sexta-feira, janeiro 31, 2014

CAPA DA TRANCA

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DO MÁRIO FELIPE

quarta-feira, janeiro 29, 2014

terça-feira, janeiro 28, 2014

II CIMEIRA DAS AGUAS LIVRES

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TEVE LUGAR HOJE, JUNTO AO JARDIM
DAS AMOREIRAS NO RESTAUERANTE
AGUAS LIVRES A NOSSA II CIMEIRA
DAS AGUAS LIVRES


A nossa reunião magna mensal voltou ao Jardim das Amoreiras, ali paredes meias com o Largo do Rato.

O Aguas Livres é uma óptima opção para a nossa bancada de opinião e os acepipes de primeira ordem.
O peixe galo foi aprovado e eleito também senador.
Durante o tempo regulamentar, estiveram nas bancadas 24 senadores:


Dina,Manela Brito e Silva,Alice Teles,Carlos Correia,Coelho de Almeida,Ricardo,Vitor Santos, Canelas,Augusto,Zé Manel Guedes Vaz,Teresa Guedes Vaz,Maria Beatriz,Anabela,João Ferradeira Pinto,Ana Franco,Farinho,Chico Vieira,Mrs Vieira,Faustino,Melo,Rui Parente,Luis Domingues,Pereira de Sousa


Tivemos desta vez uma streia absoluta nas nossa Cimeiras, a Maria Beatriz, que ao longo dos anos foi instrutora de reservas , tendo quase todos os que com ela
estiveram à mesa nesta Cimeira ,dela recebido instrução de reservas e aviação comercial.
A Maria Beatriz continua a lecionar, agora já não na área da aviação, mas sim em Literatura.

Desta vez apareceu também o , de surpresa como ele gosta, e ainda com o speed que nele á habitual, e marca da casa
É claro que foram recordadosalguns episódios do velho RC e entre eles, relembrou-se a histórica escalada do Rui Parente, andaimes acima , do solo ao 7º.andar do antigo RC. Andaimes sim, pois o edifício ainda não estava completo quando se deu a instalação do Controle de Reservas no edifício inacabado, e o Parente, em vez de subir pelas escadas, escalou o prédio pelo lado de fóra ,entrando pela janela no open space do RC, para pasmo e hilariedade dos colegas que estavam de turno.
O Parente ,ganhou o nickname de TIGRE, que nunca mais o deixou.

No decorrer da Cimeira, a por iniciativa da nossa Primeira Dina, foi efectuada uma ligação em directo para o telélé deste vosso escriba, que duma sala duma clinica onde estava por via duma catarata incomodativa, escutou emocionado o "Parabéns a Você" entoado" por toda a Cimeira de pé. Foi um momento alto da sessão com alguma humidade do outro lado do télélé...


Desconhece-se ainda o local da próxima refrega, logo que conhecida, a TRANA e a SALA darão as coordenadas.



quinta-feira, janeiro 23, 2014

premiados nos screen actors guild awards

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CONTINUAM OS PRÉMIOS DE CINEMA
DESTA VEZ A DOS SINDICATOS DOS
ACTORES




O sindicato dos atores norte-americanos atribuiu, na sua 20ª edição dos Screen Actors Guild Awards, o prémio de Melhor Ator a Matthew McConaughey e o de Melhor Ator Secundário a Jared Leto, ambos pelo filme “O Clube de Dallas”. Cate Blanchett vence na categoria de Melhor Atriz, pelo filme “Blue Jasmine”.



Melhor Ator
Matthew McConaughey, em Dallas Buyers Club

Melhor Atriz
Cate Blanchett, em Blue Jasmine

Melhor Ator Secundário
Jared Leto, em Dallas Buyers Club

Melhor Atriz Secundária
Lupita Nyong’o, em 12 Years A Slave

Melhor Elenco
American Hustle

Melhor Elenco de Duplos
Lone Survivor

poetas e poesia

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A TRANCA RECOMENDA UMA SALTADS
NA PRÓXIMA 2ª.FEIRA ATÉ À


Na Rua do Carvalho, 32 em Lisboa. 2ª.feira pelas 22h

Atenção Cinéfilos e amantes de Poesia, na próxima segunda, dia 27 Janeiro, os POETAS DO POVO trazem-nos POESIA e CINEMA pela voz de JOÂO BOTELHO, ANA PADRÂO, JOSÈ WALLENSTEIN, acompanhados pela música de JARI MARJAMAKI e, como sempre, bem recebidos pelo anfitrião JOSÉ ANJOS! A entrada é LIVRE e a POESIA também!

quarta-feira, janeiro 22, 2014

II CIMEIRA DAS AGUAS LIVRES

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II CIMEIRA DAS AGUAS LIVRES




Este mês, a nossa reunião magna vai ter lugar no dia 28 de Janeiro no Restaurante das Aguas Livres
Da nossa PRIMEIRA DINA, recebemos a

CONVOCATÓRIA

"Amigas e amigos, cá estou para vos dar notícias da nossa degustação mensal. Iremos Iremos ao restaurante "ÁGUAS LIVRES", Calçada Bento Cabral, 18, muito perto do Largo do Rato e do Jardim das Amoreiras. Já lá estivemos e gostámos.
A ementa será:
Entradas
Pão, Manteigas, Azeitonas e Queijo de Niza
PRATO
Filetes de Peixe-galo À Marisqueira
SOBREMESA
BEBIDAS

Vinho Tinto e Branco, Água, Refrigerantes e café
15 EUROS
Agora , toca a confirmar até sábado à tarde. Quem não quiser ou não poder estar presente, mande também e-mail para eu não ficar na expectativa de que ainda irão juntar-se aos presentes.
Beijos para todas/os
Dina

terça-feira, janeiro 21, 2014

OSCARES DE HOLLYWOOD 2014 - OS NOMEADOS

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EM PLENA ÉPOCA DOS PRÉMIOS DE CINEMA
EIS OS NOMEADOS PARA O PRINCIPAL
DE TODOS, O DOS OSCARES DE HOLLYWOOD



Lista completa de nomeados aos Óscares 2014

Foram Já revelados os nomeados para a 86ª edição dos Óscares. Na frente da corrida estão os filmes «Golpada Americana» e «Gravidade», com 10 nomeações cada, e logo seguidos de «12 Anos Escravo», com 9 nomeações.


Os vencedores serão conhecidos no dia 2 de Março.

MELHOR FILME



«Golpada Americana»
«Capitão Phillips»
«O Clube de Dallas»
«Gravidade»
«Her - Uma História de Amor»
«Nebraska»
«Filomena»
«12 Anos Escravo»
«O Lobo de Wall Street»

MELHOR REALIZADOR

David O. Russell, por «Golpada Americana»
Alfonso Cuarón, por «Gravidade»
Alexander Payne, por «Nebraska»
Steve McQueen, por «12 Anos Escravo»
Martin Scorsese, por «O Lobo de Wall Street»

MELHOR ATRIZ

Amy Adams, por «Golpada Americana»
Cate Blanchett, por «Blue Jasmine»
Sandra Bullock, por «Gravidade»
Judi Dench, por «Filomena»
Meryl Streep, por «Um Quente Agosto»

MELHOR ATOR

Christian Bale, por «Golpada Americana»
Bruce Dern, por «Nebraska»
Leonardo DiCaprio, por «O Lobo de Wall Street»
Chiwetel Ejiofor, por «12 Anos Escravo»
Matthew McConaughey, por «O Clube de Dallas»

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA

Sally Hawkins, por «Blue Jasmine»
Jennifer Lawrence, por «Golpada Americana»
Lupita Nyong'o, por «12 Anos Escravo»
Julia Roberts, por «Um Quente Agosto»
June Squibb, por «Nebraska»

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO

Barkhad Abdi, por «Capitão Phillips»
Bradley Cooper, por «Golpada Americana»
Michael Fassbender, por «12 Anos Escravo»
Jonah Hill, por «O Lobo de Wall Street»
Jared Leto , por «O Clube de Dallas»

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

«Golpada Americana», por Eric Warren Singer e David O. Russell
«Blue Jasmine», por Woody Allen
«O Clube de Dallas», por Craig Borten e Melisa Wallack
«Her - Uma História de Amor», por Spike Jonze
«Nebraska», por Bob Nelson

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO

«Antes da Meia-Noite», por Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke
«Capitão Phillips», por Billy Ray
«Filomena», por Steve Coogan e Jeff Pope
«12 Anos Escravo», por John Ridley
«O Lobo de Wall Street», por Terence Winter

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO (LONGA-METRAGEM)

«Os Croods»
Gru - O Maldisposto 2»
«Ernest & Celestine»
«Frozen - O Reino do Gelo»
«The Wind Rises»

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

«Ciclo Interrompido» - Bélgica
«A Grande Beleza» - Itália
«A Caça» - Dinamarca
«The Missing Picture» - Cambodja
«Omar» - Palestina

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO (CURTA-METRAGEM)

«Feral»
«A Cavalo!»
«Mr. Hublot»
«Possessions»
«Room on the Broom»

MELHOR DOCUMENTÁRIO (LONGA-METRAGEM)

«The Active Killing»
«Cutie and the Boxer»
«Dirty Wars»
«The Square»
«20 Feet from Stardom»

MELHOR DOCUMENTÁRIO (CURTA-METRAGEM)

«CaveDigger»
«Facing Fear»
«Karama Has No Walls»
«The Lady in Number 6: Music Saved My Life»
«Prison Terminal: The Last Days of Private Jack Hall»

MELHOR CURTA-METRAGEM (IMAGEM REAL)

«Aquel No Era Yo»
«Avant Que De Tout Perdre»
«Helium»
«Pitääkö Mun Kaikki Hoitaa?»
«The Voorman Problem»

MELHOR FOTOGRAFIA

«O Grande Mestre»
«Gravidade»
«A Propósito de Llewyn Davis»
«Nebraska»
«Raptadas»

MELHOR MONTAGEM

«Golpada Americana»
«Capitão Phillips»
«O Clube de Dallas»
«Gravidade»
«12 Anos Escravo»

MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL

«A Rapariga que Roubava Livros», por John Williams
«Gravidade», por Steven Price
«Her - Uma História de Amor», por William Butler e Owen Pallett
«Filomena», por Alexandre Desplat
«Ao Encontro de Mr. Banks», por Thomas Newman

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

Alone Yet Not Alone, do filme «Alone Yet Not Alone» - Música por Bruce Broughton e letra por Dennis Spiegel
Happy, do filme Gru - O Maldisposto 2» - Música e letra por Pharrell Williams
Let it Go, do filme «Frozen - O Reino do Gelo» - Música e Letra por Kristen Anderson-Lopez and Robert Lopez
The Moon Song, do filme «Her - Uma História de Amor» - Música por Karen O e letra por Karen O e Spike Jonze
Ordinary Love, do filme «Mandela - Um Longo Caminho para a Liberdade», Música e Letra dos U2

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

«Quando Tudo Está Perdido»
«Capitão Phillips»
«Gravidade»
«O Hobbit: A Desolação de Smaug»
«O Sobrevivente»

MELHOR MISTURA SONORA

«Capitão Phillips»
«Gravidade»
«O Hobbit: A Desolação de Smaug»
«A Propósito de Llewyn Davis»
«O Sobrevivente»

MELHOR DIREÇÃO ARTÍSTICA

«Golpada Americana»
«Gravidade»
«O Grande Gatsby»
«Her - Uma História de Amor»
«12 Anos Escravo»

MELHORES EFEITOS VISUAIS

«Gravidade»
«O Hobbit: A Desolação de Smaug»
«Homem de Ferro 3»
«O Mascarilha»
«Star Trek: Além da Escuridão»

MELHOR GUARDA-ROUPA

«Golpada Americana»
«O Grande Mestre»
«O Grande Gatsby»
«The Invisible Woman»
«12 Anos Escravo»

MELHOR CARACTERIZAÇÃO

«O Clube de Dallas»
«Jackass Presents: Bad Grandpa»
«O Mascarilha»

UMA SALA DE CONVIVIO,IGUAL À DO RC, PARA O REV

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RECORDO AQUI UM TEXTO
QUE GLOSA A FALTA DE
UMA SALA DE CONVIVIO
NO REV


No final do almoço, quando apetece estar com o nosso grupinho de colegas em amena cavaqueira ,(muitas vezes a fazer uns "casaquinhos"), é desagradável fazê-lo de pé, em locais de passagem, como à saída dos elevadores, nos lavabos, ou em locais de vizinhança não-fiável.
No antigo RC, no edificio 25, tínhamos uma sala só para nós.
Pois bem, após uma semaa de luta, em que utlizámos todas as técnicas de pressuasão e pressão constantes, desde manifs, editais, panfletos, emails, circulares, greves a capáeles, "aplausos" e "refrescos", conseguimos o fumo branco. Vamos ter Sala de Convivência.
A Companhia vai fornecer mobiliário, iluminação psicadélica, cadeirões de massagem, sistema de som, três slot-machines, uma mesa de matrecos, uma de bilhar, 2 tabuleiros de carrôme, 1 jacuzzi para 6 pessoas, um genoflexório em napa curtida em vinha d.alhos, um sistema de vídeo-jaming com tela amarelecida a vapôr acrílico, uma boneca insuflável com som sacro-erótico, patins em linha, e uma escultura em terracota ao "gestor de linha desconhecido".
Nas paredes leste, panóplias reluzentes de instrumentos sado-maso, como: chicotes, arneses, arreios, máscaras, cintos de castidade, pipos para clisteres, cepos dinâmicos, dildos de 10 a 40, posteres da Sãozinha, da Maria Gorette, de São Carlos Borromeu em práticas onanisticas, da Tereza de Avila (..com o namorado..!!!), e dos pastorinhos atrás de uma azinheira a copiar uns pelos outros..Para novas ousadias, lingerie erótica, cuecas de gola alta com bolso atrás e à frente, e enxovais completos de roupa para drag-queens.
Na sala funcionará também uma boutique de formação, onde serão ministrados cursos e seminários, tais como: Cursos de santidade para ex-pecadores, a cargo da Irmã do Santo Socorro, que também coordenará seminários para casais desviantes, catequese para gestores de linha, marketing e Irregularidades , e simpósio de organização de vigílias,retiros, marchas lentas, buzinões e missas cantadas.
No átrio, no local onde estava colocada a máquina de fotocópias, passou a existir um kiosk de alumínio e vidro, onde o Professor Karamba, Supremo Mago Africano, sponsorizado pela linha de África (ideia da Antónia) dotado de dom hereditário, perora sobre todos os problemas, mesmo os mais desesperados:
Amôr, negócios, offloades no Funchal, infidelidades, short conexions demasiado curtos, grupos sem nomes, onze anos sem ganhar nada e casamentos em promiscuidade.
Os lucros da sala, irão ser distribuídos pelas linhas que maior número de load-factor conseguirem
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sábado, janeiro 18, 2014

OS QCSÍADAS

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OS QCS'IADAS
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A TRANCA REEDITA HOJE UM TEXTO DE CONTEÚDO COLECTIVO,
FRUTO DO DELIRIO CRIATIVO DE ALGUNS DE NÓS E A SÍNTESE
GENIAL DO ZÉ CASCADA.

O QCS era um sector do RC-Controle de Reservas, especializado em controle de Grupos, e que na actual estrutura tem a denominação de GROUP DESK.
Dessa equipa, e refira-se que este texto foi publicado na TRANCA manual nº.57 em Novembro de 1978, já TODOS passaram à reforma , e 3 já faleceram.

Pela ordem que são referidos no "poema" era esta a constituição do então QCS:

Cascada
Sereno
Cotrim
Mesquita
Giovanni Fernandes
Pereira Martins
Gentil Nunes
Ricardo
José Pereira de Sousa
Garção
Leal Marques
Adelaide
Marcelino
Fátima Rosa
Calado Lopes
Mário Filipe
Leal
António José Lopes
Cristóvão

POEMA

QCS'IADES

O QCS é a jaula
mais rica do ÉRRECÊ
tem careca cabeludo
macacas, cabras e tudo
tem marujo barrigudo
advogado do diabo
falamos do Cotrim
só não tem beata falsa
mas é bem melhor assim
tem engatatão esforçado
o Mesquita é o magano
e tem mulheres à solta
que sorriem todo o ano
tem italiano maluco
da estirpe do Papa Urbano
e tem o Pereira sisudo
Martins de nome e barbudo
e o Gentil de Carcavelos
que só trabalha feriados
que os outros dias nem vê-los
Quanto à macaca que temos
pequena mas muito esperta
a fazer barcos a remos
põe tudo de boca aberta
faz caravelas de lenha
de pau e trapos navios
faz corvetas sem cornetas
pra navegar pelos rios

Aviõezinhos de lata
são a sua especialidade
mas também a caldeirada
segundo se diz na cidade.
Eu juro que nunca o vi
parado sem fazer nada
se não mexe no teclado
mantém a sala asseada
em silêncio junto ao "set"
e pelos dias de calôr
se não vai logo à retrete
saca macacas das ventas
com o dedo indicador

Zé Maria, o Pincel
tão agarrado ao papel
da descrição das tarefas
que agoniam o pagode
só tem olhos para a letra
miúda bem compostinha
e c'os dedos com borrefas
coxa o cú, puxa o bigode
o Zé Maria é fantástico
co'a a sua mona de plástico
de submarino amarelo!
de tanto pensar naquilo
até lhe caíu o cabelo
Com garizé na goela
Ele nos dirá o que é
Grita com indignação:
-Eu a fazer overbookings
ca minha mona de plástico
e o Garção de Paço D'Arcos
a dar lições de ginástica
-Se o apanho como-o inteiro!
não se peidem aqui perto
que eu já não posso c'o cheiro

A macaca funga baixo
e vai folheando o playboy
O Giovanni furioso
pergunta: irócudói

Leal Marques o pinóca
conhecido por DGG
com a sua carinha laróca
engata mulheres por fóra
sob o céu do firmamento
mas quem se lixa é a gorja
com tanto resfriamento
já tem caruncho por baixo
de tanto lá se arriscar
anda à rasca com a sisa
lixa-o a Caixa Geral
com o juro do andar
Temos a menina Adelaide
que não entra aqui no jogo
por ser ainda moderna
mas entra o Marcelino
com seu penteado de fogo
a dar ao dedo e à perna
A Fátima de QED
essa mulher gigantesca
entra na história porquê?
Pois se tem a pele fresca
e agrada a quem a vê!
O Careca tem chavelhos
e bigodes dos coelhos
pra espantar o pessoal
são adornos imprevistos
do seu orgão sexual
o juízo já lhe escorre
pela ponta da uretra
e agora rima com esta
três na peida e etecetra.
O próximo é o Calado
que faz côro com a macaca
tem a pança dilatada
que parece um petroleiro
pois ele não poupa dinheiro
em caracóis e santola
de que só gosta da cáca.

Este poeminha heróico
é o nosso preito humilde
pr'ó Calado e prá Cremilde
uma moça algo esperta
que uma noite pela calada
levou o Calado à certa

Vamos agora ao Filipe
Grão Mestre da bruxaria
faz horospes e mèzinhas
obra d'agorofobia
não se acanha de tratar
com Saturno e com Plutão
topa o futuro da bola
mas se vais lá e lhe pedes
o treze no totobola
toca Mozart e diz não.
O senhor que se seguir
há-de ser bom marinheiro
sabido em navegação
pr'a dizer ao senhor Mesquita
como se atravessa um ribeiro
às costas dum tubarão.
Vai montado a beber chope
no alto do gavetope.
Quando apanha bebedeira
coze-a na baleeira
porquer um bravo oficial não
não se deixa ficar mal
O próximo é o Cotrim
ajuda-me aqui oh Leal
vê lá se dizes mal dele
sem que pareça por mal
Diz o Leal bem depressa
-É Cotrim um sacanão
corta à direita e à esquerda
mas anda sempre à ravessa
de quem lhe diga que não.
Sai Mesquita ,sai depressa:
-Oh freguês é peixe frito.
É careca? Ora essa!
veja-lhe lá o avio!

Em certo dia feriado
lá andava em Carcavelos
o Mesquita aos cogumelos
pra fazer um ensopado
ao dar um belo mergulho
lá prós lados do Bugio
deu de trombas co'a sardinha.
Ao vêr tamanho estabulho
a pobre assustada fugiu
mas a ele a que nada escapa
nem alforreca nem vaca
deu um mergulho à sucapa
e foi atrás da sardinha
afinando a sua voz
de Demis Roussos fatal
agarrou na pobrezinha
e logo ali lhe fez mal
a coitada era estreitinha
nunca vira tamanhão
quis fugir, mas quem resiste
a tão sexy garanhão?
seja vitela ou borrega
casta ,virgem ou depravada
nada escapa ao Mesquita
seja sardinha ou pescada.

Vamos agora saltar
pr'à cueca do Salreta
aos pulinhos pela relva
do RC e Olivais
tira as ligas á Natália
e vai à caça dos pardais
toque,toque,toque,toque
pela quinta do Fulgêncio
troca o passo vira e passa
lá pelo vale do silêncio
se chega a casa sem caça
logo a Natália lhe passa
pl'o lombo com o rolo da massa
E já que estamos ca mão
sobre o Lopes e na massa
convém falar da Natália
não nos faça uma arruaça
que a Natália linguareira
garganta tem afinada
quando toca á fofoqueira
corre a malta à batatada.

E para encerrar a estopada
falemos do Cristóvão
o santo a fera,o mandão
que ora toca acordeon
ora rapa do canhão
O Cristóvão do Algueirão
que é um grande calmeirão
pra cima de oitenta quilos
prometeu favas à malta
mas por estranho que pareça
já lá foi a fava à fava
e à fava vai quem crê
que fava Cristóvão dê
agora cria coelhos
pra fazer um casacão
mas as coelhas teimosas
não dão gato nem furão
antes dão um burro velho
que lhe vem comer à mão.

Quer vivenda mobilada
em estilo Restauração
só lhe dá cabo da mona
que os putos à tesourada
façam fitas das poltronas
Pede plantas ao marujo
pra cuidar dum jardinzito
mas o gato da vizinha
abriu buracos no chão
pra enterrar um peixe frito
ora isto faz-me lembrar
meu amigo Giovanni
que vai a Roma de aflito
beber licôr Galiani.
E tantos copos bebeu
e tantas vezes comeu
lasagna com chiantizito
que farto de Roma partiu
em direcão ao Recife
à procura dum bom bife
ao chegar a Paço de Arcos
pança á frente, pé atrás
atirou uma estrabucada
com sua pistola de gaz
num pinta que lhe chegara
a queixar-se dum antraz-

O homem geme raivoso:
-Que faz você seu safado?
-Toma-me por um cão tinhoso,
ou está de todo chalado?
O Giovanni responde
recarregando a pistola:
-Cale a boca e vá andando
que ainda lhe racho a queixola!

E assim acaba a história
daqueles qu' em QCS
vão pasando além da glória
soterrados em papéis
limpam qu's e fazem Vip's
gatos, cães e jacarés
e quem quizer saber mais
pergunte sem tagatés
ao Zé Maria Pincéis

sexta-feira, janeiro 17, 2014

CRÓNICAS CARIOCAS

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RECORDO HOJE AQUI UMA DE UMA SÉRIE
DE CRÓNICAS QUE ESCREVI NOS ANOS
80, A PARTIR DO RIO.


"Embora jà venha ao Rio desde há muitos anos, e muitas vezes, só numa ocasião fui assaltado, e fui-o duma forma bem bizarra, pouco convencional, e agora à distância, até divertida, se se pode classificar assim, um acto que é em si violento, mesmo com ausência de violência física.
Apanhei um "ónibus" (como eles aqui chamam aos autocarros) na Avenida Nossa Senhora de Copacabana para o Centro. Duas "quadras" (quarteirões) adiante, o ónibos parou bruscamente fóra do "ponto" ( da nossa paragem), e pela porta da frente entrou um negrão enorme, de calções e tronco nu, sandálias, e brandindo um enorme pistolão, foi gritando:
-"É aí condutor, não embruma não, arranca já com essa choça" e virando-se para os passageiros: "É pessoal, isso daí não é um assalto, hoje é dia do perdão judaico, e todo o mundo vai contribuir com 200 contos aqui para o representanto hebreu".
E começou a circular, de saco de pano na mão a recolher a tal "contribuição. Na época ,200 contos eram para eles 200 cruzeiros,no paralelo, que face à desvalorização da moeda, não significavam mais de 100 escuddos.
Concluída a operação, voltou a gritar para o condutor:
-Pára aí mermão, abre essa merda" apontado a porta, e de novo virado para os passageiros:
-Todo o mundo está perdoado

CRITIC'S CHOICE AWARDS - OS VENCEDORES

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ESTAMOS EM PLENO PERIODO DE PRÉMIOS
DE CINEMA, QUE COMEÇOU COM OS GLOBOS
DE OURO, BAFTAS.
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Ontem foram conhecidos os premiadas dos CRITICS CHOICE AWARDS

A 19ª edição dos Critics¿ Choice Awards reuniu esta madrugada (17) várias caras conhecidas numa gala na Califórnia. Estes prémios, atribuídos pela crítica norte-americana, distinguem o que de melhor se fez no cinema e são encarados como uma espécie de barómetro para os Óscares.

Cate Blanchett venceu o prémio de «Melhor Atriz», tal como já havia coseguido nos Globos de Ouro. Além da protagonista de «Blue Jasmine», também Lupita Nyong'o venceu na categoria de «Melhor Atriz Secundária» pela sua interpretação no filme «12 Anos Escravo».

Já o galardão de «Melhor Ator» foi entregue a Matthew McConaughey e o de «Melhor Ator Secundário» destinou-se a Jared Leto, pelos respetivos papéis desempenhados em «O Clube de Dallas».

«12 Anos Escravo», do realizador Steve McQueen, foi ainda considerado o «Melhor Filme» dos Critics' Choice Awards de 2014.

A 19ª edição dos Critics¿ Choice Awards reuniu esta madrugada (17) várias caras conhecidas numa gala na Califórnia. Estes prémios, atribuídos pela crítica norte-americana, distinguem o que de melhor se fez no cinema e são encarados como uma espécie de barómetro para os Óscares.

Cate Blanchett venceu o prémio de «Melhor Atriz», tal como já havia coseguido nos Globos de Ouro. Além da protagonista de «Blue Jasmine», também Lupita Nyong'o venceu na categoria de «Melhor Atriz Secundária» pela sua interpretação no filme «12 Anos Escravo».

Já o galardão de «Melhor Ator» foi entregue a Matthew McConaughey e o de «Melhor Ator Secundário» destinou-se a Jared Leto, pelos respetivos papéis desempenhados em «O Clube de Dallas».

«12 Anos Escravo», do realizador Steve McQueen, foi ainda considerado o «Melhor Filme» dos Critics' Choice Awards de 2014.

Veja aqui a lista dos principais prémios:

Melhor Filme - «12 Anos Escravo»
Melhor Atriz - Cate Blanchett, em «Blue Jasmine»
Melhor Ator - Matthew McConaughey, em «O Clube de Dallas»
Melhor Realizador - Alfonso Cuaron, por «Gravidade»
Melhor Atriz Secundária - Lupita Nyong'o, em «12 Anos Escravo»
Melhor Ator Secundário - Jared Leto, em «O Clube de Dallas»
Melhor Elenco - «Golpada Americana»
Melhor Filme de Animação - «Frozen - O Reino do Gelo»
Melhor Filme Estrangeiro - «20 Feet From Stardom»

Melhor Filme de Comédia - «Golpada Americana»


terça-feira, janeiro 14, 2014

HISTÓRIA DE PORTUGAL - BATALHA DAS LINHAS DE ELVAS

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COMO PARTE DA CHAMADA GUERRA DA
RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA
CONSEGUIDA EM 1640, ESTA BATALHA
ACONTECEU NO DIA 14 DE JANEIRO
DE 1658.

Batalha das Linhas de Elvas




Guerra da Restauração
Data 14 de janeiro de 1659
Local Elvas
Resultado Vitória esmagadora Portuguesa

Combatentes
Reino de Portugal (Bragança) Reino de Espanha (Habsburgo)

Comandantes
D. António Luís de Meneses D. Luís de Haro


Forças
8 000 homens
2 900 cavalaria
7 canhões 14 000 homens
5 000 cavalaria
19 canhões
3 Morteiros


Baixas
200 9 000 homens
4 700 cavalaria


A Batalha das Linhas de Elvas, foi travada em 14 de janeiro de 1659, em Elvas, entre portugueses e espanhóis.

História

Em 1658, o exército espanhol, comandado por D. Luís de Haro, acampava na fronteira do Caia, com 14 000 homens de infantaria, 5 000 de cavalaria,19 canhões (na verdade apenas 18 entraram em batalha, pois um perdeu uma roda no meio do caminho) 3 morteiros(155 mm.) de artilharia. Alguns dias decorreram em preparativos quer no lado espanhol para o cerco de Elvas, quer por parte dos portugueses para defenderem a cidade. D. Luís de Haro distribuiu as suas tropas ao longo de entrincheiramentos cercando a praça, dando ordem para que fosse exercida apertada vigilância a fim de impedir que Elvas recebesse mantimentos ou qualquer outra espécie de auxílio vindo do exterior, de tal modo que só a chegada de um verdadeiro Exército poderia evitar mais cedo ou mais tarde, a capitulação da praça. A rainha D. Luísa resolveu chamar D. António Luís de Meneses, conde de Cantanhede, para lhe entregar o comando geral das tropas portuguesas no Alentejo, e transferir para o mesmo teatro de operações D. Sancho Manuel, que foi assumir as funções de Mestre-de-campo-general. As tropas espanholas instaladas nas duas colinas mais próximas começaram a bombardear a praça de Elvas, causando pânico e grandes baixas na população. Mas o maior perigo era a peste que causava cerca de 300 mortes por dia.

Mediante tal situação, o conde de Cantanhede, D. António Luís de Meneses reuniu em Estremoz um exército a fim de socorrer aquela praça do cerco espanhol. Apesar de grandes dificuldades, que o obrigaram a organizar recrutamentos em Viseu e na ilha da Madeira, e reunir as guarnições de Borba, Juromenha, Campo Maior, Vila Viçosa, Monforte e Arronches, o conde de Cantanhede conseguiu formar um exército de oito mil infantes, dois mil e novecentos cavaleiros guarnecidos por sete canhões. Tendo ficado acordado, entre o conde de Cantanhede e D. Sancho Manuel, que o ataque às linhas de Elvas se faria pelo sítio conhecido por Murtais, o exército português saiu de Estremoz e marchou sobre a praça cercada.

Os brigantinos ocuparam as colinas da Assomada, de onde se avistava a cidade de Elvas e as linhas inimigas, estas num majestoso arraial. No dia 14 de Janeiro, cerca das oito e quinze da manhã, os portugueses desencadearam o ataque como estava previsto pelo sítio dos Murtais. Manteve-se indecisa a vitória durante algum tempo, pois ao ataque respondiam os espanhóis com vigorosa defesa, mas a certa altura as tropas do conde de Cantanhede conseguiram romper irremediavelmente as linhas de trincheiras dos espanhóis, que começaram por ceder terreno e não tardaram a debandar.

As perdas sofridas pelas tropas filipinas nas linhas de Elvas foram enormes. Dos dezanove mil homens comandados por D. Luís de Haro, apenas cerca de cinco mil infantes e trezentos cavaleiros (sem contar com as mortes por infecção ou doença) conseguiram alcançar Badajoz.

Nesta batalha distinguiu-se o conde de Cantanhede, que recebeu, entre outras mercês, o título de marquês de Marialva, por carta de lei de 11 de junho de 1661.

GUERRA DA RESTAURAÇÃO
A Guerra de Restauração foi um conjunto de confrontos armados travados entre o reino de Portugal e Espanha, com excepção do principado da Catalunha, no período compreendido entre 1640 e 1668. Tiveram início no golpe de estado da Restauração da Independência de 1 de Dezembro de 1640 — que pôs fim à monarquia dualista da Dinastia Filipina iniciada em 1580 — e terminaram com o Tratado de Lisboa de 1668, assinado por Afonso VI de Portugal e Carlos II de Espanha e no qual se reconhece a total independência de Portugal.

CRISTIANO RONALDO

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FEZ-SE JUSTIÇA, CRISTIANO RONALDO
VENCEU A SUA SEGUNDA BOLA DE OURO
COM JUSTIÇA.


Havia uma certa´dúvida face às maonobras visíveis do Presidente da FIFA e do Platini, há muito grande inimigo de Portugal e dos portugueses.



Mas fez-se justiça, este ano o Cristiano Ronaldo foi de facto o melhor.
Messi é grande, mas a sua época não esteve tão sólida como em anos anteriores.
Gostava muito de os vêr aos dois na mesma equipa.

Ribery é excelente ,mas um patamar abaixo dos dois.

A imprensa de hoje valoriza a vitória de Ronaldo




Em Barcelona, cidade que muito gosto, há um enorme furúnculo, que são os adeptos fanáticos do Barça, chamados culés.Eles ,manifestam em todos os jogos a raiva ,o ódio que têm pelos portugueses, e agora com a vitória do Cristiano Ronaldo ,voltam a mostrar a sua falta e caráter.


Os culés (do SPORT) mostraram uma vez mais a sua menoridade, a sua falta de princípios. Messi e a cidade de Barcelona não têm culpa mas os culés (tiffosi do Barça são fascistas)


sexta-feira, janeiro 10, 2014

A 10 DE JANEIRO NASCEU O TIMTIM

.
QUEM NUNCA LEU O TIMTM
AO LONGO DOS ANOS E DE
VÁRIAS GERAÇÕES?

Tintim

Nome original Tintin
Morada 26, rue du Labrador
Château de Moulinsart
Origem Bruxelas, Bélgica belga
Sexo Masculino
Espécie Humana
Cabelo Ruivo
Olhos Pretos
Características Poupa e calças de golfe


Actividade(s) Repórter
Amigo(s) Milou
Archibald Haddock
Dupond e Dupont
Bianca Castafiore
Tryphon Girassol
Inimigo(s) Roberto Rastapopoulos
Doutor Müller


Criado por Hergé
Série As Aventuras de Tintim
Álbum(s) 24
Primeira aparição Tintin au pays des Soviets (1929)
Última aparição Tintin et l'Alph-Art (1986)
Editor(es) Casterman



Tintim (no original francês Tintin) é o protagonista da série de ficção de banda desenhada (português europeu) ou história em quadrinhos (português brasileiro) conhecida como As Aventuras de Tintim (Les aventures de Tintin), criada pelo quadrinista belga Hergé em 10 de janeiro de 1929.


Origem do nome

A teoria corrente indica que Hergé baptizou a sua personagem como Tintim em homenagem ao álbum de Benjamin Rabier escrito em colaboração com Fred Isly, denominado Tintin lutin (1897). Tal teoria parece corresponder à verdade, uma vez que, para além do nome, são facilmente verificáveis algumas semelhanças existentes entre Onésime, personagem do álbum referido, e o Tintim de Hergé.1 O nome Tintim aparece pela primeira vez em 1929, data que pode ser assinalada como a sua nascença gráfica.

Caracterização da personagem[editar código-fonte]

Dado que a série de quadrinhos possuiu uma existência de quase meio século, a personalidade de Tintim sofreu sutis alterações ao longo de sua evolução, embora sua caracterização tenha se mantido consistente durante todo o seu percurso. O personagem normalmente é apresentado como um jovem repórter (cuja idade vai presumivelmente da adolescência até a juventude), de espírito aventureiro e curioso, constantemente envolto em casos de investigação criminosa ou em conspirações políticas, geralmente guiado por uma personalidade descrita como nobre, audaciosa e perspicaz.

Eventualmente o personagem passa uma imagem de inocência, ainda que procure responsabilizar-se por seus atos de forma presumivelmente bastante madura (não raro criando situações em que dá "lições de moral" em outros personagens mais velhos).

Entretanto, a evolução da série em quadrinhos (que vai da década de 1930 até os anos 80) faz com que a descrição do personagem reflita a forma como a visão de mundo de seu autor (e da própria civilização ocidental, de uma forma geral) se altera, livrando-se de preconceitos ou agregando outros, de forma que o personagem possua um leve sentimento colonialista e eurocêntrico em suas primeiras histórias e passe a lutar pela independência das antigas colônias sul-americanas nas últimas histórias.

Tintim era desenhado como um garoto de pele clara e cabelos castanhos, apresentando um característico topete que viria a se tornar praticamente sua marca registrada. Em praticamente todas as suas histórias, Tintim era retratado vestindo uma blusa de lã azul e um culote bege. Porém, dependendo da região do mundo em que se encontrava, ele poderia eventualmente trajar as vestimentas típicas daquele local.

Inspiração

A primeira versão do Tintim aparenta ter sido parcialmente inspirada no irmão mais novo de Hergé, Paul Remi, soldado de carreira. Cansado de ser apelidado pelos colegas de "Major Tintim", Paul rapou o cabelo de forma a se assemelhar ao realizador Erich von Stroheim. Hergé usou esta nova aparência como modelo do vilão Coronel Sponsz no Caso Girassol. Embora diferentes, Tintim e Sponsz têm penteados similares.2

Hergé pode também ter sido inspirado pelo ator norueguês Palle Huld, que tinha apenas quinze anos quando, patrocinado por um jornal, realizou uma viagem à volta do mundo e escreveu Um Escuteiro à Volta do Mundo. O livro descreve a sua viagem à União Soviética, América, China e África, e as aventuras por si vividas em cada região. O livro foi traduzido para onze línguas, tendo provavelmente sido lido por Hergé. A viagem foi também objeto de reportagem por jornais em todo o mundo.4 As semelhanças entre Tintim e Palle Huld são evidentes: na postura e forma de vestir, carisma inocente, sorriso aberto, otimismo, espírito progressista e cabelo ruivo, na viagem à volta do mundo sem família, solidão e assexualidade.5

No entanto, a inspiração para a personagem de Tintim pode também ter origem num antigo colega de colégio de Hergé chamado Charles, o qual tinha adotado um estilo de calças de golfe e meias com padrão axadrezado.6

As primeiras três aventuras de Tintim dão-se em regiões visitadas pelo repórter e fotógrafo Robert Sexé, citado várias vezes na imprensa belga na segunda metade da década de 1920. Janpol Schulz escreveu uma biografia de Sexé intitulada "Sexé au pays des Soviets" (Sexé no País dos Sovietes) em referência à primeira aventura de Tintim, publicada em 1996. Sexé tinha uma aparência semelhante a Tintim, e a própria Fundação Hergé admitiu que não é difícil imaginar como Hergé possa ter sido influenciado pelas explorações de Sexé.7

Pouco antes da sua morte, o antigo colaborador Nazi Léon Degrelle provocou alguma controvérsia ao afirmar que a personagem de Tintim tinha sido baseada em si. Degrelle conheceu Hergé durante o início da sua carreira de jornalista, mas esta alegação é geralmente considerada uma invenção do próprio, célebre pela sua auto-promoção.8

Os aliados

Possivelmente, o personagem da série em quadrinhos que mais esteja associado emocionalmente a Tintim seja o seu cachorro de estimação, apelidado de Milu, um fox terrier de pêlo branco. O cão acompanha o repórter desde suas primeiras histórias, demonstrando uma esperteza e uma lealdade superiores aos demais cães.

Da mesma forma, ao longo de suas histórias, Tintim colecionou uma série de aliados. Dentre todos, talvez o mais importante seja o Capitão Haddock, arquétipo do marinheiro beberrão e rabugento, mas de bom coração. Outro personagem importante foi o Professor Girassol, igualmente o arquétipo do gênio cientista/inventor das histórias de ficção, sem esquecer os Dupondt (Dupond e Dupont), membros da Interpol, fazem muitas investigações de maneira mais ou menos discreta e eficaz mas são o cúmulo da estupidez e acumulam um número impressionante de acidentes.

Escudo da Sildávia.


Estreia mundial do filme As Aventuras de Tintim. Do centro para a esquerda, Steven Spielberg e a princesa Astrid da Bélgica com suas filhas.
Em Portugal[editar código-fonte]

Portugal foi o primeiro país a internacionalizar Tintin.
Entre 1930 e 1934, o jovem Padre Abel Varzim estudou Sociologia na Universidade de Lovaina, tomando contacto com as aventuras de Tintin.
Varzim comprou os direitos da obra e vendeu-os aos responsáveis pela revista juvenil da emissora católica nacional, a Rádio Renascença.
A tradução de "Tintin en Amérique", "Aventuras de Tin-Tim na América do Norte", arranca na edição número 53, a 16 de Abril de 1936.
Pela primeira vez, o jovem repórter falava outra língua que não o francês, com que já tinha conquistado a França e a Suíça9 .

quinta-feira, janeiro 09, 2014

estórias da TAP

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DA NOSSA COMPANHEIRA DE TANTOS ANOS
A ANTÓNIA VALENTE, A TRANCA RECEBEU
ESTE APONTAMENTO QUE FALA DAQUELE
PERÍODO DE FINAL DO RC, COMEÇO
DO GAV.GESTÃO DE LINHAS E MAIS
DEPARTAMENTOS NASCIDOS ENTÃO



Com a palavra a ANTÓNIA:


Da altura em que se criou a Gestão de Linhas e em que nós mudámos para junto do GAV-Gabinete de Análise de Voos (antigo “Control”) no Open Space do 8º (Edf 25), encontrei estas quadras, feitas na altura pelo colega Condessa (que trabalhava no Marketing de África e se-reformou na altura), onde relatava a chegada ao Open Space do Edf.25, dos Gestores de Linhas.

"RELATÓRIO DO FUTURO DESEMBARQUE DOS GESTORES DE LINHA NO ED.25-8º, E OUTRAS GRANDE MUDANÇAS OPERADAS NA TAP

Estavam os GAVS em sossego
os voos a analisar
quando de repente ouviram
um barulho de pasmar

É mau tempo lá fóra
aviões qu'andam no ar
não,não é nada disso
vejam quem vem a entrar
Era um grupo numeroso
daqueles sem PNR
mas vinham divertidíssimos
a rir ..falar..gritar

À frente vinha o Paneiro
tal como a estrela polar
um dos GAVS sussurrou
já as estás a guiar

Logo atrás vinha a Sofia
braços no ar ,vai, vem no face
semeando gargalhadas
de pensar no "open space"

A Lidia vem a contar
a sua ultima noitada
vai falar a vida inteira
para ficar acordada

A Lídia reclama alto
não se sabe bem do quê
aqueles gajos..blá, blá
é problema deles OK

Segue na fila a Teresa
preocupada a dizer
qu'filho já diz pimbadas
e a filha não quer comer

A Antónia vem calada
da memória não lhe sai
parâmetros,bright,robot
mas eis que solta um grand'ai

Foi a Helena Sofia ,sem querer
deu-lhe um grande encontrão
pois estava perdidinha
no meio d'esta confusão

Por ultimo a Salvação
pensand'alto como tal
já tinha tod'a estratégia
para salvar Portugal

E foi assim que entraram
naquele local sagrado
mas vendo as caras dos GAVS
fez-se um silêncio danado

Já não era porém possível
alguém tentar impedir
que aquela nuvem entrasse
e assim mudasse o porvir

Desde então sempre se ouve
algarviada no ar
é o som da juventude
e dos cérebros a pensar

São o futuro da TAP
aqui é o vosso lugar
vão ter só 24 horas
por dia,pr'a trabalhar

E ai daquele gestor
cuja linha não ganhar
muda-se com toda a família
e vem na TAP morar

entretanto:

Não se esqueçam do Teixeira
que em Africa já morou
está melhor de momento
levou consigo a cadeira
e com o resto mudou-se
pr'à área do Orçamento

e não se esqueçam também

Ao dar o seu trambolhão
o nosso mais oriental
inda vai dar que falar
já escolheu por patrão
o serviço social
e na TAP vai...acreditar

e tomem nota

Que noutro País lá fóra
as côres vão mudar de tom
outro trabalho ,outra via..
ela não se vai embora
vai inaugurar a "saison"
e tem por nome Maria!

e como diria o poeta

Assim se vai construindo
A TAP e o seu futuro...
tomem isto como um dado
eu cá por mim vou saindo!...
vocês...trabalhem no duro
para eu ter o ordenado.

LISBOA, 18/10/96
F.CONDESSA

Agora deixem-me recordar com....

,,,Esta foto minha, da São Bogalho (atualmente no Pricing) e da Ana Novais (atualmente na Reforma), retrata bem essa mudança .


Como não havia espaço para todos no open space, nós ficámos na sala que era até à altura, da Ana Castelo e na sala ao lado, que tinha pertencido à Adalberta, estavam a Helena Sofia, o Carlos Paneiro (atualmente nas Vendas) e o nosso saudoso Nabais. A Salvação ficou na sala em frente à nossa e o restante pessoal foi diretamente para o open space … J

Quando as obras no Edf 27, 5º ficaram concluídas viemos todos para a sala que, passados 17 anos e várias reestruturações, ainda hoje ocupamos (Pricing e Revenue Management) …

A TRANCA AGORA, TAMÉM, EM MAGAZINE

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A TRANCA PASSA AGORA PARA OUTRO PATAMAR
O DE UMA REVISTA QUE SE FOLHEIA.

é UMA EXPERIÊNCIA


quarta-feira, janeiro 08, 2014

UM VIDEASTA PORTUGUÊS DE QUALIDADE - JOÃO PINTO

-
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JOÃO PINTO É O NOME DE UM VIDEASTA
PORTUGUÊS, QUE SE VEM DISTINGUIDO
PELA QUALIDADE E GRANDE SENSIBILI-
DADE DO SEU TRABALHO.


A ousadia, a criatividade, o bom gosto ,são apanágio da obra deste profissional do vídeo, um lisboeta que nos últimos 23 anos ,vem revolucionando esta área de atividade.

No ultimo final de semana, tive o previlégio de ter estado num evento que serviu para marcar uma espécie de balanço da sua obra, das suas produções.

Chamou-se RETROSPETIVA JOÃO PINTO, e decorreu numa Galeria do seu amigo Rui Poças chamada PICKPOCKET GALERY
onde rodeado de muitos amigos, o João Pinto teve o seu dia de glória.

Iconoclasta videasta, herdeiro de Vertov e pioneiro do video-jam, foi actor ousado e atrevido da chamada movida lisboeta do final do século, espantando, surpreendendo, com suas criações.

João Pinto frequentou a escola António Arroio, uma escola de tradição nas artes, em meados dos anos oitenta e após algumas indecisões optou pela Escola Superior de Cinema , curso que que concluiu em 1993. Paralelamente à escola, colaborou com o realizador Edgar Pêra em diversos projectos (89/94).

Para além disso , colaborou com artistas da praça como: Adelino Tavares e a sua Orquestra Dramática o Bife; Duarte Barrilaro Ruas e a Companhia de Teatro Anatómico; David de Almeida ; os Coreógrafos Paulo Ribeiro, Aldara Bizarro, Filipa Francisco, Paula Varanda, entre outros , a partir dos quais foi criando trabalhos e projectos originais, documentários e vídeos promocionais.

Vj desde 1995, foi residente na discoteca LUX, Musicbox e Arte & Manha.
Da colaboração com a música, teve o privilégio de ter feito um diaporama para Carlos Paredes em 1985 e mais tarde, já com a tecnologia vídeo, fez vídeos para: Nuno Rebelo, Gaiteiros de Lisboa, Carlos Barreto, Cacique 97, Alexandre Simões, Cooltrain Crew, 3 wyzeman, etc.

Desenvolveu alguns trabalhos de intervenção social:
na Cova da Moura - “Íman” (alkantara), em prisões e centros educativos com Filipa Francisco e Joana Bárcia -- Arte e Delinquência (F. C. Gulbenkian)

Participou em dois projectos “Respira” de Aldara Bizarro em que se fez “arte” na escola pública.
Dá workshops a crianças entre os 7 e os 13 anos desde 1999, com Aldara Bizarro e Manuela Pedroso.
Foi ilustrador do Jornal Diário de Notícias em 1991 e ficou com um certo interesse pela política.
Actualmente publica cartoons (ilustrações/vídeos) com alguma regularidade na sua página do facebook “Pintoon”.

João Pinto é acima de tudo um freelancer, o que lhe dá uma grande autonomia e não lhe limita a criatividade


A sua RETROSPECTIVA decorreu


no sábado, 4 janeiro 16h-20h, e
no domingo, 5 janeiro 16h-20h

A retrospectiva contou com a participação de intervenções ao vivo únicas de convidados de luxo:

sábado, 18h
Adelino Tavares em "O Discurso da Cenoura"





David Almeida em " Dwarf Vision" (uma menção clara ao universo Pintovision)


Estive na Galeria no Domingo e tive o previlégio de registar algumas imagens do segundo dia da apresentação






O João Pinto é muito admirado e acarinhado pelos seus amigos onde se destacam o proprietário da Galeria RUI POÇAS,o que se notou bastante nos detalhes e rigor que colocou na produção, cabendo-lhe apresentar uma performance



que lhe dedicou outra grande amiga do João, a actriz MARINA ALBUQUERQUE:


que surpreendeu e encantou, num improviso genial , onde deu a sua versão pessoal e certeira, de como vê o amigo João:


Já na parte final, e para terminar em beleza, um outro grande amigo do João Pinto, JOSÉ ANJOS, acabado de chegar do Texas, nos Estados Unidos ,de onde viajou exclusivamente para o prestigiar,ofereceu ,numa emotiva interpretação alguns poemas de sua autoria,em modo de "spoken word", na plateia da salinha a abarrotar do Pickpocket Galery.



"Confissão ao Espaço"
"Lascívia"
"Lisboa"
"Elogio da Palavra"
e também "Apaga o Medo (Dark Lullaby)"

Aconteceu arte e bom gosto, na Galeria, na rua na cidade, em Lisboa.


PRELIMINARES


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O pai pergunta ao filho de 12 anos se ele sabe como são feitos os bebés e
este, desatando a chorar, responde:
NÃO!!! Não quero saber! Promete que não me contas!!!!!
O pai, espantado, pergunta porque razão o filho não quer saber;
ao que o puto, ainda soluçando, responde:
Quando eu tinha 6 anos contaram-me que não havia coelho da Páscoa, aos 7
descobri que não havia Fada Madrinha e aos 8 contaram-me que o Pai Natal eras
tu!, aos 11 que o Benfica não tem seis milhões, Ouve, se eu venho a descobrir que os adultos não dão quecas..., não tenho mais razões para viver!

terça-feira, janeiro 07, 2014

segunda-feira, janeiro 06, 2014

preliminares

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CONSEQUÊNCIAS DA CRISE NA GRÉCIA !!!

1. Zeus vende o trono a uma multinacional coreana.
2. Aquiles vai tratar o calcanhar na saúde pública.
3. Eros e Pan inauguram um prostíbulo.
4. Hércules suspende os 12 trabalhos por falta de pagamento.
5. Narciso vende os espelhos para pagar a dívida do cheque especial.
6. O Minotauro puxa carroça para ganhar a vida.
7. Acrópole é vendida e aí é inaugurada uma Igreja Universal do Reino de Zeus.
8. Eurozona rejeita Medusa como negociadora grega: "Ela tem minhocas na cabeça".
9. Sócrates inaugura o Cicuta's Bar para ganhar uns trocos.
10. Dionisio vende vinhos à beira da estrada de Marathónas.
11. Hermes entrega currículo para trabalhar nos correios. Especialidade: entrega rápida.
12. Afrodite aceita posar para a Playboy.
13. Sem dinheiro para pagar os salários, Zeus liberta as ninfas para trabalharem na Eurozona.
14. Ilha de Lesbos abre um resort hétero.
15. Para economizar energia, Diógenes apaga a lanterna.
16. Oráculo de Delfos apaga os números do orçamento e provoca pânico nas Bolsas.
17. Áries, deus da guerra, é agarrado em flagrante desviando armamento para a guerrilha síria.
18. A caverna de Platão abriga milhares de sem-abrigo.
19. Descoberto o porquê da crise: os economistas estão falando grego

sexta-feira, janeiro 03, 2014

quarta-feira, janeiro 01, 2014