segunda-feira, novembro 30, 2009

a 30 de Novembro de 1783 foi assinado o TRATADO DE PARIS

.
Tratado de Paris (1783)


O Tratado de Paris foi o tratado pelo qual o Reino da Grã-Bretanha reconheceu formalmente o fim da Guerra da Independência dos Estados Unidos da América reconhecendo então, oficialmente, a independência dos Estados Unidos da América, pós Revolução Americana de 1776. O tratado fora assinado no dia 3 de setembro de 1783 em Paris, visto que lá era um terreno neutro para as duas nações. As outras nações combatentes, França, Espanha e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos, tiveram tratados de paz separados.

Este estabelecia o seguinte:


a Inglaterra reconhecia a independência das Treze Colônias e lhes entregava o território compreendido entre os Grandes Lagos, os rios Ohio e Mississippi e os Montes Apalaches.
a França recuperava alguns territórios perdidos depois da Guerra dos Sete Anos: as feitorias do Senegal e as ilhas de Santa Lúcia, São Pedro e Miquelon e Tobago, nas Antilhas, além do direito de pesca na Terra Nova.
a Espanha recuperava a Flórida, perdida também na Guerra dos Sete Anos: e a ilha de Minorca, no Mediterrâneo, ocupada pelos ingleses durante a guerra.

actualidade

.

ELES DISSERAM

.
Quando soube em 2004 que a gata do Presidente americano se chamava India, uma multidão de indianos veio para a rua protestar e 101 cães foram baptizados de Bush em retaliação.
(LEONIDIO TAVARES)
.
A Apple recusa-se a fazer arranjos em computadores de fumadores - Miguel Sousa Tavares teve de recorrer a informático que ajudou Maitê Proença
(INIMIGO PUBLICO -Público>)
.

A TRANCA FOI ACESSADA POR CIBERNAUTAS DA RUSSIA

.
ONTEM TIVÉMOS 3 VISITAS DE
CIBERNAUTAS DA RUSSIA.
PARA ELAS A TRANCA ENVIA
UMA SAUDAÇÃO ESPECIAL.


TRANCA поскольку сегодня также будут опубликованы в Россию через свой департамент машинного перевода. Дружеский привет нашим читателям, для блокировки России.

domingo, novembro 29, 2009

CRÓNICA DA CIMEIRA DA BATALHA

.
REALIZOU-SE NA PASSADA QUINTA FEIRA
A CIMEIRA DA BATALHA COM A PRESENÇA
DE TRINTA E DOIS COMPANHEIROS.

A agitação começou cedo, o burburinho foi crescendo até abafar o som desafinado das businadelas e travagens dos vizinhos de cima - os do tabuleiro da segunda circular.

Pelas nove e tal começaram a chegar ,eram muitos, muito barulhentos, eram os antigos

frequentadores do sétimo andar do edificio vinte e cinco do Aeroporto de Lisboa, sim, esses mesmos ,os que durante muitos anos controlaram todos os voos da TAP.

O motivo? Esse vocês já sabem - foi dali que se deu a partida para a nossa Cimeira deste mês de Novembro, a da Batalha.

Desta vez apresentaram-se trinta e um dos nossos e a algazarra a bordo foi a do costume.
-"Oh Cabral desta vez como estás acompanhado não dizes aqueles disparates que costumas ,como :"todos nuzes", "vamos tirar a roupa" e outras bocas foleiras", provocou o Azevedo.

A PEROLA DO FETAL ESPERAVA-NOS

À nossa espera no local da Cimeira - o Restaurante Pérola do Fetal em Reguengo do Fetal,esperava-nos uma surpresa -


o Helder Barreiros apareceu, ele que já se não deixava vêr há muitos anos.
Foi a estreia da Cimeira, o Helder está na mesma,até no pormenor do lencinho azul ao prescoço, os anos não passaram por ele:




Outra surpresa foi o Helder ter trazido ainda o carro que o transportava para o serviço, já com mais de "cem anos"...


Com ele o número aumentou para 32:

Alice Teles,Antunes,Azevedo,Barbosa Dinis,Brito Dias,Cabral e Mrs Cabral.Chico Dias,Cotrim,Mrs Cotrim,Canelas,Coelho Almeida,Dina,Faustino,Guilhermina,Herdeiro,Irene,Manuela MascarenhasManuela Brito e Silva,Mendonça,Marua João,Mesquita,Helder Barreiros,João Ferradeira Pinto,Rui Brito de Sousa,Susy Brito de Sousa,Olimpio,Pacheco,Vieira,Mrs Vieira e Pereira de Sousa



O Restaurante muito espaçoso e de decoração agradável agradou de imediato e o

pessoal repartido em 4 mesas redondas mostrou na fome que trazia.

Atacada a picanha e tudo o que se comia,entrou-se no desfilar de memórias, de actualidades ,de promessas e de projectos.














O RUI E O MENDONÇA ELABORARAM A TÁCTICA PARA VENCER O BENFICA NO PRÓXIMO DOMINGO

Um deles é o de que a próxima Cimeira se irá realizar em Lisboa, no dia 17 de Dezembro,em Moscavide, no Restaurante Richards II, e espera-se que desta vez, algém do pessoal que ainda pica o ponto, como a Antónia, a Sofia, o Luis Alegria, e Alexandra, a Leonor, a Céu,a Lena Paula, o Nuno e outros, possam estar presentes ,nem que seja a tal "horita" a que têm direito entre 2 picagens.

Após o almoço iniciou-se a já tradicional visita cultural, desta vez, by appoitment do nosso Ministro da Culura e Eventos, o Fausto, invadimos o Mosteiro da Batalha.

À nossa espera estava uma simpática guia ,que connsosco percorreu longa e demoradamente todas as partes do Mosteiro, explicando com detalhe e eficácia tudo o que deva ser conhecio naquele monumento nacional.




O Canelas mostrou-se muito interventivo com frequentes perguntas e bocas que muito surpreenderam a nossa guia.

-"O quê , está a levar-nos para o museu, cuidado, olhe que há perigo de alguns ficaram já lá" - avisava o Canelas...
CÁ ESTÁ O TAL MUSEU A QUE O CANELAS SE REFERIU...

Jã quase no final da visita fomos levados à antiga sala do capítulo ,onde eram diariamente lidas as regras aos frades ,e onde agora funciona como sala onde estão instaladas as ossadas dos soldados desconhecidos, onde assistimos à cerimónia do render da guarda, na qual aqui o escriba há muitos anos participou, quando ,como instruendo da Escola de Sargentos Mlicianos frequentava a especialidade no Regimento de Artilharia 4, em Leiria, de onde vêm ainda, hoje em dia, estes militares que aqui vemos:



O regresso a Lisboa fez-se já caía a noite, com despedidas até ao dia 17 de Dezembro.

O FLAMENGO ESTÁ A 1 SÓ VITÓRIA DE SER CAMPEÃO DO BRASIL

.
O FLAMENGO DO RIO VENCEU O
CORINTHIANS E BENEFICIANDO
DA DERROTA DO SÃO PAULO DO
TÉCNICO RICARDO GOMES, AN-
TIGO JOGADOR DO BENFICA,
SERÁ CAMPEÃO NO DOMINGO SE
VENCER O GRÉMIO DE PORTO
ALEGRE.



Mas podes vêr o desenvolvimento do Brasileirão no

www.blogluso-carioca.blogspot.com

Lá vem tudo

NA ESLOVÉNIA "ELA" ESTÁ EM TODA A PARTE

.
e SE CLICARES NA IMAGEM ,"ELA" FICA MAIOR...



.

MIGUEL REAL venceu o PRÉMIO JACINTO PRADO COELHO

.
O PRÉMIO LITERÁRIO JACINTO
PRADO COELHO VAI ESTE ANO
PARA MIGUEL REAL

Miguel Real vence Prémio Jacinto do Prado Coelho



‘Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa’, de Miguel Real é o grande vencedor do Prémio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Críticos Literários.


“É um livro notável. Não há, até agora, ensaio tão rico e luminoso a abordar a obra do maior pensador contemporâneo. Dar ordem à obra de Lourenço é uma proeza”, disse Francisco José Viegas, critico, aquando da sua publicação.

O júri, constituído por Manuel Frias Martins, Carlos Jorge Figueiredo Jorge e Liberto Cruz, entendeu que o prémio, no valor de cinco mil euros, deve ser entregue ao ensaio que cobre a vida e todo o pensamento do filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço desde a década de 40 até à publicação de ‘ O Labirinto da Saudade’, em 1978.

'A obra de Arte e o seu mundo’, do poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor Fernando Guimarães foi o ensaio literário, em língua portuguesa, a receber o galardão em 2008.

O prémio será entregue numa cerimónia que se realizará a 15 de Dezembro no Auditório Frederico Freitas da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

O QUE PRETENDE O PRÉMIO JACINTO PRADO COELHO
E QUEM JÁ O VENCEU?

Prémio Prémio Jacinto do Prado Coelho
Atribuído pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários (ACPL) com o apoio da DGLB, este prémio, no valor de 5000 euros, destina-se a galardoar o mérito de uma obra de ensaio literário em língua portuguesa.


Data: 2009
Júri:
Carlos Jorge Figueiredo Jorge
Liberto Cruz
Manuel Frias Martins
Obra: Eduardo Lourenço e a cultura portuguesa
Autor: Miguel Real

Data: 2008
Júri:
Fernando J. B. Martinho
Fernando Pinto do Amaral
Helder Godinho
Obra: A obra de arte e o seu mundo
Autor: Fernando Guimarães

Data: 2007
Obra: Caminhos do amor em Roma : sexo, amor e paixão na poesia latina do século I a.C
Autor: Carlos Ascenso André

Obra: Pensar o trágico : categorias da tragédia grega
Autor: José Pedro Serra

Data: 2003
Júri:
Ernesto Rodrigues
Fernando José Baptista Martinho
Helder Godinho
Obra: Portugal e a herança clássica e outros textos
Autor: Maria Helena da Rocha Pereira

E QUEM É
MIGUEL REAL?


Nasceu em Lisboa, em 1953.
É licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos Portugueses, pela Universidade Aberta, com uma tese sobre Eduardo Lourenço. Especialista em cultura portuguesa, Miguel Real é, actualmente, professor de Filosofia e colaborador do Jornal de Letras, onde faz crítica literária. Da sua obra fazem parte o ensaio, o romance, o teatro e a filosofia.
Recebeu o Prémio Revelação de Ficção da APE/IPLB em 1979 (O Outro e o Mesmo), o Prémio Revelação de Ensaio Literário da APE/IPLB em 1995 (Portugal – Ser e Representação), o Prémio LER/Círculo de Leitores em 2000 (A Visão de Túndalo por Eça de Queirós) e o Prémio Literário Fernando Namora em 2006 (A Voz da Terra).

sábado, novembro 28, 2009

HOLLYWOOD - OSCARES DE DOCUMENTÁRIOS

.
A TRANCA DIVULGA A LISTA
DOS 15 DOCUMENTÁIOS PRÉ-
SELECIONADOS, DOS QUAIS
SAIRÃO 5, PARA O OSCAR DO
MELHOR DOCUMENTÁRIO 2010.

OSCAR 2010: Divulgada lista com 15 documentários concorrentes

Foto: DivulgaçãoA Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou lista com 15 filmes que concorrem à indicação ao Oscar de Melhor Documentário.

Os cinco indicados à estatueta serão conhecidos em 2 de fevereiro de 2010. A cerimônia de entrega do Oscar ocorrerá em 7 de março de 2010, no Kodak Theatre.

Conheça os 15 postulantes à vaga:



As Praias de Agnes, de Agnès Varda
VJs de Mianmar – Notícias de um País Fechado, de Anders Østergaard
The Cove, de Louie Psihoyos
Every Little Step, de Jim Stern and Adam Del Deo
Facing Ali, de Pete McCormack
Food, Inc., de Robert Kenner
Garbage Dreams, de Mai Iskander
Living In Emergency: Stories Of Doctors Without Borders, de Mark Hopkins
The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg And The Pentagon Papers, de Judith Ehrlich e Rick Goldsmith
Mugabe And The White African, de Andrew Thompson and Lucy Bailey
Sergio, de Greg Barker
Soundtrack For A Revolution, de Bill Guttentag e Dan Sturman

A 28 DE NOVEMBRO nasceu STEFEN ZWEIG

.
Stefan Zweig

Stefan Zweig (Viena, 28 de Novembro de 1881 — Petrópolis, 23 de Fevereiro de 1942) foi um escritor austríaco de ascendência judaica.

Filho de uma família burguesa e educado na Áustria, na França e na Alemanha, Stefan Zweig graduou-se em filosofia e letras. Sua primeira coletânea de poemas, Silberne Seiten (Cordas de Prata) foi publicada em 1902.

Apaixonado pela literatura inglesa e francesa, o escritor traduziu para o alemão obras de Keats, Morris, Yeats, Verlaine e Baudelaire. Seu círculo de amizades incluía Rimbaud, Romain Rolland, Rainer Maria Rilke, Thomas Mann e Sigmund Freud, com o qual se correspondeu entre 1908 e 1939.

Seu sucesso como autor dramático foi confirmado em 1912, quando suas peças "A metamorfose da comédia" e "A mansão à beira mar" foram apresentadas em Viena. Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1915, casou-se com a escritora Friderike von Winsternitz e comprou uma casa em Salzburgo, aonde viveu por 15 anos. Foi uma das fases mais ricas de sua produção literária. Ele escreveu as biografias de Dostoievski, Dickens, Balzac, Nietzsche, Tolstoi e Stendhal. Anos mais tarde lançou as biografias de Maria Antonieta, Fouché, Rilke e Romain Rolland.

Conseguiu o reconhecimento como narrador, poeta e ensaísta durante os anos de 1920 e 1930. Desse período destacam-se os romances "Amok" (1922), "Angústia" (1925) e "Confusão de Sentimentos" (1927), baseados na psicanálise.

Judeu, humanista, pacifista e crítico do nazi-fascismo, teve seus livros proibidos e queimados em praça pública. Em 1933, sua novela "Ardor Secreto" foi adaptada para o cinema, incitando a ira dos nazistas contra o escritor e seu contrato com a editora foi suspenso. Em 1934, Zweig iniciou sua peregrinação pelo mundo. Inicialmente radicado na Inglaterra, que lhe concedeu cidadania, Zweig se casou com sua secretária, Charlotte Elizabeth Altmann.

Quatro anos mais tarde foi para Nova York e acabou se mudando para o Brasil em 1941. O país o inspirou a escrever "Brasil, país do futuro". Morando em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, finalizou sua autobiografia, "O mundo que eu vi"; escreveu a novela "O jogador de xadrez", e deu início à obra "O Mundo de ontem", um trabalho autobiográfico com uma descrição da Europa antes de 1914.

Em 1942, deprimido com o crescimento da intolerância e do autoritarismo na Europa, e sem esperanças no futuro da humanidade, Zweig escreveu uma carta de despedida e suicidou-se com a mulher "Lotte", com uma dose fatal de barbitúricos.

Obra literária
Entre seus romances, merecem destaque:

Carta de uma Desconhecida
A novela de xadrez
Amok
Vinte quatro horas na vida de uma mulher.
Escreveu várias biografias como:

Maria Antonieta
Fouché
Maria Stuart
Fernão de Magalhães
Sobre história escreveu:

Momentos decisivos da Humanidade.
Brasil, país do futuro, livro que constitui não só um retrato do Brasil, como também uma interpretação do espírito brasileiro.
Zweig escreveu também uma espécie de auto-biografia, intitulada "O Mundo Que Eu Vi" (Die Welt von Gestern), na qual relata episódios de sua vida tendo como base os contextos históricos do período em que viveu (como por exemplo a Monarquia Austro-Húngara e a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais).

No cinema
Há um filme e um documentário sobre Zweig, ambos dirigidos por Sylvio Back, Lost Zweig. Quem interpreta Zweig é Rüdiger Vogler e sua esposa Lotte, Ruth Rieser.

VIRUS PERIGOSO, TOMA CUIDADO

.
Fiquem atentos
nos próximos dias!·
E todos os dias, não abram nenhuma mensagem que fale mal do Lula
nas mensagens
ofensivas ao Lula o virus-Arquivo chamado
" BRASILEIRO IDIOTA",
Independente de quem a enviou.·
é um vírus que 'abre' uma tocha olímpica que 'queima' todo o Disco
rígido do computador.

FACE OCULTA - ULTIMAS NOTICIAS

.
Também Paulo Bento foi ouvido em Aveiro e constituído arguido.
Acusação - "...Por nos ultimos 4 anos ter adquirido imensa sucata para o Sporting..."

CALENDÁRIO MAYA E O FIM DO MUNDO

.
O FIM DO MUNDO É
UMA TRETA OCIDENTRAL



CIUDAD DE MÉXICO - Un Maya, Apolinario Chile Pixtun está cansado de ser continuamente bombardeado con preguntas sobre el supuesto fin cataclísmico profetizado por los Mayas, que dicen que todo terminará el 21 de diciembre de 2012. El indígena insiste en que no va a pasar nada. nos comenta Apolinario "Volví de Inglaterra el año pasado y, me tenía harto con los asuntos relativos al fin."

Sólo se puede ir a peor a causa del ser humano. El mes próximo el día 13 de noviembre Hollywood estrena "2012? en las salas de cine, una película apocalíptica, en la que el ser humano va a poder ver de todo.

En la Universidad de Cornell, Ann Martin, habla sobre está fecha fatídica y dice que la gente tiene un miedo infundado.

Ann Martin sigue comentando: "Es malo que estemos recibiendo e-mails de alumnos de cuarto grado que están diciendo que son demasiado jóvenes para morir". "Una madre preocupada que tenía dos niños pequeños temía no llegar a verlos crecer".

Chile Pixtun, un Maya guatemalteco, dice que la fuente de las teorías del fin del mundo es occidental, que nada tiene que ver con las ideas mayas.

Un período de tiempo significativo para los mayas finaliza en dicha fecha, y aficionados han encontrado una serie de alineaciones astronómicas que dicen que coinciden con el 2012, incluyendo una que sucede aproximadamente cada 25.800 años.

Pero la mayoría de los arqueólogos, astrónomos e incluso los mayas comentan que lo único que podría llegar a chocar contra la Tierra es una lluvia de meteoritos imaginaria y propia de la filosofía New Age, de la astronomía pop, de los rumores del fin del mundo en Internet y de programas especiales de televisión mal documentados, como alguno del Canal Historia que mezclan "predicciones" de Nostradamus y de los Mayas.

En 1960 se encontró una tablilla de piedra en una ruina en el sur de México, en el transcurso de una construcción de carreteras, la tablilla de piedra, casi no sobrevivió, el lugar fue pavimentado, y parte de las tablillas fueron saqueadas y se desconoce su paradero.

Esta es la única que dice algo sobre el 2012, y lo que se puede leer es que se espera la aparición de Bolon Yokte, un dios maya misterioso asociados con la guerra y la creación.

El arqueólogo Guillermo Bernal, de la Universidad Nacional Autónoma de México interpretó los glifos, y tradujo lo siguiente: "Él descenderá del cielo."

Bernal señala que existen otras inscripciones en los sitios mayas con fechas muy superiores, más allá de 2012, una que habla del año 4772.

"Me puse en contacto con algunas comunidades mayas y le pedí a la gente que me contara que podría suceder en el 2012, y sólo me contestaron que no tenían idea", afirmó José Huchim, arqueólogo de Yucatán. "¿Que el mundo se va a terminar? No lo creo. La gente hoy se preocupa sólo por los problemas climáticos, por la lluvia."



La civilización maya, que alcanzó su apogeo entre el 300 dC a 900 dC, tenía un talento especial para la astronomía.

Su calendario de la Cuenta Larga comienza en el 3114 a. C., en el que se han marcado periodos de 394 años conocidos como Baktunes. El número trece es muy significativo, es el número sagrado de los mayas, y el periodo 13 Baktun termina alrededor del 21 de diciembre de 2012.

"Es un aniversario especial para la creación", dijo David Stuart, un especialista en epigrafía maya por la Universidad de Texas en Austin. "Los mayas nunca dijeron que el mundo va a terminar, nunca dijeron que nada malo pasaría necesariamente."

Bernal sugiere que el apocalipsis es "muy occidental y cristiano" y que han proyectado esta idea sobre los mayas, tal vez porque los mitos occidentales están "agotados".

Pero algunos, no contento con todo esto, dicen que los mayas conocían otro secreto: que la Tierra, se tambaleara, que cambiará su eje, que una vez cada 25.800 años, el Sol atraviesa el plano galáctico en el solsticio de invierno y no es cierto.

John Major Jenkins comentó que tras dos décadas de estudios sobre las ruinas mayas, llegó a la conclusión de que eran conscientes de la alineación con el plano, y que le concedían una gran importancia, pero no como un final. "Si queremos honrar y respetar la memoria de los mayas con respecto al 2012, debemos de decir de ellos que tienen únicamente la idea de que representa un final de ciclo, un tiempo de transformación y renovación," dijo Jenkins.

A medida que Internet ha ganado popularidad en la década de 1990, también lo hizo por desgracia esta fecha, y algunos comenzaron a preocuparse por los desastres que deparan al mundo en el 2012, cosa que los Mayas nunca soñaron.

Brasseur comenta: "los occidentales han estado intentando durante más de un siglo meter en la cultura Maya la idea de que ellos predijeron un fin en el 2012, cuando ellos no han realizado ninguna predicción apocalíptica."

Conclusión

A tenor de lo visto, y de acuerdo a relatos de otras culturas y civilizaciones, podemos de momento entresacar lo siguiente, el 2012 puede haber sido sacado oportunamente por sórdidos u oscuros intereses de ciertas élites del poder para llevar a cabo sus planes de exterminio de la humanidad, ninguna civilización parece dar una fecha concreta, mientras que en nuestra sociedad se habla de un periodo trágico para la humanidad en un periodo de la vida comprendido entre el 2012 y el 2020, evidentemente esto demostraría, que dichas fechas son fruto de un sofisticado plan para crear inestabilidad, miedo, muerte y renacimiento de un nuevo periodo de la vida con los ciudadanos del mundo que consigan superar todo el periodo de crisis.

sexta-feira, novembro 27, 2009

A 27 DE NOVEMBRO DE 1935, deu.se a TENTATIVA DE GOLPE CONTRA O GOVERNO DE GETULIO VARGAS

.
Revolta Vermelha de 35 , foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas realizado em novembro de 1935 pelo Partido Comunista Brasileiro em nome da Aliança Nacional Libertadora.



A Revolta Vermelha de 1935 inscreve-se como conspiração de natureza político-militar, pelas suas reivindicações políticas imediatas (de protesto político-institucional contra um governo autoritário) dentro no quadro dos movimentos tenentistas realizados no Brasil desde a década de 1920. o Movimento, articulou estas reivindicações, , à idéia de uma revolução "nacional-popular" contra as oligarquias, o imperialismo e o autoritarismo, propondo, no seu horizonte de reivindicações menos imediatas, como: a abolição da dívida externa, a reforma agrária, o estabelecimento de um governo de base popular - em outras palavras, uma revolução "nacional-libertadora", que, embora estabelecida por um movimento armado, não se propunha a ultrapassar o quadro da ordem social burguesa (como afirmado, a época, por um dos líderes do movimento, o capitão Agildo Barata).

Esta confluência de influências corporificou-se na pessoa de seu principal líder, Luís Carlos Prestes, capitão do Exército Brasileiro e líder tenentista convertido ao comunismo, que dirigiu o levante - à revelia da liderança formal do Partido Comunista Brasileiro, e em articulação direta com a direção da Internacional Comunista, que mantinha junto a Prestes um grupo de militantes comunistas internacionais, composto pela companheira de Prestes, a comunista alemã Olga Benário, além do argentino Rodolfo Ghioldi, o alemão Arthur Ernest Ewert, Ranieri Gonzales e alguns outros militantes ligados ao Comitê Executivo da Internacional Comunista (CEIC).



Num primeiro momento, Prestes parecia considerar que o programa nacionalista da ANL seria capaz de permitir-lhe impor-se como um movimento de massa legal capaz de atrair apoios tanto entre a classe operária e o campesinato como também entre a burguesia "progressista" de tendências antiimperialista e antifascista - para depois, quando o governo Getúlio Vargas declarou a Aliança ilegal - com o apoio da burguesia e da classe média, que temiam a infiltração comunista no movimento - optar, com o apoio do CEIC, por uma ação revolucionária concebida em termos de de uma mera ação militar.

O levante eclodiu em pontos esparsos do território nacional, a saber:

em Natal e arredores, entre 23 e 25 de novembro;
em Recife, a 25 de novembro; e
no Rio de Janeiro, em 27 de novembro.
Fora de Natal, onde chegou a ser instalado um governo revolucionário provisório, o levante seguiu o padrão de um golpe militar clássico, limitando-se a ataques de militares rebeldes a quarteis. O último levante, no Rio de Janeiro, na Escola da Praia Vermelha e na Vila Militar, é considerado por alguns autores apenas como um ato de lealdade dos conspiradores sediados nessa cidade, pois havia ficado claro que o movimento não teria chances reais de revolucionar o país.

No Rio de Janeiro, as proporções do movimento foram mais amplas e cruéis, tendo sido deflagrado, simultaneamente, no 3º Regimento de Infantaria, na Praia Vermelha; no 2º Regimento de Infantaria e no Batalhão de Comunicações, na Vila Militar; e na Escola de Aviação, no Campo dos Afonsos a luta foi atroz e sem quartel, com os insurretos tentando expandir a rebelião a todo custo, esbarrarando na mais férrea resistência das forças legalistas, e -finalmente - perdendo a luta.

Por trás da estratégia equivocada do levante estava, de um lado, a superestimação que Prestes fazia de seu prestígio no interior do Exército brasileiro, de outro, a crença da IC de que, numa sociedade "semicolonial", bastaria proclamar o movimento para produzir uma sublevação espontânea que englobaria de militares a operários e "cangaceiros partisans [guerrilheiros](sic)".

O episódio mais dramático do levante foi a tentativa de conquistar o Regimento de Aviação no Campo dos Afonsos, à época integrante do Exército (a Força Aérea Brasileira só seria criada em 1941), visando obter aeronaves para bombardear a cidade do Rio de Janeiro.

As unidades legalistas da Vila Militar, conseguiram instalar peças de artilharia para bombardear a pista e evitar que aviões decolassem. O assalto final foi realizado com uma carga de infantaria com apoio da artilharia, que retomou as instalações revoltadas.

Uma vez reprimido e derrotado , o movimento foi submetido a intensa desmoralização- a começar pelo nome pejorativo e desqualificante que recebeu ("Intentona", ou "intento louco") - por parte das cúpulas militares; como lembra o militar esquerdista Nelson Werneck Sodré nas suas memórias, a participação intensa de oficiais e suboficiais nas fileiras dos insurretos alertou o Exército para a necessidade de cerrar fileiras ideológicas, e de expurgar "influências exógenas" no interior da oficialidade militar nas três décadas seguintes. Tal cisão ideológica viria a expressar-se nas disputas políticas no interior do Clube Militar da década de 1950, no movimento dos sargentos da década de 1960, e daí até o Golpe de 1964, após o qual quaisquer traços de esquerdismo organizado foram eliminados das fileiras militares. Diferentemente dos golpes tenentistas, que haviam criado divisões temporárias entre legalistas e insurretos, superáveis posteriormente por anistias e reorganizações de carreira, o Movimento de 1935 criou uma clivagem político-ideológica até hoje não superada, em que os insurretos tiveram negada a sua própria condição de membros da corporação militar, com sua ação política sendo duradouramente criminalizada e estigmatizada como traição e ato hostil à hierarquia militar.

A repressão ao movimento permitiu que o Congresso Nacional decretasse o Estado de Guerra, com uma erosão decisiva nas liberdades e garantias individuais liberais-democráticas, o que preparou o caminho para que Getúlio Vargas decretasse o Estado Novo em 1937, reforçado pelo chamado Plano Cohen de 1937.

PIANISTAS DA "GAITA"

.

quinta-feira, novembro 26, 2009

CIMEIRA DA BATALHA, FOI HOJE

.
FOI ANIMADO O NOSSO EMCONTRO
DESTE MÊS, ALIÁS, COMO´VAI
SENDO COSTUME.



Realizou-se na Batalha, e nos "trabalhos estiveram envolvidos 32 dos nossos.
Houve uma estreia absoluta, companheiro que não víamos há muito.

O local da Cimeira esteve perfeito, a geografia ajudou , a ementa e o serviço também.

De tudo saírá aqui na tua TRANCA a crónica do costume, embrulhada nas imagens que verão.

Houve recobro com Guimarães...

quarta-feira, novembro 25, 2009

DIA DE ANIVERSÁRIO

.


A TRANCA ON LINE EM DIA
DE ANIVERSÁRIO LEMBRA OS
NOMES DOS QUE JÁ CÁ PAS-
SARAM:

Abel Cotrim, Abilio Azevedo,Adelaide, Allen, Ana Castelo, Alcides Caramelo, Adalberta, Albuquerque,Albuquerque (Vidrinhos) Alvaro Matos,Alpendre. Araújo (women entretainer) Ana Novais,Ana Franco, Antunes, Alcantara Melo, Alves dos Santos, Augusto , Amaro (carga) Amélia Pitta, Alvarez, Batista,Barbosa Dinis, Brito Dias, Bernardes (carga), Bento, ,Bispo, Botelho, Branco, Benzinho,Belo Torres, Bação, Breu, Barbosa, Cabral, Candeias,Canelas, Coelho de Almeida, Carlos Marques, Calado Lopes,Cascada, Conceição (Bé), Catarino. Carlos Correia, Carreiras,Coelho (Salaminas), Claudia Oliveira, Claudia Madeira, Camilo, . Carlos Pinto,Carlinhos (pintelhudo) Cabrita, Carlos Santos (toureiro) Carvalho (carga) , Campos,Ciriaco, Curado, Dina,Daniel Pereira (Dani) Domingues, Duarte, Domingos,Eduardo (Stand By) Estanislau, Elizabeth,Fátima Rosa, Fortunato de Almeida, Filipe, Falé, Fiúza, Ferreira, Ferrão, Faustino, Franquelin, Farinho, Fonseca, Gastão,Graça Espanha, Grade, Giovanni Fernandes,Ganhão, Garção, Guerra, Gentil Nunes, Guida, Guedes Vaz, Helder Silva, Henriques, Herberto Gomes, Herdeiro, Guilhermina, Helder Barreiros, Helena Eiseu, Horácio, Hélio,Henrique Santos, Irene,João Oliveira (anarca),Jose Carlos Carcalho,Jorge Tavares, José Tavares Diniz, João Martins, João Pinto, Lopes, Luciano Carvalho e Silva, Loreto, Leandro,Leite da Silva, Lena Policarpo, Leal,Leal Marques,Lucilia Preto, Maia,Manuel ,Manuela Veiga,Maria de Deus, Mira Correia,Miranda, Mini Marques, Mário Oliveira, Marcelo,
Matias, Moura, Marcelino(Barreiro)Marcelino (Setubal) Mesquita, Maria João, Manuela Brito e Silva, Maria Ilidia, Mascarenhas,Matias, Mendonça, Nabais ,Natália,Norberto (Betinho) Nuno Barra,Ondina, Olimpio,Pacheco, Patricio,Pegado, Peixoto, Parente,Paz, Paulino, Pitra,Pinto Gonçalves (Zé Sopapo) Pederneira, Pereira Martins, Pereira de Sousa, Potier, Portela, Paulo Borges,Pestana,Paulo Bandeira,,Ribeiro Fernandes,Ricardo Matos, Reis Santos, Regina, Raposo, Rochinha,Ricardo (Dosi),Raul Governo, Robalo,Redondeiro ,Rui Eugénio de Sousa,Rui Lourenço, Ramos, Rodrigues (Carga),Rodrigues (EQSB*), Rui Brito de Sousa,Sampaio,Silva (dos bigodes), Serrão, Sarmento,Sacramento, Silvério, Sacadura, Simas,Tiago,Silvia,Sousa,Santos Costa, Sandra, Soares, Teixeirinha,Teresa Allen, Teresa Fonseca,Viana,Tomé Gomes, Vieira ,Vitor Dias , Vitor Guerra, Vasco Sá, Virgolino, Vitor Carvalho (Nhec-Nhec) Vitor Sequeira, Valter, Velha, Vantacich,Viegas, Zuzarte.


Destes já faleceram: (22)
Albuquerque (Vidrinhos),Alvaro Matos,Alvarez,Botelho,Carlos Marques,Duarte,
Filipe,Grade,Gentil Nunes,Mascarenhas,Nabais,Patricio Mendes, Vitor Sequeira,Zuzarte, ,Paz,Paulino,Pederneira,Rocha (Carga),Sacramento,Teixeirinha,Vasco Sá,Rui Eugénio de Sousa,Raul Governo

* - embrulha que são bombas

Destes compamheiros, 66 já participaram , pelo menos uma vez nos nosso almoços mensais, que têm tido um número a oscilar entre os 27 e os 43.:

amanhã, realiza-se a nossa CIMEIRA DA BATALHA

.
VAMOS ESTAR DE NOVO NA ESTRADA
DESTA VEZ A CAMINHO DA BATALHA



A partida como já tenho vindo aqui a anunciar é defronte do Hotel Radisson no Campo Grande, esquina com a Segunda Circular.

A partida é às 10 da madrugada, não faltes, há promessas de variedades a bordo, e ninguém fala do Guimarães....por pudôr!!!

caldeirada com todos , (ou só com alguns?)

.

25 de NOVEMBRO DE 2003 - 25 DE NOVEMBRO de 2009 - A TRANCA-ON-LINE ,FAZ HOJE 6 ANOS

.
A TRANCA ESTÁ DE PARABÉNS, O CYBER
ESPAÇO EM ALVOROÇO, A TRANCA COMPLETA
HOJE 6 ANINHOS DE VIDA, JÁ VAI PARA
A PRIMÁRIA.

É verdade , e a sua mãe a velha TRANCA manual, que já fez em Setembro 37 anos també tem direitos a uns afagos.

A ideia começou à 37 anos, num "quatro-meia noite" do velho RC.
Dobrei umas quantas folhas brancas A4, e no frontespício escrevi "A TRANCA".
Malta e se fizéssemos um jornal cá no RC.Escreviamos umas parvoices das nossas , fazíamos uns desenhos, o que é que acham?
Acharam o máximo e logo nessa noite se escrevemos umas larachas, e o Tavares Dinis, o Mário Filipe e o Zé Carlos desenharam os primeiros bonecos.

COMO ESTE DO ZÉ CARLOS

As 4 primeiras edições foram mais tarde apreendidas pois estávamos em 1972, no "ancien regime", naquela época qualquer manifestação escrita era mal vista, era potencialmenre subversiva e os nossos chefes de então, não toleravam aquelas ousadias.

Depois veio o 25 de Abril, e saiu gloriosamente o numero 5 ,a que pusémos pomposamente o acrescento TRANCA "VERMELHA".


E durante alguns anos A TRANCA feita à mão e em regime de número único, que corria de mão em mão (para não ser apreendida) foi sendo editada com êxito e muita risada.


Os melhores textos foram os que se produziram colectivamente, cujo making off era desde logo o melhor momento da sua vida.

Só mais tarde, em 2003, com as novas tecnologias internéticas é que a TRANCA invadiu o Cyber-Espaço,deixou de ter só "private jokes",passou a ser TRANCA-ON-LINE, universalizou o seu conteúdo, e é hoje lida em 156 países, tendo o Brasil já uma cota de 31% dos nossos leitores.

A TRANCA-ON-LINE, que hoje está em festa publica aqui o primeio "post" que foi para o O ESPAÇO no dia 25 de Novembro de 2003:

"Making off da TRANCA
Texto colectivo
Escolhia-se o tema, e à volta do mesmo, os presentes iam dando palpites, que eram registadas no papel pelo escriba que depois articulava.
Neste APÒLOGO, que foi dos primeiros textos publicados, os criadores riram até às lágrimas, à medida que iam dando ideias para a estória final.
Além dos que já nos referimos , estiveram muito activos , o Ricardo, o Filipe, o Henriques , o Duarte e o Rui de Sousa.

A Tranca religiosa

Texto colectivo produzido na sala de convívio do antigo RC, por:
Carlos Correia
Ricardo
Duarte
Filipe
Cascada
Rui de Sousa
JHerdeiro
Augustinho
Diniz
José Carlos
e escrita a síntese por Cascada

APÓLOGO BREVE DO PATRIARCA MOISÉS
DO BEZERRO DE OURO E DA GALINHA
DOS OVOS MOLES

Moisés nasceu na cidade egípcia de Kor-Ushe, nos arredores do Cairo. Era filho da princesa Nefer-Titrititiki-Ptah-Tut, e de um fabricante de múmias de Barcelos. O escândalo foi todavia abafado e Moisés atirado aos crocodilos. Veio a ser posteriormente salvo pela prestigiosa Corporação dos Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique.
Seu avô, Gamal Ramsés ab'del Nasser II, semeou o deserto de construções de areia,ao tempo do primeiro concurso do Diário de Notícias.
Pirâmides,esfinges, o marujo tatuado no peito, o obelisco da Praça da Concórdia e a estátua de D.Pedro IV, são as suas obras mais conhecidas.
Moisés escondia a sua nobre ascendência, dada a fama que corria entre o Povo, de que todos tinham "aquela pancada".
Dedicou-se desde muito novo à cultura de frangos de aviário e a leituras edificantes, como: "A terceira visão" de Lobsang Rampa, "O despertar dos Mágicos", e o "Robinson das Galapagos", eram as suas leituras preferidas. Foi durante muito tempo assinante da Revista Planète e do Diario do Governo.
E assim passou grande parte da sua juventude, entre tratamentos da sabedoria antiga, as aves domésticas e os famélicos felahs do Delta.
Uma bela manhã, fugindo do Colégio do Santo Faraó, em Tuh-Mahr, no Alto Egipto, onde o tinham internado, apartou-se do caminho , para satisfazer uma necessidade religiosa. E, eis senão quando teve uma visão: - Dependurada dos ramos de uma figueira brava, estava uma jovem de aspecto mais que duvidoso, que anunciou:
- Moshe, tu és o eleito"
O nosso herói, julgando tratar-se dos resultados das eleições para a Comissão sindical, pôs-se a fazer contas de cabeça. Resolveu deixar crescer o cabelo, e na na aldeia mais próxima comprou um saco...
Assim entrou Moisés na vida pública.
Passaram anos...

Um dia andava Moisés no deserto, apascentando o seu Povo, quando teve uma grande diarreia. Como suspeitasse que aquela não era uma diarreia vulgar, mas um monumental e tormentosa raleira , das que mudam a face do mundo, resolveu prover-se de mantimentos e retirar-se para o Sinai. Na verdade quem poderia prever quanto tempo aquilo iria durar?
Pôs precipitadamente num cesto três salpicões, um frango corado, um pão de Castelo Branco, um pacote de batatas fritas Pála-Pála, a túnica bordada de missangas com que a avó se casara com um cameleiro de Hermon, um maço de papiro higiénico e uma galinha viva, para o que desse e viesse...e saíu a correr.
O Povo esperou um mês., e Moisés não voltava. Ao fim do 31.º dia, julgando-o atacado de cólera, deram-no como morto.
E foi um vêr se te avias. Queimaram o poster do Moisés e puseram-se a adorar a Nosa Senhora de Fátima, de pau pintado.
Entretanto, na montanha, Moisés acocorado, meditava sem descanso. À tardinha envergava a túnica da avó, e ia passear a galinha...
Tinham-lhe crescido os cabelos e as unhas, e à volta dele, pairava um fedor insuportável a estábulo.
Foi neste ambiente propício à experiência mística, que Moisés pela primeira vez comunicou com o Além...(não confundir con o Allen..)
Passou o tempo. A galinha morrera de maus tratos -nos últimos tempos a desgraçada já nem punha ovos, deixava-os simplesmente cair...!!! -e Moisés começou a sofrer de solidão...

Dispunha-se a abandonar o umbigo do mundo - os hebreus nesse tempo concebiam o mundo como uma grande fêmea deitada, cujo umbigo era o centro do mundo, o "omphalos" - quando o chamou uma voz.
-Ah, Moisés, Moisééééé´s
- Nhôra? respondeu o Profecta.
- Anda cá, pega no escopro e escreve...
- Despacha-te, gritou de novo a Voz, ante a pasmaceira do patriarca. Moisés ainda pensou que fosse a Natália, mas era um pouco pior.
Talhou na rocha um bloco de apontamentos, sentou-se numa pedra, compôs as pregas da túnica e pôs-se à espera.
Então a voz tomou um tom desdenhoso.
-Escreva, Moisés, escreva...no mesmo tom que o Marquez (Mascarenhas) usaria para dizer "arquive, filho, arquive..."
De repente, rimbombante como um trovão, o vozeirão Divino, grosso abalou os céus:
-ESCREVA SUA BÊSTA!!!!!
Assim nasceram as tábuas da Lei, cuja versão, recolhida por Lopes Graça e Giacometi, passamos a reproduzir:
I - Nunca comas batatas fritas que não sejam Pála-Pála!
II- Prefere sempre os frangos do Aviário do Freixial
III Visita Kor-Ushe , pelo menos, uma vez na tua vida, a Guida tem lá uma pinga de estalo.
IV Nunca evacues no Sinai
V Lava sempre as mãos antes de comer e descomer
VI Nunca bebas água sem ser da torneira
VII Se vires uma sarça a arder, colobora com os serviços florestais, apaga-a logo , para bem da Humanidade . Usa de preferência os extintores "Hipólito"

VIII -Se ouvires vozes estranhas, desliga. É certamente negócio de linhas trocadas.
IX - ´Não acredites na Nossa Senhora de Fátima. Além de virgem é estéril. Prefere o Boi Ápis, que ao menos produz esterco com que adubarás as tuas terras, colobaorando assim com o Governo Provisório.
X - Espalha...espalha, passa a outro

E foi nesta semente de felicidade do Povo de Israel e de todos os Povos que aderiram à sua Verdade.

IOANIS ERETICUS
Abu-Simel , Julho de 1974

A TRANCA religiosa esta semana é patrocinada pelas seguintes firmas e marcas:

Batatas fritas Pála-Pála
Aviário do Freixial
Junta de Turismo de Kor-Ushe
Extintores Hipólito
Panificadora de Castelo Branco
Estação Agro-Pecuária "Kibutz do Monte Sinai"

# posted by TRANCA @ Quarta-feira, Novembro 26, 2003
Terça-feira, Novembro 25, 2003
a tranca on line

terça-feira, novembro 24, 2009

GALA DOS AMERICAN MUSIC AWARDS 2009

.
NO DOMINGO PASSADO REALIZOU-SE
NO NOKIA THEATRE DE LOS ANGELES
A GALA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS
DOS AMERICAN MUSIC AWARDS 2009

Michael Jackson foi representado por seu irmão Jermaine, que subiu ao palco para receber os prêmios usando a famosa luva branca em sua mão esquerda, marca registrada do irmão.

O Rei do Pop só não levou a categoria de artista do ano, vencida pela jovem cantora country Taylor Swift, faturando os prêmios de melhor artista masculino e melhor álbum, por “Number Ones”, na categoria Pop-Rock; e melhor artista masculino e melhor disco, também por “Number Ones”, na categoria Soul-R&B.

O American Music Awards teve ainda apresentações de Lady Gaga, Whitney Houston,Rihanna, Adam Lambert, Black Eyed Peas, Green Day, Keith Urban, Shakira, Alicia Keys com Jay-Z e Jennifer Lopez. Confira a lista completa dos vencedores do AMAs 2009:


TAYLOR SWIFT ARTISTA DO ANO EXULTA

- Artista do Ano: Taylor Swift

- Categoria Pop-Rock:

Artista masculino: Michael Jackson

Artista feminino: Taylor Swift

Banda, dupla ou grupo: Black Eyed Peas

Álbum: Michael Jackson, “Number Ones”

-Soul-R&B:

Artista Masculino: Michael Jackson

Artista feminino: Beyoncé

Banda, dupla ou grupo: Black Eyed Peas

Álbum: Michael Jackson, “Number Ones”

-Rap-Hip-Hop:

Artista: Jay-Z

Álbum: Jay-Z, “Blueprint 3?

-Country:

Artista masculino: Keith Urban

Artista feminino: Taylor Swift

Banda, dupla ou grupo: Rascal Flatts

Álbum: Taylor Swift, “Fearless”

- Adulto contemporâneo: Taylor Swift

- Rock alternativo: Green Day

- Latino: Aventura

- Contemporary Inspirational: Mary Mary

- Trilha sonora: “Twilight Soundtrack”

-T-Mobile artista revelação: Gloriana

- Prêmio internacional por excelência: Whitney Houston

a 24 de Novembro de CHARLES DARWIN, publicou " A ORIGEM DAS ESPÉCIES"

.
A 24 DE NOVEMBRO DE 1859
CHARLES DARWIN PUBLICOU
AQUELA QUE SERIA UMA VER-
DADEIRA BOMBA ATÓMICA NO
CONHECIMENTO SOBRE A ORI-
GEM DAS ESPÉCIES, EMBARA-
ÇANDO A IGREJA COM A
HISTÓRIA DO ADÃO E EVA.

CRIACIONISMO OU EVOLUCIONISMO?


A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin, é um dos livros mais importantes da história da ciência, apresentando a Teoria da Evolução, base de toda biologia moderna. O nome completo da primeira edição (1859) é On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life (Sobre a Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida). Somente na sexta edição (1872), o título foi abreviado para The Origin of Species (A Origem das Espécies), como é popularmente conhecido.


Nesse livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da selecção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida.

A primeira edição, publicada pela editora de John Murray em Londres no dia 24 de Novembro de 1859 com tiragem de 1.250 exemplares, esgotou-se no mesmo dia, criando uma controvérsia que ultrapassou o âmbito académico. Um exemplar da primeira edição atinge hoje mais de 50 mil dólares em leilão.

A proposta de Darwin, que as espécies se originam por processos inteiramente naturais, contradiz a crença religiosa na criação divina, tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis. As discussões que o livro desencadeou se disseminaram rapidamente entre o público, criando o primeiro debate científico internacional da história.

"VOCÊ TEM EXPERIÊNCIA?"

.
A TRANCA MOSTRA HOJE AQUI,
BY APOINTMENT DO NOSSO
COMPANHEIRO RICARDO ESTE
LINDO TEXTO, DUMA JOVEM
QUE OUSOU RESPONDER ASSIM
A UM PROCESSO DE SELECÇÃO
PARA OS QUADROS DA EMPRESA
WOLKSWAGEN NO BRASIL


Redacção vencedora em um Processo Selectivo da Volkswagem...

*Prova de redacção*

Num processo de selecção da Volkswagen, os candidatos deveriam responder a seguinte pergunta: Você tem experiência? A redacção abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos.
Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso por sua criatividade, sua poesia e, acima de tudo, por sua alma revelar a verdadeira experiência.


*REDACÇÃO VENCEDORA*

Já fiz cosquinha na minha irmã só para ela parar de chorar, já me queimei brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei
todo o rosto, já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.

Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista. Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés de fora. Já passei trote por telefone. Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.

Já roubei beijo. Já confundi sentimentos. Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido. Já raspei o fundo da panela
de arroz carreteiro, já me cortei fazendo a barba apressado, já chorei ouvindo música no ônibus.

Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de esquecer. Já subi escondido no telhado para tentar
pegar estrelas, já subi em árvore para roubar fruta, já caí da escada de bunda no chão.

Já fiz juras eternas, já escrevi no muro da escola, já chorei sentado no chão do banheiro, já fugi de casa para sempre, e voltei no outro instante.

Já corri para não deixar alguém chorando, já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só. Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e
alaranjado, já me joguei na piscina sem vontade de voltar, já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.

Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso, já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar. Já apostei em correr descalço na rua, já gritei de felicidade, já roubei rosas num enorme jardim. Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um 'para sempre' pela metade.

Já deitei na relva de madrugada e vi a Lua virar Sol, já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida
é mesmo um ir e vir sem razão.

Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração.
E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: 'Qual sua experiência?'.
Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência. Será que ser 'plantador de sorrisos' é uma boa experiência? Não!
Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!

Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta:

'Experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?'




Eliane Gorski

eles disseram

.
Com a eliminação da Taça Jesus mostrou maus uma vez que é genial.Nos derbies costuma perder a equipa que está melhor.Ora acontece que o derby com o Sporting é já para a semana e o Benfica estava bem de de mais
(BARBA & CABELO-A BOLA)
.
A eliminação do Benfica na Taça está na preocupar muito a Igreja, que teme que as pessoas deixem de ter fé em Jesus
(JORGE MIRANDA FAUSTINO COTRIM)

LISBOA 1945

.


Era assim intenso o transito na Rotunda do Relógio junto ao Aeroporto da Portela...

frase do dia

.
Porque é que alguns têm mais sucesso na vida do que outros?!
- Porque enquanto uns sobem profissionalmente a pulso, devagar, outros fazem salto à vara !!!

SORTEIO DA TAÇA DA LIGA

.
GUIMARÃES OUTRA VEZ
NO CAMINHO DE JESUS

"Cachorro mordido por cobra,
tem medo até de barbante
"
(SCOLARI)

Benfica reencontra Vitória de Guimarães


Os "encarnados", detentores da Taça da Liga - na última época venceram o Sporting numa final polémica e após uma grande penalidade mal assinalada -, integram o grupo C, onde estão também Guimarães, Nacional e Rio Ave.

O sorteio de hoje determinou ainda que o Sporting vai encontrar o líder do campeonato, o Sporting de Braga, no grupo B, juntamente com a União de Leiria e o Trofense, este último da Liga de Honra de futebol.

No grupo A encontra-se o campeão FC Porto e o Leixões, ambos da Liga principal, e o Estoril-Praia e Portimonense, da Honra.

A primeira jornada desta terceira fase da Taça da Liga está agendada para 2 e 3 de Janeiro, com o FC Porto a receber o Leixões, o Sporting a defrontar em Alvalade o Sporting de Braga, e o Benfica a receber na Luz o Nacional.

segunda-feira, novembro 23, 2009

DUO SEQUEIRA LIMA

.
OLHEM SÓ ESTE "TICO TICO
NO FUBÁ" A 4 MÃOS



A TRANCA não podia deixar de revelar estes virtuosos da viola ,e hoje aqui os apresenta

Após acumularem vários prêmios como solistas, os violonistas Cecilia Siqueira e Fernando Lima uniram-se no ano de 2002 e juntando as suas vivências musicais e culturais latino-americanas que ambos assimilaram em seus paises de origem, além da formação erudita que cada um obteve, formarem um duo de violões. Duo que na atualidade, é considerado um dos melhores grupos violonísticos da América Latina.



Cecília, nascida em Paysandú (Uruguai) traz uma forte tradição do folclore uruguaio, e Fernando, vindo do interior de Minas Gerais foi intensamente influenciado pela “viola caipira” e a música regional mineira.


Desde seu inicio o duo vem recebendo críticas excepcionais, obtendo uma rápida projeção nacional e internacional. Com aproximadamente cinco anos de existência, eles gravaram dois discos, se apresentaram em quase todo Brasil e vem realizando concertos em paises como Uruguai, Argentina, Espanha, Itália, Inglaterra, Áustria, Suíça, Irlanda, Hungria e Rússia.
Falta Portugal.
Quando vêm até cá?

Cecilia Siqueira e Fernando Lima conheceram-se em Caxias do Sul (RS - Brasil), onde dividiram o primeiro prêmio no II Concurso Internacional de Violão Pró Música / SESC em julho de 2001. No ano seguinte nasceu a idéia de formarem o duo que teve a oportunidade de estrear em Paysandú (Uruguai), no teatro Florencio Sánchez. Desde então se seguiu uma série de apresentações em diversas cidades uruguaias, como Montevidéu, no Festival Internacional Abel Carlevaro; em Salto, no Ateneo Municipal; em Punta del Este, no Club del Lago; em Treinta y Três, no Teatro Municipal, além de diferentes apresentações na televisão, onde se destaca o programa La guitarra y sus intérpretes, em Rede Nacional Uruguaia.

No Brasil, eles têm realizado concertos em importantes séries e festivais.

Em dezembro de 2002, gravaram o primeiro Cd, Tudo ConCorda, onde se optou por uma diversidade de compositores e estilos que vão desde o barroco até a música popular, o que demonstra uma grande versatilidade musical e expressiva.

No ano de 2003, realizaram a sua primeira turnê em duo pela Europa, onde percorreram países como Espanha, Itália, Áustria, Suíça e Hungria. Nesta turnê destaca-se o concerto de Milão no Teatro Palazzina Liberty e a apresentação no Castelo Ësterhaze (onde viveu Joseph Haydn), antiga sede do governo austro-húngaro, na Hungria.

Nos anos de 2004 e 2005 realizaram vários concertos na Irlanda e Inglaterra onde propuseram mostrar a riqueza da música popular brasileira, levando um repertório especialmente dedicado a este gênero.

Em maio de 2006 realizaram uma nova turnê na Irlanda em diferentes teatros de Cork (Sirius Art Center), Wexford (Wexford Art Center), Dublin (Bank of Ireland e Saint Ann´s Church) e foram pela primeira vez para Rússia, apresentando-se no International Musical Festival e no Musical Portrait na cidade de Kaluga.

Em agosto de 2006 gravaram o seu segundo álbum discográfico intitulado Lado a Lado, somente com compositores brasileiros e com um repertório arranjado pelo próprio duo, de obras que são inéditas para o violão. O CD foi produzido e lançado na Irlanda no Festival of World Cultures, onde se apresentaram artistas de mais de 50 paises.

E Portugal?

domingo, novembro 22, 2009

preliminares

.
CURSO PARA LOIRA NA POLÍCIA FEDERAL

Um policial interrogava 3 loiras, que treinavam num curso para a
Polícia Federal.
Para testar se elas reconheceriam um suspeito, mostrou à primeira loira uma foto por 5 segundos:

- Este é o seu suspeito, como é que você o reconheceria?

A primeira loira responde: - Fácil, eu o reconheceria porque ele só tem um olho.

O policial diz: - Bem...é que...a foto o mostra de perfil.

Atrapalhado pela resposta ridícula que recebeu, mostra a foto à segunda loira por 5 segundos e pergunta:

- Este é o seu suspeito, como é que o reconheceria?

A segunda loira dá um sorrisinho maroto, sacode os cabelos pro lado e diz: - Ah! Isso é fácil!!! Ele só tem uma orelha!!!

O policial, furioso, responde:
- O que se passa com vocês duas? Claro que a foto só mostra um olho e uma orelha, porque ele está de perfil! Essa é a melhor resposta que vocês me podem dar?

Já sem paciência, ele mostra a foto à terceira loira e pergunta, grosseiramente:

- Este é o seu suspeito, como é que você o reconheceria? -e, rapidamente, acrescenta - Pense bem, antes de me dar uma resposta imbecil..

A loira olha atentamente a foto, por um momento, e diz: - Hummmmm.... O suspeito usa lentes de contato.

O policial fica surpreendido e sem fala, porque nem mesmo ele sabia se o suspeito usava lentes de contato ou não.

- Bem, é uma resposta no mínimo interessante ..Aguardem um momento, que eu vou verificar o perfil do suspeito e já volto.

Deixa a sala e vai ao escritório verificar a ficha do suspeito no computador, e volta com um sorriso satisfeito no rosto:

- Fantástico, não dá para acreditar! É VERDADE! O suspeito usa, de fato, lentes de contato. Belo trabalho! Como conseguiu chegar a essa conclusão?

- Fácil! - responde a loira - Ele não pode usar óculos, porque só tem um olho e uma orelha!

O MEU VASCO, É CAMPEÃO DA SEGUNDONA E VOLTA À 1ª.DIVISÃO

.


O VASCO DA GAMA do Brasil, acaba de se sagrar campeão da 2ª.Divisão do Brasil, e regressa para o ano ao Brasileirão, espero, que definitivamente.

Sobre o o Brasileirão ver :

www.blogluso-carioca.blogspot.com

A NOSSA PRÓXIMA CIMEIRA É JÁ NA QUINTA FEIRA



O nosso próximo encontro mensal é já na próxima quinta feira, 26.
O local vai ser na Batalha, e a partida vai ter ligar às 10 horas em frente ao Hotel Radisson, no Campo Grande.

Já reservaste?
Então reserva

LISBOA 1945

.


Em Lisboa, no Inverno de 1945 caiu um enorme nevão, esta é uma foto do Aeroporto da Portela com a pista coberta de gelo.

eles disseram

.
Esta semana que passou ,em conversa com o nosso companheiro Ricardo Matos, dizia.-me ele:
-"Já tenho saudades dquelas bocas da malto do velho RC".
Pois bem, procurei em Trancas mais antigas e aqui recordo algumas:

Os Henriques não têm dois olhos, têm dois divãnzinhos...
(DUARTE) 1978
.
O quê? A Fernandinha foi ao Quarteto e disseram-lhe que "A Alice já não mora aqui?"
Pois não, agora, mora comigo.!!!
(ZUZARTE) 1977
.
Só sei que acordei hoje com sonhos lúbricos, bem, deve ser do reumático...!!!
(HENRIQUES) 1978
.
Jesus Cristo voltou a nascer. foi no Rio de Janeiro, e tem agora 6 anos
(CANELAS) 1978
.
Esta anedota fez sensação na festa de anos , de uma pessoa amiga, a que assisti ontem.Éramos todos fachos
(MASCARENHAS) 1977.

ooops

sábado, novembro 21, 2009

NO MURO

.


No Muro até parece que sabe das coisas, quando desce para a políica real, como agora no Parlamento , mostra a sua tremenda incompetência e ineficácia.
A sua posição àcerca da fuga de informação sobre o segredo de justiça é uma lástima.
Depois dos conselhos que deu à Manuela Ferreira Leite sobre estratégia eleitoral, devia ter vergonha e nunca mais se fazer ouvir.
Não é por acaso que lhe chamam "o louro do partido" e que nos Passos Pedidos é a risota do pessoal.

a 21 de Novembro nasceu RENÊ MAGRITTE

.
René Magritte


René François Ghislain Magritte (Lessines, 21 de Novembro de 1898 - Bruxelas, 15 de Agosto de 1967) foi um dos principais artistas surrealistas belgas, ao lado de Paul Delvaux.


Magritte nasceu em Lessines, Bélgica, no dia 21 de Novembro de 1898, filho caçula de Léopold Magritte. Em 1912, sua mãe cometeu suicídio por afogamento no rio Sambre. Magritte estava presente quando o corpo de sua mãe foi retirado das águas do rio.

Em 1916, ingressou na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas, onde estudou por dois anos. Foi durante esse período que ele conheceu Georgette Berger, com quem se casou em 1922. Trabalhou em uma fábrica de papel de Parede, e foi designer de cartazes e anúncios até 1926, quando um contrato com a Galerie la Centaure, na capital belga, fez da pintura sua principal atividade. Nesse mesmo ano, Magritte produziu sua primeira pintura surrealista, Le jockey perdu, tendo sua primeira exposição apresentada no ano seguinte. René Magritte praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou imitando a vanguarda, mas precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Chirico.

Magritte tinha espírito travesso, e, em A queda, seus bizarros homens de chapéu-coco despencam do céu absolutamente serenos, expressando algo da vida como conhecemos. Sua arte, pintada com tal nitidez que parece muitíssimo realista, caracteriza o amor surrealista aos paradoxos visuais: embora as coisas possam dar a impressão de serem normais, existem anomalias por toda a parte: A Queda tem uma estranha exatidão, e o surrealismo atrai justamente porque explora nossa compreensão oculta da esquisitice terrena.

Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a se envolver nas atividades do grupo surrealista, tornando-se grande amigo dos poetas André Breton e Paul Éluard e do pintor Marcel Duchamp.

Quando a Galerie la Centaure fechou e seu contrato encerrou, Magritte retornou a Bruxelas. Permaneceu na cidade mesmo durante a ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho foi exposto em 1936 na cidade de Nova York, Estados Unidos, e em mais duas exposições retrospectivas nessa mesma cidade, uma no Museu de Arte Moderna, em 1965, e outra no Metropolitan Museum of Art, em 1992.

Magritte morreu de câncer e foi enterrado no Cemitério Schaarbeek, em Bruxelas.

Obra

"LE CHATEAU DE PYRENEES"http://imagecache2.allposters.com/images/AWI/f959-magritte.jpg

Pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, ultilizou-se de processos ilusionistas, sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos objetos e a atmosfera irreal dos conjuntos.

Suas obras são metáforas que se apresentam como representações realistas, através da justaposição de objetos comuns, e símbolos recorrentes em sua obra, tais como o torso feminino, o chapéu côco, o castelo, a rocha e a janela, entre outros mais, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real.

sexta-feira, novembro 20, 2009

IRLANDESA PROVOCA HENRY E APARECE COM POSTER NO TREINO DO BARCELONA

.


Irlandesa provoca Henry e leva pôster ao treino do Barcelona

A jornalista irlandesa Geraldine Comiskey, do jornal também irlandês Sunday World, levou pôster para provocar o atacante Thierry Henry à Cidade Desportiva do Barcelona, local de treino do Barça. A iniciativa foi provocada graças ao golo que foi marcado depois de um "transporte" da bola com a mão.

"Eu, Thierry Henry, peço desculpas à população irlandesa por usar minha mão para expulsá-los da fase final da próxima Copa do Mundo", diz o pôster em inglês, com a foto e a assinatura do jogador.

Thierry Henry voltou a manifestar-se sobre o gol ilegal, dizendo que a solução mais limpa seria repetir a partida disputada contra os irlandeses. Henry admitiu ter usado a mão para controlar a bola, mas insistiu que foi instintivo no calor da acção.

E Platini? o que diz ele?
Que Maradona também já o tinha feito e que nessa altura todos acharam graça.
E é este Platini que quer lutar pela verdade desportiva?

preliminares

.
QUASE AO FINAL DA PRÁTICA DOMINICAL O SACERDOTE PERGUNTOU AOS FIEIS, NA IGREJA: "QUANTOS DE VOCÊS CONSEGUIRAM PERDOAR SEUS INIMIGOS?"
A MAIORIA LEVANTOU A MÃO. O SACERDOTE VOLTOU A REPETIR A MESMA PERGUNTA E ENTÃO TODOS LEVANTARAM A MÃO MENOS UMA PEQUENA E FRÁGIL VELHINHA.
"SENHORA MARIAZINHA? A SENHORA NÃO ESTÁ DISPOSTA A PERDOAR A SUAS INIMIGAS?"
"EU NÃO TENHO INIMIGOS!" RESPONDEU ELA, DOCEMENTE.
"SENHORA MARIAZINHA, ISTO É MUITO RARO!" DISSE O SACERDOTE.
E PERGUNTOU: "QUANTOS ANOS TEM A SENHORA?
E ELA RESPONDEU: "98 ANOS!"
O PÚBLICO PRESENTE NA IGREJA SE LEVANTOU E APLAUDIU A IDOSA, ENTUSIASTICAMENTE.
"DOCE SENHORA MARIAZINHA, CONTE PARA TODOS NÓS COMO SE VIVE 98 ANOS E NÃO SE TEM INIMIGOS?"
A DOCE E ANGELICAL VELHINHA SE DIRIGE AO ALTAR E DIZ EM TOM SOLENE, OLHANDO PARA O PÚBLICO EMOCIONADO:
"PORQUE JÁ MORRERAM TODOS, AQUELES FILHOS DA PUTA!"

GENTE NOSSA



Não, não é a Linha de Africa do Controle de Reservas de 1973, é o pessoal na Cimeira de Benfica em 2009

TRAPATONI

.
TRAPATONI, o treinador da selecção da Irlanda, derrotada pela mão de Henry no jogo de anteontem pela França , demonstrou grande competência e natural indignação por tão indigna forma de ser afastado do Mundial da Africa do Sul.

A França que já tem "história" neste tipo de irregularidades ao longo dos tempos não ficou bem na fotografia, mas o facto é que contunua a ser levada ao colo e a ganhar .


AQUI TRAPATONI, QUANDO SE SAGROU CAMPEÃO EUROPEU PELO MILÃO, NUM CÉLEBRE JOGO CONTRA O BENFICA DE EUSÉBIO (MAIO DE 1964)

Um grande treinador o Trapatoni, que não tendo já possibilidade de treinar um clube italiano pelo excessod e idade, continua a dirigir equipas e selecções noutros países como na vitória do Benficaca em Portugal, do Salzburgo na Austria e agora esta quase qualificação da Irlanda.

a 20 de novembro , foi assasinado ZUMBI DOS PALMARES

.
ZUMBI DOS PALMARES

Libertador de escravos: 1655 - 1695

UM SPÁRTACUS NEGRO NO NORDESTE BRASILEIRO...
QUANDO TUDO ACONTECEU...

1600: Negros fugidos ao trabalho escravo nos engenhos de açúcar de Pernambuco, fundam na serra da Barriga o quilombo de Palmares; a população não pára de aumentar, chegarão a ser 30 mil; para os escravos, Palmares é a Terra da Promissão. - 1630: Os holandeses invadem o Nordeste brasileiro. - 1644: Tal como antes falharam os portugueses, os holandeses falham a tentativa de aniquilar o quilombo de Palmares. -
8LOCAL ONDE FICAVA SITUADO O QUILOMBO DOS PALMARES
1654: Os portugueses expulsam os holandeses do Nordeste brasileiro. - 1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares - 1662 (?): Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados e dado ao padre António Melo; será baptizado com o nome de Francisco, irá ajudar à missa e estudar português e latim. - 1670: Zumbi foge, regressa a Palmares. - 1675: Na luta contra os soldados portugueses comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar. - 1678: A Pedro de Almeida, Governador da capitania de Pernambuco, mais interessa a submissão do que a destruição de Palmares; ao chefe Ganga Zumba propõe a paz e a alforria para todos os quilombolas; Ganga Zumba aceita; Zumbi é contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos. - 1680: Zumbi impera em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas. - 1694: Apoiados pela artilharia, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares; embora ferido, Zumbi consegue fugir. - 1695, 20 de Novembro: Denunciado por um antigo companheiro, Zumbi é localizado, preso e degolado.