quinta-feira, outubro 30, 2014

A SALA DE CONVIVIO DO RC

.
A EXTENSÃO DA TRANCA PARA A INTERNET,
ONDE FOI HÁ 1 ANO CRIADA A PÁGINA
SALA DE CONVIVIO DO RC, CONTINUA
A SER UM ÊXITO.


A funcionar H24, está sempre a bombar, há sempre mais que um companheiro ou companheira a comunicar, e os temas são generalistas.
Recordam-se nossas vivências no RC, no REV , no BACK OFFICE, no chekin, as nossas viagens free, mas também a politica actual, fala-se sobre cinbema,teatro, viagens, povos,tudo como estivessemos no velho RC , na sala de convivio do 7º.andar do edificio 25, ou do 5º. do 27 ou noutro local qualquer.

E além das postagens na sala propriamente dita, também se conversa no Chat da sala, onde não é raro acessar à 1 ou 2 da madrugada e surpreender mais do que um de nós a conversar ou a chamar a atenção para um bom filme ou espectáculo no dia seguinte .

Para os nossos companheiros que não têm ainda acesso à SALA ou que não querem, deixo aqui algumas imagens à toa que lá flagrei




GETULIO , o filme

.
GETULIO VARGAS FOI UM DOS PRESIDENTES
MAIS CONTROVERSOS DO BRASIL, TENDO
TIDO 2 COMPORTAMENTOS ANTAGÓNICOS NOS
2 PERIODOS EM QUE GOVERVOU

No seu 1º.mandato governou às direita, ditatorial, quase fascista, no 2º. exerceu um mandato em democracia, muito próximo dos trabalhadores ,combatendo os grande interesses da alta burguesia e dos terratenentes.

Vai estrear-se em Portugal o filme "GETULIO"



que nos dará a visão do final deste 2º.mandato,

Sobre a diferença dos dois mandatos


No dia 19 de abril de 1882, nascia na cidade de São Borja, Rio Grande do Sul, Getúlio Dornelles Vargas, o homem que viria a se tornar o presidente que passou mais tempo sobre a liderança do Brasil. Durante seus dois mandatos, o primeiro acontecendo entre os anos de 1930 a 1945, e o segundo, que vigorou de 1951 a 1954, ele ficou conhecido pela fase de ditadura imposta entre os anos de 1937 e 1945, fase chamada de Estado Novo, e também pela sua preocupação com a classe trabalhista, pois foram nos seus mandatos que o povo brasileiro recebeu os maiores benefícios no que se dizia respeito aos direitos dos trabalhadores.

O primeiro mandato
No ano de 1930, Getúlio Vargas liderava a revolução que viria a derrubar Washington Luís do poder e colocá-lo na cadeira da presidência da república, onde ele ficaria durante os próximos quinze anos sem nenhuma interrupção ou quebra de período. Podemos destacar com uma forte característica do seu governo, nessa primeira fase, o nacionalismo e o populismo, já que Getúlio era uma pessoa altamente popular, que buscava de todas as formas conquistar principalmente a classe trabalhadora, vendo que era muito importante para o seu governo ter o apoio dessas pessoas, que iriam contribuir de certa forma para que ele pudesse passar o maior tempo possível no poder.

Entre as várias atitudes destes seus quinze anos de mandato podemos destacar as seguintes:

Em 1934 é promulgada a constituição sob seu governo;
No ano de 1937 é fechado o Congresso Nacional e instalado o Estado Novo;
Com a criação do Estado Novo ele passa a governar de forma Ditatorial, centralizada e controladora;
Criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda, com a finalidade de controlar e censurar qualquer tipo de manifestação que fosse contrária ao seu governo;
Perseguição a políticos da oposição, principalmente os do partido comunista;
Envia para o governo nazista a esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, Olga Benário.


A princípio, ele criou a Justiça do Trabalho, no ano de 1939, que viria a ser uma das mais importantes ferramentas do trabalhador para lutar pelos seus direitos, adquiridos ainda na sua gestão. Em seguida ele criou a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, onde ele instituía a partir de então um salário mínimo, que era o menor valor pelo qual as empresas deveriam pagar aos seus funcionários, não mais pagando qualquer quantia insignificante. Aquelas que descumprissem estariam correndo riscos de multas e outras punições.

Direitos trabalhistas como a carteira profissional, jornada de trabalho de 48 horas semanais e as férias remuneradas também foram criações suas, benefícios esses aceitos com muita alegria pela população da época.

Na área de infraestrutura ele criou empresas que viriam a ser de grande importância para o desenvolvimento do país:

Em 1938, O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Em 1940, a Companhia Siderúrgica Nacional;
Em 1942, a Vale do Rio Doce;
Em 1945, a Hidrelétrica do Vale do São Francisco;
No ano de 1945 ele sofreu um golpe militar e saiu de seu governo, porém, aproveitando-se de seu alto grau de popularidade, saiu de maneira pacífica, sem demonstrar nenhum tipo de resistência, o que o ajudaria a conquistar o posto de Senador pelo seu estado – Rio Grande do Sul. No cargo ele não fez nenhuma atuação muito chamativa, apenas se colocou a espera do que viria pela frente, as eleições presidenciais que o colocariam novamente no poder.

O segundo mandato
Como já era de se esperar, Getúlio voltou ao poder pela segunda vez, porém agora em um regime democrático, sendo levado pelos braços do povo. Com o intuito de conseguir muitas alianças para seu governo ele buscou parceria com diferentes setores da política, e se aliou tanto aos que defendiam a prática do nacionalismo quanto do liberalismo.

Nesse seu segundo mandado ele criou novamente empresas estatais que viriam a trazer um grande significado econômico para o país, foram elas: A Petrobras, que tinha o objetivo de controlar toda a prática de prospecção e refino do petróleo nacional; e a Eletrobrás responsável por gerar e distribuir energia elétrica.

Outra atitude do seu governo foi convidar para assumir o Ministério do Trabalho, João Goulart, que em um período de intensa atividade grevista decidiu defender que era necessário reajustar o salario em 100%.

Como a maioria de suas atitudes tinham aspectos nacionalistas, em geral a elite e os setores do oficialato nacional não recebiam essas práticas com muita alegria. Um dos maiores críticos do governo era Carlos Lacerda, membro da UDN, que usava os meios de imprensa para acusar o governo de utilizar práticas corruptas e promover a esquerdização. Em contrapartida, no ano de 1954, o guarda pessoal do presidente,à sua revelia e conhecoimento, Gregório Fortunato, promoveu um atentado a Lacerda, que conseguiu sair com vida.

Suicídio de Getúlio Vargas
No ano de 1954, no Palácio do Catete, Vargas suicidou-se com um tiro no peito, deixando uma carta testamento na qual estava escrito uma frase que seria lembrada por toda a eternidade: “Deixo a vida para entrar na História”.

Seus últimos dias de governo estavam sendo marcados por uma forte pressão política, tanto por parte da imprensa como dos militares, já que a situação econômica do país não era das melhores, o que acabava deixando a população descontente e aumentando ainda mais as críticas e as cobranças. Até os dias atuais o seu suicídio é um mistério a ser esclarecido, gerando ainda muitas polêmicas a cerca dele.

Mesmo com todo o seu lado ditatorial contradizendo sem perfil populista, Vargas foi um dos presidentes que mais investiu na infraestrutura e no trabalhador brasileiro. Sua atuação deixou marcas que duram até hoje, como o desenvolvimento do parque industrial brasileiro e a criação das leis do trabalho.

"TRASH" O VENCEDOR DO FESTIVAL DE CINEMA DE ROMA.

.
O FILNE PREMIADO NO FESTIVAL
DE ROMA,TEM MUITO BRASIL



O filme "Trash - A esperança vem do lixo" foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Roma de 2014. O resultado foi anunciado neste sábado, (25) na capital italiana. O longa foi dirigido pelo inglês Stephen Daldry, de "Billy Elliot" e "As horas", filmado no Brasil, e tem no elenco atores brasileiros (Wagner Moura, Selton Mello") e estrangeiros (Rooney Mara, Martin Sheen).
Coprodução entre Brasil e Inglaterra,"Trash" ganhou o prêmio BNL People’s Choice, concorrendo com obras como "Garota exemplar", de David Fincher, "Black and white", de Mike Binder, e "Escobar: Paradise lost", de Andrea Di Stefano.
Neste ano, as principais categorias do festival de Roma foram escolhidas por votação do público. O diretor brasileiro Walter Salles foi homenageado com o prêmio Marc’Aurelio Lifetime Achievement Award.
Os protagonistas de "Trash" são três adolescentes estreantes, encontrados após seis meses de testes em comunidades do Rio. Rickson Tevez, da Rocinha, Gabriel Weinstein, da Cidade de Deus, e Eduardo Luis, de Inhaúma, interpretam moradores de um lixão que encontram uma carteira e se envolvem em uma trama de corrupção. Selton Mello é um policial violento, Wagner Moura, um homem perseguido; Martin Sheen, um padre missionário e Rooney Mara, uma professora de inglês de uma ONG.

quarta-feira, outubro 29, 2014

III CIMEIRA DA CHARNECA DA CAPARICA, DA SARDINHA

.
A NOSSA REUNIÃO MAGNA DE OUTUBRO
ACONTECEU SOB O ALTO PATROCINIO
DO NOSSO COMPANHEIRO CHICO SANTOS
COSTA, RECENTEMENTE EMPOSSADO
PRÓCONSUL MOR DA MARGEM SUL, A
TAL QUE DEU CERTO, NA SEPARAÇÃO
DAS ÁGUAS DO TEJO.


A sardinha foi o mote da nossa Cimeira, e quem esteve no Restaurante OH CARLOS na Charneca foi unânime nos elogios ao sabôr e ao apecto da dita e à ideia do Chico, da sardinha só restaram os destroços...


Sendo a primeira Cimeira após os meses tradicionais de férias, muitos dos Senadores apareceram ainda bronzeados e a cheirar a maresia.

Desta vez os preliminares não aconteceram cá fóra , à porta do Restaurante, mas já lá dentro, onde se deram os primeiros abraços, e as ternuras e os afectos foram sendo partilhados.

Ultimamente têm partido alguns dos nossos, e o quorum tem vindo a ser reduzido, mas como diz a nossa Primeira Dina, enquanto aparecerem 2 ou três, teremos Cimeira.
E quando não houver quorum para uma Cimeira transforma-se a reunião num Magusto....de sardinha

À mesa estiveram; Dina,Manuela Brito e Silva,Chico Santos Costa, Mrs Santos Costa mais a simpática sogra do nosso companheiro,mais o Vitor Santos,Dina "Pequena", Coelho de Almeida, Farinho, Ms Farinho,Manuela Mascarenhas, Antunes e Maria João.

Fizeram-se imensos casaquinos, salvaram-se imensas memórias, muita cacetada nos figurões que nos diminuem a reforma e tentam diminuir os nossos prazeres.



Falou-se da próxima Cimeira, que irá ter lugar em VILA VIÇOSA, no RESTAURANTE NARCISSUS, na ultima quarta feira do mês, pois, à terça feira o Palacio Ducal, que visitaremos após o almoço, está encerrado à terça feira.

Oportunamente aqui na tua TRANCA e na SALA DE CONVIVIO DO RC do facebook, será publicado o Programa e a ementa.

ATÉ LÁ VAI CURTINDO ESTA SOBREMESA

RICHARD FLANAGAN VENCEU O MAN BOOKER PRIZE 2014

.
O PRÉMIO MAN BOOKER PRIZE DE 2014,
FOI PARA O AUSTRALIANO RICHARD
FLANAGAN



O australiano Richard Flanagan venceu o Man Booker Prize, com o romance The Narrow Road to the Deep North, inspirado pela experiência do pai como prisioneiro de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.

Flanagan, de 53 anos, é o terceiro australiano a vencer este prémio que vale 50 mil libras (63 mil euros), depois de Thomas Kenneally (Schindler’s Ark, 1982) e Peter Carey (Oscar e Lucinda, 1988, e A verdadeira história do bando de Ned Kelly, 2001, ambos editados em Portugal pela Dom Quixote).

O livro conta a história de um cirurgião preso num campo de trabalho entre a Tailândia e a Birmânia, conhecido como “o caminho-de-ferro da morte”.

"Os dois grandes temas desde a origem da literatura são o amor e a guerra: este é um romance magnífico de amor e guerra", disse o académico Anthony Grayling, presidente do júri, sublinhando que "este é o livro que Richard Flanagan nasceu para escrever".

Autor de O Livro dos Peixes de Gould: uma história de doze peixes, (2001, editado pela Dom Quixote em Portugal em 2006), Death of a River Guide (1994), The Sound of One and Clapping (1997), The Unknown Terrorist (2006) e de Wanting (2008), Flanagan declarou que a ideia do chamado "caminho-de-ferro da morte" influenciou a sua vida.

"Em criança, o meu pai ensinou-me as palavras japonesas 'san byaku san ju go'. Era o seu número, 335, pelo qual respondia como trabalhador escravo dos japoneses na ferrovia da morte", lembrou Flanagan. No início do discurso, o escritor sublinhou que não vinha de uma tradição literária: "Venho de uma pequena cidade mineira na floresta tropical numa ilha no final do mundo. Os meus avós eram iletrados. Eu nunca esperei estar aqui em Londres à vossa frente como escritor e ser tão honrado."

Richard Flanagan estudou literatura na Universidade de Oxford, onde entrou com uma bolsa de estudos depois de ter abandonado a escola aos 16 anos. Antes de passar à ficção, escreveu livros de história. Disse que não partilhava o pessimismo actual em relação ao romance: "É uma das invenções intelectuais, estéticas e espirituais. Como espécie é a história que nos distingue, e uma das expressões supremas da história é o romance. Romances não são conteúdo. Nem são o espelho da vida ou uma explicação da vida ou um guia para a vida. Romances são a vida ou não são nada."

O romance que lhe valeu o Man Booker Prize demorou 12 anos a escrever. O pai morreu no dia em que terminou o livro.

O Man Booker Prize é um dos prémios literários mais prestigiados do mundo. Criado em 1969, é habitualmente significado de uma subida nas vendas.

O prémio é entregue ao que for considerado o melhor romance original em língua inglesa. Segundo a BBC, este foi o primeiro ano em que o Man Booker foi aberto a todos os autores de língua inglesa, independentemente da nacionalidade.

Segundo a editora de literatura do Guardian, Justine Jordan, apesar de a escolha de Richard Flanagan poder ser vista como conservadora, é uma aproximação nova a um assunto terrível: por isso, é ao mesmo tempo uma difícil vitória e "uma escolha sólida do júri".

terça-feira, outubro 28, 2014

CANTAUTOR JOÃO PESTANA ,NA FEIRA DE CASTRO

.
O JOÃO PESTANA É UMA FIGURA INCONTORNÁVEL
NAS FEIRAS,FESTA E ROMARIAS DE CASTRO
VERDE ,ONDE A TRANCA TEM DELEGAÇÃO NO
BAIXO ALENTEJO

DECORRE NESTE MOMENTO A III CIMEIRA DA CHARNECA DA CAPARICA, DA SARDINHA

.
DIRECTAMENTENTE DA CINEIRA E VIA SATÉLITE
A PRIMEIRA IMAGEM QUE NOS CHEGA

sexta-feira, outubro 24, 2014

MALWARE VENCIDO, A TRANCA ACESSIVEL DE NOVO

.
UM MALWARE SACANA INTRODUZIU-SE NO
NOSSO BLOG E DURANTE MAIS DE 15
DIAS TORNOU A TRANCA INACESSÍVEL.


Agora O BANDIDO já está morto e enterrado.

VIVA A TRANCA

II CIMEIRA DA CHARNECA DA CAPARICA DA SARDINHA

.
II CIMEIRA DA CHARNECA DA CAPARICA, DA SARDINHA
Da nossa PRIMEIRA DINA a CONVOCATÓRIA para a nossa Cimeira de Outubro


CONVOCATÓRIA
Amigas/os, aqui vai a msg recebida do Santos Costa, com todos os pormenores e "pormaiores" do nosso almoço deste mês. Como ele tem de dar o número de bocas na 2ª feira façam o favor de me enviarem msgs ou responderem via telefone se comparecem ou não a este evento.


Bjs para todos

Dina

Ementa

Entradas diversas
Rodízio de Sardinha assada com batata e salada
Vinhos da casa, refrigerantes, águas, etc
Morangada
Café
17€/pessoa
Bebidas espirituosas não incluídas

Marcada mesa para dia 28 de Outubro às 13h para 15 pessoas.

Autocarro TST n° 159 para a Marisol parte da Praça de Espanha e tem paragem também em Alcântara.
Paragem de destino - Escola Carlos Gargaté na Charneca da Caparica a menos de 50 m do restaurante Oh Carlos ( Rua Pedro Costa, 1247
Charneca Da Caparica - telefone 212961128 )

Fiquei em confirmar na segunda feira o numero exacto de pessoas!
Por isso diz-me logo, assim que tiveres essa informação

segunda-feira, outubro 06, 2014

GENTE NOSSA A PARTICIPAR NO FESTIVAL DE GINASTICA "GOLDEN AGE", EM TOULOUSE

,
AS NOSSAS AMIGAS ELSA TAVARES, E A
MANUELA MASCARENHAS, VIUVA DO NOSSO
COMPANHEIRO DE MUITOS ANOS, FERNANDO
MASCARENHAS, PARTICIPARAM NO 4º.
FETIVAL DE GINÁSTICA GOLDEN AGE
EM TOULOUSE



Aqui estão as 2 ginastas prontas para entrar no desfile para a cerimónia de inauguração do 4º. Festival de Ginástica Golden Age que se realizou em Toulouse que decorreu entre 28 de Setembro e 4 de Outubro, na cidade do sul da França.


Trouxeram 2 medalhas de ouro nas categorias de "Bem com a vida" e "Nunca ficar parado"

Parabéns às duas, da tranca


EX~CRAKS DE FUTEBOL VENCERAM ELEIÇÕES NO BRASIL

.
ROMÁRIO,BEBETO,JARDEL ,3 GRANDE JOGADORES
DE FUTEBOL, FORAM ELEITOS NAS ELEIÇÕES
QUE ONTEM TIVERAM LUGAR NO BRASIL.

O JARDEL, vai ser deputado estadual
ELEIÇÕES NO BRASIL - JARDEL, ELEITO DEPUTADO FEDERAL
Aos 41 anos, Mário Jardel é agora deputado estadual. O ex-jogador do FC Porto e do Sporting, candidato pelo Partido Social-Democrata, vai ocupar um dos 55 lugares da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul. Até o fecho desta edição, o antigo futebolista brasileiro garantia 0,68 por cento dos votos nas eleições do Brasil, que deram a vitória a Dilma Rousseff, que irá disputar a segunda volta com Aécio Neves no próximo dia 26.
Na campanha eleitoral, o antigo futebolista teve um apoio de peso: Luiz Felipe Scolari. “Oi pessoal, aqui é o Felipão. Assim como no futebol, agora Jardel será um grande deputado e fará muitos golos a favor do Rio Grande do Sul”, dizia a mensagem de apoio do treinador, que é do estado que elegeu Jardel para deputado estadual.


ROMÁRIO, como senador

Romário é eleito Senador no Rio com mais de 60% dos votos válidos
Com mais de 90% das urnas apuradas, deputado federal supera o ex-governador Cesar Maia
Romário votou na Escola Joseph Bloch, em Parada de Lucas, ao lado da filha -

O ex-jogador e deputado federal Romário (PSB) está matematicamente eleito Senador do estado do Rio. .
Romário é eleito Senador no Rio com mais de 60% dos votos válidos
Com mais de 90% das urnas apuradas, deputado federal supera o ex-governador Cesar Maia

BEBETO, como deputado estadual
Bebeto (SD-RJ)
Deputado estadual: 61.082 votos
O camisa 7 do tetra já havia sido eleito deputado estadual no Rio de Janeiro pelo PDT mas, neste ano, tentou a eleição pelo partido Solidariedade, o que lhe garantiu o número 77777 na urna. Aproveitando também a visibilidade em função de sua participação na organização da Copa do Mundo, Bebeto mais que dobrou a votação de 2010. De 28 mil votos, passou para mais de 61 mil.

Não conseguiram votos suficientes para a eleição ROBERTO DINAMITE e MARCELINO



.
A TRANCA ESTEVE EM CASTRO VERDE
NO FESTIVAL SETE SÓIS,SETE LUAS,
E RECOLHEU IMAGENS DA ANIMAÇÃO DE
RUA COM O GRUPO VINDO DE ALICANTE

AS RUAS DE CASTRO VERDE FORAM INVADIDAS
PELO GRUPO DE ANIMAÇÃO DE RUA VINDO DE
ALICANTE, OS ADRAMELECH.

Como é tradição em todas as edições do Festival Sete Sóis ,Sete Luas de Castro Verde, na noite de Sábado do Festival as ruas de Castro Verde foram invadidas por um grupo de animação de rua, este ano os ANDRAMELECH, que vieram de Alicante, Espanha.


Mais uma vez a animação de rua iniciou-se logo após o final do Concerto da noite,que acabara no Cineteatro com os italianos do SOSSOBANDA.

Muita curiosidade aguçada pelo êxito de outros grupos em anos anteriores,juntou muita gente na Rotunda das Ovelhas de onde partiu o demónio Andremelech e as suas agentes do mal....




aterradoras e provacadoras


trouxeram à noite da Vila, movimento, fogo e cõr



com coreografias ousadas



espectaculares




com as pessoas a participar activamente provocando também ele os monstros




confesso ser muito da minha preferência estas performances



onde a imediação actores - população se faz tão estreitamente





no final tiram a máscara e todos vibram com o espectáculo

Para o ano que vem espero cá estar.

sábado, outubro 04, 2014

estórias do rc

,,
recordando
No RC, antigamente, e graças aos horários de turnos, viajava-se bastante.
Na época, havia muito maior possibilidade de "voar free", pois, quase todas as Companhias, para além dos ID normais ofereciam um número ilimitado de bilhetes, bastando meter o pedido, e, de fax-resposta na mão, tentar o embarque.
A South African Airways operava então um voo que fazia JNBLISROM, que, da escala de Lisboa ,partia para Roma às 05,50 da madrugada, chegando às 08,20. Era óptimo para usar nas folgas, sobretudo as de meio de semana, pois , permitia dois tipos de utilização. Ou se ia de manhã e regressava no mesmo dia no voo que saía de Roma às 8 e meia da noite ( 12 horas em Roma), ou se regressava no dia seguinte à mesma hora.
Numa dessas ocasiões, em que fomos a Roma especialmente para vêr "O último tango em Paris", que na altura era proibido em Portugal, não conseguimos lugar na Pensão Danúbio, o "poiso" mais frequente naquela cidade, do pessoal do RC. Depois de muito procurar alternativa, só conseguimos numa outra pensão, afastada do circuito normal.
No dia seguinte, quando me dirigia à recepção da Pensão, afim de tentar telefonar para casa, soou a campaínha da Porta de entrada. Como não vi ninguém no balcão, abri a porta, e, então, bem, então, depararam-se-me dois turistas com o ar mais cansado do mundo, que de malas na mão , procuravam vaga na Pensão. Eram o Bento e o Carlos Santos ,nossos colegas de Secção , ((hoje comissários de bordo), no seu primeiro dia de folga e a chegar a Roma. Entre milhares de pensões que a cidade tem....
-O que é que tu estás a fazer aqui?. berraram os 2 em uníssono!!!!

preliminares

.

sexta-feira, outubro 03, 2014

AS GRANDES OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA, AGORA EM PORTUGAL

.
NUMA FELIZ PARCERIA A ACADEMIA BRASILEIRA
DE LETRAS ESTEBELECEU COM UMA EDITORA
PORTUGUESA O LANÇAMENTO EM PORTUGAL DE
EDIÇÕES DAS MELHORES OBRAS DA LITERATUA
DO BRASIL.




A editora portuguesa Glaciar e a Academia Brasileira de Letras (ABL) lançaram esta segunda-feira na Fundação Gulbenkian os primeiros quatro volumes da colecção Biblioteca de Academia, um projecto editorial que se propõe lançar em Portugal, ao longo dos próximos anos, 25 obras fundamentais da literatura e cultura brasileiras.

Os quatro títulos já lançados – aos quais se juntará ainda este ano O Ateneu, de Raul Pompeia, uma notável singularidade impressionista na ficção brasileira do final do século XIX – mostram bem as ambições desta colecção, que aposta em edições de referência, volumosas, muito cuidadas e bastante caras.

O primeiro volume é uma monumental compilação dos dez romances de Machado de Assis, precedidos de uma extensa apresentação do ensaísta e professor de literatura brasileira Luís Augusto Fischer, igualmente responsável pela fixação do texto. Se os romances da chamada trilogia realista de Machado de Assis – o genial Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borbas (1891) e Dom Casmurro (1899) – foram sendo regularmente publicados em Portugal, já os seus primeiros livros, como Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874) ou Helena (1876), dificilmente se encontram nas livrarias, e ainda menos em edições fiáveis.

Com mais de 1500 páginas e capa dura, o livro custa quase 80 euros. Os restantes volumes já lançados são mais pequenos e mais baratos, com preços que andam entre 30 e os 50 euros. “Os livros são caros, não vou dizer que são baratos”, reconhece o editor da Glaciar, Jorge Reis-Sá, mas afirma que preferiu “editar obras que podem durar 20 anos”, e não pensadas para a cada vez mais vertiginosa rotação das novidades nas livrarias. “Em 15 anos como editor [co-fundou a Quasi e esteve depois no grupo Babel], nunca fiz uma coisa tão interessante”, diz.

E a verdade é que quem não tiver condições económicas para comprar estes livros tem pelo menos a garantia de que os poderá ler sem ter de se afastar demasiado de casa, já que a Academia Brasileira de Letras encarregou a Glaciar de distribuir exemplares não apenas às poucas bibliotecas que beneficiam de depósito legal, mas a todas as bibliotecas municipais do país.

O ensaísta e poeta Antônio Carlos Secchin, membro da ABL desde 2004 e coordenador da colecção, explicou ao PÚBLICO que “no acordo feito com a Glaciar, a Academia quis ter a certeza de que todas as bibliotecas públicas portuguesas receberiam um exemplar”. Secchin, que esteve esta segunda-feira na Gulbenkian a apresentar a colecção, recorda que o projecto nasceu de uma proposta da Glaciar que a ABL adoptou. “A Academia é uma instituição privada, com recursos próprios, e assume nos seus estatutos o compromisso de difundir a língua e a literatura nacional, e é isso que está fazendo com esta colecção”, diz ainda Secchin.

Cinco títulos por ano
Embora não sejam ainda conhecidos os volumes que sairão a partir de 2015 – a ideia é publicar cinco títulos por ano até 2018 –, o académico brasileiro adianta que “a colecção vai incidir em grandes nomes já falecidos da literatura brasileira”, em “livros clássicos, como os romances de Machado de Assis, ou Os Sertões, de Euclides da Cunha, que passaram pela prova do tempo, mas que nunca tiveram em Portugal a repercussão que justificariam”.

A única e “grata excepção” à regra de não incluir autores vivos, acrescenta Secchin, é justamente o segundo volume da colecção, a Dialética da Colonização, do historiador e crítico Alfredo Bosi, que esteve também na sessão da Gulbenkian, a falar deste seu livro originalmente publicado em 1992. A edição tem prefácio da ensaísta portuguesa Graça Capinha, autora que já desde meados dos anos 90 vem chamando a atenção para a importância das abordagens interdisciplinares de Bosi ao discurso literário. Num conjunto que será dominado pela criação literária em sentido mais estrito, a escolha de Dialética da Colonização é também um modo de mostrar que a colecção pretende ter um âmbito mais latamente cultural e não exclui o ensaísmo.

Um dos quatro volumes já lançados é, de resto, uma das mais inclassificáveis obras da literatura de língua portuguesa de todos os tempos: o extraordinário Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha, que é uma emocionante história da Guerra de Canudos e uma epopeia da vida sertaneja no final do século XIX, mas que também pertence de pleno direito à literatura científica, com a sua detalhada informação geográfica, histórica e sociológica.

RONDA DAS TABERNAS NO FESTIVAL SETE SÓIS,SETE LUAS, EM CASTRO VERDE

.
A RONDA DAS TABERNAS DE CASTRO VERDE
É UM DOS EVENTOS DE MAIOR ÊXITO NA
PROGRAMAÇÃO DOS SETE SÓIS,SETE LUAS,
QUE TENHO O GÔSTO DE MOSTRAR AQUI
NA TRANCA

Nesta edição de 2014, voltámos a poder curtir a autenticidade deste evento, que mistura a música, o cante alentejano ,a confraternização dos participantes, as tabernas típicas da Vila e o melhor vinho do mundo que é ,claro, o alentejano.


O repórter Miguel, este ano a fazer reportagem para o seu site O QUE SE PASSA TV, e a dar uma mão à CASA DAS PRIMAS, ,à vista da primeira etapa da ronda, a Taberna do João das Cabeças, começou por apresentar o evento


Tem sido sempre nesta taberna tão típica da vila, onde se degustam as melhores cabeças do Baixo Alentejo,que se iniciam as rondas.
Este ano apareceram muito mais pessoas que as esperadas, que não conseguindo entrar se postaram à porta da taberna


o que levaria o FILIPE PRATA, da organização , a transferir a actuação do grupo convidado para a animação musical, para outro espaço mais amplo da taberna onde todos viriam a caber e a curtir mais confortavelmente o som e a presença dos MODA MÃE. o grupo convidado desta edição.

ESTE ESPAÇO PRINCIPAL DA TABERNA NÃO CONSEGUIU COMPORTAR TODA A GENTE...



E foi já no espaço mais amplo onde se realizavam há anos atrás as sessões de baldão da Feira de Castro, que os MODA MÃE iniciaram a sua actuação, apresentados num clima informal pelo FILIPE PRATA



E entraram com muita força e desde logo conquistaram os presentes


que não pouparam aplausos



e não se coibiram de com o grupo entoar as modas



e em crescendo, foi subindo a adesão de toda a gente



chegando a atingir-se momentos de grande comunhão


na sala, registo a certa altura um grande momento, quando os elementos do MODA MÃE, tendo descoberto a presença na sala do amigo e grande figura da viola campaniça e do cante alentejano, o PAULO COLAÇO,logo o saudaram pedindo uma salva de palmas para ele


e o convidaram a eles se juntar, confesso que me emocionei



A segunda etapa seria a caminhada pelas ruas da Vila a caminho da próxima taberna



a taberna do Zé Simões




onde ,depois da degustação de uns saborosos petiscos regados pela boa pomada tinta,actuou um grupo de alunas de acordéon, apresentadas pelo Filipe Prata




muito apreciadas


Desta etapa seguiriam para as restantes tabernas do programa. que não pôde acompanhar , pois fui assistir e fazer a cobertura do jogo Castrense-Almancilense .

quinta-feira, outubro 02, 2014

CIMEIRA DO IMPERIO


O ENCONTRO MAGNO DA NOSSA GENTE ACONTECEU
ESTE MÊS DE SETEMBRO EM LISBOA ,DIA28
COM O NAMING DE CIMEIRA DO IMPÉRIO.


Foi uma rentrée muito animada e com muitas presenças, algumas das quais já não aparecial há muitas Cimeiras.
Mas o principio das nossa Cimeiras, é "Realiza-se sempre ,quem pode aparecer ,aparece", e graças à carolice da nossa Primeira Dina e da nossa Ministra dos Transportes Manuela Brito e Silva, que põem tudo a funcionar, temos tido Cimeiras desde 2007, já lá vão quase 8 anos.

Desta vez não consegui estar presente ,a essa hora estava em Vila Viçosa, onde se realizará a nossa Cimeira de Novembro.

Os nossos paparazzys "on duty" enviaram para a Tranca os seus "despachos" que publico

.
Estiveram à mesa:






Mendonça,Zé Manel Guedes Vaz,Teresa Guedes Vaz,Luis Domingues,Marcelo,Rui Brito Sousa, Susy Brito de Sousa,Dina ,Carlos Branco,Reis Santos,Coelho de Almeida,Dina pequena,João Pinto,Farinho, Mrs Farinho,Caenelas,Manuela Brito e Silva,Graça Espanha,Chico Santos Costa, Mrs Santos Costa,Alice Teles,Anabela,Correia,Vieira,Mrs Vieira,Gastão, João Cabral,Mrs Cabral.


Falou-se das próximas Cimeiras, a de Outubro provavelmente será na Sobreda, a de Novembro em Vila Viçosa.

gente nossa - o GASTÃO

.