quarta-feira, dezembro 31, 2008

A TRANCA saúda o TOMÉ GOMES e a MARIA DA GRAÇA, NO TURNO DAS MADRUGADAS ,NESTE FIM DE ANO

.
A TRANCA MANDA UM ABRAÇO
AOS COLEGAS D SERVIÇO
ESTA MADRUGADA, no QCM.
AO TOMÉ GOMES E À MARIA
DA GRAÇA


O TOMÉ GOMES, AQUI COM O DANIEL PEREIRA

E lembra que nos velhos tempos do RC, o turno das quatro meia noite, saía mais cedo ,às 10 da noite, antecipando os colegas das madrugadas para essa hora.

Lembro uma muito especial, em que o turno da madrugada antecipou para as dez, pois já que tinha a noite "estragada", possibilitava aos das quatro meia noite , passar um bocado da consoada em família. Só que, quando chegámos ao serviço, eu , o Farinho ,e salvo o erro ,o Tavares Diniz, deparámos com a intenção do Raposo e o João Oliveira, que insistiram em ficar connosco a passar a meia noite, e só depois arrancaram, festejando as duas equipas, a passagem da meia-noite. Natal de 1976 ou 77.

preliminares

.
A OVELHA E O CARNEIRO
Diz a ovelha para o carneiro:
- Tens tão pouca lã...
E diz ele:
- Então, mas viemos para aqui transar ou fazer tricot?

terça-feira, dezembro 30, 2008

preliminares

-
Jacob levou o Jacozinho, seu filho de 6 anos, a um parque de diversões.
Dentre as atrações existia um que chamou em especial a atenção do garoto:
'Vôo panorâmico de helicóptero'.
- Quero levar minha filhinho pra passear, disse Jacob ao piloto.
- São US$ 100,00, foi a resposta.
Lógico que o judeu não aceitou e como o garoto começou a chorar o piloto propôs uma solução:
- Eu levo você e seu filho. Se você não gritar durante o passeio eu não cobro nada.
E assim foi. Durante o vôo o piloto deu rasantes, piruetas, desceu e subiu bruscamente e Jacob, com os olhos arregalados, mudo como uma rocha...
Quando a nave pousou, o piloto perguntou a Jacob:
- Em nenhum momento você deu um pio sequer.... não sentiu medo e vontade de gritar?
-Eu sentiu muito medo e quase gritou, principalmente quando a Jacozinho caiu.

a 30 de Dezenbro nasceu RUDYARD KIPLING

.
Rudyard Kipling


Rudyard Kipling, autor britânico.
Malabar Point, Bombaim, c. 1860. Oriental and India Office Collection. British Library.

James Jacques Tissot. The Gallery of HMS Calcutta (Portsmouth), 1876. Kipling, who had sailed with his family from Bombay to Portsmouth on a P&O paddlewheeler four years earlier, however, only remembered "time in a ship with an immense semi-circle blocking all vision on each side of her."[1]Joseph Rudyard Kipling (Bombaim, 30 de dezembro de 1865 – 18 de janeiro de 1936) foi um autor e poeta britânico.

É mais conhecido por seus livros "The Jungle Book" (1894), "The Second Jungle Book" (1895), "Just So Stories" (1902), e "Puck of Pook's Hill" (1906); sua novela, "Kim" (1901); seus poemas, incluindo "Mandalay" (1890), "Gunga Din" (1890), "If" (1910) e "Ulster 1912" (1912); e seus muitos contos curtos, incluindo "The Man Who Would Be King" (1888) e as compilações "Life's Handicap" (1891), "The Day's Work" (1898), e "Plain Tales from the Hills" (1888).

É considerado o maior "inovador na arte do conto curto"[2]; os seus livros para crianças são clássicos da literatura infantil; e o seu melhor trabalho dá mostras de um talento narrativo versátil e brilhante[3], [4].

Foi um dos escritores mais populares da Inglaterra, em prosa e poema, no final do século XIX e início do XX[2]. O autor Henry James referiu: "Kipling me impressiona pessoalmente como o mais completo homem de gênio (o que difere de inteligência refinada) que eu jamais conheci."[2]. Em 1907, foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, tornando-se o primeiro autor de língua inglesa a receber esse prêmio e, até hoje, o mais jovem a recebê-lo[5]. Entre outras distinções, foi sondado em diversas ocasiões para receber a Láurea de Poeta Britânico e um título de Cavalheiro, as quais rejeitou[6]. Ainda assim, Kipling tornou-se conhecido (nas palavras de George Orwell) como um "profeta do imperialismo britânico"[7]. Muitos viam preconceito e militarismo em suas obras[8], [9], e a controvérsia sobre esses temas em sua obra perdurou por muito tempo ainda no século XX[10], [11]. De acordo com o crítico Douglas Kerr: "Ele ainda é um autor que pode inspirar discordâncias apaixonadas e seu lugar na história da literatura e da cultura ainda está longe de ser definido. Mas à medida que a era dos impérios europeus retrocede, ele é reconhecido como um intérprete incomparável, ainda que controverso, de como o império era vivido. Isso, e um reconhecimento crescente de seus extraordinários talentos narrativos, faz dele uma força a ser respeitada"[12].

Biografia
Kipling nasceu em Bombaim, na Índia britânica, filho de Alice Kipling (nascida MacDonald) e John Lockwood Kipling[13]. A mãe, uma das quatro memoráveis irmãs da Era Vitoriana[14], foi uma mulher vivaz[15], sobre a qual o futuro Vice-rei da Índia diria: "O tédio e a Sra. Kipling não podem existir no mesmo espaço"[2]. Lockwood Kipling, um escultor e designer de cerâmica, foi o diretor e professor de escultura arquitetônica na recém-fundada Sir Jamsetjee Escola de Arte e Indústria em Bombaim[15]. Os dois, que se mudaram para a Índia no início daquele ano, haviam se conhecido dois anos antes em Rudyard Lake na área rural de Staffordshire, na Inglaterra, e encantaram-se tanto com a beleza do lugar que deram o nome dele ao primeiro filho. A tia de Kipling, Georgiana, era casada com o pintor Edward Burne-Jones e a sua tia Agnes, com o pintor Edward Poynter. O seu parente mais famoso foi o primo em primeiro grau Stanley Baldwin, que foi três vezes Primeiro Ministro pelo Partido Conservador nas décadas de 1920 e 1930[16]. O local de nascimento de Kipling ainda pode ser visitado, no campus do Sir J.J. Instituto de Arte Aplicada em Bombaim e serviu por muitos anos como residência do reitor. O historiador de Bombaim, Foy Nissen, esclarece que, embora a cabana ostente uma placa afirmando que aquele é o lugar onde nasceu Kipling, o fato é que a cabana original foi demolida décadas atrás e uma nova foi construída em seu lugar. O bangalô de madeira ficou vazio e trancado por muito tempo[17].

Acerca de Bombaim, Kipling escreveria:[18]

Mãe das Cidades para mim,
Porque nasci à sua entrada,
Entre palmeiras e o mar,
Onde os navios do fim do mundo esperam.


De acordo com Bernice M. Murphy:[19]:

"Os pais de Kipling se consideravam 'anglo-indianos' (termo usado no século 19 por cidadãos britânicos residentes na Índia) como também ele próprio o faria, embora ele tenha vivido a maior parte de sua vida no exterior. Questões complexas de identidade e lealdade nacional foram aspectos proeminentes de sua ficção. O próprio Kipling escreveria sobre esses conflitos aos setenta anos:[1]

"À tarde antes de fazer a sesta, ela (a portuguesa ayah, ou babá) ou Meeta (palavra Hindu para carregador, ou criado do sexo masculino) nos contaria histórias e cantaria canções infantis de memória, e éramos encaminhados para a sala de jantar depois de vestidos com a advertência 'Fale inglês agora com o papai e a mamãe.' Então falava-se 'inglês', traduzido abruptamente do idioma vernáculo em que pensava e se sonhava".

Os dias de Kipling de "intensa luz e escuridão"[1] em Bombaim terminariam quando ele tivesse 7 anos. Como era o costume na Índia britânica, ele e a sua irmã de três anos, Alice ("Trix"), seriam mandados para a Inglaterra – no caso deles para Southsea (Portsmouth), onde deles cuidariam um casal que recebia filhos de compatriotas britânicos vivendo na Índia. As duas crianças viveriam com o casal, Capitão Holloway e esposa, na casa deles, Lorne Lodge, pelos próximos seis anos. Em sua autobiografia, escrita 65 anos depois, Kipling lembraria aquele tempo com horror, e se perguntaria ironicamente se a combinação de crueldade e negligência que ele experimentou nas mãos da Sra. Holloway não poderiam ter apressado o começo de sua vida literária:[1]

"Se você interroga uma criança de sete ou oito anos sobre suas atividades diárias (especialmente quando ela quer dormir), ela se contradiz com satisfação. Se cada contradição for tomada como uma mentira no café-da-manhã, a vida não é fácil. Eu experimentei um bocado de intimidação, mas isso era tortura calculada – tanto religiosa quanto científica. Ainda assim, isso me fez dar atenção às mentiras que eu, cedo, achei necessário contar: e isso, eu presumo, é a base do meu esforço literário."

preliminares

.
No Alentejo,
Os primos da cidade foram passar o Natal com os parentes alentejanos.
Alguns dias após o Natal, estava o primo da cidade a fazer alarde dos
presentes que tinha ganho.
- Primo, viste o que eu ganhei de presente? Um 'Ipod' espectacular.
O primo alentejano respondeu:
- Bom primo, muito bom!!! Mesmo muito bom...
Aí o da cidade perguntou:
E o que foi que tu ganhaste?
- Ganhei o mesmo que tu.
- Mas, quem te deu?
- A minha prima, tua irmã...
- Foi mesmo?
- Foi. Estávamos no ribeiro nadando nus. Cheguei por trás, encostei-me
a ela e perguntei:
- Posso?
Ela virou-se e disse:
- "Aí Pode!". É bom demais primo! Agora, se tem marca, não sei. Nós
no Alentejo chamamos-lhe "cú".

segunda-feira, dezembro 29, 2008

actualidade

.

O MENINO GUERREIRO FANTASMA REPETITIVO NOS PESADELOS DA NELINHA

domingo, dezembro 28, 2008

preliminares

.
Abraão levou o filho para o deserto.... amarrou-o a uma árvore e acendeu
uma fogueira debaixo dos seus pés.
De repente, uma voz:
- Abraão, Abraão, que é isso ????
-Senhor, Senhor eu estou sacrificando o meu filho, conforme a Vossa ordem !!!!
- Não, Abraão, eu só queria medir a sua fé !!
- Mas Senhor....!!!!
- Abraão, solta o menino !!!!!
Abraão soltou o filho. O menino saiu disparado...correu, correu, correu,
e Abraão gritava:
- Filho volte, filho volte, o Senhor libertou-te !!!!
O menino parou, longe, e gritou:
- Libertou o tanas !!! Se eu não fosse ventríloquo estava quilhado!

sábado, dezembro 27, 2008

PRELIMINARES

.
ANUNCIO

Sessentão sensual
Como tenho algumas horas livres, de madrugada, e precisando ganhar uns extras, resolvi ser, também, um 'velhinho de programa'.
Sessentão charmoso, com lindos olhos meio verdes (cobertos com início de catarata), loiro (só dos lados), Atlético (sou torcedor), corpo malhado (pelo vitiligo), e sarado (das doenças que já tive), um metro e noventa (sendo mais ou menos um de altura e noventa de largura).
Atendo em motéis, residências, elevadores panorâmicos, etc.. Só não atendo em 'drive-in' por causa das dores na coluna.
Alegro festa de Bodas de Ouro, convenções e excursões da terceira Idade.
Meço pressão, aplico injeções e troco fraldas geriátricas, tudo com o maior charme.
Atendo no atacado e no varejo. Traga suas amigas. Serão concedidos descontos para grupos: quanto mais nova, maior o desconto.
Por questões de vaidade, não serão permitidas filmagens, pois, no momento, estou precisando operar uma hérnia inguinal, meio anti-estética.
Na cama, dou sempre 03 opções sexuais para a parceira: mole, dobrado ou enroladinho.
Como fetiche, posso usar touca de lã, pantufas e cachecóis coloridos. Outra vantagem:
Já tenho 'Parkinson' o que ajuda muito nas preliminares.
Total discrição, pois o 'Alzheimer' me faz esquecer tudo que fiz na noite anterior!!!

sexta-feira, dezembro 26, 2008

ultima hora - O MIRANDA REGRESSOU ÀS AMERICAS



HOJE, 26 DE dEZEMBRO É UM DIA HISTÓRICO PARA
O REV, O MIRANDA NÃO RESISTIU AO PEDIDO DA
SOFIA E REGRESSOU.

A pedido da Sofia e da Direcção do REV, o Miranda regressou à Linha das Américas ,ainda que só por um período de 4 meses.
Vai cumprir uma tarefa de estudo e implementação do PROS 8.

O Miranda foi recebido com grande carinho pelas meninas da Linha, e houve mesmo quem vertesse umas lágrimas...
-"Estou com a minha gente, tinha saudades" disse emocionado e cheio de energia para a tarefa.

O Nuno também se mostrou agradado por deixar de ser o único menino entre tantas meninas e ajuntou:
-"...é só por 4 meses, não é?...

"Estou com a minha gente, tinha saudades" disse emocionado e cheio de energia para a tarefa.

quinta-feira, dezembro 25, 2008

PRELIMINARES

.
Uma jovem ia se casar.
Mas, seu pai estava preocupado porque soube através das
Más línguas que o noivo era avantajado aí para os trinta centimetros.
-Coitada da minha filhinha, com apenas 17 anos. Quê será
dela?
Então o pai resolveu - diante do problema - transferir a
lua-de-mel do casal para um quarto grande de sua casa. E
conseguiu que sua filha e o noivo aceitassem.
Na noite de núpcias o pai ficou ao pé da porta, pronto
Para intervir, caso sua filha gritasse.
E colou o ouvido na porta.
Lá dentro o casal abria presentes que recebera.
Encontraram uma garrafa de vinho.
Abriram a garrafa e começaram a beber o vinho.
-Põe mais um pouquinho prá mim - disse a noiva.
-Acho que já pus de mais. Você não vai aguentar mais -
respondeu o noivo.
E o pai só de ouvido na porta.
-Ah! Quero mais! - dizia a noiva.
-Tá bom! - falou o noivo - vou pôr mais só um pouquinho...
que tal só dez centímetros.
-Ah! Tá bom. Gostoso né? - dizia a noiva.
-Mas, escuta - continuou a noiva - Tá sobrando metade.
-Não. Não! Chega! Essa metade fica para o sogro!
-Que bom! Meu pai vai gostar!
Não é preciso dizer que o velho desmaiou!

AINDA O ALMOÇO DE NATAL DA REDE

.
MAIS ALGUMAS IMAGENS
QUE ME CHAGARAM DO
ALMOÇO DE NATAL DESTE
ANO





os nossos artistas - CHICO DIAS


MAIS UM TRABALHO DO CHICO DIAS

quarta-feira, dezembro 24, 2008

preliminares

.
A CRIAÇÃO
E Deus disse:
"Que cresça a erva, que a erva dê semente, que da
semente cresçam árvores e dêem frutos".
Deus povoou a Terra com brócolis, couve-flor, espinafre, milho e vegetais de todas as espécies, para que o Homem e a Mulher pudessem viver longas e saudáveis vidas.
E Satanás criou o McDonald's e a promoção de dois Big Macs a cinco reais.
E Satanás disse ao Homem: Queres as batatas fritas com que?"
E o homem disse: "Na promoção, com Coca-cola, catchup e mostarda".
E o Homem engordou cinco quilos.
E Deus criou o iogurte saudável, para que a Mulher pudesse manter a forma esbelta de que o Homem tanto gostava.
E Satanás criou o chocolate.
E a Mulher engordou cinco quilos.
E Deus disse:
"Experimentem as minhas saladas".
E Satanás criou os pratos de bacalhau com creme e marisco.
E a Mulher engordou 10kg.
E Deus disse:
"Enviei-vos bons e saudáveis vegetais e o azeite para que vos possam cozinhar".
E Satanás inventou a gordura hidrogenada, a galinha frita e o peixe frito.
E o Homem ganhou dez quilos e os níveis de colesterol bateram no teto.
E Deus criou os sapatos de corrida, e o Homem perdeu aqueles quilos extras.
E Satanás criou a televisão a cabo com controle remoto para que o homem não tivesse de se levantar para mudar de canal.
E o Homem ganhou mais vinte quilos.
E Deus disse: "Estás passando dos limites".
E Satanás criou o ataque cardíaco.
E Deus criou a intervenção cirúrgica cardíaca.
E Satanás criou o sistema de Segurança Social...
Mas Deus deu ao homem os convênios... e a aposentadoria para que ele pudesse descansar, dando-lhe nova chance...
Ai Satanás criou a Globalização, As religiões, as compras de Natal, as promessas dos políticos, as Seguradoras, o Bussh, o fantasminha mijão a perfidia e a traição.
Então Deus desistiu....

terça-feira, dezembro 23, 2008

gente nossa

.
A TRANCA TRANSCREVE NA ÍNTEGRA
UM EMAIL RECEBIDO DA NOSSA
COMPANHEIRA MANUELA MASCARENHAS

"Caros RCeanos,

Como não tenho o endereço de todos, utilizo a tranca para vos desejar um Santo Natal e um 2009 repleto de felicidade e saúde.
Aproveito também para vos agradecer toda a simpatia e amabilidade com que me têm presenteado numa fase tão difícil da minha vida.
Bem hajam!
Um abraço,

Manuela Mascarenhas
"

A Manuela Mascarenhas tem-nos acompanhado nos nossos emcontros mensais desde o falecimento do nosso colega e amigo Fernando Mascarenhas.
Tedm sido uma nais valia para o nosso grupo, e transporta com ela o espirito do nosso velho RC, como se connosco tivesse estado no sétimo andar do velho edificio vinte e cinco.
Benvinda Manuela, é uma dos nossos...!!!

preliminares

.
Um indivíduo chega à noite a casa com vontade de fazer uma surpresa à mulher.
Entra no quarto, despe-se com a luz apagada, mete-se na cama completamente nu e começa a acariciá-la. Ela reagiu de imediato pulando para cima dele e fizeram amor de forma selvagem. Terminado o acto, o marido foi tomar um banho e ao abrir a porta da casa de banho deu de caras com a mulher a secar-se com uma toalha.
Estupefacto, disse-lhe:
- O quê, tu!? Mas…tu não estavas agora mesmo na cama??
- Não - respondeu a mulher - Eu estive a tomar banho.
Perplexo, de olhos esbugalhados, o marido exclama:
Então... Co co com quem, demónio, acabo eu de fazer amor??"
A mulher sai disparada e aos gritos...
- Mãezinha!!!!
Chega ao quarto e encontra a mãe na cama, cigarro na boca, com um ar de satisfação incrível e um sorriso de orelha a orelha como Moby Dick...
A filha, deveras agastada, interpela-a :
“Mãezinha, por que não lhe disse nada??”
E a velhota, com um ar pleno de dignidade, responde :
“Tu sabes bem minha filha, que eu e esse filho da puta NÃO NOS FALAMOS!!!"

segunda-feira, dezembro 22, 2008

CIMEIRA DE 18 DE DEZEMBRO MOSCAVIDE IV

.
REALIZOU-SE DIA 18 O NOSSO
ENCONTRO MENSAL DE DEZEMBRO



Esta crónica é editada a partir de Castro Verde, pois desta vez, o escriba não pôde estar presente a registar imagens e circunstâncias.
Dezembro é um mês em que muitos de nós se deslocam para fóra ,pelo que é sempre mais reduzido o número de presenças.


As fotos foram colhidas pelo Pereira de Sousa desta vez de serviço para a TRANCA.

Azevedo, Chico Dias, Coelho de Almeida, Dina, Guedes Vaz, Irene, Manuela Mascarenhas,, Manuela Silva, Marcelino, Margarida, Maria João, Marques, Melo, Mendonça, Mesquita, Pedro Guedes Vaz, Peixoto, Pereira de Sousa, Pinto e Ramos.

Estiveram no Richard's 2, em Moscavide 20 companheiros, tendo-se registado uma estreia absoluta, o CARLOS PINTO, figura incontornável dos primeiros anos do RC.
O Pinto conhecido por sempre dizer o que pensava, era o terror dos hipócritas, pois ele nunca dourava a pílula, sempre expunha o que via e sentia. Foi dos que escolheu sair do RC para a Escala de Lisboa aquando da informatização (TAPMATIC)

O PINTO AQUI ENTRE O MENDONÇA E O COELHO DE ALMEIDA


AQUI PONDO A CONVERSA EM DIA COM A GUIDA

Esteve também o MARCELINO, que só tinha aparecido uma vez no inicio dos nossos encontros.

O MARCELINO


A DINA E O MARCELINO

O encontro esteve animado, falouse muito no êxito que constituiu o nosso almoço de Novembro na Praia do Malhão, e foram postas em cima da mesa ideias sobre projectos para 2009. Em Janieo tudo leva a crer o nosso encontro irá ter lugar na Buraca.
A TRANCA dará detalhes logo que se confirme oficialmente o que agora é projecto.

domingo, dezembro 21, 2008

PRELIMINARES

.
Um casal passa a lua de mel em uma linda cidade. Numa casa de espetáculos
pornô o letreiro anuncia: 'HOJE, O FABULOSO CARLÃO!'
Entram e o show começa com Carlão, 39 anos, numa cama com uma louraça, uma
morenaça e uma ruivaça, que ele traça uma a uma... e depois repete.
As três mulheres, exaustas, deixam o palco, enquanto Carlão agradece ao
público, que o aplaude efusivamente, de pé.
Sob o rufar de tambores, uma mesinha com 3 nozes é colocada bem no centro do
cenário. Carlão quebra as três pequenas nozes com o bilau, com pancadas
precisas. O público vai à loucura e ele é ovacionado por vários minutos!
Passados 25 anos, para recordar os velhos tempos, o casal decide comemorar
as bodas de prata na mesma cidade.
Passeiam pelos mesmos lugares e, diante da mesma casa vêem, surpresos, o
cartaz: 'HOJE, O FABULOSO CARLÃO!'
Entram e, no palco, quem está lá? O Carlão, agora com 64 anos, enrugadinho,
cabelos brancos, traçando outras 3 mulheraças com o mesmo pique. Não dá prá
acreditar! Quando os tambores começam a rufar, é colocada no centro do palco
a mesma mesinha, agora com três cocos, e ele os quebra com a mesma precisão.
Boquiaberto, o casal vai ao camarim para cumprimentar pessoalmente o
fabuloso Carlão e, curiosos, lhe perguntam o motivo da mudança das nozes
para cocos.
Meio sem graça, ele responde:
- A velhice é uma merda!
- A vista está fraca e não consigo mais enxergar as nozes.

sexta-feira, dezembro 19, 2008

"CASA PIA" o musical

.
...dos Contemporâneos

preliminares

.
Jesús, muy preocupado, llama a sus discípulos a una junta de
emergencia por el alto consumo de droga en la tierra.
Después de mucho pensar llegan a la conclusión de que lo mejor para
poder enfrentar el problema es probar la droga ellos mismos y
después tomar las medidas pertinentes.
Se decide que una comisión de discípulos baje a la tierra y consigan
droga para averiguar cual es el chiste de eso..
Se efectúa la secreta operación y Pedro espera en la puerta y llega
el primero:
Toc, Toc... 'Quien es?' ( Pregunta Pedro ) -'Soy Mateo' entonces
Pedro abre la puerta.
Y tu que traes Mateo?' Traigo cocaína de Colombia'...
Muy bien hijo sigue.
Toc, Toc... 'Quien es?' - Soy Juan'
-Y que traes Juan?' - Traigo crack de New York'...'Muy bien hijo, sigue'
Toc, Toc... 'Quien es?' - Soy Lucas'
Y que traes Lucas?' Traigo Marihuanita de Bolivia'.... 'Muy bien hijo, sigue'
Toc, Toc... 'Quien es?' - Soy Marcos'
'Y que traes Marcos?' Traigo opio de la China'.... 'Muy bien hijo, sigue'
Toc, Toc... Quien es?' - Soy Pablo'
-Y que traes Pablo?' Traigo Heroína de Perú'.... 'Muy bien hijo, sigue'
Toc, Toc... 'Quien es?' - Soy Judas'
'Y que traes Judas?'
A la DEA , HIJUEPUTAS.... TODOS CONTRA LA PARED, el de barba es el
jefe.....!!!!!
Judas no cambia....

CHAMPIONS sorteio

.
ANDOU À RODA NA CHAMPIONS
E SAO SPORTING CALHOU O
BAYERN DE MUNIQUE ENQUANTO
AO PORTO A LUTA VAI SER
COM O ATLÉTICO DE MADRID





Sporting - Bayern Munique
Atlético de Madrid - FC Porto
Chelsea - Juventus
VillaReal - Panathinaikos
Inter de Milão - Manchester United
Arsenal - Roma
Real Madrid - Liverpool
Lyon - Barcelona

Seria sempre dificil ,pois agora só lá estão as grandes equipas...

quinta-feira, dezembro 18, 2008

ALMOÇO DE NATAL DA REDE 2008

.
E ACONTECEU MAIS UM ALMOÇO
DE NATAL DA REDE.


Todos os anos nesta quadra acontece o Almoço de Natal.
E assim tem sido através dos anos , primeiro no velho RC, depois no REV e agora na REDE.
Recordo os almoços de Natal no velho 7º.andar do edifio 25, com o pessoal a trocar de prendas até 50 escudos, recordo as ceias de Natal nos turnos da meia noite à oito da manhã,essas muito especiais , pois estávamos no máximo 6 colegas.

Este ano a festa decorreu no espaço do REV e uma vez mais foi muito bem servida,

tipo mesmo, "La grande bouffe" (claro, só no que concerne os bens alimentares).



Os salgados, os kishes, os doces, tudo muito profissional e muito saboroso, ou não fosse organizado pelo competentissimo grupo do "VIKTOR's food & fun".


Além dos actuais profissionais residentes, dos que agora se sentam aos sets, e de

PROS em punho fazem o que bem lhes apetece dos passageiros, vieram também alguns dos que estiveram na génese disto tudo, os que ajudaram a criar o RC - controle de

reservas e que nos anos setenta ,oitenta , primeiro "à unha" .depois ,(desde 74 com o velho Tapmatic),controlaram os voos ,deram cápaéles, castigaram os noshows, torturaram os offloads e assitiram à troca dos Caravelles pelos Boeings, destes pelos Lockeeds e ainda cá estavam muitos deles, quando vieram os Airbuses.

Trocaram-se figurinhas, fizeram-se casaquinhos e todos misturados atacaram sem dó nem piedade tudo quanto estava em cima da mesa.


No fim ainda ficou muito "material, tal a abastança...

As meninas foram as rainhas da festa.
Alguém disse com muita propriedade:

-"Temos as mulheres mais bonitas da TAP"


Ao que elas generisamente responderam:
-"Ah, os rapazes também não são de deitar fóra...




Sempre assim foi, lembro-me que no inicio dos anos setenta ,o RC tinha já um lote de lindas colegas, e que chegámos a promover entre nós uma votação a eleger a "mais bela" do Controle. Nessa época ganhou a Bé , e que nos lugares de honra ficaram a Elizabeth, A Teresa Hungria, a Maria João e a Manuela Brito e Silva.

Nesta nossa festa deste ano brilhou a grande altura a Ana Marta, que espalhou aquela

alegria , boa disposição e refinado humôr que é já sua "marca registada".





A TRANCA registou para a posteridade o que se passou com imagens e pequenos sketches filmados que aqui deixa.

A CLAUDIA E O TIAGO

Para o ano há mais...

pensamento do dia

.
Quem cedo madruga...fica com sono o dia inteiro.

PRELIMINARES

.
O cara chegou no bar e gritou:
- Me vê uma pinga aí!
O balconista encheu o copo e advertiu:
- Aqui, todo mundo que toma pinga joga um pouco no chão e oferece pro santo!
O freguês deu uma banana com o braço.
- Pro santo, eu dou uma banana!
No mesmo instante, o braço do cara endureceu de tal forma que não se mexia.
- O que aconteceu? - gritou o homem, desesperado.
- O senhor ofendeu o santo e ele o castigou. Mas como é a primeira vez que o
Senhor vem ao bar, vou resolver isso. O balconista chamou todos os fregueses
E pediu que rezassem. O braço do sujeito foi voltando ao normal.
Um velhinho, que viu tudo, ficou impressionado. Foi ao balconista e Pediu uma pinga.
Tomou tudo de uma vez.
O balconista perguntou:
- E pro santo?
O velhinho abaixou as calças e tirou o danado pra fora:
- Aqui, pro santo, ó!
O danado do velhinho endureceu na hora.
O velhinho sacou uma arma e gritou:
- Se alguém rezar aqui, eu mato!

quarta-feira, dezembro 17, 2008

ALMOÇO DE NATAL 2008 DA REDE


AI VAI SÓ UM CHEIRINHO...

O Almoço de Natal deste ano da Rede esteve animado e muito e uma vez mais muito bem servido.
Logo que estejam editadas as imagens e filmes ,sairá a crónica habitual aqui na tua TRANCA.

A VERA FEZ HOJE ANOS

.
A VERA FESTEJA HOJE O
SEU ANIVERSARIO E A
TRANCA NÃO ESQUECEU
E FOI AO REV DAR OS
PARABENS E VER APAGAR
AS VELAS.

Envergohada,baldou-se e festjou longe dos amigos de todos os dias.
A TRANCA deixou os parabens na mesma e recorda aqui como foi a festinha do ano passado....



Para o ano não escapas...!!!

PRELIMINARES

.
PORTUGAS...também na neve...!!!
..
Num hotel em Lucern da Suiça para esquiadores havia, quando lá estive, um placard informando as condições da neve nas diversas estâncias a funcionar:
- Neuchatel, 12 cm, mole;
- Lausanne, 18 cm , escorregadia;
- Schaffhausen, 15 cm, consistente.

Por baixo alguém escreveu:
-Sebastião da Silva, 24 cm , rija.

A NOSSA GALERIA

.

"O INFERNO" de BOTTICELLI

terça-feira, dezembro 16, 2008

A SANDRA ,DO "PRICING-AMÉRICAS" faz hoje anos

.
A SANDRA FESTEJA O SEU ANIVERSÁRIO
HOJE, 16 BDE DEZEMBRO E A TRANCA
ASSOCIA-SE À FESTA



E pede-lhe para guardar uma fatia de bolo.

O clima de festa preencheu o dia das Américas, houve docinhos, parabéns e boa disposição.

À Sandra a TRANCA um poema do poeta ARY DOS SANTOS

Cavalo à solta

Minha laranja amarga e doce
meu poema
feito de gomos de saudade
minha pena
pesada e leve
secreta e pura
minha passagem para o breve breve
instante da loucura.

Minha ousadia
meu galope
minha rédea
meu potro doido
minha chama
minha réstia
de luz intensa
de voz aberta
minha denúncia do que pensa
do que sente a gente certa.

Em ti respiro
em ti eu provo
por ti consigo
esta força que de novo
em ti persigo
em ti percorro
cavalo à solta
pela margem do teu corpo.

Minha alegria
minha amargura
minha coragem de correr contra a ternura.

Por isso digo
canção castigo
amêndoa travo corpo alma amante amigo
por isso canto
por isso digo
alpendre casa cama arca do meu trigo.

Meu desafio
minha aventura
minha coragem de correr contra a ternura.

preliminares

.
Dois amigos de Lisboa, viajavam de carro através da planície alentejana. Um deles era ventriloco. Às tantas avistaram um pastor com um rebanho de cabras e ovelhas. Pararam e resolveram divertir-se com o bom homem.
-
-"Oh compadre, ouvimos dizer que cá no Alentejo os animais falavam"
-"Vocemecês caíram no conto do vigário, aqui os animais não falam"
-"Podemos falar aí com as suas cabras?"
-"O rebanho é vosso," (e falando para os seus botões)" pobrezinhos, enfiaram-lhes o garruço"
Aí ,o que era ventriloco perguntou, dirigindo-se a uma cabra:" Com quem dormiste esta noite?"
-"Foi com o bode" mimou ele a voz da cabra.
-"Olha , afinal o senhor estava a dizer a verdade, ela falou"
-"Eu não lhe disse?", "olhe posso falar também ali com a sua égua?
-"Não senhor, com essa não fala, que ela é mentirosa",'

CARTAS AO PAI NATAL na versão SANTA KLAUS

.
Dear Santa,
Please send me a baby brother.


Santa wrote back:
"Send me your mother..."

O ENIGMA DO " K."



É dificil encontrar na história do RC-REV, a origem do "K.", Kapa Ponto, para os íntimos.

Vasculhadas as gavetas dos armários do "dead file", das fotocópias amarrotadas dos PAI.s (Passenger Advance Information) que o Cabral sempre se recusou a mandar, das confusas "Ocorrências" escrivinhadas do Caramelo, com aquela lógica elíptica que nem ele conseguia decifrar, mas que lixavam sempre quem ele dizia que não queria lixar,nos nevoeiros das madrugadas do Giovanni que precipitavam aquelas protecções e reprotecções nervosas de passageiros, nas fúrias do Garção quando perdia no carrôme,na sua apologia tonitroante dos beneficios dos yogurtes bulgaros, na guerra amigável que Mário Filipe fazia contra a "camarilha" que controlava a TRANCA, nos divertidos "brainstorms" que faziamos na sala de convivio como processo de criação
dos famosos textos colectivos, que tantas gargalhadas arrancavam e tantos verdadeiros tesouros literários resultaram na brilhante escrita do Cascada,; chegou-se à conclusão que o "K", afinal é um mero detalhe da História do RC e que o que verdadeiramente conta, foram e são as pessoas que o usam e abusam.
amen

preliminares

.
Um sujeito foi ao médico de família, com o testículo esquerdo inchado e dormente. O médico disse que era uma inflamação testicular, que não era nada grave etc., mas que ele procurasse um especialista. E deu-lhe o telefone de um Colega UROLOGISTA, mas, na hora, enganou-se no número e deu o do seu ADVOGADO.
O tipo marcou uma consulta, e à hora marcada lá estava ele diante do advogado, mas achando que era o médico:
- Em que posso ajudar?
O nosso amigo baixou as calças e mostrou:
- Como o senhor está vendo, doutor, estou com uma inflamação no testículo
esquerdo.
O advogado ficou olhando a cena alguns segundos sem entender absolutamente nada.
Pensou... pensou... pensou e disse:
- Meu amigo, a minha especialidade é o Direito...
Diz o sujeito:
- Dâ-se!!!!!! Agora até há especialistas para cada tomate??????

segunda-feira, dezembro 15, 2008

O ALMOÇO DE NATAL DA REDE É JÁ QUARTA FEIRA 17

.
COMO JÁ AQUI ANUNCIÁMOS O
ALMOÇO DE NATAL DA TAP
REDE, É JÁ NA QUARTA QUE
VEM.



Este ano vai realizar-se no lado direito do 5º.andar e a Organização convida também o pessoal ex-RC e ex-REV que já não picam o ponto para estarem presentes pelo meio dia e tal, e podem trazer uns salgadinhos ou uns docinhos para enriquecer ainda mais a mesa, que como sempre ,será um gigantesco buffet,farto de com a qualidade como nenhum hotel de 5 estrelas jamais servirá.

É a ocasião certa para se encontrarem as gerações que passaram pelo RC:

Com os que agora agora mandam nos voos:

A 15 DE DEZEMBRO, nasceu CHICO MENDES

.
Chico Mendes


Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como "Chico Mendes" (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988), foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua intensa luta pela preservação da Amazônia o tornou conhecido internacionalmente e foi a causa de seu assassinato.

“ No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade. ”

Biografia
Ainda criança começou seu aprendizado do ofício de seringueiro, acompanhando o pai em excursões pela mata. Só aprendeu a ler aos 20 anos de idade, já que na maioria dos seringais não havia escolas, nem os proprietários de terras tinham intenção de criá-las em suas propriedades. [1]

Iniciou a vida de líder sindical em 1975, como secretário geral do recém-fundado Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. A partir de 1976 participou ativamente das lutas dos seringueiros para impedir o desmatamento através dos "empates" - manifestações pacíficas em que os seringueiros protegem as árvores com seus próprios corpos. Organizava também várias ações em defesa da posse da terra pelos habitantes nativos.

Em 1977 participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, e foi eleito vereador pelo MDB local. Recebe então as primeiras ameaças de morte, por parte dos fazendeiros, e começa a ter problemas com seu próprio partido, que não se identificava com suas lutas.

Em 1979 Chico Mendes reúne lideranças sindicais, populares e religiosas na Câmara Municipal, transformando-a em um grande foro de debates. Acusado de subversão, é submetido a duros interrogatórios. Sem apoio, não consegue registrar a denúncia de tortura que sofrera em dezembro daquele ano.


Representantes dos povos da floresta (seringueiros, índios, quilombolas) apresentam reivindicações durante 2º Encontro Nacional, em BrasíliaChico Mendes foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e um dos seus dirigentes no Acre, tendo participado de comícios com Lula na região. Em 1980 foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional a pedido de fazendeiros da região, que procuraram envolvê-lo no assassinato de um capataz de fazenda, possivelmente relacionado ao assassinato do presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Brasiléia, Wilson Sousa Pinheiro.

Em 1981 Chico Mendes assume a direção do Sindicato de Xapuri, do qual foi presidente até sua morte. Candidato a deputado estadual pelo PT nas eleições de 1982, não consegue se eleger.

Acusado de incitar posseiros à violência, foi julgado pelo Tribunal Militar de Manaus, e absolvido por falta de provas, em 1984.

Liderou o 1º. Encontro Nacional dos Seringueiros, em outubro de 1985, durante o qual foi criado o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), que se tornou a principal referência da categoria. Sob sua liderança a luta dos seringueiros pela preservação do seu modo de vida adquiriu grande repercussão nacional e internacional. A proposta da "União dos Povos da Floresta" em defesa da Floresta Amazônica busca unir os interesses dos indígenas, seringueiros, castanheiros, pequenos pescadores, quebradeiras de coco babaçu e populações ribeirinhas, através da criação de reservas extrativistas. Essas reservas preservam as áreas indígenas e a floresta,além de ser um instrumento da reforma agrária desejada pelos seringueiros.

Em 1987, Chico Mendes recebeu a visita de alguns membros da ONU, em Xapuri, que puderam ver de perto a devastação da floresta e a expulsão dos seringueiros causadas por projetos financiados por bancos internacionais. Dois meses depois leva estas denúncias ao Senado norte-americano e à reunião de um banco financiador, o BID. Os financiamentos a esses projetos são logo suspensos. Na ocasião, Chico Mendes é acusado por fazendeiros e políticos locais de "prejudicar o progresso", o que aparentemente não convence a opinião pública internacional. Alguns meses depois, Mendes recebe vários prêmios internacionais, destacando-se o Global 500, oferecido pela ONU, por sua luta em defesa do meio ambiente.

Ao longo de 1988 participa da implantação das primeiras reservas extrativistas criadas no Estado do Acre. Ameaçado e perseguido por ações organizadas após a instalação da UDR no Estado, Mendes percorre o Brasil, participando de seminários, palestras e congressos onde denuncia a ação predatória contra a floresta e as violências dos fazendeiros contra os trabalhadores da região.

Após a desapropriação do Seringal Cachoeira, em Xapuri, propriedade de Darly Alves da Silva, agravam-se as ameaças de morte contra Chico Mendes que por várias vezes denuncia publicamente os nomes de seus prováveis responsáveis. Deixa claro às autoridades policiais e governamentais que corre risco de vida e que necessita de garantias. No 3º Congresso Nacional da CUT, volta a denunciar sua situação, similar à de vários outros líderes de trabalhadores rurais em todo o país. Atribui a responsabilidade pela violência à UDR. A tese que apresenta em nome do Sindicato de Xapuri, Em Defesa dos Povos da Floresta, é aprovada por aclamação pelos quase seis mil delegados presentes. Ao término do Congresso, Mendes é eleito suplente da direção nacional da CUT. Assumiria também a presidência do Conselho Nacional dos Seringueiros a partir do 2º Encontro Nacional da categoria, marcado para março de 1989, porém não sobreviveu até aquela data.

O assassinato de Chico Mendes
Em 22 de dezembro de 1988, exatamente uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado na porta de sua casa por sua intensa luta pela preservação da amazônia. Casado com Ilzamar Mendes, deixou dois filhos, Sandino e Elenira, na época com dois e quatro anos de idade, respectivamente.

A justiça brasileira condenou os fazendeiros Darly Alves da Silva e Darcy Alves da Silva, responsáveis por sua morte, a 19 anos de prisão, em dezembro de 1990. Darly fugiu em fevereiro de 1993 e escondeu-se num assentamento do Incra, no interior do Pará, chegando mesmo a obter financiamento público do Banco da Amazônia, sob falsa identidade. Só foi recapturado em junho de 1996. A falsidade ideológica rendeu-lhe uma segunda condenação: mais dois anos e oito meses de prisão.

A NOSSA CIMEIRA DE DEZEMBRO VAI SER DIA 18

.
MESMO SENDO O MÊS DE DEZEMBRO
COMPLICADO POR VIA DAS FÉRIAS
DE NATAL DE MUITOS DE NÓS,
VAI REALIZAR-SE NO PRÓXIMO
DIA 18 O NOSSO ENCONTRO MENSAL.



Vai ser no RICHARDS II, em Moscavide, e a Dina pede para se possivel confirmarem presença para ter uma ideia das mesas a reservar.

A hora é a do costume, e lembro que o restaurante tem parque de estacionamento

sábado, dezembro 13, 2008

MOVIMENTO "SALVEM OS RICOS"

.


IMITANDO GRANDES CONCERTOS COMO O DE WEMBLEY ,NOVA YORK, SIDNEY E OUTROS, AÍ ESTÁ O CONCERTO DE SOLIDARIEDADE COM OS RICOS

sexta-feira, dezembro 12, 2008

preliminares

.
Um casal, sentado em frente ao advogado.
O advogado:
- Que triste, depois de tantos anos de união, o Sr. com 79 anos e a
Sra. com 75 anos agora resolvem se separar. Expliquem-me o motivo,
quem sabe poderemos resolver.
Ela:
- Ele tem somente uma ereção por ano.
Ele:
- E ela quer que eu desperdice com ela

AGÊNCIA DE VIAGENS PARA ID'S

.
AGORA JÁ EXISTE UMA
AGÊNCIA DE VIAGENS
ESPECIALIZADA EM
BILHETES DE "BORLAS"



O Site da agência é:

www.touchdown.co.uk

Viagens , hoteis, tours etc....

a 12 de Dezenbro nasceu EDVARD MUNCH

.
Edvard Munch


Edvard Munch (Løten, 12 de Dezembro de 1863 — Ekely, 23 de Janeiro de 1944) foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão.

Biografia
Edvard Munch frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. No campo das idéias, o pensamento de Henrik Ibsen e Bjornson marcou o seu percurso inicial. A arte era considerada como uma arma destinada a lutar contra a sociedade. Os temas sociais estão assim presentes em O Dia Seguinte e Puberdade de 1886.

Com A Menina doente (Das Kränke Mädchen - 1885) inicia uma temática que surgiria como uma linha de força em todo o seu caminho artístico. Fez inúmeras variações sobre este último trabalho, assim como sobre outras obras, e os seus sentimentos sobre a doença e a morte, que tinham marcado a sua infância (a mãe morreu quando ele tinha 5 anos, a irmã mais velha faleceu aos 15 anos, a irmã mais nova sofria de doença mental e uma outra irmã morreu meses depois de casar; o próprio Edvard estava constantemente doente), assumem um significado mais vasto, transformados em imagens que deixavam transparecer a fragilidade e a transitoriedade da vida. Em Paris, descobre a obra de Van Gogh e Gauguin, e indubitavelmente o seu estilo sofre grandes mudanças.

Em 1892 o convite para expor em Berlim torna-se num momento crucial da sua carreira e da história da arte alemã. Inicia um projecto que intitula O Friso da Vida.

"O GRITO"

Aos trinta anos ele pinta O Grito, considerada a sua obra máxima. O quadro retrata a angústia e o desespero e foi inspirado nas decepções do artista tanto no amor quanto com seus amigos. O Grito é uma das peças da série intitulada The Frieze of Life [O Friso da Vida]. Os temas da série recorrem durante toda a obra de Munch, em pinturas como A Menina Doente (1885), Amor e Dor (1893-94), Cinzas (1894) e A Ponte. Rostos sem feições e figuras distorcidas fazem parte de seus quadros.

Em 1896, em Paris, interessa-se pela gravura, fazendo inovações nesta técnica. Os trabalhos deste período revelam uma segurança notável. Em 1914 inicia a execução do projecto para a decoração da Universidade de Oslo, usando uma linguagem simples, com motivos da tradição popular.


"GIRLS ON THE BRIDGE" 1902

Munch retratava as mulheres ora como sofredoras frágeis e inocentes (ver Puberdade e Amor e Dor), ora como causa de grande anseio, ciúme e desespero (ver Separação, Ciúmes e Cinzas). As últimas obras pretendem ser um resumo das preocupações da sua existência: Entre o Relógio e a Cama, Auto-Retrato de 1940. Toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.