua morte), que se inscreve a sua fugaz – e no entanto assaz profícua – carreira literária.

Entre 1913 e 1914 vem a Lisboa com certa regularidade, regressando à capital devido à deflagração do conflito entre a Sérvia e a Áustria-Hungria, o qual a breve trecho se tornou uma conflagração à escala europeia – a I Guerra Mundial. Com Pessoa e ainda Almada-Negreiros integrou o primeiro grupo modernista português (o qual, influenciado pelo cosmopolitismo e pelas vanguardas culturais europeias, pretendia escandalizar a sociedade burguesa e urbana da época), sendo responsável pela edição da revista literária Orpheu (e que por isso mesmo ficou sendo conhecido como a Geração d’Orpheu ou Grupo d’Orpheu), um verdadeiro escândalo literário à época, motivo pelo qual apenas saíram dois números (Março e Junho de 1915; o terceiro, embora impresso, não foi publicado, tendo os seus autores sido alvo da chacota social) – ainda que hoje seja, reconhecidamente, um dos marcos da história da literatura portuguesa, responsável pela agitação do meio cultural português, bem como pela introdução do modernismo em Portugal.

Em Julho de 1915 regressa a Paris, escrevendo a Pessoa cartas de uma crescente angústia, das quais ressalta não apenas a imagem lancinante de um homem perdido no «labirinto de si próprio», mas também a evolução e maturidade do processo de escrita de Sá-Carneiro.

Uma vez que a vida que trazia não lhe agradava, e aquela que idealizava tardava em se concretizar, Sá-Carneiro entrou numa cada vez maior angústia, que viria a conduzi-lo ao seu suicídio prematuro, perpetrado no Hôtel de Nice, no bairro de Montmartre em Paris, com o recurso a cinco frascos de arseniato de estricnina.

Contava tão-só vinte e seis anos. Extravagante tanto na morte como em vida (de que o poema Fim é um dos mais belos exemplos), convidou para presenciar a sua agonia o seu amigo José de Araújo. E apesar de o grupo modernista português ter perdido um dos seus mais significativos colaboradores, nem por isso o entusiasmo dos restantes membros esmoreceu – no segundo número da revista Athena, Pessoa dedicou-lhe um belo texto, apelidando-o de «génio não só da arte como da inovação dela», e dizendo dele, retomando um aforismo das Báquides (IV, 7, 18), de Plauto, que «Morre jovem o que os Deuses amam» (tradução literal de Quem di diligunt adulescens moritur).

Verdadeiro insatisfeito e inconformista (nunca se conseguiu entender com a maior parte dos que o rodeavam, nem tão pouco ajustar-se à vida prática, devido às suas dificuldades emocionais), mas também incompreendido (pelo modo com os contemporâneos olhavam o seu jeito poético), profetizou acertadamente que no futuro se faria jus à sua obra, no que não falhou.

Com efeito, reconhecido no seu tempo apenas por uma fina élite, à medida que a sua obra e correspondência foi publicada, ao longo dos anos, tornou-se acessível ao grande público, sendo atualmente considerado um dos maiores expoentes da literatura moderna em língua portuguesa. Embora não tenha a mesma repercussão de Fernando Pessoa, a sua genialidade é tão grande (senão mesmo maior) que a de Pessoa, mas porém muito mais próxima da loucura que a do seu amigo.

A terra que o acolheu na infância – Camarate –, e a quem ele dedicou também algumas das suas poesias, homenageou-o, conferindo o seu nome a uma escola local. O seu poema Fim foi musicado por um grupo português no final dos anos 80, os Trovante. Mais tarde, o seu poema O Outro foi também musicado pela cantora brasileira Adriana Calcanhotto.

As suas influências literárias são de Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Charles Baudelaire, Stéphane Mallarmé, Fiódor Dostoievski, Cesário Verde e António Nobre. Este escritor influenciou vários escritores, entre eles Eugénio de Andrade.

poema de Mário Sá Carneiro

O Recreio

Na minha Alma há um balouço
Que está sempre a balouçar ---
Balouço à beira dum poço,
Bem difícil de montar...

--- E um menino de bibe
Sobre ele sempre a brincar...

Se a corda se parte um dia
(E já vai estando esgarçada),
Era uma vez a folia:
Morre a criança afogada...

--- Cá por mim não mudo a corda,
Seria grande estopada...

Se o indez morre, deixá-lo...
Mais vale morrer de bibe
Que de casaca... Deixá-lo
Balouçar-se enquanto vive...

--- Mudar a corda era fácil...
Tal ideia nunca tive...

Mário de Sá-Carneiro

preliminares

.
Depois de me reformar, fui até à Seg. Social para poder receber a reforma.
A mulher que me atendeu solicitou o meu bilhete de identidade para
verificar a idade. Procurei nos bolsos e percebi que o tinha deixado em
casa.
A funcionária disse que lamentava, mas teria que o ir buscar a casa e
voltar depois. E disse-me, "Desabotoe a camisa."
Então, desabotoei-a deixando expostos os meus cabelos
crespos prateados. Ela disse, "Este cabelo prateado no seu peito é prova
suficiente para mim," e processou a minha reforma.
Quando cheguei a casa, contei entusiasmado o que ocorrera à minha mulher.
E ela disse: "Por que não baixaste as calças? Poderias ter conseguido
invalidez permanente também... "

segunda-feira, maio 18, 2009

OOOPS!!!

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

.

Este templo é um dos monumentos candidato a ser uma das 7 maravilhas portuguesas do mundo

A Igreja de São Francisco de Assis, é uma igreja da cidade de Ouro Preto construída em estilo rococó, que constitui uma etapa posterior, na evolução do barroco mineiro.

Sua construção teve início em 1766, com projeto arquiteônico, risco da portada e elementos ornamentais como púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor da lavra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pinturas de Manuel da Costa Ataíde. Os dois artistas, nascidos respectivamente em Vila Rica (hoje Ouro Preto), e Vila do Carmo (hoje Mariana) são considerados os dois mais importantes nomes da arte colonial brasileira. O forro da nave, em forma de gamela, é totalmente coberto pela pintura de Ataíde, que representa a assunção de Nossa Senhora da Conceição (padroeira dos franciscanos, ordem terceira leiga, que construiu o templo), numa revoada de anjos, de várias faixas etárias - crianças, jovens e adultos - todos mulatos e músicos. Esta igreja é considerada por especialistas como Germain Bazin e Sylvio de Vasconcellos, como a obra-prima de Aleijadinho e Ataíde, opinião compartilhada pelo historiador Diogo de Vasconcellos.

T-MOBILE. TRAFALGAR SQUARE

.

domingo, maio 17, 2009

PALPITES - 4ª.E PENULTIMA JORNADA DE ABRIL-MAIO

.
A CARMEN É A GRANDE VENCEDORA
DESTA JORNADA E CONTANDO COM
O BONUS DA VITÓRIA ASCENDE AO
3º.LUGAR DA CLASSIFICAÃO GERAL.


A CARMEN (venceu a jornada) e o PEDRO PEREIRA (que é o líder da geral)

O PEDRO PEREIRA CONTINUA LÍDER,
AGORA COM 1 PONTO DE VANTAGEM
SOBRE O PEIXOTO E 2 SOBRE A CARMEN



JOGOS;


JOGOS JOGADOS:

MARITIMO-SPORTING...1-2..(CARMEN,FRANCISCO,MENDONÇA,HERDEIRO)
TROFENSE-PORTO......1-4
BELENENSES-RIO AVE..1-0.(PEDRO PEREIRA,NUNO MATOS,AZEVEDO)
BRAGA-BENFICA.......1-3.


NA JORNADA
.
1.CARMEN...6 (já com bónus)
2.Pedro Pereira,Nuno Matos,Mendonça,Peixoto...9
3.Leonor...10
4.Soraia,Feancisco...11
5.Herdeiro,Azevedo...12
6.Tiago...13
7.Célia,Valente...14
8.João Roque...15
9.Vitor Santos..16

GERAL:

1.PEDRO PEREIRA....25..AVAILABILITIES/BENFICA
2.Peixoto...........26..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
3.Carmen...........27..BACKOFFICE/BENFICA
4.Azevedo...........29..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Nuno Matos.........30..PORTUGAL-ESPANHA/BENFICA
..Mendonça.......30..EX-RC-LISRY/SPORTING
5.Herdeiro..........31..EX-RC-REV/SPORTING
6.Vitor Santos.....33..BACKOFFICE/ATLETICO
..Francisco..........33..AFRICAS/SPORTING
7.Célia.............34..CODESHARES/SPORTING
8.Soraia.............35..CODESHARES/BENFICA
..Leonor............35..GRP.DESK/SPORTING
9.João Roque....36..GENEVE/SPORTING
10Valente..............37..GR.DESK/SPORTING
..Tiago.............37..TARIFAS-EUROPA2/BENFICA

actualidade

.

FESTIVAL DE CANNES 2009

-
ESTÁ A DECORRER O
FESTIVAL DE CANNES,
EDIÇÃO DE 2009.



Festival de Cannes 2009: a edição dos grandes cineastas
A 62ª edição do Festival de Cannes, que acontecerá até 24 de maio, será a dos grandes cineastas, com destaque para a Espanha e seus três filmes exibidos na mostra oficial.

Pedro Almodóvar com Los Abrazos Rotos e Isabel Coixet com Mapa de Los Sonidos de Tokyo vão concorrer à Palma de Ouro, que nenhum cineasta espanhol ganha desde 1961, quando foi premiada Viridiana, de Luis Buñuel. Também na mostra oficial, mas fora de competição, figura Agora, de Alejandro Amenábar.

"Este ano foi quebrada a maldição", chegou a afirmar Almodóvar, em uma frase que reflete uma antiga reclamação dos espanhois, que consideravam sua cinematografia subestimada pelo Festival de Cannes.

Almodóvar já participou três vezes do evento (Tudo Sobre Minha Mãe, A Má Educação e Volver), dois deles em concurso e ambos premiado, mas nunca com a Palma de Ouro.

O espanhol é mais um dos grandes cineastas do mundo presentes na seleção oficial deste ano, que conta ainda com o veterano da Nouvelle Vague Alain Resnais, com Les Herbes Folles, e nada menos que quatro vencedores da Palma de Ouro.

Quentin Tarantino, vencedor do festival em 1994 por Pulp Fiction, apresentará Inglorious Basterds, filme sobre a Segunda Guerra Mundial, protagonizado por Brad Pitt e Diane Kruger e único representante do cinema americano na disputa.

O britânico Ken Loach, Palma de Ouro em 2006 por Ventos da Liberdade, comparece desta vez com Looking for Eric, longa-metragem sobre o jogador de futebol francês Eric Cantona, enquanto o dinamarquês Lars von Trier, premiado em 2000 por Dançando no Escuro, apresentará Antichrist.

Finalmente, a neozelandesa Jane Campion, primeira mulher a receber o principal prêmio em Cannes (em 1992 com O Piano) volta com Bright Star.

Também estão na mostra oficial o austríaco Michael Haneke com Das Weisse Band, o italiano Marco Bellocchio com Vincere, o taiwanês Ang Lee (Taking Woodstock), o chinês Lou Ye (Spring Fever)e o diretor de Hong Kong Johnnie To. Este último com Vengeance, filme interpretado pelo cantor francês Johnny Hallyday.

A mostra competitiva não inclui nenhum filme brasileiro ou latino-americano neste ano. O Brasil será representado por À Deriva de Heitor Dhalia na mostra Um Certo Olhar, que faz parte da seleção oficial.

Ao comentar a pequena representação do cinema do continente americano, o delegado geral do Festival, Thierry Frémaux, afirmou que tanto o cinema americano como o latinoamericano estiveram bem representados nas edições anteriores.

"Nós não escolhemos os filmes por nacionalidades, mas a importância de uma cinematografia deve ser avaliada a médio prazo, não apenas pela presença em apenas uma edição", disse.

A Palma de Ouro será anunciada no dia 24 de maio pelo júri presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert e integrado, entre outras personalidades do cinema, pelas atrizes italiana Asia Argento e americana Robin Wright-Penn e os cineastas turco Nuri Bilge Ceylan e americano James Gray.

Este ano concorrem 3 portugueses, nas curtas metragens.

Quem são:
João Nicolau de 33 anos, na "Quinzena dos Realizadores" com o file "Canção de amor e saúde"

João Salaviza, de 25 anos, recem laureado com o Prémio da Melhor Curta no Indie Lisboa, concorre com o filme "Arena" que foi escolhido para a seleção oficial de Cannes ,e que é um dos nove possíveis vencedores da Palma de Ouro das curtas.

Mónica Batista, de 24 anos,do Porto, com o dicumentário "Territórios" que integra a Secção "Semana da Crítica" do Festival.

yoann

.
ESTE MIÚDO TEM 5 ANOS
E TEM UM EXCEPTIONAL
TALENTO PARA O FUTEBOL



O miúdo tem uma enorme habilidade e se não se cansar da pressão que sobre ele o pai exerce , será um grande jogador.

Joga nas escolas do Benfica, com quem já tem um contracto.

A parte negativa é que o pai o treina obsessivamente desde os 2 anos, organizando os treinos duma forma profissional, indo ao cúmulo de castigar com flexões sempre que falha um golo ou uma finta.

O YOANN tem um irmão o JORDAN que o pai também teina para guarda redes, com as mesmas exigências.

sábado, maio 16, 2009

PALPITES - 4ª.E PENULTIMA JORNADA - info intercalar

.
DISPUTADOS OS 3 PRIMEIROS JOGOS
DESTA PENULTIMA JORNADA, O MENDONÇA
E O NUNO MATOS SÃO OS QUE ESTÃO A
PERDER MENOS PONTOS.

NA GERAL O PEDRO PEREIRA MANTEM
O 1º.LUGAR COM 1 PONTO DE AVANÇO
SOBRE O AZEVEDO E 2 SOBRE O
PEIXOTO E O HERDEIRO



JOGOS JÁ JOGADOS:

MARITIMO-SPORTING...1-2..(CARMEN,FRANCISCO,MENDONÇA,HERDEIRO)
TROFENSE-PORTO......1-4
BELENENSES-RIO AVE..1-0.(PEDRO PEREIRA,NUNO MATOS,AZEVEDO)


NA JORNADA
.
1.NUNO MATOS,MENDONÇA...5
2.Carmen,Herdeiro,Leonor...6
3.Pedro Pereira,Soraia,Francisco,Azevedo...7
4.Peixoto...8
5.Célia,João Roque...9
6.Vitor Santos,Valente...10
7.Tiago Sacramento...12

na geral.
.
1.PEDRO PEREIRA...23
2.Azevedo...24
3.Peixoto,Herdeiro...25
4.Mendonça,Nuno Matos...26
5.Vitor Santos,Carmen...27
6.Célia,Francisco...29
7.João Roque...30
8.Soraia,Leonor...31
9.Valente...33
10Tiago...36

"DESENRASCANÇO"

.

Desenrascanço, a palavra que os ingleses queriam ter

Um site norte-americano fez uma lista das 10 palavras estrangeiras que mais falta fazem à língua inglesa. A palavra portuguesa "desenrascanço" é a que lidera.

"Bakku-shan" é a palavra usada pelos japoneses quando se querem referir a uma rapariga bonita, vista de costas.

"Nunchi" é outra das palavras escolhidas. É coreana e é usada para falar de alguém que fala sempre do assunto errado, um género de desbocado ou inconveniente.

"Tingo" é uma expressão usada na Ilha da Páscoa, Chile, e significa pedir emprestado a um amigo até o deixar sem nada.

A lista das "10 palavras estrangeiras mais fixes que a língua inglesa devia ter" é liderada pela palavra portuguesa "desenrascanço". Esta é a expressão que, segundo os autores do site norte-americano, mais falta faz ao vocabulário inglês.

O "desenrascanco", segundo os norte-americanos

Depois de percorrer duas páginas com explicações das nove palavras estrangeiras mais fixes, chega-se ao número 1. A falta da cedilha não importa para se perceber que estamos a falar do "desenrascanço", tão típico da nossa cultura.

"Desenrascanco: a arte de encontrar a solução para um problema no último minuto, sem planeamento e sem meios", explica o site dando como exemplo a célebre personagem de uma série de televisão MacGyver.

"O que é interessante sobre o desenrascanco - a palavra portuguesa para estas soluções de último minuto - é o que ela revela sobre essa cultura". "Enquanto a maioria de nós [norte-americanos] crescemos sob o lema dos escuteiros 'sempre preparados', os portugueses fazem exactamente o contrário", prosseguem os autores.

"Conseguir uma improvisação de última hora que, não se sabe bem como, mas funciona, é o que eles [portugueses] consideram como uma das aptidões mais valiosas: até a ensinam na universidade e nas forças armadas. Eles acreditam que esta capacidade tem sido a chave da sua sobrevivência durante séculos".

"E não se ria: a uma dada altura eles conseguiram construir um império que se estendeu do Brasil às Filipinas" à custa do desenrascanço, sublinham os autores, terminando o texto:

"Que se lixe a preparação. Eles têm desenrascanco", termina o artigo.

sexta-feira, maio 15, 2009

PALPITES - Penultima Jornada - ABRIL-MAIO

Veio tarde o quadro das apostas mas cá está ele.....

O PEDRO PEREIRA DEFENDE
O SEU PRIMEIRO LUGAR





é EST A CLASSIFICAÇÃO ACTUAL

1.PEDRO PEREIRA....16..AVAILABILITIES/BENFICA
2.Vitor Santos.....17..BACKOFFICE/ATLETICO
..Azevedo...........17..EX-RC-LISRY/SPORTING
..Peixoto...........17..EX-RC-CALL CENTER/BENFICA
3.Herdeiro..........19..EX-RC-REV/SPORTING
4.Célia.............20..CODESHARES/SPORTING
5.Carmen...........21..BACKOFFICE/BENFICA
..Nuno Matos.........21..AMERICA/BENFICA
..Mendonça.......21..EX-RC-LISRY/SPORTING
..João Roque....21..GENEVE/SPORTING
6.Francisco..........22..AFRICAS/SPORTING
7.Valente..............23..PORTUGAL-ESPANHA/SPORTING
8.Tiago.............24..TARIFAS-EUROPA2/BENFICA
..Soraia.............24..CODESHARES/BENFICA
9.Leonor............25..GRP.DESK/SPORTING

a 15 de MAIO,nasceu CLAUDIO MONTEVERDI

.
Claudio Monteverdi


Claudio Monteverdi (Cremona, 15 de maio de 1567 — Veneza, 29 de novembro de 1643) foi um compositor italiano. Foi o responsável pela transição entre a tradição polifónica do século XVI para o nascimento da ópera, do século XVI. Também é considerado o último grande representante italiano do madrigal, que preparou a passagem do estilo musical renascentista para o da música barroca.

Iniciou seus estudos de música com Marco Antonio Igegnieri, maestro da capela da Catedral de Cremona, e aos 15 anos publicou suas primeiras obras; entre elas, oito livros de madrigais.

Em 1599, desposou Claudia de Cataneis e, em 1607, ocorreu em Mântua a estréia de L'Orfeo, favola in musica, sua primeira ópera - e também a mais antiga da história - cuja música e texto chegaram até os dias atuais. Outras de suas óperas ainda hoje representadas são L'Incoronazione di Poppea e Il Ritorno d'Ulisse in Patria. Monteverdi é geralmente conhecido como o "pai da ópera".

Em 1613, Monteverdi foi maestro do coro e diretor da Catedral de São Marcos, em Veneza.


SI DOLCE E IL TORMENTO

Monteverdi também se notabilizou pela música sacra, como sua Missa (1610), e antífonas, como Vespro della Beata Vergine (1610). Em 1640, foi publicada a série Selva morale e spirituale, um grande compêndio de música sacra.

Nas músicas de Monteverdi, pode notar-se um começo bastante polifónico, com contraponto e equivalência de vozes, seguindo a tradição do Renascimento, e uma regressão da música vocal até ao estilo monódico - que seria adotado pelo Barroco - marcado por linhas melódicas claras, texto de simples compreensão e acompanhamento instrumental leve. Este foi um passo fundamental para a criação das obras musicais com intensidade de efeitos dramáticos, o dramma per la musica.

Monteverdi foi autor de nove livros de madrigais e de dezoito óperas conhecidas.

Famoso em vida por sua obra, Claudio Monteverdi faleceu em Veneza em 1643, e foi sepultado na Igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari.

QUE GRANDE IRONIA

.
IRONIA ...........
90 pessoas apanham a gripe Suina e toda a gente quer usar uma mascara . Um milhão de pessoas tem SIDA e ninguém quer usar um preservativo.