segunda-feira, junho 30, 2008

a 30 de Junho, nasceu ANTHONY MANN

.
Anthony Mann


Anthony Mann (San Diego, 30 de Junho de 1906 — Berlim, 29 de Abril de 1967) foi um actor e realizador de cinema americano. Nascido com o nome de Emil Anton Bundmann, começou a sua carreira como actor em Nova Iorque, na Broadway, onde se tornou também encenador.

Em 1938, mudou-se para Hollywood, onde se juntou aos estúdios de David O. Selznick.

Tornou-se assistente de realização em 1942, ao dirigir trabalhos de baixo orçamento para a RKO e para a Republic Films. Os seus primeiros filmes pertenciam ao género do film noir, como Desperate, Railroaded!, T-Men e Raw Deal. Estes filmes são, geralmente, bem considerados pelos cinéfilos da actualidade ainda que o que tenha dado fama a Mann tenham sido os seus filmes Western, principalmente um ciclo protagonizado por James Stewart, a partir da década de 1950: Winchester '73 (1950) (pt: Montana Winchester), Bend of the River (1952), The Naked Spur (1953), The Far Country e The Man from Laramie (ambos de 1955). Outro western famoso de Mann é Man of the West (1958), com Gary Cooper.

Mann é geralmente elogiado pela sensibilidade visual com que tratava a paisagem do oeste americano, dando-lhe um significado especial, ligado ao drama humana que é objecto dos seus filmes. Os temas preferidos de Mann aproximam-se dos da Tragédia Grega, envolvendo heróis angustiados tentando resolver os seus dolorosos e confusos problemas pessoais.

Na década de 1960, Mann deixou de lado os Westerns para se concentrar na realização de dois filmes épicos para o produtor Samuel Bronston: El Cid (1961) (pt: El Cid, o Campeador) - e The Fall of the Roman Empire (1964) (pt: A queda do Império Romano), exemplos notáveis da forma como Mann conseguia aliar o drama humano, numa perspectiva épica, onde a paisagem e a arquitectura estabelecem uma relação íntima com o drama das personagens.

Anthony Mann realizou a primeira hora de Spartacus, que foi terminado por Stanley Kubrick, depois de divergências com o protagonista e produtor do filme Kirk Douglas.

Foi casado com a actriz espanhola Sara Montiel, que dirigiu em Serenade (1956).

Morreu de um ataque cardíaco em 1967 em Berlim durante a rodagem do filme de espionagem A Dandy in Aspic. O filme foi, depois, terminado por Laurence Harvey, que pertencia ao casting.

Pelas suas contribuições para a indústria cinematográfica, Anthony Mann teve direito a uma estrela no Passeio da Fama, de Hollywood, em 6229 Hollywood Blvd.



Filmografia
A Dandy in Aspic (1968) também produtor
The Heroes of Telemark (pt: Os Heróis de Telemark) (1965)
The Fall of the Roman Empire (pt: A queda do Império Romano) (1964)
El Cid (pt: El Cid, o Campeador) (1961)
Cimarron (1960)
Man of the West (pt: O homem do oeste) (1958)
God's Little Acre (pt: Tentação!) (1958)
The Tin Star (pt: Sangue no deserto) (1957)
Men in War (pt: Os que sabem morrer) (1957) também produtor
Serenade (pt: Serenata) (1956)
The Last Frontier (1955) (O Tirano da FronteiraBR)
The Man from Laramie (pt: O homem que veio de longe) (1955)
Strategic Air Command (pt: Asas no espaço) (1955)
The Far Country (pt: Terra distante) (1954)
The Glenn Miller Story (pt: A história de Glenn Miller) (1953)
Thunder Bay (pt: A Baía das Tomentas) (1953)
The Naked Spur (pt: Esporas de aço) (1953)
Bend of the River (pt: Jornada de heróis) (1952)
The Tall Target (1951)
Devil's Doorway (pt:O Caminho do Diabo) (1950)
The Furies (pt: Almas em fúria) (1950)
Winchester '73 (pt: Montana Winchester) (1950)
Side Street (1950)
Border Incident (1949)
Reign of Terror (pt: No reino do terror) (1949)
Follow Me Quietly (1949) também argumentista - não creditado
He Walked by Night (1948) - não creditado
Raw Deal (1948)
T-Men (1947)
Railroaded! (1947)
The Bamboo Blonde 1946
Strange Impersonation 1946
Two O'Clock Courage 1945
Sing Your Way Home 1945
The Great Flamarion 1945
Strangers in the Night 1944
My Best Gal 1944
Nobody's Darling 1943
Moonlight in Havana 1942
Desperate (pt: O desesperado) (1947) também argumentista
Dr. Broadway (1942)
The Streets of New York 1939 - para a TV

preliminares

.
Um padre está a conduzir em direcção à sua paróquia, quando vê na estrada uma freira conhecida sua.
Ele pára e diz:
_ Irmã, suba que eu levo-a até ao convento.
A freira sobe, acomoda-se no banco do passageiro, cruza as pernas e o hábito abre-se, deixando à mostra um par coxas escultural.
O padre quase não se contém, mas continua a conduzir.
Numa troca de mudanças, no entanto, ele acaba por pôr a mão sobre a perna da freira, que lhe diz:
_ Padre, lembre-se do salmo 129.
O padre pede desculpas e continua a guiar. E aquela pernoca ali, ao lado, a deixá-lo louco.
Mais adiante, noutra troca de mudanças, ele coloca a mão novamente sobre a perna da freira, que repete:
_ Padre, lembre-se do salmo 129.
O padre desculpa-se, dizendo:
_ Perdoe-me, irmã, mas sabe que a carne é fraca.
Chegando ao convento, a freira desce.
O padre chega a seguir à sua igreja e corre para a Bíblia para ir ler o salmo 129.
E depara com o que está escrito:
“CONTINUA À PROCURA, QUE LOGO ACIMA ENCONTRARÁS A GLÓRIA”.

MORAL DA HISTÓRIA:
Ou você sabe tudo da sua profissão, ou vai perder as melhores oportunidades.

domingo, junho 29, 2008

EURO-PALPITES - FINAL

.
A ESPANHA FOI CAMPEÃ EUROPEIA

VENCEU A FINAL 1-0


FORAM 4 OS VENCEDORES DO
NOSSO ULTIMO EURO-PALPITES,:
MARGARIDA, VITOR SANTOS,
FRANCISCO E HERDEIRO

O VITOR SANTOS
A MARGARIDA

E O FRANCISCO

.
RESULTADO

ALEMANHA-ESPANHA -45M- (FRANCISCO,COTRIM,LIGIA,NINO CRAVO,MARGARIDA,MENDONÇA,HERDEIRO,ANGELO,VITOR SANTOS
ALEMANHA-ESPANHA -90M -

Curiosamente ninguém acertou no resultado final.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA FI NAL

1.FRANCISCO....0.. (REV-AFRICAS)
..VITOR SANTOS..0..(BACKPFFICE)
..MARGARIDA....0 ..(BACKOFFICE)
..HERDEIRO.....0..(EX-RC-REV)
2.Ligia....1..(REV.CH)
..Mendonça.1..(EX-RC-LISRY)
..Cotrim....1..(REV-GRP.DESK)
..Nuno Cravo.1..(BACKOFFICE)
3.Nuno Matos..4..(REV-AMERICAS)
..Angelo...4..(LISRJ)

4.Soraia,Filomena,Sandra,Xana...5
5.Filipa,Miranda,Carman,Marta,Caria,Fernanda,Pedro Pedrosa,Pedro Pereira,João Roque,Azevedo,Mário Pereira,...6
6.Tiago Sacramento,Ricardo,Célia,Fiuza,Anabela...7
7.Duarte,Valente,Leonor,Vitor,Luis Alegria,Elsa...8
8,João Pedro,Peixoto,Coutinho...9.

sábado, junho 28, 2008

sexta-feira, junho 27, 2008

CRÓNICA ANUNCIADA DA CIMEIRA TRAFARIA II

.
A Festa aconteceu, mas não acabou.
Lá vai crónica...

Estes nossos encontros, a que chamanos Cimeiras, são bem mais divertidos que as ditas Cimeiras strictu-sensu.
Nestas, apesar de se dizerem coisas sérias, todos nós não nos levamos a sério, temos absoluta consciência da relatividade das coisas.

A "TRAFARIA II" teve muita gente como tem sido habitual, e teve o batismo(já sem p) de dois estreantes.

Um deles foi o

O ZÉ CARLOS, UM DOS NOSSOS MAIS CELEBRADOS ARTISTAS, FEZ A SUA ESTREIA NOS NOSSOS ENCONTROS

Acaba de se libertar da tirania do relógio, e confessou que se soubesse , já o teria feito há mais tempo. Confessou ainda que com tanto que há para fazer cá fóra, não sabe como é que tinha tempo de ir TAP...

Aproveito para salientar ,porque é de justiça, que a velha TRANCA sem os seus desenhos, as suas capas, não teria tido tanta graça.

Tivémos também outro "rookie".


A OUTRA ESTREIA FOI A DO BAÇÃO, FIGURA INCONTORNÁVEL DO VELHO RC.

Quem de nós não ouviu alguma vez as suas piadas, as suas estórias, as suas descrições de mulheres.

Desta vez apareceram 31 :

Azevedo,Candeias,João Pinto,Faustino,Melo,Bernardes,Cabral,Bação,Vieira,Pereira de Sousa,"Mini" Marques,Chico Dias,Natália,Manuela Mascarenhas. António José Lopes, Irene,Adelaide, Regina,Olimpio,Dina,Guilhermina,Zé CArlos Carvalho,Sampaio,Maria João,Mendonça,Luis Domingues,Coelho de Almeida, Zé Tavares Dinis,Pacheco, Zé Paulo, Gui, neto da Adelaide,neta da Dina

Tal como na I Cimeira da Trafraria de Maio de 2007, o pessoal reuniu-se na Estação Fluvial de Belém, e fez a travessia do Tejo já em clima de festa, de acordo com a narrativa que me fizeram chegar , como cronista ausente.


O DESEMBARQUE DOS CONGRESSISTAS


CAMINHANDO AO LONGO DO PAREDÃO A CAMINHO DO RESTAURANTE

No RESTAURANTE O "SYSTEMA" ESTAVA DOWN, PELO QUE..


O PESSOAL ESPALHOU-SE PELAS ESPLANADAS DA TRAFARIA À ESPERA QUE O SPI RESOLVESSE..

Tivémos a sorte da Maria João ter vindo, assim como analista de sistemas abreviou o "system dowm a pudémos atacar os pianáres..

DEPOIS DUM PIANÁR DE SARDINHAS ASSADAS, ENTRÁMOS NESTE BEM COLORIDO.

Voltaram a lembrar-se velhas estórias, recordaram-se outros companheiros, e també se falou de futuro.



O OLIMPIO, A GUILHERMINA E A DINA

À volta da mesa foi-se pondo a conversa em dia.





Às tantas o Melo fez uma proposta que parece curiosa e vai ser estudada, que é a de lá para Outubro, o nosso almoço, vir a ter lugar nas instalações do Sitava, na Praia do Malhão, Vila Nova de Milfontes, para o que se arranjaria um autocarro.
A ideia foi bem acolhida, a seu tempo decidiremos




Falou-se que o Zé da Velha já contactou o pessoal, já sabe dos nossos encontros e prometeu que brevemente vai começar a aparecer.



Foi muito falado que todo o pessoal ficou agradado com o almoço de Maio no Marginalissimo, e que há que repetir


AZEVEDO,CANDEIAS E JOÃO PINTO

Um abraço para os que desta vez não puderam estar presente.

De Castro Verde, crónica para a TRANCA

A 27 DE JUNHO nasceu GUIMARÃES ROSA

.
Guimarães Rosa


João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908 — Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967) foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.

Os contos e romances escritos por João Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se sobretudo pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais. Tudo isso, unindo à sua erudição, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas.


Biografia
Foi o primeiro dos sete filhos de Florduardo Pinto Rosa ("Fulô") e de D. Francisca Guimarães Rosa ("Chiquitinha").

Autodidata, começou ainda criança a estudar diversos idiomas, iniciando pelo francês quando ainda não tinha 7 anos, como pode se verificar neste trecho da entrevista que deu a uma prima, anos mais tarde:

"Falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituano, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do checo, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito à compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração."
Ainda pequeno mudou-se para a casa dos avós em Belo Horizonte, onde terminou o curso primário. Iniciou o curso secundário no Colégio Santo Antônio, em São João del-Rei, mas logo retornou a Belo Horizonte onde se formou. Em 1925, matriculou-se na então denominada Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, com apenas 16 anos.

Em 27 de junho de 1930, casou-se com Lígia Cabral Penna, de apenas 16 anos, com quem teve duas filhas: Vilma e Agnes. Ainda nesse ano se formou e passou a exercer a profissão em Itaguara, então município de Itaúna (MG), onde permaneceu cerca de dois anos. Foi nessa localidade que passou a ter contato com os elementos do sertão que serviram de referência e inspiração a sua obra.

De volta de Itaguara, Guimarães Rosa serviu como médico voluntário da Força Pública (atual Polícia Militar), durante a Revolução Constitucionalista de 1932, indo para o setor do Túnel em Passa-Quatro (MG) onde tomou contato com o futuro presidente Juscelino Kubitschek, naquela ocasião o médico chefe do Hospital de Sangue. Posteriormente entrou para o quadro da Força Pública, por concurso. Em 1933, foi para Barbacena na qualidade de Oficial Médico do 9º Batalhão de Infantaria. Aprovado em concurso para o Itamaraty, passou alguns anos de sua vida como diplomata na Europa e na América Latina.

No início da carreira diplomática, exerceu, como primeira função no exterior, o cargo de Cônsul-adjunto do Brasil em Hamburgo, na Alemanha, de 1938 a 1942. No contexto da Segunda Guerra Mundial, para auxiliar judeus a fugir para o Brasil, emitiu, ao lado da segunda esposa, Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, mais vistos do que as cotas legalmente estipuladas, tendo, por essa ação humanitária e de coragem, ganho, no pós-Guerra, o reconhecimento do Estado de Israel. Aracy é a única mulher homenageada no Jardim dos Justos entre as Nações, no Museu do Holocausto, em Israel.

No Brasil, em sua segunda candidatura para a Academia Brasileira de Letras, foi eleito por unanimidade (1963). Adiou a cerimônia de posse enquanto pode, e afirmou ter medo de morrer no dia do evento. Também afirmou escrever em transe mediúnico. Só veio a tomar posse em 1967, e faleceu três dias mais tarde na cidade do Rio de Janeiro em 19 de novembro. Se o laudo médico atestou um infarto, sua morte permanece um mistério inexplicável, sobretudo por estar previamente anunciada em sua obra mais marcante — Grande Sertão: Veredas —, romance qualificado por Rosa como uma "autobiografia irracional". Talvez a explicação esteja na própria travessia simbólica do rio e do sertão de Riobaldo, ou no amor inexplicável por Diadorim, maravilhoso demais e terrível demais, beleza e medo ao mesmo tempo, ser e não-ser, verdade e mentira. Diadorim-Mediador, a alma que se perde na consumação do pacto com a linguagem e a poesia. Riobaldo (Rosa-IO-bardo), o poeta-guerreiro que, em estado de transe, dá à luz obras-primas da literatura universal. Biografia e ficção se fundem e se confundem nas páginas enigmáticas de João Guimarães Rosa, desaparecido prematuramente aos 59 anos de idade, no ápice de sua carreira literária e diplomática.

Contexto literário
Realismo mágico, regionalismo, liberdades e invenções lingüísticas e neologismos são algumas das características fundamentais da literatura de Guimarães Rosa, mas não as suficientes para explicar seu sucesso. Guimarães Rosa prova o quão importante é ter a linguagem ao serviço da temática, e vice-versa, uma potencializando a outra. Nesse sentido, o escritor mineiro inaugura uma metamorfose no regionalismo brasileiro que o traria de novo ao centro da ficção brasileira.

Guimarães Rosa também seria incluído no cânone internacional a partir do boom da literatura latino-americano pós-1950. O romance entrara em decadência nos Estados Unidos (onde à época era vitrine da própria arte literária, concorrendo apenas com o cinema), especialmente após a morte de Céline (1951), Thomas Mann (1955), Albert Camus (1960), Hemingway (1961), Faulkner (1962). E, a partir de Cem anos de solidão (1967), do colombiano Gabriel García Márquez, a ficção latino-americana torna-se a representação de uma vitalidade artística e de uma capacidade de invenção ficcional que pareciam, naquele momento, perdidas para sempre. São desse período os imortais Vargas Llosa (Peru), Carlos Fuentes (México), Julio Cortázar (Argentina), Juan Rulfo (México), Alejo Carpentier (Cuba).


Obras
1936: Magma
1946: Sagarana
1947: Com o Vaqueiro Mariano
1956: Corpo de Baile
1956: Grande Sertão: Veredas
1962: Primeiras Estórias
1964: Campo Geral
1965: Noites do Sertão
1967: Tutaméia – Terceiras Estórias
1969: Estas Estórias (póstumo)
1970: Ave, Palavra (póstumo)

EURO-PALPITES- FINAIS -


(clica na imagem para leres em letra aumentada)

Eis-nos chegados à final


">
Há 39 palpites em disputa e desta vez conta o prolongamento em caso de haver.

Dos 39, no final regulamentar do jojo, isto é aos 90 mm acham que:

- 9 apostaram na vitória da Alemanha
-17 acham que ganha a Espanha
-13 palpitam vai haver empate

EURO-PALPITES - CERIMÓNIA ENTREGA DOS DIPLOMAS

.
OS VENCEDORES DAS
MEIAS FINAIS

O êxito dos Euro-Palpites está no entusiasmo dps participantes e na alegria dos vencedores.

Esta manhã decorreu a tradicional cerimónia da entrega dos diplomas.

O Vitor não deixou de parte a sua celebrada boa disposição e entre um dito e uma piada mais brejeira lá foi entregando os diplomas.

Logo de manhã, quando entru na sala a Fernanda foi surpreendida com a notícia que tinha ficado em 1º.lugar: Uau!!



A Fernanda estava visivelmente feliz com esta vitória e não deixou de o expressar sorrindo para a objectiva


A Soraia, 2ª.classificada e a Margarida 3º.lugar, receberam prata e cobre com a satisfação que se lhes surpreende:



A Carmen recebeu das mãos do Vitor, o Diploma do Tiago F., rfespeitante ao 2º.lugar
.

Não temos imagens do Angelo, do Duarte e do Luis Alegria, mas apostamos que a sua satisfação não tenha sido inferior

Agora toca a palpitar para a final ESPANHA-ALEMANHA.

OS NOSSOS ARTISTAS - MÁRIO FILIPE



O MÁRIO FILIPE, representado-se a si mesmo, fugindo daquele corpo estranho que para ele era o computador,e que segundo ele, iria separa-nos fisicamente uns dos outros, pois "aquele monstro à nossa frente deixaria de permitir que nos vissemos uns aos outros sem termos de nos desviar e espreitar.
Era um objecto antisocial...
.

quinta-feira, junho 26, 2008

CIMEIRA DA TRAFARIA II

.
TAL COMO ESTAVA PREVISTO
ACONTECEU HOJE A ANSIADA
II CIMEIRA DA TRAFARIA
COM O ÊXITO ESPERADO

Estiveram presentes 34 congressistas que muito animadamente consumiram sardinhas e caldeirada com muito apetite.

A crónica e os "bonecos" virão amanhã logo que "pós-produzidos"


QUEM SERÁ O SENHOR DE AMARELO? CLICA NA IMAGEM PARA AUMENTAR

Duas estreias aconteceram, por agora fica só uma vista panorâmica sobre parte da sala dos debates.

De Castro Verde ,para a TRANCA

EURO-PALPITES - MEIAS FINAIS

.
A ESPANHA VOLTOU A VENCER
COPIOSAMENTE A RUSSIA, E
APUROU-SE PARA A FINAL


A FERNANDA GASPAR (CODE-SHARES) E O

ANGELO (LISRJ) SÃO OS GRANDES
VENCEDORES, CABENDO O 2º.LUGAR
AO TRIO: SORAIA (CODE-SHARES)

TIAGO F. (BACKOFFICE) E
DUARTE (PORTUGAL-ESPANHA)


COMPLETAM O PÓDIO, EM 3º.
LUGAR O LUIS ALEGRIA (LISRJ)


E A MARGARIDA (BACKOFFICE)

JOGOS JOGADOS

ALEMANHA-TURQUIA...(45M)..1-1.. (ANABELA,TERESA GARCIA)
ALEMANHA-TURQUIA...(90M)..3-2..

RUSSIA-ESPANHA (45M)..0-0 (SORAIA,COTRIM,VITOR SANTOS,ANGELO,FERNANDA,LUIS ALEGRIA,MARCIA,PARENTE,PEIXOTO,HERDEIRO,FIUZA,TIAGO F,ANTÓNIA,DUARTE,FILIPA,TIAGO,ELSA,SANDRA,MARGARIDA)
RUSSIA-ESPANHA (90M)...0-3

.CLASSIFICAÇÃO FINAL

1.FERNANDA GASPAR....5..CODESHARES
..ANGELO...........5..LISRJ
2.Soraia...........6..CODESHARES
..Duarte...........6..REV-PORTUGAL-ESPANHA
..Tiago F............6..BACKOFFICE
3.Luis Alegria......7..LISRJ
..Margarida..........7..BACKOFFICE


4.Sandra...8
5.Marcia ,Parente,Herdeiro...9
6.Nuno Matos,Francisco,Fiuza,Anabela...10
7.Teresa nGarcia,Cotrim,Peixoto,Tiago...11
8.Carla,Filó,Vitor Santos,Elsa...12
9.Mário Pereira,Antónia,Filipa,Leonor...13
10João Roque,Ricardo...14
11Marta,Ligia.Azevedo,Mendonça,Valente,Teresa Pereira,Carmen...15
12Célia,João Pedro,Vitor,João Santos...16
13Xana,Nuno Cravo...17
14.Pedro Pereira...18
15Abreu...21

QUEM O DIZ É O "LIBERATION"

.
A TRANCA LIMITA-SE A
TRANSCREVER UM ARTIGO
DO JORNAL FRANCÊS
LIBERATION:

Le Sporting, club d’esthètes lisboètes



Groupe A. Sept joueurs portugais ont été formés dans «l’autre club» de la capitale.
FLORIAN RHEINO
QUOTIDIEN : mercredi 11 juin 2008

Vous les connaissez, ils s’appellent Luis Figo, Cristiano Ronaldo ou Ricardo Quaresma. Technique individuelle superlative, débordements sur les côtés, moues boudeuses d’enfants gâtés, surconsommation de gel capillaire. Leur autre point commun : tous trois ont été formés au Sporting Portugal. Tout sauf un hasard. Sur les 23 Portugais convoqués par Luis Felipe Scolari pour cet Euro, sept sont issus de la pouponnière lisboète (Ronaldo, Quaresma, Simão, Nani, Moutinho, Veloso, Rui Patricio). Ce qui en fait le plus fort contingent de la Selecçao.
Otaries. Le gamin du Sporting est gâté : en ces temps de bloc équipe et d’impact physique, ici ce qui compte, c’est le talent brut. Au Sporting, c’est historique, on fabrique du cousu-pied : «Chez un jeune, on regarde, avant tout le reste, l’habileté qu’il peut avoir avec la balle. Dans le football ce qui compte c’est la vitesse avec laquelle vous pouvez faire des choses avec un ballon. La taille ou la puissance sont quantité négligeable pour un garçon de 11 ou 12 ans. Ici, personne ne va reprocher à un gamin de trop vouloir taquiner le cuir», déclare Pedro Mil-Homens, le directeur du centre de formation. De quoi expliquer que l’autre club de Lisbonne (derrière le Benfica), ne forme que des esthètes. Ou des otaries, c’est selon. De Ronaldo à Simão en passant par Nani ou Quaresma, les gars du Sporting donnent parfois l’impression de préférer réussir un dribble inédit que de gagner le match. Leur force est leur faiblesse, mais c’est à prendre ou à laisser.
L’ubiquité est l’autre exigence de Mil-Homens. «On ne doit pas se limiter à la région de Lisbonne. Si un bon jeune se trouve tout au nord du Portugal, on se doit de l’observer», appuie-t-il. João Moutinho, 21 ans, capitaine du Sporting et révélation de ce début de tournoi côté portugais, a par exemple d’abord été repéré dans une antenne de l’académie à Faro, à 200 km au sud de Lisbonne. Le club a aussi ses relais en Afrique. L’an dernier, les recruteurs du club ont ainsi coiffé au poteau Espagnols, Français et Italiens pour s’assurer les services d’un attaquant nigérien de 15 ans, Ibrahim Rabiu.
L’académie du Sporting est-elle vraiment le «meilleur centre de formation du monde», comme l’a dit un jour l’ancien sélectionneur de l’équipe d’Argentine José Pekerman ? Pas sûr. Mais la plus rentable, ça ne fait guère de doute. Le Manchester United d’Alex Ferguson a ainsi déjà lâché pour 38 millions d’euros en moins de cinq ans en s’offrant Cristiano Ronaldo et Nani. Moutinho, malgré sa jeunesse (21 ans) et ses mensurations de moineau (1,70 m, 61 kilos), est lui déjà coté à 15 millions d’euros. De telle sorte que si Ricardo - l’économiste, pas l’entraîneur - échangeait le vin portugais contre des jeunes footeux, il tiendrait une autre illustration probante pour sa théorie sur les avantages comparatifs.
Lagons. Avec l’argent des transferts, les dirigeants du Sporting ont inauguré en juin 2002, sur la rive du Tage, face au cœur de Lisbonne, un nouveau centre de formation flambant neuf de 500 000 mètres carrés, entre lagons artificiels et oliviers parfaitement entretenus. Coût de fonctionnement de cette folie au confort 5 étoiles, où résident 250 apprentis footballeurs: deux millions d’euros annuels. 365 jours par an, l’Europe entière s’y presse. Alex Ferguson lui-même, qui avait conclu un accord de partenariat avec le SCP peu de temps avant le transfert de Ronaldo, y envoie régulièrement les équipes de jeunes de Manchester United se frotter à leurs homologues lisboètes. La majeure partie du temps, les Britons ramassent une branlée. En septembre dernier, ses moins de 17 ans étaient par exemple revenus avec un méchant 4-1 tamponné à leur passeport. Un score inimaginable chez les pros.
C’est le paradoxe du football moderne : terreur chez les petiots, le Sporting est une puissance moyenne chez les grands. Le Portugal, c’est le tiers-monde du foot mondialisé (au même titre que le Brésil, la France ou les Pays-Bas). Dans un football sans arrêt Bosman, l’entraîneur Paulo Bento disposerait peut-être de trois ou quatre ans pour amener sa marmaille au sommet de la Ligue des Champions. Bon. Mais dans le même temps, le Portugal fait partie des favoris confirmés de l’Euro. Au même titre que les Pays-Bas et leur Ajax qui ne passe plus un tour de C1 alors que les Terry, Lampard et Rooney se biturent à Ibiza. La mondialisation du ballon a au moins cela de réjouissant : l’Euro, ou la revanche du tiers-monde.

quarta-feira, junho 25, 2008

EURO-PALPITES- MEIAS FINAIS -1º.DIA

.

AÍ ESTÃO AS MEIAS FINAIS
NESTE 1º.DIA A ALEMANHA
VENCEU A TURQUIA POR 3-2


A ANABELA É A PRIMEIRA
LÍDER COM 3 PONTOS DE
VANTAGEM SOBRE UM SEXTETO:
PARENTE,CARLA,FERNANDA,
TERESA GARCIA , LEONOR
E MÁRIO PEREIRA.


A ANABELA, A 1ª. DA DIREITA DE JOELHOS, É A LÍDER DESTE 1º.DIA

JOGO JOGADO
.
ALEMANHA-TURQUIA...(45M)..1-1.. (ANABELA,TERESA GARCIA
ALEMANHA-TURQUIA...(90M)..3-2..

CLASSIFICAÇÃO
.
1.ANABELA...1
2.Parente,Carla,Fernanda,Teresa Garcia,Leonor,M.Pereira...4
3.Cotrim,Angelo,Azevedo,Marcia,Peixoto,Herdeiro,João Roque,Fiuza,Tiago F.,Soraia,Nuno Matos,Ricardo,Duarte,Vitor...5
4.Luis Alegria,Célia,Marta,Francisco,Tiago,Elsa,Margarida...6
5.Ligia,Mendonça,João Pedro,Valente,Teresa P,.Sandra,Carmen,Nuno Cravo,João Santos..7
6.Filomena,Vitor Santos,Filipa,Xana...8
7.Pedro P.,Antónia,Abreu...9

AMANHÃ TERMINA ESTE EURO-PALPITES MEIAS FINAIS COM O JOGO:


RUSSIA-ESPANHA (45m)
RUSSIA-ESPANHA (90M)


Conseguirá a ANABELA segurar o 1º.lugar?. Ela palpitou :
0-1
2-1

EURO-PALPITES- MEIAS FINAIS


(clicar para lêr)

AÍ ESTÃO AS MEIAS FINAIS
DO NOSSO EURO.PALPITES
TEMOS 43 PALPITEIROS COM
SONHO DE IMITAR A CARLA ,
NUNO MATOS E O PEDRO PEDROSA

a 25 de Junho nasceu ANTÓNIO GAUDI

.
Antoni Gaudí


Placid Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852 — Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um arquitecto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).


Vida e obra
Seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitetura gótica (refletindo o revivalismo do século XIX) e da arquitetura catalã tradicional. Nos primeiros anos de sua carreira, Gaudí foi fortemente influenciado pelo arquiteto francês Eugene Viollet-le-Duc, responsável em seu país por promover o retorno às formas góticas da arquitetura.

Com o tempo, entretanto, passou a adotar uma linguagem escultórica bastante pessoal, projetando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente o Templo Expiatório da Sagrada Família possuem um poder quase alucinatório.

Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Para tanto, possuía um método de trabalho incomum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala moldados pela gravidade (Gaudí usava correntes metálicas presas pelas extremidades: quando elas ficavam estáveis, ele copiava a forma e reproduzia-as ao contrário, formando suas conhecidas cúpulas catenárias). Também se utilizou da técnica catalã tradicional do trencadis, que consiste de usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies.


O templo da Sagrada Família, considerada a obra-prima de GaudíRidicularizado por seus contemporâneos, Gaudí encontrou no empresário Eusebi Güell o parceiro e cliente ideal, tendo sido praticamente seu mecenas.

Politicamente, Gaudí foi um fervoroso nacionalista catalão (ele foi certa vez preso por falar em catalão em uma situação considerada ilegal pelas autoridades). Em seus últimos anos, devotou-se exclusivamente à religião católica e a construção da Sagrada Família (obra nunca concluída).

Antoni Gaudí trabalhou essencialmente em Barcelona, a sua terra natal, onde havia estudado arquitectura. Originário de uma família não muito abastada, Gaudí tendeu para a procura do luxo durante a juventude; no entanto na idade adulta e no final da vida essa sua tendência diluiu-se por completo. Quando jovem aderiu ao Movimento Nacionalista da Catalunha e assumiu algumas posições críticas face à igreja; no final da sua vida essa faceta desapareceu também. Gaudí nunca se casou.

Em Barcelona a sua arquitectura assume foros de excepção, num ambiente essencialmente funcionalista de uma cidade de desenvolvimento industrial. Gaudí deixou-se influenciar por inúmeras tendências, não tendo nunca dedicado a sua arquitectura à tentativa de cópia de um estilo determinado. Uma das mais fortes influências que recebeu foi a de Viollet-le-Duc através do qual conheceu parte do seu gótico inspirador.

Estilo
Uma primeira fase que se pode identificar na arquitectura de Gaudí poderá ser chamada de “mourisca” uma vez que o arquitecto buscou inspiração naquele tipo de construções: as formas, as cores, os materiais, tudo aponta na mesma direcção.

Outra fase importante da obra de Gaudí foi aquela que decorreu sob o mecenato de Güell. Este rico habitante de Barcelona era o retrato do industrial bem sucedido. A sua casa estava aberta aos artistas e Gaudí foi também acolhido e aí contactou com a chamada “Arte Nova”, que viria a usar mais tarde. As encomendas de Güell a Gaudí montam a cinco obras de arquietctura.

Uma outra fase identificável na obra de Gaudí é o que se pode classificar de período “gótico”. Gaudí utilizará os princípios deste estilo, bem como algumas das suas formas mais típicas; no entanto o gótico em Gaudí manifestar-se-á também em inovações ousadas, como são, por exemplo, os seus arcos parabólicos.

Já arquitecto de créditos firmados, Gaudí buscou um estilo próprio e se quisermos citar exemplos desse estilo as casas Batló e Milá serão certamente as que nos acudirão ao espírito. De tal forma ousadas eram essas construções que o público de Barcelona, apesar da estima e do prestígio de Gaudí, não deixou de as alcunhar e de as considerar quase aberrantes. A obra de Gaudí por excelência foi, no entanto, o templo expiatório da Sagrada Família, obra a que dedicou uma parte importante da sua vida e em que trabalhou aturadamente nos seus últimos 12 anos de existência. Está em curso um movimento em prol da beatificação de Gaudí pela Igreja Católica, promovido desde 1992 por uma associação secular.

Principais trabalhos


PARQUE GUEL


SAGRADA FAMILIA

OCasa Vicens (1878-1880)
Palácio Güell (1885-1889)
Colegio de Santa Maria de Jesús (1889-1894)
Santa Coloma de Cervelló (1898-1915)
Casa Calvet (1899-1904)
Casa Batlló (1905-1907)
Casa Milà (La Pedrera) (1905-1907)
Parque Güell (1900-1914)
Templo Expiatório da Sagrada Família (1884-1926)
Orfila, Canoas (1850-1982)

pensamento do dia

.
Não sou um completo inútil... Ao menos sirvo de mau exemplo.

EDUARDO

.

EDUARDO DO GRÉMIO, VAI SER NOVO CTAK DO SPORTING, PALPITE DA TRANCA

preliminares

.
Na fila do autocarro estavam um pai e seus 16 filhos. Junto a eles, um senhor de meia-idade, com uma das pernas de pau. O autocarro chegou, a criançada entrou primeiro e ocupou os bancos que estavam disponíveis. Os dois senhores entraram e ficaram em pé.
Na arrancada, o senhor da perna de pau, com a visível dificuldade, desequilibrou-se para trás, e o barulho foi inconfundível: TOC... TOC...TOC...TOC...
Quando o autocarro travou, a mesma coisa conteceu: TOC... TOC...TOC...TOC...
Na arrancada, novamente: TOC... TOC... TOC...TOC...
E assim foi, várias vezes...
Num determinado momento, já incomodado com o barulho e ao mesmo tempo tentando ser gentil, o pai das 16 crianças disse ao perneta:
- Perdão, senhor, gostaria de fazer uma sugestão. Por que o senhor não coloca uma borrachinha na ponta do pau? Com certeza vai diminuir o barulho e incomodar menos as pessoas...
De imediato, o cavalheiro da perna de pau respondeu:
- Agradeço a sugestão, mas se o senhor tivesse colocado uma borrachinha na ponta do seu... há alguns anos atrás.... estaríamos todos sentados...

terça-feira, junho 24, 2008

QUANDO

.
PAULO BENTO VESTIA
DE ENCARNADO..

hoje faz anos a MARIA DO CÉU

.
E A TRANCA LEMBRA ESTE
DIA E ASSUME O GRANDE
CARINHO QUE TEM POR ELA




Parabéns MARIA DO CEU, és uma das memórias mais positivas que o RC mantém vivas.

A TRANCA dedica-te este poema:


Liberta

Livre, liberta em pedra.
Até onde couber
tudo o que é dor maior,
por dentro da harmonia jancente,
aguda, fria, atroz,
de cada dia.



Não importam feições,
curvas de seio e ancas,
pés erectos à luz
e brancas, brancas, brancas,
as mãos.

Importa a liberdade
de não ceder à vida
um segundo sequer.



Ser de pedra por fora
e só por dentro ser.
- Falavas? Não ouvi.
- Beijavas? Não senti.
Morreram? Ah, Morri, morri, morri!

Livre, liberta em pedra,
voltada para a luz
e para o mar azul
e para o mar revolto…
E fugir pela noite,
sem corpo, sem dinheiro,
para ler os meus santos,
e os meus aventureiros,

(para ser dos meus santos,
dos meus aventureiros),
filósofos e nautas,
de tantos nevoeiros.


Entre o peso das salas,
da música concreta,
de espantalhos de deuses,
que fará o Poeta?

De: "Liberta em Pedra" (1964)

ALMOÇO DE 26 DE JUNHO

.

SIM, SIM, É ESTE O RESTAURANTE CASA 10, ONDE VAI TER LUGAR A NOSSA CIMEIRA DE DEPOIS DE AMANHÃ...

Se vens de barco de Lisboa, não esqueças, o meeting point é por volta do meio dia na Gare maritima de Belem, o "bergantim" parte às 12,20. e as variedades a bordo são por nossa conta, cada um faz o número que quiser fazer.

LISBOA , 1900

.

AVENIDA DA REPUBLICA, JUNTO AO SALDANHA, NA LISBOA DE 1900

segunda-feira, junho 23, 2008

ALMOÇO DE 26 DE JUNHO- PRÓXIMA 5ª.FEIRA

.

O ALMOÇO VAI SER AQUI NO RESTAURANTE 10, NA TRAFARIA

EMAIL DA DINA:

"Amigas e amigos, o encontro para o início dos festejos na próxima 5ª feira será na gare marítima de Belém às 12h. O bergantim saíra às 12h20 para terras de além-mar ( Trafaria sur mer). Quem ainda não confirmou faça o favor. Beijos
Dina "


Portanto, aos que quiserem fazer a travessia de barco para a Trafaria, já juntos e em clima de pré-Cimeira, devem dirigir-se À Estação Maritima de Belem, onde arrumam o carro.

Os que forem da outra banda, e quiserem, dirigem-se à Trafaria ao Restaurante "10" que fica na avenida junto ao Tejo, e a 200 metros da estação dos barcos.