segunda-feira, fevereiro 28, 2011

CRÓNICA DA CIMEIRA DE SINTRA

.
A ULTIMA QUINTA FEIRA DE CADA MÊS
É DESDE HÁ 5 ANOS A ESTA PARTE,
UM MOMENTO DE REAGRUPAMENTO PARA
O NOSSO PESSOAL.

Não é sem marcas, que pessoas que trabalharam lado a lado por trinta e tal anos deixam essa rotina de convivio.


Daí ser natural que o nosso pessoal continue a procurar estar presente nos nossos encontros , e a manter um número à mesa sempre acima dos vinte e tal companheiros.




Desta vez a Cimeira decorreu em Sintra , localidade sempre agradável de revisitar e que todos, durante os "trabalhos", aplaudiram.




A grande maioria deslocou-se de comboio, quer a partir do Rossio, quer de Entrecampos. O "team do Barreiro", esse veio de barco até Lisboa , sob a batuta do Cabral, que insiste em continuar igual àquele rebelde que recusava mandar os PAI'S nos nosssos "4 meia noite".
Em Sintra voltou a recusar alto e bom som: EU NÃO MANDO OS PAI's
Para quem não sabe, os PAI's (Passenger advanced information) eram uma espécie de salvaguarda para a possibilidade de o sistema informático perder os dados sobre os voos)e que eram enviados todas as noites .

Estiveram desta vez 22 dos nossos, entre os quais sublinho o regresso do Robalo, que mantiveram durante algumas horas a boa disposição do costume, as estórias ,os dichotes e as provocações light entre lagartos e lampiões.

Abilio Azevedo,Melo,Mendonça,Manuela Brito e Silva,Anabela,João Cabral e Mrs Cabral, Trindade,Zé Manel Guedes Vaz,Pedro Guedes Vaz,Herdeiro,Tomé Gomes,Zé Barbosa Dinis,Robalo,Alice Teles,Faustino,Farinho,Dina,Chico Dias,Maria João,Manuela Mascarenhas e o Antunes.















Mais uma vez, e porque estavamos em dia de jogos da Liga Europa, a rivalidade Sporting-Benfica do antigo RC veio à tona ,com a lagartada a cutucar os lamps e a defender-se dos ataques especialmente do Faustino.

A TRANCA ouviu duas personalides da área leonina sobre o jogo da noite:

O MENDONÇA, QUE NA PARTE FINAL FOI BRUSCAMENTE ATACADO PELO FAUSTINO...

...E O AZEVEDO

..A VATICINAR A VITÓRIA DO BENFICA

Quero referir o agrado geral pela ementa escolhida, on bacalhau estava saboroso, e



e o pudim de café ,falo por mim, estava uma delicia.

Falou-se muito no velho RC nas frequentes saídas em grupo nas nossa folgas, quer-se fosse em almoços,idas à praia ou até mesmo viagens para o exterior.

Recordou-se uma vez mais a épica ida À Thailândia dos 11 magnificos do RC, mas também as incursões a Londres aos espectáculos em voga, de então, como o "Hair","Calcutá" e outros que ajudaram a alterar os comportamentos na década de 70.

Desta vez a Maria João lembrou-se de trazer fotos antigas do pessoal, das quais mostro aqui algumas:

O SAMPAIO, A DINA E O CHICO DIAS


O FERNANDO MASCARENHAS ,AQUI NUM REI ASSUMIDO


A DINA E O CHICO DIAS

A mesa ,uma vez mais foi um detalhe, pois mal as conversas ganharam vida própria, os temas mais e mais calôr, nunca mais ninguém permaneceu quieto no lugar.





No fimal, já na rua, trocaram-se despedidas até à ultima quinta feira de Março, e houve quem se lembrasse de sugerir que a TRANCA saudasse os que desta vez não tinham podido estar presentes.


Ah, e ainda não se sabe o local da próxima Cimeira de Março.

RAZZYIES 2011

.
COMO SE SABE TODOS OS ANOS NA
VÉSPERA DOS OSCARES DE HOLLYWOOD,
SÃO DIVULGADOS OS PREMIADOS DOS
RAZZYES DO ANO - ISTO É OS PEORES
FILMES, ACTORES,REALIZADORES DO
ANO


Este ano foi assim:

27 de Fevereiro de 2011
Razzie Awards 2011 - Vencedores

Os vencedores dos Razzies 2011 foram revelados. “The Last Airbender” de M. Night Shyamalan foi o maior derrotado da noite tendo vencido cinco Razzies, Pior Filme e Pior Realizador incluídos. Ashton Kutcher recebeu o Razzie de Pior Actor e o Elenco Feminino de “Sex And The City 2” o Razzie de Pior Actriz.


Pior FilmeThe Last Airbender


Pior ActorAshton Kutcher por “Killers” e “Valentine’s Day”

Pior ActrizSarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis & Cynthia Nixon por “Sex And The City 2”

Pior Actriz SecundáriaJessica Alba por “The Killer Inside Me”, “Litlle Fockers”, “Machete” e “Valentine’s Day”

Pior Actor SecundárioJackson Rathbone por “The Last Airbender” e “The Twilight Saga: Eclipse”

Pior Uso de 3DThe Last Airbender

Pior ElencoSex And The City 2

Pior RealizadorM. Night Shyamalan por “The Last Airbender”

Pior Argumento
The Last Airbender

Pior Prequela, Remake, Cópia ou Sequela
Sex And The City 2

visto do ar

cimeira de sintra


.
Teve lugar em Sintra, no ultimo dia 24 a CIMEIRA DE SINTRA, com a presença de 22 dos nossos companheiros.
Hoje ainda terás aqui na tua TRANCA uma crónica do que por lá se passou.

ooops

.
Esta foi a resposta de um aluno do secundário a uma pergunta sobre
a obra dramática de Gil Vicente.


«Eu não tenho dúvidas que o Gil Vicente é muito importante, apesar
de nunca ter ganhado o campionato de futebol. É importante porque ás
vezes ganha ao Benfica, otras ao Sporting e otras ao Porto, tirando
a eles o primeiro logar. E também por isto é que a sua obra é
dramática porque é um drama para os benfiquistas, os sportinguistas
e os portistas quando ganha

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

preliminares

.
Um forasteiro abre uma loja na baixa Portuense e põe na montra o seguinte reclame: 'LOJA DO TEM TUDO '. Um portuense que passava pela rua, ao ler o que estava escrito no reclame, resolve entrar na loja, chega-se ao balcão e pede:
- Dê-me uma garrafa de vinho do Porto Vintage, de 1930.
O forasteiro dono da loja procura nas prateleiras, vai ao armazém e traz a garrafa pretendida. No dia seguinte, o portuense resolve voltar à loja para tramar o estranho à cidade.
- Bom dia, dê-me 1/2 dúzia de ovos de avestruz.
O bom homem vai ao armazém e traz-lhe os seis ovinhos de avestruz. O portuense paga, e sai da loja dizendo para si mesmo: Amanhã é que vou tramar este gajo, palavra de hnra. No dia seguinte lá voltou à loja.
- Bom dia amigo, hoje preciso de 1/2 litro de esperma.
O empresário, sem se desmanchar, pergunta-lhe:
- O amigo trouxe o vasilhame ou vai levar no cú?

eles disseram

.
Luis Filipe Vieira favorito para suceder a D.Policarpo porque é quam manda há mais tempo numa catedral
(INIMIUGO PUBLICO)
.
A minha relação com a morte permanece a mesma: estou fortemente contra ela
(WOODY ALLEN)
.
A abstenção é o virus da democracia e a vitóri do ócio politico
(DIOGO FEIO)
.
Com Sócrates temos o centro direita no Poder, com Passos Coelho teremos no Poder quem nos nega direitos.
(VASCO VILA REAL)
.
PC e Bloco querem eleições antecipadas, querem que este Governo caia.(..)Mas ao que tudo indica das eleições resultaria uma vitória de Pedro Passos Coelho.(..)Duvido que que uma parte do seu eleitorado lhes perdoe o facto de entregarem o Poder à direita mais extremista que já esteve na eminência de vencer eleições em Portugal.Eu não perdoarei.Porque quem quer ser PRD não lhe veste a pele.
(DANIEL OLIVEIRA)

a 2 de Fevereiro nasceu CARUSO

.

Enrico Caruso (Nápoles, 25 de fevereiro de 1873 — Nápoles, 2 de agosto de 1921) foi um tenor italiano, considerado, inclusive pelo ilustre Luciano Pavarotti, o maior intérprete da música erudita de todos os tempos.


Começou a carreira em 1894, aos 21 anos de idade, na cidade natal. Recebeu as primeiras aulas de canto de Guglielmo Vergine. Atuou, entre outras óperas, na estréia de Fedora e La Fanciulla del West, do compositor italiano Giacomo Puccini. As mais famosas interpretações foram como Canio na ópera I Pagliacci, de Leoncavallo e como Radamés, em Aida, de Giuseppe Verdi. Na metade da década de 1910 já era conhecido internacionalmente. Era constantemente contratado pelo Metropolitan de Nova Iorque, relação que persistiu até 1920. Caruso foi eternizado pelo agudo mais potente já conhecido, e por muitos considerado o melhor cantor de ópera de todos os tempos.

O compositor lírico Giacomo Puccini e o compositor de canções populares Paolo Tosti foram seus amigos e compuseram obras especialmente para ele.



Caruso apostou na nova tecnologia de gravação de som em discos de cera e fez as primeiras 20 gravações em Milão, em 1895. Em 1903, foi para Nova Iorque e, no mesmo ano, deu início a gravações fonográficas pela Victor Talking Machine Company, antecessora da RCA-Victor. Caruso foi um dos primeiros cantores a gravar discos em grande escala. A indústria fonográfica e o cantor tiveram uma estreita relação, que ajudou a promover comercialmente a ambos, nas duas primeiras décadas do século XX. Suas gravações foram recuperadas e, remasterizadas, encontraram o meio moderno e duradouro de divulgação de sua arte no disco compacto, CD.

O repertório de Caruso incluía cerca de sessenta óperas, a maioria delas em italiano, embora ele tenha cantado também em francês, inglês, espanhol e latim, além do dialeto napolitano, das canções populares de sua terra natal. Cantou perto de 500 canções, que variaram das tradicionais italianas até as canções populares do momento.

Sua vida foi tema de um filme norte-americano, permeado de ficção, intitulado O Grande Caruso (The Great Caruso), de 1951, com o cantor lírico Mario Lanza interpretando Caruso. Devido ao seu conteúdo altamente ficcional, o filme foi proibido na Itália.

No filme Fitzcarraldo de Werner Herzog, com Klaus Kinski no papel de Fitzcarraldo, aparece no início da projeção uma entrada de Caruso na Ópera de Manaus, no Brasil, onde Caruso de fato nunca se apresentou.

Os últimos dias da sua vida são narrados de forma romantizada na canção Caruso, de Lucio Dalla (1986).

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

OS NOSSOS CAMPEÕES- CHICO SANTOS COSTA

.


O Chico Santos Costa é uma figura incontornável do velho RC.
Grande entusiasta do mundo automóvel desde cedo se tem dedicado aos carros, tendo nos seus minis a principal fonte de inspiraçlºão.
Hoje em dia participa em rallyes por esse país e fora dele, tendo inclusivé já participado nas 24 hioras de Le Mans.

Esta foto celebra uma sua vitória há já muito trempo, e num registo pouco coinhecido da maioria.

É um dos nossos campeões.

REI JORGE VI

.
UM DOS FILMES FAVORITOS PARA
GANHAR O OSCAR DE HOLLYWOOD
DE 2011, É O "DISCURSO DO REI"
QUE FALA SOBRE O REI JORGE VI
DE INLGATERRA.

A TRANCA hoje vai falar sobre o rei Jorge VI


George VI
Pela Graça de Deus, Rei do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e Territórios, Imperador da Índia e Defensor da Fé
Reinado 11 de Dezembro de 1936 - 6 de Fevereiro de 1952
Nascimento 14 de Dezembro de 1895
Sandringham, Reino Unido
Morte 6 de Fevereiro de 1952 (56 anos)
Sandringham, Reino Unido
Antecessor Eduardo VIII
Sucessor Elizabeth II
Consorte Elizabeth Bowes-Lyon
Filhos Elizabeth II
Princesa Margaret
Casa Real Casa de Windsor
Pai George V do Reino Unido
Mãe Maria de Teck

Jorge VI do Reino Unido (nascido Albert Frederick Arthur George; 14 de Dezembro 1895 - 6 de Fevereiro 1952) foi o terceiro membro da Casa de Windsor a assumir o trono do Reino Unido. Foi rei entre 1936 e 1952, ano em que faleceu, sendo sucedido pela filha Elizabeth. Foi ainda o último Imperador da Índia até 1947. Era filho do rei Jorge V do Reino Unido e da princesa Maria de Teck.

George VI, até então Duque de York, subiu ao trono após a abdicação do seu irmão mais velho Eduardo VIII. Casou-se com Lady Elizabeth Bowes-Lyon em 1923 e os dois tiveram duas filhas: a atual Rainha Elizabeth II e a Princesa Margarida.

Cerca de um dia após sua ascensão ao trono, aderiu ao Acto Constitucional de 1936 do Oireachtas que revogava todos os poderes do monarca britânico no território na Irlanda.



Albert Frederick Arthur George nasceu em 14 de dezembro de 1895 em Sandringham House durante o reinado de sua bisavó, a Rainha Vitória. Seu pai era Jorge, Duque de York e sua mãe era Maria de Teck. O dia de seu nascimento se deu no aniversário de morte do Príncipe Alberto e seu pai não tinha idéia de como noticiar os familiares do nascimento de um herdeiro naquele dia. O então Príncipe de Gales escreveu uma carta aos Duques de York informando que a rainha havia ficado um tanto desconfortada com a notícia.

Alguns dias depois do nascimento de Jorge VI, a rainha e o Príncipe de Gales solicitaram ao casal que o nome da criança fosse nada mais que Albert. Não contrariando as "ordens reais", o menino foi batizado de Albert Frederick Arthur George três meses depois. Como bisneto da rainha reinante, Albert foi intitulado de Sua Alteza, Príncipe Alberto de York desde seu nascimento e foi apelidado de "Bertie" pelos familiares. Entretanto, sua avó materna, a Duquesa de Teck não gostou do nome dado ao menino e sugeriu que a criança tivesse "pelo menos" o sobrenome dela. Alberto era o quarto na linha de sucessão ao trono, após seu avô, seu pai e seu irmão mais velho, Eduardo VIII do Reino Unido.

Albert frequentemente sofria de problemas de saúde relacionados ao seu lado emocional. Seus pais eram geralmente um tanto distantes da educação e do cotidiano dele. Albert aprendeu a escrever com a mão direita embora fosse naturalmente canhoto e como consequência desenvolveu uma gagueira contínua durante muitos anos, o que foi contado no cinema, através do filme "O Discurso do Rei". Albert também sofria de problemas estomacais gravíssimos.

Com a morte da Rainha Vitória em 22 de janeiro de 1901, o então príncipe de Gales assumiu o trono com o título de Eduardo VII, o Duque de York se tornou o Príncipe de Gales e Albert se tornou o terceiro na linha de sucessão real.

Em 1909 Albert ingressou no Royal Naval College de Osborne como cadete e depois foi transferido para o Britannia Royal Naval College, em Dartmouth. Após a morte de Eduardo VII em 1910, o Duque de York assumiu o trono como Jorge V do Reino Unido e seu filho mais velho se tornou o Príncipe de Gales, fazendo com que Albert se tornasse o segundo na linha de sucessão ao trono.

Albert foi condecorado aspirante em Setembro de 1913 e no ano seguinte já ingressara na Primeira Guerra Mundial, sendo apelidado de "Mr. Johnson".[2] Albert lutou a bordo do HMS Collingwood durante a Batalha da Jutlândia entre 31 de maio e 1 de junho de 1916 que resultou na vitória das forças britânicas. Após essa batalha, Albert se manteve afastado em decorrência de uma crise de úlcera.

Em Fevereiro de 1918, Albert foi nomeado Oficial da Royal Naval Air Service e mais tarde foi transferido da Royal Navy para a Royal Air Force, permanecendo lá até 1918.

Em Outubro de 1919, Albert foi para o Trinity College em Cambridge para estudar História e Economia. Em 4 de junho de 1920, Albert foi condecorado Duque de Iorque e Conde de Inverness.[5] Algum tempo mais tarde, ele passou a exercer seus deveres reais em nome de seu pai. Uma das maiores dificuldades de Albert foi sua timidez, o que fazia-o parecer menos importante que seu irmão, Eduardo.

Como de costume na época, os nobres só poderiam se casar com outros membros da nobreza, porém Alberto não deu muito crédito a esta tradição de família que perdurava já há séculos. Em 1920, o príncipe conheceu a jovem Lady Elizabeth Bowes-Lyon, filha de Sir Claude Bowes-Lyon e da Condessa Cecilia Bowes-Lyon. Imediatamente os dois já estavam determinados a se casarem.

Embora Lady Elizabeth fosse descendente dos Reis Roberto I da Escócia e do Rei Henrique VII, ela foi considerada uma plebéia. Ela rejeitou a proposta de casamento por duas vezes e hesitou por quase dois anos, alegadamente porque ela estava relutante em fazer os sacrifícios necessários para se tornar um membro da família real. Alberto e Elizabeth se casaram no dia 26 de abril de 1923. A cerimônia na Abadia de Westminster seria transmitida pela recém-criada BBC, porém os clérigos recusaram a proposta. Após o casamento, Lady Elizabeth foi intitulada Sua Alteza Real, a Duquesa de York.


Em 20 de janeiro de 1936, o rei Jorge V morreu, e Príncipe Eduardo ascendeu ao trono como Eduardo VIII. Como Eduardo não tinha filhos, Alberto foi o herdeiro presuntivo do trono até o seu irmão solteiro ter filhos legítimos, ou morrer. Jorge V teve sérias preocupações sobre Eduardo, dizendo: "Peço a Deus que meu filho mais velho nunca se casar e que nada vai ficar entre Bertie e Lilibet e o trono." Menos de um ano depois, em 11 de dezembro de 1936, a Coroa entrou num período de crise; o Príncipe Alberto relutou em assumir o trono com a abdicação de seu irmão, Eduardo VIII, que abdicou do trono para casar com sua amante, a americana Wallis Simpson, divorciada por duas vezes.

Eduardo tinha sido avisado pelo primeiro-ministro Stanley Baldwin que ele não poderia permanecer como Rei e se casar com uma mulher divorciada com dois ex-maridos vivos. Eduardo escolheu a abdicação, não querendo assim abandonar os seus planos de casamento. Assim, o Príncipe Alberto tornou-se rei, uma posição que ele estava relutante em aceitar. Um dia antes da abdicação, foi a Londres para ver sua mãe, a rainha Maria de Teck. Ele escreveu em seu diário: "Quando eu lhe disse o que tinha acontecido, eu fiquei cabisbaixo e chorei como uma criança."

O cortesão e jornalista Dermot Morrah alegou que havia uma especulação quanto à oportunidade de a Coroa passar de Alberto (e seus filhos) e seu irmão, Príncipe Henrique, Duque de Gloucester, para o seu irmão mais novo, Príncipe Jorge, Duque de Kent. Esta parece ter sido sugerida pelo facto do Príncipe Jorge ser, naquela época, o único irmão com um filho.

Ascensão ao trono
O Rei Jorge VI e sua esposa em uma visita real ao Canadá.Alberto assumiu o título de Rei Jorge VI, para salientar a continuidade com o pai e restaurar a confiança na monarquia. O início do reinado de Jorge VI foi tomado por questões em torno do seu antecessor e irmão, cujos títulos, tratamentos e posição eram incertos. Ele tinha sido apresentado como Sua Alteza Real o Príncipe Eduardo para a transmissão da abdicação, mas por abdicar e renunciar à sucessão, Eduardo tinha perdido o direito de ostentar títulos e tratamentos reais, incluindo o de Sua Alteza Real. Na resolução do problema, o primeiro ato como rei foi conceder ao seu irmão o título de Sua Alteza Real o Duque de Windsor, mas a carta-patente de criação do ducado impediu qualquer mulher ou filhos de possuir títulos e tratamentos reais. Jorge VI também foi forçado a comprar as residências reais do Castelo de Balmoral e Sandringham House do Príncipe Eduardo, Duque de Windsor, já que estes eram propriedades privadas e não passavam para Jorge VI automaticamente. Três dias após a sua subida ao trono, no seu 41.º aniversário, ele investiu sua esposa, a nova rainha, com a Ordem da Jarreteira.

A coroação de Jorge VI aconteceu no dia 12 de maio de 1937, a data inicialmente prevista para a coroação de Eduardo. Em uma ruptura com a tradição, a rainha Maria de Teck, participou na cerimônia como uma demonstração de apoio ao seu filho. Não houve nenhuma cerimónia realizada no Rio Durbar, como havia ocorrido para o pai, pois o custo seria um fardo para o governo da Índia.

O sress da II Guerra Mundial tinha afetado a saúde do rei, exacerbado pelo fumo pesado e o posterior desenvolvimento de câncer de pulmão, entre outras doenças, incluindo a arteriosclerose. Cada vez mais a sua filha, a Princesa Elizabeth, herdeira presuntiva, assumia os deveres reais, por a saúde do seu pai estar deteriorada, havendo rumores de que ela deveria assumir o trono como Princesa regente, pois ela já tinha um filho e uma filha.

A viagem à Austrália e à Nova Zelândia foi adiada devido ao rei ter sofrido um bloqueio arterial na perna direita, que foi operado em março de 1949. A viagem atrasou-se e foi re-organizada pela princesa Elizabeth e seu marido, Príncipe Filipe, tomando o lugar do rei e da rainha. O rei estava bem o suficiente para abrir o Festival da Grã-Bretanha em maio de 1951, mas em setembro de 1951, ele sofreu uma pneumonia em seu pulmão esquerdo, que foi removido após a descoberta de um tumor maligno. Na abertura do Parlamento, em Novembro, o discurso do rei foi lido pelo Lord Chancellor Simonds. A sua mensagem de Natal de 1951 foi gravada em várias partes, e em seguida, editada em conjunto.



Em 31 de janeiro de 1952, apesar dos conselhos de pessoas próximas, ele foi ao aeroporto para ver a princesa Elizabeth, que estava partindo para a sua viagem à Austrália via Quénia. Em 6 de fevereiro, Jorge VI morreu de uma trombose coronária durante o sono em Sandringham House, em Norfolk, com 56 anos. Sua filha Elizabeth voou de volta para a Inglaterra, como Rainha Elizabeth II.

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

GENTE NOSSA - A FERNANDA GASPAR

.


A FERNANDA GASPAR na TAP nossa companheira do RC , está ainda ao serviço, agora no sector dos CODESHARES.

PREMIOS DA SPA - SPCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES - OS VENCEDORES

.
VENCEDORES DOS PRÉMIOS
SPA 2011



Numa cerimónia que aconteceu pela segunda vez, foram entregues os galardões do “Prémio Autores 2011“, da SPA e da RTP.
Prémios Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e RTP


O "Filme do Desassossego", do realizador João Botelho, "Uma Viagem à Índia", do escritor Gonçalo M. Tavares, e o álbum "Mongrel", do trio do pianista Mário Laginha, foram alguns dos premiados na segunda-feira à noite pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e RTP.

Na segunda edição dos prémios Melhor Autor, cuja cerimónia de entrega foi transmitida pela RTP1, o "Filme do Desassossego", de João Botelho, arrebatou o prémio de melhor filme, vencendo "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, e "Mistérios de Lisboa", de Raúl Ruiz.

O livro "Uma Viagem à Índia", do escritor Gonçalo M. Tavares, venceu o prémio de melhor ficção narrativa.

Ainda na área da Literatura, "Depois de Dezembro", do poeta António Carlos Cortez, e "A Contradição Humana", um livro infanto-juvenil de Afonso Cruz, foram os restantes vencedores.

Na Música, o pianista Mário Laginha e o seu trio arrecadaram o prémio de melhor disco com "Mongrel", ganhando ao álbum homónimo de Carlos do Carmo (fadista) e Bernardo Sassetti (pianista) e ao trabalho de Júlio Pereira intitulado "Graffiti".

Os prémios das categorias de Cinema, Rádio, Televisão, Dança, Música, Teatro, Literatura e Artes Visuais foram decididos por voto secreto de júris competentes das diversas áreas.

Já os prémios Vida e Obra (ensaísta Eduardo Lourenço), melhor programação autárquica (Câmara de Lisboa) e melhor autor estrangeiro (cineasta e encenador francês Patrice Chéreau) são da responsabilidade da direção da SPA.

Os prémios da SPA são atribuídos em parceria com a RTP.

Segue a lista completa de vencedores dos 25 prémios da II Edição dos Prémios Melhor Autor da Sociedade Portuguesa de Autores/RTP:

Cinema:

Melhor Argumento: "Mistérios de Lisboa", de Carlos Saboga;

Melhor Atriz: Beatriz Batarda, em "Duas Mulheres";

Melhor Ator: Cláudio da Silva, no "Filme do Desassossego";

Melhor Filme: "Filme do Desassossego", de João Botelho.

Artes Visuais:

Melhor Exposição de Artes Plásticas: "Viva a República!", de Henrique Cayatte;

Melhor Trabalho de Fotografia: "Street Photography – Exposição Tributo", de Rui Palha;

Melhor Trabalho Cenográfico: "Húmus", de Luís Castro.

Música:

Melhor Canção: "Retrato", de Mário Cláudio e Bernardo Sassetti (no disco Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti);

Melhor Disco: "Mongrel", de Mário Laginha Trio;

Melhor Trabalho de Música Erudita: "Concerto para Piano", de Sérgio Azevedo.

Literatura:

Melhor Ficção Narrativa: "Uma Viagem à Índia", de Gonçalo M. Tavares;

Melhor Livro de Poesia: "Depois de Dezembro", de António Carlos Cortez.

Melhor Literatura Infanto-Juventil: "A Contradição Humana", de Afonso Cruz.

Teatro:

Melhor Texto Original: "A Casa dos Anjos", de Luís Mário Lopes;

Melhor Atriz: Isabel Abreu, em "BlackBird";

Melhor Ator: Miguel Guilherme, em "O Senhor Puntila e o seu Criado Matti";

Melhor Espetáculo de Teatro: "Quixote", de João Brites.

Dança:

Melhor Coreografia: "Paisagens - Onde o Negro é Cor", de Paulo Ribeiro.

Rádio:

Melhor Programa de Rádio: "Pessoal e... Transmissível", de Carlos Vaz Marques (TSF).

Televisão:

Melhor Programa de Informação: "Condenados", de Sofia Pinto Coelho (SIC).

Melhor Programa de Ficção: "Noite sangrenta", de Tiago Guedes e Frederico Serra (RTP)

Melhor Programa de Entretenimento: "As Horas do Douro", de António Barreto e Joana Pontes (RTP)

Prémios Especiais:

Melhor Programação Autárquica: Câmara Municipal de Lisboa;

Autor Internacional: Patrice Chéreau;

Vida e Obra: Eduardo Lourenço.

frase do dia

.
NO EGIPTO, MUBARAK CAIU…
SE FOSSE NO PORTO, ERA LOGO PENALTY !!! ...

INDAÍATUBA,ESTADO DE SÃO PAULO

.
MAIS UM CIBERNAUTA DO ENORME
ESPAÇO DO CÍBERESPAÇO DO
BRASIL NOS ACESSOU

Desta vez da cidade de INDAÍATUBA no Estado de São Paulo.
Amigo Kleber, vamos mostrar a tua cidade:



Município de Indaiatuba


Fundação 9 de dezembro de 1830
Gentílico indaiatubano
Lema
Municípios limítrofes Monte Mor e Campinas (N), Itupeva (L), Elias Fausto (O), Itu, Distância até a capital 90 km
Características geográficas
Área 310,564 km² [2]
População 201 848 hab. (SP: 37º) – Censo IBGE/2010[3]
Densidade 649,94 hab./km²
Clima tropical de altitude Cwa

Indaiatuba é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a 23º05'25" de latitude sul e 47º13'05" de longitude oeste, a uma altitude de 624 metros. Sua população oficial em 2010 era de 201.848 habitantes.

Data de elevação do então povoado de Cocais a freguesia da vila de Itu, com a denominação Indaiatuba, data que se tornou aniversário da cidade: 9 de dezembro de 1830 (180 anos)
O nome Indaiatuba é uma junção de dois termos da língua tupi-guarani: "Indaiá" que designa um tipo de palmeira, e "tuba", que equivale a grande quantidade. Portanto "Indaiatuba" significa muitos "Indaiás". A denominação se prendeu às características da paisagem e da vegetação da localidade, hoje já alteradas. Tornou-se oficial em 1830, embora haja notícia de que tenha sido utilizada anteriormente, já no século XVIII.

A existência marcante de palmeiras do tipo "Indaiá", carregadas de pequenos cocos, fez com que Indaiatuba tivesse recebido, entre meados do século XVIII e início do século XIX, também a denominação de "Cocais".

A partir do final do século XIX Indaiatuba recebeu muitos imigrantes da Suíça, Alemanha, Itália, Espanha, Croácia e, já no século XX, imigrantes do Japão. Esses homens e mulheres dedicaram-se principalmente à agricultura, mas também ao comércio, às oficinas e manufaturas. Com sua economia dividida entre a cultura de café e batata e algumas pequenas fábricas, a cidade cresceu pouco na primeira metade do século XX. Em 1950 havia 11.253 habitantes no município. Em 1964 eram 22.928. A partir daí o crescimento acelerou-se, baseado principalmente na expansão da indústria e de serviços. Em 1991 o censo registrou 92.700 habitantes, número que em 2000 saltou para 146.829, e continua crescendo.

No censo de 2010 a cidade conta oficialmente com 201.848 hab. Sendo assim, o levantamento do IBGE mostrou que a cidade cresceu 37,2% em 10 anos. A Cidade é a 4ª maior da Região Metropolitana de Campinas e a 37ª maior do estado de São Paulo.

Geografia
Indaiatuba situa-se a 90 km da capital paulista e a apenas 25 km de Campinas. Apresenta uma localização privilegiada, a 10 quilômetros do Aeroporto Internacional de Viracopos, boa infra-estrutura e bons indicadores de qualidade de vida.

O relevo de Indaiatuba é uma depressão relativa, onde sua região é mais baixa que as áreas adjacentes, dominantes as formas de planície aluvial, colinas, morros e morrotes.

Na década de 1930 a dependência comercial de Indaiatuba era muito grande, pois, para a obtenção de grande parte das mercadorias e serviços existentes, seus moradores tinham que recorrer a cidades como Campinas e Itu. Com o desenvolvimento industrial e o crescimento populacional que foi se processando na década de 1970, a sociedade atingiu níveis financeiros maiores, o que aumentou a demanda por serviços e mercadorias. Nesse período, a concentração comercial era praticamente no centro da cidade. Entretanto, com o surgimento de novos núcleos habitacionais e a formação de outros bairros, o comércio foi se expandindo e descentralizando-se. É o caso, por exemplo, dos pólos comerciais da Cidade Nova, Cecap e Jardim Morada do Sol, que com sua expansão, também vêm se unindo ao comércio de outros bairros.

A cidade deixava gradualmente sua tradição agrária e começava a se inserir num contexto urbano, condicionando sua população a uma mudança de valores e costumes levados por um mercado representativo e atrativo, alguns segmentos comerciais, que atuavam em outras cidades com suas redes de lojas, vieram se instalar em Indaiatuba. No final da década de 1970 e início da de 80, devido à falta de concorrência em alguns segmentos comerciais, muitos consumidores iam buscar em outras cidades, como Campinas, produtos oferecidos na cidade. Mas atualmente a realidade é outra.

A concorrência entre vários estabelecimentos comerciais de Indaiatuba que ofereceriam os mesmos tipos de mercadorias e serviços, criou diversas opções para os consumidores. Portanto, hoje é possível adquirir a preços competitivos muitas mercadorias que antes, mesmo existindo em Indaiatuba, eram buscadas em outras cidades. Devido a essas e outras mudanças que ocorreram no cenário econômico, os consumidores passaram a ser mais críticos em relação à qualidade e preço dos produtos que pretendem adquirir. Assim, o mercado passou a exigir muito mais dos comerciantes.

[editar] IndústriaO município vem aumentando seu pólo industrial nos últimos anos, principalmente devido à vinda de grandes empresas de outras cidades do estado de São Paulo.

Indaiatuba possui grandes empresas do setor automotivo como a Toyota Motor do Brasil e o campo de provas da General Motors, além das unidades fábris da Unilever, Mann+Hummel (Filtros Mann),

CIMEIRA DE SINTRA é já amanhã, dia 24

.
O NOSSO ENCONTRO DESTE MÊS
A CIMEIRA DE SINTRA VAI
ACONTECER AMANHÃ



Para atingir a bela Sintra se fores de comboio, e de Entrecampos são estes os horários:

10h37 Lisboa - Entrecampos
11h02 Cacem
0h25 €P

11h06 Cacem
11h20 Sintra
0h14 €1,80

ou
11h17 Lisboa - Entrecampos
11h42 Cacem
0h25 €P

U 11h46 Cacem
12h00 Sintra
0h14 €1,80

ou

11h37 Lisboa-Entrecampos
12h05 Cacem

12h09 Cacem
12h37

Leva a tua boa disposição, as ultimas piadas e se fores do Sporting, muita paciência para aturar provocações, especialmente do Faustino

terça-feira, fevereiro 22, 2011

preliminares

.
Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio.
O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros.
As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão seus móveis? Perguntou o turista.
E o sábio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também:
- E onde estão os seus...?
- Os meus?! Surpreendeu-se o turista.
- Mas estou aqui só de passagem!
- Eu também... - concluiu o sábio

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

FESTIVAL DE CINEMA DE BERLIM 2011 - OS VENCEDORES

.
E HOJE TEMOS OS PRÉMIOS DO
HISTÓRICO FESTIVAL DE BERLIM,
COM O FILME IRANIANO "NADER
AND SIMIN- a SEPARAÇÃO" A
GANHAR O URSO DE OURO




A 61º Festival de Berlim teve a cerimônia de premiação do júri, que teve como presidente a atriz Isabella Rossellini, neste sábado dia 19, no antigo aeroporto Tempelhof, em Berlim, Alemanha.

EIS OS VENCEDORES:


URSO DE OURO (MELHOR FILME)
"Nader and Simin – A Separation"

URSO DE PRATA (GRANDE PRÊMIO DO JÚRI)
The Turin Horse

MELHOR REALIZADOR Ulrich Koehler

Ulrich Koehler, de "Sleeping Suickness"

MELHOR ROTEIRO
Joshua Marston e Andamion Murataj, por “The Forgiveness of Blood”

MELHOR CURTA-METRAGEM
The Unbroken

URSO DE PRATA (MELHOR ATRIZ)
Sareh Bayat e Sarina Farhadi, por “Nader and Simin – A Separation”

URSO DE PRATA (MELHOR ELENCO MASCULINO)
Peyman Moadi, Ali-Asghar Shahbazi e Babak Karimi, por “Nader and Simin – A Separation”

MELHOR FILME DE TEMÀTICA HOMOSSEXUAL
Ausente, de Marco Berger (Argentina)

gente nossa - DUARTE



O Duarte Mendes é um dos mais jovens do actual REV.

sábado, fevereiro 19, 2011

LEANDRO CHAPARRO, um argentino bom de bola

.
LENDRO CHAPARRO, UM JOVEM
ARGENTINO DE 20 ANOS, ACA-
BA DE SER CONTRATADO



...pelo VASCO DA GAMA do RIO DE JANEIRO, E NÁO PELO BENFICA OU PORTO

A bençãio foi dada pelo novo treinador do Vasco, o ex-benfiquista RICARDO GOMES, que já afirmou ter muitas esperanças no novo crack.

A TRANCA aposta nele.

CIMEIRA DE SINTRA , É JÁ NA PRÓXIMA 5ª.FEIRA

.
A MANUELA BRITO E SILVA
AGUARDA A VOSSA CONFIRMA-
ÇÃO PARA A OPRESENÇA NA
NOSSA CIMEIRA DE SINTRA.



Este mês o encontro terá lugar em SINTRA, no restaurante DOM PIPAS, mesmo por trás da estação de combóio.

R. João de Deus nº 62
(Traseiras da estação da C.P.)
Sta. Maria 2710 - 579 Sintra
Tel.: 219 234 278

Como a casa não é muito grande agradece-se a "inscrição" até dia 20/2, domingo, pois precisamos confirmar com o restaurante o nº final de lugares. Podem fazê-la pelo TLM 965129998 ou pelo email mbsilva@gmail.com
Não se esqueçam, até dia 20/2 SEM FALTA!!!
Saudações, beijos e abraços

MBS"

OS CONTEMPORÂNEOS E A ASAE NO ACORDO ORTOGRÁFICO

.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

LIEDSON CONTINUA A RESOLVER...

..


...MAS NO CORINTHIANS



3 JOGOS
4 GOLOS

SEBASTIÃO DA GAMA

.

Sebastião da Gama



Sebastião Artur Cardoso da Gama (Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, 10 de abril de 1924 — Lisboa, 7 de fevereiro de 1952) foi um poeta e professor português, licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1947. Foi professor em Lisboa, (Escola Veiga Beirão, hoje, Fernão Lopes), Setúbal (na agora Escola Secundária Sebastião da Gama,e Montijo, tendo recebido o nome em homenagem ao poeta) e Estremoz (Escola Industrial e Comercial).

Colaborou nas revistas Árvore e Távola Redonda.

A sua obra encontra-se ligada à Serra da Arrábida, onde vivia e que tomou por motivo poético de primeiro plano (desde logo no seu livro de estreia, Serra-Mãe, de 1945), e à sua tragédia pessoal motivada pela tuberculose.

Fundador da Liga para a Protecção da Natureza em 1948.

O seu Diário, editado postumamente em 1958, é um interessantíssimo testemunho da sua experiência como docente e uma valiosa reflexão sobre o ensino.

As Juntas de Freguesia de São Lourenço e de São Simão, instituíram, com o seu nome, um Prémio Nacional de Poesia. No dia 1 de Junho de 1999, foi inaugurado em Vila Nogueira de Azeitão, o Museu Sebastião da Gama, destinado a preservar a memória e a obra do Poeta da Arrábida, como era também conhecido.

Faleceu vitima de tuberculose renal, de que sofria desde adolescente.

Publicações
Em vida

Poesia

O sonho, Sebastião da Gama


Pelo Sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos,
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e do que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

- Partimos. Vamos. Somos.

in Pelo Sonho é que Vamos


Serra-Mãe. Lisboa, Portugália Editora, 1945
Loas a Nossa Senhora da Arrábida. Com Miguel Caleiro. Lisboa, Imprensa Artística, 1946
Cabo da Boa Esperança. Lisboa, Portugália Editora, 1947
Campo Aberto. Lisboa, Portugália Editora, 1951

Prosa
A Região dos Três Castelos . Azeitão, Transportadora Setubalense, 1949.
[editar] Postumamente
Pelo Sonho é que Vamos (1953);
Diário (1958);
Itinerário Paralelo (1967: compilado por David Mourão-Ferreira);
O Segredo é Amar (1969);
Cartas I (1994).

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

preliminares

.

Uma senhora de meia-idade teve um ataque de coração e foi parar ao hospital.
Na mesa de operações, quase às portas da morte, vê Deus e pergunta:
- Já está na minha altura?
Deus responde:
- Ainda não. Tens mais 43 anos, 2 meses e 8 dias de vida.
Depois de recuperar, a senhora decide ficar no Hospital e fazer uma lipoaspiração, algumas cirurgias plásticas, um facelift,...
Como tinha ainda alguns anos de vida, achou que poderia ficar ainda bonita e gozar o resto dos seus dias.
Quando saiu do Hospital, ao atravessar a rua, foi atropelada por uma ambulância e morreu.
A senhora, furiosa, ao encontrar-se com Deus, pergunta-lhe:
- Então eu não tinha mais 40 anos de vida? Porque que é que não me desviastes do caminho da ambulância?
Deus responde:
- Porra ! Eras tu ? Nem te reconheci !!!

O NOSSO ENCONTRO DESTE MÊS É NO DIA 24

.
É JÁ PARA A SEMANA QUE SE
VAI REALIZAR A CIMEIRA DE
SINTRA, O NOSSO ENCONTRO
DESTE MÊS DE FEVEREIRO.

A TRANCA tem sido contactada esta semana por alguns companheiros a perguntar pela data e local da Cimeira deste mês.
Para quem pensava que o RC era só um local de trabalho, e que concluiudos os anos de serviço nunca mais ninguémn se falaria, aqui está a resposta.
Afinal NBÃO ERA APENAS UM LOCAL DE TRABALHO.
Sobraram os afectos, a roda de amigos que se encontram todos os meses veio prová-lo



Da nossa Ministra dos Transportes e Eventos, Manuela Brito e Silva, acabo de receber a resposta para os anseios dos que já tinham telefonado:

"Bom dia a todos

Eu sei que já estavam admirados por não receber notícias do nosso evento mensal, mas a organização tem andado ocupada com assuntos pessoais urgentes e não pode tratar dele mais cedo.

Este mês o encontro terá lugar em SINTRA, no restaurante DOM PIPAS, mesmo por trás da estação de combóio.



R. João de Deus nº 62
(Traseiras da estação da C.P.)
Sta. Maria 2710 - 579 Sintra
Tel.: 219 234 278

A ementa será :
Pão, manteiga, azeitonas, queijinhos frescos
Caldo Verde
Bacalhau com Broa no Forno
Sobremesas
Bebidas à discrição, Café
Euros 15,00

Como a casa não é muito grande agradece-se a "inscrição" até dia 20/2, domingo, pois precisamos confirmar com o restaurante o nº final de lugares. Podem fazê-la pelo TLM 965129998 ou pelo email mbsilva@gmail.com
Não se esqueçam, até dia 20/2 SEM FALTA!!!
Saudações, beijos e abraços

MBS
"

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

gente nossa - COELHO DE ALMEIDA,TÓ MENDONÇA e ZÉ CARLOS CARVALHO



No decorrer de uma das nossa Cimeiras

POLLY JEAN HARVEY

.
POLLY JEAN HARVEY

Nome completo Polly Jean Harvey
Nascimento 9 de Outubro de 1969 (41 anos)
Origem Dorset
País Inglaterra
Gêneros Rock Alternativo
Rock Experimental
Lo-Fi
Punk blues
Folk Rock
Piano Rock
Pop Barroco
Art Rock
Instrumentos Voz, Guitarra, Piano, outros
Período em atividade 1991 - atualmente

Polly Jean Harvey (Dorset, 9 de Outubro de 1969 é uma cantora britânica, considerada uma das mais importantes artistas de sua geração e um dos ícones do rock da década de 90, influenciando vários artistas de sua época e posteriormente.


Biografia
Nascida na região do Dorset, na Inglaterra, PJ cresceu na zona rural e trabalhava na propriedade rural de seus pais. Dentre muitas tarefas, Polly castrava ovelhas. No fim da adolescência mudou-se para Yeovil, onde cursou faculdade e começou a formar sua carreira musical.

Carreira musical
PJ baseia seu trabalho em criar contos fictícios sobre os mais variados temas, sempre prezando por explorar atmosferas densas, que vão desde canções lo-fi, ásperas e pesadas, até climas lúgubres, obscuros e delicados como no seu álbum White Chalk de 2007. Polly declara que seu maior objetivo é sempre não se repetir e produzir trabalhos antônimos a seus antecessores.


No íncio de sua carreia, Polly Jean formava um trio com o baterista Rob Ellis e o baixista Stephen Vaughan. O conjunto, porém, levava o nome da vocalista, pois segundo Polly, era evidente que seria mais um projeto temporário do que uma banda. Seu álbum de estréia, Dry, de 1992 rendeu a cantora popularidade no Reino Unido e sua imagem masculinizada, devido a seu isolamento no Dorset, onde convivia com uma presença masculina maior, aliada a suas canções, criaram um rótulo feminista para PJ, que admite que na época, sob um ponto de vista, seu trabalho poderia sim ser considerado como engajado em causas femininas.

Naquela época, PJ explorou temas instrínsecos a sexualidade feminina - e ganhou notoriedade aos 21 anos ao retratar com maturidade e sinceridade temas complexos de forma crua e direta.

Em 1993, o trio lança o álbum Rid Of Me, um dos mais importantes e influentes trabalhos da carreira da cantora. Com uma atmosfera pesada e canções agressivas, sobre possessividade, loucura e vários temas de comportamentos humanos extremos, Polly diz que tinha em mente fazer um trabalho para definitivamente dizer não a quaisquer moldes em que deveria se encaixar na indústria fonográfica.

Em 1998, lança Is This Desire?, e nesse mesmo ano, estreou-se como actriz no filme de Hal Hartley, The Book of Life. No seu álbum seguinte, muito adequadamente intitulado Stories From The City, Stories From the Sea , de 2000, misturam-se temas de trash alternativo ("Big Exit", "Kamikaze") com baladas sombrias.

A Woman A Man Walked By chega em 2009, o álbum é o segundo que Harvey e John Parish editam creditados em conjunto. A cumplicidade musical existe desde os anos 80, em que Harvey colaborava com os Automatic Dlamini.

Os álbuns
Dry
O primeiro disco do então trio PJ Harvey tornou o trabalho de Polly Jean conhecido nas rádios indies e meios alternativos.

Rid Of Me

O primeiro disco da cantora, na época parte de uma banda que levava o seu nome, Rid of Me, rendeu alguns hits grunges para a década de 90, entrou para listas da Rolling Stone dos 100 Albuns Essencias do Rock and Roll e no Top 10 dos Albuns Essenciais da Década de 90. A carreira do trio expandiu-se para logo em seguida terminar culminando com a carreira solo de Polly Jean.

To Bring You My Love
Dois anos depois, é lançado o terceiro álbum sob o nome de PJ e seu primeiro álbum solo, To Bring You My Love que estabeleceu PJ definitivamente como um dos ícones da década. To Bring You My Love rendeu vários elogios da crítica e Polly figurou por várias listas de melhores álbuns e artistas do ano. Experimentando climas mais envolventes e uma sonoridade muito mais complexa, refinada, com influência massiva de blues e prezando melodias ao ritmo.

Após a fase de trabalho agitada de To Bring You My Love, era visível em sua extrema magreza que a cantora estava sofrendo de distúrbios alimentares - nunca confirmados - e admitiu ter passado por uma fase difícil de fim de relacionamento, com o cantor Nick Cave com quem fez algumas colaborações.

O primeiro single, Down By The Water
Popularizou o álbum, teve seu vídeo clipe exibido assiduamente na MTV e expôs a nova imagem de PJ, excessivamente feminina e montada para a canção de uma prostituta que afoga a própria filha num rio. O álbum foi o primeiro trabalho de PJ a alcançar as cifras de um milhão de cópias vendidas.

Dance Hall at Louse Point
Em 1996, em parceria com o músico e intrumentista John Parish[ - com quem produziu o álbum de 1995 - Polly grava o álbum Dance Hall at Louse Point, um projeto despretencioso e vanguardista no qual os dois músicos exploram uma veia mais blues e folk, porém, um dos trabalhos mais melancólicos, belos e ofuscados na discografia da cantora. Dance Hall ganhou uma pequena turnê mas permaneceu, como era para ser, como um item de colaboração.

Is this desire?
No ano de1998 foi o lançamento de Is This Desire? , o quarto álbum de PJ e seu trabalho mais difícil - tanto em assimilação como produção. Polly afirma que foi o trabalho mais difícil de sua carreira devido a uma fase ruim de sua vida. O álbum é voltado para uma sonoridade mais eletronizada, tétrica e nebulosa que emolduram as composições mais cerebrais e apuradas da carreira da cantora, em uma compilação de vários contos permeados por uma atmosfera apática e moribunda. A crítica se dividiu na opinião sobre o álbum, mas para a cantora é seu álbum divisor de águas e do qual mais se orgulha de ter feito.

[editar] Stories from the City, Stories from the Sea
Nos anos seguintes, Polly passou longas temporadas em Nova Iorque, produzindo álbuns de outros artistas e fazendo colaborações. Em 2001, lançou Stories from the City, Stories from the Sea no qual apenas pretendia criar as canções mais belas que conseguisse fazer, tentando flertar com a música pop. Definitivamente, Stories é seu álbum mais pop e uma das maiores vendagens da cantora, principalmente nos Estados Unidos, uma vez que criou suas histórias tendo Nova Iorque e o Dorset como pano de fundo: PJ sistematizou emoções e percepções que se enquadrariam no espírito da cidade e outros no espírito de sua terra, além-mar, fazendo uma comparação subjetiva sobre os dois cenários.

[editar] Uh Huh Her
Em 2004 Polly volta a lançar novo trabalho. Dessa vez, ela dispensou produtores e colaboradores, tentanto realizar uma de suas maiores ambições como artista, produzindo um álbum sozinha.[5] Apesar dessa realização, PJ considerou que o resultado para não foi muito efetivo. Uh Huh Her agradou ao público e crítica mas permanece para a cantora como seu trabalho menos eficaz: não apresenta nenhum novo panorama musical e repete seus trabalhos anteriores. Mesmo assim, o álbum rendeu uma turnê mais extensa e incluindo novas localidades como o Brasil.

White Chalk
Entretanto, em 2007, PJ obtém novamente sucesso em seus princípios de produção. Abandonando sua sonoridade rock e a guitarra que tanto caracteriza a cantora, Polly dedica-se a aprender piano e explorar a sonoridade de outros instrumentos, declarando-se saturada criativamente de produzir com a guitarra. O resultado é o álbum White Chalk que foi instantaneamente considerado pela crítica o álbum mais estranho e ímpar da carreira da cantora. White Chalk é atemporal e contextualmente deslocado e metafórico e, sem dúvida, o álbum mais atmosférico da carreira da cantora, majoritariamente baseado em piano e com melodias obscuras, frágeis e líricas, é segundo a cantora o primeiro álbum que está mais intrínseco a sua terra natal, o Dorset. A crítica elogiou muito o trabalho, considerou-o, além de tudo, um dos mais belos da carreira de PJ, mas o público se dividiu entre fãs que não gostaram da mudança brusca de sonoridade e aqueles que absorveram sem problemas a mudança de rumos. Diferente da turnê do álbum Uh Huh Her, PJ faz sua primeira turnê solo com apresentações escassas.

A Woman A Man Walked By
Em 2009 com A Woman A Man Walked By, Polly Jean surge com um novo disco, com uma antiga parceria, o amigo de longa data John Parish.[6]

Discografia
Álbuns
Too Pure - The Peel Sessions, 1992, com o Stereolab e o Th'Faith Healers.
Dry, 1992.
Rid of Me, 1993.
4-Track Demos, 1993.
To Bring You My Love, 1995.
Dance Hall at Louse Point, 1996, com John Parish.
Is This Desire?, 1998.
Stories from the City, Stories from the Sea, 2000.
Uh Huh Her, 2004.
Peel Sessions, 2006.
White Chalk, 2007.
A Woman A Man Walked By (com John Parish), 2009.
[editar] Singles
Dress (Too Pure, 1992)
Sheela-Na-Gig (Too Pure, 1992)
Dry (Island Records, 1993)
88 Lines About 1 Woman (Island Records, 1993)
50Ft Queenie (Island Records, 1993)
Man-Size (Island Records, 1993)
Down by the Water (Island Records, 1995)
C'Mon Billy (Island Records, 1995)
Send His Love To Me (Island Records, 1995)
Long Snake Moan (Island Records, 1995)
That Was My Veil (Island Records, 1996)
Heela (Island Records, 1997)
A Perfect Day Elise (Island Records, 1998)
The Wind (2 CD) (Island Records, 1999)
Good Fortune (Island Records, 2000)
A Place Called Home (Island Records, 2001)
This Is Love/You Said Something (Island Records, 2001)
The Letter (Island Records, 2004)
You Come Through (Island Records, 2004)
When Under Ether (Island Records, 2007)
The Piano (Island Records, 2007)
The Devil (Island Records, 2008)
Black Hearted Love (Island Records, 2009)
Big gig (Island Records, 2009/2010)

preliminares

.
Num nosso voo para Roma, como é habitual, o comandante liga o microfone e fala aos passageiros:
- "Bom dia, senhores passageiros. Neste exacto momento estamos a 9 mil Metros de altitude, velocidade cruzeiro de 860 Km/hora e estamos a sobrevoar a cidade de... AAAAAAAHHHH... VALHA-ME DEUS...!!!"
Os passageiros ouvem um barulho infernal, seguido de um grito pavoroso:
- "NÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO!!!"
Depois de um breve momento de silêncio sepulcral, volta a ligar o microfone e, timidamente, diz:
- "Peço imensa desculpa, mas a hospedeira deixou cair a bandeja e uma chávena de café caiu-me no colo.
Imaginem lá como é que ficaram as minhas calças à frente!!!"
Prontamente, um dos passageiros gritou:
- "Filho de uma cadela no cio..... !!! Imagina lá como é que ficaram as minhas calças atrás!!!"

BRITT AWARDS 2011 - OS VENCEDORES

.
EM ÉPOCA DE PRÉMIOS AÍ
ESTÃO OS BRITT AWARDS.

Os Arcade Fire e Tinie Tempah foram os grandes vencedores dos Brit Awards 2011. Numa cerimónia realizada esta terça-feira, em Londres, a banda canadiana foi considerada o Melhor Grupo Internacional e ganhou ainda o Brit para Melhor Álbum Internacional com «The Suburbs».

ARCADE FIRE, conntuam a ganhar prémios

Líder nas nomeações, o rapper Tinie Tempah venceu em duas importantes categorias: Artista Revelação Britânico e Melhor Single Britânico («Pass Out»).



«Sigh No More», dos Mumford & Sons, foi considerado o Melhor Álbum Britânico, enquanto que os Take That levaram para casa o troféu para Melhor Grupo Britânico.

Cee Lo Green e Rihanna foram distinguidos com um prémio cada - Melhor Artista Masculino e Feminina Internacional, respectivamente. Os prémios equivalentes para os cantores britânicos foram parar às mãos de Plan B e Laura Marling.

Quem também saiu da O2 Arena com motivos para sorrir foi Justin Bieber. A jovem estrela canadiana voltou a ganhar mais um galardão de Artista Revelação Internacional.

a 16 de FEVEREIRO de 1936, a FRENTE POPULAR (ESPANHA) VENCEU AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 1936

.
CAMINHAVA-SE PARA O DEFLAGRAR DA
GUERRA CIVIL DE ESPANHA.O FASCISMO
AVANÇAVA NA EUROPA

Frente Popular (Espanha)



A Frente Popular foi uma coligação eleitoral criada em janeiro de 1936 pelos principais partidos de centro-esquerda da Espanha, incluindo os nacionalistas. Em 16 de fevereiro do mesmo ano, conseguiram vencer as últimas eleições democráticas da II República, meses antes do golpe de estado que provocaria uma Guerra Civil na nação.

A coligação de esquerda-nacionalista
A Frente Popular era formada por partidos republicanos de esquerda, socialistas e comunistas. Integravam-na, entre outras organizações, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Partido Comunista da Espanha (PCE), o Partido Operário de Unificação Marxista (POUM), além dos partidos republicanos Izquierda Republicana (IR) de Manuel Azaña e a União Republicana (UR) de Diego Martínez Barrio. O pacto era apoiado também por nacionalistas catalães (Esquerra Republicana de Catalunya) e galegos (Partido Galeguista). Os anarcosindicalistas da Confederação Nacional do Trabalho, embora não fizeram parte da Frente, não se mostraram beligerantes com ela, obtendo por isso muitos votos anarquistas (os quais, tradicionalmente, não votavam). Porém, muitos anarquistas que pediram a abstenção nas eleições, lutariam na Guerra Civil apoiando o lado republicano.

A coligação entre socialistas, comunistas e nacionalistas republicanos tinha um programa reformista, como a defesa das reformas sociais do primeiro governo de 1931, que foram paralisadas ou eliminadas pelo posterior governo conservador. Também surgia como resposta para a libertação dos detidos e processados por responsabilidades nos feitos ocorridos durante a Revolução das Astúrias em 1934, bem como reação ao avanço na Europa do nazi-fascismo de Adolf Hitler ou Benito Mussolini. Nesse momento também na vizinha França governava uma Frente Popular.

Resultado das eleições
A Frente Popular venceu, por uma escassa margem, as eleições gerais de 16 de fevereiro de 1936, e manteve-se no governo até o final da Guerra Civil Espanhola em 1939, com Manuel Azaña como presidente da II República.

O triunfo eleitoral da Frente Popular, apesar de ter sido por um escassa margem, teve uma grande repercussão não apenas na Espanha mas também em grande parte da Europa. Muitos olhavam a Espanha como o primeiro confronto do fascismo com as principais potências democráticas e os emergentes movimentos revolucionários, sobretudo o comunismo.

Eleições gerais espanholas de 1936
As eleições gerais espanholas de 1936 foram realizadas em 16 de fevereiro. Foram as terceiras e últimas eleições gerais da Segunda República Espanhola. As eleições deram o triunfo a Manuel Azaña, líder da coligação de esquerda denominada Frente Popular (Front d'Esquerres na Catalunha). Com mais de 60% dos deputados eleitos, este grupo unia os partidos PSOE, Izquierda Republicana (que incluía a ORGA), União Republicana, Esquerda Republicana da Catalunha, PCE, Ação Catalana, POUM e Partido Sindicalista. Os resultados do pleito foram:[1]

← Eleições gerais espanholas, 16 de Fevereiro de 1936 →

Partido................................ Cadeiras %%%. Dif.eleições anterores.
Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) 99 20,9 +41
Confederação Espanhola de Direitas Autônomas (CEDA) 88 18,6 -27
Izquierda Republicana (IR) 87 18,4 +87
União Republicana (UR) 38 8,0 +38
Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) 37 7,8 +19
Partido Comunista de Espanha (PCE) 17 3,5 +16
Centristas 16 3,3 -
Bloco Nacional 12 2,5 -
Lliga Regionalista 12 2,5 -12
Partido Agrário 11 2,3 -24
Partido Nacionalista Basco (PNV) 10 2,1 -2
Tradicionalistas 10 2,1 -
Republicanos progressistas 6 1,2 +3
Radicais 5 1,1 -
Republicanos conservadores 3 0,6 -
Independentes de direita 3 0,6 -
Outros 19 4,0 -

eles disseram

.
Plantel do Sporting esgotou jeans do Freeport a seguir à saída de Costinha
(INIMIGO PUBLICO)
.
Jesus está a ficar nervoso porque o FCPorto abana mas não cai, com declarações daquelas pretende preparar os adeptos para o 2º.lugar no campeonato"
(MIGUEL SOUSA TAVARES)
.
Paulo Futre como vice presidente do Sporing na lista de Dias Ferreira, vai aparecer num vídeo de campanha a gritar, no Estádio da Luz ,com a camisola do slb, "GANHAR!GANHAR!GANHAR!
(JOÃO ALBUQUERQUE)

terça-feira, fevereiro 15, 2011

SUBLIME ANIMAÇÃO COM AREIA

.
EM BOA HORA O NOSSO COMPANHEIRO
ALBERTO MELO RECOMENDOU À TRANCA
A PUBLICAÇÃO DESTA FABULOSA ANI-
MAÇÃO COM AREIA.

"Kseniya Simonova foi a vencedora da edição Ucraniana do Got Talent.

Na final, ao vivo, fez uma animação da invasão da Alemanha na Ucrânia
durante a Segunda Guerra Mundial, tendo usado os dedos e uma superfície
com areia.
Trouxe lágrimas aos olhos de juízes e do público.
Foram 8 minutos maravilhosos que demonstraram um talento especial e
trouxeram, através da arte, a memória viva de uma guerra que marcou várias
gerações.

É de arrepiar mesmo."


RONALDO DEIXA O FUTEBOL

.
A TRANCA DEIXA UMA PEQUENA
MEMÓRIA DOS SEUS GOLOS
PELO BARCELONA



E PELO BRASIL

PRÉMIOS GOYA 2011

.
EM ÉPOCA DE PRÉMIOS, A TRANCA
MOSTRA OS VENCEDORES DO CER-
TAME DE ESPANHA- OS GOYA



Vencedores dos Prémios Goya 2011

Os prémios Goya, considerados os Óscares espanhóis, são atribuídos anualmente pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Espanha. A edição deste ano decorreu no domingo em Madrid.

O filme “Pan Negro”, do realizador espanhol Agustí

Villaronga, foi o grande vencedor da 25ª cerimónia de entrega dos prémios Goya, ao ganhar nove prémios, incluindo o de melhor filme, melhor realizador e melhor actriz para Nora Navas. A produção inteiramente catalã, retrata um drama familiar no pós-guerra Civil na Catalunha.

Javier Bardem foi distinguido com o prémio de melhor actor, pelo seu papel no filme “Biutiful”, do mexicano Alejandro González Iñárritu, categoria na qual está também nomeado para um Óscar.

O filme “La Vida de los Peces“, do chileno Matías Bize, obteve o Goya para melhor filme hispano-americano de 2010. A longa-metragem, com argumento do próprio Bize e Julio Rojas, conta a história de um homem, Andrés (Santiago Cabrera), que reside há dez anos na Alemanha e regressa ao Chile para selar o seu passado antes de se instalar definitivamente em Berlim.

O Discurso do Rei” foi eleito o melhor filme europeu pela academia espanhola.

Aqui está a lista dos premiados e alguns dos looks adoptados pelas celebridades nesta XXVª edição dos Prémios Goya:

Premiados:
Melhor filme:
“Pan Negro”


Melhor Filme Estrangeiro falado em espanhol:
“La Vida de los Peces” (Chile)

Melhor Filme Europeu:
David Fincher – “The King’s Speech” (Reino Unido/Austrália)
Melhor Filme de Animação:
Colin Firth – “Chico & Rita”
Melhor Realizador:
Agustí Villaronga – “Pan Negro”
Melhor Novo Realizador:
David Pinillos – “Bon Appétit”
Melhor actriz:
Nora Navas – “Pan Negro”
Melhor actor:
Javier Bardem – “Biutiful“
Melhor actriz secundária:
Laia Marull – “Pan Negro”
Melhor actor secundário:
Karra Elejalde – “También la lluvia”
Melhor Actriz Revelação:
Marina Comas – “Pan Negro”
Melhor Actor Revelação:
Francesc Colomer – “Pan Negro”
Melhor Argumento Original:
“Buried”
Melhor Argumento Adaptado:
“Pan Negro”
Melhor Fotografia:
“Pan Negro“
Melhor Montagem:
“Buried”
Melhor Banda Sonora Original:
“También la lluvia”
Melhor Musica Original:
“Que el soneto nos tome por sorpresa em Lope”
Melhor Direcção Artística:
“Pan Negro“
Melhor Direcção de Produção:
“Tambén la lluvia”
Melhor Vestuário:
“Lope”
Melhores Efeitos Especiais:
“Balada triste de trompeta”
Melhor Som:
“Buried”
Melhor Maquilhagem:
“Balada triste de trompeta”
Melhor Curta-Metragem:
“Una caja de botones”
Melhor Curta-Metragem de Animação:
“La bruxa“
Melhor Curta-Metragem Documental:
“Memorias de un cine de provincias”
Melhor Documentário:
“Bicicleta, cuchara, manzana”

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

gente nossa - EM EVORA



Aquando da CIMEIRA de´GRAÇA DO DIVÔR, foi deslocada para Évora uma Comissão Cimeira de Inquérito à qualidade da Sopa de Catacuzes.

Na imagem os comisários inquirindo os eborenses em plena downtown de Évora.
O João Ferradeira Pinto,o Barbosa Dinis, o Pedro Guedes Vaz.

GRAMMYS 2011 - OS PREMIADOS

.
TEVE ONTEM LUGAR A CERIMÓNIA
DE ENTREGA DOS GRAMMYS 2011

Vencedores do Grammy 2011: Lady Gaga, Arcade Fire e Lady Antebellum foram os vencedores da 53ª edição do Grammy!



Aconteceu domingo, 13 de fevereiro em Los Angeles, na Califórnia, a 53ª edição do Grammy, essa que é a principal premiação de música dos EUA. A noite reservou algumas surpresas para quem pôde comparecer ao Staples Center, como o Grupo de Nashville, Lady Antebellum e a banda canadense Arcade Fire, que levou o prêmio mais cobiçado, o melhor álbum do ano.


Uma das surpresas dessa edição do Grammy foi quanto as indicações de Justin Bieber, que não saiu vencedor, para a surpresa de muitos, o astro teen perdeu para Esperanza Spalding como Artista Revelação, e quanto ao Melhor Álbum Pop ficou a cargo de Lady Gaga com The Fame Monster.

Lady Gaga, a estrela foi premiada pelo Álbum Pop do Ano, Melhor Performance Pop Feminina e Melhor Videoclipe Curto, por "Bad Romance". Como já era de se esperar! Conhecida por suas performances ousadas e figurinos à lá monster, Gaga reservou para o evento uma entrada triunfante, sendo essa carregada por seus dançarinos numa espécie de casulo. A cantora fez uma apresentação ao vivo de "Born This Way", na qual ela e seus bailarinos, todos com peças bege, foram perdendo partes do figurino ao longo da performance, até ficarem de roupas íntimas.


A grande revelação foi Lady Antebellum, que após ser indicado as três principais premiações, acabaram conquistando duas, a de Canção do ano e Gravação do ano, e ainda ganhou os prêmios de melhor performance country.

O prêmio mais aguardado da festa com certeza foi o de “Álbum do ano”, para a surpresa de muitos, nada de Katy Perry, Lady Gaga ou Justin Bieber, que no caso nem indicado foi, quem conquistou foram os canadianos Arcade Fire disco “The Suburbs”, a banda concorreu a outras duas categorias, mas venceu essa, a mais importante do evento.

Eminem também se destacou na edição do evento, pelo menos nas indicações, 10 no total, dentre elas destacamos: canção do ano, gravação do ano, melhor álbum de rap e colaboração pop, acabou por conquistar apenas os prêmios de melhor álbum de rap (Recovery) e melhor performance solo de rap ("Not Afraid").

Com "Love the Way You Lie", Eminem subiu ao palco acompanhado de Rihanna e Adam Levine, do Maroon 5, garantindo o apreço do público presente, aproveitou a deixa e ainda trouxe a nova música de Dre, "I Need a Doctor".

O Grammy 2011 trouxe além das apresentações de tirarem o fôlego, a solene homenagem ao artista que já se foi, para essa edição Mick Jagger, dos Rolling Stones ao lado de Raphael Saadiq realizou um tributo a Solomon Burke, uma lenda do “soul music”.

Finalizando o evento, Rihanna e Drake apresentaram a faixa "What's My Name?" em um palco com fogo, o que engrandeceu ainda mais a beleza da premiação no Grammy 2011. E para o bloco final a banda Arcade Fire, pôde ainda fazer um discurso de agradecimento pelo título de melhor álbum do ano e arrematar a noite com uma última canção.


Segue a lista dos vencedores nas principais categorias do Grammy 2011:

Canção do ano
"Need You Now" - Lady Antebellum


Artista revelação
Esperanza Spalding

Álbum do ano
Arcade Fire - The Suburbs


Gravação do ano
Lady Antebellum - "Need You Now"

Álbum pop
The Fame Monster - Lady Gaga

Melhor álbum rock
Muse - The Resistance

Melhor álbum de rap
Eminem – Recovery

Performance pop feminine
Lady Gaga - "Bad Romance"

Performance pop masculine
Bruno Mars - "Just The Way You Are"

Melhor performance pop por uma dupla ou grupo
Train - "Hey, Soul Sister"

Colaboração pop
Herbie Hancock, Pink, India.Arie, Seal, Konono No 1, Jeff Beck & Oumou Sangare - "Imagine"

Melhor performance hard rock
Them Crooked Vultures - "New Fang"

Melhor performance metal
Iron Maiden - "El Dorado"

Melhor performance rock individual
Paul McCartney - "Helter Skelter"

Melhor performance rock por uma dupla ou grupo
The Black Keys - "Tighten Up"

Melhor álbum de R&B
John Legend & The Roots - Wake Up!

Melhor álbum de música alternative
The Black Keys – Brothers

encontrado morto dentro do seu próprio estádio

.
Sporting encontrado morto 9 anos depois, dentro do seu próprio estádio

É assim encontrado o clube que estava desaparecido desde 01/02


RIGOR MORTIS/GF – Foi descoberto a meio desta semana o cadáver de uma equipa de futebol, vestida de verde e branca, que as autoridades suspeitam ter falecido há já alguns anos. Os vizinhos não suspeitaram do cheiro que emanava dos restos mortais do “Sporting”. “Durante anos lutei para saber o que era do meu clube. Mas nem a direcção, nem a Liga, nem os adeptos. Ninguém me ajudou.” disse Rui Oliveira e Costa, única pessoa que admite publicamente ser do Sporting. Esta descoberta do cadáver da equipa leonina está a chocar o mundo do desporto. “É impressionante que o clube tenha estado morto 9 anos e ninguém tenha dado por isso. Nem os clubes vizinhos?!” continuou o comentador de futebol da RTP e do café bairro onde mora. Quando confrontados com a notícia, Sport Lisboa e Benfica e Estrela da Amadora – clubes vizinhos do falecido – negaram ter notado qualquer mudança nos hábitos do clube. “Era sempre calado. Discreto. Não se dava por ele em campo. E como o relvado já estava em mau estado não notávamos o cadáver quando jogávamos fora.” divulgaram num comunicado conjunto. O cadáver foi assim descoberto quando um transeunte se enganou na porta para o cinema Alvaláxia e entrou no estádio.

ACTUALIDADE

.


"A MINHA PRÓXIMA JOGADA, VAI SER A MINHA DEMISSÃO DO CDS, ENQUANTO FÔR MINISTRO DO PASSOS COELHO, E DEPOIS, ALARANJAR-ME DE PAPEL PASSADO"

PRÉMIOS BAFTA 2011

.
REALIZOU-SE ONTEM A CERIMÓNIA
DE ATRIBUIÇÃO DOS OSCARES
INGLESES, ISTO É, OS CHAMA-
DOS "PREMIOS BAFTA 2011"



A TRANCA ,como é habitual. atenta a todos os prémios de cinema "esteve lá" e deixa
aqui os resultados

MELHOR FILME
O Discurso do Rei


MELHOR ATOR
Colin Firth, por O Discurso do Rei


Melhor ATRIZ
Natalie Portman, por O Cisne Negro


MELHOR REALIZADOR
David Fincher, por A Rede Social


MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
Geoffrey Rush, por O Discurso do Rei

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
Helena Bonham Carter, por O Discurso do Rei

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
The Girl with the Dragon Tattoo

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Toy Story 3

MELHOR REVELAÇÃO
Tom Hardy

MELHOR ARGUMENTO
O Discurso do Rei - David Seidler

MELHOR FILME BRITÂNICO
O Discurso do Rei

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
A Origem - Chris Courbould, Paul Franklin, Andrew Lockley e Peter Bebb

MELHOR FOTOGRAFIA
Indomável - Roger Deakins

MELHOR BANDA SONORA
O Discurso do Rei - Alexandre Desplat

MELHOR EDIÇÃO
A Rede Social - Angus Wall e Kirk Baxter


A 2 semanas dos Oscares de Hollywood, parece evidente que o grande duelo vai ser entre
"O CISNE NEGRO" e o "DISCURSO DO REI"