terça-feira, junho 30, 2009

preliminares.

.
A man and his ever-nagging wife went on vacation to Jerusalem . While they were there, the wife passed away. The undertaker told the husband, "You can have her shipped home for $5,000, or you can bury her here, in the Holy Land , for $150." The man thought about it and told him he would just have her shipped home.

The undertaker asked, "Why would you spend $5,000 to ship your wife home, when it would be wonderful to be buried here and you would spend only $150?"

The man replied, "Long ago a man died here, was buried here, and three days later he rose from the dead. I just can't take that chance."

actualidade

.

O "DEFESO" DO REV - redux

.
REDUX, POIS, COM ALGUMAS
PRECISÕES QUE A TRANCA
DESCONHECIA,DEVIDO À DIS-
TÂNCIA - POIS FOI E ES-
TÁ A SER EDITADA EM CASTRO
VERDE...

Oi Antónia, a TRANCA
agradece as tuas dicas


.
No futebol, a época mais interessante, é o do chamado "defeso".
Campeonato terminado logo começam as grandes movimentações para a "next season".
En passant ,direi que o Benfica é o campeão do "defeso" há pelo menos 10 anos...
No REV, como antes no velho RC, ciclicamente também acontece "defeso".Aqui, também em determinadas épocas, também o REV muda as caras numa autêntica "dança de cadeiras", que aqui configura mais, uma "dança de linhas"

Dia após dia se começam a ouvir uns zunzuns, um "diz-se que disse", começam a circular umas listas meio secretas garatujadas à pressa com nomes deste e daquele, coptados de conversetas de pé de orelha, ouvidas aqui e ali, no vão de escada,nos corredores do Poder,na casa de banho e até, cala-te boca, entre lençois de camas sem certificado IATA.

Nestes ultimos dois meses foi assim em todo o condominio REV.

Primeiramente constou que os grupos iam para as "Linhas". Depois já não,não senhor, afinal ia crescer e recrutar mais craques.

Nunca se pôs em causa a continuidade do treinador, pois em técnico que ganha não se mexe e o Pedro, ao contrário do Quique Flores, viu o seu trabalho ser premiado e o contrato prolongado.

E como uma alegria nunca vem só, viu os os seus atletas ficarem todos na equipa, apesar do assédio de outras "linhas", e ainda assistir à chegada de um novo ponta de lança - o VALENTE, comprado por um bom dinheiro à Linha Portugal-Espanha.

A sangria a que a equipa do Group-Desk foi submetida nos ultimos anos, que viu sair a fina flôr dos gurus na área - o PEREIRA MARTINS, o RICARDO, e agora o COTRIM, foi assim compensada com a aquisição da CLAUDIA PINTO, vinda da Margem Sul, dos Pescadores da Caparica, da ONDINA, adquirida à Europa Dois, e agora do VALENTE, que afirmou na cerimónia da assinatura do contracto, os habituais; - "VAMOS GANHAR" e- "É UM SONHO PERTENCER À MELHOR LINHA DO MUNDO""

O Valente envergou naquela cerimónia uma t-shirt amarela com os dizeres: SOU DO GROUP DESK DESDE PEQUENINO" .

A revolução maior aconteceu aconteceu na equipa dos antigos Domesticos, agora denominados PORTUGAL-ESPANHA, onde a sua treinadora, qual Mourinho em climax de carreira,desejada por todos, foi contratada para uma especie de "Comité de Sábios", a que com algum pudôr se denominou formalmente de "OPTIMIZAÇÃO OPERACIONAL", e da qual ,logo ,logo, falarei.

Voltemos pois, à Linha PORTUGAL-ESPANHA.

É esta agora a constituição da formação ibérica :

Nuno Matos,Rui Martins,João Fernandes e Claudia Rodrigues

Portanto, o Nuno Matos pode considerar-se o Rui Costa do REV.
Porquê?
Porque foi o único que deixou de jogar ,passando a dirigente, com festa de despedida no Estádio das Américas, onde provocou muitas lágrimas, quer da líder Sofia, quer da sua partenaire especial - a Marta, quer da Mónica (transferida para a Europa 1, quer da Ana Encarnação.

A MARTA E O NUNO SEPARARAM-SE, ELE PASSOU-SE PARA A CLASSE DOMINANTE...

Diz-se que o Nuno exigiu para aceitar o lugar,a aquisião de uma estratega de grande calibre, uma verdadeira "número dez". Deram~lhe a Claudia Rodrigues, a quem a TRANCA augura para breve ,um lugar de destaque no REV.

Nas AMERICAS,para além do júbilo de vêr um seu antigo pupilo promovido a seu igual, ainda hoje a Sofia não consegue esquecer a perda da presença o Nuno, e todos os dias promove um minuto de reflexão,por volta das 10 da manhã, com todos de mão dada, a lembrarem cenas com o ex-colega .De todo o modo a Sofia conseguiu segurar a Marta e a Ana da gula de outros mercados. Sabe-se que a Marta, tal como o Cristiano Ronaldo, ficou com a promessa de poder sair na próxima época, quem sabe se para o Real Madrid.
Para minorar a perda a Sofia foi buscar o Carlos Chagas, agora a única figura masculina das Américas.

E a EUROPA 1?, a do Sul?
A líder renovou e não deixou sair o cobiçado Jorge Tavares.
O seu nome chegou a pular de lista para lista, acompanhandpo o desejo das outras "misteres", mas no final, não imitou o CR7, e ficou na Europa do Sul, a número 1.
O Jorge viu escapar-lhe a Susana Palha, e só recuperou o sorriso quando lhe deram a Mónica.
Outra aquisição da EUROPA 1, veio do Norte do velho continente,chama-se Ricardo Dinis.
O Ricardo e a Mónica,compensam na EUROPA 1, a perda da Rita Chemela e da Susana Palha .
Permanece ainda o Hugo, uma aquisição no mercado de Inverno, pescado no mercado africano

A EUROPA 2 do Norte, essa, mudou de líder, ou melhor, trocou de líder.
A ANTÒNIA, eterna Rainha das Africas, onde já tem estátua, ao lado da angolana Rainha Ginga, pentacampeã africana como o Manuel José no Egipto,transferiu-se para a Europa Mediterrânica, por troca com a sua antiga pupila, a VERA.


MONUMENTO À RAINHA GINGA ,EM LUANDA

À Antónia custou-lhe muito, claro.
Quem alguma vez bebeu água do Bengo, nunca mais deixa de amar a velha Africa, a marrabenta, o pôr do sol, o funáná,a cachupa, o fungi, a moamba de galinha,o cheiro da terra.

Mas a vida de líder é isso aí, nem todos podem aspirar a Alex Fergusson (100 anos no Mancheter United), e ela vai decerto gostar das vantagens das Rivieras...

A Europa 2, essa, vai ficar mais doce, até porque foi buscar a Chemela, tem a Filipa para agitar e o Duarte, ambos ainda há bem pouco tempo adquiridos à linha Ibérica.

Para a Vera é um regresso à sua Africa onde foi tão feliz, e onde deixou tantos amigos..
Lembram-se da festa de despedida que lhe foi dedicada quando saiu para a Europa 2, de onde agora regressa?
A TRANCA publicou então uma crónica sobre a loucura que foi a sua partida.

Agora regressa com outro estatuto.
Antes cortava capim, agora é ela que que engendra as tácticas, que distribui as catanas, que estabelece as geografias, que marca o tempo das picadas.
Com ela ficam dois africanistas residentes, habituados à dinâmica pachorrenta das savanas, ao calôr, ao som dos batuques,à festa dos corpos nas coladeras,nas marrabentas, Falo é claro dos bwamas Francisco e Hugo Simões, este a mais nova aquisição do REV, .

Por ultimo, o "defeso" trouxe à sala do REV um novo corpo institucional, uma nova equipa - A SELECÇÃO DO REV - A "OPTMIZAÇÃO OPERACIONAL".

Já disse que esta verdadeira "Think Tank", entre as equipas reune à volta da Teresa Pereira um staff de luxo, um elenco de grandes executantes.

Com a Teresa vieram a Susana Palha (ex-Europa 1), a Teresa Abraços (Ex-Europa 2) e a Sofia Santos (ex-África) e o Pedro Rodrigues (ex-PT&ES) , cuja aquisição à Portugália deste dois tanto reforçou a TAP na ultima época."


A TRANCA acha que o Benfica já anda atrás do Nuno Matos para futuro director desportivo, face à possivel saída do Luis Filipe Viera e da eleição de Rui Costa a presidente.

segunda-feira, junho 29, 2009

A 29 DE JUNHO, nasceu ANTOINE SAINT EXUPERY

.
Antoine de Saint-Exupéry


Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.

Apaixonado desde a infância pela mecânica, estudou a princípio no colégio jesuíta de Notre-Dame de Saint-Corix, em Mans, de 1909 a 1914. Neste ano da Primeira Guerra Mundial, juntamente com seu irmão François, transfere-se para o colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça, onde permanece até 1917. Quatro anos mais tarde, em abril de 1921, Antoine inicia o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval.

A 17 de junho, obtém em Rabat, para onde fora mandado, o brevê de piloto civil. No ano seguinte, 1922, já é piloto militar brevetado, com o posto de subtenente da reserva. Em 1926, recomendado por amigo, o Abade Sudour, é admitido na Sociedade Latécoère de Aviação, onde começa então sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar, na mesma equipe dos pioneiros Vacher, Mermoz, Guillaumet e outros. Foi por essa época, quando chefiou o posto de Cap Juby, que os mouros lhe deram o cognome de senhor das areias.[carece de fontes?]

Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. Recentemente, o alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry[1]. Em 3 de novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo jamais foi encontrado.

Obra
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.

Suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.

Destaca-se O pequeno príncipe (O Principezinho, em Portugal) (1943), romance de grande sucesso de Saint-Exupéry. Foi escrito durante o exílio nos Estados Unidos, quando teria feito visitas ao Recife.

O pequeno príncipe pode parecer simples, porém apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O personagem principal vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranqüilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu repensar o que é realmente importante na vida.

O romance mostra uma profunda mudança de valores, e sugere ao leitor o quão equivocada pode ser nossos julgamentos, e como eles podem nos levar à solidão. O livro leva a reflexão sobre a maneira nos tornamos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. – Antoine de Saint-Exupéry

Livros
L'Aviateur (O aviador) - 1926
Courrier sud (Correio do Sul) - 1929
Vol de nuit (Vôo Noturno) - 1931
Terre des hommes (Terra dos Homens) - 1939
Pilote de guerre (Piloto de Guerra) - 1942
Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe ou O Principezinho) - 1943
Lettre à un otage - 1943/1944

Póstumos
Citadelle - 1948
Lettres de jeunesse - 1953
Carnets - 1953
Lettres à sa mère - 1955
Écrits de guerre - 1982
Manon, danseuse - 2007

RICO E POBRE, DE ARY TOLEDO

.

SE ISTO PEGA OR CÁ...

.
O VICE PRESIDENTE
DA REPUBLICA CHECA EM
PLENO PARLEMENTO..



...NÃO ESTEVE COM MEIAS MEDIDAS QUANDO UM MINISTRO OUSOU DISCORDAR DELE...!!!!

domingo, junho 28, 2009

CRÓNICA DA CIMEIRA DE ALCOBAÇA

.
REALIZOU-SE A CIMEIRA DE ALCOBAÇA
NESTA QUINTA FEIRA,25, COM A PRE-
SENÇA DE VINTE OITO DAQUELAS CRIATU-
RAS QUE ANDARAM TRINTA E TAL ANOS
A DAR CÁPAELES, A CRIAR PIANÁRES,
E A DAREM-SE UNS COM OUTROS,COISA
QUE CONTINUAM A FAZER, PORRA!!!


Toca o telefone da linha dos Domésticos, ano 1971, turno oito-quatro.
-Controle bom dia, fala Velha.
Do outro lado da linha, uma voz de mulher exaltadissima:
-Velha?!!, oh meu cabrãozinho, com quem julgas que estás a falar, quem é que te tratou mal?
O Zé da Velha, ainda caloiro no RC, um pouco atrapalhado explica-se:
-Desculpe colega, com quem estou a falar?Não lhe estou a chamar velha, É que o meu nome é Velha, Zé da Velha
.

Do outro lado estava a nossa colega Eunice, de facto em relação a nós ,acabados de entrar ,na casa dos vinte e poucos, era já então "entradota", e não tinha papas na lingua.

Este episódio ficou célebre e gravado na História do RC, e ontem, durante o nosso almoço foi recordado entre gargalhadas.

O nosso encontro deste mês de Junho teve lugar em Alcobaça, e teve como "Realizador" o Faustino, aquem a TRANCA dá os parabéns pela excelente ideia e pelo suculento programa ´que nos preparou.

A partida de Lisboa, teve lugar no Campo Grande, em frente do Hotel Radisson.
O local é dificil, pois quem truxe carro viu-se e desejou-se para o arrumar...

Soaram muitos piropos dirigidos ao Faustino quando, logo nas manobras de inicio de viagem, passámos em frnte do majestoso Estádio de Alvalade...


Já no caminho para Alcobaça. gerou-se um alegre burburinho quando se apercebeu que o Sampaio tinha providenciado dois pacotes de deliciosos rissóis, croquetes ,pasteis

de massa tenra, e umas garrafitas de tinto e branco.


Foi um corropio corredor fóra, que só se interrompeu quando o serviço de "assistentes de bordo" começou a ser "performed" pela Susy Brito de Sousa e pela Manuela Araújo, para os sólidos, e o de comissário de bordo ,pelo Luis Domingues, para os líquidos...




Com tanto líquido teve de haver uma paragem, claro:


À chegada, uma caminhada pela cidade até ao Restaurante



O LARGO FRONTEIRO AO MOSTEIRO TINHA MONTADAS AS TENDAS PARA INAUGURAÇÃO DA FEIRA DO LIVRO

O MOMENTO EM QUE O HERBERTO GOMES SE NOS JUNTAVA...
...EFUSIVAMENTE SAUDADO

Em Alcobaça, o almoço decorreu na esplanada do Restaurante "A CASA", em pleno passeio fronteiro ao Mosteiro.
Com um tempo muito favorável, sem muito calôr, nem frio, boa comida e boa disposição geral.
As Lulas à fragateiro estavam muito boas, e o frango na púcara também colheu muitos votos.

As bocas foram refinadas, falou-se ,já contei, da Eunice e do Zé da Velha, mas também da costumeira vitória esmagadora do Benfica neste defeso, na proibição absoluta de se falar em maleitas, da falta que o Canelas fez para nos fazer a carta astrológica, pois ele que estava confirmado, não pôde vir à ultima hora, das parvoices do Alberto João das Ilhas,da genialidade do Mário Filipe, nas capas da TRANCA, entre outros assuntos.


Desta vez estivémos 28 à mesa, contando com o Herberto Gomes, que sendo natural de Alcobaça, agora também lá reside.:

Faustino, João Ferradeira Pinto,Ricardo,Irene,Cabral,Lopes,Gomes,,Mini Marques,Manuela Mascarenhas,Azevedo,Guilhermina,Pacheco,Augustinho Mê Filhe, Lena Policarpo,António José Soares,Mendonça,Melo,Sampaio,Domingues,Susy Brito de Sousa,Guedes Vaz,Reis Santos,Manuela Brito e Silva,Rui Brito de Sousa,Coelho de Almeida,Maria João,Manuela Araujo.


O AZEVEDO FOI SEMPRE DOS MAIS ANIMADOS







Depois do almoço, o Faustino reservou-nos um programinha de alta qualidade, que se revelou delicioso.

Atravessámos a Praça, adentrámos o portão do Mosteiro e aí tivemos à nossa disposição uma visita guiada, ciceronada por uma competente guia encartada.

QUE NOS FOI ENSINANDO TUDO, NO FINAL TIVÉMOS TESTE...

Ponto por ponto, sala por sala,, pedra por pedra, fomos conhecendo os segredos do Convento, dos Monges de Císter, das sua Regras de comportamento, dos castigos, da sua gula, frugalidade, das suas tarefas, das suas mordomias e da relação com o povo da região.

Fomos sabendo que a construção tinha começado pelo palco, no seculo doze, e só depois pelos camarins ,século quatorze....

Soubemos os segredos de Bernardo de Claraval, das intrigas com o rei, das obras dos monges barristas, dos monges copistas, dos votos de silêncio, das juras de simplicidade, da Santa Maria de Alcobaça e de muito mais.

Visitámos os túmulos de Dom Pedro, que nos foi detalhadamente explicado, figura por figura, detalhe por detalhe


O de de Dona Inês de Castro


A Sala dos Reis

A SALA OS REIS, ONDE CADA PIANHA DE PAREDE SUSTENTA ESTÁTUAS DOS REIS DE PORTUGAL

A cozinha com a sua altissima chaminé

CHAMINÉ DA COZINHA




NA COZINHA O APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DO RIO ALCOA

O refeitório, onde pós cada refeição, obrigatòriamente frugal, os Monges tinha de passar através de uma estreitissima porta

A CÉLEBRE PORTA DA GULA, AQUI A SER EXPLICADA PELA SIMPATICA GUIA

que aferia da sua taxa de gula, pois quem não conseguisse passar por ela, sinal que tinha comido demais, ia a toque de caixa pr'ó castigo.

O Guedes Vaz não passou foi ao castigo.
Ajoelhou e teve de rezar...

Passámos também pelo dormitório

NUM "OPEN SPACE" TIPO SALA DO RC NO SÉTIMO ANDAR DO EDIFICIO 25, OS MONJES TINHAM O SEU DORMITóRIO...



Pelos jardins interiores, outrora hortas dos Monges


E por fim, a cereja em cima do bolo.
Assistimos a uma espantosa interpretação de uma peça de Haendel, na Sala do Capitulo, pelo Contratenor Luis Peças.

Que voz!!
Arrepiante.
Houve quem lembrasse que este tipo de voz -contratenor" era conseguida na Idade Média, por "castrati" ,jovens rapazes a quem suprimiam os tintins.

À saida da sala do capítulo encontrámos outro colega da TAP das Comunicações que já não víamos há muito tempo


No final da visita, a satisfação era geral.

Depois, foi o assalto aos doces regionais, às ruas da cidade, com o Gomes a matar saudades dos companheiros que já não via há algum tempo.

O regresso fez-se com as piadolas do costume, não se tendo ainda avançado com qualquer sugestão para o mês que vem.

Quando se souber , serás os primeiro a saber nos frames da tua TRANCA...

actualidade

.

sábado, junho 27, 2009

DÁ-TE SONO NAS REUNIÕES?

.
Tu andas driblando o sono em reuniões onde sua presença não serve para nada e você não vê a hora do 'coffee break 'chegar para avançar nas migalhas de biscoitos com café frio .....


Pergunto :
Você dorme durante as reuniões de trabalho?
Você sente um tédio imenso durante as conferências, seminários e colóquios?
Então :
Seus problemas acabaram!!! Foi criado um método eficaz para combater esse desconforto

1-) BUSINESS BINGO

Imprima o quadro abaixo antes de começar a reunião, seminário, conferência, etc.
Sempre que ouvir a palavra ou expressão contida numa das casas, marque a mesma com um (X)..
Quando completar uma linha, coluna ou diagonal, grite 'BINGO '!



Sinergia
Mentalidade
Agregar
Mercado
E-mail

Follow up
Clientes
Benefício
Parceiros
Estratégia

Sistema
Rendimento
Pró-ativo
Business
Custos

Otimização
Foco
Efetivamente
A nível de
Recursos

Resultados
Paradigma
Projeto
Implementação
Integrar


Testemunho de jogadores satisfeitos:

'A reunião só tinha começado havia 5 minutos quando ganhei!';
'A minha capacidade para escutar aumentou muito desde comecei a jogar o Business Bingo';
'A atmosfera da última reunião foi muito tensa porque 14 pessoas estavam à espera de preencher a 5ª casa';
'O diretor geral ficou surpreso ao ouvir oito pessoas gritando 'BINGO', pela 3ª vez em uma hora';
'Agora, vou a todas as reuniões da minha organização, mesmo que não me convoquem'


2-) TECHNICAL EMBROMATION:

Como impressionar nas reuniões que requerem sua participação activa, mas onde porém ninguém vai prestar muita atenção no que você vai falar.

COMO FALAR MUITO SEM DIZER NADA
A tabela abaixo permite a composição de 10.827 sentenças: basta combinar, em seqüência, uma frase da primeira coluna, com uma da segunda, da terceira e da quarta (seguindo a mesma linha ou 'pulando' de uma linha para outra - mas respeitando: uma frase de cada coluna).
O resultado sempre será uma sentença correta, mas sem nenhum conteúdo.
Experimente na próxima reunião e impressione o seu chefe!!!

EMBROMATION


Coluna 1
Coluna 2
Coluna 3
Coluna 4

Caros colegas,
a execução deste projeto
nos obriga à análise
das nossas opções de desenvolvimento futuro.

Por outro lado,
a complexidade dos estudos efetuados
cumpre um papel essencial na formulação
das nossas metas financeiras e administrativas.

Não podemos esquecer que
a atual estrutura de organização
auxilia a preparação e a estruturação
das atitudes e das atribuições da diretoria.

Do mesmo modo,
o novo modelo estrutural aqui preconizado
contribui para a correta determinação
das novas proposições.

A prática mostra que
o desenvolvimento de formas distintas de atuação
assume importantes posições na definição
das opções básicas para o sucesso do programa.

Nunca é demais insistir que
a constante divulgação das informações
facilita a definição
do nosso sistema de formação de quadros.

A experiência mostra que
a consolidação das estruturas
prejudica a percepção da importância
das condições apropriadas para os negócios.

É fundamental ressaltar que
a análise dos diversos resultados
oferece uma boa oportunidade de verificação
dos índices pretendidos.

O incentivo ao avanço tecnológico, assim como
o início do programa de formação de atitudes
acarreta um processo de reformulação
das formas de ação.

Assim mesmo,
a expansão de nossa atividade
exige precisão e definição
dos conceitos de participação geral


Impressionado? Veja o testemunho de vários usuários satisfeitos:

a. 'Ao terminar de falar, fui aplaudido por todos de pé!';
b. 'A minha capacidade de falar em público aumentou muito desde que comecei ausar o método Techinical Embromation ';
c. 'Meu chefe não prestou atenção mas disse que falei muito bem durante areunião'
d. 'O mais compensador foi ouvir antes dos aplausos duas pessoas gritarem BINGO.'

sexta-feira, junho 26, 2009

PENSA BEM ,ANTES DE VOTAR

.
SE VOTARES NESTA SENHORA VAIS-TE
VÊR LIVRE DESTAS MALFEITORIAS
TODAS


Manuela Ferreira Leite, dirigindo-se à bancada parlamentar escolhida numa noite de nevoeiro, afirmou que, se chegar ao Governo, pretende “rasgar e romper com todas as soluções que têm estado a ser adoptadas em termos de política económica e social”.

Significa isto — portanto — que A Manelinha pretende “rasgar e romper”, com:

• O Complemento Solidário para Idosos;
• As escolas do 1.º ciclo do básico a funcionarem a tempo inteiro, até às 17:30, com inglês e refeições escolares;
• O abono pré-natal;
• A majoração do abono de família;
• O apoio público à procriação medicamente assistida para casais com problemas de fertilidade;
• O programa PARES, que tem financiado a criação de centenas de novos equipamentos sociais, nomeadamente assegurando um investimento sem precedentes na expansão do pré-escolar;
• O cheque-dentista para grávidas e crianças e jovens;
• As unidades de cuidados continuados integrados para idosos acamados e outros doentes prolongados;
• O programa de cirurgia oftalmológica, que permitiu no último ano operar — no sistema nacional de saúde — milhares de pessoas que há anos esperavam por uma simples operação às cataratas;
• O aumento da acção social escolar e o alargamento dos respectivos beneficiários;
• Os programas e-escolas e e-escolinhas;
• A reforma da segurança social, que assegurou a sua sustentabilidade e retirou Portugal do grupo de países de alto risco;
• O investimento nas energias renováveis, que tornou Portugal um caso de sucesso e um exemplo elogiado a nível internacional;
• A redução do IRC para empresas do interior e a criação de dois escalões (em que os primeiros 12.500 euros de matéria colectável são taxados a metade);
• O incentivo fiscal à actividade empresarial de Investigação & Desenvolvimento.


Ah e ficas a saber que não tens de te preocupar com o défit público, pois a Manelinha dos truques contabilisticos já tem um guarda livros fajuto, sim,o da engenharia contabilistica, aquele que articulou aquela venda da dívida pública em Dezembro de 2005, à CGD, isto é, ao bolso dos contribuintes, que a Manelinha quer proteger, claro!!!

LUIS PEÇAS - CONTRATENOR

.
O NOSSO ALÇOÇO DE JUNHO REALIZOU-SE
COMO SE SABE EM ALCOBAÇA.
NA VISITA AO MOSTEIRO ASSISTIMOS
A UMA ACTUAÇÃO DE GRANDE QUALIDADE
DO CONTRATENOR PORTUGUÊS LUIS PEÇAS,
QUE A TODOS DEIXOU FASCINADOS

Dái que, antecipando a habitual crónica com imagens e fotos, a TRANCA vai falar e mostrar este brihante contratenor - LUIS PEÇAS:



Luís Peças
Nasceu em Alcobaça e iniciou os seus estudos musicais em 1985 na Banda de Música da mesma cidade, como oboísta. Em 1986 ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa onde prosseguiu os seus estudos.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou aulas de canto com Liliane Bizinech. Paralelamente, foi desenvolvendo os seus estudos trabalhando com professores de grande prestígio internacional em cursos de interpretação de Música Antiga, tais como, Max Van Egmond e Jill Feldman.

Em 1999 esteve em Londres onde aperfeiçoou o repertório Barroco com o contratenor Rodney Gibson.

No âmbito nacional tem desenvolvido uma intensa actividade na participação em concertos, recitais e festivais de música, com a pianista Paulle Grimaldi e o Ensemble Barroco do Chiado.

No âmbito da sua progesão como cantar lírico, actuou no espectáculo de Filipe La Féria "Maldita cocaína" e em alguns programas de televisão.

Tem sido convidado pelo Ministério da Cultura (IPPAR), por teatros, museus, bibliotecas, universidades, dioceses, câmaras, e por entidades de promoção cultural.

Colaborou também na produção de vários espectáculos, tais como, no musical “Maldita Cocaína” de Felipe La Féria.

Em 2004 e 2005 produziu “Encontros de Música e Dança” e “Encantamento”, com vários artistas de diversas artes do espectáculo.

Integrou as Comemorações do 850º Aniversário da Fundação da Abadia de Alcobaça e morte de S. Bernardo, os “750 anos da Igreja do Mosteiro” e as “Comemorações do Ano Inesiano”.

BRASIL VENCE BAFANA-BAFANA E ESTÁ NA FINAL DA TAÇA DAS CONFEDERAÇÕES

.


Falta sobre o recem-benfiquista Ramires, livre directo à entrada da área e Daniel Alves...marca o golo da vitória que qualifica para a final .

Mais uma "vitória do "defeso" para a campanha do Luis Filipe...

preliminares

.
Uma mulher acorda durante a noite e constata que o marido não está na cama. Veste o robe e desce para ver onde ele está.
Encontra-o na cozinha, sentado, meditativo, diante de uma chávena de café. Parece consternado, olhar fixo na chávena. Tanto mais que o vê a limpar uma lágrima.
'O que se passa, querido?'
O marido levanta os olhos e pergunta-lhe solenemente: 'Lembras-te, há 20 anos, quando saímos juntos pela primeira vez? Tu tinhas apenas 16 anos.'
'Sim, lembro-me como se fosse hoje.', responde ela.
O marido faz uma pausa. As palavras custam a sair. 'Lembras-te quando o teu pai nos surpreendeu enquanto fazíamos amor no banco de trás do carro?'
'Sim, lembro-me perfeitamente', diz a mulher sentando-se ao seu lado.
O marido continua.'Lembras-te quando ele apontou uma arma à minha cabeça dizendo: ou casas com a minha filha, ou mando-te p'ra cadeia por 20 anos'.
'Lembro, lembro' responde-lhe ela docemente.
Ele limpa mais uma lágrima e diz: 'Hoje sairia em liberdade!!!

quinta-feira, junho 25, 2009

a 25 de Junho de 1950,teve inicio da GUERRA DA COREIA

.

A Guerra da Coreia foi travada entre 25 de Junho de 1950 e 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos da América e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países, que perdura até aos dias de hoje.

Em 1950, cinco anos e meio depois de derrotar a Alemanha Nazi, os Estados Unidos e a União Soviética, ex-aliados, entram em conflito pelo controle da Coreia, uma nova zona de influência comercial e territorial, arriscando provocar uma terceira guerra mundial.



A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38° N, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coreia, a sul, e a República Popular Democrática da Coreia, a norte. Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre os governos de Moscovo e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos.

Em 3 de Julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coreia do Norte ataca de surpresa e toma Seul, a capital. As Nações Unidas condenam o ataque e enviam forças, comandadas pelo general americano Douglas MacArthur, para ajudar a Coreia do Sul a repelir os invasores.

Em Setembro, as forças das Nações Unidas começam uma ambiciosa ofensiva para retomar a costa oeste, ocupada pelo exército norte-coreano. No dia 15 desse mês, chegam com certa facilidade a Incheon, perto de Seul, e algumas horas depois entram na cidade ocupada. Os setenta mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos cento e quarenta mil soldados das Nações Unidas. Cinco dias depois, exatamente três meses após o início das hostilidades, Seul é libertada. Com essa vitória, os Estados Unidos mantêm sua supremacia no sul. No primeiro dia de Outubro, as forças internacionais violam a fronteira do paralelo 38, como os coreanos haviam feito, e avançam para a Coreia do Norte.

Durante quase três anos, o povo coreano, uma das mais notáveis culturas da Ásia, foi envolvido em uma brutal guerra fratricida, violentíssima de ambos os lados.

Milhares de prisioneiros amontoados em campos de concentração esperam ansiosamente por um armistício. Com a ajuda da China, as forças das Nações Unidas são rechaçadas para a Coreia do Sul. A luta pelo paralelo 38 continua. Em Seul, as tropas são visitadas por artistas como Marilyn Monroe que tentam elevar seu moral. O General MacArthur, insistindo em um ataque direto à China, é substituído, em Abril de 51, pelo General Ridway.

Em 23 de Junho começam as negociações de paz, que duram dois anos e resultam num acordo assinado em Panmunjon, em 27 de Julho de 1953.

O único resultado é o cessar-fogo. Na guerra coreana morreram cerca de três milhões e meio de pessoas. O tratado de paz ainda não foi assinado, e a Coreia continua dividida em Norte e Sul.

actualidade - a loira do psd-1

.

CIMEIRA DE ALCOBAÇA, 25 DE JUNHO

FOI HOJE QUE SE REALIZOU
A ESPERADA CIMEIRA DE
ALCOBAÇA.

Em terras de Herberto Gomes, teve lugar a CIMEIRA DE ALCOBAÇA, com a presença de 28 "cimeiros"


A ladaínha é a mesma de sempre, as fotos estão a ser trabalhadas, os filmes a entrarem na pós produção. Quando tudo estiver "nos trinques" saltará para aqui para a tua TRANCA, onde serão reveladas as identidades dos que ousaram aparecer, e os escandalos que abalaram a comitiva em plana cozinha dos monges de Cister.

De resto tudo foi diferente desta vez, a começar pelas iguarias que foram servidas em plena rua defronte do Mosteiro.

Amanhã saberão mais.

quarta-feira, junho 24, 2009

FINAL DA TAÇA INTERCONTINENTAL - BENFICA-SANTOS - 1962

.
MUITAS VEZES REFIRO ESTE JOGO
QUANDO SE FALA DE FUTEBOL
EXCEPCIONAL A QUE SE ASSITIU
UM DIA.

Ao longo da vida, sempre há uma meia dúzia de grandes jogos a que alguém, tem o privilégio de ter assistido.

Vi alguns de grande qualidade, como o BENFICA-TOTENHAM (3-1) em 1961, o SPORTING-MANCHESTER UNITED (5-0) no ano de 1964, em que o Sporting venceu a Taça das Taças,
BENFICA-SPORTING (5-4) em 1955, quando o Benfica venceu a Taça de Portugal, e o jogo que aqui mostro o vídeo, BENFICA-SANTOS (2-5), jogo a que assisti com o irmão do nosso companheiro Mendonça. Neste jogo o Benfica jogou bem, e o Eusébio, em ano de estreia marcou 2 golos, mas o Santos tinha uma equipa excepcional e um Pelé no auge da sua carreira.

a nossa CIMEIRA DE ALCOBAÇA, é já amanhã

.
OI PESSOAL, AMANHÃ ,DIA 25
PELAS 10 DA MADRUGADA, O
ENCONTRO É EM FRENTE AO
HOTEL RADISSON.

Sim , o Radisson do Campo Grande, mesmo na esquina do Campo Grande com a 2ª.Circular, a tal do Benfica e do Sporting.


O Canelas, aqui na imagem, a doutrinar o Pacheco sobre as vantagens de se nascer com o Sol em Marte e a Lua en Venus, vai lá estar, e promete construir a carta astrológica dos mais necessitados...
O Faustino não parece muito convencido, mas também estará em Alcobaça, desta vez como
realizador do evento.

O povo de Alcobaça não sabe o que o espera.
O Gomes, agora lá residente, pede descrição, para que no dia seguinte possa ir ao café sem ter de usar disfarce...

Constatação do dia

.
O primeiro protector testicular "cup" foi usado no hóquei em 1874 e o primeiro capacete em 1974.
Demorou 100 anos para que o homem percebesse que o cérebre também é importante

preliminares

.
Num tribunal de uma pequena cidade, o advogado de acusação chamou a
sua primeira testemunha, uma avó de idade avançada.
Aproximou-se da testemunha e perguntou:
- D. Ermelinda, a senhora conhece-me?
- Claro. Conheço-te desde pequenino e francamente, desiludiste-me.
Mentes descaradamente a todo o mundo, enganas a tua mulher com a
secretária, ainda fizeste um filho na tua cunhada, e deste-lhe
dinheiro para se livrar da barriga, manipulas as pessoas e falas mal
delas pelas costas. Julgas que és uma grande personalidade quando não
tens sequer inteligência suficiente para ser varredor. É claro que te
conheço. Se conheço...
O advogado ficou branco, sem saber que fazer. Depois de pensar um
pouco, apontou para o outro extremo da sala e perguntou:
- D. Ermelinda, conhece o defensor oficioso?
- Claro que sim. Também o conheço desde a infância. É frouxo, não tem
tomates para manter a mulher na linha, ela anda a fornicar com os
empregados da casa, o motorista, o jardineiro e até o carteiro dorme
com ela, todo o mundo sabe, tem problemas com a bebida,
não consegue ter uma relação normal com ninguém e na qualidade de
advogado, bem... é um dos piores profissionais que conheço. Não me
esqueço também de referir que engana a mulher com três mulheres
diferentes, uma das quais, curiosamente, é a tua própria mulher.
Sim, também o conheço. E muito bem.
O defensor, ficou em estado de choque.
Então, o Juiz pediu a ambos os advogados que se aproximassem do
estrado e com uma voz muito baixa, diz-lhes:
-Se algum dos dois perguntar à puta da velha se me conhece, juro-vos
que vão todos presos!

A 24 de JUNHO,nasceu a MARIA DO CEU

.
A MARIA DO CEU É UMA
FIGURA INCONTORNÁVEL
DO RC E AGORA DO REV


Tenho um carinho muito especial por ela, com quem fiz equipa, no velho horário de turnos durante muitos anos.
A sua assertividade ,espirito de grupo, amiga dos seus amigos, fazem dela uma grande colega

A TRANCA festeja hoje o aniversário da Ceu, cobra uma fatia de bolo que decerto haverá, e dedica-lhe este filminho sobre uma terra que está nas suas memórias.



Para o ano que vem há mais festa.

terça-feira, junho 23, 2009

FESTIVAIS E PRÉMIOS DE CINEMA

.
A TRANCA SEMPRE DEU
MUITO ESPAÇO AO CINEMA
E AOS FESTIVAIS DA
SÉTIMA ARTE.

E isso ,porque no velho RC, eramos muitos os aficionados de cinema, que não desaproveitámos as saídas às 4 da tarde para um lugarinho no velho Quarteto ,no
Monumental, no Londres e outros cinemas da capital.

Também já aqui disse que tínhamos na nossa sala de convívio um quadro com o nomes dos filmes em cartaz, onde classificávamo os filmes que viamos de 1 a 5.

A TRANCA tem vindo a debruçar-se sonre os principais Festivais de cinema, e hoje vai aqui publicar, sem pretensões a ser exaustiva, uma lista dos Festivais e Prémios pelo mundo fóra:

Este artigo é uma lista de festivais de cinema, organizada por país.


Alemanha
Berlinale (ou Festival de Berlim)
Biberach Independent Film Festival

] Áustria
Crossing Europe, Linz
Diagonale, Graz
identities, Viena
Vienna Independent Shorts, Viena
Viennale, Viena

Brasil
Cine Ceará, em Fortaleza, Ceará
Cine PE - Festival do Audiovisual, em Recife, Pernambuco
É Tudo Verdade, no Rio de Janeiro e em São Paulo
Festival Brasileiro de Cinema Preto e Branco, em Juiz de Fora, MG
Festival de Cinema de Gramado, em Gramado, RS
Festival de Cinema de Brasília, em Brasília, Distrito Federal.
Fest Cine Maringá, em Maringá, Paraná
Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre, em Porto Alegre, RS
Festival do Rio - Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.
Festival Guarnicê Cinema, no Maranhão
Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, em Belo Horizonte, Minas Gerias
Festival de Curtas da cidade de Santos e Baixada Santista, em São Paulo
FLÔ, em Porto Alegre
Jornada de Cinema da Bahia
Mostra Competitiva Curta Noite, realizado no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro
Mostra de Cinema de Tiradentes
Mostra do Filme Livre, no Rio de Janeiro
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em São Paulo
Festival Internacional de curtas-metragens de São Paulo, em São Paulo
CINESUL - Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo, no Rio de Janeiro
Santa Maria Vídeo e Cinema, em Santa Maria RS);
Sinergia - Mostra Internacional de Curta-Metragem, em Vila Velha ES.
Curta Santos, Santos, São Paulo
Festival Internacional de Cinema de Brasília , FICBrasilia , em Brasilia

Burkina Faso
Festival panafricano de cinema e de televisão de Ouagadougou (Fespaco)

Canadá
Festival de filmes do mundo de Montréal
Encontros internacionais do documentário de Montréal
Festival do cinema novo Montréal
Festival de Cinema de Toronto


Cuba
Festival de Havana

Espanha
Festival Internacional de Cinema de San Sebastián

Estados Unidos da América
Festival Sundance de Cinema
Festival dos Oscares de Hollywood

França
Festival de cinema de Cannes
Festival de cinema americano de Deauville
Festival de cinema italiano de Villerupt
Festival de cinema de animação de Annecy
Festival do cinema mudo e piano de Anères
Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz
Festival de cinema de mulheres de Créteil
Festival de cinema policial de Cognac - (Cognac), anual, abril - (site oficial)
Fantastic'Arts : O Festival de cinema fantástico de Gérardmer
Semana do cinema britânico de Abbeville
Festival dos três continentes em Nantes (Site oficial do festival)
Festival de cinema da Irlande e da Grã-Bretanha em Cherbourg-Octeville (Site oficial do festival)
Festival de courta-metragem de Clermont-Ferrand - (Clermont-Ferrand), anual, janeiro - (site oficial)
Festival de cinema asiático de Deauville - (Deauville), anual, março - (site oficial)
Festival de cinema nórdico - (Rouen), anual
Festival de cinema italiano de Annecy - (Annecy), anual, outubro - (site oficial)
Festival de cinema de Amiens - (Amiens), anual, novembro - Festival international du film (films étrangers) - (site oficial).

Itália
Festival Internacional de Cinema de Veneza
Festival de cinema italiano de Villerupt
Festival de cinema de Nápoles

Marrocos
Festival de filmes do mundo
Festival internacional de cinema de Marrakech

] Moçambique
Dockanema - festival de filmes documentários

Portugal
Animatu - Festival Internacional de Cinema de Animação Digital
Caminhos do Cinema Português
Cinanima
Fantasporto
Doclisboa
Fast Forward Portugal - Film Festivalligação externa
Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz
Festival Internacional de Cinema do Algarve
Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde
Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora
Festróia
Faial Filmes Fest
IndieLisboa
Monstra
Número Festival
Ovarvídeo
Globos de Ouro
aroucafilmfestival, ou Festival de Cinema de Arouca
DocsKingdom, Serpa

Suíça
Festival internacional de cinema de Locarno
Festival internacional de cinema fantástico de Neuchâtel
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_festivais_de_cinema"

Agora na forma de Prémios

Alemanha
Urso de Ouro

Brasil
Candango (Brasília)
Fest Cine Maringá
Grande Prêmio Cinema Brasil
Kikito (Gramado)
Premios da Mostra Internacional (São Paulo)
Troféu APCA

Dinamarca
Bodil

Espanha
Concha de Oro
Goya

Estados Unidos da América
Oscar(o mais importante)
Directors Guild of America
Eddie
Framboesa de Ouro
Globo de Ouro
Grammy
Independent Spirit Awards
MTV Movie Awards
Producers Guild of America
Satellite Award
Saturno
Screen Actors Guild
Sundance
Teen Choice Awards
Writers Guild of America
Young Artist Award

França
César
Palma de Ouro
Prêmio Patrick-Dewaere
Prêmio Romy Schneider

Itália
David
Leão de Ouro

Japão
Prêmios da Academia Japonesa de Cinema

Portugal
Fantasporto
Globos de Ouro

Reino Unido
BAFTA
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pr%C3%A9mios_de_cinema"

eles disseram

.
O Pacheco Pereira, é a loira do PSD
(LUIS FILIPE MENEZES)
.
Os ditadores modernos nunca se assumem como tal, até porque tem a seu favôr poder reclamar a legitimidade democrática de uma eleição.O Poder regional tem no Grande Líder Jardim vencedor de 27 eleições há 30 anos no poder.No Mundo futebolistico abundam exemplos semelhantes, de que o mais conhecido e antigo é o de Pinto da Costa no F.C.Porto, e o ultimo é o de Luis Filipe Vieira no Benfica.A diferença está em que enquanto Pinto da Costa é um vencedor, Vieira é um perdedor - que fala grosso mas voa bixinho.
(MIGUEL SOUSA TAVARES)
.
Ahmenadinejad acusa manifestações de estarem infiltradas pela Fenprof, e acusou o seu adversário Mir-Hossein Moussavi, acusando-o de ser primo directo de Mário Nogueira,dirigente local da Fenprof e responsável pelos panachés e couratos nas festas do Avante.
(INIMIGO PUBLICO-DO PUBLICO)

preliminares

.
Numa dessas escolas pluri-étnicas , a professora mandou os alunos escreverem uma redacção que terminasse com a frase 'Mãe... só há uma'.

No dia seguinte chamou os alunos um a um para lerem as suas redacções.
O primeiro, Martim, filho de boas famílias lê o seu texto :
'No outro dia eu estava doente, espirrando, tossindo, febril, não
conseguia comer nada, não podia brincar, nem vir à escola. Então,à noite,
a minha mãe esfregou-me Vick Vaporub no peito, deu-me um leite bem quentinho com
um comprimido, tapou-me com o meu edredon, dormi e no dia seguinte acordei bom.'
'Mãe... só há uma.'
Toda a classe aplaudiu, a professora elogiou, e deu-lhe um muito bom.

O segundo, Guilherme, típico representante da classe média, foi o aluno seguinte:
'No dia em que tivemos o último teste eu não sabia nada, não conseguia decorar nada, e comecei a chorar, a pensar que ia ter
negativa.
Então a minha mãe sentou-se ao meu lado com o livro, explicou-me a matéria fez-me perguntas e já consegui dormir descansado.
Quando acordei senti que sabia tudo! Vim à escola, fiz a prova e tirei Muito Bom.'
'Mãe...só há uma'.
A classe, emocionada, aplaudiu o Gui. A professora deu-lhe também um Muito Bom.


Chegou a vez do aluno representante das minorias étnicas:
'Ontem quando cheguei nos meus barraco, minha mãe estava na cama com um
gajo que nem conheço, diferente do da semana passada. Quando me ouviu, gritou para
mim lá do quarto':
Oi Moleque, vai lá nos geradeira e traz duas cervéja, aqui prá mamãe.
Aí eu abri a geladeira, olhei lá dentro e gritei pra ela:
'Mãe...há só uma!'

domingo, junho 21, 2009

ACTUALIDADE

.

A NOSSA GALERIA - PAOLO VERONESE

.


Paolo Veronese
Biografia
Nasceu com o nome de Paolo Cagliari, ou Caliari, tendo incorporado, como usado na Itália de seu tempo, o topônimo que o tornou conhecido - na própria Itália, "Il Veronese", por haver nascido em Verona. Sua produção e vida artística, porém, desenvolveram-se em Veneza.

Era filho de um certo escultor chamado Gabriele, e já em 1541 torna-se discípulo no ateliê do pintor Antonio Badile (hoje quase desconhecido), cujo estilo conservador seria mantido como uma forte influência sobre o artista que, em 1548 realiza sua primeira obra por encomenda (Pala Bevilacqua-Lazise). Os trabalhos desta fase do artista apresentam uma característica de fortes contrastes, com figuras bastante convencionais.

Incorpora ao estilo aprendido o maneirismo, com suas complexas perspectivas e as posturas forçadas dos modelos, como as que se encontram em Michelangelo. O domínio desta técnica pode ser verificada na maestria com que elaborou "A tentação de Santo Antônio", feito para a Catedral de Mântua, em 1552 (hoje no Museu de Belas-artes de Caen, na França).

Trabalhou em Castelfranco, para a família dos Soranzo (1551), para o Cardeal Ercole Gonzaga, em Mântua (1552), transeferindo-se finalmente para Veneza em 1553, onde havia sido contratado para decorar o "Salão dos Dez" do Palazzo Ducale.

Após um breve retorno à terra natal, muda-se definitivamente para Veneza, em 1556.


Fase madura

Alegoria sabedoria e força (cerca de 1580)Adquirindo e firmando-se no estilo que o caracteriza, o primeiro momento da fase madura de Veronese é bem ilustrado por seu trabalho na Igreja de S. Sebastião, em Veneza. O antigo contraste acentuado da fase inical em Verona dá lugar aos tons mais harmoniosos. Faz composições notáveis, com perspectivas muito íngremes, especialmente nas pinturas de tetos.

Participou da decoração da Sala d'Oro da Biblioteca Marciana, parceria disputada por Ticiano e Tintoretto, vencendo este último.

Veronese tinha especial interesse pela arquitetura, patenteada em quadros como "Bodas de Caná" (Museu do Louvre). Fez uma série de pinturas de ceias bíblicas, onde retratava os modos e costumes da vida opulenta dos palácios venezianos, nelas incluindo retratos de pessoas contemporâneas.

O trabalhos da maturidade (de 1565 a 1580) tornam-se mais clássicos, de tom quase cerimonioso, em tons mais suaves, como na "Crucifixão", por volta de 1572 (Louvre).

A Inquisição e os últimos trabalhos
Quando contava cerca de 45 anos foi chamado a dar explicações à Inquisição, que queria que justificasse a adoção de tantas figuras disformes e vulgares em suas pinturas feitas num monastério veneziano. Veronese defendeu-se, invocando a liberdade artística para criar.

Ao final de sua vida tinha tantas encomendas a realizar, dada a enorme quantidade de pedidos, que um irmão, dois de seus filhos e um sobrinho, tiveram que concluir as numerosas obras inacabadas, depois de sua morte.

Veronese morreu no auge do sucesso como artista e bastante próspero. Mas isto não bastou para que sua pintura tivesse maiores influências nos artistas posteriores. Marcam como tendo sofrido influência de suas pinturas o holandês Rubens e o veneziano Tiepolo.


Obras famosas
As Bodas de Caná
Sagrada família com S. João, S. Antônio e Santa Catarina
A Batalha de Lepanto
S. Jerônimo no deserto.
O batismo de Cristo.

preliminares

.
No Museu do Louvre
Depois de mais um reunião da CE, alguns Ministros resolvem passar pelo
Louvre para "aliviar" o stress e param meditativos perante um
excelente quadro de Adão e Eva no Paraíso.
Desabafa Angela Merkel:
- Olhem que perfeição de corpos: ela esbelta e esguia, ele com este
corpo atlético, os músculos perfilados... São necessariamente
estereotipos alemães.
Imediatamente Sarkosy reagiu:
- Não acredito. É evidente o erotismo que se depreende de ambas as
figuras... ela tão feminina... ele tão masculino... sabem que em breve
chegará a tentação... Só poderiam ser franceses.
Movendo negativamente a cabeça, o Gordon Brown arrisca:
- Of course not! Notem... a serenidade dos seus rostos, a delicadeza
da pose, a sobriedade do gesto... Só podem ser Ingleses.
Depois de alguns segundos mais de contemplação, Sócrates exclama:
- NÃO CONCORDO. Reparem bem: não têm roupa, não têm sapatos, não têm
casa, só têm uma maçã para comer... não protestam e ainda pensam que
estão no Paraíso... Não tenham a menor dúvida, são portugueses!

sábado, junho 20, 2009

batizado (?) árabe

.

preliminares

.
Tiago era um alto funcionário da corte do Rei Akbar. Há muito tempo nutria um desejo incontrolável de chupar os voluptosos seios da rainha até se fartar.
Todas as vezes que tentou, porém, deu-se mal.
Um dia, ele revelou seu desejo a Birbal, principal conselheiro e Advogado do Rei, e pediu que ele fizesse algo para ajudá-lo.
Birbal, depois de muito pensar, concordou, sob a condição de Tiago lhe pagar mil moedas de ouro, que aceitou o acordo.
No dia seguinte, Birbal preparou um líquido que causava comichões e derramou no sutiã da rainha, que o deixara fora enquanto tomava banho.
Logo a coceira começou e aumentou de intensidade, deixando o rei preocupado.
Médicos de todo o reino foram chamados, mas nada resolveram. Birbal então disse ao Rei que apenas uma saliva especial, se aplicada por quatro horas, curaria aquela espécie de coceira.
Birbal também disse que essa saliva só poderia ser encontrada na boca de Tiago.
O Rei Akbar ficou muito feliz e então chamou Tiago que, pelas quatro horas seguintes, fartou-se em chupar com vontade os suculentos e deliciosos peitões da rainha.
Lambendo, mordendo, apertando e passando a mão, ele fez o que sempre desejou.
Satisfeito, ele se encontrou com o advogado Birbal que queria receber o combinado.
Com seu desejo plenamente realizado e sua libido satisfeita, Tiago se recusou a pagar ao advogado e, ainda por cima, o escorraçou e zombou de sua cara, pois sabia que Birbal nunca poderia contar o fato ao rei.
Mas Tiago havia subestimado o Advogado Birbal. No dia seguinte, por vingança, Birbal colocou o mesmo líquido na cueca do rei.
MORAL DA HISTÓRIA: Você pode ficar devendo pro mundo inteiro. Mas nunca, nunca mesmo, pense em dever para um Advogado!!!

ALMOÇO DO DIA 25 DE JUNHO - ULTIMAS

.
A CIMEIRA DE ALCOBAÇA JÁ
AÍ ESTÁ À PORTA.
AÍ ESTÁ UM EMAIL DA DINA
A ULTIMAR OS DETALHES:

"Como vos prometi cá estou para vos dar notícias.Às 10 horas o Bus sairá do



Campo Grande, em frente ao Hotel Radisson , para comodidade de quem vai de metro, e fará depois uma paragem no fim da Alameda das linhas de Torres junto ao BBVA - Banco Bilbao Vizcaya - depois de passarem o Centro Comercial. Esta última hipótese serve quem leva carro pois há um terreno onde é possível arrumar as máquinas ao principio da Estrada da Torre - estrada que liga o Lumiar a Camarate e onde fica o Colégio São João de Brito.
Quero pedir a quem ainda não confirmou que o faça até dia 21 pois precisamos confirmar o autocarro e o almoço. Toca a dizer alguma coisa logo que leiam este e-mail.
Beijos
Dina
"

sexta-feira, junho 19, 2009

DIA DO CINEMA BRASILEIRO

.
SENDO HOJE O DIA DO CINEMA
BRASILEIRO, A TRANCA MOSTRA
UMA LISTA DOS FILMES MAIS
VISTOS DE PRODUÇÃO DO BRASIL

Anos 70

Com mais de 5 milhões

Dona Flor e seus dois maridos. Bruno Barreto. L.C.Barreto.735.524
A dama do lotação.. Neville de Almeida ..6.509.134
O Trapalhão nas minas do Rei Salomão.. J.B. Tanko.. J.B.Tanko .5.786.226
Lúcio Flávio, o passageiro da agonia.. Hector Babenco 5.401.325
Os Trapalhões na guerra dos planetas. Adriano Stuart. 5.089.970
O Cinderelo Trapalhão. Adriano Stuart.. Renato AragãO 5.028.893


Com mais de 4 milhões

O Trapalhão no Planalto dos Macacos.. J.B. Tanko Tanko Filmes /1976 4.565.267
Simbad, o Marujo Trapalhão J. B. Tanko J.B.Tanko Filmes junho/1976 4.406.200


Com mais de 3 milhões

O Jeca Macumbeiro Pio Zamuner e Mazzaropi P 3.468.728
Jeca contra o capeta Pio Zamuner e Mazzaropi 3.428.860
O Trapalhão na Ilha do Tesouro J. B. Tanko 3.375.090
Jecão, um fofoqueiro no céu Pio Zamuner e Mazzaropi 3.306.926
Xica da Silva Carlos Diegues Terra 3.183.582
O menino da porteira Jeremias Moreira Filho 3.131.878


[editar] Com mais de 2 milhões

Robin Hood, o trapalhão da floresta J. B. Tanko J.B.Tanko 2.978.767
Independência ou morte Carlos Coimbra [[Cinedistri 2.924.494
Jeca e seu filho preto Pio Zamuner e Berilo 2.872.881
Roberto Carlos a 300 km por hora Roberto Faria 2.785.922
Um caipira em Bariloche Pio Zamuner e Mazzaropi 2.720.345
O grande xerife Pio Zamuner 2.693.271
Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa Roberto Farias Roberto Farias 2.639.174
A viúva virgem Pedro Carlos Rovai Sincrocine 2.635.962
Amada amante Cláudio Cunha 2.610.538
Aladim e a lâmpada maravilhosa 2.573.241
Betão Ronca Ferro Geraldo Miranda PAM Filmes janeiro/1971 2.568.475
O bem dotado homem de Itu José Miziara Cinedistri junho/1978 2.409.162
A banda das velhas virgens Pio Zamuner e Mazzaropi PAM Filmes julho/1979 2.345.553
Portugal, minha saudade Amácio Mazzaropi PAM Filmes janeiro/1974 2.325.650
O Caso Cláudia Miguel Borges Artenova agosto/1979 2.220.116
Como é boa a nossa empregada Victor di Mello e Ismar Porto Vidya Produções maio/1973 2.163.036
O cortiço Francisco Ramalho Jr. Argos 2.131.643
O roubo das calcinhas Braz Chediak 2.017.063


Anos 80

[editar] Com mais de 5 milhões

Os Saltimbancos Trapalhões 5.218.478
Os Trapalhões na Serra Pelada 5.043.350


Com mais de 4 milhões

O casamento dos Trapalhões José Alvarenga 4.779.027
Coisas eróticas Raffaele Rossi e Laente Calicchio Empresa Cinematográfica 4.729.484
Os Vagabundos Trapalhões J. B. Tanko J.B.Tanko Filmes junho/1982 4.631.914
O Rei e os Trapalhões Adriano Stuart Renato Aragão Produções Artísticas janeiro/1980 4.240.757
Os Três Mosqueteiros Trapalhões Adriano Stuart Renato Aragão Produções Artísticas junho/1980 4.221.062
O Incrível Monstro Trapalhão Adriano Stuart Renato Aragão Produções Artísticas janeiro/1981 4.212.244
A princesa Xuxa e os Trapalhões José Alvarenga Jr. Renato Aragão Produções Artísticas junho/1989 4.018.764

GRANDES TRANSFERÊNCIAS NO REV

.
Não é só no futebol profissional.
No REV também há DEFESO, e este ano aconteceram transferências muito onerosas, tipo Cristiano Ronaldo.

A tua TRANCA vai revelar tudo.

Aguarda

quinta-feira, junho 18, 2009

a 18 de Junho nasceu CHARLES GUNOD

.
Charles Gounod


Charles Gounod (Paris, 18 de junho de 1818 – Saint-Cloud, 18 de outubro de 1893) foi um compositor francês famoso sobretudo por suas óperas e música religiosa.

Biografia
Gounod era filho de um pintor e uma pianista. Muito jovem, entrou para o Conservatório de Paris, onde foi aluno de Jacques Fromental Halévy e Lesueur. Em 1839, compôs uma cantata (Ferdinand) e ganhou o Prix de Rome, um prêmio famoso para jovens compositores, que dava direito a uma bolsa de estudos na Itália. Naquele país, ele entrou em contato com a música polifônica do século XVI, que o fascinou. Tomado por idéias místicas (que nunca o abandonaram completamente), ele pensou em entrar para o sacerdócio, e começou a compor música religiosa. Terminados seus estudos na Itália, ele regressou à França, mas não sem antes passar por Viena, e assumiu o cargo de organista na Igreja das Missões Estrangeiras em Paris, que ocupou por três anos. Por volta dessa época, ficou conhecendo duas mulheres, que tiveram grande influência na sua vida: uma foi a cantora Pauline Viardot, que o introduziu ao mundo da ópera, e a outra foi Fanny Hensel, que apresentou a Gounod seu irmão, o célebre compositor Felix Mendelssohn. Através de Mendelssohn, Gounod entrou em contato com a música de Bach, então pouco conhecida.

A primeira ópera de Gounod, Sapho, estreou em 1851. Várias óperas se seguiram, mas as mais importantes são Fausto (1859), Mireille (1864), Roméo et Juliette (1867) - todas as três estão entre as mais populares do repertório operístico francês.

Ao rebentar a Guerra Franco-Prussiana (1870), Gounod se refugiou na Inglaterra, onde permaneceu até 1875. Lá, ele adquiriu uma amante inglesa, Georgina Weldon, e sua música fez grande sucesso na Inglaterra vitoriana.

Nos últimos anos de vida, Gounod só compôs música religiosa.

Obras
Música instrumental
3 sinfonias
várias peças para piano

Canções e hinos
Hino do Vaticano

Música sacra
Mors et Vita (oratório)
Tobias (oratório)
Ave Maria
Salmos
Missa de Requiem
Missa de Santa Cecília
Missa Joana d'Arc

Óperas
Sapho (1851)
A Freira Sangrenta (La Nonne Sanglante) (1854)
O Médico à Força (Le Médecin Malgré Lui) (1858)

O "FAUSTO" DE CHARLES GUNOD

Fausto (1859)
Philémon et Baucis (1860)
A Rainha de Sabá (1862)
Mireille (1864)
Roméo et Juliette (1867)
Le Tribut de Zamora (1881)

actualidade

.

preliminares

.
Uma menina estava conversando com a sua professora.
A professora disse que era fisicamente impossível que uma baleia engula um ser humano porque apesar de ser um mamífero muito grande, a sua garganta é muito pequena.
A menina afirmou que Jonas foi engolido por uma baleia.
Irritada, a professora repetiu que uma baleia não poderia engolir nenhum ser humano; era fisicamente impossível.
A menina, então disse:
- 'Quando eu morrer e for ao céu, vou perguntar a Jonas'.
A professora lhe perguntou:
- 'E o que vai acontecer se Jonas tiver ido ao inferno?'
A menina respondeu:
- 'Então é a senhora que vai lhe perguntar.'

quarta-feira, junho 17, 2009

LUANDA 1974

.

KINAXIXE

eles disseram

.
Imaginem a seguinte cena: alguém está em paragem cardíaca.Chega um paramédico com um disfribrilhador.Quando vai utilizar uma terceira pessoa grita: cuidado ,o disfibrilhador gasta electicidade.Esta era uma atitude bem comum do principio da crise
(RUI TAVARES)
.

terça-feira, junho 16, 2009

ALMOÇO DE 25 DE JUNHO - ALCOBAÇA

.
AOS COMPANHEIROS QUE
VÃO ESTAR EM ALCOBAÇA
NO PRÓXIMO DIA 25


E ainda não confirmaram, pede-nos a Manuel Brito e Silva que o façan, para poder confirmar o autocarro.

Façam-no para a Dina e p'ara a Manela.

a 16 de Junho nasceu BOCCACCIO

.
Giovanni Boccaccio


Giovanni Boccaccio, por Andrea del Castagno (c. 1450).Giovanni Boccaccio (Florença ou Certaldo, 16 de junho de 1313 - Certaldo, 21 de dezembro de 1375) foi um autor e poeta italiano.

Filho de um mercador, Boccaccio não se dedicou ao comércio como era o desejo de seu pai, preferindo cultivar o talento literário que se manifestou deste muito cedo. Foi um importante humanista, autor de um número notável de obras, incluindo Decamerão, o poema alegórico Visão Amorosa (Amorosa visione) e De claris mulieribus, uma série de biografias de mulheres ilustres. O "Decamerão" fez de Boccaccio o primeiro grande realista da literatura universal.

Ao ler "A Comédia", de Dante Alighieri, ficou tão fascinado que a renomeou de "A Divina Comédia", título com que a obra seria imortalizada. Considerado pelos seus contemporâneos florentinos uma autoridade sobre Dante, o governo da cidade convida-o, em 1373, a fazer uma leitura pública da Divina Comédia. Se bem que haja poucos registos, crê-se que Boccaccio fez apenas cerca de 55 palestras, pois a doença obriga-o a interromper a apresentação no Canto XVII do Inferno. Nunca conseguiria terminar o projecto, mas o texto com os seus comentários ficou para a posteridade: Esposizioni sopra la Comedia di Dante. Boccacio foi autor de uma das primeiras biografias de Dante, o Trattatello in laude di Dante, também conhecido como Vita di Dante.

Bibliografia
Amorosa visione (1342)
Buccolicum carmen (1367-69)
Caccia di Diana (1334-37)
Comedia delle ninfe fiorentine (Amato, 1341-42)
Corbaccio (cerca de 1365, data controversa)
De claris mulieribus (1361, reeditado com revisão em 1375)
Decameron (1349-52, revisado em 1370-71)
Elegia di Madonna Fiammetta (1343-44)
Esposizioni sopra la Comedia di Dante (1373-74)
Filocolo (1336-39)
Filostrato (1335 ou 1340)
Genealogia deorum gentilium libri (1360, revisado em 1374)
Ninfale fiesolano (entre 1344-46, data controversa)
Rime (concluído em 1374)
Teseida delle nozze di Emilia (em torno de 1341)
Trattatello in laude di Dante (1357, em latim De origine vita studiis et moribus viri clarissimi Dantis Aligerii florentini poetae illustris et de operibus compositis ab eodem)
Zibaldone Magliabechiano

PAULISTAS PELA CALADA DA NOITE ,INVADEM O MARACANÃ...

.



Corinthians x Fluminense 1976
Fazia 21 anos que o Corinthians não ganhava nada. Mas no dia 5 de dezembro de 1976, a sua fiel torcida daria a maior prova de amor a um time já vista no futebol. Valia a vaga na final do brasileirão. O jogo seria contra o Fluminense, a máquina tricolor, que tinha em seu grupo, nada menos que um dos maiores jogadores de todos os tempos, o ex-corinthiano Roberto Rivellino. Antes chamado de reizinho do Parque São Jorge, Rivellino foi execrado pela fiel como culpado pela perda do título paulista do ano anterior para o Palmeiras. Agora envergava as cores do tricolor das Laranjeiras. O jogo seria no Maracanã. E aconteceu o inesperado: mais de 70 mil torcedores corinthianos invadiram o Rio de Janeiro, no mais impressionante deslocamento motivado por uma partida de futebol de que se tem notícia. Na calada da noite ,partiram de São Paulo, de onibus, carro particulasr e até de avião, e pela madrugada fizeram fila no Maracanã,nas bilheteiras. Cada um comprou de 5 a 10 bilhetes logo ali na abertura da venda. Qunado começaram a chegar os fieis do Fluminense já não havia bilhetes, de modo que à hora do inicio do jogo o Maraca era quase todo Corinthiano A fiel tomou metade do estádio e empurrou o time a frente. Ao final, debaixo de uma chuva torrencial, a partida terminou em 1x1. Nos pênaltis, o heróico goleiro Tobias defendeu duas cobranças e garantiu a vitória para o alvinegro e o delírio dos torcedores..

segunda-feira, junho 15, 2009

ARAXÁ , MINAS GERAIS

.
FOMOS HOJE ACESSADOS POR
UM CYBERNAUTA DE ARAXÁ,
DO ESTADO DE MINAS GERAIS
QUE NOS ESCREVE:

"Oi gente, o vosso site é legal. Sempre procuro ele
e leio matérias super interessantes. Dá para fala-
rem na minha terra - Conceição de Araxà?. Um xo do
Neumar
."


Aqui vai Neumar, o que você mandou de sua terra:


"A primeira referência aos índios Araxás, que habitavam as terras entre o Rio das Velhas (Araguari) e o Rio Quebra Anzol, foi feita pela expedição de Lourenço Castanho Taques, no séc. XVI. A presença dos índios e a proximidade do Quilombo do Ambrósio constituíram obstáculo à ocupação das terras da região.
Em 1759, Bartolomeu Bueno do Prado, comandando uma expedição conseguiu destruir a famosa aldeia de escravos fugitivos. Sete anos depois, Inácio Correia Pamplona exterminou a tribo de índios Araxás.
Os primeiros povoados da região vieram para o Desemboque, distrito de Sacramento, atraídos pela exploração do ouro. Posteriormente, com a decadência da mineração, esses moradores dedicaram-se à criação de gado. Entre 1770 e 1780, Araxá, recebeu seus primeiros moradores e surgiram as primeiras fazendas da região.
Descoberta a fertilidade da terra e o sal mineral nas águas do Barreiro, o povoamento de Araxá se intensificou. Em 1791, foi criada a Freguesia de São Domingos do Araxá e nomeado o primeiro vigário.
Em 1795 teve a construção da primeira Igreja Matriz de São Domingos por Alexandre Gondin, que teve suas obras concluídas em 1800. A edificação da Igreja de São Sebastião, por José Pereira Bom Jardim ocorreu em 1820.
A Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi criada em 1709 e desmembrada em 1729, com a delimitação da Capitania de Minas Gerais. Na segunda metade do século XVIII, a região do Triângulo Mineiro foi anexada à Goiás, atendendo a um movimento dos moradores do Desemboque.
A Freguesia de São Domingos é elevada a Julgado de São Domingos de Araxá, em 20 de dezembro de 1811, desmembrando-se do Julgado do Desemboque. A partir de janeiro de 1812, começou a exercer jurisdição civil e criminal, possuindo seu Juiz Ordinário.
Em 1816, graças ao movimento dos moradores do Julgado de Araxá, o Sertão da Farinha Podre (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), anexado desde 1766 a Capitania de Goiás, retornou à Jurisdição de Minas Gerais. Ana Jacinta de São José - o mito Dona Beja - viveu e tem seu nome vinculado aos principais acontecimentos de Araxá no período da primeira metade do século XIX.
Em 4 de abril de 1831 o julgado é elevado a vila. E em 19 de dezembro de 1865, a Lei Provincial nº 1259, eleva a Vila de São Domingos de Araxá, a categoria de cidade. Em 1915 foi criada a Prefeitura.

Significado do Nome

O topônimo Araxá significa terreno elevado e plano, planalto, chapadão, região mais elevada do que qualquer sistema orográfico e Araxás: Indígenas que viviam no tabuleiro elevado do extremo oeste de Minas Gerais.

Aniversário da Cidade

19 de Dezembro

CARACTERÍSTICAS

Município Turístico Termal, construído sobre a cratera de vulcão extinto, Araxá é uma região rica em águas minerais que contém bicarbonato, cálcio, magnésio, carboidratos, sódio e sulfa, e em lama medicinal. Foi palco do maior quilombo de Minas Gerais, o Quilombo do Ambrósio e tornou-se famosa pelo mito Dona Beja, uma cortesã. Explora suas águas medicinais, fabrica sabonetes e cremes para a pele e possui um dos mais ricos artesanatos da região. Seu padroeiro é São Domingos.

Clima

Tropical Ameno.

Temperatura Média

21,4º C
"

GENTE NOSSA


IMAGEM LINDISSIMA DO REV...!!!