quarta-feira, agosto 31, 2011

PESCA DE PIRARUCU NO AMAZONAS

.


(Arapaima gigas Cuvier, 1817)

o Pirarucu (Arapaima gigas) á um peixe exclusivo da BaciaAmazônica e característico das águas calmas de suas várzeas. Vive em lagos e rios tributários, de águas claras, brancas e pretas ligeiramente alcalinas e com temperaturas que variam de 24° a 37°C, não sendo encontrado em zona de fortes correntezas e águas ricas em sedimentos.

A espécie apresenta características biológicas e ecológicas distintas: de grande porte, seus espécimes podem atingir até três metros de comprimento e 250 quilos, possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para a respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão, no exercício da respiração aérea, obrigatória; durante a seca os peixes formam casais, procuram ambientes calmos e preparam seus ninhos, reproduzindo durante a enchente; é papel do macho proteger a prole por cerca de seis meses. Os filhotes apresentam hábito gregário, e durante as primeiras semanas de vida, nadam sempre em tomo da cabeça do pai, que os mantém próximos à superficie, facilitando-lhes o exercício da respiração aérea.

Apesar de ser uma espécie resistente, essas características ecológicas e biológicas tomam o pirarucu bastante vulnerável à ação dos pescadores. Os cuidados com os ninhos, após as desovas expõem os reprodutores à fácil cap-tura com malhadeiras ou à fisga com haste e arpão. Durante o longo período de cuidados parentais, a necessidade fisiológica de emergir para captar ar ocorre em intervalos menores, ocasião em que os peixes são arpoados. O abate dos machos, após as desovas, expõe os filhotes à predação por peixes carnívoros, especialmente as piranhas e a longa fase de imaturidade sexual (3-5 anos) propicia a captura de espécies juvenis. chamados "bodecos", de peso variando entre 30 e 40 quilos, diminuindo o sucesso reprodutivo.

Com a intensificação da pesca comercial no Baixo e Médio Amazonas nas últimas três décadas, os estoques pesqueiros vêm sofrendo uma pressão cada vez mais intensa, gerando impacto profundo nas populações das principais espécies comerciais, e, no caso específico dos pirarucus, os dados da literatura, embora controversos, indicam uma tendência geral à sobrepesca, fato agravado pelas características biológicas da espécie que não favorecem uma recuperação rápida dos estoques.

As medidas legais de proteção ao pirarucu na Bacia Amazônica foram implementadas a partir de 1991, por meio da Portaria n? 480, de 3 de março de 1991, proibindo anualmente o exercício da pesca do pirarucu no período de 1? de dezembro a 31 de maio, correspondente ao tempo de desova e cuidados parentais. Em 1993 estabeleceu-se o tamanho mínimo de 1,0 (um metro) para a comercialização da manta ou posta seca (Portaria 014-N, de 15 de fevereiro de 1993) e finalmente, na Portaria n° 1 .534, de 20 de dezembro de 1993, estabeleceu-se o tamanho mínimo de 1,5 metros para a sua captura, visando sua exploração racional. impedindo, do ponto de vista legal, a captura de espécimes jovens, que ainda não reproduziram. Muito embora a legislação defina o tamanho mínimo da captura, a fiscalização é dificultada pelo fato do peixe ser comercializado principalmente salgado em mantas, impedindo assim a avaliação precisa do tamanho do animal.

Alimento tradicional entre as populações ribeirinhas, seu alto valor reside em seu grande porte e no excelente sabor de sua came, notadamentc quando beneficiada seca e salgada, em mantas, substitutivo do bacalhau. Praticamente desprovida de espinhas, de sua carne se preparam diversos e saborosos pratos regionais, entre eles o famoso "pirarucu de casaca". Suas escamas são usadas como lixa de unha ou na confecção de ornamentos, e sua língua, óssea e áspera, é largamente utilizada para ralar o guaraná em bastão. Os ovos das fêmeas também são consumidos e a pele vem sendo objeto de estudos que visam sua utilização na produção de sapatos, bolsas e vestimentas.

a 31 de Agosto nasceu JACKSON DO PANDEIRO

.
Jackson do Pandeiro


Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho (Alagoa Grande, 31 de agosto de 1919 – Brasília, 10 de julho de 1982), foi um cantor e compositor de forró e samba, assim como de seus diversos subgêneros, a citar: baião, xote, xaxado, coco, arrasta-pé, quadrilha, marcha, frevo, dentre outros. Também conhecido como O Rei do Ritmo.

Paraibano de Alagoa Grande, Jackson nasceu em 31 de agosto de 1919, com o nome de José Gomes Filho. Ele era filho de uma catadora de coco, Flora Mourão, que lhe deu o seu primeiro instrumento: o pandeiro.

Seu nome artístico nasceu de um apelido que ele mesmo se dava: Jack, inspirado em um mocinho de filmes de faroeste, Jack Perry.[2] A transformação para Jackson foi uma sugestão de um diretor de programa de rádio. Dizia que ficaria mais sonoro e causaria mais efeito quando fosse ser anunciado.

Somente em 1953, já com trinta e cinco anos, Jackson gravou o seu primeiro grande sucesso: "Sebastiana", de Rosil Cavalcanti. Logo depois, emplacou outro grande hit: "Forró em Limoeiro", rojão composto por Edgar Ferreira.

Foi na rádio pernambucana que ele conheceu Almira Castilho de Albuquerque[1], com quem se casou em 1956, vivendo com ela até 1967. Depois de doze anos de convivência, Jackson e Almira se separaram e ele se casou com a baiana Neuza Flores dos Anjos, de quem também se separou pouco antes de falecer.

No Rio de Janeiro, já trabalhando na Rádio Nacional, Jackson alcançou grande sucesso com "O Canto da Ema", "Chiclete com Banana" e "Um a Um". Os críticos ficavam abismados com a facilidade de Jackson em cantar os mais diversos gêneros musicais: baião, coco, samba-coco, rojão, além de marchinhas de carnaval.

O fato de ter tocado tanto tempo nos cabarés aprimorou sua capacidade jazzística. Também é famosa a sua maneira de dividir a música, e diz-se que o próprio João Gilberto aprendeu a dividir com ele. [3] Muitos o consideram o maior ritmista da história da Música Popular Brasileira e, ao lado de Luiz Gonzaga, foi um dos principais responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Sua discografia compreende mais de 30 álbuns lançados no formato LP. Desde sua primeira gravação, "Forró em Limoeiro", em 1953, até o último álbum, "Isso é que é Forró!", de 1981, foram 29 anos de carreira artística, tendo passado por inúmeras gravadoras.

[editar] Morte

Durante excursão empreendida pelo país, Jackson do Pandeiro que era diabético desde os anos 60, morreu aos 62 anos, no dia 10 de julho de 1982, na cidade de Brasília, em decorrência de complicações de embolia pulmonar e cerebral. Ele tinha participado de um show na cidade uma semana antes e no dia seguinte passou mal no aeroporto antes de embarcar para o Rio de Janeiro. Ele ficou internado na Casa de Saúde Santa Lúcia. Foi enterrado em 11 de julho de 1982 no Cemitério do Cajú na cidade do Rio de Janeiro com a presença de músicos e compositores populares, sem a presença de nenhum medalhão da MPB.

Costumo sempre dizer que o Gonzagão é o Pelé da música e o Jackson, o Garrincha.
— Alceu Valença


Sucessos
A mulher do Aníbal, Genival Macedo e Nestor de Paula (1954)
Cabo Tenório, Rosil Cavalcanti (1954)
Cantiga do sapo, Buco do Pandeiro e Jackson do Pandeiro (1959)
Casaca-de-couro, Ruy de Moraes e Silva (1959)
Chiclete com Banana, Almira Castilho e Gordurinha (1959)
Chuchu beleza, João Silva e Raymundo Evangelista (1973)
Coco do Norte, Rosil Cavalcanti (1955)
Como tem Zé na Paraíba, Catulo de Paula e Manezinho Araújo (1962)
Cremilda, Edgar Ferreira (1955)
Cumpadre João, Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti (1958)
Dezessete na corrente, Edgar Ferreira e Manoel Firmino Alves (1958)
Ele disse, Edgar Ferreira (1956)
Falso toureiro, José Gomes e Heleno Clemente (1956)
Forró de Surubim, Antônio Barros e José Batista (1959)
Forró em Caruaru, Zé Dantas (1955)
Forró em Limoeiro, Edgar Ferreira (1953)
Lágrima, Jackson do Pandeiro, José Garcia e Sebastião Nunes (1959)
Rosa, Ruy de Moraes e Silva (1956)
Sebastiana, Rosil Cavalcanti (1953)
Sina de cigarra, Delmiro Ramos e Jackson do Pandeiro (1972)
Um a um, Edgar Ferreira (1954)
Velho gagá, Almira Castilho e Paulo Gracindo (1961)
Vou gargalhar, Edgar Ferreira (1954)
Xote de Copacabana, Jackson do Pandeiro (1954)

[editar] Discografia
1955: Jackson do Pandeiro
1956: Forró do Jackson
1957: Jackson e Almira - Os Donos do Ritmo
1958: Forró do Jackson
1959: Jackson do Pandeiro
1960: Sua Majestade - o Rei do Ritmo
1960: Cantando de Norte a Sul
1961: Ritmo, Melodia e a Personalidade de Jackson do Pandeiro
1961: Mais Ritmo
1962: A Alegria da Casa
1962: ...É Batucada!
1963: Forró do Zé Lagoa
1964: Tem Jabaculê
1964: Coisas Nossas
1965: ... E Vamos Nós!
1966: O Cabra da Peste
1967: A Braza do Norte
1970: Aqui Tô Eu
1971: O Dono do Forró
1972: Sina de Cigarra
1973: Tem Mulher, Tô Lá
1974: Nossas Raízes
1975: A Tuba da Muié
1976: É Sucesso
1977: Um Nordestino Alegre
1978: Alegria Minha Gente
1980: São João Autêntico de Jackson do Pandeiro
1981: Isso é que é Forró!

terça-feira, agosto 30, 2011

segunda-feira, agosto 29, 2011

actualidade

.


Quem será que o Pedro Cambalhotas vai meter na ordem- o Soba das Ilhas ou o Paulinho dos submarinos, ou será que vai amoixar perante os dois...???

domingo, agosto 28, 2011

NA MITOLOGIA HINDU, 28 DE AGOSTO É DIA DE GANEXA

.
NA INDIA O 28 DE AGOSTO
É DUIA DE FESTA.É DIA
DO DEUS GANEXA

Ganexa



No hinduísmo, Ganexa ou Ganesha (sânscrito: गणेश ou श्रीगणेश (quando usado para distinguir status de Senhor) (ou "senhor dos obstáculos, " seu nome é também escrito como Ganesa ou Ganesh e algumas vezes referido como Ganapati) é uma das mais conhecidas e veneradas representações de deus. Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e o esposo de Buddhi (também chamada Riddhi) e Siddhi. Ele é chamado também de Vinayaka em Kannada, Malayalam e Marathi, Vinayagar e Pillayar (em tâmil), e Vinayakudu em Telugu. 'Ga' simboliza Buddhi (intelecto) e 'Na' simboliza Vijnana (sabedoria). Ganesha é então considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. Ele é representado como uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato. É habitualmente representado sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra. Em geral, antepõe-se ao seu nome o título Hindu de respeito 'Shri' ou Sri.

Ganesha é o símbolo das soluções lógicas e deve ser interpretado como tal. Seu corpo é humano enquanto que a cabeça é de um elefante; ao mesmo tempo, seu transporte (vahana) é um rato. Desta forma Ganesha representa uma solução lógica para os problemas, ou "Destruidor de Obstáculos". Sua consorte é Buddhi (um sinônimo de mente) e ele é adorado junto de Lakshmi (a deusa da abundância) pelos mercadores e homens de negócio. A razão sendo a solução lógica para os problemas e a prosperidade são inseparáveis.

O culto de Ganesha é amplamente difundido, mesmo fora da Índia. Seus devotos são chamados Ganapatyas.


Assim como acontece com todas as outras formas externas nas quais o Hinduísmo representa deus, no sentido da aparência pessoal de Brahman (também chamada de Ishvara, o Senhor), a figura de Ganesha é também um arquétipo cheio de múltiplos sentidos e simbolismo que expressa um estado de perfeição assim como os meios de obtê-la. Ganesha, de facto, é o símbolo daquele que descobriu a Divindade dentro de si mesmo.

Ganesha é o som primordial, OM, do qual todos os hinos nasceram. Quando Shakti (Energia) e Shiva (Matéria) se encontram, ambos o Som (Ganesha) e a Luz (Skanda) nascem. Ele representa o perfeito equilíbrio entre força e bondade, poder e beleza. Ele também simboliza as capacidades discriminativas que provê a habilidade de perceber a distinção entre verdade e ilusão, o real e o irreal.

Uma descrição de todas as características e atributos de Ganesha podem ser encontradas no Ganapati Upanishad (um Upanishad dedicado a Ganesha) do rishi Atharva, no qual Ganesha é identificado com Brahman e Atman. [1] Este Hino Védico também contém um dos mais famosos mantras associados com esta divindade: Om Gam Ganapataye Namah (literalmente: "eu Te saúdo, Senhor das tropas").

Nos Vedas pode-se encontrar uma das mais importantes e comuns orações a Ganesha, na parte que constitui o início do Ganapati Prarthana:
Om ganaman tva ganapatigm havamahe kavim kavinamupamashravastanam jyestharajam brahmanam brahmanaspata a nah shrunvannutibhih sida sadanam (Rig Veda 2.23.1)
De acordo às estritas regras da iconografia Hindu, as figuras de Ganesha com somente duas mãos são tabu. Por isso, as figuras de Ganesha são vistas habitualmente com quatro mãos que significam sua divindade. Algumas figuras podem ter seis, outras oito, algumas dez, algumas doze e outras catorze mãos, cada uma carregando um símbolo que difere dos símbolos nas outras mãos, havendo aproximadamente cinquenta e sete símbolos no total, segundo alguns estudiosos.

A imagem de Ganesha é composta de quatro animais, homem, elefante, serpente e o rato. Eles contribuem para formar a imagem. Todos eles individualmente e coletivamente tem profunda significância simbólica.

sábado, agosto 27, 2011

CIMEIRA DO AEROPORTO

.
POIS É, ANDÁMOS AQUI A CHAMAR O
PESSOAL PARA MOSCAVIDE ,PARA
O RICHARDS2, E AFINAL,PORQUE
O RESTAURANTE ENTROU EM FÉRIAS,
A CIMEIRA PASSOU PARA O
RICHARDS 1.

Estava aqui o vosso escriba a curtir uma leitura na esplanada sobre a planície alentejana, do Café Paraiso em Castro Verde ,quando o télélé tocou e do outro lado a voz do Peixoto perguntou:
-"Sabes o que se passa com o nosso almoço? Estou À porta do RICHARDS 2, e o restaurante está fechado"

Enfim ,depois de algumas peripécias acabei saber que afinal a Cimeira havia sido transferida para o Richads 1, nas instalações do Clube TAP.

onde o pessoal realizou uma manif de protesto, instigados pelo nosso Ramos

Passamos pois a chamar a esta, a CIMEIRA DO AEROPORTO

Apesar da época estival, Agosto costuma ser mais fraco, disseram presente à

chamada 21 dos nossos.

Aconteceram alguns regressos, como a Graça Espanha e a Leonor na imagem a
serem recebidos pelo Azevedo

O Sampaio , agora já regressado de vez das moambas de galinha ,dos fungis e das fabulosas morenas de Angola (oh que saudade), mostrou estar em forma e cheio de ideias.


O nosso Canelas ,agora o insigne Mago, continuador da obra do Prof.Mário Filipe, e recem licenciado em Ciências Psico-Fisicas, aproveitou o tempo para fazer mais umas quantas cartas astrológicas,abusando da paciência dos mais incautos
como foi o caso da mrs.Azevedo, que ficou com o futuro todo cartografado pelo Canelas.

Os casaquinhos do costume, as memórias dos que ainda se lembram ,as mentiras da praxe , e entre uma garfada e um gole, muita coisa se foi resolvendo.

Governo: Governo fez em dois meses quase 500 nomeações para os gabinetes

28 de Agosto de 2011, 09:38


Dois meses depois de ter tomado posse, o Governo já nomeou quase 500 funcionários para o executivo, com o gabinete do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares a liderar a lista, com 65 elementos.

De acordo com os dados disponíveis sexta-feira no portal do Governo, entre as 65 pessoas do ministério de Miguel Relvas, 15 foram nomeadas para o gabinete do ministro, e nove para o gabinete do secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

Para a secretaria de Estados dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade foram nomeadas 10 pessoas, para o gabinete da secretária de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa foram nomeados 13 funcionários, enquanto na secretaria de Estado do Desporto e Juventude existiram 18 nomeações.

Contudo, tal como em outros ministérios, como o caso do ministério da Agricultura, o Governo não divulga os nomes e remunerações de todas as pessoas que foram nomeadas para o ministério de Miguel Relvas.

Por exemplo, no quadro disponível relativo ao gabinete do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares é indicado que foram feitas 15 nomeações, mas apenas se encontram “discriminados” os nomes e remunerações de 12 pessoas.

O segundo maior ministério em termos de pessoal nomeado é o da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, com 60 nomeações, incluindo 14 para o gabinete de Assunção Cristas, 10 para a secretaria de Estado da Agricultura, sete para a secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, 10 para a secretaria de estado do Mar e 19 para a secretaria de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território.

O terceiro ministério onde foram feitas mais nomeações foi o ministério da Economia, num total de 59, das quais 15 para o gabinete de Álvaro Santos Pereira. As restantes 44 nomeações estão distribuídas seis secretarias de Estado do ministério da Economia.

A estrutura mais pequena é o gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de ministros, para onde foram nomeados apenas 8 funcionários.

Abaixo das duas dezenas de nomeações estão ainda o gabinete do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, com 12, incluindo os setes funcionários da Estrutura de Acompanhamento dos Memorandos, o ministério da Justiça, com 13 (sete para o gabinete de Paula Teixeira da Cruz e seis para a secretaria de Estado da Administração Patrimonial), e a secretaria de Estado da Cultura, com 19.

A meio da ‘tabela’ está os ministérios da Defesa Nacional, com 30 nomeações (24 para o gabinete de José Pedro Aguiar-Branco e seis para o gabinete do secretário de Estado Adjunto), e o ministério da Educação e Ciência, para onde também foram nomeados 30 funcionários (12 para o gabinete de Nuno Crato e os restantes para as quatro secretarias de Estado do ministério).

No ministério da Administração Interna foram feitas 33 nomeações, 16 para o gabinete de Miguel Macedo, oito para o gabinete do secretário de Estado Adjunto e nove para a secretaria de Estado da Administração Interna.

Abaixo das 40 nomeações estão ainda o gabinete do primeiro-ministro, com 36 nomeações, e o ministério da Finanças, com 37 (12 para o gabinete de Vítor Gaspar e as restantes para as quatro secretarias de Estado do ministério).

No ministério dos Negócios Estrangeiros foram feitas 39 nomeações, 13 das quais para o gabinete de Paulo Portas, distribuindo-se as restantes pelas três secretarias de Estado do ministério.

Para o ministério da Saúde foram nomeados 42 pessoas, 18 para o gabinete de Paulo Macedo, 13 para o gabinete do secretário de Estado Adjunto e 11 para o secretário de Estado da Saúde.

@Lusa


*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*


As imagens ficarama cargo dos paparazzis FARINHO e PEREIRA DE SOUSA,este ultimo também autor dos filminhos



Graças à ausência do Soba Vermelhusco (Faustino) houve paz à mesa, e todos lembraram ao Augustinho e ao Redondeiro que a Cimeira de Setembro vai ser desenhada por eles.

Quando souberem como vai ser, avisem a TRANCA.

preliminares

.
Uma senhora levou a filha, de 17 anos, ao médico.
A menina andava com vômitos, tonturas, tinha perdido o apetite.
O médico examinou a moça, fez exames e concluiu:
- Minha senhora, a sua filha está grávida de 3 meses.
- A minha filha, doutor??? - Assustou-se a mãe.
- Ela nunca esteve sozinha com um homem!
Não é verdade, Carla Susana?
- Sim. - disse a filha.
- Eu jamais me deitei com um homem. Eu sequer beijei um homem!
- O médico, pacientemente, tirou de sua gaveta um par de binóculos, aproximou-se da janela e ficou calado, a olhar para o infinito.
- Passados vários minutos, a mãe de Carla, admirada, perguntou ao médico: doutor, o que o senhor está fazendo?
- Ao que o médico respondeu:
- Minha senhora, da última vez em que isto ocorreu, nasceu uma estrela no Oriente e chegaram três reis magos.
Desta vez eu não vou perder o espetáculo!!!

sexta-feira, agosto 26, 2011

a canção do bandido

.



chegou a hora da verdade, ou o grande gastador é metido na ordem pelo Coelho,ou se ele fôr na canção do bandido, teremos de meter na ordem os dois

quinta-feira, agosto 25, 2011

sala de convivio do rc

.
A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
SALA DE CONVIVO DO RC ESTÁ
A BOMBAR ,COM A "GUERRA! TO-
TAL ENTRE SPORTIGUISTAS E
BENFIQUISTAS

OLHEM UMA AMOSTRA:


Tomané Mendonça foi adicionado por José Herdeiro.

José Herdeiro- O Mendonça é um leão a sério, o Soba está perdido,ahahahah

José Herdeiro -OBRIGADO, O SORTEIO EM DIRECTO NA SADA DE CONVIVIO DO RC

Francisco S. Costa- com a participação dum gajo que até nem gosta de futebol..... bahhhhh!!!!!

Jose Faustino -‎José Herdeiro fica sabendo que o Tomané Mendonça é mais uma lagartixa para ser trucidada pela ÁGUIA GLORIOSA E MACHONA.

José Tomé Gomes- hó Srs!!!!!! estive uns dias fora, chego e constato que o Soba continua de mau feitio e o amante do cão , o PA, é seu amigo. Mas qUe grande gaita!! Eles não aprendem a comportar-se em sociedade então não restará senão vergastá-los com chibata de chumbos vertir-lhes uma cuecas vermelhas e depois largá-los aos toiros.

José Tomé Gomes- Mendonça, Mendonça, Mendonça, Mendonça, Mendonça, Mendonça, o Povo está contigo. SPÓÓÓÓÓÓÓRTINGUEEEE

Francisco S. Costa- Cada vez estou a gostar mais da cor desta Sala....


Francisco S. Costa- Resultado Final: Sporting 2-1 Nordsjaelland :: Sporting na fase de grupos!

José Tomé Gomes- ora ora! Eles cacarejam mas a relva é verdinha, VERDE. E quando for vermelha será da diarréia deles.

José Herdeiro- e sem as batotas dos lamps

ORQUESTRA DE FORTALEZA conjuga FORRÁ com MÚSICA CLÁSSICA

.

quarta-feira, agosto 24, 2011

ESTÓRIAS DO RC - AS FESTAS DE UNHOS

.

ESTÓRIAS DO RC
(REEDIÇÃO)
.
As festas na casa do Brito Dias, em Unhos, ali ao pé de Sacavém, ficaram famosas, nos primeiros anos da década de 70.
Muito bem servidas e melhor bebidas, juntavam quase todo o RC, dando origem a saborosos episódios, dos quais retiramos hoje, esta estória:
Numa destas festas, em pleno Carnaval, depois de muito comer, muito dançar e de se têr bebido muitissimo, até de madrugada, o Mira Correia, muito bem aviado, acabou apanhando boleia do Augusto Soares, e como não estava em grandes "condições", foi "forçado" a dormir na casa daquele benfeitor.
O Soares, na manhã, seguinte estava a entrar no turno das 8 às 16, e sabendo que o Mira Correia folgava nesse dia, não o acordou, saiu de mansinho, e como lhe era costume, foi tomar o pequeno almoço na Pastelaria habitual, onde era muito conhecido, ali mesmo em frente de sua casa, no outro lado da sua estreita rua.
Ao sair da Pastelaria, e quando ainda lançava um "até logo", aos habitués da bica e do croissant matinal , deparou-se-lhe esta cena , que o gelou:
Na varanda da sua casa, ali mesmo em frente, estava o Mira Correia em cuecas, que , acenando para ele, foi dizendo quase aos berros, mimando uma voz amaneirada:
-"Aaadeus queerido, bom trabalho, quando vieres tenho o almocinho feito".....
O Soares ficou uns dias sem ir à Pastelaria....
..

terça-feira, agosto 23, 2011

actualidade

.

A NOSSA IV CIMEIRA DE MOSCAVIDE É JÁ DEPOIS DE AMANHÃ

.
A NOSSA CIMEIRA DE AGOSTO
VAI TER LUGAR NA PRÓXIMA
5ª.FEIRA NO RESTAURANTE
RICHARDS EM MOSCAVIDE



Se ainda não confirmaste a tua presença, a Dina está à tua espera

a 23 de Agosto de 1939, foi assinado o TRATADO DE NÃO-AGRESSÃO GERMANICO-SOVIETICO

.
UMA DAS PÁGINAS MAIS NEGRAS DA
HISTÓRIA DO SEC XX É SEM DÚVIDA
A ALIANÇA CONTRA NATURA DE
ESTALIN E HITLER.



No início da década de 1930, a ascensão do Partido Nazi ao poder na Alemanha, aumentou as tensões entre estes países, a União Soviética e outros países de etnia eslava, que foram considerados "Untermenschen" ("sub-humanos") de acordo com a ideologia racial nazi. Além disso, os nazis, anti-semitas, associavam a etnia judia com o comunismo e com o capitalismo financeiro, aos quais se opunham. Por conseguinte, a liderança nazi declarou que os eslavos na União Soviética estavam a ser governados por "judeus bolcheviques".

Em 1936, a Alemanha e a Itália fascista, apoiaram os nacionalistas espanhóis na Guerra Civil Espanhola, enquanto os soviéticos apoiaram a parcialmente socialista Segunda República Espanhola, sob a liderança do presidente Manuel Azaña. Naquele mesmo ano, a Alemanha e o Império Japonês entraram no "Pacto Anti-Comintern", e a que se juntou, um ano depois, a Itália.

A feroz retórica anti-soviética de adolf Hitler foi uma das razões pelas quais a Grã-Bretanha e a França decidiram que a participação da União Soviética na Conferência de Munique, em 1938, acerca da Checoslováquia, seria perigosa e inútil. O Acordo de Munique, então assinado, marcou uma anexação parcial alemo da Checoslováquia no final de 1938, seguido da sua dissolução completa, em março de 1939, o que é visto como parte de um apaziguamento da Alemanha realizado pelos Gabinetes de Neville Chamberlain e Édouard Daladier. Esta política levantou de imediato a questão de saber se a União Soviética poderia evitar ser o próximo passo na lista de Hitler.

Nesse contexto, a liderança soviética acreditava que o Ocidente poderia querer incentivar a agressão alemã a Oriente, e que a Grã-Bretanha e a França poderiam ficar neutras no conflito iniciado pela Alemanha Nazi. Pelo lado da Alemanha, devido a que uma aliança com a Grã-Bretanha era impossível, tornava-se necessário estreitar relações mais estreitas com a União Soviética para a obtenção de matérias-primas. Além disso, um bloqueio naval britânico era esperado em caso de guerra, o que iria provocar uma escassez crítica de matérias-primas para o esforço de guerra da Alemanha. Depois do acordo de Munique, aumentaram as necessidades alemãs em termos de abastecimento militar, ao passo que, devido à implementação do terceiro plano quinquenal na URSS, eram essenciais investimentos maciços em tecnologia e equipamentos industriais.

Em 31 de março de 1939, em resposta ao desafio da Alemanha nazi do Acordo de Munique e da ocupação da Checoslováquia, a Grã-Bretanha garantiu o apoio da própria França para garantir a independência da Polónia, da Bélgica, da Romênia, da Grécia e da Turquia. Em 6 de Abril, a Polónia e a Grã-Bretanha concordaram em formalizar a garantia de uma aliança militar. Em 28 de abril, Hitler denunciou o Pacto de Não-Agressão Polaco-Alemão de 1934 e o Acordo Naval Anglo-Germânico de 1935.

O Tratado e suas consequências

Foi assinado em Moscou na madrugada de 24 de agosto de 1939 (mas datada de 23 de agosto) pelo então Ministro do Exterior Soviético Vyacheslav Molotov e pelo então Ministro do Exterior da Alemanha Nazista Joachim von Ribbentrop. Em linhas gerais estabelecia que ambas as nações se comprometiam a manter-se afastadas uma da outra em termos bélicos. Nenhuma nação favoreceria os inimigos da outra, nem tampouco invadiriam os seus respectivos territórios, além do que, a União Soviética não reagiria a uma agressão alemã à Polônia, e que, em contrapartida, a Alemanha apoiaria uma invasão soviética à Finlândia, entre outras concessões.

Em dois Protocolos secretos, os dois governos efectuaram a partilha dos territórios da Europa de Leste em zonas de influência, decidindo que a Polónia deveria deixar de existir (passando o seu território para a Alemanha e para a URSS), que a Lituânia ficaria sob alçada Alemã (meses mais tarde a Alemanha trocou a Lituânia por outra zonas de influência, ficando a Lituânia sob alçada soviética), que a Estónia e a Letónia passariam para a URSS bem como grande parte da Finlândia e vastas zonas da Roménia e da Bulgária.

O Pacto estabelecia também fortes relações comerciais, vitais para os dois países, nomeadamente petróleo soviético da zona do Cáucaso e trigo da Ucrânia, recebendo em contrapartida ajuda, equipamento militar alemão e ouro.

Este novo facto nas relações internacionais alarmou a comunidade das nações, não só porque os nazistas eram supostos inimigos dos comunistas, mas também porque, secretamente, objetivava a divisão dos estados da Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Romênia segundo as esferas de interesses de ambas as partes. O pacto era absolutamente vital para ambos os países: para os alemães assegurava que se poderiam concentrar apenas na sua frente ocidental para além de terem assegurado combustíveis que de outro modo impossibilitariam tais operações. Do lado soviético, a paz e a ajuda militar eram fundamentais, tanto mais que as forças militares não estavam preparadas para qualquer grande combate, como se comprovou na mal sucedida aventura finlandesa de Novembro de 1939 (guerra de inverno).

De todo o mundo, mesmo dentro da própria União soviética,se fizeram avisos a Estaline de que Hitler estaria a aproveitar o tempo para preparar a invasão do seu país.Estaline teimoso ignorou todos, e para muitos é o grande culpado pela invasão,quase sem oposição nos primeiros avanços, e que custou milhões de vidas ao seu Povo.

O pacto durou até 22 de junho de 1941, quando a Alemanha, sem prévio aviso, iniciou a invasão do território soviético pela Operação Barbarossa

segunda-feira, agosto 22, 2011

ooops


Villas Boas tem muita atenção aos glúteos de seus jogadores, como aqui se vê na preparação do artilheiro Torres.

-"You must leave you skin in all matches, even your ass, that's why in take care those of my players" shout Villas Boas to their warriors."

a 22 de agosto nasceu KARLHEINZ STOCKHAUSEN

.
Karlheinz Stockhausen


Karlheinz Stockhausen (Mödrath, 22 de Agosto de 1928 — Kuerten, 5 de Dezembro de 2007) foi um compositor alemão de música contemporânea. Foi colega de Pierre Boulez e ambos estudaram com o compositor e organista Olivier Messiaen.



Considerado um dos maiores compositores do final do século XX, foi o responsável por trabalhos artísticos de grandiosidade indiscutível. As suas obras revolucionaram a percepção de ritmo, melodia e harmonia. Trabalhos como Stimmung e Mikrophonie marcaram época quando da sua estréia pois exigiam do público percepção musical aguçada. De suas obras mais ambiciosas destacam-se o quarteto de cordas com helicópteros (Helikopter-Streichquartett) (que é tocado com estes instrumentos mesmo: um quarteto de cordas e quatro helicópteros), parte integrante de um trabalho em desenvolvimento de mais de dez anos, e a ópera Licht baseada em textos sânscritos e budistas que tem suas partes distribuídas nos dias da semana.


Após ter criado a primeira peça que fazia uso da técnica da síntese aditiva com base na unidade da onda senoidal, Stockhausen compôs dois estudos de música eletrônica (Studie I e Studie II) com o objetivo de analisar as potencialidades dos sons eletrônicos e criar novos timbres sem o auxílio de instrumentos, apenas com a mistura de ondas senoidais (através de um método por ele desenvolvido) e a vibração induzida de uma película com a onda resultante das misturas (princípio da caixa de som). Suas obras seguintes, assim como toda a música eletrônica, tiveram forte embasamento nos resultados que alcançou nessas duas peças musicais. Antes disso o compositor já havia criado um estudo de música concreta,e havia dado à peça o nome de Estude.

Licht

Licht (luz em alemão) é a sua mais ambiciosa e demorada criação. É ciclo de sete meta-óperas (teatro musical), cada uma tendo por título um dia da semana, na qual entendeu unificar história do Universo e história do Homem, o biológico e o religioso, criação e evolução. No total, cerca de 29 horas de música e acção cénica que lhe custaram 27 anos de trabalho, concluído em 2004.

Klang

Quando terminou a composição de Licht iniciou Klang (vocábulo que significa som, mas ao qual se liga um timbre). Esta composição teria 24 partes, correspondendo às 24 horas do dia. Como um Livro de Horas inscrito de sensações acústicas. Compôs as horas I-V e XIII e terá terminado a VII e a X, com estreia prevista para 2008. Uma delas Stockhausen terminou na véspera da sua morte.

Influência

Stockhausen e sua música foram controversos e influentes. As obras Studier I e II (especialmente a segunda) tiveram uma grande influência no desenvolvimento da música eletrônica nas décadas de 1950 e 1960, particularmente nos trabalhos de Franco Evangelisti, Andrzej Dobrowolski e Włodzimierz Kotoński (Skowron 1981, 39). A influência de Kontra-Punkte, Zeitmasse e Gruppen pode ser observada no trabalho de diversos compositores, incluindo obras de Igor Stravinsky como Threni (1957-1958) e Movements para piano e orquestra (1958-1959). Músicos de jazz como Miles Davis (Bergstein 1992), Cecil Taylor, Charles Mingus, Herbie Hancock, Yusef Lateef (Feather 1964) e Anthony Braxton (Radano 1993, 110) citaram Stockhausen como uma influência, assim como artistas do rock como Frank Zappa, que reconhecem o compositor em seu álbum de estréia com o Mothers of Invention, Freak Out! (1966). Os Beatles incluíram uma imagem do compositor na capa de seu álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967. O maestro brasileiro Rogério Duprat foi seu aluno e pioneiro da música eletrônica no Brasil. Richard Wright e Roger Waters do Pink Floyd também consideram Stockhausen como uma influência (Macon 1997, 141). Os fundadores da banda Kraftwerk estudaram com Stockhausen (Flur 2003, 228). Mesmo artistas mais atuais como a cantora Björk, Thom Yorke e Trent Reznor também citam o compositor[2].

sábado, agosto 20, 2011

QUEM CONHECE?


O TERCEIRO E QUARTO DE PÉ ,ASSINALADOS PELAS SETAS SÃO COLEGAS DO ANTIGO RC.
QUEM SÃO?
RESPOSTA PARA
trancaonline@gmail.com

preliminares

.
O marido, ao chegar a casa, no final da noite, diz à mulher que já
estava deitada :
- Querida, eu quero amá-la.
A mulher, que estava quase a dormir, com a voz embolada, responde:
- A mala??? Ahp não sei onde está! Usa a mochila que está no quarto de visitas.
- Não é isso querida, hoje vou amar-te.
- Por mim, podes ir até Júpiter, Saturno e até à m...&%$#, desde que me
deixes dormir em paz!!!

quarta-feira, agosto 17, 2011

VEM AÍ A NOSSA CIMEIRA DESTE MÊS DE AGOSTO

.

VAI SER A IV CIMEIRA DE MOSCAVIDE
E TER LUGAR NO RICHARDS 2 OUTRA
VEZ

A nossa comunidade made in RC, vai encontrar-se ,como sempre acontece nas ultimas quintas feiras de cada mês, no dia 25 no Richards 2, nas instalações do Olivais e Moscavide.



Da nossa PRIMEIRA DINA aqui vai a habitual convocatória:

"Aproxima-se o dia do nosso encontro mensal que será, como já se alvitrara , no " RICHARD´S 2 ", Moscavide, pelas 13 horas do dia 25 de Agosto. Apesar de sempre encontrarmos lugar será melhor confirmarem a vossa presença para que eu possa pedir reserva de mesa, mesmo que não sejamos muitos será mais organizado e menos confuso.

Aguardo vossas respostas até dia 23.

Saudações rceanas...

Dina"

actualidade

.


Santana Lopes quer mudar nome da Santa Casa da Misericórdia para Santa Club of Mercy e abrir até às duas
De resto, já estará a ser preparada a rentrée no Santa Club of Mercy, em Setembro, com dj’s de todo o mundo.
Por outro lado, o sorteio do Euromilhões pode deixar de ser sexta à noite , passa para a madrugada de sábado,e será apresentado pelas meninas do Bar escandinavia em topless.

eles disseram

.
O F.C.PORTO teve mais posse de bola? Parece-lhe a si senhor reporter.Como é sabido a estatistica é uma ciência subjectiva,o que interessa relevar são as alterações dentro das condicionantes estatistica
(MANUEL MACHADO -teinador do V.Guimarães, no flash interview da SPORT TV)
.
Penalty? Qualquer pessoa que perceba de futebol vê que aquilo é apenas uma intervenção resultante da dinâmica fisiológica e um braço em movimento ao redor de um pescoço estático.É una atitude fisico-táctica frequente nos pontapés de canto e que se estuda nas melhores academias de futebol,onde eu sou sempre professor convidado.
(MANUEL MACHADO -IDEM, IDEM)

a 17 de AGOSTO de 1903 ,foi criado o PRÉMIO PULITZER

.
FOI A 17 DE AGOSTO DE 1903
QUE JOSEPH PULITZER CRIOU
O PRÉMIO PULITZER

Prémio Pulitzer
.

O Prêmio Pulitzer é um prêmio americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e música. É administrado pela Universidade de Colúmbia em Nova York. Foi criado em 1917 por desejo de Joseph Pulitzer que, na altura da sua morte, deixou dinheiro à Universidade de Colúmbia. Parte do dinheiro foi usada para começar o curso de jornalismo na universidade em 1912.

O primeiro Prêmio Pulitzer foi dado em 4 de Junho de 1917, e é anunciado sempre em abril. Os indicados são escolhidos por uma banca independente.

Os prêmios são anuais e divididos em 21 categorias. Em vinte delas, os ganhadores recebem um prêmio de dez mil dólares em dinheiro e um certificado. O vencedor na categoria Serviço Publico de Jornalismo ganha uma medalha de ouro; o prêmio de Serviço Público é sempre dado a um jornal, não a um indivíduo, mesmo que um indivíduo seja citado.

Apenas matérias e fotografias publicadas por jornais nos Estados Unidos são elegíveis pelo prêmio de jornalismo.

Categorias do Prêmio Pulitzer nas definições de 2006, na ordem que foram anunciados

Serviço Público
Furo de reportagem
Reportagem investigativa
Reportagem explicativa
Reportagem de denúncia
Reportagem nacional
Reportagem internacional
Reportagem especial
Comentário
Crítica
Editorial
Projeto editorial
Furo de reportagem Fotográfica
Fotografia
Ficção
Drama
História
Poesia
Ensaio
Música
Homenagens

QUEM FOI JOSEPH PULITZER O CRIADOR DO PRÉMIO


Joseph Pulitzer (Makó, 10 de abril de 1847 — Charleston, 29 de outubro de 1911) foi um jornalista e editor estadunidense.

Biografia

Nascido no seio de uma família judia relativamente abastada (o seu pai era um influente comerciante), foi educado em escolas privadas na cidade de Budapeste. Com 17 anos decidiu tornar-se soldado e tentou ingressar nos exércitos Austríaco e Britânico não tendo, todavia, conseguido devido à sua frágil saúde e débil visão. Em 1864 decidiu, pois, emigrar para os Estados Unidos da América, onde serviu nas fieiras do exército federal, num regimento de cavalaria, durante a Guerra de Secessão. Pulitzer falava fluentemente Alemão, Francês e Húngaro, embora tivesse dificuldades no Inglês. Depois da guerra, trabalhou em St. Louis, tendo exercido profissões de baixo estatuto como carregador, bagageiro e empregado de mesa, enquanto estudava, na Biblioteca, Inglês e Direito, e participava na política (em 1869 foi membro da legislatura do Missouri).

Em 1866 teve o seu primeiro emprego como repórter no Westliche Post, um jornal alemão e, cinco anos depois, adquiriu uma parte do jornal. Com 25 anos, Joseph torna-se editor e, em 1874 é admitido em Washington D.C., onde trabalha como correspondente para o New York Sun. Em 1878, criou em St. Louis, pela fusão de dois jornais, o Dispatch e o Evening Post, o Post-Dispatchs, tornando-se uma figura proeminente na cena jornalística. No mesmo ano casa-se com Kate Davis, uma mulher americana da alta sociedade, o que lhe confere um estatuto social mais elevado, e um maior reconhecimento entre a elite social de St. Louis.

Após a mudança para Nova Iorque, comprou, em 1883, o jornal The World, que se tornou num dos jornais mais importantes da época. Pulitzer, adiantando os valores pelos quais se pautaria mais tarde, anunciou que o seu jornal seria "truly democratic, dedicated to the cause of the people rather than to that of the purse potentatates."

O editor revolucionou os jornais com técnicas que alguns admiraram como um “Novo Jornalismo” e outros censuraram como “Jornalismo Amarelo”. Praticou um jornalismo rigoroso, tendo divulgado e combatido, nas páginas do seu jornal, a corrupção política – auto-proclamando-se “um defensor do lado das pessoas e um porta-voz da democracia”, lutando ao lado dos operários por menos horas de trabalho e melhores condições de vida para os pobres, e atacando as grandes companhias e monopólios laborais. Ele foi responsável por uma grande parte da legislação antitrust e pela regulamentação de companhias de seguro industriais. Ao mesmo tempo, foi incriminado de preencher as colunas do seu jornal com uma onda sensacionalista, já que aliava algumas inovações como cartoons, uma página dedicada ao desporto e outra às mulheres, uma edição que aborda crimes, desastres (mudando totalmente a capa do jornal mas também a disposição deste), a um uso exaustivo de imagens, gráficos, cor e publicidade e ainda títulos em letras garrafais. Para Pulitzer “presentation is everything”. Nos anos 90 foi mesmo acusado de práticas de “yellow journalism”, uma vez que servia-se de títulos destacados, notícias sensacionalistas, imagens e publicidade, com o objectivo de atrair leitores da classe trabalhadora e imigrantes. O seu propósito era mesmo aproximar-se das camadas sociais mais desfavorecidas, o que conseguiu através da adopção no jornal do ponto de vista delas e da utilização destes elementos, que tornavam o seu jornal mais atractivo. Pulitzer acreditava que o jornalismo era um serviço público, isto é, destinado às pessoas “pequenas” e não servindo os interesses do grande poder.

No entanto, o seu combate contra a corrupção política por meio da investigação persistia e, em 1909, The World publica um pagamento fraudulento de $40 milhões feito pelos Estados Unidos à Companhia Francesa do Canal do Panamá. A resistência de Joseph Pulitzer a todo o tipo de pressões e a continuação da investigação constituíram uma vitória crucial para a liberdade de imprensa.

Em Maio de 1904, escrevendo para a revista The North American Review, o jornalista sintetizou a sua convicção “Our Republic and its press will rise or fall together (…) The power to mold the future of the Republic will be in the hands of the journalists of future generations.” O editor e jornalista norte-americano tinha ficado cego há alguns anos e viajava a bordo do seu iate Liberty (como havia feito outras vezes quando o seu estado de saúde piorava) quando morreu, em 1911.

terça-feira, agosto 16, 2011

eles disseram

.
Santana Lopes quer mudar nome da Santa Casa da Misericórdia para Santa Club of Mercy e abrir até às duas. Por outro lado, o sorteio do Euromilhões pode deixar de ser sexta à noite e passa para a madrugada de sábado,e será apresentado pelas meninas do Bar Escandinavia em topless.
(BLOG MIL ASNEIRAS)
.
Trapatoni foi campeão com um Fiat 600,a Jesus foi oferecido um Porshe, faltando saber,porém, se terá mãos para tão elevada cilindrada
(FERNANDO GUERRA)
.

ATLÉTICO-BELENENSES no sábado em directo na SPORT TV

.
.
É SABIDO QUE ENTRE NÓS NÃO
HÁ SÓ ADEPTOS DO BENFICA E
SPORTING.

Não, há mais vida para além dos 2 grande de Lisboa.
Entre nós há 2 grandes adeptos dos outros clubes lisboetas.
É o caso do VITOR SANTOS torcedor do seu ATLETICO , e do DANIEL PEREIRA adepto "roxo" pelo seu BELENENSES.

Pois a SPORT TV, ao saber que a TAP alberga este 2 grandes vultos de bancada, resolveu transmitir em directo, o primeiro jogo da LIGA ORANGINA.
o BELENENSES-ATLETICO

O jogo da jornada inaugural da Liga Orangina que o Atlétic odisputará com o Belenenses no Estádio do Restelo, vai trazer aos telespecgtadores e aos amantes do bom futebol, um jogo que se veja, de grande qualidade, como não se tem visto desde que estes dois tradicionais de Lisboa abandonaram a 1ª.divisão.



O jogo será transmitido pela Sport TV no Sábado dia 20 de Agosto às17h15, e será case study da Universidade de Minesota que faz deslocar a Portugal 10 professores universitários daquela famosa unidade de saber.

segunda-feira, agosto 15, 2011

actualidade

.
Uma garotinha perguntou à mãe:
- "Mamã, posso levar a cachorrinha para andar em volta do quarteirão?"
A mãe respondeu:
- "Não, porque ela está no cio."
- "O que é isso?", perguntou a menina.
- "Vá perguntar ao seu pai. Acho que ele está na garagem."
A garotinha foi até à garagem e disse:
- "Pai, posso levar a Lu laBelle para uma volta no quarteirão? Eu pedi à
mãe, mas ela disse que a cachorrinha está no cio, então eu vim falar com o
pai..."
O pai disse:
- "Traga a LulaBelle aqui."
Então pegou num pano, embebeu-o com gasolina e esfregou as costas da
cachorrinha com o pano a fim de disfarçar o cheiro, e disse:
- "Tudo bem, pode ir, mas mantenha LulaBelle na coleira e só dê uma voltaao
quarteirão."
A garotinha saiu e voltou poucos minutos depois sem a cachorrinha na
coleira. Surpreso, o pai perguntou:
- "Onde está a LulaBelle?"
A garotinha disse:
- "Acabou a gasolina dela a meio do quarteirão e por isso, outro cachorro
está a empurra-la até nossa casa."

sexta-feira, agosto 12, 2011

CIMEIRA DOS LAGARTOS EM ODIVELAS

.

A IDEIA DO DE TOMÉ GOMES DE REUNIR
SPORTIGUISTAS À VOLTA DUMA MESA
CHEIA DE CARACÓIS, REVELOU-SE
VENCEDORA, E A PRESENÇA DE LAMPIÕES
CONVIDADOS ,APIMENTOU E ENOBRECEU
O ENCONTRO.


Havia uma certa expectativa em relação à presença do líder da bancada dos lamps na Cimeira dos rivais.
Ele veio , e de camisinha vermelha.


Mas não foi o único vermelhusco, apareceram mais lamps que muito animaram a tarde.


A rivalidade colorida que tanto tem animado a SALA DE CONVIVIO DO RC, e já antes teve tradição no 7º.andar do Edificio 25 do Aeroporto, do velho RC, com animados debates de célebres lampiões como o Abel Cotrim, o Alvaro Matos, o Sampaio, o Faustino e outros, e os lagartos Mendonça, Norberto, Candeias, Azevedo, Chico Santos Costa e o Giovanni, entro outros, foi agora em Odivelas lembrada.

O anfitrião Tomé Gomes e o Abilio Azevedo tinham preparado uma cadeirinha

especial para o nosso convidado de honra o Soba Vermelhusco,também

conhecido por Fasutino, que logo à chegada, e trajando de vermelho sanguinolento, mostrou cara de poucos amigos



e depois de tomar conhecimento do tal assunto àparte, tentou agredir aqui o vosso escriba....


À mesa ,ainda que com maioria verde, havia personalidades do lado desinteressante da Segunda Circular.






Os caracóis embora em maioria,

tiveram a companhia desafiadora de garbosos polvos



e de picapaus com imenso molho, que muito encantou o chefe da delegação dos lampiões.

As provocações nunca estiveram ausentes, e foram chamados à colação episódios com o tunel da Luz, as tontices do Sousa Cintra, os 7-1 de Alvalade, os 6-3 do João Pinto, o barco do Vale e Azevedo entre outros ...





Um momento alto foi provocado pelo Azevedo que envergando o "manto sagrado" saudou efusivamente o Faustino



E o Soba Vermelhusco? como avaliaram os Lagartos a sua participação na nossa Cimeira?


primeiro falou o anfitrião, o Tomé.

Depois

depois o Azevedo,

que trouxe o seu neto Diogo
mais um Sportiguista da nova geração

E entre piropos e provocações, e o café final para rebater, as conclusões finais foram de júbilo pelo que acabara de acontecer ali, lamps e lagartos juntos à mesa a divertirem-se sem se matar uns aos outros.

Isto vai repetir-se, enquanto isso, a guerra vai seguir-se na SALA DE CONVIVIO DO RC.
Não percam.

AGÊNCIAS DE RATING, PARA TÓTÓS

.

O QUE SÃO AGÊNCIAS DE RATING:

Todos os dias o Miguel, filho do dono da mercearia, rouba pastilhas
elásticas ao pai para as vender aos colegas na escola.

Os colegas, cujos pais não lhes dão muito dinheiro, apenas lhe vão
comprando uma pastilha diária.

Mas o Miguel que não consegue escoar a sua oferta, começa a vender
pastilhas a crédito: os colegas não resistem e habituam-se a consumir
em média 3 pastilhas diárias, pagando uma e ficando a dever duas.

Até que um dia já todos devem bastante dinheiro ao Miguel, por isso
ele conversa com o "Intrujas", - alcunha do matulão lá escola, um gajo
que já chumbou quatro vezes - e nomeia-o a sua "agência de rating".

Basicamente, cada vez que um miúdo quer ficar a dever pastilhas ao
Miguel, é o Intrujas que dá o aval, classificando e informando a
capacidade financeira de cada um dos putos com "A+", "A", "A-", "B"...
e por aí fora.

A Ritinha, por exemplo, já está com uma dívida muito grande e, em
consequência, o Intrujas-agência-de-rating já ameaçou baixar-lhe o
rating e informar o Miguel.

Para além disso, a Ritinha tem um peso na consciência ainda maior que
a dívida e, por isso, acaba por confessar aos pais que tem consumido
mais pastilhas do que devia. Os pais ao perceberem que a Ritinha está
seriamente endividada, estabelecem um plano de ajuda para que ela
possa saldar a sua dívida, aumentando-lhe a semanada, mas obrigando-a
a prometer que não consumirá mais que uma pastilha diária enquanto não
pagar a dívida contraída.

O Intrujas, quando descobre isto, desce imediatamente o rating da
Ritinha junto do Miguel que, por sua vez, passa a vender-lhe cada
pastilha pelo dobro do preço.

Desta forma, a Ritinha prolonga o pagamento da sua dívida e o Miguel
divide o lucro daí obtido com o Intrujas que, como é o mais forte, é
respeitado por todos.

quinta-feira, agosto 11, 2011

a 11 de Agosto nasceu FERNANDO ARRABAL

.
Fernando Arrabal



Fernando Arrabal (Melilla, 11 de agosto de 1932), é um escritor, dramaturgo e cineasta espanhol. Vive na França desde 1955, segundo sua definição é um desterrado.

Aprendeu a ler e escrever em Ciudad Rodrigo (Salamanca) (prêmio nacional de «superdotado» aos dez anos) e realizou seus estudos universitários em Madrid.

Ainda criança sofreu o misterioso desaparecimento de seu pai, condenado à morte e depois fugado. A causa deste trauma, como escreveu o prêmio Nobel Vicente Aleixandre, '"'el conocimiento que aporta Arrabal está teñido de una luz moral que está en la materia misma de su arte" (em português: "o conhecimento que carrega Arrabal está preso a uma luz moral que está na própria matéria de sua arte").

Dirigiu sete longas-metragens. Publicou quatorze novelas, sete centenas de livros de poesía,vários textos para teatro, vários ensaios e a sua famosa Carta al General Franco em vida do ditador. Seu teatro completo editado nas principais línguas tem sido publicado, em dois volmes de mais de duas mil páginas, na Colección Clásicos Castellanos de Espasa.

Com Alejandro Jodorowsky e Roland Topor fundou em 1963 o Grupo Pánico. É Trascendent Satrape (Pataphysique) do Collège de 'Pataphysique desde 1990. Nos últimos 50 anos, quarenta personaldades receberam essa distinção, dentre elas: Marcel Duchamp, Eugène Ionesco, Man Ray, Boris Vian, Dario Fo, Umberto Eco e Jean Baudrillard. Amigo de Andy Warhol e de Tristan Tzara, participou do grupo surrealista de André Breton: Mel Gussow o considerou o único sobrevivente dos "três avatares da modernidade".
Fernando Arrabal é o autor de um teatro genial, brutal, surpreendente e gozosamente provocador. Um potlatch dramatúrgico donde la chatarra de nuestras sociedades "avanzadas" se carboniza en la pista festiva de una revolución permanente. Herdeiro da lucidez de um Kafka e do humor de un Jarry; por sua violencia é aparentado de Sade au de Artaud. Porém é provavelmente o único a ter, levado a irrisão tão longe. Gozosamente lúdico, rebelde e boêmio sua obra é a síndrome de nossa época de alambradas: uma forma de manter-se alerta. Dictionnaire des littératures de langue française.(Editions Bordas.)


Ele aprendeu a ler e escrever em Ciudad Rodrigo (recebeu o Prêmio nacional de superdotado aos 10 anos) e fez seus estudos universitários em Madri.

Em sua infância sofre com o desaparecimento misterioso de seu pai, condenado à morte pelo regime de Franco e foragido em 1941.

Arrabal foi julgado e preso pelo regime franquista em 1967 devido ao engajamento político de sua obra. Durante seu encarceramento recebeu o apoio de inúmeros escritores da época, de François Mauriac à Arthur Miller, e uma declaração de Samuel Beckett ao tribunal pedindo sua absolvição: Se existe culpa, que ela seja analisada à luz do grande mérito de ontem e da grande promessa de amanhã e, portanto, perdoada. Que Fernando Arrabal seja entregue à sua própria pena.

Após a morte do General Franco, ele foi incluído - ao lado de Carrillo, la Pasionaria, Líster e El Campesino- no grupo dos cinco espanhóis mais perigosos e impedido de retornar ao país. Anos mais tarde terá reconhecimento na Espanha com uma centena de distinções, dentre elas dois prêmios nacionais de teatro. Algumas peças obtiveram grande sucesso como é o caso de Carta de Amor, com María Jesús Valdés.

Premios

Apesar de ser um dos escritores mais controvertidos de seu tempo, tem recebido o aplauso internacional por sua obra (Grande Prêmio de Teatro da Academia Francesa, o Nabokov de novela, o Espasa de ensaio, o World's Theater etc.).

O Colégio de Patafísica lhe tem distinguido com o título de «Trascendente Sátrapa » (equivalente do Nobel para este colégio). Distinção que neste último meio século receberam quarenta personalidades como Marcel Duchamp, Eugene Ionesco, Man Ray, Boris Vian, Dario Fo, Jean Baudrillard e Umberto Eco.

Foi último finalista do Cervantes 2001 com o apoio de Camilo José Cela. Le Mage assegura que foi finalista do Nobel 2005, prêmio que tem solicitado para o autor várias instituições e personalidades. Em 14 de julho de 2005 se lhe outorgou a légion d'honneur.

Narrativa
Baal Babilonia
Fiesta y ritos de la confusión
La torre herida por el rayo
La virgen roja
La hija de King Kong
La extravagante cruzada de un castrado enamorado
La matarife en el invernadero
Levitación
El mono
’’La piedra iluminada
’’El entierro de la sardina
’’Un teniente abandonado
’’Porté disparu.
Champagne pour tous

Com suas novelas ganhou o prêmio Nadal (equivalente ao Goncourt ou ao Pulitzer) e o Nabokov Internacional.

Obra poética

Sete centenas de livros ilustrados por Pablo Picasso, Salvador Dalí, René Magritte, etc., entre os quais se destaca
Mis humildes paraísos e
La piedra de la locura

Obra dramática

Uma centena de obras de teatro publicadas em dez e nove volumes:

El triciclo (em portugues: O triciclo)(1953)
Fando et Lis (1955)
Guernica (1959)
La Bicicleta del condenado (1959)
El Gran Ceremonial (1963)
'El arquitecto y el emperador de Asiria (em portugues: O Arquiteto e o Imperador da Assíria)(1966)
El Jardín de las delicias (1967)
El laberinto (1967)
Une tortue nomée Dostoiëwsky (1967)
Bestialidad erótica (1968)
El Cielo y la Mierda (1972)
El cementerio de automóviles (1959)(em português: O cemitério de automóveis
Jóvenes bárbaros de hoy
...Y pusieron esposas a las flores
La tour de Babel
Inquisición
Carta de amor (como un suplicio chino)
La noche también es un sol
Jóvenes bárbaros de hoy
Delicias de la carne

Uma de suas obras dramáticas mais importantes é El arquitecto y el emperador de Asiria, uma obra pânica, escrita na segunda etapa de sua vida drámática.

Arrabal é provavelmente o dramaturgo mais representado atualmente. Lista de representações


j.irqi comme un cheval fou, de fernando arrabal

Obra cinematográfica

Fernando Arrabal realizou sete longas-metragens como diretor:
Viva la muerte
Iré como un caballo loco
El árbol de Guernica
La Odisea del Pacífico
Cementerio de automóviles
¡Adiós Babilonia!
Borges: una vita di poesía

Ensaios
La dudosa luz del día
El Greco
Bobby Fischer: el rey maldito
Carta al Gral. Franco
1984: Carta a Fidel Castro
Carta a Stalin
Un esclavo llamado Cervantes
Goya-Dalí
Echecs et mythes
Fêtes et défaites sur l'échiquier
Les échecs féériques et libertaires
Le frénétique du spasme (1991)
Houellebecq!

actualidade

.


Agora que o Governo Portas/Coelho está a tratar dos pobrezinhos como o fazia Salazar, tirando os direitos a quem trabalha para depois lhes dar migalhas como esmola, como sempre desejou a alma caridosa e "cristã" do Portas,lembro aquele livrinho da 1ª.classe, que muitos tem saudades, não pelo conteúdo (de que não se lembram),mas porque eram novos quando por ele aprenderam.
Se se lembrassem, apercebiam-se de que os valores que então se passava às crianças como nós, eram os de obediência cega ao Poder, as de um assistencialismo hipócrita que negando os direitos aos cidadãos elegia a esmola como solução.
Lembvrem-se deste texto, e espantem-se:

«Os pobrezinhos
- Batem à porta. Meu filho, vai ver quem é.
- É um pobre, minha mãe, um pobrezinho a pedir esmola.
A mãe veio logo com um prato de sopa e deu-o ao pobre. Depois, voltou para a sala de costura e deixou o filho a fazer companhia ao mendigo. Este, quando acabou de comer, disse por despedida:
- Deus faça bem a quem bem faz!
O menino ficou comovido: - Que pena tive do pobrezinho!
- E é caso para isso, respondeu a mãe. Os pobres são nossos irmãos. Devemos fazer-lhes todo o bem que pudermos. Jesus ensinou que até um copo de água, dado aos pobres por caridade, terá grande prémio no céu


CIMEIRA DOS LAGARTOS, HOJE À TARDE EM ODIVELAS

.
É HOJE QUE SE REALIZA A CIMEIRA
DOS LAGARTOS EM ODIVELAS, COM
A PRESENÇA DE CONVIDADOS DO
OUTRO LADO DA 2ª.CIRCULAR

A esta hora, são aos milhares os sportinguistas na estrada a caminho de Odivelas, e já são muitos os que se acumulam à porta do Restaurante Lenita, onde se vai desenrolar o evento



Há sportinguistas que vêm em chartrs da China ,de Toronto, de Castro Verde e até das Avenidas Novas.



quarta-feira, agosto 10, 2011

preliminares

.
Bastiana, esposa de Zé do Leite de Bodocó, ia pela rua de Ouricuri - PE, quando cruzou com o sacerdote. O padre disse-lhe:
- Bom dia. Por acaso você não é a Bastiana, a qual casei há quatro anos na minha antiga diocese, Bodocó?
Ela respondeu:
- Sim, padre, sou eu mesma!
O sacerdote perguntou:
- Mas não me lembro de ter batizado um filho seu. Não teve nenhum?
Ela respondeu:
- Não, padre, ainda não.
O padre disse:
- Bem, na próxima semana viajo para Roma. Se você quiser, acendo lá uma vela por você e por seu marido, para que recebam a bênção de poder ter filhos.
Ela respondeu:
- Oh! Padre, muito obrigada, ficaremos ambos muito gratos!
Alguns anos mais tarde encontraram-se novamente. O sacerdote, já ancião, perguntou:
- Bom dia, Bastiana. Como está agora? Já teve filhos?
Ela respondeu:
- Oh, sim, padre, 3 pares de gêmeos e mais 4. No total 10! Indo para o décimo primeiro!
Disse o padre:
- Bendito seja o Senhor! Que maravilha! ... E onde está o seu marido?
- Está a caminho de Roma, para ver se apaga a merda daquela vela !

A CIMEIRA DOS NOSSOS LAGARTOS, é já amanhã

.
AMANHÃ ,ODIVELAS VAI-SE TINGIR
DE VERDE, DA CÔR DOS LAGARTOS.




OS NOSSOS lAGARTOS ,por iniciativa do lagartão TOMÉ GOMES, vão reunir-se amanhã pelas 4 da tarde, no Restaurante LENITA, na cidade verde de Odivelas,na R. Amadeu S Cardoso 10 - A Odivelas, ODIVELAS , perto das piscinas.

O mote são os caracóis, mas há mais vida para além dos caracóis e quem quiser trincar outra coisa, faça o favor.

Os Lagartos, não vão estar sós, pois vão estar presentes alguns representantes do outro lado da 2ª.Circular, dos lampiões.
É esperada, mesmo, a presença do Soba Vermelhusco, e também das meninas das Cheer Leaders da Luz.

-"Não é necessário levar o manto sagrado (a camisola do nosso Sportinguinho) pois para nos afirmarmos não precisamos de artefactos ,disse à nossa reportagem um dos leões que vai lá estar" e ainda, "E o Soba que se cuide".

BEETHOVEN, SYNPHONY Nº.5 AND MAMBO

.

a 10 de Agosto nasceu CAVOUR

.
Camilo Benso, conde de Cavour

Primeiro-ministro Itália
Camilo Benso, Conde de Cavour, em italiano Camillo Benso, conte di Cavour, (Turim, 10 de agosto de 1810 — Turim, 6 de junho de 1861) foi um político italiano. Ocupou o cargo de primeiro-ministro do Reino de Itália entre 23 de março de 1861 até 6 de junho de 1861. Foi estadista piemontês, líder agricultor, financista e industrial.


Segundo filho do marquês Michele Benso e da suíça Adèle de Sellon, Cavour foi, enquanto jovem, oficial do exército do Reino da Sardenha. Deixou a vida militar em 1831, viajou pela Europa durante quatro anos estudando particularmente os efeitos da revolução industrial na Grã-Bretanha, França e Suíça, absorvendo os princípios econômicos, sociais e políticos do sistema liberal britânico.

Ao voltar ao Piemonte em 1835, ocupou-se sobretudo de agricultura, e se interessou também de economia e pela difusão de escolas e creches. Graças a sua atividade comercial e bancária, Cavour chegou a ser um dos homens mais ricos do Piemonte. A fundação do diário "Il Risorgimento" em dezembro 1847, marcou o início de seu compromisso político. Segundo ele, somente uma profunda reestruturação das instituições políticas piemontesas e a criação de um Estado territorialmente amplo e unido na Itália, poderia permitir a realização do processo de desenvolvimento e crescimento econômico-social que ele mesmo promoveu através da sua própria iniciativa nos anos anteriores.

No ano de 1850, sendo que se pôs em evidencia na defesa das leis Siccardi (leis promovidas para diminuir os privilégios do clero e que previam a abolição dos tribunais eclesiásticos e do direito de asilo nas igrejas e nos conventos, a redução do número das festividades religiosas, a proibição das corporações eclesiásticas de comprarem bens e receberem heranças ou donativos sem a permissão do governo), Cavour foi chamado a participar do gabinete D'Azeglio como ministro da agricultura, do comércio e da marinha. Em seguida foi nomeado ministro das finanças, e neste cargo ele foi logo adquirindo uma posição de destaque. A sua reputação de homem liberal levou Vítor Emanuel II, rei da Sardenha, a chamá-lo para o lugar de primeiro-ministro (4 de novembro de 1852), com o intuito de uma harmonização entre centro-esquerda e o centro-direita, tão necessária à solidez do governo

Quando foi nomeado presidente do conselho (primeiro-ministro), ele já tinha em mente um programa político muito claro e definido e estava decidido a realizá-lo embora ciente também das dificuldade que teria de superar. O principal obstáculo derivava do fato de que ele não gozava da simpatia dos setores extremos do parlamento, enquanto a esquerda não acreditava nas suas intenções reformadoras, a direita achava-o um perigoso jacobino revolucionário e demolidor das tradições seculares.

As Revoluções de 1848 na Itália tornaram claro que a unificação deveria vir através de ações do Estado italiano mais forte, o Reino da Sardenha. Ele visou sobretudo, em matéria de política interna, fazer da Sardenha um Estado constitucional, inspirado num liberalismo moderado e progressivo, onde a liberdade seria a premissa de todas as iniciativas. Convencido de que os progressos econômicos eram de importância fundamental para a vida política de um país, ele dedicou-se a uma radical renovação da economia piemontesa:
a agricultura foi valorizada e modernizada graças ao uso contínuo de adubos químicos que eram cada vez mais difundidos, a uma vasta obra de canalização destinada a eliminara freqüente falta de água para a irrigação, e a facilidade de transporte dos produtos agrícolas;
a industria foi renovada e fortalecida através da criação de novas fábricas e ao aumento da.capacidade produtiva daquelas já existentes especialmente as do setor têxtil;
o comércio fundado no livre intercâmbio interno e externo e facilitado por uma série de tratados com a França, Bélgica e Holanda ( 1851-1858), conseguiu um forte crescimento.

Além disto tomou medidas para:
renovar o sistema fiscal, baseando-o não somente sobre impostos indiretos, mas também sobre os impostos diretos que afetam sobretudo as grandes rendas;
fortalecer os bancos com a instituição de um "Banco Nacional" para a concessão de empréstimos com juros não muitos elevados.

A progressiva consolidação política, econômica e militar, direcionou Cavour a uma ousada política externa capaz de tirar o Piemonte-Sardenha do isolamento. Num primeiro momento, ele pensou que não era oportuno destacar-se do velho programa de Carlos Alberto (que visava a saída do Império Austríaco do Reino Lombardo-Vêneto e a conseguinte unificação da Itália do Norte sob a monarquia dos Saboia), todavia em seguida advertiu a possibilidade de alargar sua política em sentido nacional, aderindo ao programa unitário de Mazzini, em bases monárquicas e liberais. De qualquer modo, o primeiro passo era o de impor o problema italiano à atenção europeia, e para isso ele usou todo ou seu talento.

A entrada do Piemonte-Sardenha na guerra da Crimeia deu-lhe voz internacional e a chance de alianças essenciais para o fim do controle austríaco sobre a Itália. No dia 21 de julho de 1858, encontrou Napoleão III em Plombières onde foram criadas as bases de uma aliança contra o Império Austríaco. O tratado oficial estabelecia que:
a França interviria ao lado do Piemonte somente no caso em que a Áustria fosse a agressora;
em caso de vitória, se formariam na Itália quatro Estados reunidos em uma única confederação colocada sob a presidência honorária do Papa, mas dominada substancialmente pelo Piemonte-Sardenha: um no norte da Itália com a anexação ao Reino de Sardenha, do Reino Lombardo-Vêneto, dos ducados de Parma e Módena e da restante parte da Emília-Romanha; um na Itália Central, compreendendo a Toscana, Marcas e a Úmbria; um terceiro no sul da Itália correspondente ao Reino das Duas Sicílias; um quarto formado pelo Estados Pontifícios, com Roma e arredores.
Em compensação pela ajuda fornecida pela França, o Piemonte deveria ceder para Napoleão III os atuais departamentos franceses de Saboia e Alta Saboia, além do condado de Nice.

É bastante evidente como um tratado deste tipo não tinha absolutamente em conta as aspirações unitárias da maior parte da população italiana, e que visava somente eliminar o predomínio austríaco na península.

A segunda guerra de independência permitiu a aquisição da Lombardia, mas a extensão do movimento democrático-nacional suscitou nos franceses o medo de que a Itália pudesse criar um Estado unitário forte demais: o armistício de Villafranca provocou o congelamento temporário das agitações e também a decisão de Cavour de abandonar a chefia do governo.

Ele voltou ao cargo no começo de 1860, quando conseguiu novamente o apoio francês e foi o arquiteto da unificação de todo o norte da Itália sob a liderança de Vítor Emanuel II, em 1859. Cavour utilizou a expedição dos Mil de Garibaldi à Sicília e Nápoles no ano seguinte para trazer estes Estados para a Itália unificada. Na mesma época, ordenou a invasão dos Estados Pontifícios. A habilidade diplomática de Cavour em manter o consentimento das potências europeias e a fidelidade de Garibaldi no dito "Itália e Vítor Emanuel" levaram, assim, à proclamação do Reino de Itália no dia 17 de março de 1861. Primeira pessoa a ocupar o cargo de primeiro-ministro italiano, em fevereiro de 1861, Cavour morreu quatro meses depois, ainda negociando para assegurar a completa unificação italiana com a inclusão de Veneza e dos Estados Pontifícios

terça-feira, agosto 09, 2011

ELES DISSERAM

.
Que há de novo? O Porto ganhou a Super Taça.
Não percebeu a pergunta, eu queria saber o que há de novo...
(BARBA & CABELO-A BOLA)
.
Teresa Morais, secretaria do Estado dos Assuntos Parlamentares nomeou uma dezena de pessoas para o seu Gabinete - todas mulheres.Uma escolha colossalmente homógenea do membro do Executico que também têm a pasta da "Igualdade"...
(Expresso)
.
A nossa vida só melhora quando o ultimo agente de rating da Standard & Poors, morrer enforcado nas tripas do ultimo agente de rating da Moodys.
(ERN ELM))

SUDDENLY IN LONDON


AFTER ALL TAP IS WORLD WIDE

segunda-feira, agosto 08, 2011

preliminares

.
Uma garotinha pergunta à sua Mãe:
- "Mamã, como se criou a raça humana?"
A Mãe respondeu:
- "Deus criou Adão e Eva e eles tiveram filhos, netos. bisnetos e
assim se foi formando a raça humana"
Dois dias depois, a garotinha faz a mesma pergunta ao Pai. O Pai respondeu:
- "Há muitos anos existiram macacos que foram evoluindo até chegarem aos seres humanos que vês hoje"
A garotinha toda confundida foi ter com a Mãe e disse-lhe:
- "Mamã, como é possivel que tu digas que a raça humana foi criada por
Deus e o Papá diga que a raça humana resultou da evolução a partir dos
macacos?"
A Mãe, depois de pensar um pouco, respondeu:
- "Olha, minha querida filha, é muito simples. Eu falei-te da minha
família e o teu pai falou-te da dele ! "

VITORINO no TEATRO DO BAIRRO

.
NO ULTIMO SÁBADO A TRANCA
ESTEVE NO TEATRO DO BAIRRO
E ASSISTIU À ACTUAÇÃO DE
VITORINO.



O Teatro do Bairro veio trazer ao velho Bairro Alto uma multiplicidade de opções culturais diárias , do teatro, à musica ligeira, ao Jazz, ao Fado,
ao Chorinho brasileiro, ao cinema, que preenchem como nunca acontecera antes num só espaço em Lisboa.



O espaço é simpático, agradável ,dispõe bem, e quem lá vai uma vez, aposto que voltará.

Desta vez estive no espectáculo de Vitorino, na sua faceta sul americana, ou melhor, portenha, Argentina ,de Buenos Aires, que tanto parece ter encantado o nosso cantautor do Redondo.

Percebo perfeitamente que assim tenha acontecido, pois Buenos Aires e especialmente o seu "Barrio de la Boca" também de deixaram fascinado. Pelas

pessoas, pelas côres e pela alegria contagiante que se curte nas suas bodegas, tabernas, onde ninguém consegue ficar indiferente , quer ao tango ,quer ao calôr humano dos portenhos sempre em festa.Se não vibrares logo aparece alguem que te abana, que te desperta.

Vitorino trouxe-nos a magia de Buenos Aires
de que deixo aqui um pequeno exerto



e trouxe-nos um fantástico "performer" na viola, o Ramon Maschio

um apaixonado por lisboa também.

E agora dêem uma vista de olhos ao program desta semana:
Cliquem em cima da imagem para vêr melhor

Acreditem, ESTA É UMA NOVA MANEIRA DE SE ESTAR NO BAIRRO ALTO!!!

a 8 de AGOSTO de 1972 ,NIXON caiu derrotado pelo WATERGATE

.
Caso Watergate

Richard Nixon deixa a Casa Branca em consequência do Caso Watergate.
O caso Watergate foi o escândalo político ocorrido na década de 1970 nos Estados Unidos da América que, ao vir à tona, acabou por culminar com a renúncia do presidente americano Richard Nixon eleito pelo partido republicano. "Watergate" de certo modo tornou-se um caso paradigmático de corrupção.

O caso

Em 18 de Junho de 1972, o jornal Washington Post noticiava na primeira página o assalto do dia anterior à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, na capital dos Estados Unidos. Durante a campanha eleitoral, cinco pessoas foram detidas quando tentavam fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata.

Bob Woodward e Carl Bernstein, dois repórteres do Washington Post, começaram a investigar o então já chamado caso Watergate. Durante muitos meses, os dois repórteres estabeleceram as ligações entre a Casa Branca e o assalto ao edifício de Watergate. Eles foram informados por uma pessoa conhecida apenas por Garganta profunda (Deep Throat) que revelou que o presidente sabia das operações ilegais.

Richard Nixon foi eleito presidente em 1968, sucedendo a Lyndon Johnson, tornando-se o terceiro presidente dos Estados Unidos a ter de lidar com a Guerra do Vietnã. Nixon voltou a candidatar-se em 1972, tendo como opositor o senador democrata George McGovern, e obteve uma vitória esmagadora, ganhando em 48 dos 50 estados. McGovern venceu apenas em Massachusetts e em Washington.

Foi durante essa campanha de 1972 que se verificou o incidente na sede do Comitê Nacional Democrático. Durante a investigação oficial que se seguiu, foram apreendidas fitas gravadas que demonstravam que o presidente tinha conhecimento das operações ilegais contra a oposição. Em 9 de Agosto de 1974, quando várias provas já ligavam os atos de espionagem ao Partido Republicano, Nixon renunciou à presidência. Foi substituído pelo vice Gerald Ford, que assinou uma anistia, retirando-lhe as devidas responsabilidades legais perante qualquer infração que tivesse cometido.

Por muitos anos a identidade de "Garganta Profunda" foi desconhecida, até que a 31 de Maio de 2005 o ex-vice-presidente do FBI, W. Mark Felt, revelou que era o Garganta. Bob Woodward e Carl Bernstein confirmaram o fato.

Adaptação ao cinema

A carta de renúncia de Nixon

O Caso Watergate foi retratado ainda em forma cinematográfica no filme "Todos os Homens do Presidente" tendo como protagonistas os atores Robert Redford e Dustin Hoffman representando Bob Woodward e Carl Bernstein respectivamente. O filme foi dirigido por Alan J. Pakula e ganhou 4 Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Jason Robards), Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado. Foi ainda indicado em outras 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Jane Alexander) e Melhor Edição.

Em Forrest Gump, Forrest descobre o caso.

Em Nixon, filme realizado por Oliver Stone, com interpretações de: Anthony Hopkins (no papel de Richard M. Nixon), Joan Allen e Ed Harris, este caso é também retratado.

Em 2008, o filme Frost/Nixon, de Ron Howard, retratou uma série de entrevistas pós-Watergate dadas por Nixon em 1977 para o jornalista britânico David Frost, interpretado por Michael Sheen. Neste filme, Frank Langella recebeu uma indicação para o Oscar de melhor ator interpretando Nixon.

actualidade

.


Cuidado

sábado, agosto 06, 2011

LOGO À NOITE , VITORINO NA TEATRO DO BAIRRO

.
NO TEATRO DO BAIRRO VAI
ESTAR LOO PELAS 22,30
O CANTAUTOR VITORINO



A TRANCA vai lá estar e recomenda aos nossos companheiros e leitores uma saltada até ao Bairro Alto, onde o novo Teatro do Bairro tem vindo a dar uma outra vida, e sempre espectáculos de qualidade.

ARTE EM PAPEL DE JEFF NISHINAKA

.
A TRANCA MOSTRA AQUI A ARTE
EM PAPEL DE JEFF NISHINAKA
"BY APOINTMENT" DO FAUSTINO


As Esculturas de Papel de Jeff Nishinaka
O norte americano Jeff Nishinaka é mestre na arte de tranformar papel em esculturas.
Jeff Nishinaka de Los Angeles, é o primeiro escultor de papel do Mundo com 28 anos de uma prolífica carreira.
Para ele, o papel é uma coisa viva, que respira e tem vida própria; ele tenta apenas re-direccionar essa energia em algo que se sente animado e vivo.
Usando sua enorme criatividade e habilidade, através de luz e sobreposição, Nishinaka cria elaboradas esculturas em 3D. Em um primeiro olhar, tem-se certeza que o suporte da obra é marmore ou outro tipo de material semelhante, mas na verdade, é puramente papel. Uma fantástica combinação de papel, sombra, relevo, criatividade e realismo. Pode-se dizer que a arte de Nishinaka é uma nova definição e conceito do papel!