sábado, março 29, 2014

gente do REV nomeados para Delegações TAP

A TRANCA REGISTA A NOMEAÇÃO DE
DE 4 COLEGAS DO REV, SUCEDÂNEO
DO RC, PARA AS DELEGAÇÕES TAP.
3 PARA A EUROPA ,1 PARA A MAIS
LONGE, PARA A AMERICA CENTRAL.


A MARTA ,nossa colega que passou pelo REV, vai a partir de 1 de ABRIL, assumir o cargo de COUNTRY SALES MANAGER DA SUIÇA, e ficará sediada em Zurich.




Também o RICARDO DINIZ, foi nomeado para Londres.

O PAULO BANDEIRA. que já vem do velho RC e depois REV, vai assumir também o cargo d COUNTRY SALES MANAGER , na Delegação da nova linha da Companhia, Panamá.

Por fim, outro colega que passou pelo REV, o CARLOS LOURENÇO, foi nomeado AREA MANAGER para a Europa Central ALEMANHA,SUIÇA e AUSTRIA
.

quarta-feira, março 26, 2014

CRÓNICA DA CIMEIRA DA VIDIGUEIRA

.
HÁ JÁ ALGUM TEMPO QUE OS NOSSOS
SENADORES, VINHAM SUGERINDO QUE
UMA DAS PRÓXIMAS CIMEIRAS SE
REALIZASSE FÓRA DA REGIÃO DE
LISBOA, QUE TIVESSE VIAGEM DE
AOTOCARRO, E QUE DURASSE O DIA
TODO.

É claro que esta formula é muito mais apetecível, entre outras razões, porque dá para conviver mais tempo ,conhecer ou rever outras paragens, outros sabores, e o encontro não se subsumir à refeição .

Desta vez foi possível conjugar todos os factores, como o de um preço razoável pelo transporte (autocarro) com o da refeição,para o que contribuiu uma percentagem do nosso fundo de reserva.

Uma vez mais o ponto de encontro e partida escolhido foi o Campo Grande junto À 2ª.Circular .à porta do Hotel Radisson.

Desde cedo começaram a chegar para o checkin os nossos senadores


a boa disposição permanente do Canelas à chegada



À partida estavam inscritos 30 senadores, número reduzido para 28, face ao registo de 2 Noshows, anotados em PFR pelo nosso companheiro Azevedo ex-combatente das Irregularidades ,LISRY para os íntimos.

O voo saiu com um DL 91, com o chekin a fechar mais tarde na expectativa de ver chegar a Lena Policarpo e o António Soares, o que não aconteceu.


À ordem da chefe de cabine , da Manela Brito e Silva, o comandante arrancou num voo enérgico sobre a 2ª.Circular, a caminho da Ponte
25 de Abril, fazendo uma pequena escala à saída do tabuleiro para recolher o Chico Santos Costa, que à entrada logo provocou_
-"SÓ VELHOS ,PÁ"




A 2ª.escala aconteceu no Aeroporto Internacional de Coina, onde embarcaram mais 4 passageiros liderados pelo João Cabral, que logo À entrada foi avisando: Pessoal ,"-Pessoal desde já aviso eu não faço os PAI'S"

Soaram assobios e protestos e muitos piropos.

Pelo caminho, fomos passando por algumas povoações alentejanas, como Aguiar,Viana do Alentejo,Alvito,Vila de Frades

O Programa delineado pelo nosso companheiro Farinho, a jogar em casa. pois é de Pedrogão ,uma freguesia da Vidigueira, assinalava , uma visita guiada ÀS RUÍNAS ROMANAS DE CUCUFATE, a cumprir antes do almoço.

E foi lá a nossa primeira paragem.

À nossa espera, pois o espaço onde se situam a ruínas abriu as portas exclusivamente para a nossa Cimeira, estava o jovem guia, que soubemos depois, ser natural de Esmoriz em estágio em Vila de Frades.





A Villa romana de São Cucufate é um conjunto de ruínas romanas de Villa romana Áulica do século I d.C. em Vila de Frades, Este sítio arqueológico reúne vestígios de termas, jardim e um templo, posteriormente adaptado ao culto cristão: o convento dedicado a São Cucufate, um mártir executado em 304 na actual Catalunha. Supõe-se que foi uma importante casa agrícola, testemunhando a antiguidade e importância desta actividade no Alentejo.

A origem do sítio arqueológico de São Cucufate remonta à ocupação romana, no século I d.C., com registo de várias alterações ao longo do tempo. No século II é feita uma segunda edificação e a casa terá sido refeita no século IV para dar origem a uma villa palaciana, cujas ruínas monumentais permanecem hoje, supondo-se que terá sido uma próspera casa agrícola.


Próximo do local original de entrada na villa, na sua frente, surge um templo dedicado a divindades não identificadas, com características semelhantes às do templo das ruínas romanas de Milreu, em Estói, perto de Faro. No século V o edifício foi convertido ao culto cristão, como nos explicou o nosso conhedor guia.



Subsistem vestígios de um jardim com um tanque de pedra que poderá ter sido utilizado como piscina, um hábito comum numa região quente.
Da villa permanecem dois corpos laterais com contrafortes, unidos por arcadas, sustentando um andar superior (hoje desaparecido) que terá albergado a zona residencial. A entrada dos fazia-se por três escadarias que davam acesso a uma zona elevada descoberta, e que se prolongava por uma área coberta por uma abóbada de que se vislumbram alguns vestígios.



No interior da construção surgem salas abobadadas que teriam servido para armazenar talhas destinadas de vinho e ao azeite, produtos agrícolas da região, valorizados pelos romanos.








Antes de visitar o piso superior o nosso guia, chamou-nos a atenção para uma teoria que defende que naquele local ,teria também existido um outro templo visigótico ,portanto cristão:


Ao piso superior - a zona nobre - acedia-se por uma escada íngreme que contrasta com a grandiosidade do edifício, que faria acesso a
uma varanda,que hoje já não existe e que hoje se pode acessar por uma escada metálica, ao longo da fachada. Nas traseiras, vislumbra-se outro tanque. Da segunda construção (século II) foram conservados o triclínio, uma sala de refeições romana, com três leitos em volta de uma mesa, com um pavimento róseo.

Das termas subsiste a sua arquitectura com as canalizações em pedra que levavam a água as zonas do frigidário, bem como os arcos nas zonas das fornalhas que aqueciam o tepidário e o caldário. A norte desta zona termal são visíveis os muros que delimitavam a área de trabalho da propriedade, com os aposentos para criados ou escravos que se ocupavam da agricultura e um lagar.


Já com o pessoal (especialmente o Chico Santos Costa, a pensar no cozido de grãos que nos aguardava


se iniciou ,em fila de pirilau, o regresso à nossa aeronave



As ruinas de Cucufate foram classificadas como Monumento Nacional em 1947.

O local onde se reuniria a nossa Cúria, a Herdade de de Ribafreixo,esperava-nos , um edifício moderno no cimo de uma ligeira elevação, de onde se pode avistar ,num raio de 360 graus as imensas vinhas da Herdade.


.
Na ampla sala do Restaurante do complexo, e distribuídos por 4 mesas, estiveram

Alice Teles,Anabela,Antío Fiúza,Noemia Fiúza, Zé Herdeiro,Helena Herdeiro, Farinho,Isabel,Dina,Chico Santos Costa, Antunes,Mrs Antunes,Manuela Brito e Silva,Pereira de Sousa,Vitor Santos,Guedes Vaz,Teresa Guedes Vaz,Graça Espanha,Maria João,Canelas,Carlos Vaz,Cidália Vaz,João Cabral,Mrs Cabral,Abilio Azevedo,Helder Mesquita,Olimpio.








e finalmente, o tão desejado cozido de grãos À alentejana

valeu a pena a espera,estava delicioso, objecto de muitos elogios.

A sobremesa esteve também muto saborosa, muito completa e gostei francamente do empratamento.

O tinto de Ribafreixo agradou, e ajudou muito a soltar as líguas e a abrir as fechaduras dos vários super egos presentes.

Foram muitas as memórias em cima da mesa, e as recordações a brotar em catadupa, oscilaram entre os episódios do antigo RC e já os passados nas nossas Cimeiras.

Já na parte final,quase todos aproveitaram a oportunidade para comprar produtos da Herdade, com relevo para os tintos,


E foi o regresso a Lisboa , com uma breve paragem na Vila para comprar queijos alentejanos.

O nosso paparazzy CHICO SANTOS COSTA, realizou uma vez mais ,um trabalho de grande qualidade, que a TRANCA aqui publica,


e que está a receber muitos elogios na nossa página no face, SALA DE CONVIVIO DO RC

Não se decidiu nada sobre o local da próxima Cimeira, a de Abril, logo que se conheça a geografia da mesma, a TRANCA e a SALA, darão detalhes.

CIMEIRA DA VIDIGUEIRA


.
ESTÁ EM PREPARAÇÃO A HABITUAL
CRÓNICA COM IMAGENS E VÍDEOS
DESTA NOSSA REUNIÃO MAGNA



Logo ao fim da tarde já poderás lêr e vêr aqui na tua TRANCA,todos os detalhes, mesmo os mais escabrosos, o que se comeu,os "casaquinhos" tricotados e a visita às ruinas romanos de Cucufate.

segunda-feira, março 24, 2014

PINAI

.
O PM CONVOCA OS GALARÓS NACIONAIS
A PINAR PARA AUMENTAR O NÚMERO DE
CONTRIBUINTES

ESTÓRIAS DO RC

.
REPRISE

A NOITE EM QUE O NOSSO GARÇÃO
ENFRENTOU, O ENTÃO PRESIDENTE
DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES
DA FACULDADE DE DIREITO DE
LISBOA, PEDRO SANTANA LOPES
.

.
Foi uma época muito rica a que se seguiu ao 25 de Abril de 1974.
A participação política explodiu. proliferaram os Partidos, as Associações de todo o tipo. As pessoas, depois de 48 anos de silêncio vigiado, passavam freneticamente a ter opinião e a assumi-la.
No RC, a discussão acalorada, deixou de se fazer em torno do Benfica, Sporting e Porto,do Eusébio, Simões, do Costa Pereira ,do Jordão e Manuel Fernandes, passou a comentar-se o PS, o PC , o PPD e outros, a descolonização, a liberdade sindical, o Mário Soares, o Spinola e o Cunhal.
Na época, havia recém-entrado, mais o Augusto e o Henriques, na Faculdade de Direito, e curtia imenso as acaloradas RGA.s (Reuniões Gerais de Alunos), onde os então estudantes: Durão Barroso, Santana Lopes, Nuno Rogeiro, Garcia Pereira (este já prof.) Rui Pereira (mais tarde Director do SIS) António Cluny (actual presidente do Sindicato dos Magistrados), Maria José Morgado, Rui Rangel , entre outros, se iniciavam como tribunos partidários, revelando já uma enorme capacidade oratória, em perorações retóricas contundentes. Cada aluno só podia falar 3 minutos (do regulamento democrático das RGA.s )e sempre que um orador atingia os 2 minutos e meio, nunca mais se conseguia fazer ouvir, pois de imediato,, os estudantes dos outros Partidos, iniciavam em altos berros, a contagem decrescente, segundo a segundo, do tempo que faltava: 30, 29, 28, 27, etc. etc.
Uma noite, estando eu no turno "quatro meia noite" no RC, fui avisado por colegas, que havia uma RGA na Faculdade as 8 da noite. Como coincidia com a minha hora de jantar, lembrei-me de convidar o GARÇÂO a vir comigo assistir à Assembleia. Avisei-o de que não poderia falar no Plenário, pois não sendo aluno, não o poderia fazer.
Nesse ano, o Presidente da Mesa da RGA, era o Pedro Santana Lopes, que tinha acabado de aderir ao PPD, vindo do MID, movimento de estudantes de extrema-direita.
Ele tinha sido eleito para a Presidência da Associação, vencendo nas urnas o Durão Barroso, líder do MRPP.
Iniciada a RGA, o Santana Lopes, de acordo com a tradição das RGA.s, ia autorizando a falar, os alunos que punham o braço no ar. O Garção ia-me perguntando qual era a côr partidária de cada um a quem ia sendo dada palavra. Às tantas, apercebendo-se que o Presidente Santana Lopes fazia batota ao dar a palavra fóra de ordem a correligionários do seu Partido, em prejuízo dos estudantes de esquerda, o GARÇÂO, já muito irritado levantou-se na terceira fila do anfiteatro 1, e aos berros, pergunta ao Santana Lopes se ele não tinha vergonha da besuntice falta de respeito e desonestidade política batota que estava a fazer. Tentei fazê-lo vêr que não podia falar, mas a partir daquele momento o GARÇÂO não mais se calou, até que o Presidente Santana desatou aos berros com ele, lembrando que era ele quem mandava. O bate-boca prosseguiu até que o GARÇÃO, a meu conselho, resolveu dar por fim à batalha retirando-se da sala, sob o aplauso dos estudantes da oposição.
GARÇÃO, alguma vez pensaste que estavas a altercar com o futuro PM de Portugal?

CIMEIRA DA VIDIGUEIRA

.
É JÁ AMANHÃ A NOSSA REUNIÃO MAGNA DE
MARÇO, A CIMEIRA DA VIDIGUEIRA.


Da nossa PRIMRIRA DINA ,recebeu a TRANCA o ultimo COMUNICADO

"
CIMEIRA DA VIDIGUEIRA - AMANHÃ DIA 25
COMUNICADO Da nossa PRIMEIRA DINA
Amigas e amigos, só hoje consegui ter todos os elementos referentes ao nosso almoço.
Temos de estar às 09.00 horas no Campo Grande, em frente ao hotel Redisson, local já nosso conhecido, pois às 11.30h faremos uma visita às ruínas rROMANAS de CUCUFATE perto da Vidigueira, que abrirão só para nos receber. O almoço decorrerá numa quinta onde além da degustação faremos uma visita às caves.


Agora custos:

Tkt visita grutas ....... maiores de 65... 1.50 €
menores de 65 2.50 €


Almoço...... Entradas
Cozido de grão com todos
Sobremesa
Vinho da herdade, água
Café

TOTAL - 18.50 €

Transporte....................................................10.00
O transporte é um pouco mais caro mas para que não saia muito caro o passeio e o almoço vamos ter uma ajuda do fundo ( a camioneta de 33 lugares custa 380 € ).
Peço-vos o favor de levarem 10 € trocados para dar à Ministra dos transportes pois é ela que amanhã vai fazer o pagamento à transportadora.
Bjs Dina"

ATENÇÃO - 9 HORAS TODOS NO LOCAL DE EMBARQUE

quinta-feira, março 20, 2014

FESTIN 2014

.
VEM AÍ O FESTIN 2014
DE 2 A 9 DE ABRIL


FESTIN CHEGA À 5ª EDIÇÃO COM NOVAS MOSTRAS E

HOMENAGEM AO 25 DE ABRIL



De 2 a 9 de abril, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa regressa ao Cinema São Jorge para a sua quinta edição. Mais de 70 filmes oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal compõem uma programação diversificada e organizada em nove mostras.

O festival abre no dia 2 de abril com a estreia em Portugal de Serra Pelada, de Heitor Dhalia. Às duas habituais secções de competição de longas e de curtas-metragens, junta-se este ano, pela primeira vez, a competição de documentários. A programação integra ainda duas novas mostras: “Democracia e Ditadura” e “País Convidado: França”, bem com uma homenagem a Cabo Verde, e as tradicionais mostras de Cinema Brasileiro (longas e curtas-metragens), Inclusão Social e Infantojuvenil.

Nesta edição:

Ao longo de uma semana serão exibidos mais de 70 filmes, entre longas e curtas-metragens de ficção, documentários e animações, provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

Mostras:

Competição Longa-Metragem
Competição Curta-Metragem
Maratona de Documentário
Mostra do Cinema Brasileiro
Mostra Democracia e Ditadura
País convidado: França
Homenagem a Cabo Verde
Mostra de Inclusão Social
Mostra Infantojuvenil
Mesa redonda
Grelha de programação 2014

Nesta 5ª edição, o FESTin atribuirá três prémios monetários nas categorias de longa-metragem, curta-metragem e documentário. Serão ainda eleitos o melhor ator e atriz de ficção, e o público terá a oportunidade de votar nos filmes de longa e curta-metragem.

Os bilhetes para o festival estarão à venda na bilheteira do Cinema São Jorge a partir do dia 1 de abril e têm um custo de 3,00 € (bilhete normal); 2,50 € (até 25 anos e maiores de 65 anos:); 1,50 € (Maratona de documentários por sessão; estudantes; grupos de mais de 10 pessoas – por pessoa); 5,00 € (Maratona de documentários – todas as sessões).

Produzido pela Padrão Atual/ ASCULP – Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa, em coprodução com o Cinema São Jorge e a EGEAC-CML, o FESTin nasceu em 2010 com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social. Procurando alcançar um público cada vez mais alargado, o FESTin já realizou itinerâncias em Coimbra, Aveiro e Seia – em parceria com o festival CineEco. Do outro lado do oceano, o FESTin já participou em três edições do Festival Internacional da Fronteira, em Bagé (BR), do FAM Festival do Mercosul, em Florianópolis (BR), no Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul (BR) e no FIC Festival Internacional do Cinema de Angola.

DIA 22 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA POESIA

,
QUE TAL IRMOS ATÉ AO CCB NO DIA
22 FESTEJAR A POESIA?

22 Mar 2014 - 11:00 às 18:30



Centro de reuniões
Entrada Livre sujeita à capacidade de cada uma das salas



Pelo sétimo ano consecutivo e numa iniciativa conjunta do Plano Nacional da Leitura (Ministério da Educação e Ciência e Secretaria de Estado da Cultura) e do Centro Cultural de Belém, comemoramos no dia 22 de Março, o Dia Mundial da Poesia.

A comemoração inclui um programa intenso, que terá inicio às 11h com a exposição Como as Cerejas. Ao longo do dia contaremos com a Feira do Livro de Poesia, com espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, actores e personalidades – incluindo o já indispensável espaço para os espontâneos, Diga lá um Poema - e um conjunto de Oficinas e Actividades que a Fábrica das Artes organiza para todas as idades.

Este ano a Maratona da Leitura é dedicada a Vitorino Nemésio, homenageado também com a exibição do documentário de Maria João Rocha, Viagem (1999).

Contaremos novamente com a Poesia Latino Americana, organizada em colaboração com a Casa da América Latina.

O êxito das primeiras edições leva-nos a dar continuidade ao Concurso de Poesia dirigido às escolas, cuja selecção final terá lugar no Centro Cultural de Belém, com a atribuição de prémios para os melhores poemas.

Os espaços do Centro Cultural de Belém vão ser vividos num ambiente de festa com muita poesia, para todas as idades.





Programa


11:00 – 18:30
Feira do Livro de Poesia | Entrada do Centro de Reuniões – Piso 1
Na entrada e recepção do CCB poderá encontrar o seu poeta preferido, ou último livro de poesia editado.
Organização Jazz

INCM | Corredor Sala Fernando Pessoa - Piso 2
Posto de venda de edições e publicações da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Organização Imprensa Nacional – Casa da Moeda


Diga lá um poema | Bengaleiro norte – Piso 1
Leituras em voz alta abertas ao público. O espaço é montado como um estúdio de gravação, com um estrado e um microfone. O público é convidado a dizer poesia em frente a uma câmara. As gravações são passadas, em diferido, em écrans distribuídos pelo CCB.


Vitorino Nemésio – Viagem (1999)| Documentário | Sala Eugénio de Andrade
“O documentário "Vitorino ...Nemésio-Viagem", aborda a personalidade única que foi Vitorino Nemésio, dentro da cultura portuguesa: escritor, professor, ensaísta, jornalista, comunicador. Mas, acima de tudo, poeta. E homem.”
Realizador Maria João Rocha


Como as Cerejas! | Exposição | Foyer Sophia de Mello Breyner | Piso 2
Exposição de Ilustração Infantil
Público-alvo – Para todos
Os ilustradores portugueses não são ilustres desconhecidos. Durante as duas últimas décadas têm vindo a conseguir um crescente reconhecimento e reputação internacionais. Em 2012, Portugal foi o país convidado de honra da Feira do Livro Infantil de Bolonha, o mais importante evento internacional dedicado à edição dirigida a crianças. Concebida para o evento, a exposição Como as Cerejas! dá a ver alguns dos melhores exemplos da ilustração portuguesa contemporânea. Comissariada por Ju Godinho e Eduardo Filipe, a exposição conta com um cativante projecto expositivo assinado por Pedro Cabrito e Isabel Diniz e design gráfico do atelier Silva Designers. O resultado é um magnífico portfolio colectivo de 25 artistas plásticos que com o seu trabalho de excelência provam que o livro ilustrado pode ser um veículo da melhor Arte, onde conceito, texto e imagem se juntam para o prazer de todos, de todas as idades.
Definitivamente, as ilustrações portuguesas são como as cerejas.
Apetece-nos ver sempre mais!

Das 11:00 às 13:00 | 14:00 às 18:00
A partir dos 5 anos
Provar as Cerejas | Oficinas | Salas Foyer Sophia de Mello Breyner | Piso 2
Danuta Wojciechowska / Dulce Souza Gonçalves / Joana Paz
Público-alvo – Pais e filhos a partir dos 5 anos

Vamos percorrer a exposição de ilustração portuguesa "Como as cerejas! ", num jogo de interpretação e criação. Os participantes serão convidados a experimentar estas imagens para descobrir os seus sabores: serão doces e delicadas? Terão travo amargo? Serão verdes ou maduras? Terão caroços para plantar o futuro?
Vamos descobrir os gostos de uma arte de representar que conhecemos desde a nossa mais tenra idade através dos livros. Abrimos uma caixa de ferramentas com a qual podemos aprender esta linguagem para cultivar a nossa imaginação. Que segredos iremos colher e levar para casa?
Depois do Dia Mundial da Poesia, as oficinas baseadas na exposição “Como as cerejas” continuarão na Fábrica das Artes do CCB entre os dias 25 de Março e 1 de Abril.


15:00
Espectáculo | Big Band Júnior – Foyer Grande Auditório | Piso 2
Big Band Júnior - Orquestra-Escola de Jazz.
Nascida em Outubro de 2010, resultado de uma parceria entre o CCB e o Hot Clube de Portugal, e constituída por cerca de 20 elementos entre os 12 e os 15 anos, a Big Band Júnior (BBJ) é uma orquestra-escola de jazz que tem como missão oferecer uma formação de qualidade aos seus alunos enquanto músicos de uma orquestra de jazz. O repertório da BBJ, inspirado em grande parte na era de ouro do jazz e das big bands, conta também com ritmos e sonoridades mais modernas, que se fazem ouvir especialmente nos temas compostos pelo seu maestro Claus Nymark, por músicos convidados ou pelos próprios alunos da big band.

Alexandra Ávila Trindade e João Godinho: Direcção Artística
Claus Nymark Direcção Pedagógica
Duração 45 m


A partir das 15:00
De viva voz | Sala Luis de Freitas Branco – Piso 1
Poetas e outras personalidades dizem poesia sua ou de outros.
Apresentação: Beatriz Batarda
António Carlos Cortez
Eduíno de Jesus
Luis Cristóvão de Aguiar
Margarida Vale de Gato
Miguel Manso
Nuno Júdice
Pedro Mexia
Urbano Bettencourt


A partir das 15:00
Maratona de Leitura | Vitorino Nemésio | Sala Fernando Pessoa – Piso 2
Vitorino Nemésio dito por diferentes personalidades.
Coordenação Luis Lucas
Almeida Faria
António Carlos Cortez
Elisa Costa Pinto
Elisabete Caramelo
Fernando Pinto do Amaral
Guilherme d’Oliveira Martins
Ivo Castro
José Jorge Letria
Mafalda Viana
Maria Alzira Seixo
Vasco Graça Moura
Zeca Medeiros


Poesia Latino Americana | Sala Almada Negreiros – Piso 1
Realizado em colaboração com a Casa da América Latina.

15:00-15:30
Lançamento da Antologia "Onze Poetas do Modernismo Hispano-Americano", Não (Edições)
Apresentação por Lauren Mendinueta, leituras por Ana Zannati e Pablo Javier L. Pérez

15:30-16:30
Latino-americanos de Portugal dizem poesia de Juan Gelman, Álvaro Mutis, José Emilio Pacheco e Augusto dos Anjos
Moderados por Maria Xavier

16:30-17:00
Lançamento da Antologia “Os Cinco Enterros de Pessoa”, de Juan Manuel Roca, Editora Glaciar
Com a presença de Juan Manuel Roca
Participam Germán Santamaría Barragan (Embaixador da Colômbia em Portugal), Lauren Mendinueta (organizadora), Nuno Júdice (tradutor) e Jorge Reis-Sá (editor)

17:00-18:30
Jorge Valdés Díaz-Vélez e Marco Antonio Campos de Viva Voz
Apresentados por Luis María Marina Bravo


16:00
Entrega de prémios de Concurso “Faça lá um Poema* | Sala Sophia de Mello Breyner
Apresentação Madalena Wallenstein
Cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do Faça lá um Poema, concurso de poesia dirigido a escolas do 1º Ciclo ao Secundário. A cerimónia será intercalada com um espectáculo dirigido por Teresa Gentil com poemas musicados de autores portugueses como Fernando Pessoa, Natália Correia e Eugénio de Andrade, entre outros.

* Deverão ser levantadas senhas para os programas assinalados.

DEIXOU-NOS ZÉ PENICHEIRO

.
O PINTOR E GRAFISTA ZÉ PENICHEIRO
DEIXA UMA EXTENSA OBRA




Marnotos, gandarezas, vareiros, peixeiras, pescadores, banheiros, cavadores e mercadores da serra, foram fixados a guache sobre papel por um artista que tem passado a sua longa vida de 91 anos a pintar, ilustrar e caricaturar fainas e folguedos tradicionais de uma larga faixa costeira que vai da Ria de Aveiro à Figueira da Foz. Zé Penicheiro (Candosa, Tábua-1921), pintor e grafista autodidata, pinta, em três séries de bilhetes postais ilustrados, separadas por duas décadas, um amor incondicional pelo povinho industrioso do litoral. Homens e mulheres, eles sombrios, mais risonhas elas, surpreendidos nos seus árduos labores, deslocando-se à pata, de burro ou de bicicleta, revelam-se num retrato psicológico que sempre andou longe da representação ilustrada de trajes e costumes populares. O tema, desenhado por alguns dos mais virtuosos (e académicos) pintores, ilustradores e banda-desenhistas portugueses, refletiu sempre preocupações etnográficas e antropológicas, descrevendo com rigor trajes, adereços e tipos rácicos. O registo gráfico de Zé Penicheiro acompanha no papel a sua célebre Caricatura em Volume, legado da infância artística ao lado do pai, carpinteiro, que recortava as figuras populares que Penicheiro desenhava previamente na madeira. Por aqui passa também uma época em que alguns talentosos artistas gráficos se

dedicaram aos tipos populares a três dimensões, como Thomaz de Melo, Júlio e Piló. Mas Penicheiro não se preocupa com as sínteses geometrizadas do Modernismo. As suas figuras de madeira são retratos humanistas e humanizados tal como os guaches destes postais, que modelam volumes em jeito de caricatura, mais sintéticos nos anos cinquenta, mais caprichosos nos setenta. Esta representação emocional pode relacionar-se com os trabalhos de cartunista a que Penicheiro dedicou anos da sua vida em jornais nacionais como O Primeiro de Janeiro, A Bola, Os Ridículos e A Bomba, e regionais como O Figueirense. Precisamos de recuar meio século para encontrar algo semelhante, na série Tipos de Lisboa, ilustrada e editada em 1904 pelo espanhol Angelo N. Pons. As figurinhas de Zé Penicheiro, por entre alegrias e tristezas, oferecem-nos o sal do seu suor e das suas lágrimas.

terça-feira, março 18, 2014

O BRASIL NA BTL 2014

.
NO ULTIMO FIM DE SEMANA REALIZOU-SE
A HABITUAL BTL, E UMA VEZ MAIS O
BRASIL ESTE PRESENTE, DESTA FEITA,
O ESTADO CONVIDADO FOI O DA AMAZÓNIA


Manaus a capital do Estado do Amazonas foi a cidade para onde meus avós emigraram no inicio do seculo passado, e foi lá que nasceu meu pai, pelo que foi para mim muito prazeiroso confraternizar no stand da Amazónia ,com gente da cidade da borracha.

O vocalista "Prince do boi" com quem bati um longo papinho, , fiquei a saber, mora bem perto da rua Marcilio Dias (na baixa de Manaus) onde meu avô tinha a loja do seu negócio.

Prince do Boi, saberia depois, começou sua carreira na banda Mistura Brasileira, e depois nas Atrassamba e Sucessamba, mas a sua carreira decolou de vez, quando optou por cantar todas do chamado BOI BUMBÁ, na Banda Trucandeira.

Como vem sendo habitual, o stand do Brasil, este ano representado pela AMAZÓNIA, esteve sempre muito animado, vejam só



o sangue ferve, e ninguém resiste




e todos caíram na toada do´ Boi Bumbá



E agora mermão, se gostas de calor e de te espantares com a beleza da selva da Amazónia, navegar até onde o Rio Solimões e o Rio Negro se encontra,
correm lado a lado por alguns 10 kilómetros , até se misturarem e se transformarem no grande rio Amazonas, prepara-te ,pois a TAP vi voar pra Manuais , já em Abril


CIMEIRA DA VIDIGUEIRA

.
É JA NO DIA 25 DESTE MÊS DE
MARÇO QUE TERÁ LUGAR A NOS-
SA REUNIÃO MAGNA DESTE MÊS,
A CIMEIRA DA VIDIGUEIRA


CIMEIRA DA VIDIGUEIRA 25 de março

CONVOCATÓRIA DA DINA
Amigas e amigos, como já vos tinha comunicado na mensagem do almoço de Fevereiro estamos a programar que o de Março seja na Vidigueira. Temos de alugar camioneta e para isso preciso saber com urgência quem se quer juntar a este passeio e almoço.Já tenho algumas confirmações mas necessito que esses reconfirmem. Por favor respondam a esta msg, não o façam em msgs individuais pois torna-se mais fácil ficar com os nomes de quem vai e quem não vai. Agora toca a responder. O Farinho arranja restaurante e umas visitas para tornar mais agradável o nosso convívio. Darei depois mais detalhes.Bjs
Dina



Oi pessoal, a nossa reunião magna este mês vai acontecer na VIDIGUEIRA. .a nossa PRIMEIRA DINA espera a vossa rápida confirmação, pois está em causa o factor trensporte (autopullman que nos levará à terra do vinho) A produção dos land arranjments está a cargo do realizador FARINHO .TELEFONA JÁ PARA A DINA, vai. 913733249


Quem não tem saudades duma Cimeira fóra de portas (SALVO SEJA), com o pessoal com um dia inteiro para pôr os "casaquinhos" EM DIA?

Ainda por cima na Vidigueira,a terra do Farinho, que conhecedor onde se come bem e bebe melhor , naregião, está a preparar um programa de estálo.

sexta-feira, março 14, 2014

SALA DE CONVIVIO DO RC

.
A NOSSA "SALA DE CONVIVIO DO RC"
NO FACEBOOK, CONTINUA A BOMBAR,


Temos já 80 frequentadores da SALA, onde a maioria , à volta de 90%, são companheiros do antigo RC e do agora REV.
Mas também , colegas de outros departamentos da TAP que connosco tinham ou tem ligação, como da Delegação de Lisboa, Geneve,Copenhague, chek-in e descentes do nosso pessoal.

O dia a dia é muito vivo, não só em posts , como no chat, onde por vezes, madrugada dentro há 3 ou 4 companheiros em conversa animada.

Pode dizer-se que a SALA como complemento da TRANCA, tem prolongado o nosso convívio , mito para além do local de trabalho.

Deixo aqui um dos primeiros posts do dia, protagonizado pelo Chico Santos Costa a que comentei:

"

FRANCISCO SANTOS COSTA:

JOSÉ HERDEIRO - Tens a certeza qu'ela não ficou prenha e que depois nasceu um tótó marado. Consta que , sim e que o chavalo veio viver prá Massamá, e que depois duma infancia de charros e gajas, o Pedro, (é o nome do magano) entrou para uma quadrilha,,eliminou os bosses que lá estavam, é agora o chefão e controla um País .,agora a mielas como uma drag-queen que lhe entrou portas adentro na intimidade.

quinta-feira, março 13, 2014

PREMIADOS DO SUNDANCE

.


Em tempo de Prémios de cinema, que culmiram com os Oscares de Hollywood, realizou-se a entrega de Premios do SUNDANCE. Eis a lista dos vencedores
vencedores do Sundance Film Festival 2014, um dos mais aclamados festivais de cinema independente americano. Tanto o público como o júri apreciaram bastante “Whiplash”, de Damien Chazelle, uma história sobre um baterista de jazz e o seu exigente instrutor num conservatório de música, tendo ganho o Grande Prémio do Júri (Ficção – Drama) e o Prémio do Público (Ficção – Drama). O Grande Prémio do Júri para Documentário foi para “Rich Hill” de Andrew Droz Palermo, Tracy Droz Tragos. Na categoria de Cinema Mundial, “Return to Homs”, de Talal Derki, sobre o conflito na Síria, venceu na categoria Documentário e “To Kill a Man”, do realizador chileno Alejandro Fernández Almendras venceu na categoria Drama. O Grande Prémio do Júri para curta-metragem foi para “Of God and Dogs”.



Grande Prémio do Júri (Documentário)
Rich Hill, de Andrew Droz Palermo, Tracy Droz Tragos

Grande Prémio do Júri (Ficção – Drama)
)
Whiplash, de Damien Chazelle

Prémio do Júri (Cinema Mundial – Documentário)
Return to Homs, de Talal Derki

Prémio do Júri (Cinema Mundial – Ficção – Drama)
To Kill a Man, de Alejandro Fernández Almendras

Prémio do Público (Documentário)
Alive Inside: A Story of Music & Memory, de Michael Rossato-Bennet

Prémio do Público (Ficção – Drama)
Whiplash, de Damien Chazelle

Prémio do Público (Cinema Mundial – Documentário)
The Green Prince, de Nadav Schirman

Prémio do Público (Cinema Mundial – Ficção – Drama)
Difret, de Zeresenay Berhane Mehari

Melhor Realizador (Documentário)
Ben Cotner & Ryan White, por The Case Against 8

Melhor Realizador (Ficção – Drama)
Cutter Hodierne, por Fishing Without Nets

Melhor Realizador (Cinema Mundial – Documentário)
Iain Forsyth & Jane Pollard, por 20,000 Days On Earth

Melhor Realizador (Cinema Mundial – Ficção | Drama)
Sophie Hyde, por 52 Tuesdays

gente nossa - A 2ª GERAÇÃO RC-REEV e a.....3ª.

.

A geração de 89, reunida no dia em que conluiu 25 anos de TAP, e seus descendentes ,muitos deles serão a 4ª.geração

terça-feira, março 11, 2014

EQSB - EMBRULHA QUE SÃO BOMBAS

.
VIDEO ANTI RACISTA PORTUGUÊS
PREMIADO

)

que merece o nosso código AIRIMP concebido no velho RC, e que ,entre o nosso pessoal de então, servia para dar nega a um NN....

segunda-feira, março 10, 2014

RECORDANDO UM AMIGO

.
HOJE FARIA 39 ANOS O
NOSSO AMIGO PEDRO
GUEDES VAZ.


Recordo aqui a sua boa disposição e sentido de humor, numa das nossas Cimeiras, às quais marcava presença ,sempre que o horário o permitia.



Pedro, sempre te recordaremos com este sorriso e este humor, sempre que trocávamos provocações de vizinhos da segunda circular, como daquela vez que perguntei-.

-"Pedro, para os Palpites da Tranca, quem ganha no Porto-Sporting?
-"Perdem os dois", respondeste".

LINDY HOP, EM LISBOA, NA TARDE DE DOMINGO ,NO MARTIM MONIZ

.
NO DOMINGO SURPREENDI UMA AULA DE
DANÇA, QUE DEPOIS SOUBE CHAMAR-
SE LINDY HOP, E QUE ANIMARAM E
DERAM MOVIMENTO E À VELHA PRAÇA
DO MARTIM MONIZ NO CORAÇÃO DE
LISBOA.


Este tipo de dança é electrizante ,é esteticamente atraente e não deixa ninguém indiferente



A Lindy Hop é uma dança que surgiu entre 1920 e 1930, no Harlem em New York, como uma mistura de outras danças: o breakaway, o Charleston e o sapateado. Ele é dançado ao som principalmente de swing das Big Bands. O nome "lindy hop" surgiu do primeiro vôo solo cruzando o Oceano Atlântico, realizado em 1927 por Charles Lindbergh. O feito teve tanto êxito e repercussão que Lindbergh tornou-se imediatamente herói nacional. Devido à coincidência com o surgimento dos primeiros movimentos da crazy dance, esta foi batizada de lindy (de Lindbergh) e hop (salto, pulo). E foi do lindy hop, de sua enorme riqueza coreográfica, de seus loucos passos aéreos e solos que, mais tarde, a partir dos anos 50, surgiram os mais diferentes estilos de rock and roll e swing, como o jive, o rock acrobático e outras variações.

No Martim Moniz, foi assim , às instruções da monitora


todos execuram uma vistosa coreografia




primeiro a solo



depois aos pares




O SAMPAIO FADISTA NUMA DAS NOSSAS CIMEIRAS

.
NO MARGINALISSIMO EM PAÇO DE ARCOS
O SAMPAIO ACOMPANHADO À VIOLA PELO
CHICO VIEIRA

MAFIAS E FASCISTAS NA UCRANIA

.
JÁ AQUI DISSE QUE O POVO UCRANIANO
ESTÁ METIDO NUMA SITUAÇÃO POLITICO-
SOCIAL KAFKIANA


De um lado os neo fascistas do Svoboda, do outro as Mafias Russias que controlam o Poder na Russia através de Putin e que tem mantido no Poder o corrupto Ianukovitch.
Uma direita caceteira da tambem corrupta Julia Tymosnhenko, e uma esquerda órfã duma Russia que já não existe, e onde o Poder mafioso de Putin os encerra em prisões e os faz desaparecer.

Na Ucrânia está a acontecer o que era inimaginável há poucos anos. O fascismo age como poder real num país que vive uma situação de caos político e social.
Alguns dos principais dirigentes discursam ainda encapuçados, mas nas camisas exibem uma suástica estilizada como símbolo das suas opções ideológicas.
Bandos dessa escória humana assaltam e destroem sedes do partido comunista, exigem a expulsão de russos e judeus, a execução sumaria de adversários políticos, invadem a Rada (Parlamento) e retiram dali e humilham deputados que os criticam
A influência do grupo neonazi Svoboda – que obteve 10% e 37 deputados nas últimas eleições ,e as manifestações na Praça Maidan, são entre outras, promovidas pelos neonazis em homenagem a Stepan Bandera um terrorista fascista que celebrou acordos com Hitler quando este iniciou a invasão da União Soviética, integrou o governo colaboracionista e acabou deportado para o campo de concentração de Saschenhausen – por exigir mais do que Hitler lhe concedia - de onde foi libertado em 1944.

Máfia Russa (em russo: Русская Мафия, transliterado Russkaya Mafiya) é a denominação generalizada dada a quaisquer dos grupos criminosos que proliferam e controlam o Poder na Russia actal,, após a queda do regime comunista.. Outras denominações genéricas para estes grupos são Bratva (Os Chapas), Organizatsiya (A Organização), Vory v Zakone (Bandidos dentro da Lei). . Entre as organizações mafiosas russas mais conhecidas estão a Tambovskaia, de São Petersburgo, as gangues de Balashikhinski, Orekhov e Solntsevo, todas de Moscou, a Uralmash, de Ecaterimburgo, e a Chetchenskaia, da Chechênia. No plano internacional, os mais conhecidos grupos criminosos de origem russa são o Círculo dos Irmãos, com atividades no Oriente Médio, África e América Latina, o Nevski, com atividades nos Estados Unidos, e o Obtshak-Ühiskassa, aliado à máfia da Finlândia

PRÉMIO

.
O MELHOR CARTOON DE IMPRENSA DA EUROPA É PORTUGUÊS
CHAMA-SE RODRIDO DE MATOS E VENCEU A EDIÇÃO DESTE
ANO DO PRESS CARTOON EUROPE


O Grande Prémio da edição deste ano do Press Cartoon Europe distinguiu Rodrigo de Matos, por um trabalho publicado no último ano no semanário Expresso. A distinção internacional foi-lhe atribuída por um trabalho publicado no Expresso Economia onde retrata a forma como o apuramento da selecção nacional de futebol para o Mundial no Brasil distraiu toda a gente da difícil situação económica atravessada por Portugal, onde perante as dificuldades e as políticas de austeridade esta surgiu como única alegria.

quarta-feira, março 05, 2014

O ELEITO, TEXTO COLECTIVO

.
O ELEITO


..
texto colectivo, escrito em 1980,
por ocasião de uma "benesse" atri-
buída pelo chefe Marques ao Candeias.

.
O Vitor Lamparinas, até hoje relegado para o baú dos rejeitados, injustamente preterido nas horas de eleição, nas nomeações por mérito, que há muito merecia, ignomiosamente enjeitado por uma chefia classista e tendenciosa, viu subitamente terminado o seu calvário de penumbra.
Mas vamos contar:
Quando foi necessário enviar um representante da Companhia dos Aviões, Avionetes, Sets e Pianares à Pérola do Atlântico, vários candidatos potenciais se perfilavam como possíveis.
Eis senão quando. o dono da bola, o nosso Chefe Supremo Charles "Brains" Marx, obedecendo a um fulminante lampejo do seu genial inconsciente , na ausência habitual, aliás, do seu super-ego, afirmou:
-"Sou o Chefe"!!!, quem manda sou EU !!!e como quem manda sou EU,repito sou EU a escolher descricionàriamente, e só escolho aquele que mais gosto. Gosto do Lamparinas. Logo o Lamparinas é que vai. Pronto! Porque EU acho que é o mais trabalhador, o mais atento, o mais respeitador, e sempre foi o mais meigo, o mais carinhoso para o seu chefe, o mais doce, o mais gordo (depois de mim) e o melhor amigo na áreea do MEU Poder.
A surpresa foi geral, logo o Lamparinas a quem o Grande Chefão sempre tinha tratado mal.
O Lamparinas, o mais surpreendido, depressa soltou o saco lacrimal e banhado em salgadas lágrimas, confessou que :
-"Este momento , o da minha primeira comunhão e o dia em que pela primeira vez vesti calças compridas, foram os mais felizes da minha vida" (soluços..)
-"Obrigado meu Chefe". E com a voz embargada pela comoção, soluçando convulsivamente, apertou o magnânimo chefe, num descomunal e ruidoso amplexo.
O Tofy Caramelo, a quem tinha cabido na véspera, uma meiguice também surpreendente, deixou fugir uma lágrima furtiva, e não aguentou, correndo para se abraçar, ele também. Os três permaneceram largos minutos numa terrível berratina, bossas lacrimais "em prise", debitando toda a sua gratificante carga afectiva.
No cérebro do Lamparinas ateou-se então a chama redentora da gratidão. Ali decidiu que havia de trazer ao seu benfeitor um presentezinho do Funchal, e como não tem grande imaginação (que criatividade por mais prolífera, poderia resistir a 10 anos de contacto com tal Chefe e com as inenarráveis bichas na Ponte no trajecto Feijó- Portela) ,pediu a ajuda dos seus coleguinhas, Que havia ele de trazer ao seu mais recente "beloved"?. Sim, que havia de trazer que premiasse a inspirada benemerência ao seu tão criterioso quanto justo benfeitor.?
Uma orquídea em papel de printer? A miniatura em pastel de um "set"?
Uma alma maldosa sugeriu-lhe um conjunto de microfone e altifalente de pilhas, ou uma aparelhagem de 600 wattts de saída. Outra um EU tamanho XXL. O Caramelo lembrou que uma escultura de perfil do seu benfeitor em estado de alerta, seria o presente perfeito, e que colocado no RC, em local proviligiado, seria o melhor dissuaasor de tentativas de insubordinação e de possíveis tentações. Ourtas sugestões foram surgindo, como um casaco de tweed com botões luminosos a acender e a apagar, uma caixa de supositórias para a MANIA.
O Filipe, chegou a oferecer-se para dispensar o rato Hamster dele, para que lhe possa roer o que lhe resta de juízo.
Vingou a sugestão da maioria. O Lamparinas vai trazer ao seu benfeitor um retrato encaixilhado do Alberto João e um "Abismo em relevo" para pôr em cima da secretária de Chefe.

terça-feira, março 04, 2014

lembrando a nossa CIMEIRA DE SESIMBRA

.
...E O ATAQUE DE DOIS LAGARTOS
AO SOBA VERMELHUSCO


AZEVEDO E VITOR CANDEIAS AO ATAQUE AO SOBA

segunda-feira, março 03, 2014

PREMIADOS NOS OSCARES DE HOLLYWOOD 2014

.
NÃO HOUVE SURPRESAS NA ATRIBUIÇÃO
DOS OSCARES DESTE ANO, E O ÚNICO
DOS FAVORITOS QUE NADA GANHOU FOI
O "GOLPADA AMERICANA"




Gravidade e 12 Anos Escravo entre filmes mais premiados da noite.
Os filmes 12 Anos Escravo e Gravidade e os atores Matthew McConaughey, Jared Leto, Lupita Nyong'o e Cate Blanchett são os grandes vencedores da cerimónia deste ano dos Óscares.

Óscares 2014: veja aqui a lista de vencedores, os discursos e os vídeos musicais -
A selfie de Ellen com algumas das maiores estrelas da noite


Numa gala apresentada com humor e informalidade por Ellen DeGeneres, que interagiu com os atores na plateia, com eles tirando uma 'selfie' que deitou o Twitter abaixo, uma das maiores surpresas foi a vitória de Lupita Nyong'o na categoria de Melhor Atriz Secundária. A queniana deixou para trás a favorita Jennifer Lawrence e, no seu discurso, lembrou que, independentemente das suas origens, todas as meninas têm direito a sonhar.


Vencedor na categoria mais cobiçada, a de Melhor Filme, o britânico Steve McQueen lembrou todos os que sofreram - e continuam a sofrer - na condição de escravos.

Na luta pelo Óscar de Melhor Ator Principal, Leonardo DiCaprio, protagonista d' O Lobo de Wall Street , voltou a ficar para trás, sendo derrotado por Matthew McConaughey, premiado pelo seu papel em O Clube de Dallas .


Vencedor nas categorias técnicas, Gravidade recebeu ainda os troféus de Melhor Realização (Alfonso Cuarón) e Melhor Banda-Sonora Original.

No que toca à música, os U2 apresentaram em acústico "Ordinary Love", da banda-sonora do biopic de Nelson Mandela, ao passo que Karen O e Ezra Koenig interpretaram "The Moon Song", de Her (premiado com o Óscar de Melhor Argumento Original). Também Pharrell Williams brilhou, com "Happy", da banda-sonora de Gru - O Maldisposto .

Melhor Filme
12 Anos Escravo, Steve McQueen

Melhor Realização
Gravidade, Alfonso Cuarón

Melhor Ator Principal
Matthew McConaughey, O Clube de Dallas

Melhor Atriz Principal
Cate Blanchett, Blue Jasmine

Melhor Ator Secundário
Jared Leto, O Clube de Dallas

Melhor Atriz Secundária
Lupita Nyong'o, 12 Anos Escravo

Melhor Filme de Animação
Frozen

Melhor Cinematografia
Gravidade

Melhor Argumento Original
Her, Spike Jonze

Melhor Argumento Adaptado
12 Anos Escravo, John Ridley

Melhor Banda-Sonora Original
Gravidade

Melhor Canção
"Let It Go", Frozen

Melhor Filme Estrangeiro
A Grande Beleza

Melhor Fotografia
Gravidade

Melhores Efeitos Visuais
Gravidade

Melhor Mistura de Som
Gravidade

Melhor Montagem de Som
Gravidade

Melhor Caracterização
O Clube de Dallas

Melhor Produção Artística
O Grande Gatsby

Melhor Guarda-Roupa
O Grande Gatsby

Melhor Documentário
20 Feet from Stardom

Melhor Curta-Metragem
Helium

Melhor Curta-Metragem de Animação
Mr. Hublot



domingo, março 02, 2014

RAZZIES 2014 - OS PREMIADOS (??)

.
OS RAZZIES , OS PIORES FILMES,
ACTORES E REALIZADORES DE 2014
SÃO:

Sem direito a passadeira vermelha, ou cobertura televisiva para todo o mundo, mas com um streaming ao vivo disponível no You Tube, foram ontem à noite conhecidos os vencedores dos Razzie Awards 2014.

Os prémios que pretendem ser o exato oposto dos Oscars selecionam através do voto popular o que de pior se fez no ano anterior, no campo do cinema, nos EUA.

E os vencedores foram:

•Pior filme: Comédia Explícita - Movie 43

•Pior ator: Jaden Smith / Depois da Terra

•Pior atriz: Tyler Perry / A Madea Christmas

•Pior atriz secundária: Kim Kardashian / Tyler Perry's Temptation

•Pior ator secundário: Will Smith / Depois da Terra

•Pior realizador: As 13 pessoas que realizaram "Comédia Explícita - Movie 43"

•Pior elenco: Jaden Smith e Will Smith / Depois da Terra

•Pior Argumento: "Comédia Explícita - Movie 43", escrita por 19 "argumentistas"

•Pior sequela, nova versão ou vigarice: O Mascarilha

A maior injustiça da noite foi o esquecimento a que votaram uma das mais fiéis estrelas dos Razzies: Adam Sandler saiu de mãos a abanar com o seu "Miúdos e Graúdos 2". No seu lugar, os meninos queridos da noite foram os Smith, a parelha pai e filho que, com "Depois da Terra", venceram três categorias, tantas como a comédia "Movie 43" que acabou por arrecadar a bonita distinção de "Pior Filme do Ano".

estórias do RC-REV

.
A Linha dos DOMESTICOS já não existe na estrutura do REV , sucedâneo do velho RC.Agora chama-se LINHA PORTUGAL-ESPANHA. Quando em 2006,piquei o ponto pela ultima vez pertencia aos então DOMESTICOS.
O NUNO MATOS, actual chefe do Sector, pouco antes da minha retirada, saiu dos DOMESTICOS, e foi transferido para a linha das
AMÉRICAS. Na ocasião, criámos na parede da Linha uma WALL OF FAME, onde foi colocado o nome do nosso companheiro e a respectiva estrela, acompanhado de um texto sobre o laureado. Deixo hoje aqui essa memória:

"HALL OF FAME" inaugurado nos "DOMESTICOS", NUNO a primeira personalidade a vêr o seu nome prestigiado


O Nuno foi-se embora!
Foi-se embora o Nuno!
Os "Domésticos" eram o Nuno e a sua circunstância.
Os "Domésticos" estão numa crise de identidade, pois o Nuno era o seu rosto.
No Funchal os telefones deixaram de tinir.
O Alberto João já não vai desfilar de zulu no Carnaval.
A Lourdes e as Marias Joões sentem-se traídas e já falam em emigrar.
Em S.Miguel já nem o "peixe" quer voar connosco, as Furnas esfriaram, as fumarolas viraram fuminhos.

As "Américas", as duas, a do Norte e a Latina, sempre namoraram o Nuno.
Agentes vários, un secretos, outros nem por isso, sempre apareciam ao fim da tarde, como quem não quer nada, e vá de deitar conversa fóra, palavras mansas, palavras doces, "que os "Domésticos eram um mercado limitado, que a Madeira é só uma ilha, que nos Açores chove demais, que os teco-tecos do Porto Santo deviam estar nas prateleiras do "TOYS R US" e outros dislates parelhos.
A tudo o Nuno foi resistindo!!!

De Fortaleza chegaram a mandar a "Escola de Forró do Lulu de Madame" para actuarem em exclusivo para o Nuno, "as mulatas que não vêm no mapa" do Ôba-Ôba do Sargenteli, e até o Jardel, que é lá da terra, o convidou para uma soirée dançante e lhe prometeu que viria pró Benfica.
A tudo o Nuno foi resistindo!!!

Do Natal, veio uma delegação de banhistas evangélicos que lhe prometeram um estágio de purificação em Tibau do Sul e lhe trouxeram um frasquinho com areia dourada das dunas da Praia da Pipa.
A tudo o Nuno foi resistindo!!!

De Nova York veio o Jackson em pessoa, falar-lhe das vantagens da vida na Big Apple do Woody Allen, nos espectáculos da Broadway, dos fins de tarde de Verão em Greenwich Village, dos Rolex marados da Canal Street na China Town, no King Kong,no Al Capone, no Dom Corleone, no Dillinger, no Indio Jerónimo , no Sitting Bull, no Mickey Mouse, nos esquilos do Central Park, nos New York Kniks, na Little Italy e nos bilhares sem horas do Harlem.
A tudo o Nuno foi resistindo!!!

"Que não senhor, que nunca aceitaria abandonar o 1667, os érrecêéles, as charlas anti-fascistas, as chamadas do Funchal "
Mas vieram os Meninos de Zeus baralhar tudo e dar de novo, mas vieram as cunhas do Lula, da Bethânia, da Madona, vieram o Miranda e a Lígia e por fim "last but not the least" a sedução decisiva da Mónica., e o Nuno foi desviado para as "Américas"
E o Nuno não resistiu!!!

Hoje realizou-se uma cerimónia de grande valôr simbólico.
Foi criado e inaugurado no espaço onde se situam os "Domésticos" uma "HALL OF FAME", isso nesmo, do tipo Hollywoodiano.
O primeiro nome a ser gravado a letras de ouro na estrela, foi ,pois claro, o do NUNO, que assim viu reconhecida pelos seus ex-companheiros dos Domésticos, a qualidade da sua passagem pelo seio da equipa, a sua camaradagem, sentido de humôr (as suas imitações de voz são geniais)e espirito de grupo.
Na presença de duas convidadas especiais, que com ele iniciaram a aventura da aviação comercial, a Vera e a Marta, iniciou-se a cerimónia, tendo a Filipa (que substituiu o Nuno) descerrado a pesada cortina que escondia a estrela de 5 pontas com o nome do festejado Nuno inscrito a letras de ouro reluzente.

A HALL OF FAME está agora patente ao público todos os dias das oito às cinco, ali para os lados dos Domésticos.
Visitem-nos!!!