quarta-feira, fevereiro 29, 2012

ENTRUDANÇAS

.
JÁ AQUI TINHA FALADO NO
CARNAVAL ALENTEJANO DA
VILA DE ENTRADAS, QUE
MUITOS DE NÓS CONHECEM
.

Entradas, uma bonita freguesia de Castro Verde, tem um Carnaval de 3 dias b em dferente dos demais, pelo cunho alentejano que dá à sua programação e pela dinâmica que incute às festividades , o que leva em cada ano, muitos forasteiros a aparecer ,acampando num espaço às tendas.

Durante 3 dias ninguém pára, con eventos sucessivos a preencher todos os instantes , alguns expontâneos e de criação própria.

Mostro hoje aqui algumas imagens da edição deste ano:

Num dos eventos, Pedro Mestre,um eximio tocador de viola campaniça, reuniu 23 violas tendo sido este o efeito


João Pestana, um notável animador de rua, fóra de qualquer programação, é um criativo nato e uma vez mais garantiu o bom humôr com a boa música que produz.


Também as oficinas de dança atraiem muitos jovens e menos jovens, que de dança em dança preenchem os 3 dias do Entrudanças.

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

a 27 de FEVEREIRO nasceu BAPTISTA BASTOS

.
Armando Baptista-Bastos


Armando Baptista-Bastos (Lisboa, 27 de Fevereiro de 1934), jornalista e escritor português.

Estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e no Lycée Français Charles Lepierre, em Lisboa. Iniciou a sua carreira profissional na redacção de O Século passando, de seguida, a subchefe de redacção de O Século Ilustrado. Foi redactor de outros jornais, como O Diário, República, Europeu, Almaque, Seara Nova, Gazeta Musical e Todas as Artes, Época, Sábado e Diário Popular, onde permaceu por duas décadas. Foi correspondente da Agence France-Presse, em Lisboa. Assinou ainda várias colunas no Jornal de Notícias, A Bola, Tempo Livre e, como crítico, colaborou com o Jornal de Letras, Artes e Ideias, o Expresso, o Jornal do Fundão, o Correio do Minho e o Diário Económico. Fundou ainda o semanário O Ponto, periódico que registou uma série de entrevistas semanais. Na rádio leu as suas crónicas, nomeadamente na Antena 1 e na Rádio Comercial. Actualmente é colunista do Diário de Notícias, do Jornal de Negócios e do Jornal do Fundão.

Na televisão deu-se a conhecer como apresentador, na década de 1990, do programa Conversas Secretas na SIC. A convite do jornal Público, realizou uma série de dezasseis entrevistas sob a designação «Onde é que você estava no 25 de Abril?», posteriormente editadas em CD-ROM.

O Cinema na Polémica do Tempo foi o seu primeiro livro de ensaio, publicado em 1959. Em 1969 lançava As Palavras dos Outros.

Obras

O Filme e o Realismo (1962)
O Secreto Adeus (1963)
O Passo da Serpente (1965)
O Cinema na Polémica do Tempo (1969)
A Palavras dos Outros (1969)
Cidade Diária (1972)
Cão Velho entre Flores (1974)
Capitão de Médio Curso (1977)
Elegia para um Caixão Vazio (1981)
Viagem de um Pai e de Um Filho pelas Ruas da Amargura (1981)
O Homem em Ponto – Entrevistas (1984)
A colina de Cristal (1987)
Um Homem Parado no Inverno (1991)
O Cavalo a Tinta da China (1995)
Fado Falado (1999)
A Colina de Cristal (2000)
Lisboa Contada pelos Dedos (2001)
No Interior da Tua Ausência (2002)
As Bicicletas em Setembro (2007)
A Cara da Gente (2008)

Prémios
Prémio Literário Município de Lisboa (Prémio de Prosa de Ficção), 1987 - A Colina de Cristal
Prémio P.E.N. Clube Português de Ficção, 1987 - A Colina de Cristal
Prémio da Crítica do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários (ex-aequo), 2002 - No interior da tua ausência
Prémio de Crónica João Carreira Bom - 2006
Prémio Clube Literário do Porto - 2006

sábado, fevereiro 25, 2012

CIMEIRA DO MUSEU DO ORIENTE

.
TIVÉMOS NA ULTIMA QUINTA FEIRA
MAIS UM DAQUELES ENCONTROS MEN-
SAIS DA NOSSA GENTE, E QUE DES-
TA VEZ ACONTECEU NO MUSEU DO
ORIENTE.


Claro que não propriamente no Museu ,mas no Restaurante do dito, com vista para o Tejo e as memórias no sétimo andar do edificio vinte cinco do aeroporto.

Desta vez acorreram aos trabalhos vinte dos nossos senadores


Manela Brito e Silva, Melo, Canelas,Manuela Mascarenhas, Guedes Vaz,Faustino,Alice Teles,Azevedo,Antunes,Dina,Chico Dias,João Ferradeira Pinto,Coelho de Almeida,Carlos Correia, Marcelo,Farinho.

Aqui o vosso escriba desta feita não pôde estar presente preso a tarefas alentejanas, pelo que o técnico de imagens foi uma vez mais o Farinho, que como podem vêr fez um trabalho de grande qualidade.


Desta vez não houve despique entre lagartos e lamps ,pois o Soba Vermelhusco, acabrunhado por duas seguidas (derrotas,claro) não ousou pronunciar-se ,imitando um certo politico que esta semana ,se baldou ,perante jovens estudantes que o queria brindar com confetis...


Perante a beleza dca paisagem ,houve uma corrida ao varadim


onde o Farinho captou uns bonecos para a TRANCA

De entre as várias questões tratadas, esteve a do local da próxima Cimeira, e a proposta mais credível foi a que se refere a Paço de Arcos ,onde aliás já tivémos 4 encontros, tenso sido quanto a mim , os do Marginalissimo, os que mais agradaram.

>Em NMarço, todos a Paço de Arcos, pois...!!!

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

a 24 de fevereiro nasceu DAVID MOURÃO FERREIRA

.
David Mourão-Ferreira


David de Jesus Mourão-Ferreira (24 de Fevereiro de 1927 — 16 de Junho de 1996) foi um escritor e poeta lisboeta licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1951, onde mais tarde em 1957 foi professor, tendo-se destacado como um dos grandes poetas contemporâneos do Século XX.

Na sua obra, são famosos alguns dos poemas que compôs para a voz de Amália Rodrigues, como Sombra, Maria Lisboa, Nome de Rua, Fado Peniche e sobretudo Barco Negro, entre outros.[carece de fontes

Mourão-Ferreira trabalhou para vários jornais, dos quais se destacam a Seara Nova e o Diário Popular, para além de ter sido um dos fundadores da revista Távola Redonda. Entre 1963 e 1973 foi secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Autores. No pós-25 de Abril, foi director do jornal A Capital e director-adjunto do O Dia.

No governo, desempenhou o cargo de Secretário de Estado da Cultura (de 1976 a Janeiro de 1978, e em 1979). Foi por ele assinado, em 1977, o despacho que criou a Companhia Nacional de Bailado.

Foi autor de alguns programas de televisão de que se destacam "Imagens da Poesia Europeia", para a RTP.

Em 1981 é condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada. Em 1996 recebe o Prémio de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores e, no mesmo ano, recebe a Grã-Cruz da Ordem de Santiago da Espada.

Do primeiro casamento, com Maria Eulália, sobrinha de Valentim de Carvalho, teve dois filhos, David João e Adelaide Constança, que lhe deram 11 netos.

Obras de poesia
1950 - A Secreta Viagem
1954 - Tempestade de Verão (Prémio Delfim Guimarães)
1958 - Os Quatro Cantos do Tempo
1962 - In Meae
1962 - ou A Arte de Amar
1966 - Do Tempo ao Coração
1967 - A Arte de Amar (reunião de obras anteriores)
1969 - Lira de Bolso
1971 - Cancioneiro de Natal (Prémio Nacional de Poesia)
1973 - Matura Idade
1974 - Sonetos do Cativo
1976 - As Lições do Fogo
1980 - Obra Poética (inclui À Guitarra e À Viola e Órfico Ofício)
1985 - Os Ramos e os Remos
1988 - Obra Poética, 1948-1988
1994 - Música de Cama (antologia erótica com um livro inédito).

Obras de ficção narrativa
1959 - Novelas de Gaivotas em Terra (Prémio Ricardo Malheiros)
1968 - Os contos de Os Amantes
1980 - As Quatro Estações (Prémio Associação Internacional dos Críticos Literários)
1986 - Um Amor Feliz (Romance que o consagrou como ficcionista valendo-lhe vários prémios)
1987 - Duas Histórias de Lisboa

Academia Brasileira de Letras

O escritor Mourão-Ferreira foi escolhido para ocupar, na categoria de Sócio Correspondente[1], a Cadeira número 5, que tem por Patrono Dom Francisco de Sousa. Sua eleição deu-se em 1981, sendo ali o quinto ocupante.

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

terça-feira, fevereiro 21, 2012

CIMEIRA DO MUSEU DO ORIENTE

.
PESSOAL. É JÁ DEPOIS DE AMANHÃ
QUE TEM LUGAR A CIMEIRA DO MUSEU
DO ORIENTE, O NOSSO ENCONTRO DE
FEVEREIRO.



Agora que já acabou o Carnaval, isto é, não acabou, apesar das parvoíces do Pedro Cambalhotas, espera-se grande adesão a estya Cimeira, tanto mais que tem o aliciante da visita ao Museu após o almoço.

SÁ PINTO AO INTERVALO ACORDOU O BALNEÁRIO..

sábado, fevereiro 18, 2012

A PASCOA EM VERSÃO ECONÓMICISTA

.
Governo prepara encurtamento da Páscoa:

Jesus Cristo morre crucificado e ressuscita no mesmo dia

Depois de ter acabado com o Corpo de Deus, 15 de Agosto, 5 de Outubro, 1 de Dezembro e de não ter dado tolerância de ponto aos funcionários públicos no Carnaval Passos Coelho prepara uma pequena alteração ao ano litúrgico,nomeadamente a Semana Santa, de forma a obter uma versão da Páscoa maisadaptada a um país que quer ser mais competitivo.
Por isso..."A Última Ceia a uma quinta-feira é coisa de garoto mimado e irresponsável que chula os pais e o Estado. Acabou-se a Sexta-Feira Santa e a Última Ceia passa a lanche ajantarado no sábado até às 23 horas, no máximo.Domingo de Páscoa passa a ser o dia do julgamento, paixão, crucificação, morte,sepultura e ressurreição. Também Jesus Cristo tem de deixar de ser piegas!", revelou Passos Coelho.

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

ENTRUDANÇAS , em ENTRADAS (CASTRO VERDE)

,~
EM ENTRADAS, LOCALIDADE A 8 KMS
DE CASTRO VERDE, O CARNAVAL É
LEVADO MUITO A SÉRIO.

Desde o ano 2000, que se realiza na surpreendente ENTRADAS, um eento de carcanal a que se deu o nick name de ENTRUDANÇAS.

Durante 3 dias, ninguém sossega , num deambular de rua para ruua de espectáculo em espectáculo de performance em performance., tudo se

Não , não há corso, a dança , o cante alentejano, o baile mandado, as oficinas de dança, a tendas de artesanato, das doçarias alentejanas, e a participação de cada um dos locais e forasteiros ,são o mote do Carnaval de Entradas.


Este ano o programa é muito variado, e a qualidade assegurada face aos performers anunciados.



No primeiro dia ,eis o que estará no terreno:

...SÁBADO, 18

14h30 – 15h30
Abertura do Entrudanças com o Projecto Escolas “Reiventar o Carnaval:Partidas e Brincadeiras” | participação do Grupo Arranca Telhados | Concentração junto às Escolas

16h00 – 16h30
Abertura da Exposição Viola Campaniça e Outros Cordofones | Museu

16h00 – 17h30
Oficina de Valsas Mandadas | Manuel Araújo e Marlene Dâmaso | Salão CRE
Oficina repertório europeu | Lisou Guerbigny | Tenda 1

16h00 – 18h00
Oficina de Máscaras | Paulo Morais | Escolas

16h00 – 19h00
Oficina de Cinema de Animação | Cristiano Mourato | Biblioteca*

16h30 – 17h30
O Toque da Viola – Tocadores de Campaniça | Taberna do Museu
[crianças e famílias] Atelier de Construção de Fantoches | Biblioteca

17h30 – 18h00
[crianças e famílias] Hora do Conto, “As Aventuras de D. Berta, Sansão e Julião” | edição LPN | Biblioteca

17h30 – 18h30
Oficina Como funciona uma gaita-de-foles | Arranca Telhados | Museu

18h00 – 19h00
Oficina de Danças do Alentejo | Ana Silvestre com a participação de Pedro Mestre e as Papoilas do Corvo | Salão CRE

18h00 – 19h30
Oficina de Murga Argentina| Murga Lunátika de Valencia | Tenda 1

19h00 – 20h00
[crianças e famílias] Moldagem de Balões | Biblioteca

19h00 – 20h30
Baile com A Mariposa | Salão CRE

21h30 – 22h15
Concerto com Grupo Coral “Os Ganhões” de Castro Verde e Coro da Associação Sénior Castrense | Igreja

22h30 – 00h00
Baile com Aqui há Baile | Salão CRE

00h30 – 02h00
Baile com Celina da Piedade | Salão CRE

preliminares

.

O telefone toca, à noite
Marido:
- Se for para mim, diz que eu não estou em casa.
Mulher atende e diz:
- Ele está em casa.
Marido:
- Mas... caramba!
Mulher:
- Era para mim.

actualité

.

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

gente nossa - VITOR SANTOS


VITOR SANTOS , o Backoffice jamais será o mesmo ....

CIMEIRA DO MUSEU DO ORIENTE

.
É JÁ NO DIA 23 QUE VAI
TER LUGAR O ENCONTRO DO
MÊS DE FEVEREIRO DO NOS-
SO PESSOAL.




Dedstas vez vai denominar-se CIMEIRA DO MUSEU DO ORIENTE , e vai acontecer ,claro, no Restaurante do Museu.



Vai ser uma doce CIMEIRA , e a TRANCA convida todos a contactar a DINA para a confirmação habitual.

Desta vez vai haver a mais valia da visita ao Museu, e espera-se grande affluência, e algumas surpresas.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

gente nossa - o ANTÓNIO FIUZA

.


O FIUZA não esteve muito tempo no RC, de onde saiu , num primeiro momento para o Check-in e depois para Comissário de Bordo.

Entrou num grupo de companheiro no qual me incluo.
No dia 2 de Março de 1970, comigo, Zé Herdeiro e com o Normando Sereno.
Nos dias seguintes e durante uma semana entrariam O Serrão, o Melo, o Falé,o Vitor Guerra, o Paulino,o Loreto o Carlos Correia,e o Cascada.

Mas apesar de ter estado poucos anos no Controle, o Fiuza deixou História, com o seu humôr inteligente e a sua forma muito particular de contestação.

Entre outras lembro o episódio que aqui já contei ,e que hoje lembro gostosamente:

ESTÓRIAS DO RC
......O horário de turnos, sobretudo o de H24, exerce sobre quem o pratica, uma acção, ao mesmo tempo marginal e amortecedora.
Marginal, na medida em que nos afasta, quer da rotineira semana de tarefas e obrigações extra-laborais, sempre a horas e lugares iguais, quer mesmo de estar sempre com os mesmos colegas ,as mesmas horas no local de trabalho, moldando a atitude e forma de levar o dia a dia à margem da maioria.
Amortecedora, pois, ao relativisar o "nome" dos dias da semana, leva-nos a acabar com a tão famosa "angústia do domingo à tarde".
A atitude perante a venalidade rí­dicula das erupções patéticas dos pequenos poderes, fica mais ágil, mais humorada, mais saudável.

A TRANCA-ON-LINE, vai publicar algumas das "estórias" ocorridas ao longo dos anos de brasa do RC, e que de algum modo, exemplificam a forma de estar das "gentes de turnos"

Lembramos hoje um momento delicioso, ocorrido no Verão de 72:
Local - Sala do pré-flight no antigo sétimo andar do 25, no turno das 4 meia noite. Para quem não sabe, o pré-flight, era uma posição de Controle, que controlava os voos nos últimos 3 dias antes da partida, e para onde, geralmente, eram colocados por Planning semanal, os mais experientes..
Naquela noite, o FIUZA , ocupava uma dessas posições pela primeira vez. e havia acabado de enviar 2 voos para o telex.
Enviar voos, era escrever à mão , numa folha pré-formatada, todos os nomes dos passageiros dum determinado voo, seguidos do Rec.Loc e dos voos "continunig", se os houvesse, entregando depois no telex, com os endereços dos aeroportos de saí­da. Neste turno, o supervisor de serviço era o Carlos Marques, que muito senhor do seu posto, gritou bem alto:
-"Quem é que mandou o 238" (voo de Bissau)?
-"Fui eu", respondeu o Fiuza.
-"Isto está mal, o endereço nao está bem blablabla" repreendeu com maus modos!!!
-"Oh Marques, desculpe, mas é a primeira vez que estou aqui no pré-flight"
Passados uns minutos, de novo o vozeirão do Marques, fez estremecer até os sets:
-"O quê? Outra vez" , "Quem foi que mandou o voo do Rio?"
-"Fui eu Marques, mas já¡ tinha mandado há bocado, antes de me ter corrigido"
-"Isto assim não dá ,olhe que isto da próxima vez vai para cima" insistiu.
-"Ah isso é que não vai", reagiu o FIUZA, com aquele ar dele, meio a sorrir...
-"Nao vai?????" indignou-se o Marques, e levantando-se do lugar , "Então e porquê "?"
-"Oh Marques, porque "lá em cima está o tiroliroliro e cá em baixo está o tiroliroló" (risos)!!!
A sala estalou de rir, e o Marques, apercebendo-se do ridi­culo, sorriu tambem e sentou-se....

a 14 de Fevereiro nasceu THOMAS MALTHUS

.
MALTHUS É A GRANDE PAIXÃO
DO GOVERNO DE PASSOS
COELHO E MIGUEL RELVAS...

Thomas Malthus




Thomas Robert Malthus (Rookery, perto de Guildford, 14 de fevereiro de 1766 — Bath, 23 de dezembro de 1834) foi um economista britânico. É considerado o pai da demografia por sua teoria para o controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismo.[1]

Filho de um culto e rico proprietário de terras, amigo de Hume e Rousseau, terminou os estudos no Jesus College de Cambridge a partir de 1784, onde obteve um posto em 1793. Tornou-se pastor anglicano em 1797 e, dois anos depois, inicia uma longa viagem de estudos pela Europa. Casou-se em 1804 e, por isto, abandonou o posto de pastor.

Em 1805, foi nomeado professor de história e de economia política em um colégio da Companhia das Índias (o East India Company College), em Haileybury. Expôs suas idéias em dois livros conhecidos como Primeiro ensaio e Segundo ensaio: "Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afeta o melhoramento futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores" (1798) e "Um ensaio sobre o princípio da população ou uma visão de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com uma investigação das nossas expectativas quanto à remoção ou mitigação futura dos males que ocasiona." (1803).

Tanto o primeiro ensaio - que apresenta uma crítica ao utopismo - quanto o segundo ensaio - onde há uma vasta elaboração de dados materiais - têm como princípio fundamental a hipótese de que as populações humanas crescem em progressão geométrica. Malthus estudou possibilidades de restringir esse crescimento, pois os meios de subsistência poderiam crescer somente em progressão aritmética. Segundo ele, esse crescimento populacional é limitado pelo aumento da mortalidade e por todas as restrições ao nascimento, decorrentes da miséria e do vício.

Suas obras exerceram influência em vários campos do pensamento e forneceram a chave para as teorias evolucionistas de Darwin e Wallace. Os economistas clássicos como David Ricardo, incorporaram o princípio da população às suas teorias, supondo que a oferta de força de trabalho era inexaurível, sendo limitada apenas pelo fundo de salários.

Para Malthus, assim como para seus discípulos, qualquer melhoria no padrão de vida de grande massa é temporária, pois ela ocasiona um inevitável aumento da população, que acaba impedindo qualquer possibilidade de melhoria. Foi um dos primeiros pesquisadores a tentar analisar dados demográficos e econômicos para justificar sua previsão de incompatibilidade entre o crescimento demográfico e à disponibilidade de recursos. Apesar de ter assumido popularmente que as suas teses deram à Economia a alcunha da ciência lúgubre (dismal science), a frase foi na verdade cunhada pelo historiador Thomas Carlyle em referência a um ensaio contra a escravatura escrito por John Stuart Mill.

Seus dois ensaios estão permeados de conceitos cristãos, _não se pode deixar de frisar que cristão de origem protestante_ como os de mal, salvação e condenação.

Escreveu também: Princípios de economia política (1820) e Definições em economia política (1827).

Em suas obras econômicas, Malthus demonstrou que o nível de atividade em uma economia capitalista depende da demanda efetiva, o que constituía, a seus olhos, uma justificativa para os esbanjamentos praticados pelos ricos. A idéia da importância da demanda efetiva seria depois retomada por Keynes.

Thomas Maltus representa o paradigma de uma visão que ignora ou rebaixa os benefícios da industrialização ou do progresso tecnológico. Ernest Gellner afirma em Pós-modernismo, razão e religião: "Previamente, a Humanidade agrária vivia num mundo Malthusiano no qual a escassez de recursos em geral condenava o homem a apertadas formas sociais autoritárias, à dominação por 'tiranos', 'primos' ou ambos".

Para o autor, a diferença entre as classes sociais era uma conseqüência inevitável. A pobreza e o sofrimento eram o destino para a grande maioria das pessoas.

Para Malthus, toda a pessoa (economic init) que não consiga produzir, vencer salário e pagar impostos,não deve ser ajudado pelo Estado,mas simplesmnte deixar que a natureza faça o seu percurso...

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

lamento de um lagarto

.


pedi licença de nojo enquanto este cromo fôr treinador do meu clube...

PRÉMIOS BAFTA 2012 - OS VENCEDORES

.
OS BAFTA SÃO OS OSCARES DO
CINEMA INGLÊS E UM FAROL
SEGURO PARA SE CONHECER
FILMES DE QUALIDADE.


Decorreu há instantes a cerimónia de entrega dos prémios BAFTA, os mais importantes prémios cinematográficos britânicos. Com 12 nomeações, The Artist venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor, Melhor Argumento Original, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Guarda-Roupa e Melhor Fotografia, num total de sete prémios. Tinker Tailor Soldier Spy, nomeado para 11 prémios, venceu como Melhor Filme Britânico e Melhor Argumento Adaptado. Grande surpresa com o espanhol La piel que habito a vencer na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, contra o iraniano A Separation.



Melhor Filme
The Artist


Melhor Filme Britânico
Tinker Tailor Soldier Spy


Melhor Estreia de um Argumentista, Realizador ou Produtor Britânicos
Tyrannosaur, de Paddy Considine (Realizador) e Diarmid Scrimshaw (Produtor)


Melhor Filme Estrangeiro
La piel que habito (Espanha)


Melhor Documentário
Senna


Melhor Filme de Animação
Rango


Melhor Realizador
Michel Hazanavicius por The Artist


Melhor Argumento Original
Michel Hazanavicius por The Artist


Melhor Argumento Adaptado
Bridget O'Connor e Peter Straughan por Tinker Tailor Soldier Spy


Melhor Actor
Jean Dujardin em The Artist


Melhor Actriz
Meryl Streep em The Iron Lady


Melhor Actor Secundário
Christopher Plummer em Beginners


Melhor Actriz Secundária
Octavia Spencer em The Help


Melhor Banda Sonora Original
The Artist, de Ludovic Bource


Melhor Fotografia
The Artist


Melhor Montagem
Senna


Melhor Design de Produção
Hugo


Melhor Guarda-Roupa
The Artist


Melhor Maquilhagem e Cabelo
The Iron Lady


Melhor Som
Hugo


Melhores Efeitos Especiais
Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2


Melhor Curta-metragem de Animação
A Morning Stroll


Melhor Curta-metragem
Pitch Black Heist


Melhor Contribuição para o Cinema Britânico
John Hurt


Melhor Estrela em Ascensão
Adam Deacon


Prémio Academy Fellowship
Martin Scorsese


Ler mais: http://splitscreen-blog.blogspot.com/2012/02/premios-bafta-2012-os-vencedores.html#ixzz1mGVGjLOy

serie - PORQUE É QUE O VITOR NÃO QUERIA IR PARA CASA

.
CLARO QUE NÃO QUERIA, E
ESTE FOI O DIA MAIS DIFI-
CIL DA VIDA DO NOSSO COM-
PANHEIRO VITOR SANTOS



O Vitor tem, aliás, tinha duas enormes mais valias para andar satisfeito.
Uma era ser do Atlético.
A outra está na imagem...era o local de trabalho ...!!!

domingo, fevereiro 12, 2012

sábado, fevereiro 11, 2012

JACIARA, MATO GROSSO

.
POIS É, TEMOS AMIGOS
CYBERNAUTAS NA LONGI-
QUA JACIARA, NO ESTADO
DE MATO GROSSO



Para eles , que acessaram a TRANCA , vamos prestigiar a sua cidade, divulgando-a




Distância até a capital do Estado
144 km
Área
1 658,720 km² [2]
População
25 666 hab. PIB per capita
R$ 14 366,03 IBGE/2008[5]


Jaciara é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º57'55" sul e a uma longitude 54º58'06" oeste, estando a uma altitude de 367 metros. Sua população estimada em 2005 era de 26.930 habitantes. É a principal cidade da Região do Vale do Rio São Lourenço.


História

A região onde Jaciara está localizada já era habitada há muitos anos, conforme mostram inscrições rupestres, encontradas em grutas do município. Também por ali já habitavam índios Bororós, que oficialmente formam a primeira presença humana nativa da região. Em 1877 chegaram os primeiros colonizadores, que de forma lenta e desordenada colonizam a região, que permanece assim até 1947 - 70 anos após. Foi após 1947, que alguns empresários da época, adquiriram algumas terras do Governo, com o compromisso de utilizá-las para colonização. Assim surge a CIPA - Colonizadora Industrial, Pastoril e Agrícola Ltda. Os primeiros colonos chegaram dois anos mais tarde, em 1949 onde foram plantadas as primeiras lavouras. E logo foram chegando outros colonos, formando vários núcleos colonizadores. Em 1950, é elaborado o projeto de urbanização da futura cidade de Jaciara. Em 1953 é criado o distrito de Jaciara, pertencente ao município de Cuiabá e em 1958 o então Governador João Ponce de Arruda, sanciona a Lei nº 1.188, criando o Município de Jaciara. O nome Jaciara foi extraído da obra do escritor Humberto de Campos, encontrada na Lenda da India Jaciara, a Senhora da Lua, no texto Vitória Régia. O nome tem origem Tupi-Guarani.

actualidade

.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

FESGTIVAL DE CINEMA DE ROTERDÃO 2012 - os vencedores

.
A TRANCA , ATENTA AOS FESTIVAIS
DE CINEMA UM POUCO POR TODA A
PARTE,DIVULGA HOJE OS VENCEDORES
DO FESTIVAL DE ROTERDÃO 2012.


«Klip», «De jueves a domingo» e «Egg and Stone» vencem Festival de Cinema de Roterdão, que teve o seu epilogo no inicio desta semana.

KLIP

Anunciados os três vencedores do Festival de Cinema de Roterdão. O júri, constituido por Eric Khoo (realizador), Samuel Maoz (cineasta), Tine Fischer (responsável pelo Festival CPH-DOX na Dinamarca), Helena Ignez P. de Mello e Silva (atriz e cineasta brasileira) e Ludmila Cvikova (Chefe de programação do Instituto do Filme de Doha) atribuíram os prémios a «Klip» (Clip), de Maja Milos; «De jueves a domingo», de Dominga Sotomayor e «Egg and Stone», de Huang Ji .

Para além de ter recebido o Tigre de Ouro, cada um dos cineastas recebeu 15 mil euros de prémio.


Já no que diz respeito à competição de curtas-metragens, os vencedores foram «Generator», de Makino Takashi; «Big in Vietnam», de Mati Diop; «Springtime», de Jeroen Eisinga. A cineasta Charlotte Lim Lay Kuen recebeu ainda uma Menção Honrosa por «I’m Lisa».


Em outros prémios, uma nota de novo para «Klip» (Clip), o preferido da imprensa holandesa, «O Som ao Redor», de Kleber Mendonça Filho ( vencedor do Prémio FIPRESCI), «Sentimental Animal», de Wu Quan (Prémio NETPAC) e «Weekend», de Andrew Haigh (Prémio dos Jovens Críticos).

Finalmente, e no que toca ao CineMart, o melhor projeto apresentado foi o de «Duncharon», de Athina Rachel Tsangari. «The Lunchbox», de Ritesh Batra recebeu uma menção honrosa.

FONTE site www.c7nema.net

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

CIMEIRA DO MUSEU DO ORIENTE

.
O NOSSO ENCONTRO DESTE MÊS A
CIMEIRA DO MUSEU DO ORIENTE
VAI TER LUGAR NO DIA 23 DE
FEVEREIRO.



Da nossa PRIMEIRA DINA recebi esta CONVOCATÓRIA:

"Como agora não podemos ser piegas e também já não temos idade
para emigrar, toca a comer e beber. Como os troikanos andarão por cá
nessa altura
teremos de sair de casa e ir trabalhar. Não se esqueçam de levar os
vossos instrumentos de trabalho, os dentes, pois só com eles poderão
cumprir a vossa função.
Como presidente de todos os rceanos e de acordo com a
ministra dos transportes e eventos, que conhece o local, venho
informar-vos que o nosso almoço terá lugar no dia 23 pelas 13horas no
restaurante do Museu do Oriente. Será um repasto buffet de que farão
parte:


_ Saladas frias
_ Prato de peixe
_ Prato de carne
_ Mesa de sobremesas variadas
_ Águas, sumos e vinhos
_ Café

PREÇO - € 20.00

O encontro terá lugar às 12h30 à porta do museu, que
poderemos visitar depois do almoço.
O restaurante situa-se no último piso do edificio, 5º
andar, com uma belíssima vista sobre o tejo.

Como chegar:

Localização:
Av. Brasília, Doca de Alcântara (Norte), Lisboa
A Entrada do Museu situa-se na fachada virada para a Av.24 de Julho.

Autocarros:
12 - 28 - 714 - 738 – 742

Eléctricos:
15E - 18E

Comboios:
Linha de Cascais (Estação de Alcântara)

Linha da Azambuja (Alcântara-Terra)

* Na estação da CP de Alcântara existe uma passagem subterrânea para
peões com saída junto ao Museu.

gente nossa - HUGO, RUI e FRANCISCO

.

preliminares

.
“Y como va su vida sexual compadre?”
- “Pues como la Coca-Cola”.
- ¿Como la Coca-Cola?!!!! Y como es eso????”
- “Primero normal, después Light y ahora Zero!”

ACTUALIDADE

.


-"können Sie pieguices der Hände und an die Arbeit"

terça-feira, fevereiro 07, 2012

comemoração dos 23 anos do GRUPO DE 89

.
A TRANCA JÁ AQUI HAVIA
NOTICIADO QUE O GRUPO
DE 89 FESTEJOU OS SEUS
23 ANOS DE TAP


Como as imagens falam mais que as palavras aqui deixo alguns momentos

da comemoração
.

FESTIVAL DE CINEMA DE SUNDANCE - OS VENCEDORES

.
O FESTIVAL INDIE DE SUNDANCE 2012
UM DOS MAIS IMPORTANTES DO GÉNERO
REALIZADO NOS ESTADOS UNIDOS,
EM PARK CITY,TERMINOU COM OS
PREMIADOS QUE A TRANCA AQUI MOS-
TRA.



Criado por Robert Redford em 1985, pelo seu Sundance Institute,inspirado no papel do actor no wester "Butch Cassidy and the Sundance Kid, o certame tornou-se o mais importante no género.

Os vencedores do festival Sundance 2012, que premeia o que de melhor se faz no cinema independente, foram revelados, destacando-se ’Beasts of the Southern Wild’, que foi considerado uma das melhores descoberta deste festival.

A TRANCA mostra-te aqui a lista dos vencedores:



GRANDE PRÉMIO DO JÚRI (DRAMA)
‘Beasts of the Southern Wild’

GRANDE PRÉMIO DO JÚRI (DOCUMENTÁRIO)
‘The House I Live In’

PRÉMIO DO JÚRI (CINEMA MUNDIAL – DRAMA)
‘Violeta Went To Heaven’

PRÉMIO DO JÚRI (CINEMA MUNDIAL – DOCUMENTÁRIO)
‘The Law In These Parts’

PRÉMIO DO PÚBLICO (DRAMA)
‘The Surrogate’

PRÉMIO DO PÚBLICO (DOCUMENTÁRIO)
‘The Invisible War’

PRÉMIO DO PÚBLICO (CINEMA MUNDIAL – DRAMA)
‘Valley of Saints’

PRÉMIO DO PÚBLICO (CINEMA MUNDIAL – DOCUMENTÁRIO)
‘Searching For Sugar Man’

PRÉMIO DO PÚBLICO (NEXT)
‘Sleepwalk With Me’

MELHOR REALIZADOR (DRAMA)
Ava DuVernay por ‘Middle of Nowhere’

MELHOR REALIZADOR (DOCUMENTÁRIO
Lauren Greenfield por ‘The Queen of Versailles’

MELHOR REALIZADOR (CINEMA MUNDIAL – DRAMA)
Mads Matthiessen por ‘Teddy Bear’

MELHOR REALIZADOR (CINEMA MUNDIAL – DOCUMENTÁRIO)
Emad Burnat e Guy Davidi por ’5 Broken Cameras’

MELHOR ARGUMENTO (PRÉMIO WALLDO SCOTT)
‘Safety Not Guaranteed’

MELHOR ARGUMENTO (CINEMA MUNDIAL)
‘Young & Wild’

MELHOR EDIÇÃO (DOCUMENTÁRIO)
‘Detropia’

MELHOR EDIÇÃO (CINEMA MUNDIAL – DOCUMENTÁRIO)
‘Indie Game: The Movie’

MELHOR FOTOGRAFIA (DRAMA)
‘Beasts of the Southern Wild’

MELHOR FOTOGRAFIA (DOCUMENTÁRIO)
‘Chasing Ice’

MELHOR FOTOGRAFIA (CINEMA MUNDIAL – DRAMA)
‘My Brother The Devil’

MELHOR FOTOGRAFIA (CINEMA MUNDIAL – DOCUMENTÁRIO)
‘Putin’s Kiss’

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI (ELENCO – DRAMA)
‘The Surrogate’

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI (PRODUTORES – DRAMA)
Jonathan Schwartz e Andrea Sperling por ‘Smashed’ e ‘Nobody Walks’

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI (FILME – DOCUMENTÁRIO)
‘Love Free or Die’ e ‘Ai Weiwei: Never Sorry’

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI (CINEMA MUNDIAL – DOCUMENTÁRIO)
‘Searching For Sugar Man’

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI (CINEMA MUNDIAL – VISÃO ARTÍSTICA )
‘Can’

PRÉMIO ALFRED P. SLOAN
‘Robot & Frank’ e ‘Valley of Saints’

PRÉMIO SUNDANCE/NHK A UM CINEASTA
Jens Assur por ‘Close Far Away’

PRÉMIO DO PÚBLICO MELHOR CURTA-METRAGEM
‘The Debutante Hunters’ de Maria White

os nossos artistas - JOSÉ CASCADA

.


Mais um trabalho do nosso companheiro JOSÉ CASCADA.

sábado, fevereiro 04, 2012

a 4 de FEVEREIRO foi CRIADO O FACEBOOK

.


Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade de Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.

O website possui mais de 800 milhões de utilizadores, a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa é o 2º lugar. É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana,[4] ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.

No Ad Planner Top 1000 Sites, que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em fevereiro de 2011, o Facebook aparece como 1º colocado, com 590 milhões de visitas e um alcance global de 38,1%.


O website é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners, destaques patrocinados no feed de notícias[6] e grupos patrocinados (cujas cotas seriam de mais de 1,5 milhão de dólares por semana em abril de 2006, segundo rumores).[7] Usuários criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados. De acordo com o TechCrunch, 85% dos membros dos colégios suportados têm um perfil cadastrado no website e, dentre eles, 60% fazem login diariamente no sistema, 85% o faz pelo menos uma vez por semana e 93% o faz pelo menos uma vez por mês. De acordo com Chris Hughes, porta-voz do Facebook, as pessoas gastam em média 19 minutos por dia no Facebook. Em um estudo conduzido em 2006 pela Student Monitor, uma empresa especializada em pesquisas de mercado relacionadas a estudantes universitários de Nova Jérsei, Facebook foi o segundo nome mais "in" entre os estudantes, empatado com cerveja e sexo e perdendo apenas para iPod.

A decisão do Facebook de remover algumas fotos de amamentação enraiveceu alguns usuários, entre os quais a estadounidense Kelli Roman, mãe que teve uma foto que a mostrava alimentando a filha removida pelo Facebook.

Roman é uma das administradoras de uma petição online intitulada "ei, Facebook, amamentação materna não é obscenidade", que foi ganhando mais força, depois das manifestantes organizarem uma "amamentação de protesto" no Facebook e realizaram uma pequena manifestação diante da sede da empresa, em Palo Alto, Califórnia.

A petição já obteve mais de 80 mil assinaturas e mais de 10 mil comentários, e redespertou um velho debate sobre os prós e os contras da amamentação em locais públicos.

História

Origem

Mark Zuckerberg, co-fundador e CEO do Facebook
Mark Zuckerberg fundou, juntamente com Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, o "The Facebook" em fevereiro de 2004, enquanto frequentava a Universidade de Harvard, com o apoio de Andrew McCollum e Eduardo Saverin. Até o final do mês, mais da metade dos estudantes não-graduados em Harvard foi registrada no serviço. Naquela época, Zuckerberg se juntou a Dustin Moskovitz e Chris Hughes para a promoção do site e o Facebook foi expandido à Universidade de Stanford, à Universidade Columbia e à Universidade Yale.[9] Esta expansão continuou em abril de 2004 com o restante das Ivy League, entre outras escolas. No final do ano letivo, Mark e Dustin se mudaram para Palo Alto, Califórnia, com Andrew que havia conseguido um estágio de verão na Electronic Arts. Eles alugaram uma casa perto da Universidade de Stanford, onde se juntaram a Adam D'Angelo e Sean Parker. Andrew McCollum decidiu deixar a EA para ajudar em tempo integral no desenvolvimento do Facebook e do site "irmão" Wirehog. Em setembro, Divya Narendra, Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss, proprietários do site HarvardConnection, posteriormente chamado ConnectU, entraram com uma ação judicial contra o Facebook alegando que Mark Zuckerberg teria utilizado código fonte ilegalmente do HarvardConnection, do qual ele tinha acesso. A ação não procedeu.[10][11] Também nessa altura, o Facebook recebeu aproximadamente $500,000 do co-fundador do PayPal Peter Thiel, como um angel investor. Em dezembro a base de usuários ultrapassou 1 milhão.

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

a 3 de FEVEREIRO nasceu MENDELSSOHN

.
Felix Mendelssohn Bartholdy


Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy conhecido como Felix Mendelssohn (Hamburgo, 3 de fevereiro de 1809 — Lípsia, 4 de novembro de 1847) foi um compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico. Algumas das suas mais conhecidas obras são a suíte Sonho de uma Noite de Verão (que inclui a famosa marcha nupcial), dois concertos para piano, o concerto para violino, cerca de 100 lieder, e os oratórios São Paulo e Elijah entre outros.



Vida

Mendelssohn era filho do banqueiro Abraham Mendelssohn e de Lea Salomon, e neto do filósofo Judaico-alemão Moses Mendelssohn, membro de uma família judia notável, mais tarde convertida ao cristianismo. Começou a compor aos nove anos (mais tarde mudou seu sobrenome para Mendelssohn Bartholdy).

Felix cresceu num ambiente de intensa efervescência intelectual. As maiores mentes da Alemanha foram visitas frequentes da sua família na casa em Berlim, incluindo a Wilhelm von Humboldt e Alexander von Humboldt. Sua irmã Rebecca casou com o grande matemático belga Lejeune Dirichlet.

Abraão renunciou a religião judaica,[2] A família mudou-se para Berlim em 1811. Abraão e Lea tentam dar a Felix Mendelssohn, a seu irmão Paul, e as suas irmãs Fanny e Rebeca, a melhor educação possível. Sua irmã Fanny Mendelssohn (mais tarde, Fanny Hensel), se tornou conhecida pianista e compositora.

Mendelssohn era considerado uma criança prodígio. Começou lições de piano com a sua mãe aos seis anos, acompanhados por Marie Bigot. A partir de 1817, estudou composição com Carl Friedrich Zelter em Berlim. Escreveu e publicou o seu primeiro trabalho, um quarteto com piano, aos treze anos. Mais tarde teve aulas de piano do compositor e virtuoso Ignaz Moscheles, confessou em seu diário que ele tinha muito a ensinar-lhe. Moscheles foi grande colega e amigo ao longo da vida.

Charles Rosen, em seu livro A Geração Romântica deprecia Mendelssohn como "kitsch religioso", essa opinião reflecte um contínuo desprezo pela estética musical por parte de Richard Wagner e seu seguidores.

Na Inglaterra, a reputação de Mendelssohn manteve-se elevada durante muito tempo. A Rainha Victoria demonstrou o seu entusiasmo, quando no Crystal Palace foi construída em 1854, uma estátua de Mendelssohn.

Morte

Uma paixão não correspondida pela soprano sueca Jenny Lind pode ter contribuído para a morte do compositor alemão Félix Mendelssohn. Essa é a tese levantada por uma jornalista do The Independent, Jessica Duchen. A tese tem por base um documento depositado nos arquivos da Royal Academy of Music, em Londres: uma declaração do marido de Jenny Lind, Otto Goldschmidt, confessando ter destruído uma carta de Mendelssohn para Jenny, que teria o poder de macular profundamente as reputações de sua mulher e de Mendelssohn. Na carta o compositor teria declarado amor ardente por ela, implorando que ela fugisse com ele para os Estados Unidos e ameaçando suicídio caso ela recusasse. Supõe-se que Jenny, de fato, recusou. Meses depois, Mendelssohn estava morto.

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

preliminares

.
Eu disse -lhe:
"Posso não ser rico, não ter dinheiro, apartamentos de luxo, carros importados ou empresas como o meu amigo João Pedro, mas amo-te muito, adoro-te, sou louco por ti"
Ela olhou-me com lágrimas saindo dos seus olhos, abraçou-me como se não existisse o amanhã, e disse bem baixinho no meu ouvido:
"Se me amas de verdade, apresenta-me o João Pedro"...

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

A COLHEITA DE 89, FAZ HOJE 23 ANOS

.
FIZERAM HOJE 23 ANOS E FORAM
COMEMORAR NUM ALMOÇO FESTIVO
QUE A TRANCA MOSTRARÁ LOGO
QUE RECEBER IMAGENS

..
Faz 23 aninhos a COLHEITA DE 89
.
Eram 15, entraram de mansinho, deslizaram sala adentro do antigo RC, conquistaram os espaços e hoje , 23 ans volvidos, controlam os pontos-chave desta grande nave.
A Sofia, o Nuno Paiva, a Alexandra, a Antónia, o Pedro Calqueiro, (que são os que cá permanecem), o Carlos Paneiro, a Paula Graça, a Célia, o Luis Alegria, a Maria João, a Helena Paula, (que estão noutros sectores da Companhia), o Paulo Bandeira (na White) e os que já saíram da Empresa: o Manuel, a Claudia Oliveira e a Cristina
.

Nasce COLHEITA DE 1989
.
Da cerimónia de baptismo , no sétimo andar do vinte e cinco descobrimos esta notícia do antigo Jornal O EXTRA:


SOFIA,ANTÓNIA,ALEXANDRA,PEDRO CALQUEIRO e NUNO PAIVA


Presidente discursa sobre o nascimento

,
1 de Fevereiro de 1989
O Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, proclamou, num breve discurso ao país, que hoje será dia de celebração nacional pelo nascimento da COLHEITA DE 1989. Era evidente o seu contentamento pela ocasião. Mário Soares, disse ainda que perante a qualidade dos neonatos. lhes augura uma grande carreira , mostrando-se bastante animado. O dia 1 de Fevereiro de 1989 será, a partir de agora, uma data importante no calendário nacional, e a ser celebrada a título oficial.

Mo ano de 1989 annteceu ainda que:


Benfica vence campeonato
O Benfica conquista o título de vencedor do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, , para Alegria do Luis. Na classificação final da prova, o F. C. Porto não foi tão feliz, terminando a prova em segundo lugar. Na Taça de Portugal a vitória sorriu ao Belenenses.

Principais notícias do mundo neste ano

Início da retirada das tropas cubanas fixadas em Angola.
- A Doutora Maria José Ritta, futura Primeira Dama saudou os novos quadros da TAP, denominados "Colheita de 89" , augusrando-lhes grande futuro.
- Em Portugal, Jorge Sampaio é eleito secretário-geral do PS.
- É atribuído a Jorge Martins o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte — Secretaria de Estado da Cultura/88.
- A ocupação militar do Afeganistão pela URSS termina ao fim de nove anos.
- P. W. Botha, primeiro-ministro sul africano, é obrigado a demitir-se da liderança do seu partido e da presidência do país após adoecer gravemente.
- António Ramos Rosa, poeta português, recebe o Prémio Pessoa.
- Ayatollah Khomeini condena o escritor Salman Rushdie à morte por ter escrito Os Versículos Satânicos, considerado um livro blasfemo pelo Irão.
- Vaclav Havel, escritor checo, é preso por participar em demonstrações antigovernamentais.
- Início da visita de Cavaco Silva, primeiro-ministro de Portugal, à Guiné-Bissau, que se prolonga por quatro dias.
- Legalização das rádios piratas pela concessão de alvarás de rádio a todo o território nacional, pelo governo português.
- No Vaticano, o papa João Paulo II recebe Mário Soares, presidente da República Portuguesa.
- Em França, Eugénio de Andrade, poeta português, é agraciado com o Prémio de Poesia Jean Malrieu para literatura estrangeira, pelo seu livro Branco no Branco.
- Miguel Torga, escritor português, recebe o Prémio Camões, constituído ao abrigo do Acordo Luso-Brasileiro.
- Mais de 100 000 estudantes chineses reunem-se na praça de Tiananmen, ignorando as ameaças governamentais de castigos severos.
- A Lei Marcial é decretada na China, quando o governo adopta uma posição mais firme contra as demonstrações pró-democráticas na Praça de Tiananmen.
- Amália Rodrigues, fadista portuguesa, após ter actuado no Olympia, é condecorada com a Medalha de Ouro da Cidade de Paris.
- A heroicidade das virtudes dos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta, é reconhecida através de decreto pontifício.
- Otelo Saraiva de Carvalho sai da prisão de Tomar onde cumpriu aproximadamente 5 anos de prisão, após ter sido condenado por actividades subversivas.
- Admissão da primeira mulher nos quadros de oficiais do exército português.
- Aprovação da Lei da Revisão Constitucional.
- Mais de 300 000 mineiros de carvão siberianos entram em greve, exigindo melhores salários e condições de trabalho.
- Na Polónia, é formado um governo de coligação com Tadeuz Mazowiecki como primeiro-ministro, sendo este o primeiro chefe de governo não comunista num país de leste.
- A sonda espacial norte-americana Voyager 2 alcança Neptuno; fotografias do satélite Tritão revelam a existência de dois satélites adicionais.
- Devido a um erro de computador, 41 000 parisienses recebem cartas acusando-os de homicídio, extorsão e prostituição organizada, em vez de infracção das regras de trânsito.
- A Hungria abre as suas fronteiras com a Áustria, permitindo a saída de refugiados da RDA para a RFA, perante o desacordo do governo da Alemanha Oriental.
- O cineasta português João César Monteiro conquista o Prémio Leão de Prata do Festival de Veneza, com o filme Recordações da Casa Amarela.
- O furacão Hugo devasta os estados norte-americanos da Geórgia e da Carolina do Sul, causando vastos prejuízos e mortes.
- Um pequeno avião, que transporta três deputados portugueses, cai ao descolar da Jamba, ficando gravemente ferido João Soares, filho do então presidente da República Portuguesa.
- Início da visita do papa João Paulo II à Coreia do Sul, Indonésia, Timor Leste e ilha Maurícia.
- Após demonstrações pró-democráticas na RDA, o dirigente Erich Honecker demite-se e é substituído por Egon Krenz.
- Fim do governo comunista na Hungria e proclamação de uma República livre.
- A queda do muro de Berlim põe fim à separação da RDA e da RFA, que durava há 28 anos; o governo anuncia a livre circulação entre as duas Alemanhas.
- O político checo Alexander Dubcek aparece pela primeira vez em público após 20 anos de ausência, discursando num comício pró-democrático em Praga.
- A escritora Agustina Bessa-Luís e a jurista Isabel Magalhães Colaço são admitidas como sócias efectivas da Academia das Ciências de Lisboa, que conta já com duzentos anos de existência.
- O papa João Paulo II e Mikhail Gorbachev encontram-se em Roma, terminando os 70 anos de hostilidade entre o Vaticano e a URSS.
- Em Portalegre, inauguração do Centro de Estudos José Régio, que preservará a obra do escritor.
- Fernando Collor de Melo é eleito presidente do Brasil.
- O general Noriega, ditador do Panamá, é destituído pela intervenção militar dos Estados Unidos a pedido do novo governo-civil.
- O ditador romeno Nicolae Ceausescu é deposto por um sangrento golpe militar.
- Vaclav Havel, dramaturgo checo, é eleito presidente da Checoslováquia.
- Alexander Dubcek, que tinha sido expulso do Partido Comunista em 1970, é eleito presidente do parlamento checo.
- António Nunes de Almeida, arquitecto português, conquista o Prémio Valmor 88 com o edifício Lloyds Bank, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

CINEMA

OSCARES DE HOLYWOOD

52ª cerimónia anual dos Óscares de Hollywood

´And the winner is...´ Mais um ano cheio de filmes fabulosos a encher os ecrans. Foi sem dúvida um grande espectáculo a noite da entrega dos óscares deste ano. O prémio para o melhor filme foi para MISS DAISY. O óscar para o melhor realizador foi ganho por OLIVER STONE pelo filme Nascido a 4 de Julho. Para o melhor actor o óscar foi atribuído a DANIEL DAY LEWIS pelo seu excelente desempenho este ano. Considerada a melhor actriz, JESSICA TANDY, recebeu o seu óscar com grande contentamento.


Fazem anos neste dia...

1847 - Maria Vaz de Carvalho (escritora)
1895 - John Ford (cineasta)
1901 - Clark Gable (actor)
1922 - Renata Tebaldi (cantora)
1931 - Boris Ieltsin (ex presidente da Rússia)
1966 - Princesa Stéphanie do Mónaco


Música
As Musicas dos tops de 1989 sao: Look Away / Chicago, Sweet Child O' Mine / Guns N' Roses e Every Rose Has Its Thorn / Poison.

PARABÉS A TODOS DA TRANCA

preliminares

.