..

A TRANCA RELEMBRA O POEMA DA
CANÇÃO ENTÃO ESCRITO PELO
BEATLE CRIATIVO, PREVENDO
O QUE FARIA QUANDO TIVESSE
"SIXTY FOUR".AGORA JÁ TEM....!!!
When I'm Sixty-four
When I get older losing my hair,
Many years from now.
Will you still be sending me a Valentine
Birthday greetings bottle of wine.
If I’d been out till quarter to three
Would you lock the door.
Will you still need me, will you still feed me,
When I’m sixty-four.
You’ll be older too,
And if you say the word,
I could stay with you.
I could be handy, mending a fuse
When your lights have gone.
You can knit a sweater by the fireside
Sunday morning go for a ride.
Doing the garden, digging the weeds,
Who could ask for more.
Will you still need me, will you still feed me,
When I’m sixty-four.
Every summer we can rent a cottage,
In the Isle of Wright, if it’s not too dear
We shall scrimp and save
Grandchildren on your knee
Vera Chuck & Dave
Send me a postcard, drop me a line,
Stating point of view
Indicate precisely what you mean to say
Yours sincerely, wasting away
Give me your answer, fill in a form
Mine for evermore.
Will you still need me, will you still feed me
When I’m sixty-four.
. Sir James Paul McCartney (18 de Junho de 1942, Liverpool, Inglaterra), músico britânico, foi um dos quatro Beatles. Junto de John Lennon, compôs a maioria das canções e melodias do grupo. No ano de 1970, após a dissolução do grupo, iniciou uma brilhante carreira solo.
Paul nasceu no dia 18 de junho de 1942, em Liverpool, Inglaterra, e foi batizado com o nome de James Paul McCartney. Paul tinha um irmão mais novo, Michael. Sua mãe, Mary, era enfermeira e seu pai, Jim, trabalhava colhendo algodão. Jim também tocava piano em uma banda de dança de salão, foi ele quem estimulou Paul a se interessar pela música comprando-lhe um trumpete. Mas Paul não se interessou pelo trumpete. Seu interesse pela música só começou após a morte da mãe, quando ele tinha 14 anos, seu pai então acabou lhe comprando um violão. Paul estudava no Liverpool Institute onde conheceu George Harrison, e era bom aluno.
No tempos do Beatles
Em 1957, Paul foi assistir a um show de um grupo chamado Quarrymen, a banda que daria origem aos Beatles. Paul demonstrou seu talento a John Lennon, líder da banda, nos bastidores da apresentação do Quarrymen. Paul tocou "Twenty Flight Rock" e John Lennon acabou convidando Paul para entrar para a banda. Quando a mãe de John morreu, eles tornaram-se mais próximos pois ambos tinham perdido a mãe muito cedo. No início dos Beatles, Paul tocava guitarra e só passou a ser baixista da banda quando Stuart Sutcliffe abandonou os Beatles em 1960.
John e Paul formaram uma dupla de compositores, e combinaram que mesmo quando alguma música fosse escrita só por um deles, ela traria a assinatura de Lennon/McCartney. Nos Beatles, Paul era o que mais escrevia músicas românticas. São de sua autoria músicas como "Yesterday", "And I Love Her", "Michelle" e "Here There and Everywhere". Embora Paul sempre fosse acusado de só escrever baladas, ele também escreveu várias músicas com um estilo mais pesado como "Back in The URSS", "Helter Skelter" e "The End".
Quando Brian Epstein morreu e John Lennon passou os Beatles para segundo plano, após conhecer Yoko Ono, Paul tentou se tornar líder da banda, o que acabou gerando conflitos com John Lennon. Após 1966, Paul foi um dos principais colaboradores da banda, dele surgiu o conceito de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, a idéia de fazer o filme Magical Mystery Tour e de unir as músicas como uma só no álbum Abbey Road. Ele também queria que a banda continuasse junta, e pensou que a gravação do filme/documentário Let It Be os reaproximaria, o que não aconteceu.
Paul ficou noivo de Jane Asher, uma atriz britânica. A música "World Without Love" lançada pela dupla Peter e Gordon (Peter era irmão de Jane Asher), foi um sucesso composto por McCartney. Mas o noivado acabou não dando certo e Paul acabou se casando com Linda Eastman, uma fotógrafa norte-americana, em 1969. Paul após o casamento adotou a filha de Linda, Heather, como sua própria filha. Com Linda, Paul teve três filhos: Mary, Stella e James. Paul ficou casado com Linda até a morte dela em 1998, e em 2002 acabou casando-se novamente com a modelo inglesa Heather Mills de quem se separou em 2006.
Carreira Solo
Quando estava nos Beatles, Paul lançou em 1967 a trilha sonora para o filme inglês The Family Way. E em 1970, Paul McCartney anunciou o fim dos Beatles e que estava lançando um disco solo. Em seu primeiro disco, McCartney, Paul escreveu todas as músicas, gravou todos os instrumentos e produziu o disco em um estúdio particular de sua casa, com Linda fazendo os vocais de apoio. O disco foi considerado caseiro demais para os críticos, mas mesmo assim Paul conseguiu fazer sucesso com a música "Maybe I'm Amazed".
Em 1971, Paul lança o compacto "Another Day", que alcança sucesso. Ainda no mesmo ano, junto com sua mulher, lança outro disco solo, Ram, com alfinetadas ao seu ex-parceiro musical, John Lennon (como na música "Too Many People"). Mais tarde John Lennon respoderia com a música "How do you Sleep?" atacando Paul. O álbum ainda trazia uma foto de dois besouros (beetles) copulando em referência aos Beatles. Assim como John Lennon fez com Yoko Ono, Paul McCartney insistiu para que Linda McCartney se tornasse sua parceira musical e ela, assim como Yoko, recebeu através do anos várias críticas por falta de talento musical.
Década de 1970: Wings
Depois do disco solo Ram, ainda em 1971, Paul voltaria a formar uma nova banda, o Wings. Sua nova banda teve durante os anos de sua existência como integrantes fixos Paul McCartney, Denny Laine (ex-Moddy Blues) na guitarra e Linda McCartney nos teclados. Outros integrantes não eram fixos como os três.
O Wings, com Denny Seiwell na bateria, lançou seu primeiro trabalho ainda em 1972, Wild Life, gravado em poucos dias o disco desagradou aos críticos. No mesmo ano, o Wings apresentou-se pela primeira vez ao vivo em algumas universidades inglesas e lançou em compacto as músicas "Give Ireland back to the Irish" (que foi banida pela BBC por seu conteúdo político), "Mary had a little Lamb", "Hi, Hi, Hi" (que também foi banida pela BBC por suas referências ao uso de drogas e por sua conotações sexuais).
Em 1973, o Wings lançou o álbum Red Rose Speedway com mais um integrante na banda, o guitarrista Henry McCullough, se tornando um quinteto. O álbum trouxe ao Wings seu primeiro hit de sucesso, a balada "My Love", mas no geral desagradou aos críticos. . No mesmo ano, o Wings lançou a música "Live And Let Die", produzida por George Martin e composta especialmente para ser música tema do filme de James Bond - Viva e Deixe Morrer
O Wings foi gravar o seu próximo álbum na Nigéria, e durante as gravações Denny Seiwell e Henry McCullough largaram o grupo.Como trio, o Wings lançou o seu disco de maior sucesso, Band on the Run ainda em 1973. O álbum foi eleito o disco do ano. Atingiu o topo das paradas de sucesso, agradando a críticos e fãs. Entre as músicas de destaque estavam " Hellen Wheels", "Bluebird", "Jet", "Band On The Run" e "Let Me Roll It".
Em 1975, o Wings com os integrantes Jimmy McClloch na guitarra e Geoff Britton na bateria lançou em compacto a música de sucesso "Junior's Farm". Durante as gravações do álbum Venus and Mars Geoff Britton largou a banda e foi substituído por Joe English. O álbum seguiu o estilo do anterior e embora tenha atingido grande sucesso, não causou tanto impacto como Band on the run. Dentre as músicas do álbum se destacam "Listen to what the man said" e "Letting go". Pela primeira vez na curta história da banda, outros integrantes participam cantando uma música. Denny Laine em "Spirits of Ancient Egypt" e Jimmy McClloch em "Medicine Jar".
Após alguns shows na Austrália, o Wings grava seu quinto álbum, Wings at the Speed of Sound, em 1976. Em Wings at the speed of Sound, Paul responde à música "How dou you sleep?" que John Lennon lançou em seu disco (Imagine) de 1971. Na música, John acusou Paul de ser um cantor só de músicas tolas e românticas, entre outras coisas. Paul respondeu em seu disco com a música"Silly Love Songs". Em Speed of Sound, todos integrantes da banda puderam aparecer cantando pelo menos uma música, inclusive Linda McCartney. Mas as músicas que se destacaram foram "Silly Love Songs" e "Let'Em in". Ainda em 1975, o Wings começou uma turnê pelos Estados Unidos, que só acabou em 1976 sendo lançado um disco com o registro desta turnê Wings Over America e posteriormente documentada em vídeo pelo lançamento de Rock Show (este último lançado somente na década de 80).
Em 1978, o Wings tornou-se um trio novamente com Paul, Linda e Denny Laine, visto que os outros integrantes abandonaram a banda. O ex-integrante Jimmy McCulloch morreria pouco tempo após abandonar a banda, vítima de overdose de heroína. Neste ano, eles lançam o álbum London Town, seu disco mais vendido que toruxe o sucesso "With a little Luck". No ano seguinte, a banda lançou o álbum Back to the Egg com dois novos integrantes, Laurence Juber na guitarra e Steve Holly na bateria. A música "Rockestra Theme" contou com a participação de alguns astros do rock, entre eles Pete Townshend (The Who), David Gilmor (Pink Floyd), John Paul Jones e John Bonham (Led Zeppelin).
Década de 1980: Retornando à carreira solo
Paul retornou à carreira solo no ano de 1980 com o lançamento do álbum McCartney II. O álbum trouxe o uso de sintetizadores e a música "Coming Up" transformou-se no maior sucesso do álbum seguida por "Waterfalls". No fim de 1980, John Lennon morreu assassinado em Nova York. E em 1981, Paul participou da música que George Harrison compusera em homenagem a John, "All Those Years Ago".
O disco Tug of War foi lançado em 1982 e se tornou um de seus maiores sucessos em toda sua carreira solo. Participaram do disco Ringo Starr tocando bateria em "Take It Away", além de Carl Perkins cantando em dueto "Get it" e Stevie Wonder cantando em dueto a música "Ebony and Ivory" e e "What's that you're doing ?", além de trazer na produção George Martin (ex-produtor dos álbuns do Beatles). "Ebony And Ivory" se torna a maior sucesso do disco. Paul também fez uma música em homenagem a John Lennon, seu ex-parceiro nos Beatles, dedicando-lhe a música "Here Today", desta vez sem alfinetadas. No mesmo ano, Paul gravou uma música com o megastar pop emergente Michael Jackson ("The Girl is Mine"), mas esta música só foi lançada no disco de Michael Jackson (Thriller).
No ano seguinte, Paul lançou o álbum Pipes of Peace e alcançou sucesso com as músicas "Pipes of Peace", "So Bad" e "Say, Say, Say", esta última em parceria novamente com agora então consagrado Michael Jackson. O álbum trazia novamente a participação de vários artistas como Ringo Starr, Michael Jackson, Eric Stewart e Denny Laine (ex-Wings), além da produção novamente de George Martin.
Em 1984, Paul McCartney lançou a música "No More Lonely Nights" (que contou com a participação de David Gilmor na guitarra solo) junto com o filme Give My Regards to Broad Street. A música fez parte da trilha sonora do filme, no qual Paul McCartney atuou junto com Linda McCartney, o ex-beatle Ringo Starr e sua mulher Barbara Bach e Tracey Ullman.
No final da década de 1980, Paul começou a escrever músicas em parceria com Elvis Costello, e algumas músicas apareceram em seu disco solo Flowers in The Dirt. Ele conseguiu um sucesso modesto com "My Brave Face", "This One" e "Put it There" presentes no disco. Ele também lançou o vídeo chamado Put It There onde apareceu cantando em estúdio músicas do disco homônimo e alguns outros sucessos antigos da época dos Beatles.
Em 93 Paul McCartney reuniu-se com os ex-Beatles George Harrison e Ringo Starr para a realização de The Beatles Anthology. Foi lançado um documentário (presente também em DVD) onde os próprios integrantes contaram a história dos Beatles (além de suas entrevistas havia entrevistas antigas de John Lennon falando dos Beatles), um livro, e três CDs duplos com algumas músicas inéditas e outras já conhecidas em nova versão. A música "Real Love" fez um sucesso modesto e trouxe a voz do ex-beatle John Lennon mixada junto com os outros integrantes.
Em 1997, Paul lançou o disco Flaming Pie e um novo disco com músicas clássicas Standing Stone. Em 1999, lançou o disco Run Devil Run com músicas antigas do rock e o disco Working Classical gravado com músicas pop ao som de orquestra. No final da década, Paul novamente se envolveu em uma discussão com a viúva de Lennon, ao lançar um disco, Paul queria inverter os créditos das músicas de Lennon/McCartney para McCartney/Lennon. Alegando que as músicas em questão eram de sua autoria na época dos Beatles. Yoko não aceitou a inversão.
2000s
Em 2001, Paul McCartney lançou uma coletânea contendo as melhores músicas dos Wings, a Wingspan, e um documentário sobre a banda em DVD com o mesmo nome. No final do ano, ele organizou um show em resposta aos ataques de 11 de setembro. Participaram do show The Who, Eric Clapton, Billy Joel e Elton John, entre outros. No final do ano, Paul recebeu a notícia do falecimento de George Harrison. Após a morte de George, Paul tocou algumas vezes músicas compostas por George em sua homenagem em seus shows, incluindo Something, While My Guitar Gently Weeps e All Things Must Pass.
Com o lançamento do disco Driving Rain ainda em 2001, Paul iniciou uma tournê em 2002 que acabou sendo registrado em disco e em DVD chamado Back in The US. É também em 2002, já viúvo, que Paul acabou se casando com a inglesa Heather Mills. Heather era modelo e fazia campanha contra minas terrestres, campanha que Paul acabou abraçando. No final de 2003, nasceu a primeira filha do casal, Beatrice.
Durante esses últimos anos, Paul realizou shows que entraram para a história. apresentou-se duas vezes no jogo final do Super Bowl (em 2002 e 2005), finalizou o show em comemoração ao Jubileu da Rainha da Inglaterra Party at the Palace, participou de uma homenagem feita ao ex-beatle George Harrison no Royal Albert Hall em Londres (Concert for George em 2002), fez o primeiro show da história da música no Coliseu de Roma, apresentou-se pela primeira vez em Moscou, tocou no famoso festival inglês Glastonbury Festival (em 2004), tocou no Rock in Rio Lisboa (em 2005) e abriu e finalizou o show do Live8 (em 2005).
No ano de 2005, Paul lançou o disco Chaos and Creation in the Backyard, que foi indicado ao Grammy de melhor álbum, e iniciou uma nova tournê mundial.
Discografia
Carreira solo
McCartney (1970)
Ram (1971)
McCartney II (1980)
Tug Of War (1982)
Pipes Of Peace (1983)
Give My Regards to Broad Street (1994)
Press To Play (1986)
All the Best! (1987)
CHOBA B CCCP (Back In The USSR) - The Russian Album (1988)
Flowers In The Dirt (1989)
Tripping The Live Fantastic (1990)
Tripping The Live Fantastic - Highlights! (1990)
Unplugged MTV (1991)
Off The Ground (1993)
Paul is Live! (1993)
Strawberries, Oceans, Ships, Forest (1994)
Flaming Pie (1997)
Rushes (1998)
Run Devil Run (1999)
Liverpool Sound Collage (2000)
Driving Rain (2001)
Back in the US (2002)
Back in the World (2003)
Chaos and Creation in the Backyard (2005)
Com os Wings
Wild Life (1971)
Red Rose Speedway (1973)
Band on the Run (1973)
Venus and Mars (1975)
Wings At The Speed Of Sound (1976)
Wings Over America (1977)
Wings Greatest (1978)
London Town (1978)
Back To The Egg (1979)
Band On The Run (25th Anniversary Edition) (1999)
Wingspan (2001)
Música clássica
Paul McCartney Liverpool Oratorio (1991)
Selections from Paul McCartney's Liverpool Oratorio (1992)
Standing Stone (1997)
Working Classical (1999)
A Garland For Linda (2000)
[editar]
DVDs
Somente Paul
Give My Regards to Broad Street (1983)
Put It There: gravações feitas mostrando Paul em estúdio
Get Back (1991): Standing Stone: com a Orquestra Filarmônica de Londres (1997)
Live at Cavern Club: Paul McCartney apresenta músicas clássicas do rock no antigo pub Cavern Club, em Liverpool, local onde os Beatles tocaram por várias vezes antes de serem famosos (1999)
Back in The U.S.: imagens da tourné americana Driving Rain Tour (2002)
Live in Red Square: tem imagens de dois shows gravados na Rússia (em Moscou e São Petersburgo)
Com o Wings:
Rockshow: registro da tournê americana com o Wings (somente em vídeo VHS)
Wingspan: documentário sobre a banda Wings
Em participação:
Music for Montserrat
Knebworth
Paul McCartney and Friends
The PETA Concert for Party Animals
Concert for NYC
Party at The Palace
Saturday Night Live, Vol4
Concert for George
Live8