sexta-feira, novembro 29, 2013

a 29 de novebro nasceu GAETANO DONIZETI

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Domenico Gaetano Maria Donizetti (Bérgamo, 29 de novembro de 1797 — Bérgamo, 8 de abril de 1848) foi um compositor de óperas italiano, um dos mais fecundos do Romantismo.


Nasceu numa família pobre sem tradições no mundo da música, mas em 1806, foi um dos primeiros alunos da escola caritativa de Bergamo.

Donizetti iniciou os seus estudos musicais com Simon Mayr em Bérgamo e, em seguida com Mattei em Bolonha. Nas suas primeiras peças compõe apenas composições religiosas num estilo restrito.

Em 1814 regressa a Bergamo ficando responsável pela música na Igreja de Santa Maria Maggiore.

Em 1818 é representada a sua primeira ópera, Enrico di Borgogna, em Veneza. O seu primeiro grande sucesso foi com a ópera Esule di Roma, estreada em 1828 em Nápoles.

Donizetti é muito conhecido pelas suas óperas, mas também compôs outros tipos de música, como quartetos de cordas, obras orquestrais etc.



Óperas
Il Pigmalione (1816; 13.10.1960 Teatro Donizetti, Bergamo)
Enrico di Borgogna (14.11.1818 Teatro San Luca, Veneza)
Una follia (17.12.1818 Teatro San Luca, Veneza) (perdida)
Le nozze in villa (1821? Teatro Vecchio, Mantua)
Il falegname di Livonia, ossia Pietro il grande (26.12.1819 Teatro San Samuele, Veneza)
Zoraïda di Granata (28.1.1822 Teatro Argentino, Roma)
La zingara (12.5.1822 Teatro Nuovo, Nápoles)
La lettera anonima (29.6.1822 Teatro del Fondo, Nápoles)
Chiara e Serafina, ossia I pirati (26.10.1822 Teatro alla Scala Milão)
Alfredo il grande (2.7.1823 Teatro San Carlo, Nápoles)
Il fortunato inganno (3.9.1823 Teatro Nuovo, Nápoles)
Zoraïda di Granata [rev] (7.1.1824 Teatro Argentino, Roma)
L'ajo nell'imbarazzo (4.2.1824 Teatro Valle, Roma)
Emilia di Liverpool (28.7.1824 Teatro Nuovo, Nápoles) (L'eremitaggio di Liverpool)
Alahor in Granata (7.1.1826 Teatro Carolino, Palermo)
Don Gregorio [rev of L'ajo nell'imbarazzo] (11.6.1826 Teatro Nuovo, Nápoles)
Elvida (6.7.1826 Teatro San Carlo, Nápoles)
Gabriella di Vergy (1826; 29.11.1869 Teatro San Carlo, Nápoles) (Gabriella)
Olivo e Pasquale (7.1.1827 Teatro Valle, Roma)
Olivo e Pasquale [rev] (1.9.1827 Teatro Nuovo, Nápoles)
Otto mesi in due ore (13.5.1827 Teatro Nuovo, Nápoles) (Gli esiliati in Siberia)
Il borgomastro di Saardam (19.8.1827 Teatro del Fondo, Nápoles)
Le convenienze teatrali (21.11.1827 Teatro Nuovo, Nápoles)
L'esule di Roma, ossia Il proscritto (1.1.1828 Teatro San Carlo, Nápoles)
Emilia di Liverpool[rev] (8.3.1828 Teatro Nuovo, Nápoles)
Alina, regina di Golconda (12.5.1828 Teatro Carlo Felice, Genova)
Gianni di Calais (2.8.1828 Teatro del Fondo, Nápoles)
Il paria (12.1.1829 Teatro San Carlo, Nápoles)
Il giovedi grasso (26.2.1829? Teatro del Fondo, Nápoles) (Il nuovo Pourceaugnac)
Il castello di Kenilworth (6.7.1829 Teatro San Carlo, Napoles)
Alina, regina di Golconda [rev] (10.10.1829 Teatro Valle, Roma)
I pazzi per progetto (6.2.1830 Teatro San Carlo, Nápoles)
Il diluvio universale (28.2.1830 Teatro San Carlo, Nápoles)
Imelda de Lambertazzi (5.9.1830 Teatro San Carlo, Nápoles)
Anna Bolena (26.12.1830 Teatro Carcano, Milão)
Le convenienze ed inconvenienze teatrali [rev of Le convenienze teatrali] (20.4.1831 Teatro Canobbiana, Milão)
Gianni di Parigi (1831; 10.9.1839 Teatro alla Scala Milão)
Francesca di Foix (30.5.1831 Teatro San Carlo, Nápoles)
La romanziera e l'uomo nero (18.6.1831 Teatro del Fondo, Nápoles) (libretto perdido)
Fausta (12.1.1832 Teatro San Carlo, Nápoles)
Ugo, conte di Parigi (13.3.1832 Teatro alla Scala Milão)
L'Elisir d'Amore (12.5.1832 Teatro Canobbiana, Milão)
Sancia di Castiglia (4.11.1832 Teatro San Carlo, Nápoles)
Il furioso all'isola di San Domingo (2.1.1833 Teatro Valle, Roma)
Otto mesi in due ore [rev] (1833, Livorno)
Parisina (17.3.1833 Teatro della Pergola, Florença)
Torquato Tasso (9.9.1833 Teatro Valle, Roma)
Lucrezia Borgia (26.12.1833 Teatro alla Scala Milão)
Il diluvio universale [rev] (17.1.1834 Teatro Carlo Felice, Génova)
Rosmonda d'Inghilterra (27.2.1834 Teatro della Pergola, Florença)
Maria Stuarda [rev] (18.10.1834 Teatro San Carlo, Naples) (Buondelmonte)
Gemma di Vergy (26.10.1834 Teatro alla Scala Milão)
Maria Stuarda (30.12.1835 Teatro alla Scala Milão)
Marin Faliero (12.3.1835 Théâtre-Italien, Paris)
Lucia di Lammermoor (26.9.1835 Teatro San Carlo, Nápoles)
Belisario (4.2.1836 Teatro La Fenice, Veneza)
Il campanello di notte (1.6.1836 Teatro Nuovo, Nápoles)
Betly, o La capanna svizzera (21.8.1836 Teatro Nuovo, Nápoles)
L'assedio di Calais (19.11.1836 Teatro San Carlo, Nápoles)
Pia de' Tolomei (18.2.1837 Teatro Apollo, Veneza)
Pia de' Tolomei [rev] (31.7.1837, Sinigaglia)
Betly [rev] ((?) 29.9.1837 Teatro del Fondo, Nápoles)
Roberto Devereux (28.10.1837 Teatro San Carlo, Nápoles)
Maria de Rudenz (30.1.1838 Teatro La Fenice, Veneza)
Gabriella di Vergy [rev] (1838; 8.1978 recording, Londres)
Poliuto (1838; 30.11.1848 Teatro San Carlo, Napoles)
Pia de' Tolomei [rev 2] (30.9.1838 Teatro San Carlo, Nápoles)
Lucie de Lammermoor [rev of Lucia di Lammermoor] (6.8.1839 Théâtre de la Rennaisance, Paris)
Le duc d'Albe (1839; 22.3.1882 Teatro Apollo, Roma) (Il duca d'Alba)
Lucrezia Borgia [rev] (11.1.1840 Teatro alla Scala Milão)
Poliuto [rev] (10.4.1840 Opéra, Paris) (Les martyrs)
La fille du régiment (11.2.1840 Opéra-Comique, Paris)
L'ange de Nisida (1839; ?)
Lucrezia Borgia [rev 2] (31.10.1840 Théâtre-Italien, Paris)
La favorite [rev of L'ange de Nisida] (2.12.1840 Opéra, Paris)
Adelia (11.2.1841 Teatro Apollo, Roma)
Rita, ou Le mari battu (1841; 7.5.1860 Opéra-Comique, Paris) (Deux hommes et une femme)
Maria Padilla(26.12.1841 Teatro alla Scala Milão)
Linda di Chamounix (19.5.1842 Kärntnertortheater, Viena)
Linda di Chamounix [rev] (17.11.1842 Théâtre-Italien, Paris)
Caterina Cornaro (18.1.1844 Teatro San Carlo, Nápoles)
Don Pasquale (3.1.1843 Théâtre-Italien, Paris)
Maria di Rohan (5.6.1843 Kärntnertortheater, Viena)
Dom Sébastien (13.11.1843 Opéra, Paris)
Dom Sébastien [rev] (6.2.1845 Kärntnertortheater, Viena)

Música Sacra[editar]
Messa da Requiem

A NOSSA "SALA DE CONVIVIO DO RC"

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A TRANCA CRIOU NO FACEBOOK HÁ JÁ
ALGUM TEMPO, UM ESPAÇO, A QUE SE
CHAMOU "SALA DE CONVIVIO DO RC"

Este espaço constitui uma extensão da TRANCA , mas também recria no cyber espaço, uma extensão daquilo que foi a noissa sala de convívio, no velho RC, naquela salinha de esquina do 7º.andar do edifício 25, onde durante muitos anos, até o RC se transformar em REV,LISRY,BACKOFFICE ETC, e com a transferência para o 5º.andar do edifício 27, se ter perdido a Sala de Convivio, pois as chefias de então ,apesar das promessas ,nunca arranjaram um espacinho para nós.

A SALA DE CONVIVIO DO RC, na o facebook tem sido um êxito, estando aberta 24 horas e por lá passam diariamente 71 dos nossos companheiros que não tiveram medo de entrar, apesar do papão do face.
Quem quer entrar ,depois de se inscrever no face, é incluído na SALA e se quiser ,não mais entra no espaço fóra da sala.

Temos dias em que se conversa entre nós, através do chat da sala, até altas horas, como se estivéssemos ainda no RC ou no REV.

Hoje deixo aqui duas imagens da nossa página onde publiquei algumas das fotos e filmes da nossa CIMEIRA DO RESTELO, e que possibilitam a troca de impressões sobre as mesmas a qualquer hora.


quarta-feira, novembro 27, 2013

CRÓNICA DA III CIMEIRA DO RESTELO

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TIVEMOS ONTEM MAIS UMA DAS NOSSAS
ASSEMBLEIAS MAGNAS MENSAIS DESTA
FEITA COM O NICK NAME CIMEIRA DO
RESTELO.

Foi um encontro muito gostoso de amigos de sempre, que depois de trinta e muitos anos juntos a controlar voos, dar capaéles, enviar voos, amargar na velha Coordenação nas fotópias e no conveyor belt, agora cá foram, continuamos a juntarmo-nos todos os meses ,sem falhas. Para quem não acreditava , tomem lá.



Não me canso de assinalar, que o êxito destas nossa Cimeiras se devem fundamentalmente à carolice, empenho e eficácia na acção das nossas companheiras DINA (a nossa Primeira) e da Manuela Brito e Silva (a quem atribuímos a pasta dos Transportes.)
Sem elas ....

Esta foi a terceira vez no Restelo, onde desde cedo começaram a afluir os nossos senadores.
Foi uma Cimeira muito animada e com uma estreia absoluta, a do nosso companheiro Vitor Santos

logo muito saudado à entrada

e pelo regresso também com o aplauso generalizado, ainda por cima com uma entrada Hollywoodesca
-Cheguei


Estiveram na bancada: o Zé Manel Guedes Vaz , Teresa Guedes Vaz, Augusto, Iracema,Rui Brito Sousa, Susy Brito Sousa,Chico Vieira, Mrs Vieira,Farinho,Antunes,Chico Chitas Carreiras,Mrs Carreiras,João Ferradeira Pinto,Dina,Manuela Brito e Silva,Manuela Mascarenhas,Ana Franco,Canelas,Vitor Santos,Zé Herdeiro,Marcelo,Coelho de Almeida,Peixoto. Alice Teles, e Hélder Mesquita.

Dei uma boleia ao Vitor Santos e ao Hélder Mesquita, e ao passarmos no Estádio do Restelo, a rivalidade Alcântara versus Restelo, estalou o verniz do Vitor ,um alcantarense torcedor roxo do Atletico, que lembrando-se que o Hélder Mesquita, é adepto do clube rival, o Belenenses , do Restelo, logo provocou:

-Oh nosso Mosca, olha ali para a esquerda para o seu Estádio, perdão, o Casa Pia, como lhe chamamos em Alcântara, ahahaha!!!

O Vitor esteve muito animado, nunca tinha experimentado as nossas Cimeiras, recordou companheiros que já não via há muito desenferrujou a língua e a memória, acho que vai voltar, aposto.


O mesmo ou quase sucedeu com o Chitas, que depois daquela espectacular entrada , foi um desenrolar de memórias, com a estória do cabanejo a ser relembrada e da sua despedida, em 2001, cheia das lágrimas das meninas, que mereceu um texto de despedida e para o Chitas o nickname de Frei Xico do Cabanejo, que aqui recordo:

"Vai deixar o nosso convivio, Frei Xico.
O Convento sem Frei Xico e sem Cabanejo, nunca mais será o mesmo.
Porque a Alma do Cabanejo, e do Convento, é Frei Xico.
Sem Xico, à noviça Tareijinha restará a saudade e o fumo, a posse de Bissau e restos do maldito code-share dos nartas de Maputo. Madre Tareija, numa de imperialismo, anexará terra dos Macondes, e terá um Império maior que a Raínha Ginga jamais sonhou, numa Angola sem portugas.O Cabanejo, esse, será confiado a Monsenhor Don Jorge da Sofia, pois atributos não lhe faltam, para dar movimento e uso, a esse grande invento, com o qual Frei Xico atrrecadou o "sesso d.oro" do VI International Sex Contest of Buraca.
Sem Frei Xico, nunca mais a Tasquinha será a mesma.
Sem ele, o arroz de polvo perderá o brilho e o gôsto.
Tinto sem Xico será zurrapa, virará água pé sem castanhas.
Frei Xico, ai de ti que não apareças. No Convento e na Tasquinha....


# posted by jose @ Segunda-feira, Novembro 29, 2001"

Os processos em cima da mesa tinam bom aspecto



O Canelas continua em forma, e as suas previsões astrológicas não deixam de entusiasmar o pessoal.


Durante a Cimeira, os alentejanos presentes, resolveram constituir-se em grupo parlamentar para próximas Cimeiras

CHICO VEIRA,AUGUSTINHO E CHITAS CARREIRAS

o PEIXOTO e a ALICE TELES, puseram a conversa em dia

o AUGUSTINHO E O RUI BRITO DE SOUSA, dois lagartos

o GUEDES VAZ não faltou.

A Iracema voltou a aparecer, pois estreou-se nestas andanças na Cimeira do Barreiro,gostei muito de a rever, lembrámos, com o Augusto também, aqueles 15 dias que trabalhámos juntos numa deslocação que tivemos na Delegação do Marquez de Pombal, há já muitos anos.


na parte final, aconteceu o costume, ninguém permaneceu sentado,




e as conversas cruzaram-se


Agora, até para a próxima, que será em Dezembro, faltem, pois sem vocês, a IDEIA de RC, não existiria.

terça-feira, novembro 26, 2013

sexta-feira, novembro 22, 2013

III CIMEIRA DO RESTELO

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ESTE MÊS O NOSSO ENCONTRO VAI SER
DE NOVO NO RESTELO


vai ser neste espaço


Da nossa Primeira Dina A habitual CONVOCATÓRIA

"Queridas amigas e amigos
Quero pedir-vos desculpa por só hoje estar a fazer a divulgação do nosso almoço. Este mês tentámos procurar um restaurante onde ainda não tivéssemos ido mas os que contactámos tinham um preço mais elevado do que é habitual. Resolvemos então que almoçaremos no Restelo, onde já fomos duas vezes. O local é simpático, a comida é boa.

Aqui vai a morada:
Restaurante Cozinha do Bairro
R. Alda Nogueira
Autocarro 732 - sair na Av. Ilha da Madeira a seguir ao Ministério da Defesa. O Restaurante fica numa perpendicular, à esquerda de quem sobe. É uma rua sem transito.
Telef. 219337872

A ementa:


-- Entradas............ pão, manteiga, salgadinhos

Prato.................. bacalhau com broa

Sobremesa......... cheese cake ou frut
Bebidas.............. água, vinho branco ou tint

café

O preço ...... 15 euros

Peço-vos que me enviem resposta - sim ou não - até sábado, dia 23, depois do almoço.

Queria também pedir a todos um grande favor, tragam-me nomes de restaurantes vossos conhecidos para que os contactemos e assim tenhamos a vida mais facilitada na organização dos próximos almoços.

Beijos

Dina "

PREMIADOS DO LISBON&ESTORIL CINEMA FESTIVAL

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NO FESTIVAL LISBON&ESTORIL,O
CINEMA IRANIANO VOLTOU A GA-
NHAR PRÉMIOS INTERNACIONAIS


PREMIADOS NO LISBON&ESTORIL CINEMA FESTIVAL
Vencedores do Lisbon & Estoril Film Festival 2013

O júri do Lisbon & Estoril Film Festival, formado por Arto Lindsay, Dominique Gonzalez-Foerster, Diego Masson, Carlos Saboga e Vhils atribuiu os seguintes prémios
Prémio Melhor Filme
Fish & Cat, de Shahram Mokri

Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa
(em ex-aequo)
Harmony Lessons, de Emir Baigazin
La última película, de Raya Martin e Mark Peranson

O Festival conta ainda com mais duas distinções, o Prémio Cineuropa e o Prémio Melhor-Curta Metragem MEO. Este último contou com Paul Auster, Siri Hustvedt, J.M. Coetzee, Don DeLillo e Gonçalo M. Tavares no júri.

Prémio Cineuropa
Das merkwürdige Kätzchen de Ramon Zürcher

Prémio Melhor Curta-Metragem MEO
Primária de Hugo Pedro — Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Menções Honrosas do Prémio Curtas-Metragens MEO

Melhor Comédia
Welkom, de Pablo Munoz Gomez —Institut des Arts de Diffusion, Bélgica

Melhor Drama La Prima Legge di Newton, de Piero Messina — Centro Sperimentale di Cinematografia, Itália

Melhor Ensaio Cinematográfico
Untitled, de Jorge Romariz —Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal

terça-feira, novembro 19, 2013

A BUNDA, QUE ENGRAÇADA

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FOI DOS TEXTOS MAIS LIDOS
NA VELHA TRANCA,HOJE EM DIA
AINDA MUITO ACTUAL



Pois é tudo isto e também até já foi, objecto de teses de doutoramento.
Por cá, também, por influências de nosss irmãos dos trópicos, lhe chamamos bunda e bumbum, mas traseiro, rabo, cú e peidola, são as suas denominações mais usadas entre nós.
No antigo RC e agora no Revenue, abunda sempre foi favorita entre o pessoal, que vê nela um interregno delicioso, um belo escape, para o aborrecimento da monótona visualização de outros "queues", estes muito informáticos, muito sem graça.
Muitos autores tentaram ao longo da História, sistematizar uma classificação
das bundas quanto à sua forma, sendo a tese do Prof. C.H.Pimenta, a que
maior cocordância concitou na comunidade cientifica.
Segundo este académico, as bundas podem catalogar-se por tipos, e que para ele são:
-Tipo maçã - redondinhas e duras
-Tipo pêra - finas em cima e largas em baixo
-Tipo offload - tão volumosas que não cabem na mini-saia, transbordado-a
-Tipo prateleira - con as pretoberâncias calipigias superiores mais desenvolvidas com descida abrupta .
Tipo PROS - optimizadas por efeito do "constrained" que constitui a calcinha de lycra.
-Tipo casca de laranja - com imensos buraquinhos causados pela celulite
-Tipo noshow - sem rabo algum
-Tipo gelatina - como um pudim bamboleante.
-Tipo boomerang - ossudo e metido para dentro.
Muitos outros cientistas sociais têm opinado sobre tão agradável matéria, como o cronista brasileiro ARNALDO JABÔR, que diz:
"A bunda virou um instrumento de ascenção social. Nossas meninas se cuidam desde cedo, chegando a sentar-se em penicos e cadeiras sem fundo, uns tantos minutos por dia, para arredondar as suas formas calipígeas, e obrigando-se a rebolados cada vez mais desbragados"
Já o humorista AGANEMON, acha que:
"A bunda é hoje em dia um capital"
"Há que valorizar o produto interno". "Há um nicho de mercado importante na área dos traseiros, das bundas e nádegas da ordem dos milhões de dólares"
"A bunda é uma comodity de alto valôr e tem cotação empinada em Wall Street"
"A bunda brasileira não tem competidoras, ela é criada solta, ciscando no quintal, trepando muro, rebolando na praia, no líbibo da gente. É ex-libris nacional"
A bunda não escapou também à pena de JORGE AMADO:
"A bunda é nossa amorável imperfeição. é bela, é criadora, é a raça, é a alegria"
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE não se conteve mesmo, e perante a imagem de uma bela bunda. escreveu e dedicou-lhe este admirável poema que aqui reproduzimos:

A bunda que engraçada
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A bunda, que engraçada.
Está sempre sorrindo, nunca é trágica.
Não lhe importa o que vai
pela frente do corpo. A bunda basta-se.
Existe algo mais? Talvez os seios.
Ora - murmura a bunda - esses garotos
ainda lhes falta muito que estudar.
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A bunda são duas luas gêmeas
em rotundo meneio. Anda por si
na cadência mimosa, no milagre
de ser duas em uma, plenamente.
.
A bunda se diverte
por conta própria. E ama.
Na cama agita-se. Montanhas
avolumam-se, descem. Ondas batendo
numa praia infinita.
.
Lá vai sorrindo a bunda. Vai feliz
na carícia de ser e balançar.
Esferas harmoniosas sobre o caos.
.
A bunda é a bunda,
rebunda.
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Já para alguns colegas cá da casa:
"A bunda quando é bela, ela fala connosco, põe-nos a sonhar, faz-nos entrar num estranho turpor hipnótico, numa outra dimensão estelar, ela tem até legendas..."
Mas voltemos na ARNALDO JABÔR:
"Para os anglos saxões o símbolo maior são os seios. Leiteiros, alimentícios, enormes a transbodarem das páginas de revista de mulher pelada. Para nós, o bumbum, por infecundo, tem imagem mais propícia para sacanagem sem perigo"
"Muitas mulheres de bundas bonitas chegam a ter ciúmes das suas formas calipígeas"

"A mulher de bunda bonita caminha como se fosem duas"
"Ela e a sua bunda" , "Uma fala , a outra cala e todos olham.."
"A mulher de bunda bonita não tem sossego, está sempre consciente do tesouro que reboca"
"A mulher de bunda bonita, mesmo de frente, ela está sempre de costas"
A socióloga PAOLA VANESSA DIAS escreveu mesmo um estudo sobre o tema : O PODER HIPNÓTICO DOS TRASEIROS":
"..PERANTE UMA BUNDA BONITA, NENHUM HOMEM TEM CAPACIDADE PARA DELA DESPREGAR O SEU OLHAR, mesmo sob pressão vigilante e restritiva da mulher ou namorada.."

Já o antropólogo brasileiro ROBERTO DA MATTA, menciona a bunda, como denominador nacional do mais alto prestígio:
"Certamente mais integrador que a Constituição Federal e as leis trabalhistas,ela é o símbolo raiz de uma coesão interna, essa bunda lunar, estruturalmente dividida pelas suas intrigantes bochechas hemisféricas, ela é o nosso ponto de chegada e fuga"
Entre nós.quem não recorda os gritos entusiasmados do GIOVANNI FERNANDES , quando logo pela manhã entrava conclamando: "ecco, il meglio culo di Catânia"
A bunda bonita, afinal, não é indiferente a ninguém.
-É!! tu aí, sim tu.Para onde estavas a olhar???!!!

TEXTO DE RICARDO ARAUJO PEREIRA

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carta ao pm
de
Ricardo Araújo Pereira

Caro Sr. primeiro-ministro,
O conjunto de medidas que me enviou para apreciação parece-me extraordinário. Confiscar as pensões dos idosos é muito inteligente. Em 2015, ano das próximas eleições legislativas, muitos velhotes já não estarão cá para votar.

Tem-se observado que uma coisa que os idosos fazem muito é falecer. É uma espécie de passatempo, competindo em popularidade com o dominó. E, se lhes cortarmos na pensão, essa tendência agrava-se bastante. Ora, gente defunta não penaliza o governo nas urnas. Essa tem sido uma vantagem da democracia bastante descurada por vários governos, mas não pelo seu.
Por outro lado, mesmo que cheguem vivos às eleições, há uma probabilidade forte de os velhotes não se lembrarem de quem lhes cortou o dinheiro da reforma.
O grande problema das sociedades modernas são os velhos. Trabalham pouco e gastam demais.
Entregam-se a um consumo desenfreado, sobretudo no que toca a drogas. São compradas na farmácia, mas não deixam de ser drogas. A culpa é da medicina, que lhes prolonga a vida muito para além da data da reforma.

Chegam a passar dois ou três anos repimpados a desfrutar das suas pensões.
A esperança de vida destrói a nossa esperança numa boa vida, uma vez que o dinheiro gasto em pensões poderia estar a ser aplicado onde realmente interessa, como os swaps, as PPP e o BPN.
Se me permite, gostaria de acrescentar algumas ideias para ajudar a minimizar o efeito negativo dos velhos na sociedade portuguesa:

1. Aumento da idade de reforma para os 85 anos. Os contestatários do costume dirão que se trata de uma barbaridade, e que acrescentar 20 anos à idade da reforma é muito. Perguntem aos próprios velhos. Estão sempre a queixar-se de que a vida passa a correr e que 20 anos não são nada. É verdade: 20 anos não são nada. Respeitemos a opinião dos idosos, pois é neles que está a sabedoria.

2. Exportação dos velhos. O velho português é típico e pitoresco. Bem promovido, pode ter aceitação lá fora, quer para fazer pequenos trabalhos, quer apenas para enfeitar um alpendre, um jardim.
3. Convencer a artista Joana Vasconcelos a assinar 2.500 velhos e pô-los em exposição no MoMa de Nova Iorque.
Creio que são propostas valiosas para o melhoramento da sociedade portuguesa, mantendo o espírito humanista que tem norteado as suas políticas.
Cordialmente

segunda-feira, novembro 18, 2013

JOSÉ CASCADA EM SETUBAL

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O NOSSO COMPANHEIRO JOSÉ CASCADA
VAI ESTAR PRESENTE EM SETUBAL NUMA
EXPOSIÇÃO COLECTIVA



O MAEDS (Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal)/ ADS (Assembleia Distrital de Setúbal) e a LASA (Liga de Amigos de Setúbal e Azeitão) têm a honra de convidar V. Exa. a participar na inauguração da exposição “Retorno ao Paisagismo. Homenagem ao Pintor Le Mattre de Carvalho”, no Sábado dia 30 de Novembro, pelas 18h00, no MAEDS.

A exposição contará ainda com obras dos pintores Acácio Malhador, Eduardo Carqueijeiro, Helena Mendonça, Joaquim Gonçalves, José Cascada, Luciano Costa, Manuel Branco e Nuno David.

Obras e fotografias de Le Mattre cedidas por: Carlos Le Mattre Carvalho, Judite Carvalho, Diamantino Vasconcelos, Luciano Costa, Sociedade Nacional de Belas Artes, Ricardo Le Mattre Rosenheim Rodrigues, Ana Cristina Rosenheim Rodrigues Sanchez Prieto e Graça Erika Rosenheim Rodrigues e Câmara Municipal de Marvão.

Exposição patente ao público até ao dia 25 de Fevereiro de 2014.

sexta-feira, novembro 15, 2013

EM CASTRO VERDE

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EM CASTRO VERDE , logo à noite a LPN, LIGA PROTEÇÃO DA NATUREZA, vai mostrar que HÁ MAIS VIDA À NOITE,

"Há mais vida à noite!" - Observação da fauna noturna
15/11/2013 -

Venha conhecer a fauna noturna existente em Castro Verde, num passeio pelas zonas verdes da Vila e deixe-se surpreender pela quantidade e variedade de seres vivos que vivem lado a lado com o ser humano.
Esta atividade permite-lhe observar e escutar a fauna noturna – coruja das torres, morcego-anão, morcego-pigmeu, gineta, raposa, rã verde, entre outras – e presenciar alguns comportamentos caraterísticos das diferentes espécies.
Apure os seus sentidos e capte as sensações da planície à noite!

Público-alvo: Público em geral

Inscrições obrigatórias (gratuitas) até 12 de novembro.

Recomendações: Trazer roupa e calçado confortável e quente, lanterna.

Mais informações:
Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho

Telefone: 286 328 309
e-mail: lpn.cea-castroverde@lpn.pt
www.lpn.pt
Concentração: Jardim do Padrão (Castro Verde)
Horário: 18h00
Organização: LPN – CEAVG

LPN - Liga para a Protecção da Natureza
www.lpn.pt
No próximo dia 21 de Novembro (17h00 às 19h00) realiza-se mais uma Conversa sobre Ambiente, iniciativa conjunta da LPN e da Fundação de Serralves, desta vez dedicada à questão da Segurança Alimentar na agricultura. Inscrições gratuitas - c.almeida@serralves.pt ou 22 61 56

quinta-feira, novembro 14, 2013

CHICO SANTOS COSTA NA INDIA - III

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A INVASÃO DA INDIA PELO NOSSO COMPANHEIRO
CHICO SANTOS COSTA ,ONDE JÁ É MAIS CONHE-
CIDO E ADORADO PELOS INDIANOS, QUE O TRA-
TAM POR SAHIB CHICO, TEM AQUI NA TRANCA
A TERCEIRA SÉRIE DE IMAGENS QUE ELE CAPTOU



COM A OBJECTIVA EM RISTE, O CHICO DESCOBRE A ALMA DA INDIA


e um comercio agressivo


"A NOITE" PEÇA DE JOSÉ SARAMAGO, NO TEATRO TRINDADE.

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A TRANCA RECOMENDA UMA SALTADA ATÉ
AO TRINDADE, ONDE PODES REVIVER
A NOITE DE 24 PARA 25 DE ABRIL NA
REDAÇÃO DE UM JORNAL



Paulo Pires, Pedro Lima e Vítor Norte protagonizam esta obra sobre a noite da revolução vivida numa redacção de jornal

O que acontece na redacção de um jornal quando a vertigem dos acontecimentos supera a velocidade das rotativas da tipografia? Quando na rua há um golpe que ninguém sabe se é de direita ou de esquerda? Explodem as tensões, caem as máscaras, mudam-se as relações de poder como se pode ver em 'A Noite', de José Saramago, que estreia hoje no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Paulo Pires protagoniza a peça que retrata a noite de 24 para 25 de Abril de 1974 vivida numa redacção de um jornal da capital. Assumindo o papel de Torres, o jornalista de esquerda em conflito com o director do jornal e consigo mesmo, Pires confessa que se inspirou na figura de Saramago para criar a sua personagem.

Pedro Lima, que em palco revela todos os seus recursos como actor, é o chefe da tipografia que vai desencadear o conflito no interior do jornal e Vítor Norte é o chefe de redacção à beira de um ataque de nervos numa encenação assinada por José Carlos Garcia.

A peça, que fica em cena até 29 de Dezembro, integra-se nas comemorações dos 15 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago.

domingo, novembro 10, 2013

ooops

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sábado, novembro 09, 2013

LISBON&ESTORIL FILM FESTIVAL - 9 DE NOVEMBRO

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no LISBON&ESTORIL FILM FESTIVAL o filme que a TRANCA RECOMENDA , HOJE PELAS 15 HORAS NO monumental é
The Untold History of the United States: Episódios 1 & 2 de Oliver Stone

The Untold History of the United States: Episodes 1 & 2


Outras Secções - Séries de Televisão de Grandes Realizadores

2012 - EUA


Episódio 1: Com narração de Oliver Stone, esta nova série de uma hora retrata acontecimentos humanos que, na época, foram objecto de reportagem e que, de modo decisivo, moldaram a História única e complexa da América. O primeiro capítulo explora o nascimento do Império americano, focalizando-se em Franklin D. Roosevelt, Winston Churchill e Joseph Stalin. Através do exame de decisões-chave durante a II Guerra Mundial, descobre heróis não conhecidos, tais como o americano Henry Wallace e explora a demonização dos sovietes. Realizado e narrado por Oliver Stone.

Episódio 2: Episódios desde a histórica e inesperada ascensão de Harry Truman, que substituiu Henry Wallace como Vice-Presidente de Roosevelt, durante o seu quarto mandato – esta grande mudança na liderança propulsou os EU para a construção do império. Explora o relacionamento entre os EU e a União Soviética e os começos da Guerra Fria. As relações entre Roosevelt, Stalin e Churchill são parte integral da divisão do após Guerra na Conferência de Ialta. Realizado e narrado por Oliver Stone

sexta-feira, novembro 08, 2013

O FESTIVAL DE CINEMMA ESTORIL LISBOA 2013, COMEÇA HOJE

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É HOJE QUE TEM INICIO O FESTIVAL
QUE VAI TRAZER A PORTUGAL BONS
FILMES, ACTORES E REALIZADORES
DO QUE MELHOR EXISTE NA 7ª.ARTE




O filme de abertura vai ser




Inside Llewyn Davis de Joel Coen, Ethan Coen

Inside Llewyn Davis

Selecção Oficial - Fora de Competição

2013 - EUA, França


“Inside Llewyn Davis” mostra uma semana na vida de um jovem cantor no mundo musical de Greenwich Village, em 1961. Llewyn Davis encontra-se numa encruzilhada. Quando um Inverno severo atinge Nova York, o jovem, com a sua guitarra na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos aparentemente intransponíveis, começando com aqueles que ele mesmo cria. Ele sobrevive apenas graças ao apoio dado por amigos ou estranhos, aceitando qualquer pequeno trabalho.

7 de novembro

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recordações de uma data

O CHICO SANTOS COSTA NA INDIA - PARTE II

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O NOSSO COMPANHEIRO CHICO SANTOS COSTA
CONTINUA NA SUA VIAGEM DE DESCOBERTA DA
INDIA

Ao pé do Chico, o Vasco da Gama e o Afonso de Albuquerque desaparecem da História.
Onde é que o Vasco da Gama consegui imagens como estas que o Chico captou?





terça-feira, novembro 05, 2013

a 5 de Novembro, deu-se A CONSPIRAÇÃO DA PÓLVORA

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QUE AINDA HOJE MARCA O CERIMINIAL
DA ABERTURA DO PARLAMENTO INGLÊS

Conspiração da pólvora

A Conspiração da pólvora foi uma tentativa mal-sucedida de um grupo de católicos provinciais ingleses de assassinato do rei Jaime I de Inglaterra, de sua família, e da maior parte da aristocracia protestante em um único ataque, às Casas do Parlamento, durante a cerimônia de abertura. O objetivo deles era explodir o parlamento inglês durante uma sessão na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares utilizando trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio do parlamento. Guy Fawkes como especialista em explosivos seria responsável pela detonação da pólvora.

Os conspiradores, católicos insatisfeitos liderados por Robert Catesby, também planejaram sequestrar uma criança da realeza, não presente no Parlamento, e incitar uma revolta nas Midlands.

Esta conspiração foi uma de uma série de tentativas mal-sucedidas de assassinato contra Jaime I, seguida à Conspiração principal e à Conspiração do adeus, de 1603. Muitos creem que a Conspiração da Pólvora foi parte da contrarreforma.

Todo ano, no dia 5 de novembro, pessoas no Reino Unido, Nova Zelândia, África do Sul, Terra Nova e Labrador e São Cristóvão celebram a falha da conspiração, na chamada Noite de Guy Fawkes.



História

Os conspiradores estavam irritados com o rei Jaime, que não concedia direitos iguais a católicos e protestantes. A conspiração começaria quando a filha de nove anos de Jaime I (Princesa Elizabeth) seria declarada chefe de estado católica, e foi planejada em maio de 1604, por Robert Catesby. Os outros conspiradores eram Thomas Winter (também grafado Wintour), Robert Winter, Christopher Wright, Thomas Percy (também grafado Percye), John Wright, Ambrose Rokewood, Robert Keyes, Sir Everard Digby, Francis Tresham, e o criado de Catesby, Thomas Bates. O responsável pelos explosivos era um especialista em explosivos, chamado Guy Fawkes, que fora apresentado a Catesby por Hugh Owen.

Os detalhes sobre a conspiração foram contados ao principal jesuíta da Inglaterra, Henry Garnet, com a permissão de Robert Catesby, por Oswald Tesimond, outro jesuíta. Apesar da oposição de Garnet, a conspiração foi adiante, e Garnet foi sentenciado a decapitação, afogamento e esquartejamento, por traição.

Conspiração

Em março de 1605, a terra abaixo da casa dos lordes foi preenchida com 36 barris de pólvora, contendo 1800 libras de material explosivo. Como os conspiradores notaram que o ato poderia levar a morte de diversos inocentes e defensores da causa católica, enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Para infelicidade dos conspiradores um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista no prédio do parlamento. Assim acabaram encontrando Guy Fawkes guardando a pólvora. Ele foi preso e torturado, revelando o nome dos outros conspiradores. No final foi condenado a morrer na forca, por traição e tentativa de assassinato. Os outros participantes revelados por Guy Fawkes acabaram também sendo executados. Ainda nos dias de hoje o rei ou rainha vai até o parlamento apenas uma vez ao ano para uma sessão especial, sendo mantida a tradição de se revistar os subterrâneos do prédio antes desta sessão.

CULTURA POPULAR
Noite das Fogueiras (ou Noite de Guy Fawkes) de 2005 em Lewes, Sussex. Foto: Andrew Dunn
Foi criada uma rima tradicional, em alusão à Conspiração da Pólvora:
"Remember, remember, the 5th of NovemberThe gunpowder treason and plot;I know of no reason why the gunpowder treasonShould ever be forgot."
Tradução livre:
"Lembrai, lembrai do cinco de novembroA pólvora, a traição, o ardilNão sei de uma razão para que a traição da pólvoraSeja algum dia esquecida."
Outra tradução livre:
"Me lembro, me lembro, do cinco de novembroDo atentado e da pólvora, se deve saberE não vejo razão, para que tal traiçãoUm dia se venha a esquecer."
Há mais versos que se seguem a estes, alguns dos quais não costumam ser usados por serem ofensivos.

Os versos em Ingles:
Remember, remember the fifth of November,The gunpowder treason and plot.I know of no reason why the gunpowder treasonShould ever be forgot.Guy Fawkes, Guy Fawkes, 'twas his intentTo blow up the King and Parliament.Three score barrels of powder below,Poor old England to overthrow;By God's providence he was catch'dWith a dark lantern and burning match.Holloa boys, holloa boys, make the bells ring.Holloa boys, holloa boys, God save the King!Hip hip hoorah!
Em Portugues:
"Lembrai, lembrai do 5 de novembro""A polvora, a traição e o ardil""Não sei de Nenhuma razão para que a traição da pólvora""Seja algum dia esquecida""Guy Fawkes,Guy Fawkes, esta era sua intenção""Explodir o rei e o Parlamento""Três montes de barris de polvora abaixo""Para derrubar a pobre Inglaterra""Pela providencia divina foi capturado""Com uma lanterna escura e um fósforo""Halloa boys,Halloa boys, façam os sinos tocar""Halloa boys,Halloa boys, Deus salve o Rei""Hip hip Horray"
Parte considerada ofensiva e com uso terminal, devido a discriminação com o catolicismo.
A penny loaf to feed the Pope.A farthing o' cheese to choke him.A pint of beer to rinse it down.A faggot of sticks to burn him.Burn him in a tub of tar.Burn him like a blazing star.Burn his body from his head.Then we'll say ol' Pope is dead.Hip hip hoorah!Hip hip hoorah hoorah!
Em portugues:
Uma migalha de pão para alimentar o Papa.Uma fatia de queijo para sufocar ele.Uma taça de cerveja para lava-lo.Um feixe de varas para queimá-lo.Queime-o em um banho de alcatrão.Queime-o como uma estrela brilhante.Queimar o seu corpo a partir de sua cabeça.Então, vamos dizer o Papa está morto.Hip hip hoorah!Hip hip hoorah hoorah!

LOU REED

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Faz parte do imaginário da maioria da geração-RC.
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Lou Reed (Brooklyn, Nova Iorque, 2 de março de 1942 — Long Island, Nova Iorque, 27 de outubro de 20131 2 ) foi um cantor, guitarrista e compositor norte-americano. Foi considerado o 81º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.3

Foi um dos vocais do The Velvet Underground, influenciando Iggy Pop, New York Dolls e David Bowie. Mais tarde toda a cena pós-punk inglesa. Admirador de Edgar Allan Poe e Raymond Chandler, além de James Joyce, a quem faz referências em Blue Mask.

Em maio de 2013 passou por um transplante de fígado. Voltou a ser internado em julho com um quadro de desidratação severa, vindo a morrer em 27 de outubro do mesmo ano.1



Confirmada no site oficial da banda Metallica (15 de junho de 2011) a participação de Lou Reed no álbum Lulu, que possui dez canções e foi lançado no dia 31 de outubro de 2011.4 5 O disco, porém, não foi bem recebido pelo público por não repetir a fórmula que levou os Metallica ao topo do estilo speed metal. Com poucos solos e riffs, e Lou Reed recitando poemas durante todas as músicas, houve um péssimo feedback acerca do álbum.

Discografia

Com The Velvet Underground[editar]
The Velvet Underground and Nico (1967)
White Light/White Heat (1968)
The Velvet Underground (1969)
Loaded (1970)
Live at Max's Kansas City (1972, gravado em 1970)
1969: The Velvet Underground Live (1974, gravado em 1969)
VU (1985, gravado entre 1968-1969)
Another View (1986, gravado entre 1967-1969)
Live MCMXCIII (1993)
Peel Slowly and See (boxset de 1995 box set, gravado entre 1965-1970)
Bootleg Series Volume 1: The Quine Tapes (2001, gravado ao vivo em 1969)
The Very Best of the Velvet Underground (2003, gravado entre 1966-1970)

Solo

Álbuns de estúdio[editar]
1972 - Lou Reed
1972 - Transformer
1973 - Berlin
1974 - Sally Can't Dance
1975 - Metal Machine Music
1976 - Coney Island Baby
1976 - Rock 'n' Roll Heart
1978 - Street Hassle
1979 - The Bells
1980 - Growing Up in Public
1982 - The Blue Mask
1983 - Legendary Hearts
1984 - New Sensations
1986 - Mistrial
1989 - New York
1992 - Magic and Loss
1996 - Set the Twilight Reeling
2000 - Ecstacy
2003 - The Raven

Álbuns ao vivo
1974 - Rock 'n' Roll Animal
1975 - Lou Reed Live
1978 - Live: Take No Prisoners
1984 - Live in Italy
1997 - Live in Concert
1998 - Perfect Night: Live in London
2001 - American Poet
2004 - Animal Serenade

Colaborações
1990 - Songs for Drella, com John Cale
2004 - Le Bataclan '72, com John Cale e Nico
2007 - Tranquilize, com The Killers
2010 - Some Kind Of Nature, com Gorillaz
2011 - Lulu, com Metallica
2012 - The Wanderlust, com Metric

gente nossa - a KATYA PALHA

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A Kathya +e já d nova geração pós-RC emtrou para o Back Office um dos sucedâniois do nosso Controle, e é filha do nosso colega Palha do antigo RO.

preliminares

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Quatro mães católicas a atirar para a beatice enrustida tomam chá juntas.
A primeira, querendo impressionar as outras, diz:
Meu filho é padre. Quando entra numa sala, todos se levantam e dizem:-"Boa tarde senhor abade".
A segunda para não ficar atrás comenta: Meu filho é bispo. Quando entra numa sala todos se levantam e dizem: -"Sua benção senhor bispo"
A terceira, calmamente, acrescenta: -Pois o meu filho é cardeal. Quando entra numa sala, todos se levantam, beijam o anel e dizem: -"Sua bencão , Eminência".
A quarta permanece calada. Então a mãe do cardeal, pergunta: - E o seu filho?
-Ah, o meu filho..., suspira a quarta mãe. O meu filho tem 1,85m, pratica musculação e trabalha como stripper. Quando ele entra numa sala e se despe toda as presentes olham e dizem:
-" MEU DEUS!!!"