sexta-feira, junho 28, 2013

a 28 de Junho nasceu JEAN JACQUES ROSSEAU.

A 28 DE JUNHO NASCEU O
...CONTRACTO SOCIAL

Jean-Jacques Rousseau (também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau) (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.



Jean-Jacques Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu alguns dias depois do parto. Foi criado pelo pai, Isaac Rousseau, um relojoeiro calvinista, cujo avô fora um huguenote fugido da França. Aos 10 anos teve de afastar-se do pai, mas continuaram mantendo contato.

Na adolescência, foi estudar numa rígida escola religiosa sendo aluno do pastor Lambercier. Gostava de passear pelos campos. Em certa ocasião, encontrando os portões da cidade fechados, quando voltava de uma de suas saídas, opta por vagar pelo mundo.

Acaba tendo como amante uma rica senhora e, sob seus cuidados, desenvolvendo o interesse pela música e filosofia. Longe de sua protetora, que agora estava em uma situação financeira ruim e com outro amante, ele parte para Paris.

Havia inovado muitas coisas no campo da música, o que lhe rendeu um convite de Diderot para que escrevesse sobre isso na famosa Enciclopédia. Além disso, obteve sucesso com uma de suas óperas, intitulada O Adivinho da Vila. Aos 37 anos, participando de um concurso da academia de Dijon cujo o tema era: "O restabelecimento das ciências e das artes terá favorecido o aprimoramento dos costumes?", torna-se famoso ao escrever respondendo ele foi um artista de forma negativa o Discurso Sobre as Ciências e as Artes, ganhando o prêmio em 1750.

Após isso, Rousseau, então famoso na elite parisiense, é convidado para participar de discussões e jantares para expôr suas ideias. Ao contrário de seu grande rival Voltaire, que também não tinha o sangue azul, aquele ambiente não o agradava.

Rousseau tem cinco filhos com sua amante de Paris, porém, acaba por colocá-los todos em um orfanato. Uma ironia, já que anos depois escreve o livro Emílio, ou Da Educação que ensina sobre como deve-se educar as crianças.

O que escreve como peça mestra do Emílio, a "Profissão de Fé do Vigário Saboiano", acarretar-lhe-á perseguições e retaliações tanto em Paris como em Genebra. Chega a ter obras queimadas. Rousseau rejeita a religião revelada e é fortemente censurado. Era adepto de uma religião natural, em que o ser humano poderia encontrar Deus em seu próprio coração.

Entretanto, seu romance A Nova Heloísa mostra-o como defensor da moral e da justiça divina. Apesar de tudo, o filósofo era um espiritualista e terá, por isso e entre outras coisas, como principal inimigo Voltaire, outro grande iluminista.

Em sua obra Confissões, responde a muitas acusações de François-Marie Arouet (Voltaire). No fundo, Jean-Jacques Rousseau revela-se um cristão rebelado, desconfiado das interpretações eclesiásticas sobre os Evangelhos. Sempre proferia uma frase: "quantos homens entre mim e Deus!", o que atraía a ira tanto de católicos como de protestantes.

Politicamente, expõe suas ideias no Do contrato social/Contrato Social. Procura um Estado social legítimo, próximo da vontade geral e distante da corrupção. A soberania do poder, para ele, deve estar nas mãos do povo, através do corpo político dos cidadãos. Segundo suas ideias, a população tem que tomar cuidado ao transformar seus direitos naturais em direitos civis, afinal "o homem nasce bom e a sociedade o corrompe".

No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filósofo David Hume. De volta à França, casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767.

Depois de toda uma produção intelectual, suas fugas às perseguições e uma vida de aventuras e de errância, Rousseau passa a levar uma vida retirada e solitária. Por opção, ele foge dos outros homens e vive em certa misantropia.

Nesta época, dedica-se à natureza, que sempre foi uma de suas paixões. Seu grande interesse por botânica o leva a recolher espécie e montar um herbário. Seus relatos desta época estão no livro "Devaneios de Caminhante Solitário". Falece aos 66 anos, em 2 de julho de 1778, no castelo de Ermenonville, onde estava hospedado.


quarta-feira, junho 26, 2013

CIMEIRA DAS ÁGUAS LIVRES

.
E FOI MAIS UM MOMENTO DE MANIFESTAÇÃO
INEQUIVOCA DE QUE A RELAÇÃO DE CAMARA-
DAGEM QUE EXISTIA NO RC NÃO MORREU
COM A CHEGADA DA ULTIMA PICAGEM.


Apesar de já terem passado alguns anos sobre o grosso das saídas do nosso pessoal, todos os meses, TODOS, continuamos a reunir todos os meses na ultima semana de cada mês.

E desta vez. nesta CIMEIRA DAS ÁGUAS LIVRES, estiveram à mesa, 27 senadores.

O local foi muito bem escolhido pela nossa Ministra dos Eventos e Transportes Manuel Brito e Silva, pois no final ,o sentimento de satisfação era geral.

As pataniscas agradaram e houve promessas de regresso.

Estiveram à mesa:
Herberto Gomes,Zé Manel Guedes Vaz, Teresa Guedes Vaz,Dina e netos,Abilio Azevedo,Mrs Azevedo,Pereira de Sousa,Mendonça,Olimpio,Rui Brito Sousa, Susy Brito Sousa, Parente,Alice Teles, Anabela,Dina Pequena,Leonor,Manuela Brito e Silva,Manuela Mascarenhas,Farinho,Norberto,Coelho de Almeida,Maria João,Gonçalo,Faustino, Chico Santos Costa, Ju Santos Costa.




O Chico Santos Costa foi o autor deste slide show de fotos, e também das fotos via telemóvel enviadas directamente para a nossa página do facebook, o que constituiu um directo de grande impacto. A TRANCA agradece ao Chico.

Uma nota a salientar é que esta foi das Cimeiras que mais mulheres juntou,, o que muito regozijou o Chico, que atribuiu de imediato o facto, ao conhecimento prévio ,que ele iria estar presente,,,

Foi sugerido, e em principio é ponto assento de que o nosso próximo encontro vai acontecer na Charneca da Caparica, com realização e produção do Chico Santos Costa, e a sardinhada será o prato forte. A TRANCA aqui deixará confirmação e detalhes logo que possível.

No final da Cimeira, e depois de uma "pose" oficial à saíida do Restaurante, o nosso pessoal subiu À Mãe D'Água, e percorreu um pouco do Aqueduto, registando imagens esmagadoras da cidade vista lá do alto, tendo até, uma foto no slide, onde se pode ver o Azevedo a apontar um avião da TAP lá longe, a fazer-se à pista do Aeroporto.

A TRANCA aguarda ainda dois vídeos sobre esta nossa CIMEIRA DAS ÁGUAS LIVRES, em fase de pós produção pelo autor, o Pereira de Sousa.

terça-feira, junho 25, 2013

CIMEIRA DAS ÁGUAS LIVRES

,
DECORE NESTE MOMENTO JUNTO AO JARDIM
DAS AMOREIRAS-MÃE D'ÁGUA, A CIMEIRA
DAS ÁGUAS LIVRES.


Porque este mês estou por terras alentejanas - Castro Verde, e não pôde estar presente na nossa reunião magna de Junho, baptizada de CIMEIRA DAS AGUAS LIVRES, pedi ao nosso companheiro CHICO SANTOS COSTA para se encarregar das imagens, logo ele ,que é um artista na matéria.

Em boa hora, pois ainda a CIMEIRA decorre a esta hora, e já, o CHICO nos enviou as primeiras imagens, directamente para a noss página do facebook, a SALA DE CONVIVIO DO RC.

Para quem não tem acesso deixo aqui essas imegens, sem prejuízo da crónica e de mais imagens que logo que recebidos poderás vêr aqui na tua TRANCA.



estão lá nos morfos e nas discussões 27 senadores, curtam e as imagens, enquabti não vêm mais e a crónica


preliminares

.
No único dia da sua vida em que acordou bem disposto, Abraão fez uma graçola a respeito de Deus:
- Meu Deus, ao teu nome deveria ser retirado o "s", pois Tu davas mas agora já não dás. Assim, Deverias ser o nosso "Deu".
E a voz do SENHOR trovejou:
- Como ousas, Abraão? Fica sabendo que mais uma piadinha dessas e o teu nome ganhará um "c" no início

A 25 DE JUNHO DE 1959, FAZ HOJE 63 ANOS, TEVE INICIO A GUERRA DAS COREIAS

,
FAZ HOJE 63 ANOS QUE SE DEINICIO
À GUERRA DA COREIA, PRIMEIRA
GRANDE CONFLITO MUNDIAL APÓS
O FIM DA GRANDE GUERRA 39-45.



A Guerra da Coreia foi travada entre 25 de Junho de 1950 a 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países.

A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38° N, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coreia, a sul, e a República Popular Democrática da Coreia, ao norte. Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre os governos de Moscou e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos.10

A incapacidade de realizar eleições livres em toda a Península coreana, em 1948, aprofundou a divisão entre os dois lados, o do Norte estabeleceu um governo comunista, enquanto o Sul estabeleceu um governo de direita. O paralelo 38 tornou-se cada vez mais uma fronteira política entre os dois Estados coreanos. Embora as negociações de reunificação continuassem nos meses que antecederam a guerra, a tensão se intensificou-se. Escaramuças transfronteiriças e incursões cruzando o paralelo 38 persistiram. A situação se transformou em guerra aberta quando as forças norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950.11

Em 1950, a União Soviética boicotou o Conselho de Segurança das Nações Unidas, em protesto contra a representação da China pelo governo da República da China, que se refugiara em Taiwan a seguir a derrota na Guerra Civil Chinesa. Na ausência da voz dissidente da União Soviética, que poderia ter vetado, os Estados Unidos e outros países passaram a resolução de número 84, em 7 de julho, no Conselho de Segurança autorizando a intervenção militar na Coréia

segunda-feira, junho 24, 2013

É JÁ AMANHÃ, A CIMEIRA DAS AGUAS LIVRES

.
JUNTO AO JARDIM DA AMOREIRAS, E
DA ENTRADA PARA A MÃE D'AGUA
VAI TER LUGAR AMANHÃ O NOSSO
ENCONTRO DE JUNHO, QUE SE CHA-
MARÁ CIMEIRA DAS AGUAS LIVRES.





O melhor é tomar o Metro para a estação do Rato.




Será no Restaurante Águas Livres na calçada Bento Rocha Cabral nº 18, em frente à Mãe de Água das Amoreiras, entre o Jardim das Amoreiras e o Largo do Rato. O restaurante é muito agradável, a sala bem apresentada e a comida muito bem feita. Há pouco estacionamento no local mas é muito perto dos transportes.

A ementa é simples mas muito gostosa

Entrada: Pão, manteiga, azeitonas e queijo de Niza

Prato : Pataniscas de bacalhau com arroz e salada

Sobremesa: Doce ou fruta

Vinho tinto e branco, águas, refrigerantes e café

Preço: 15 euros

A seguir ao almoço podemos sempre visitar a Mãe de Água que tem uma acústica fabulosa e um terraço no topo com umas vistas maravilhosas da cidade e do rio e ainda o Jardim das Amoreira com a sua óptima esplanada e o Museu Vieira da Silva Por razões de logística, gostaria que me confirmassem(ou não) até dia 22 de Junho.

quarta-feira, junho 19, 2013

LISBOA À BEIRA TEJO, DO TERREIRO DO PAÇO AO CAIS DO SODRÉ

.
LISBOA CONQUISTOU O TEJO
ENTRE O TERREIRO DO PAÇO
E O CAIS DO SODRÉ



Passei por lá, e onde antes havia pedras, contentores, muros, sujidade, que tapavam o Tejo às pessoas, agora, há espaço pedonal e contacto directo com o rio












A 19 DE JUNHO NASCEU CHICO BUARQUE DE HOLLANDA

.
O CHICO NASCEU A 19 DE JUNHO
DE 1944


Chico Buarque de Hollanda nasceu em 19 de junho de 1944 na cidade do Rio de Janeiro, é filho de Sérgio Buarque de Holanda (1902–1982), um importante historiador e jornalista brasileiro e de Maria Amélia Cesário Alvim (1910–2010), pintora e pianista.3

Em 1946, mudou-se para a capital São Paulo, onde o pai assumiu a direção do Museu do Ipiranga. Chico sempre revelou interesses pela música, tal interesse foi bastante reforçado pela convivência com intelectuais como Vinicius de Moraes e Paulo Vanzolini.11

Em 1953, Sérgio Buarque de Holanda, pai do cantor, foi convidado para lecionar na Universidade de Roma. A família Buarque de Hollanda, então, muda-se para a Itália. Chico aprende dois idiomas estrangeiros, na escola fala inglês, e nas ruas, italiano. Nessa época, compõe as suas primeiras marchinhas de Carnaval.11

Chico regressa ao Brasil em 1960. No ano seguinte, produz suas primeiras crônicas no jornal Verbômidas, do Colégio Santa Cruz de São Paulo, nome criado por ele.12 Sua primeira aparição na imprensa, porém, não foi em relação ao seu trabalho, mas sim policial. Publicada, no jornal Última Hora, de São Paulo, a notícia de que Chico e um amigo furtaram um carro nas proximidades do estádio do Pacaembu para passear pela madrugada paulista foi anunciada com a manchete "Pivetes furtaram um carro: presos".13 14

Início de carreira

Chico Buarque chegou a ingressar no curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU) em 1963. Cursou dois anos e parou em 1965, quando começou a se dedicar à carreira artística. Neste ano, lançou Sonho de Carnaval, inscrita no I Festival Nacional de Música Popular Brasileira, transmitida pela TV Excelsior, além de Pedro Pedreiro, música fundamental para experimentação do modo como viria a trabalhar os versos, com rigoroso trabalho estilístico morfológico e politização, mais significativamente na década de 1970.1 A primeira composição séria, Canção dos Olhos, é de 1961.

Conheceu Elis Regina, que havia vencido o Festival de Música Popular Brasileira (1965) com a canção Arrastão, mas a cantora acabou desistindo de gravá-lo devido à impaciência com a timidez do compositor. Chico Buarque revelou-se ao público brasileiro quando ganhou o mesmo Festival, no ano seguinte (1966), transmitido pela TV Record, com A Banda, interpretada por Nara Leão (empatou em primeiro lugar com Disparada, de Geraldo Vandré e interpretado por Jair Rodrigues).1 No entanto, Zuza Homem de Mello, no livro A Era dos Festivais: Uma Parábola, revelou que "A Banda" venceu o festival. O musicólogo preservou por décadas as folhas de votação do festival. Nelas, consta que a música "A Banda" ganhou a competição por 7 a 5. Chico, ao perceber que ganharia, foi até o presidente da comissão e disse não aceitar a derrota de Disparada. Caso isso acontecesse, iria na mesma hora entregar o prêmio ao concorrente.

No dia 10 de outubro de 1966, data da final, iniciou o processo que designaria Chico Buarque como unanimidade nacional, alcunha criada por Millôr Fernandes.

Canções como Ela e sua Janela, de 1966], começam a demonstrar a face lírica do compositor. Com a observação da sociedade, como nas diversas vezes em que citação do vocábulo janela está presente em suas primeiras canções: Juca, Januária, Carolina, A Banda e Madalena foi pro Mar. As influências de Noel Rosa podem ser notadas em A Rita, 1965, citado na letra, e Ismael Silva, como em marchas-ranchos.

Festivais de MPB na década de 1960

No festival de 1967 faria sucesso também com Roda Viva, interpretada por ele e pelo grupo MPB-4 — amigos e intérpretes de muitas de suas canções. Em 1968, voltou a vencer outro Festival, o III Festival Internacional da Canção da TV Globo. Como compositor, em parceira com Tom Jobim, com a canção Sabiá. Mas desta vez a vitória foi contestada pelo público, que preferiu a canção que ficou em segundo lugar: Pra não dizer que não falei de flores, de Geraldo Vandré.1

A participação no Festival, com A Banda, marcou a primeira aparição pública de grande repercussão apresentando um estilo amparado no movimento musical urbano carioca da Bossa nova, surgido em 1957. Ao longo da carreira, o samba e a MPB também seriam estilos amplamente explorados.

Trilha-sonora e adaptações de livros



Chico participou como autor e compôs várias canções de sucesso para o filme Quando o Carnaval chegar, musical de Cacá Diegues. Compôs a canção-tema do longa-metragem Vai trabalhar Vagabundo, de Hugo Carvana — Carvana chegou a modificar o roteiro a fim de usá-la melhor. Faria o mesmo com os filmes seguintes desse diretor: Se segura malandro e Vai trabalhar vagabundo II. Adaptou canções de uma peça infantil para o filme Os Saltimbancos Trapalhões do grupo humorístico Os Trapalhões e com interpretações de Lucinha Lins. Outras adaptações de uma peça homônima de sua autoria foram feitas para o filme Ópera do Malandro, mais um musical cinematográfico. Vários filmes que tiveram canções-temas de sua autoria e que fizeram muito sucesso além dos citados: Bye Bye Brasil, Dona Flor e seus dois maridos e Eu te amo, os dois últimos com Sônia Braga. Recentemente, chegou a ter uma participação especial como ator no filme Ed Mort.1 Ele escreveu um livro que virou filme, Benjamim, que foi ao ar nos cinemas em 2003, tendo como intérpretes dos personagens principais Cleo Pires, Danton Melo e Paulo José.

Em maio de 2009, é lançado o filme Budapeste com roteiro baseado em livro homônimo de Chico Buarque. No filme há também a participação especial do escritor.

Teatro e literatura

Musicou as peças Morte e vida severina e o infantil Os Saltimbancos. Escreveu também várias peças de teatro, entre elas Roda Viva (proibida), Gota d'Água, Calabar (proibida), Ópera do malandro e alguns livros: Estorvo, Benjamim, Budapeste e Leite Derramado.

Chico Buarque sempre se destacou como cronista nos tempos de colégio; seu primeiro livro foi publicado em 1966, trazendo os manuscritos das primeiras composições e o conto Ulisses, e ainda uma crônica de Carlos Drummond de Andrade sobre A Banda. Em 1974, escreve a novela pecuária Fazenda modelo e, em 1979, Chapeuzinho Amarelo, um livro-poema para crianças. A bordo do Rui Barbosa foi escrito em 1963 ou 1964 e publicado em 1981. Em 1991, publica o romance Estorvo (vencedor do Prêmio Jabuti de melhor romance em 199215 )e, quatro anos depois, escreve o livro Benjamim. Em 2004, o romance Budapeste ganha o Prêmio Jabuti de Livro do Ano.16 Em 2009, lança o livro Leite Derramado, que também recebe o Prêmio Jabuti de Livro do Ano.16 Oficialmente, a vendagem mínima de seus livros é de 500 mil exemplares no Brasil.

Polêmica sobre o Prêmio Jabuti

Tanto Budapeste quanto Leite Derramado venceram o prêmio Jabuti como Livro do Ano sem terem vencido o mesmo prêmio na categoria Melhor Romance. Budapeste foi o terceiro colocado na premiação de melhor romance de 2004, enquanto Leite Derramado havia sido o segundo colocado em 2010. Após a escolha de 2010, muitas críticas foram feitas à forma de premiação, tendo em vista que na premiação por categorias, o júri seria composto por especialistas, sendo que na premiação para Livro do Ano, a votação representaria a vontade dos empresários do setor. Os três primeiros colocados de cada categoria concorriam ao prêmio final, de Livro do Ano. Uma petição on line, intitulada "Chico, devolve o Jabuti!", recolheu milhares de assinaturas. A editora Record (que publicara Se Eu Fechar os Olhos Agora, de Edney Silvestre, vencedor na categoria melhor romance e preterido na votação final) criticou o regulamento do prêmio, alegando que favoreceria pessoas com grande penetração na mídia e seria um desrespeito com o júri especializado e com os próprios autores, anunciando que deixaria de inscrever candidatos ao prêmio.16 Com a polêmica, foi anunciado que em 2011 apenas os vencedores de cada categoria concorreriam à premiação final.17

Programas televisivos[editar]

Deixou de participar de programas populares de televisão, tendo problemas com o apresentador Chacrinha, que teria feito uma piada com a letra da canção Pedro Pedreiro, ao ouvir o ensaio. Irritado, Chico foi embora e nunca se apresentou no programa. O executivo Boni proibiu qualquer referência a Chico durante a programação da TV Globo, depois que ambos também tiveram um entrevero, mas por pouco tempo, uma vez que ainda durante a década de 1970 (e o começo da de 80) músicas suas constavam das trilhas de várias telenovelas, como Espelho Mágico e Sétimo Sentido. Ao fim da proibição vários anos depois, Chico aceitou fazer um programa com Caetano Veloso, que contou com a participação de outros artistas.

Crítica ao Regime Militar do Brasil

Ameaçado pelo regime militar, esteve auto-exilado na Itália em 1969, onde chegou a fazer espetáculos com Toquinho. Nessa época teve suas canções Apesar de você (que dizem ser uma alusão negativa ao presidente Emílio Garrastazu Médici, mas que Chico sustenta ser em referência à situação) e Cálice proibidas pela censura brasileira. Adotou o pseudônimo de Julinho da Adelaide, com o qual compôs apenas três canções: Milagre Brasileiro, Acorda amor e Jorge Maravilha. Na Itália Chico tornou-se amigo do cantor Lucio Dalla, de quem fez a belíssima Minha História, versão em português (1970) da canção Gesù Bambino (título verdadeiro 4 marzo 1943), de Lucio Dalla e Paola Palotino.

Ao voltar ao Brasil continuou com composições que denunciavam aspectos sociais, econômicos e culturais, como a célebre Construção ou a divertida Partido Alto. Apresentou-se com Caetano Veloso (que também foi exilado, mas na Inglaterra) e Maria Bethânia. Teve outra de suas músicas associada a críticas a um presidente do Brasil. Julinho da Adelaide, aliás, não era só um pseudônimo, mas sim a forma que o compositor encontrou para driblar a censura, então implacável ao perceber seu nome nos créditos de uma música. Para completar a farsa e dar-lhe ares de veracidade, Julinho da Adelaide chegou a ter cédula de identidade e até mesmo a conceder entrevista a um jornal da época.

Uma das canções de Chico Buarque que criticam a o regime é uma carta em forma de música, uma carta musicada que ele fez em homenagem ao Augusto Boal, que vivia no exílio, quando o Brasil ainda vivia sob a regime militar.

A canção se chama Meu Caro Amigo e foi dirigida a Boal, que na época estava exilado em Lisboa. A canção foi lançada originalmente num disco de título quase igual, chamado Meus Caros Amigos, do ano de 1976.
Nordeste já
Valendo-se ainda do filão engajado após o regime militar, cantou, ainda que com uma participação individual diminuta, no coro da versão brasileira de We Are the World, o hit estadunidense que juntou vozes e levantou fundos para a USA for Africa. O projeto Nordeste Já (1985) abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto de criação coletiva com as canções Chega de mágoa e Seca d'água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.

Genealogia e parentesco com Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira

O pai de Francisco Buarque de Hollanda, Sérgio Buarque de Hollanda, é primo em primeiro grau da mãe de Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, Maria Buarque Cavalcanti Accioly Lins, sendo ambos netos de Manuel Buarque de Gusmão Lima. A avó materna de Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, Luísa Buarque de Hollanda Cavalcanti, é irmã do avô paterno de Francisco Buarque de Hollanda, Cristóvão Buarque de Hollanda. Uma genealogia parcial,18
Manuel Buarque de Gusmão Lima c.c. Maria Magdalena Pais de Hollanda Cavalcanti (Pais Barreto) Luísa Buarque de Hollanda Cavalcanti c.c. Berino Justiniano Accioly Lins Maria Buarque Cavalcanti Accioly Lins c.c. Manuel Hermelindo Ferreira Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira


José Luís Pais Barreto Buarque
Cristóvão Buarque de Hollanda c.c. Heloísa de Araújo Sérgio Buarque de Hollanda Francisco Buarque de Hollanda


O "eu" feminino[editar]

Composições que se notabilizaram pela decantação de um "eu lírico" feminino, retratando temas a partir do ponto de vista das mulheres com notória poesia e beleza: esse estilo é adaptado em Com açúcar e com afeto escrito para Nara Leão; continuou nessa linha com belas canções como Olhos nos Olhos e Teresinha, gravadas por Maria Bethânia, Atrás da Porta, interpretada por Elis Regina, e Folhetim, com Gal Costa, Iolanda (versão adaptada de letra original de Pablo Milanés), num dueto com Simone, Anos Dourados – um clássico feito em parceria com Tom Jobim para a minissérie de mesmo nome e "O Meu Amor" para a peça "Ópera do Malandro" interpretada por Marieta Severo e Elba Ramalho sendo que, para essa última, fez também "Palavra de Mulher".

Intérpretes de Chico Buarque[editar]

O cantor nunca se negou a oferecer composições originais a seus amigos cantores. Muitas dessas passaram a ter versões definitivas em outras vozes. Além das citadas canções do "eu" feminino de Chico, temos o exemplo da performance de Elis Regina na canção Atrás da Porta e Cio da Terra, com gravações de Milton Nascimento e da dupla rural Pena Branca & Xavantinho. Há também interpretações de Oswaldo Montenegro, que, em 1993, lançou o disco Seu Francisco, produzido por Hermínio Bello de Carvalho, e Ney Matogrosso que, em 1996, lançou Um Brasileiro.

Deve-se mencionar ainda seu êxito em outras composições que fez para cantores populares que não estavam em destaque, como nos casos de Ângela Maria, que gravou Gente Humilde, e Cauby Peixoto com Bastidores. Dentre os artistas que regravaram músicas suas em estilo popular podem ser citados ainda Rolando Boldrin, que relançou Minha História, e a banda Engenheiros do Hawaii que, no ano 2000, gravou Quando o Carnaval Chegar, no álbum 10.000 Destinos.

Parceiros

Desde muito jovem, Chico conquistou reconhecimento de crítica e público tão logo os primeiros trabalhos foram apresentados. Ao longo da carreira foi parceiro como compositor e intérprete de vários dos maiores artistas da MPB como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho, Milton Nascimento e Caetano Veloso. Os parceiros mais constantes são Francis Hime e Edu Lobo.

sábado, junho 15, 2013

PORTUGAL

.

CIMEIRA DAS ÁGUAS LIVRES, DIA 25 DE JUNHO

.
O NOSSO PRÓXINO ENCONTRO MENSAL
AO MAIS ALTO NÍVEL VAI DECORRER
NO DIA 25, TERÇA FEIRA, E TERÁ
O NIKNAME DE CIMEIRA DAS ÁGUAS
LIVRES.

CIMEIRA DAS AGUAS LIBRES , DIA 25 DE JUNHO

Da nossa Ministra dos Eventos e Transpotes Manuela Brito e Siva recebemos a

CONVOCATÓRIA

Bom dia, caros manducantes!

Aqui estou eu para vos convocar para uma nova reunião gastronómica. Desta vez terá lugar na 3ª feira 25 de Junho ( novo dia da semana conforme decidido no último almoço). Será no Restaurante Águas Livres na calçada Bento Rocha Cabral nº 18, em frente à Mãe de Água das Amoreiras, entre o Jardim das Amoreiras e o Largo do Rato. O restaurante é muito agradável, a sala bem apresentada e a comida muito bem feita. Há pouco estacionamento no local mas é muito perto dos transportes.

A ementa é simples mas muito gostosa

Entrada: Pão, manteiga, azeitonas e queijo de Niza

Prato : Pataniscas de bacalhau com arroz e salada

Sobremesa: Doce ou fruta

Vinho tinto e branco, águas, refrigerantes e café

Preço: 15 euros

A seguir ao almoço podemos sempre visitar a Mãe de Água que tem uma acústica fabulosa e um terraço no topo com umas vistas maravilhosas da cidade e do rio e ainda o Jardim das Amoreira com a sua óptima esplanada e o Museu Vieira da Silva Por razões de logística, gostaria que me confirmassem(ou não) até dia 22 de Junho.

Beijaços a abraçaços para todos
Mbs

quarta-feira, junho 12, 2013

LISBOA, AVENIDA DA LIBERDADE

.


Lisboa, Avenida da Liberdade

A TRANCA RECOMENDA a PEÇA "O PUBLICO"

.
ASSISTI NESTE ULTIMO FIM
DE SEMANA, NO BAIRRO ALTO
A UM MODO DIFERENTE DE VER
TEATRO,A PEÇA "O PúBLICO"
DE GARCIA LORCA, REPRESEN-
TADA EM 3 ESPAÇOS.



O 1º.acto, no Teatro São Luiz,o 2º. acto na Praça Luis de Camões, ao Chiado,e o 3º.acto no Teatro do Bairro (Bairro Alto)
O público, nós, a quem é dirigida a peça ,assistiu no 1º.acto, no palco do são Luiz, depois deslocou-se , deslocámo-nos ,primeiro para a Luis de Camões





depois , internando-nos no coração do Bairro Alto, em direcção ao Teatro do Bairo, no Bairro Alto,



onde nos esperava um cenário surpreendente,



com o público ,(nós) a ladear uma espécie de piscina ,que em vez de água continha areia.






A peça, como se pode ouvir no vídeo promo, contém exertos dos textos das peças de Shakspeare (Romeu e Julieta) e de Garcia Lorca (Um poeta em Nova York).

A TRANCA recomenda que não percam esta oportunidade de ver teatro de qualidade.

terça-feira, junho 11, 2013

HENRY MATISSE

.
MATISSE, EM 11 DE JUNHO DE 1950
GANHOU A BIENAL DE VENEZA




Henri Matisse




Biografia

Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau-Cambrésis, Nord, França, e cresceu em Bohain-en-Vermandois, Picardia, França, onde seus pais possuíam um negócio de sementes. Ele era o seu primeiro filho.

Em 1887, foi para Paris para estudar Direito, trabalhando como um administrador do tribunal de Le Cateau-Cambrésis depois de obter sua qualificação.

Começou a pintar em 1889, quando sua mãe lhe trouxe o material necessário durante um período de convalescência após um ataque de apendicite. Ele descobriu "uma espécie de paraíso", como ele mais tarde descreveu,5 e decidiu tornar-se um artista, decepcionando profundamente seu pai.

Em 1891, retornou a Paris para estudar arte na Academia Julian e tornou-se um aluno de William-Adolphe Bouguereau e Gustave Moreau. Inicialmente pintou naturezas-mortas e paisagens no tradicional estilo flamengo, no qual ele obteve proficiência razoável. Chardin foi um dos pintores mais admirados por Matisse. Como um estudante de arte, fez quatro cópias de pinturas de Chardin no Louvre.8 Em 1896, exibiu cinco pinturas no salão da Sociedade Nacional de Belas Artes e o estado comprou duas de suas pinturas.9 O resultado permitiu o contato com Auguste Rodin e Camille Pisarro. Em Luxemburgo, a partir de 1897, começa a se interessar pelo impressionismo.

Em 1897 e 1898, visitou o pintor John Peter Russell na ilha Belle-Isle, na costa da Bretanha. Russell introduziu-o no impressionismo e mostrou-lhe o trabalho de Van Gogh (que tinha sido um bom amigo de Russell, mas era completamente desconhecido na época). O estilo de Matisse mudou completamente e ele diria mais tarde "Russell foi meu professor, e Russell explicou a teoria da cor para mim."7

que pendurou e exibiu em sua casa incluía um busto de gesso feito por Rodin, um quadro de Gauguin, um desenho de Van Gogh e o mais importante, Três Banhistas, de Cézanne. Na percepção de Cézanne da estrutura e cor pictóricas Matisse encontrou sua principal inspiração.10 Muitas de suas pinturas entre 1899 e 1905 fazem uso de uma técnica pontilhista adotada de Signac. Em 1898, foi para Londres para estudar a pintura de J. M. W. Turner e então partiu em uma viagem a Córsega.10

Com a modelo Caroline Joblau, ele teve uma filha, Marguerite, nascida em 1894. Em 1898 casou-se com Amélie Noellie Parayre; os dois educaram Margarida juntos e tiveram dois filhos, Jean (nascido em 1899) e Pierre (nascido em 1900). Marguerite frequentemente serviu como modelo para Matisse.

Em uma semana de passeio a Londres, conheceu a pintura de William Turner, que também viria a influenciá-lo, após conselho de Camille Pissarro.

Ele expôs em 1901 no Salão dos Independentes e participa pela primeira vez do Salão de Outono em 1903. Em exposição realizada em 1904 em Ambroise Vollard não obteve grande sucesso. No ano seguinte, juntamente com o grupo, expôs no salão de Paris, desta vez o grupo foi reconhecido como os fauves e Matisse como líder. Outra parte do público ficou escandalizada com as cores violentas e puras de suas obras.

Várias viagens, que seriam inspiradoras, foram feitas neste período. Ele visitou Argélia, Itália, Alemanha, Marrocos, Rússia, Estados Unidos e Taiti.

Desde 1904, Matisse trabalhou parte de cada ano no sul em Saint-Tropez e Collioure e mais tarde na Espanha e em Marrocos.

Em 1908 fundou a Academia Matisse para uma seleção cosmopolita de estudantes e publicou "Notas de um Pintor" onde estavam suas crenças artísticas. A academia foi paralisada em 1911.

Entre 1913 e 1917, fase que ele considerou mais importante11 , sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas. Depois seu estilo ficou mais solto, figuras femininas e o interior foram seus principais temas, trabalhados em estilo livre e com cores decorativas.

Em 1916 e 1917, passou os invernos em Nice e depois decidiu ficar em Côte d'Azur, que ele considerou um paraíso, conforme está descrito em seus quadros.

Matisse conseguiu reputação internacional com exibições em Moscou, Berlim, Munique e Londres.

Em 1913, expôs em Nova Iorque ao lado de Marcel Duchamp e Francis Picabia, como representantes de uma precursora arte moderna.

Em 1919, recebeu atribuições de Ígor Stravinski e Serguei Diaguilev para desenhar os costumes e cenários de um balé apresentado em Londres.

Em 1927, organizou uma retrospectiva em Nova Iorque. De volta a Paris, trabalha na ilustração de um romance de James Joyce, Ulisses, aos quais deu as cores dos costumes dos balés russos de Monte Carlo.

Em 1941, adoentado por um câncer, foi hospitalizado em Lyon, onde os médicos deram a ele seis meses de vida. Sem poder viajar, utilizou experiências recolhidas em suas viagens para aperfeiçoar sua originalidade. Sua enfermeira, Monique Bourgeois, aceitou ser sua modelo. Nesse período, Matisse inventou a técnica de "desenho com tesoura", quando também implementou da série Jazz.

Em Vence, comuna da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur e onde viveu já doente, trocou cerca de 1200 cartas com o escritor francês André Rouveyre12

Em 1945, fez uma grande retrospectiva no Salão de Outono, quando realizou trabalhos com tapeçaria inspirado pelo céu e mar da Polinésia Francesa.

Em 1952, inaugurou um museu em sua cidade natal.

Seu trabalho A tristeza do rei foi último auto-retrato.

Henri Matisse foi sepultado no cemitério de Cimies.

Estilo

Matisse foi influenciado pelas obras de Nicolas Poussin, Antoine Watteau, Jean-Baptiste-Siméon Chardin, Edouard Manet, e os pós-impressionistas Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Signac, e também por Auguste Rodin e pela arte japonesa.[carece de fontes]

O movimento entre a pintura e a escultura relaxava o artista11 .

Sua escultura era uma extensão da sua pintura, sua admissão pela arte primitiva estava mais aparente. Em alguns trabalhos ele explora o sólido, aspectos estruturais do corpo com um certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma.

Apesar de nunca ter se juntado aos Cubistas, sofreu algumas influências deste grupo.

Matisse, como outros artistas do movimento, rejeitava a luminosidade impressionista, e usava a cor como fator principal da pintura, levando-a às últimas consequências.

Conhecido e reconhecido por sua vivacidade, as cores de Matisse continuaram mesmo após a sua morte, tanto que Les coucous, tapis bleu et rose foi avaliada em 32 milhões de euros13 .

Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. Foi considerado o artista do século em que viveu. Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos, usava formas curvas e cores variadas. Este inventou também a técnica do "desenho com tesoura".

Matisse começou com cores vibrantes e depois voltou-se para Cézanne, o qual admirava pelo estilo.

Matisse pensava que os artistas tinham que ter olhos de criança, sempre olhar como se fosse a primeira vez.

Segundo Régine Pernoud, Matisse "era um artista no sentido medieval do termo. Seu trabalho era muito simples, escolhido para exprimir o que ele mesmo sentia. Era um trabalhador sem obstinação. Em seus cadernos de trabalho, várias páginas têm apenas alguns riscos. (...) Finalmente, esses traços, reconhecíveis por todos, mostram de maneira evidente sua significação, o resultado de muitas horas de trabalho"14 .

Pablo Picasso o considerou seu maior rival, embora fosse seu amigo.

Principais obras

A tela Banhistas na margem de um rio do Instituto de Arte de Chicago foi considerada por Matisse a sua tela mais importante e que ele aperfeiçoou várias vezes11 .

Em Flores e Prato de Cerâmica, de 1913, o prato azulado flutua sobre flores que caem de um vaso11 .

Em Retrato de Yvonne Landsberg raspou arcos brancos em torno do "retrato" para marcar um aspecto ligeiramente ameaçador ao tema11

sábado, junho 08, 2013

preliminares

.

Ontem dizia-se que o Jorge Jesus estava fechado em casa. Afinal, não: sabe-se que se dirigiu a um Serviço de Finanças de Lisboa, a fim de entregar o seu IRS.
- Entregar o IRS? – perguntou-lhe o funcionário.
- Sim, quero entregar o meu IRS – diz-lhe Jesus
- Mas o senhor não tem obrigação de entregar IRS…
- Não tenho?!
- Não… Não ganhou nada!
Obrigado, respondeu Jesus, vou pensar se não será melhor continuar assim!

sexta-feira, junho 07, 2013

A TAP PREMIADA COMO COMO COMPANHIA AÉREA COM MELHOR CLASSE EXECUTIVA NA AMAERICA DO SUL

.
A TAP MAIS UMA VEZ DISTINGUIDA
PELA QUALIDADE


A TAP foi eleita a “Companhia Aérea com Melhor Classe Executiva – América do Sul” pela Business Destinations, prestigiada revista britânica de Viagens & Negócios, editada trimestralmente e amplamente distribuída pelo mundo dos profissionais de Viagens e Turismo.



Com esta distinção, a TAP vê, "uma vez mais, reconhecidos o seu prestígio e notoriedade internacional no exigente setor das viagens de negócios, designadamente nas ligações entre a Europa e a América do Sul, uma das regiões de maior crescimento e desenvolvimento do mundo, na qual a companhia aérea portuguesa detém uma posição de destaque, liderando há anos a operação de transporte aéreo entre os dois continentes, com uma oferta média de 74 frequências semanais para dez cidades no Brasil", revela a companhia em comunicado.

Os Business Destinations Travel Awards 2013 vão na quarta edição e premeiam os melhores nas diversas categorias avaliadas, abrangendo Companhias Aéreas e Aeroportos, Hotéis, Centros de Congressos e Convenções, Destinos MICE, Destinos de Luxo, Eco-Destinos, Destinos Culturais ou de Desporto, Museus e Gestão de Viagens, entre outras.

Ao ganhar este título de Companhia com Melhor Executiva para a América do Sul, "a TAP vê reconfirmada a sua liderança nesse competitivo mercado, fruto de um trabalho empenhado e consistente, desenvolvido ao longo de anos e apostando na oferta de um produto e serviços da mais elevada qualidade".

quinta-feira, junho 06, 2013

.
SENTARMO-NOS À VOLTA DE UMA MESA
E ATIRARMOS IDEIAS PARA O AR ,MES-
MO AS MAIS BIZARRAS, QUER NO VELHO
RC. QUER DEPOIS NO REV, E POR FIM,
ESCREVÊ-LAS EM LETRA DE FORMA, FOI
UMA PRÁTICA QUE PRODUZIU TEXTOS
COMO ESTE QUE SE PODE LÊR BAIXO.


Para além dos textos "históricos" que temos publicado, (HISTÓRIA CRUA) criámos durante um período uma outra série a que cham
ámos SANTINHOS DO DIA.

Recordamos hoje este fruto de um brainstorm recolhido numa hora de almoço, junto ao Group Desk em sossego inquieto, algures nos anos 90 a caminho do fim do século passado e no meio de sonoras gargalhadas dos criativos da TRANCA:


clicar na imagem para aumentar

quarta-feira, junho 05, 2013

ANGOLA GANHA LEÃO DE OURO DA BIENAL DE VENEZA

.
ANGOLA GANHOU A BIENAL DE VENEZA
LOGO A SUA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO.



Foi a primeira vez que Angola participou com uma representação oficial na Bienal de Arte de Veneza, a par de outros países que se estreiam, como o Vaticano, as Bahamas, e as Maldivas, e logo na estreia ganhou 0 galardão principal da Bienal, o Leão de Ouro.




Depois de duas décadas sem visitantes, o palácio Cini, reaberto para alojar o projecto angolano, foi hoje "invadido" por jornalistas e pelo público que quis conhecer o projecto artístico que vai estar a representar Angola até 24 de Novembro em Veneza, com entrada gratuita.

O palácio pertenceu à família italiana Cini, é actualmente propriedade de uma fundação com o mesmo nome, e reúne uma vasta colecção de pintura renascentista, objetos de arte sacra e mobiliário antigo.



Um dos pisos do palácio acolhe o projecto com as 23 fotografias de Edson Chagas das quais foram feitas 5.000 cópias que podem ser retiradas pelo visitante à medida que vai vendo as imagens.

Neste projecto, Pansera e a curadora Paula Nascimento quiseram "mudar tudo sem mudar nada" no interior do palácio, e por isso nenhum objecto foi retirado do piso onde estão as fotografias contemporâneas de Chagas, em contraste com a pintura de grandes mestres do Renascimento como Giotto e Piero della Francesca.

Propositadamente, as fotografias não foram colocadas nas paredes, mas no centro das salas, em pilhas de cópias de grande formato que os visitantes podem ver e recolher para criar a sua própria enciclopédia.

As fotografias mostram objectos e edifícios em Luanda, desde o período colonial à modernidade, e foram captadas em 2008 e 2013.

Inglês conquista Leão de Ouro para melhor artista

O Leão de Ouro para o melhor artista da 55.ª edição da Exposição Internacional de Arte de Veneza foi atribuído a Tino Sehgal (Reino Unido) e o Leão de Prata para um jovem artista promissor foi entregue a Camille Henrot (França).

O júri atribuiu ainda menções honrosas aos pavilhões de Chipre, Lituânia e Japão, e aos artistas da exposição Sharon Hayes (USA) e Roberto Cuoghi (Itália).

Na Bienal de Arte de Veneza competiam 88 representações nacionais, entre elas Portugal, com o cacilheiro de Joana Vasconcelos "Trafaria Praia", Brasil e Angola, país vencedor, que se estreia neste certame internacional de arte contemporânea.


O FALAJAR DO ANTIGO RC

.
MUITOS E NÓS AO LONGO DOS
ANOS DE CONVIVIO NO RC
TINHAMOS FRADES QUE RE-
PETÍAMOS COM FREQUÊNCIA
E QUE FICARAM PARA SEM-
PRE LIGADAS AOS AUTORES


Foram publicadas na TRANCA MANUAL e hoje aqui deixo facsmile do publicado então



preliminares

.
Numa aldeia pecava-se demais! O velho padre, cansado de ouvir tantas confissões envolvendo o desagradável termo adultério, combinou um código com os seus paroquianos. Sempre que alguém perdesse a cabeça teria simplesmente de dizer: Senhor Padre, eu caí!.
E pronto, sempre que alguém confessava ter caído, o velho padre já sabia do que se tratava. Mandava o pecador rezar três Ave-marias e um Pai-nosso, e a coisa ficava por ali.
Os anos passaram e, o velho padre partiu deste mundo, sem ter tido tempo de avisar o seu sucessor do código combinado.
Um dia, o jovem padre, espantado com tanta queda, dirigiu-se ao Presidente da Câmara para lhe expor a estranha situação:
- O Sr. Presidente vai-me desculpar, não me quero meter no seu trabalho, mas tem os passeios numa lástima! Não passa um dia sem que muitos dos meus paroquianos se queixem de ter caído.
O presidente solta uma gargalhada e antes de esclarecer a situação, o jovem padre continua:
- E não se esteja a rir Sr. Presidente, que a sua esposa, coitada, só esta semana já caiu três vezes!

terça-feira, junho 04, 2013

preliminares

.

A FUGA DO JUDEU!
Judeu, sem dúvida, inteligente.
Há algumas décadas, havia durante o regime soviético uma perseguição a judeus. Boris, um judeu soviético, já mais velho tenta de todas as formas sair do país.
Graças a uma lei criada na ex União Soviética que permitiu a milhares de judeus saírem do país. Boris, conseguiu enfim a tão desejada permissão para imigrar para Israel, como fariam outros judeus de origem russa. No dia da partida, na Alfândega, um oficial russo revistava as bagagens de Boris e, de repente, ao abrir uma das malas, pergunta:
- Que é isto?
- Perdão - disse Boris – O senhor deve perguntar “quem é este”?. Este é um busto do camarada Stalin, nosso querido timoneiro e grande dirigente do partido. Eu levo-o, para nunca o esquecer.
- É verdade – disse o oficial – vejo que você pensa diferente dos seus compatriotas judeus. Felicito-o por isso. PASSE.
Boris chega a Tel Avive e, quando revistado, o oficial israelita abre a sua bagagem e pergunta:
- Que é isto?
-Perdão – disse Boris – O senhor deve perguntar: “Quem é este”?. – Este é o maldito ditador anti-semita Stalin, por quem sofremos tantas desgraças e misérias. Trago este busto para não esquecer e ensinar aos jovens quem tanto nos fez sofrer.
-Bem senhor, acalme-se – disse-lhe o oficial – você já está em Israel. Pode passar. A sua família espera-o.
Boris foi recebido com grande alegria por toda a família. Foram todos ao KIBUTZ, onde haviam preparado uma grande festa de recepção. Ao chegar lá, um seu sobrinho acompanha-o ao quarto e ajuda-o com as suas coisas. Quando o tio Boris abre a mala e coloca o busto sobre a cama, o sobrinho, espantado, pergunta:
- Tio Boris, “quem é este”?
- Perdão – disse Boris – você deve perguntar “que é isto”?. Isso, querido sobrinho, “SÃO DOZE QUILOS DE OURO PURO”

segunda-feira, junho 03, 2013

contra a austeridade

.
EM LISBOA, E EM MAIS 18 CIDADES
EUROPEIAS, AS PESSOAS REUNIRAM-SE
EM PROTESTO CONTRA O EXCESSO DE
AUSTERIDADE, QUE TEM VINDO A
MASSACRAR AS FAMILIAS.



É já adquirido que as pessoas perceberam qual a estratégia dos detentores do Poder económico Mundial.
Face à invasão dos mercados ocidentais pelos produtos orientais ,especialnete da China, India, onde os trabalhadores trabalham com salários baixissimos , por um número de horas que pode ir até 14, sem descanso semanal, sem férias e sem Leis do Trabalho, os pensadores neoliberais forjaram um plano politico-económico complexo ,mas que se resume em termos simples em reduzir salários a níveis asiáticos, liquidando as organizações sindicais,desregulando o factor trabalho , liquidando o Estado Social.

Em Portugal, o Governo tem posto esta doutrina em execução, e a austridade tem vindo a matar a economia e a enviar para a miséria largas franjas de portugueses.

É contra estas iniquidades que se moveram as Manifestações do fim de semana.
A TRANCA esteve lá





Desde a Rotunda de







com passagem obrigatória pela Estátua de António José de Almeida.





e já na Alameda, soliudariedade com a luta na Turquia