sábado, setembro 29, 2012

O PRIMEIRO AVIÃO A JACTO DA TAP - CARAVELLE

.
DO BLOG "RESTOS DE COLECÇÃO" DESCOBERTO
PELO NOSSO COMPANHEIRO FAUSTINO DEIXO
AQUI UM PEQUENO EXERTO SOBRE O PRIMEI-
RO CARAVELLE DA TAP.



Primeiro Avião a Jacto da TAP
«Foi em 1961 que o Presidente Alfredo Vaz Pinto considerou necessário que a TAP se lançasse na era do jacto. Nas linhas da Europa estavam já a BEA e a Air France a operar respectivamente com o "Trident" e o "Caravelle" nas ligações de Londres e Paris com Lisboa, mantendo a TAP os "Super Constellation" nas mesmas linhas.
Com uma visão moderna e ambiciosa de exploração comercial, Vaz Pinto promoveu acordos com as duas empresas para a realização de voos TAP com os aviões das mesmas em regime de “wet-lease”, por forma a poder oferecer aos seus clientes um serviço equivalente ao da concorrência.
De seguida começou a debruçar-se sobre o problema do longo curso, partindo de uma proposta inicial da Swissair para a compra de dois dos seus Douglas DC-8. Foi esta proposta no entanto abandonada tendo-se antecipado o apetrechamento do médio curso com os novos "Caravelle" da Sud Aviation francesa, no Verão de 1962.» in: Voa Portugal

A compra de três aeronaves "Caravelle VI-R" à empresa francesa "Sud Aviation", foi divulgada pela primeira vez oficialmente em conferência de imprensa a 17 de Janeiro de 1962 presidida pelo presidente do concelho de administração da "TAP - Transportes Aéreos Portugueses" engenheiro Alfredo Vaz Pinto. A assinatura do respectivo contrato de compra, celebrado entre as duas empresas, teve lugar no dia seguinte dia 18 de Janeiro de 1962, na sede da TAP em Lisboa. O contracto foi lavrado num artístico pergaminho com iluminuras e encimado por uma caravela.



A TAP foi autorizada a designar comercialmente o aparelho de "Caravela" apondo essa designação no exterior dos dois reactores, em vez do oficial "Caravelle", em homenagem à epopeia marítima portuguesa e ao tipo de barco que a celebrizou. O Dr.Georges Hereil representante da "Sud Aviation" a propósito diria: « ... os pilotos portugueses continuarão a encontrar nas novas "Caravelas" as mesmas facilidades de navegação.»



O custo total dos três aparelhos incluindo os sobresselentes iniciais orçou em 446.000 contos (2.224.600,00 € a multiplicar pelo coeficiente de actualização monetária de. 65,12).

A introdução deste novo tipo de aeronave inédito em Portugal, e destinado às carreiras europeias e ligações com a Madeira e Açores acarretou consideráveis trabalhos preparatórios, quer respeitante à preparação técnica do pessoal de terra e de voo, quer no respeitante à remodelação das instalações técnicas e aos acordos a fazer com as companhias aéreas estrangeiras, disposições internas a tomar para o estabelecimento de novas linhas e seu perfeito funcionamento, etc.



A entregas dos dois primeiros aviões foi programada para Julho de 1962 tendo sido entregue o primeiro a 16 de Julho e o segundo a 25 de Julho de 1962 o CS-TCB baptizado de "Damão", e o terceiro em Dezembro do mesmo ano.




O primeiro "Caravela" da TAP foi o CS-TCA, um «Sud-Aviation SE210 Caravelle VI-R» com o nº série 117, baptizado com o nome "GOA", e efectuou o seu primeiro voo a 9 de Julho de 1962 ostentando o registo F-WJAN, tendo sido entregue a 16 de Julho de 1962.




A cerimónia de entrega decorreu no «Isba», o salão de honra do Aeroporto de Orly em Paris. A cerimónia teve a presença do embaixador de Portugal em França Dr. Marcello Mathias, do representante permanente de Portugal na NATO, o embaixador Vasco da Cunha, o director geral da "Sud Aviation" Georges Hereid, o presidente do concelho de administração da TAP engenheiro Vaz Pinto, e de mais de duzentos convidados portugueses e franceses. Entre os convidados encontrava-se o criador dos «Caravelle» o engenheiro Sartre.


No interior, este primeiro aparelho, tinha uma decoração simples, de cores claras,
bancos estofados de tecido xadrez, lembrando as camisas dos pescadores da Nazaré. Nas divisórias, a branco, sobre um fundo cinzento, como motivos de decoração, figuravam as naus de Vasco da Gama.

o AEROPORTO DE LISBOA (PORTELA) era então assim




sexta-feira, setembro 28, 2012

actualidade

.

CAMPANIÇA TRIO, no FESTIVAL SETE SÓIS,SETE LUAS, em CASTRO VERDE

.
EM CASTRO VERDE DECORREU O
FESTIVAL SETE SÓIS,SETE
LUAA ,COM PARTICIPAÇÃO
DE ARTISTAS DE TODO O
MEDITERRÃNEO





O grupo alentejano CAMPANIÇA TRIO, com Pedro Mestre, David Pereira e Bento apresentaram do melhor que se faz na região.

A TRANCA esteve lá e deixa aqui esta interpretação de grande qualidade.

terça-feira, setembro 25, 2012

VI CIMEIRA DE MOSCAVIDE

.
É JÁ DEPOIS DE AMANHÃ
QUE ACONTECE O ENCONTRO
DESTE MÊS DO NOSSO
PESSOAL


Vai ser em Moscavide no RICHARDS 2, nas instalações do Olivais e Moscavide.
Se ainda não respondeste à Convocatória da Dina, pega no télélé e confirma.




Agora já podes ir de Metro, não precisas de levar o BMW.

Leva sim é vontade de estar com o nosso pessoal.
Desta vez vai haver dança do ventre e uma surpresa.

actualidade

.

segunda-feira, setembro 24, 2012

NO FESTIVAL SETE SÓIS,SETE LUAS, EM CASTRO VERDE, CELINA DA PIEDADE PÔS A PLATEIA A DANÇAR

.
A CANTORA ACORDEONISTA ALENTEJANA
CELINA PIEDADE ENCANTOU UMA VEZ
MAIS NO PALCO DOS SETE SÓIS




REPARAEM A PARTIR DO MINUTO 1,43, A FORMA COMO A PLATEIA REAGE AO SOM QUE VEM DO PALCO

a 24 de SETEMBRO nasceu PEDRO ALMODOVAR

.
PEDRO ALMODÔVAR,O ANIVERSARIANTE DE
HOJE CONCEDEU ESTA ENTREVISTA QUE
MOSTRO EM DIA DA SUA FESTA

domingo, setembro 23, 2012

VI CIMEIRA DE MOSCAVIDE - 27 DE SETEMBRO

.
O NOSSO ENCONTRO DESTE MÊS VAI
DECORRER NO DIA 27, NO RESTAU-
TE RICHARDS 2, NAS INSTALAÇÕES
NO OLIVAIS E MOSCAVIDE.




A nossa PRIMEIRA DINA, convoca-nos para a nossa reunião maior

CONVOCATÓRIA

"Amigas e amigos, mil desculpas pelo atraso da divulgação do nosso almoço. O meu tempo tem sido pouco para acompanhar o Chico no hospital, onde se encontra internado desde 9 de Agosto. As minhas assistentes não puderam ajudar-me pois vão gozar umas merecidas férias por altura do evento.
Tendo em conta que já muitos de vós, que foram a banhos, já regressaram penso que iremos ter um número significativo de bocas entreabertas e maior número ainda de dentes saltitantes para a degustação, escolhi o " RICHARD'S 2" , Moscavide. Não confirmei se continuam a ter almoço " buffet " mas vou fazê-lo . Assim peço me enviem mails de confirmação, ou não, para que eu possa reservar mesas. O deadline será dia 24 .


Caso queiram contactar-me aqui vão os números dos TMs - 967397958 - 913733249 .
Bjs
Dina"

quinta-feira, setembro 20, 2012

BRASIL, O PAÍS ONDE TEMOS MAIS LEITORES

. A TRANCA é hoje lida um pouco por todo o mundo, mas ,surpresa, é no Brasil que temos maior número de visitas Vejam a estatistica dos 10 primeiros: 1º.Brasil..98010 2º Portugal..85696 3º Estados Undos..8253 4º França..1741 5º Alemanha..1704 6º Russia..1459 7~Reino Unido..899 8º Espanha..726 9º Holamda..682 1o Angola..679

MINEIROS DE ALJUSTREL

. . EM CASTRO VERDE, ONDE A TRANCA ESTÁ A SER HOJE EDITADA, REA LIZOU-SE NA SEMANA PASSADA O FESTIVAL SETE SÓIS,SETE LUAS Já aqui falado imumeras vezes, e que traz a esta Vila Alentejana o perfume dos sons e da vôr do Mediterrâneo. A TRANCA promete publicar algumas imagens do evento, por hoje deixo aqui a actuação do Grupo Coral MINEIROS DE ALJUSTREL, com o HINO DOS MINEIROS, o seu ex-libris. .

a 20 de SETEMBRO nasceu CALÍGULA, no ano 10, DA NOSSA ERA

. Calígula Caio Júlio César Augusto Germânico (em latim Gaius Julius Caesar Augustus Germanicus; 31 de agosto de 12 d.C. - 24 de janeiro de 41), também conhecido como Caio César ou Calígula (Caligula), foi imperador romano de 16 de março de 37 até o seu assassinato, em 24 de janeiro de 41. Foi o terceiro imperador romano e membro da dinastia Júlio-Claudiana, instituída por Augusto. Ficou conhecido pela sua natureza extravagante e cruel. Foi assassinado pela guarda pretoriana, em 41, aos 28 anos. A sua alcunha Calígula, à qual significa "botinhas" em português, foi posta pelos soldados das legiões comandadas pelo pai, que achavam graça em vê-lo mascarado de legionário, com pequenas caligae (sandálias militares) nos pés. Era o filho mais novo de Germânico que, por sua vez, era sobrinho do imperador Tibério. Germânico é considerado um dos maiores generais da história de Roma. Já a mãe de Calígula era Agripina. O futuro imperador cresceu com a numerosa família (tinha dois irmãos e três irmãs) nos acampamentos militares da Germânia Inferior, onde o pai comandava o exército imperial (14 – 16). Após a celebração em Roma do triunfo do seu progenitor, marchou com ele para o Oriente. Germânico viria a falecer durante a sua estadia em Antioquia, em 19. Após enterrar o seu pai, Calígula regressou com mãe e os irmãos para Roma, onde a incomodidade que a sua presença gerava no imperador degenerou em inimizade, causadora provável das estranhas mortes de uma série de parentes do futuro imperador, entre os quais, dois dos seus tios. As suas relações com Tibério pareceram melhorar quando este se mudou para Capri e foi designado pontifex maximus. À sua morte —a 16 de março de 37—, Tibério ordenou que o império devia ser governado conjuntamente por Calígula e Tibério Gemelo. Após desfazer-se de Gemelo, o novo imperador tomou as rédeas do império. A sua administração teve uma época inicial pontuada por uma crescente prosperidade e uma gestão impecável; porém, a grave doença pela qual passou o imperador marcou um ponto de inflexão no seu jeito de reinar. Apesar de que uma série de erros na sua administração derivaram numa crise econômica e numa fome, empreendeu um conjunto de reformas públicas e urbanísticas que acabaram por esvaziar o tesouro. Apressado pelas dívidas, pôs em funcionamento uma série de medidas desesperadas para restabelecer as finanças imperiais, entre as que se destaca pedir dinheiro à plebe. Militarmente, o seu reinado esteve caracterizado pela anexação da província da Mauritânia (a cujo monarca assassinou numa das suas visitas a Roma), pelo insucesso na conquista da Britânia e pelas tensões que açoitaram as províncias orientais do império. No Oriente, deu amostras da sua graça mediante a concessão dos territórios de Bataneia e Traconítide ao seu amigo Herodes Agripa I, e da sua megalomania ao ordenar que fosse erigida uma estátua na sua honra no Templo de Jerusalém; enquanto no Ocidente deu-as da sua demência ao pedir o exército que em vez de atacar as tribos britanas se pusesse a recolher conchas, o tributo que segundo ele essas águas lhe deviam ao monte Capitolino e ao monte Palatino. Segundo determinados historiadores, nos seus últimos anos de vida esteve envolvido numa série de escândalos entre os quais se destacam manter relações incestuosas com as suas irmãs e até mesmo obrigá-las a prostituir-se. A 24 de janeiro de 41, foi assassinado pelos executores de uma conspiração integrada por pretorianos e senadores, e liderados pelo seu praefectus, Cássio Querea. O desejo de alguns conspiradores de restaurar a república viu-se frustrado quando, no mesmo dia do assassinato de Calígula, o seu tio Cláudio foi declarado imperador pelos pretorianos. Uma das primeiras ações de Cláudio como imperador foi ordenar a execução dos assassinos do seu sobrinho

quarta-feira, setembro 19, 2012

MARIA TERESA HORTA VENCEU O PRÉMIO D.DINIS

.



O prémio literário D. Dinis foi atribuído por unanimidade a Maria Teresa Horta pelo romance «As Luzes de Leonor», distinção com a qual a escritora se sentiu muito honrada.

A escritora explicou que este romance ocupou quase 14 anos da sua vida e foi um dos mais exigentes que alguma vez fez.

Com esta obra, Maria Teresa Horta quis dar a conhecer a vida da Marquesa de Alorna, Leonor de Lorena, sua avó em quinto grau e sobre a qual ouviu muitas histórias.

A escritora quis ir «até às suas próprias raízes e às raízes literárias portuguesas e trazer até nós, quanto possível intacto, aquela mulher espantosa, que não é só espantosa em Portugal».

«É a única mulher das Luzes portuguesa e ímpar pelas sítios onde passou», lembrou Maria Teresa Horta, que qualificou esta obra como um «grande trabalho literário» seu.

actujalidade

.

quinta-feira, setembro 13, 2012

PRELIMINARES

.
Um tipo morreu e foi para ao inferno. Enquanto ele começava a desesperar, teve o seu primeiro encontro com um demónio.

O demónio perguntou:
-"Porquê essa cara triste?"
Ao que ele respondeu:
-"O que é que tu achas? Estou no inferno!"
-"Bem, não é assim tão mau - disse o demónio - Na realidade, nós divertimo-nos imenso aqui em baixo.
-"Bebes?"
-"Claro," disse o homem, "Adoro beber."
-"Ahhh, então vais adorar as segundas-feiras. Nas segundas-feiras, tudo o que fazemos é beber. Whisky, tequila, Guiness, vinhos, tudo o que possas querer. Bebemos até vomitar, e depois bebemos ainda mais!"
O tipo ficou boquiaberto. "Uau, isso parece magnífico."
-"És um fumador?" perguntou o demónio.
-"Podes crer!"
-"Vais adorar as terças-feiras. Nós recebemos os melhores cigarros vindos de todo o mundo, e fumamos até já não podermos mais com os pulmões. Se apanhares cancro, não há problema, tu já estás morto, lembras-te?"
-"Ena, isso é maravilhoso!"
O demónio continuou, "Aposto que gostas de jogar." "Olha ... por acaso, até gosto." "Nas quartas feiras, podes jogar ao que tu quiseres. Dados, roleta, poker, slots,
qualquer coisa. Se ficares falido, bem, estás morto de qualquer maneira.
-"Metes-te em drogas?"
O tipo respondeu, "Estás a brincar? Adoro drogas! Não estás a querer dizer que..." "Exactamente! Quinta-feira é o dia da droga. Serve-te do que quiseres. Fuma um charro do tamanho de um submarino. Snifa aquilo que quiseres. Podes tomar qualquer coisa, já estás morto, quem se importa!"
-"Ena!," disse o tipo, começando a sentir- se melhor com a situação. "Nunca me tinha apercebido que o inferno era um sítio tão porreiro!"
O demónio pergunta:
-"És gay?"
-"Não."
-"Ooooh, vais detestar as sextas-feiras."

quarta-feira, setembro 12, 2012

DUELO DE CHEFS, no PORTO

.
LOGO AO FIM DA TARDE
VÃO ESTAR NO PORTO
NO PORT WINE FEST,
OS CHEFS PEDRO MENDES
E JOSÉ ALEXANDRE, NUM
DUELO DE CRIAÇÃO CU-
LINÁRIA MUITO RENHIDO



Aos nossos companheiros amigos e leitores, que estão na bela cidade Invicta, recomenda a TRANCA uma saçtada até lá, pois, pelo que conhecemos, vai ser delicioso..

SAHIB CHICO na INDIA - II

.

A TRANCA É JÁ HÁ MUITO
WORLD WIDE ,VISTA E LIDA
EM TODOS OS CANTOS DO
MUNDO.

Da India, envia-nos o nosso copanheiro SAHIB CHICO mais imagens e comentários ,daquela terra asiática.



BOM DIA caros amigos,

Mais dois dias de pacata procura das partes de tras e da frente desta estrondosa cidade indiana: Mumbai!
Ja estive em muitos paises de Africa, da Asia, America do Sul, etc, os ditos tropicais, e por muito que queiremos encontrar semelhancas, elas estao la mas com alguma diferencas.
A particularidade da India, e' que tudo se torna normal. O alegre sorriso, a inigualavel simpatia das pessoas faz-nos ( por momentos ) esquecer tudo o que os rodeia.

A India e' um pais de contrastes, de cor, de vida, onde tudo e' possivel coabitar.
O que para muitos seria repulsa ao ver uma crianca deitada no chao a dormir rodeada da familiar e de animais, acaba por ser a coisa mais normal da vida destas gentes.

Os contrastes maiores acabam por ser a opulencia de uns com a miseria gritante de outros.
Qualquer sitio serve para se bater uma sorna, seja no riquexo ( onde pernoitam... ), num cadeira aparecida ao acaso no meio da calcada, ou mesmo num qualquer bocado de chao, define bem este povo pobre mas sempre alegre.
Tenho pensado muito no choque de tudo o que esta a acontecer em Portugal e na falta de reaçao das pessoas perante as injusticas.
Aqui e' "assim" , aceita-se porque "sim",
Ora eu nao gostava nada que se passasse a mesma coisa no meu pais e por isso tenho lutado e vou continuar a lutar para que estes contrastes nao se enraizem no solo Luso.
E' mau demais, pois a um povo subjugado pelo poder economico apenas lhe restará



Vejam agora algumas das imagens:

Na praia:





Nas ruas


ATÉ O CRISTIANO RONALDO SE PODE VÊR NAS RUAS DE MUMBAI



Por hoje é tudo, encontrarás muitas mais imagens na SALA DE CONVIVIO DO RC no Facebook.






segunda-feira, setembro 10, 2012

LUANDA vista pelo FARINHO

.
A TRANCA TENDE GEOGRAFICANEBTE
PARA A PLENITUDE. ESTÁ EM TODA
A PARTE, É LIDA EM 165 PAÍSES,
E HOJE ,O NOSSO COMPANHEIRO
FARINHO, REGISTA DE LUANDA A
INAUGURAÇÃO DA NOVA MARGINAL.

Nos anos 80, muitos de nós, aqui o vosso escriba também, estiveram em Luanda no âmbito da cooperação TAP-TAAG.

Fiquei fascinado com a linda cidade e com as pessoas com quem tive o previlégio de trabalhar e de ter convivido .

Ainda hoje mantenho vivas as memórias desses meses na Rua da Missão ,nos jantares sem fim na Ilha de Luanda, no 007,nos cineminhas ao ar livre como no Karl Marx, no Atlântico, enfim, bebi da água do Bengo .

Daí ter vibrado quando recebi estas imagens vindas de lá, de uma Luanda que está já bem diferente:





Uma saudação aos que comigo e com o Zé Barbosa Dinis trabalharam na TAAG,

A EQUIPA DO TELEPHONE SALES DA TAAG 1981 -COMIGO E O ZÉ DINIS

e para os meus amigos que vivem e trabalham agora na cidade, e de quem tenho muitas saudades.

gente nossa -

.
O NOSSO PESSOAL TODO
ENCADERNADO,MUITO
COMPOSTINHO? NÃO ERA
NADA HABITUAL...





Os comentários na página do Facebook da SALA DE CONVIVIO DO RC:

José Herdeiro gente nossa- mas porque será que está tudo tão bem compostinho e engravatado, ao contrário do que era tradição no velho RC? aceitam-se explicações e identificação do pessoal

Francisco Santos Costa Eu sei mas não digo!!!
Ontem às 12:54 · Curtir.

José Herdeiro Boa Chico, que tal veres estas carantonhas lá pela Asia onde tentas arranjar mais um ponta de lança para Alvalade? Qual é a cidade onde estás ao ataque?
Ontem às 12:56

Angelo Estevens O mais interessante é o Cascada fantasiado de "social".
Ontem às 13:39

Ana Pereira Baptista por traz do Marcekini esta a Joana Almeida,reservas....
há 20 horas ·

Ana Pereira Baptista O Matos tao bem festidinho?
há 20 horas

Ana Pereira Baptista alem d Cascada ,falta-me os outros 2!!!
há 19 horas ·

José Herdeiro A Lurdes e o marido
há 16 horas ·

Mário Oliveira Conheço-os todos. foram à administração ou quê?
há 15 horas

Mário Oliveira Que me desculpem os outros mas recordo com muita saudade o Matos , um dos verdadeiros amigos que tive na TAP.
há 15 horas

Angelo Estevens Iam pedir aumento ao Patrcio.
há 15 horas

Francisco Santos Costa Estou a adorar as adivinhacoes sobre a razao do pessoal estar todo engalanado.
há 29 minutos via celular

os nossos artistas - MÁRIO FILIPE

.
ERA ASSIM QUE O MÁRIO FILIPE
SE VIA A SI PRÓPRIO, FACE
À ENTRADA DO COMPUTADOR,
(ERA ENORME E TAPAVA A
VISIBILIDADE PARA O COLE-
GA DA FRENTE), NO ESPAÇO
DO ANTIGO RC, E NA SUA
VIDA.


O Mário Filipe dizia que "Esta máquina vai separar-nos fisica e mentalmente, vai fazer que falemos menos entre nós,nada vai ser como dantes"

domingo, setembro 09, 2012

CHICO na INDIA

.
O NOSSO COMPANHEIRO
CHICO SANTOS COSTA

INVADIU A INDIA E
DE LÁ MANDA ESTES
BOCADOS DE GEOGRAFIA




O grande artistade cá, deixou-se fotografar ao lado da estrela de lá

A palavra ao Sahib Chico Santos Costa:


BOM DIA...
Hoje mergulhei no Mumbai profundo e... apesar de ser chocantemente reactivo, o certo é que adorei esta gente!
Abaixo da pobreza, visivelmente miseraveis mas sempre super simpaticos, com o maior sorriso do mundo como se tivessem acabado de ganhar o "bilionaire"...
Arte de rua, murais impressionantes de pormenor e cor, fizeram as minhas delicias.
Ora eu aqui qual produtor de Bollywood, pouso ao lado de dois dos mais conhecidos daqui.

Fiquem bem, que eu tambem!


PARA JÁ UM CAFÉ COSTA....NA INDIA

DESLOCAR NA CIDADE ,O MELHOR ÉO RIQUECHÓ

QUE SE DESLOCAM A MILIMITROS UNS DOS OUTROS



E ESTA ARVORE-SUPER MERCADO?

Mas vejam esta:

Ele ha coisas do caracas...
Que na minha epoca a gente tinha que ter autorizacao para fazer as coisas mais absurdas, como por exemplo usar isqueiro ou ter televisao, pronto, va la que nao va, sao coisas do passado. Incompreensiveis
mas que faziam parte duma politica aberrante e sem sentido!
Pensei de mim para "com mim" que qualquer tipo desta situacao jamais me passaria pela vida!
Mas eis que nao!
Entao nao é que a 15.000 km do nosso pais, esta cena ainda é possivel?
Ahp pois é!!!
Entao em pleno seculo XXl aqui na India, nao é que para beber uma simples cervejita que custa mais do que uma refeicao completa, temos de tirar uma licenca???
Isto ate parece a proibicao de se comer carne na quaresma mas se pagar ja pode?
Digamos que aqui pagamos para nos autorizarem a beber!
Ele ha coisas...






Este é só o primeiro "despacho" do Chico, outros se seguirão.




sábado, setembro 08, 2012

a 8 de Setembro foi celebrado o TRATADO DA UNIÃO EM PAMPLONA

.
O Privilégio da União (em espanhol: Privilegio de la Unión) é o nome dado ao tratado firmado em 8 de setembro de 1423 entre os três burgos que então formavam a cidade de Pamplona, então a capital do Reino de Navarra. Até essa data, os três burgos eram praticamente independentes entre eles, tendo cada um os seus próprios orgãos de governo local e símbolos, o que originava frequentes conflitos que por vezes degeneraram em autênticas guerras civis. O tratado instituiu um só orgão de governo municipal e um conjunto único de símbolos, que perduram até à atualidade com alterações mínimas. Além de ser uma espécie de tratado de paz, o documento foi igualmente a Carta de Foral da cidade.

O tratado abriu caminho à execução de obras defensivas, unindo os espaços que separavam os burgos e derrubando as muralhas que existiam entre eles, e à construção de novas ruas, como a que ainda hoje tem o nome de Calle Nueva (Rua Nova), no que é hoje denominado o Casco Viejo.

O tratado é celebrado anualmente no dia 8 de setembro. Para comemorar a efeméride, o Consistorio (câmara municipal ou prefeitura) abre as suas portas ao público, para que os municípes possam conhecer o seu município (ayuntamiento), expondo-se o documento original do tratado. Todos os autarcas da cidade acorrem à catedral, onde se celebra uma missa e onde é deposta uma coroa de flores no mausoléu de Carlos III de Navarra, o rei de Navarra que outorgou o Privilégio da União, e da sua esposa Leonor de Castela. Além das cerimónias oficiais, o dia é também comemorado com outros atos públicos, como concertos.

gente nossa - SAMPAIO, MARIA DO CÉU,CHICO CARREIRAS e ANA FRANCO

.

A imagem é de 1997.


quinta-feira, setembro 06, 2012

CARAGUATATUBA, SÃO PAULO

.
Ainda hoje falava com o Ricardo, com o
Pereira Martins e o Carlos Correia,
que é cada vez maior o número de
cybernautas do Brasil a ler a TRANCA


Mal cheguei a casa, lá estava um novo leitor que lia de CARATATUBA,Estado de São Paulo.



Caraguatatuba é um município situado na microrregião homônima, no estado de São Paulo, no Brasil. A população aferida na contagem de 2010 foi de 100 899 habitantes, distribuídos por uma área de 484 km², o que resulta numa densidade demográfica de 208,49 habitantes por quilômetro quadrado.

Estância balneária

Caraguatatuba é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. O município adquire, também, o direito de agregar, junto a seu nome, o título de "estância balneária", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Toponímia

"Caraguatatuba" é vocábulo tupi que, segundo Silveira Bueno, significa "lugar de muitos caraguatás", ou seja, "caraguatal", "caraguatazal". Do tupi caraguatá: caraguatá e tyba: abundância, grande quantidade, ajuntamento[9]. Segundo o Dicionário Silveira Bueno, caraguatá é "planta espinhosa que produz cachos de frutos amarelos extremamente ácidos".

História

A fundação de Caraguatatuba tem suas origens nos anos de 1653/1654, quando João Blau, capitão-governador da capitania de Nossa Senhora de Itanhaém (1653/1656) - da qual era donatária a condessa de Vimieiro, fundou a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba. Não conhecendo de sua longa existência, por volta de 1770, o governador da capitania de São Paulo determinou ao comandante do destacamento da Vila de São Sebastião que fizesse erigir uma povoação na paragem chamada Caraguatatuba, juntando para ela todos os moradores que puder, delineando o lugar para a Casa da Câmara, cadeias e mais edifícios públicos, visto que já existia a igreja para a invocação de Santo Antônio. Em 1806, graças a uma correição pelas Vilas Marinhas, se dando crédito ao administrador da capela, a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba passou a ser conhecida como "Vila que Desertou", devido à mudança de seus moradores para outros lugares. Após a correição, a vila não só ressurgiu como progrediu, tornando-se freguesia pela Lei 336, de março de 1847. Foi elevada à categoria de município pela Lei 581, de 20 de abril de 1857. O município foi instalado em 23 de novembro de 1857. Em 30 de novembro de 1947, através da Lei 38, Caraguatatuba foi elevada à categoria de estância balneária. A comarca foi criada em 1959 pela Lei 5 282 e instalada em 23 de novembro de 1965.

Em março de 1967, o município foi atingido por um temporal. Fortes tempestades e deslizamentos de terra causaram 436 mortes. Na ocasião, cerca de 3 000 pessoas (33 por cento da população na época) perderam suas casas.


Fazenda dos Ingleses: Abrigando famílias de estrangeiros instaladas em casas de alvenaria, dentro de uma área inicial de 4 020 alqueires, a Fazenda de São Sebastião era conhecida por Fazenda dos Ingleses. Em 1927, a Fazenda dos Ingleses provocou mudanças no quadro geral da situação de Caraguatatuba.
Aumento significativo da população do município
Especialização da mão de obra na agricultura
Aumento representativo da atividade artesanal comercial
Incremento do comércio dentro e fora da região
Expansão dos meios de comunicação rapidamente
Respeitável aumento da Receita Pública Municipal, Estadual e Federal

Para seu divertimento, os ingleses fizeram construir quadras de tênis, campos de golfe e polo. Também jogavam críquete. No campo do futebol, chegaram a disputar campeonatos com trinta times. Jogavam pingue-pongue e assistiam a documentários no cinema da fazenda. A Fazenda dos Ingleses foi o principal fator de desenvolvimento da cidade até a chegada dos turistas. Era uma das três maiores do gênero na América do Sul. Uma via férrea interna, que chegou a ter 120 quilômetros de extensão, transportava as frutas para o porto, no Rio Juqueriquerê, onde havia um cais de cem metros. Dali, seguiam para os navios atracados no Canal de São Sebastião que as levavam até Londres. Por volta de 1946, no final da Segunda Guerra Mundial, a fazenda retomou a produção de cítricos, voltando ao mercado inglês e sobrevivendo por mais vinte anos dessa cultura, apesar da decadência paulatina. Com a catástrofe de 1967, metade da fazenda ficou debaixo da lama. A retomada das atividades só ocorreu na década de 1990, quando a Pecuária Serramar instalou um projeto pecuário de alta tecnologia no mesmo local.

Geografia


Caraguatatuba está localizada entre o Oceano Atlântico e a Serra do Mar, onde nascem os principais rios que deságuam nas praias e onde se situa o Parque Estadual da Serra do Mar.

Seus municípios limítrofes são: Natividade da Serra a norte, Ubatuba a nordeste, o Oceano Atlântico a sudeste (com a Ilha de São Sebastião a sul), São Sebastião a sul, Salesópolis a oeste e Paraibuna a noroeste.

Praias

As seguintes praias estão localizadas na Estância Balneária de Caraguatatuba: De norte para o sul
Praia de Tabatinga, onde deságua o Rio Tabatinga;
Praia da Mococa, onde deságua o Rio Mococa;
Praia da Cocanha, onde deságua o Rio Cocanha e em frente à qual estão as ilhas do Tamanduá e o ilhote da Cocanha;
Praia do Massaguaçu, separada da praia da Cocanha pelo Rio Gracuí;
Praia do Capricórnio, onde está localizada a Lagoa Azul e onde deságua o Rio Massaguaçu;
Praia Brava;
Praia do Martim de Sá, onde deságua o Rio Guaxinduba;

Na enseada de Caraguatatuba
Prainha;
Praia do Garcez ou da Freira;
Praia do Camaroeiro;
Praia Grande ou Praia do Centro, onde deságua o rio Santo Antônio;
Praia do Indaiá, fica no centro e suas águas se misturam com as de um rio, por isso não é muito visitada. Possui vários quiosques nela.
Praia Pan Brasil;
Praia das Palmeiras, onde deságua o rio Lagoa;
Praia do Romance;
Praia das Flecheiras;
Praia do Porto Novo, onde deságua o rio Juqueriquerê

Hidrografia
Rio Camboriú
Rio Santo Antônio
Rio Juqueriquerê
Rio Massaguaçu
Rio Guaxinduba
Oceano Atlântico

terça-feira, setembro 04, 2012

,
A TRANCA RECORDA HOJE UMA
SONDAGEN FEITA NA VELHA
TRANCA MANUAL SOBRE AS
PRENDAS QUE O NOSSO PES-
SOAL GOSTARIA DE RECEBER
NESSE NATAL DE 1977.



segunda-feira, setembro 03, 2012

a II CIMEIRA DO RESTELO

.
FAZER UMA CIMEIRA EM AGOSTO NÃO
É FÁCIL, POR SER UM MÊS DE FÉRIAS,
PORQUE O NOSSO PESSOAL SE AUSENTA
DE LISBOA dAÍ COMEÇAR POR FELICI-
TAR A CORAGEM ,E OUSADIA DA NOSSA
COMPANHEIRA MANUELA MASCARENHAS
QUE AFRONTOU TODAS AS CONTRARIE-
DES E ....CONSEGUIU.



À volta da mesa desta II CIMEIRA DO RESTELO , juntou-se o nosso pessoal que não abandonou Lisboa.




De inicio, pôs-se a questão de atribuir um adjectivo a esta edição dos nossos encontros mensais, pois, defendia-se, para ser Cimeira ,deveria ter mais do que um determinado número de presenças.

Avançou-se com a ideia de se transformar a reunião num magusto, e então ,que se deveria chamar I MAGUSTO DO RESTELO.



A ideia não vingou, começou a aparecer gente, e ...manteve-se Cimeira.

Resmas dos nossos foram surgindo de tudo que é rua e a mesa foi pequena para albergar todos.

Foram tantos que a TRANCA desta vez não consegue escrever os nomes.



Antes de se entrar na discussão das questões em pauta ,tratou-se de dar ao dente e dar cabo dos suculentos pratos.

A parte comestivel da Cimeira ,desta vez, foi à peça,




e uns gostaram,outros não

Desta vez não se falou de futebol, nem do Relvas.
Falou-se muito das nossa memórias do RC, e das nossas memórias das nossas Cimeiras ,que nos reunem há já 6 anos, e que também elas, já fazem história e lembranças.
De polica também demos porrada no governo que nos vende diariamente e fez-se um minuto de silêncio pela intenção do "consultor-ministro"-por- equivalência, que quer vender a TAP ao desbarato.

Na discussão de fundo, houve 2 temas fundamentais.
O primeiro versou sobre a possibilidade de transformar a periocidade das nossa Cimeiras , de mensais ,como acontece agora , a ter lugar de 2 em 2 meses,dado a nossa taxa de vetustez ter aumentado, concomitantemente com a kolossal descida de "maravelins" no bolso, prejudicando a disponibilidade do pessoal.



Houve opiniões nas 2 direcções, contudo, foi defendido que não se deve quebrar o actual modelo,que poderia afastar definitivamente muitos de nós-
A melhor prática será- MENSAL - APAREÇA QUEM APARECER.


Outra questão polémica surgiu com a proposta de nos constituirmos em Partido, e avançarmos para as autárquicas.



O nome seria PARTIDO BASICAMENTE IMPROVÁVEL - PSI, porque soa bem, por ter palavras na moda como -basicamente- utilizado até à exaustão por tudo que é radialista, e/ou jornalista, e "improvável" outra bengala utilizada às resmas ,especialmente pelos mais famosos comentadores politicos televisivos.



Por enquanto nada ficou decidido ,dada a algazarra que estalou na sala demasiado cheia e palavrosa.

Não ficou nada decidido sobre a próxima Cimeira, a de setembro, tendo-se aflorado ,em tese, que poderia vir a ser na Ericeira.

A TRANCA logo que alguma coisa se saiba, dará aqui ciência....



No final , já na rua ,as despedidas dos ultimos a abandonar o local da refrega



com o Guedes Vaz a fazer furor com o seu modelito de férias: