ESSE ESPAÇO QUE FOI O RC, E QUE SPLITOU
E SE TRANSFORMOU EM REV-BACKOFFICE- E
OUTROS NÚCLEOS ESPALHADOS PELO REDUTO
TAP, TM MUITA GENTE NOSSA.
Tem os que já não picam o ponto:
E os que estão agora no lugar dos da foto de cima...
REV
BACK OFFICE
Todos são gente nossa, e a eles a TRANCA deseja um ano 2010 o mais libidinoso que consigam!!!
TRANCA - Revista do antigo RC / Controle de Reservas. Actual Revenue/QRL/SQQ/Irregularidades/Comunidade ex-RC.
quinta-feira, dezembro 31, 2009
PASSAGEM DE ANO A TRABALHAR
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NO VELHO RC,QUANDO TÍNHAMOS HORÁRIO
DE TURNOS H24, A MUITOS DE NÓS CA-
LHOU POR PLANNING ESTAR DE SERVIÇO
NA NOITE DE PASSAGEM DE ANO.
Pode parecer heresia, mas até não era mau de todo, pois o grupo escalado para essa madrugada, normalmente, fazia desse turno uma festa. Sim uma festa com bons petiscos e (nessa época ainda era possível levar bebidas alccolicas) muito boas "pomadas".
E se no turno calhava o Marcelo,ou a Dina, bem, então os petiscos não tinham fim.
Lembro uma muito especial, em que o turno da madrugada antecipou para as dez, pois já que tinha a noite "estragada", possibilitava aos das quatro meia noite , passar um bocado da consoada em família. Só que, quando chegámos ao serviço, eu , a Ceu ,e salvo o erro ,a Teresa, deparámos com a intenção do Raposo e o João Oliveira, que insistiram em ficar connosco a passar a meia noite, e só depois arrancaram, festejando as duas equipas, a passagem de ano de 1981 para 82.
Já agora, a TRANCA saúda os companheiros que logo à noite estarão de "madrugadas" nas "Irreguralidades", com um desejo de bom 2010.
NO VELHO RC,QUANDO TÍNHAMOS HORÁRIO
DE TURNOS H24, A MUITOS DE NÓS CA-
LHOU POR PLANNING ESTAR DE SERVIÇO
NA NOITE DE PASSAGEM DE ANO.
Pode parecer heresia, mas até não era mau de todo, pois o grupo escalado para essa madrugada, normalmente, fazia desse turno uma festa. Sim uma festa com bons petiscos e (nessa época ainda era possível levar bebidas alccolicas) muito boas "pomadas".
E se no turno calhava o Marcelo,ou a Dina, bem, então os petiscos não tinham fim.
Lembro uma muito especial, em que o turno da madrugada antecipou para as dez, pois já que tinha a noite "estragada", possibilitava aos das quatro meia noite , passar um bocado da consoada em família. Só que, quando chegámos ao serviço, eu , a Ceu ,e salvo o erro ,a Teresa, deparámos com a intenção do Raposo e o João Oliveira, que insistiram em ficar connosco a passar a meia noite, e só depois arrancaram, festejando as duas equipas, a passagem de ano de 1981 para 82.
Já agora, a TRANCA saúda os companheiros que logo à noite estarão de "madrugadas" nas "Irreguralidades", com um desejo de bom 2010.
quarta-feira, dezembro 30, 2009
preliminares
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Finalmente encontraram o padre que desapareceu por amor.
Está hospitalizado com queimaduras na barriga.
Ao que parece... deitou-se em cima de uma beata.
Finalmente encontraram o padre que desapareceu por amor.
Está hospitalizado com queimaduras na barriga.
Ao que parece... deitou-se em cima de uma beata.
boa notícia - LISBOA VAI TER O MUSEU SERRALVES
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MUSEU DE SERRALVES EM LISBOA
2009-12-18
O Museu de Serralves vai abrir “uma delegação em Lisboa” já em 2010, foi referido durante um evento promovido pelo seu mecenas exclusivo desde a sua abertura, o Banco BPI.
A informação partiu do próprio presidente do conselho de administração do banco, Artur Santos Silva, numa “celebração” destinada aos seus accionistas que teve lugar em Serralves e que serviu também para a apresentação do livro Artistas Portugueses na Colecção da Fundação de Serralves.
A delegação vai ficar “num dos maiores balcões que o banco teve, que era o balcão do estabelecimento central do antigo Banco Borges & Irmão”, na Praça do Município, bem perto, portanto, do edifício da Câmara Municipal de Lisboa.
Artur Santos Silva frisou ainda que esse espaço faz parte de um edifício “muito bonito”, com vários andares e “totalmente utilizado” pelo seu actual proprietário”, o BPI.
O presidente da Fundação de Serralves, Gomes de Pinho, refere que o futuro espaço não será para exposições mas sim para acompanhar tudo o que ocorre na casa-mãe, mantendo com ela “uma interactividade” permanente.
MUSEU DE SERRALVES EM LISBOA
2009-12-18
O Museu de Serralves vai abrir “uma delegação em Lisboa” já em 2010, foi referido durante um evento promovido pelo seu mecenas exclusivo desde a sua abertura, o Banco BPI.
A informação partiu do próprio presidente do conselho de administração do banco, Artur Santos Silva, numa “celebração” destinada aos seus accionistas que teve lugar em Serralves e que serviu também para a apresentação do livro Artistas Portugueses na Colecção da Fundação de Serralves.
A delegação vai ficar “num dos maiores balcões que o banco teve, que era o balcão do estabelecimento central do antigo Banco Borges & Irmão”, na Praça do Município, bem perto, portanto, do edifício da Câmara Municipal de Lisboa.
Artur Santos Silva frisou ainda que esse espaço faz parte de um edifício “muito bonito”, com vários andares e “totalmente utilizado” pelo seu actual proprietário”, o BPI.
O presidente da Fundação de Serralves, Gomes de Pinho, refere que o futuro espaço não será para exposições mas sim para acompanhar tudo o que ocorre na casa-mãe, mantendo com ela “uma interactividade” permanente.
eles disseram
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Já sofri tanto pelo Benfica como pelo F.C.Porto.
(PINTO DA COSTA)
.
O Benfica contra os polacos vai jogar em táctica de pirilau, mas sempre erecto
(PAULO AUTUORI)
.
A única coisa impossivel é meter um guarda chuva no rabo e abri-lo
(RAUL ÁGUAS) ..resposta a uma pergunta se o Sporting ainda poderia ser campeão
Já sofri tanto pelo Benfica como pelo F.C.Porto.
(PINTO DA COSTA)
.
O Benfica contra os polacos vai jogar em táctica de pirilau, mas sempre erecto
(PAULO AUTUORI)
.
A única coisa impossivel é meter um guarda chuva no rabo e abri-lo
(RAUL ÁGUAS) ..resposta a uma pergunta se o Sporting ainda poderia ser campeão
terça-feira, dezembro 29, 2009
A 29 DE DEZEMBRO nasceu DAVID SIQUEIROS
.
David Siqueiros
David Alfaro Siqueiros (Chihuahua, 29 de dezembro de 1896 - Cidade do México, 6 de janeiro de 1974) foi um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do muralismo mexicano, juntamente com Rivera e Orozco.
Siqueiros fez pintura de cavalete, mas distinguiu-se principalmente pela pintura mural, onde foi um inovador em termos técnicos. Tinha uma grande preocupação em experimentar novos materiais e novas técnicas, tendo a sua investigação nesta área sido uma importante contribuição para a pintura mural.
A grande temática da sua obra é a revolução mexicana e o povo mexicano, que ele representou como o protagonista da luta por uma sociedade melhor, a sociedade socialista utópica. A sua pintura é uma pintura de intervenção política, de crítica da sociedade capitalista e de defesa dos ideais comunistas, que em Siqueiros assumem uma dimensão monumental pela força e franqueza das suas convicções. Em 1966 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz.
Biografia
Siqueiros teve suas primeiras aulas de pintura com o mestre mexicano Solares Gutiérrez. Anos depois entrou para a Academia de San Carlos no México e, finalmente, para a Escola de Santa Anita, a qual abandonou para alistar-se como subtenente no Exército Constitucionalista. Ao voltar ingressou na Escola Nacional Preparatória (ENP), ao mesmo tempo em que continuava sua carreira política como membro do Comitê Executivo do Partido Comunista do México e Secretário Geral do Grêmio de Artesãos, Escultores e Pintores. Sua primeira obra importante foi uma série de afrescos que terminou em 1924 para a ENP.
Comunista radical e stalinista convicto, esteve preso durante dois anos por ordem do Partido Comunista Mexicano, do qual havia sido expulso. Depois de ser preso em 1930, exilou-se em Taxco e de lá foi para Los Angeles, onde começou a fazer experiências com novas técnicas. Mudou-se para Nova York onde organizou o Siqueiros Experimental Workshop.
Alistou-se como voluntário na Guerra Civil na Espanha, contra as tropas de Franco e, mais tarde, foi acusado de uma tentativa de assassinato a Trotsky, motivo pelo qual, depois de algum tempo fugido, foi preso e exilado no Chile. Quando voltou ao México, após 1940, fundou o Centro Realista de Arte Moderna.
Depois de várias viagens aos Estados Unidos e Polônia, foi condenado pelo governo a seis anos de prisão. Uma anistia posterior reduziu esta pena para dois anos. Já em liberdade, começou o seu famoso afresco A Marcha da Humanidade, que lhe valeu o Prêmio Nacional de Arte do México.
Siqueiros também pintou, nos estados Unidos, um afresco no Plaza Art Center, chamado Tropical América – Opressed and Destroyed by the Imperialists. A obra causou tanta polêmica e indignação que ele foi obrigado a sair do país para não ser deportado.
Dentre os Muralistas era o que tinha maior comprometimento com o mundo moderno no que diz respeito tanto à temática quanto às técnicas. Diferentemente de Orozco e Rivera, raramente pintou temas ligados à história mexicana. Seu desejo extremado por justiça e progresso fazia com que ele trabalhasse em suas pinturas como se estivesse atacando um inimigo.
Principais obras
Eco de um Grito, 1937
Etnografia, 1939
Coronelazo, 1939
La Nueva Democracia, 1939
Las Victimas de La Guerra, 1939
Las Victimas Del Fascismo, 1939
Marcha de La Humanidad em La América Latina, 1965-1971
David Siqueiros
David Alfaro Siqueiros (Chihuahua, 29 de dezembro de 1896 - Cidade do México, 6 de janeiro de 1974) foi um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do muralismo mexicano, juntamente com Rivera e Orozco.
Siqueiros fez pintura de cavalete, mas distinguiu-se principalmente pela pintura mural, onde foi um inovador em termos técnicos. Tinha uma grande preocupação em experimentar novos materiais e novas técnicas, tendo a sua investigação nesta área sido uma importante contribuição para a pintura mural.
A grande temática da sua obra é a revolução mexicana e o povo mexicano, que ele representou como o protagonista da luta por uma sociedade melhor, a sociedade socialista utópica. A sua pintura é uma pintura de intervenção política, de crítica da sociedade capitalista e de defesa dos ideais comunistas, que em Siqueiros assumem uma dimensão monumental pela força e franqueza das suas convicções. Em 1966 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz.
Biografia
Siqueiros teve suas primeiras aulas de pintura com o mestre mexicano Solares Gutiérrez. Anos depois entrou para a Academia de San Carlos no México e, finalmente, para a Escola de Santa Anita, a qual abandonou para alistar-se como subtenente no Exército Constitucionalista. Ao voltar ingressou na Escola Nacional Preparatória (ENP), ao mesmo tempo em que continuava sua carreira política como membro do Comitê Executivo do Partido Comunista do México e Secretário Geral do Grêmio de Artesãos, Escultores e Pintores. Sua primeira obra importante foi uma série de afrescos que terminou em 1924 para a ENP.
Comunista radical e stalinista convicto, esteve preso durante dois anos por ordem do Partido Comunista Mexicano, do qual havia sido expulso. Depois de ser preso em 1930, exilou-se em Taxco e de lá foi para Los Angeles, onde começou a fazer experiências com novas técnicas. Mudou-se para Nova York onde organizou o Siqueiros Experimental Workshop.
Alistou-se como voluntário na Guerra Civil na Espanha, contra as tropas de Franco e, mais tarde, foi acusado de uma tentativa de assassinato a Trotsky, motivo pelo qual, depois de algum tempo fugido, foi preso e exilado no Chile. Quando voltou ao México, após 1940, fundou o Centro Realista de Arte Moderna.
Depois de várias viagens aos Estados Unidos e Polônia, foi condenado pelo governo a seis anos de prisão. Uma anistia posterior reduziu esta pena para dois anos. Já em liberdade, começou o seu famoso afresco A Marcha da Humanidade, que lhe valeu o Prêmio Nacional de Arte do México.
Siqueiros também pintou, nos estados Unidos, um afresco no Plaza Art Center, chamado Tropical América – Opressed and Destroyed by the Imperialists. A obra causou tanta polêmica e indignação que ele foi obrigado a sair do país para não ser deportado.
Dentre os Muralistas era o que tinha maior comprometimento com o mundo moderno no que diz respeito tanto à temática quanto às técnicas. Diferentemente de Orozco e Rivera, raramente pintou temas ligados à história mexicana. Seu desejo extremado por justiça e progresso fazia com que ele trabalhasse em suas pinturas como se estivesse atacando um inimigo.
Principais obras
Eco de um Grito, 1937
Etnografia, 1939
Coronelazo, 1939
La Nueva Democracia, 1939
Las Victimas de La Guerra, 1939
Las Victimas Del Fascismo, 1939
Marcha de La Humanidad em La América Latina, 1965-1971
domingo, dezembro 27, 2009
ACTUALIDADE
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"A loira do regime", depois da gaffe das escutas de Belém passou a ser "a loira do relima"
"A loira do regime", depois da gaffe das escutas de Belém passou a ser "a loira do relima"
A.M.PIRES CABRAL VENCE PRÉMIO LITERÁRIO
.
Prémio Luís Miguel Nava para A. M. Pires Cabral
O júri do Prémio Luís Miguel Nava acaba de me enviar o seguinte comunicado:
«O Prémio de Poesia Luís Miguel Nava 2009, agora bienal e referente aos livros de poesia publicados em 2007 e 2008, foi atribuído ao livro As Têmporas da Cinza, de A. M. Pires Cabral, publicado pelas Edições Cotovia.
No valor de cinco mil euros, o prémio, que, nas anteriores atribuições, foi concedido aos poetas Sophia de Mello Breyner Andresen, Fernando Echevarría, António Franco Alexandre, Armando Silva Carvalho, Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Manuel António Pina, Luís Quintais, António Ramos Rosa e Pedro Tamen, correspondeu à decisão unânime de um júri constituído, como habitualmente, por quatro membros da direcção da Fundação Luís Miguel Nava, Carlos Mendes de Sousa, Fernando Pinto do Amaral, Gastão Cruz e Luís Quintais, e um elemento convidado, desta vez o poeta e crítico António Carlos Cortez.
A limpidez e a precisão da escrita de A. M. Pires Cabral, a sua penetrante e austera visão dum mundo cuja expressão encontra numa espécie de imitação da terra o modelo para uma linguagem poética de invulgar intensidade, fazem deste autor um dos casos mais representativos da nossa melhor poesia contemporânea.»
Prémio Luís Miguel Nava para A. M. Pires Cabral
O júri do Prémio Luís Miguel Nava acaba de me enviar o seguinte comunicado:
«O Prémio de Poesia Luís Miguel Nava 2009, agora bienal e referente aos livros de poesia publicados em 2007 e 2008, foi atribuído ao livro As Têmporas da Cinza, de A. M. Pires Cabral, publicado pelas Edições Cotovia.
No valor de cinco mil euros, o prémio, que, nas anteriores atribuições, foi concedido aos poetas Sophia de Mello Breyner Andresen, Fernando Echevarría, António Franco Alexandre, Armando Silva Carvalho, Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Manuel António Pina, Luís Quintais, António Ramos Rosa e Pedro Tamen, correspondeu à decisão unânime de um júri constituído, como habitualmente, por quatro membros da direcção da Fundação Luís Miguel Nava, Carlos Mendes de Sousa, Fernando Pinto do Amaral, Gastão Cruz e Luís Quintais, e um elemento convidado, desta vez o poeta e crítico António Carlos Cortez.
A limpidez e a precisão da escrita de A. M. Pires Cabral, a sua penetrante e austera visão dum mundo cuja expressão encontra numa espécie de imitação da terra o modelo para uma linguagem poética de invulgar intensidade, fazem deste autor um dos casos mais representativos da nossa melhor poesia contemporânea.»
sábado, dezembro 26, 2009
A 26 DE DEZEMBRO NASCEU HENRY MILLER
.
Henry Miller
Henry Valentine Miller (Manhattan, New York, 26 de Dezembro de 1891– Los Angeles, 7 de Junho de 1980), escritor norte-americano.
Seu estilo é caracterizado pela mistura de autobiografia com ficção. Muitas vezes lembrado como escritor pornográfico, escreveu também livros de viagem e ensaios sobre literatura e arte. O autor foi homenageado pelo célebre crítico Otto Maria Carpeaux em prefácio para o livro O Mundo do Sexo, editora Pallas 1975, Rio de Janeiro.
Uma de suas amantes foi a escritora Anais Nin. Há um filme ficcional sobre o período da vida em que eles se conheceram, Henry and June, baseado nos diários de Anaïs.
[editar] Biografia
Henry passou sua infância na Avenida Driggs em Williamsburg, Brooklyn, Nova Iorque. Mais tarde em sua juventude, era ativo no Partido Socialista (seu ídolo era o socialista negro Hubert Harrison). Tentou vários tipos de serviços e, por curto período, frequentava aulas no City College of New York. Tanto em 1928 quanto em 1929, passou diversos meses em Paris com sua segunda esposa, June Edith Smith (June Miller). Se mudou sozinho para Paris no ano seguinte, onde morou até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Ele viveu em condições precárias, dependendo da benevolência de amigos, tais como Anaïs Nin, que tornou-se sua amante e financiou a primeira impressão do Trópico de Câncer em 1934.
O livro sofreu dificuldades de distribuição, sendo banido em alguns países sob a acusação de pornografia. No outono de 1931, Miller trabalhou na Chicago Tribune (edição parisiense) como revisor, graças a seu amigo Alfred Perlès que trabalhou lá. Miller obteve a oportunidade de apresentar alguns dos seus artigos sob o nome de Perlès, desde que somente a equipe editorial era autorizada a publicar no jornal em 1934.Seus trabalhos relatos detalhados de experiências sexuais e seus livros trouxeram muito a discussão livre de assuntos de cunho sexual, na literatura norte americana, partindo tanto de restrições legais e sociais.
Ele continuou a escrever romances que foram banidos nos Estados Unidos sob acusação de obscenidade. A maior parte de sua obra gira em torno de sua segunda esposa June Mansfield. Em especial a trilogia Crucificação Encarnada. O casal se separou em 1934. Henry voltaria a se casar outras vezes. Durante a Segunda Guerra Mundial voltou para os Estados Unidos. Passou a ser um escritor prolífico e obteve grande sucesso após a liberação de suas obras na década de 60. Um memorial dedicado a sua obra é mantido em Big Sur, Califórnia, onde morou de 1944 a 1962. O governo Brasileiro proibiu a venda da tradução de Trópico de Câncer na década de 70, porém o livro permanecia sendo vendido no original em inglês. Otto Maria Carpeaux seria um responsável pela divulgação e reconhecimento literário das obras de Miller no país.
Literatura Erótica
Henry Miller tornou-se um clássico quando publicou a trilogia "Sexus, Plexus, Nexus", que ele chamou "A Crucificação Encarnada". Como nos outros livros, esses romances narram trechos de sua própria vida, embora ele negasse. Sobre seu processo, declarou: "fiz uso, ao longo desses livros, de irruptivos assaltos ao inconsciente, tais como sonhos, fantasia, burlesco, trocadilhos pantagruélicos, etc, que emprestam à narrativa um caráter caótico, excêntrico, perplexo". Tudo isso é verdade, mas também o é que Miller vivia na pândega e descrevia isso.
Embora a obra de Henry Miller se tenha tornado, para parte do público e crítica, sinônimo de literatura erótica, há também muitas passagens filosóficas em seu livros mais famosos, obras nada obscenas ou lascivas. Por exemplo, "Big Sur e As Laranjas de Hieronimus Bosch" tem como eixo principal a narrativa prosaica dos dias em que a personagem autobiográfica de Miller vive, com sua penúltima mulher e filhos, na isolada, pacata e "mística" região de Big Sur, na Califórnia(EUA). O mote da obra é um descrição repleta de digressões e recortes de episódios já narrados em outros livros com o fim de comparar as peculiaridades "puras" de Big Sur com os que detêm completamente as confortáveis benesses e também as tragédias comportamentais da pós-modernidade.
Outra obra que passa longe de temas e motivos eróticos é "Colosso de Marússia". O livro baseia-se numa viagem feita pelo autor à Grécia, antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Na verdade, vê-se, ao longo de todo o livro, um Miller deslumbrado com a magnanimidade da cultura ancestral grega, assim como faz uso das descrições e análises do povo grego para contrapor a simplicidade à "civilização da guerra" - representada, muitas vezes, por referências ao nova-iorquino médio.
Principais obras
Crazy Cock, 1934
Opus Pistorum (novela pornográfica), 1936
Trópico de Câncer, 1934.
Primavera negra, 1936.
Trópico de Capricórnio, 1939.
Dias de paz em Clichy, 1939.
O Mundo do Sexo, 1940.
O Colosso de Marússia, 1941.
Sabedoria do Coração (ensaios), 1941.
Pesadelo Refrigerado, 1945.
O Sorriso ao pé da escada, 1948
Sexus [Crucificação Encarnada vol. 1 // Livro Primeiro da Rosa-Crucificação (Portugal)], 1949.
Os Livros da Minha Vida, 1952
Plexus [Crucificação Encarnada vol. 2 // Livro Segundo da Rosa-Crucificação (Portugal)], 1953.
Big-Sur e as laranjas de Hieronymus Bosch, 1957
Nexus [Crucificação Encarnada vol. 3 // Livro Terceiro da Rosa-Crucificação (Portugal)], 1960.
A Hora dos Assassinos (Um Estudo sobre Rimbaud).
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Henry Miller.
Henry Miller
Henry Valentine Miller (Manhattan, New York, 26 de Dezembro de 1891– Los Angeles, 7 de Junho de 1980), escritor norte-americano.
Seu estilo é caracterizado pela mistura de autobiografia com ficção. Muitas vezes lembrado como escritor pornográfico, escreveu também livros de viagem e ensaios sobre literatura e arte. O autor foi homenageado pelo célebre crítico Otto Maria Carpeaux em prefácio para o livro O Mundo do Sexo, editora Pallas 1975, Rio de Janeiro.
Uma de suas amantes foi a escritora Anais Nin. Há um filme ficcional sobre o período da vida em que eles se conheceram, Henry and June, baseado nos diários de Anaïs.
[editar] Biografia
Henry passou sua infância na Avenida Driggs em Williamsburg, Brooklyn, Nova Iorque. Mais tarde em sua juventude, era ativo no Partido Socialista (seu ídolo era o socialista negro Hubert Harrison). Tentou vários tipos de serviços e, por curto período, frequentava aulas no City College of New York. Tanto em 1928 quanto em 1929, passou diversos meses em Paris com sua segunda esposa, June Edith Smith (June Miller). Se mudou sozinho para Paris no ano seguinte, onde morou até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Ele viveu em condições precárias, dependendo da benevolência de amigos, tais como Anaïs Nin, que tornou-se sua amante e financiou a primeira impressão do Trópico de Câncer em 1934.
O livro sofreu dificuldades de distribuição, sendo banido em alguns países sob a acusação de pornografia. No outono de 1931, Miller trabalhou na Chicago Tribune (edição parisiense) como revisor, graças a seu amigo Alfred Perlès que trabalhou lá. Miller obteve a oportunidade de apresentar alguns dos seus artigos sob o nome de Perlès, desde que somente a equipe editorial era autorizada a publicar no jornal em 1934.Seus trabalhos relatos detalhados de experiências sexuais e seus livros trouxeram muito a discussão livre de assuntos de cunho sexual, na literatura norte americana, partindo tanto de restrições legais e sociais.
Ele continuou a escrever romances que foram banidos nos Estados Unidos sob acusação de obscenidade. A maior parte de sua obra gira em torno de sua segunda esposa June Mansfield. Em especial a trilogia Crucificação Encarnada. O casal se separou em 1934. Henry voltaria a se casar outras vezes. Durante a Segunda Guerra Mundial voltou para os Estados Unidos. Passou a ser um escritor prolífico e obteve grande sucesso após a liberação de suas obras na década de 60. Um memorial dedicado a sua obra é mantido em Big Sur, Califórnia, onde morou de 1944 a 1962. O governo Brasileiro proibiu a venda da tradução de Trópico de Câncer na década de 70, porém o livro permanecia sendo vendido no original em inglês. Otto Maria Carpeaux seria um responsável pela divulgação e reconhecimento literário das obras de Miller no país.
Literatura Erótica
Henry Miller tornou-se um clássico quando publicou a trilogia "Sexus, Plexus, Nexus", que ele chamou "A Crucificação Encarnada". Como nos outros livros, esses romances narram trechos de sua própria vida, embora ele negasse. Sobre seu processo, declarou: "fiz uso, ao longo desses livros, de irruptivos assaltos ao inconsciente, tais como sonhos, fantasia, burlesco, trocadilhos pantagruélicos, etc, que emprestam à narrativa um caráter caótico, excêntrico, perplexo". Tudo isso é verdade, mas também o é que Miller vivia na pândega e descrevia isso.
Embora a obra de Henry Miller se tenha tornado, para parte do público e crítica, sinônimo de literatura erótica, há também muitas passagens filosóficas em seu livros mais famosos, obras nada obscenas ou lascivas. Por exemplo, "Big Sur e As Laranjas de Hieronimus Bosch" tem como eixo principal a narrativa prosaica dos dias em que a personagem autobiográfica de Miller vive, com sua penúltima mulher e filhos, na isolada, pacata e "mística" região de Big Sur, na Califórnia(EUA). O mote da obra é um descrição repleta de digressões e recortes de episódios já narrados em outros livros com o fim de comparar as peculiaridades "puras" de Big Sur com os que detêm completamente as confortáveis benesses e também as tragédias comportamentais da pós-modernidade.
Outra obra que passa longe de temas e motivos eróticos é "Colosso de Marússia". O livro baseia-se numa viagem feita pelo autor à Grécia, antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Na verdade, vê-se, ao longo de todo o livro, um Miller deslumbrado com a magnanimidade da cultura ancestral grega, assim como faz uso das descrições e análises do povo grego para contrapor a simplicidade à "civilização da guerra" - representada, muitas vezes, por referências ao nova-iorquino médio.
Principais obras
Crazy Cock, 1934
Opus Pistorum (novela pornográfica), 1936
Trópico de Câncer, 1934.
Primavera negra, 1936.
Trópico de Capricórnio, 1939.
Dias de paz em Clichy, 1939.
O Mundo do Sexo, 1940.
O Colosso de Marússia, 1941.
Sabedoria do Coração (ensaios), 1941.
Pesadelo Refrigerado, 1945.
O Sorriso ao pé da escada, 1948
Sexus [Crucificação Encarnada vol. 1 // Livro Primeiro da Rosa-Crucificação (Portugal)], 1949.
Os Livros da Minha Vida, 1952
Plexus [Crucificação Encarnada vol. 2 // Livro Segundo da Rosa-Crucificação (Portugal)], 1953.
Big-Sur e as laranjas de Hieronymus Bosch, 1957
Nexus [Crucificação Encarnada vol. 3 // Livro Terceiro da Rosa-Crucificação (Portugal)], 1960.
A Hora dos Assassinos (Um Estudo sobre Rimbaud).
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Henry Miller.
EXPOSIÇÃO DE PINTURA
.
REALIZOU-SE NO DIA 21 A
ANUNCIADA EXPOSIÇÃO DE
PINTURA DO CASCADA E DO
SERENO.
DO RC PARA AS TELAS
Sobre o evento diz-nos o nosso companheiro Cascada:
A inauguração foi inesperadamente concorrida e com menos velhas que o
costume. Apareceram o Betinho , o casal Policarpo- Soares q ( não ,
não foi o patriarca e o Soares foi a Lena Policarpo e o marido) . A
Graça Hespanha e o Rui desta vez trouxeram filhos e netos ... E a
Graça graciosamente estendeu o pé e o Rui amoroso atacou-lhe a
delicada bota. E a Manela Silva e o Sereno tiveram um encontro
festivo.
Faltaram a Dina e o Chico talvez por medo da chuva e o Herdeiro que
estava a banhos em terras do Gharb - e esta hein? E a Guida Carvalho
porque não podia deixar a mãe . E a Agnès porque se esqueceu de mim
mais uma vez...E a Lena porque teve de ir cobrar uma dívida
incobrável....
Segui-se a habitual delapidação dos comestíveis , a animação das
conversas q não foi mais acesa porque o vinho era pouco.
A MANELA E O CASCADA
A jovem escultriz trouxe o seu contingente de jovens fãs o q explica
o tal defice de velhas. A rapariga, muito criativa ,não deu título às
suas obras.Antes distribuiu pelo pessoal um pacotinho de palavras de
varias cores q cada um ía colocando junto de cada peça qualificando-a
segundo o seu critério. De notar : não havia palavrões ( ! ) nem
expressões demolidoras.... A mobilização da assistencia foi frenética
e embora as palavras dominantes fossem tipo fé , esperança e
caridade sempre agitaram neurónios há muito entorpecidos ou pelo
remanso da reforma ou pela aridez de tarefas burocráticas. Mas
,melhor do q as palavras, as imagens denotam o ambiente festivo .
REALIZOU-SE NO DIA 21 A
ANUNCIADA EXPOSIÇÃO DE
PINTURA DO CASCADA E DO
SERENO.
DO RC PARA AS TELAS
Sobre o evento diz-nos o nosso companheiro Cascada:
A inauguração foi inesperadamente concorrida e com menos velhas que o
costume. Apareceram o Betinho , o casal Policarpo- Soares q ( não ,
não foi o patriarca e o Soares foi a Lena Policarpo e o marido) . A
Graça Hespanha e o Rui desta vez trouxeram filhos e netos ... E a
Graça graciosamente estendeu o pé e o Rui amoroso atacou-lhe a
delicada bota. E a Manela Silva e o Sereno tiveram um encontro
festivo.
Faltaram a Dina e o Chico talvez por medo da chuva e o Herdeiro que
estava a banhos em terras do Gharb - e esta hein? E a Guida Carvalho
porque não podia deixar a mãe . E a Agnès porque se esqueceu de mim
mais uma vez...E a Lena porque teve de ir cobrar uma dívida
incobrável....
Segui-se a habitual delapidação dos comestíveis , a animação das
conversas q não foi mais acesa porque o vinho era pouco.
A MANELA E O CASCADA
A jovem escultriz trouxe o seu contingente de jovens fãs o q explica
o tal defice de velhas. A rapariga, muito criativa ,não deu título às
suas obras.Antes distribuiu pelo pessoal um pacotinho de palavras de
varias cores q cada um ía colocando junto de cada peça qualificando-a
segundo o seu critério. De notar : não havia palavrões ( ! ) nem
expressões demolidoras.... A mobilização da assistencia foi frenética
e embora as palavras dominantes fossem tipo fé , esperança e
caridade sempre agitaram neurónios há muito entorpecidos ou pelo
remanso da reforma ou pela aridez de tarefas burocráticas. Mas
,melhor do q as palavras, as imagens denotam o ambiente festivo .
sexta-feira, dezembro 25, 2009
preliminares
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O PADRE E O PAPAGAIO
Toda vez que o padre viajava, o papagaio aproveitava para ligar para a sua família no Amazonas. E ficava horas e horas pendurado no telefone. Até que um dia, o padre teve de voltar antes do esperado e pegou o bicho no flagra.
- Agora eu entendi porque quando viajo a conta telefônica vem tão cara!
- Currupaco! Currupaco! - fez o papagaio. - Não briga comigo não! Juro que não faço mais isso!
- Eu tenho certeza de que não vai mais fazer - ponderou o padre, - depois do castigo que eu vou lhe dar.
E pegando dois pregos enormes, pregou o bichinho na parede com as asas abertas.
- Pronto! Vai ficar aí durante uma semana pra aprender a se comportar.
O papagaio ralhou por algumas horas, mas depois se conformou. Afinal, uma semana não era tanto tempo. Nisso, percebeu que ao seu lado havia um crucifixo.
- Ei, cara! - disse, voltando-se para o crucifixo. - Há quanto tempo você está pregado aí?
Ao que Jesus respondeu:
- Há dois mil anos!
- Puta que o pariu! - surpreendeu-se o papagaio. - Você ligou pra onde?
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O PADRE E O PAPAGAIO
Toda vez que o padre viajava, o papagaio aproveitava para ligar para a sua família no Amazonas. E ficava horas e horas pendurado no telefone. Até que um dia, o padre teve de voltar antes do esperado e pegou o bicho no flagra.
- Agora eu entendi porque quando viajo a conta telefônica vem tão cara!
- Currupaco! Currupaco! - fez o papagaio. - Não briga comigo não! Juro que não faço mais isso!
- Eu tenho certeza de que não vai mais fazer - ponderou o padre, - depois do castigo que eu vou lhe dar.
E pegando dois pregos enormes, pregou o bichinho na parede com as asas abertas.
- Pronto! Vai ficar aí durante uma semana pra aprender a se comportar.
O papagaio ralhou por algumas horas, mas depois se conformou. Afinal, uma semana não era tanto tempo. Nisso, percebeu que ao seu lado havia um crucifixo.
- Ei, cara! - disse, voltando-se para o crucifixo. - Há quanto tempo você está pregado aí?
Ao que Jesus respondeu:
- Há dois mil anos!
- Puta que o pariu! - surpreendeu-se o papagaio. - Você ligou pra onde?
quinta-feira, dezembro 24, 2009
quarta-feira, dezembro 23, 2009
ESTA TARDE NO AEROPORTO DE LISBOA
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OS VOOS CHEIOS ALGUNS CANCELAMENTOS
DEVIDO AO MAU TEMPO TEMIAM-SE
REACÇÕES MAL HUMORADAS DE PASSA-
GEIROS E PESSOAL, AFINAL...
OS VOOS CHEIOS ALGUNS CANCELAMENTOS
DEVIDO AO MAU TEMPO TEMIAM-SE
REACÇÕES MAL HUMORADAS DE PASSA-
GEIROS E PESSOAL, AFINAL...
segunda-feira, dezembro 21, 2009
CRÓNICA DA CIMEIRA DE MOSCAVIDE IV
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EM MOSCAVIDE IV TOMARAM-SE DECISÕES
IMPORTANTES E A EFICÁCIA DA CIMEIRA
FOI UM FACTO.
EM VEZ DOS MUITOS DIAS DA CIMEIRA
DE COPENHAGEN PARA SE CHEGAR A MEIA,
OU PEOR, VINTE E CINCO POR CENTO DE
DECISÃO, AQUI EM MOSCAVIDE, EM APE-
NAS 4 HORAS RESOLVEU-SE TUDO
Que o cherne afinal era perca, que os chocos estavam saborosos, que a antecipação da data da Cimeira foi uma boa ideia, que aparecerem trinta e três num mês como Dezembro é um triunfo da Dima e que o local da próxima Cimeira é Mafra, ah ! e que o nosso Ministro da Cultura Comendador do Turcifal , o Faustino deverá apanhar falta de castigo por ter faltado.
-"Claro, não havia visita histórica a nenhuma capela, e o gajo baldou-se" disse alguém...
Ao Parque de Desportos do Olivais e Moscavide foram chegando desde cedo os delegados à Cimeira.
Estava um dia de apetitoso sol de Inverno que foi dando para aquecer enquanto se esperava.
À hora da chamada responderam 33 dos nossos:
Azevedo,Augusto,Alice Teles,Coelho de Almeida,Guilhermina,Guedes Vaz,Mrs Guedes Vaz, Cascada,Candeias,Canelas,Domingues,Dina,Chico Dias,Pedro Guedes Vaz,Farinho,Giovanni,Herdeiro,Irene,João Pinto,Mário Oliveira,Marques
Melo,Mendonça,Maria João,Norberto,Manuela Brito e Silva,Manuela Mascarenhas
Peixoto,Rui Brito de Sousa,Sampaio,Zé Carlos Carvalho,Pereira de Sousa e Guida
O Mário Oliveira foi dos que mais curtiu a Cimeira, não aparecia há já algum tempo e estava impressionado com o ambiente que encontrou ,muito próximo do do velho RC , e ainda por cima sem pianares, capaéles e voos para conferir.
O Sampaio elogiou muito o cabelo do Zé Carlos e aconselhou-o e a todos a não pintarem.
-"O nosso segredo é sermos velhos encantadores", não disfarcem...
Ninguém esteve sossegado no lugar, de mesa em mesa ,contaram-se vantagens, fizeram-se previsões pró Benfica-Porto, curtiram-se aquelas horas juntos ,o que já se assumiu como sendo "um momento bom que acontece uma vez em cada mês "...e que não é o período.
A dado momento, o Canelas, fez uma demonstração dos seus poderes paranormais ,transferindo energias poderosas para o Mendonça que
às tantas começou a conclamar ser melhor que o Cristiano Ronaldo
e a marcar mais golos que o Liedson, e que este ano o campenato
nacional de futebol decerto vai ser ganho pelo Sporting:
O CANELAS ENVIANDO FLUIDOS PODEROSOS PARA O MENDONÇA
O FARINHO APRENDE A FAZER CARETAS COM O CASCADA
Já no finalzinho, houve passagem pelo balcão
Agora até Mafra, não faltem!
EM MOSCAVIDE IV TOMARAM-SE DECISÕES
IMPORTANTES E A EFICÁCIA DA CIMEIRA
FOI UM FACTO.
EM VEZ DOS MUITOS DIAS DA CIMEIRA
DE COPENHAGEN PARA SE CHEGAR A MEIA,
OU PEOR, VINTE E CINCO POR CENTO DE
DECISÃO, AQUI EM MOSCAVIDE, EM APE-
NAS 4 HORAS RESOLVEU-SE TUDO
Que o cherne afinal era perca, que os chocos estavam saborosos, que a antecipação da data da Cimeira foi uma boa ideia, que aparecerem trinta e três num mês como Dezembro é um triunfo da Dima e que o local da próxima Cimeira é Mafra, ah ! e que o nosso Ministro da Cultura Comendador do Turcifal , o Faustino deverá apanhar falta de castigo por ter faltado.
-"Claro, não havia visita histórica a nenhuma capela, e o gajo baldou-se" disse alguém...
Ao Parque de Desportos do Olivais e Moscavide foram chegando desde cedo os delegados à Cimeira.
Estava um dia de apetitoso sol de Inverno que foi dando para aquecer enquanto se esperava.
À hora da chamada responderam 33 dos nossos:
Azevedo,Augusto,Alice Teles,Coelho de Almeida,Guilhermina,Guedes Vaz,Mrs Guedes Vaz, Cascada,Candeias,Canelas,Domingues,Dina,Chico Dias,Pedro Guedes Vaz,Farinho,Giovanni,Herdeiro,Irene,João Pinto,Mário Oliveira,Marques
Melo,Mendonça,Maria João,Norberto,Manuela Brito e Silva,Manuela Mascarenhas
Peixoto,Rui Brito de Sousa,Sampaio,Zé Carlos Carvalho,Pereira de Sousa e Guida
O Mário Oliveira foi dos que mais curtiu a Cimeira, não aparecia há já algum tempo e estava impressionado com o ambiente que encontrou ,muito próximo do do velho RC , e ainda por cima sem pianares, capaéles e voos para conferir.
O Sampaio elogiou muito o cabelo do Zé Carlos e aconselhou-o e a todos a não pintarem.
-"O nosso segredo é sermos velhos encantadores", não disfarcem...
Ninguém esteve sossegado no lugar, de mesa em mesa ,contaram-se vantagens, fizeram-se previsões pró Benfica-Porto, curtiram-se aquelas horas juntos ,o que já se assumiu como sendo "um momento bom que acontece uma vez em cada mês "...e que não é o período.
A dado momento, o Canelas, fez uma demonstração dos seus poderes paranormais ,transferindo energias poderosas para o Mendonça que
às tantas começou a conclamar ser melhor que o Cristiano Ronaldo
e a marcar mais golos que o Liedson, e que este ano o campenato
nacional de futebol decerto vai ser ganho pelo Sporting:
O CANELAS ENVIANDO FLUIDOS PODEROSOS PARA O MENDONÇA
O FARINHO APRENDE A FAZER CARETAS COM O CASCADA
Já no finalzinho, houve passagem pelo balcão
Agora até Mafra, não faltem!
A 21 de DEZEMBRO nasceu BENJAMIM DISRAELI
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Benjamin Disraeli
"As pessoas são mais facilmente derrotadas por êxitos baratos e vitoriosos do que pela adversidade."
Benjamin Disraeli kg, PC, FRS (21 de dezembro de 1804 — 19 de abril de 1881) foi um escritor e político britânico de origem judaica italiana (sefardita) e primeiro-ministro do Reino Unido. Filho de Isaac D'Israeli.
Começou a sua carreira profissional no escritório de um procurador, em 1821, a fim de se preparar para um lugar na administração pública, aí se mantendo até 1831. Entretanto, em 1826, inicia a sua carreira de escritor com a publicação de Vivian Grey (1826).
O começo da sua carreira política dá-se em 1837, com a sua eleição para deputado por Wycombe. Em 1848 torna-se líder do partido proteccionista. Nesse mesmo ano foi nomeado ministro do Tesouro e, constatando que a nação desejava uma política de livre-câmbio, abandonou a sua orientação proteccionista.
Entre 1852 e 1874 a sua carreira política caracteriza-se por demissões e regressos ao poder. É precisamente a partir de 1874 que a sua figura política se destaca pelas diversas reformas levadas a cabo (reformas internas sobre fábricas e habitações, emendou a lei dos pobres, etc.), principalmente no campo externo. Aderindo a uma política expansionista e imperialista, contribuiu para a grandeza e poderio do império britânico. Apoderou-se do controlo da Companhia do Canal do Suez, anexou o Transvaal na África do Sul e o Chipre. Em 1877, aclamou a rainha Vitória imperatriz das Índias. Dois anos mais tarde entrava na Câmara dos Lordes com o título de Lord Beaconsfield.
Benjamin Disraeli
"As pessoas são mais facilmente derrotadas por êxitos baratos e vitoriosos do que pela adversidade."
Benjamin Disraeli kg, PC, FRS (21 de dezembro de 1804 — 19 de abril de 1881) foi um escritor e político britânico de origem judaica italiana (sefardita) e primeiro-ministro do Reino Unido. Filho de Isaac D'Israeli.
Começou a sua carreira profissional no escritório de um procurador, em 1821, a fim de se preparar para um lugar na administração pública, aí se mantendo até 1831. Entretanto, em 1826, inicia a sua carreira de escritor com a publicação de Vivian Grey (1826).
O começo da sua carreira política dá-se em 1837, com a sua eleição para deputado por Wycombe. Em 1848 torna-se líder do partido proteccionista. Nesse mesmo ano foi nomeado ministro do Tesouro e, constatando que a nação desejava uma política de livre-câmbio, abandonou a sua orientação proteccionista.
Entre 1852 e 1874 a sua carreira política caracteriza-se por demissões e regressos ao poder. É precisamente a partir de 1874 que a sua figura política se destaca pelas diversas reformas levadas a cabo (reformas internas sobre fábricas e habitações, emendou a lei dos pobres, etc.), principalmente no campo externo. Aderindo a uma política expansionista e imperialista, contribuiu para a grandeza e poderio do império britânico. Apoderou-se do controlo da Companhia do Canal do Suez, anexou o Transvaal na África do Sul e o Chipre. Em 1877, aclamou a rainha Vitória imperatriz das Índias. Dois anos mais tarde entrava na Câmara dos Lordes com o título de Lord Beaconsfield.
sábado, dezembro 19, 2009
REALIZOU-SE NA QUINTA FEIRA A NOSSA CIMEIRA DE DEZEMBRO - MOSCAVIDE IV
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O NOSSO ENCONTRO MENSAL DE DEZEMBRO
TEVE LUGAR NA QUINTA FEIRA 17, NO RES-
TAURANTE RICHARDS 2, EM MOSCAVIDE
Estiveram na Cimeira 33 companheiros que comeram e beberam muito, conversaram muito mais, e de tudo o que se passou, teremos a habitual crónica logo que a azáfama de Natal me permita sentar ao computador.
Por hora fica só esta imagem.
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O NOSSO ENCONTRO MENSAL DE DEZEMBRO
TEVE LUGAR NA QUINTA FEIRA 17, NO RES-
TAURANTE RICHARDS 2, EM MOSCAVIDE
Estiveram na Cimeira 33 companheiros que comeram e beberam muito, conversaram muito mais, e de tudo o que se passou, teremos a habitual crónica logo que a azáfama de Natal me permita sentar ao computador.
Por hora fica só esta imagem.
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sexta-feira, dezembro 18, 2009
a 18 de Dezembro de 1892, ESTREOU-SE "O QUEBRA NOZES"
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O Quebra-Nozes
Local de estréia Teatro Mariinsky em São Petersburgo na Rússia
Щелкунчик (Shchelkunchik que para o português significa Quebra-Nozes) é um dos três balés que Tchaikovsky compôs.
Acto I
Montagem de Konstantin Ivanov para a encenação original no Teatro Mariinsky - 1º AtoO balet conta uma história onde a fantasia e magia, típicas de um romantismo, contam as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado. A heroína, Clara, gostava tanto da sua aparência que o pediu como presente de natal ao seu padrinho. Assim o padrinho Herr Dosslmeyer fabricante de relógios disse "Era precisamente para ti", logo em seguida Clara experimenta-o e vê que ele quebra as nozes sempre sem perder o seu sorriso e também com grande eficácia. Seu irmão Fritz, que tinha visto como o quebra-nozes funcionava, também quis usá-lo, mas escolhe as nozes maiores que havia no cesto. Então o quebra-nozes, sendo usado grosseiramente pelo irmão dela, acaba quebrando um de seus braços. Diante das reclamações da pobre Clara, seu pai o juiz Stahlbaun, entrega à filha o seu quebra-nozes como propriedade exclusiva, tendo Fritz que sair para brincar com os seus brinquedos. Logo em seguida Clara pega no chão o braço de quebra-nozes e o consola abraçando-o em seus braços até ele dormir e Clara, também acaba dormindo. Com o adormecimento, Clara sonha... Clara volta ao esconderijo onde havia colocado o seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que o seu padrinho Dosselmeyer criou. A casa desapareceu e no lugar onde ficavam os móveis estavam árvores gigantescas. Não foi só isso que mudou; o Quebra-Nozes de Clara agora é um soldado de carne e osso e que tem às suas ordens um pelotão de soldados como ele. Começa uma batalha entre as ratazanas e o pelotão do Quebra-Nozes. Jogando enormes sapatos até às ratazanas, os soldados vencem a batalha, e com isso o rei das ratazanas e também as suas ratazanas fogem rapidamente. O bosque se transforma numa linda estufa de inverno. E o Quebra-Nozes transforma-se num lindo príncipe que leva Clara até o Reino das Neves, onde apresenta ao rei a rainha a menina e dançam juntos. Fim do 1º Acto.
Acto II
Montagem de Konstantin Ivanov para a encenação original no Teatro Mariinsky - 2º AtoNo início do 2º acto Clara e o príncipe Quebra-Nozes despedem-se e seguem para o Reino dos Doces pelo Caminho da Limonada, onde pastéis de todos os reinos do mundo dançam com os dois. Depois deste sonho tão mágico e fantástico Clara acorda e percebe que havia sonhado,ficando triste por isso. Deste modo, vai se despedir do padrinho mago, que tinha ido para casa na companhia do sobrinho. Então, para surpresa de Clara, o tal sobrinho é na verdade o príncipe Quebra-Nozes. Assim acaba o 2º Acto.
O Quebra-Nozes
Local de estréia Teatro Mariinsky em São Petersburgo na Rússia
Щелкунчик (Shchelkunchik que para o português significa Quebra-Nozes) é um dos três balés que Tchaikovsky compôs.
Acto I
Montagem de Konstantin Ivanov para a encenação original no Teatro Mariinsky - 1º AtoO balet conta uma história onde a fantasia e magia, típicas de um romantismo, contam as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado. A heroína, Clara, gostava tanto da sua aparência que o pediu como presente de natal ao seu padrinho. Assim o padrinho Herr Dosslmeyer fabricante de relógios disse "Era precisamente para ti", logo em seguida Clara experimenta-o e vê que ele quebra as nozes sempre sem perder o seu sorriso e também com grande eficácia. Seu irmão Fritz, que tinha visto como o quebra-nozes funcionava, também quis usá-lo, mas escolhe as nozes maiores que havia no cesto. Então o quebra-nozes, sendo usado grosseiramente pelo irmão dela, acaba quebrando um de seus braços. Diante das reclamações da pobre Clara, seu pai o juiz Stahlbaun, entrega à filha o seu quebra-nozes como propriedade exclusiva, tendo Fritz que sair para brincar com os seus brinquedos. Logo em seguida Clara pega no chão o braço de quebra-nozes e o consola abraçando-o em seus braços até ele dormir e Clara, também acaba dormindo. Com o adormecimento, Clara sonha... Clara volta ao esconderijo onde havia colocado o seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que o seu padrinho Dosselmeyer criou. A casa desapareceu e no lugar onde ficavam os móveis estavam árvores gigantescas. Não foi só isso que mudou; o Quebra-Nozes de Clara agora é um soldado de carne e osso e que tem às suas ordens um pelotão de soldados como ele. Começa uma batalha entre as ratazanas e o pelotão do Quebra-Nozes. Jogando enormes sapatos até às ratazanas, os soldados vencem a batalha, e com isso o rei das ratazanas e também as suas ratazanas fogem rapidamente. O bosque se transforma numa linda estufa de inverno. E o Quebra-Nozes transforma-se num lindo príncipe que leva Clara até o Reino das Neves, onde apresenta ao rei a rainha a menina e dançam juntos. Fim do 1º Acto.
Acto II
Montagem de Konstantin Ivanov para a encenação original no Teatro Mariinsky - 2º AtoNo início do 2º acto Clara e o príncipe Quebra-Nozes despedem-se e seguem para o Reino dos Doces pelo Caminho da Limonada, onde pastéis de todos os reinos do mundo dançam com os dois. Depois deste sonho tão mágico e fantástico Clara acorda e percebe que havia sonhado,ficando triste por isso. Deste modo, vai se despedir do padrinho mago, que tinha ido para casa na companhia do sobrinho. Então, para surpresa de Clara, o tal sobrinho é na verdade o príncipe Quebra-Nozes. Assim acaba o 2º Acto.
quinta-feira, dezembro 17, 2009
CRÓNICA DO ALMOÇO DE NATAL DA REDE -TAP 2009
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No quinto andar do vinte e sete do reduto TAP, cumpriu-se mais um Almoço de Natal da Rede, actual estrutura que abarca quase todas as competências do velho RC antes do "split".
Para os que não conhecem, o RC-Control Central de Reservas foi a primeira estrutura organizada de reservas de passageiros e carga, criada a 19 de Janeiro de 1969 na TAP.
A Aviação comercial crescia e a companhia aérea nacional com um mercado poderoso na Africa necessitava de modernizaão de procedimentos de reservas para poder eficazmente controlar as suas linhas.
Mais tarde, é do "split" do RC que nasceu o REV, o Back Office, as Irregularidades e outros departamentos afins.
Mas voltemos ao "banquete".
Como é já tradicional os petiscos que atolharam as mesas esbugalhariam os olhos de qualquer mortal, matariam de inveja qualquer "maitre de cuisine".
A UM SINAL SONORO TODOS ATACARAM CO APETITE
Estava tudo 5 estrelas.
Não, alcool não havia, só groselha, coca e sumos vários.
MAS NEM POR ISSO A ANIMAÇÃO FALTOU, MESMO COM AS TRADICIONAIS DISPUTAS LAGARTOS-LAMPIÕES...
Agora no reduto TAP não pode entrar qualquer líquido que tenha mais de zero graus alcoolicos...
O HUGO FICOU DESCONFIADO
A LEONOR, AGORA A DECANA DO REV, MOSTRA,BABADISSIMA AS NETAS AO MIRANDA E AO GOMES, QUE AGORA JÁ SÓ CÁ VÊM DE VISITA...
A FILIPA GRAVIDISSIMA E A CLAUDIA RODRIGUES E A SUA ETERNA BOA DISPOSIÇÃO.
O GUEDES VAZ ESTEVE IRREQUIETISSIMO PAQYEURANDO, ORA A ONDINA..
...ORA A MARTA...
QUANDO SE NTRATA DE PETISCOS A SOFIA ATÉ SE ESTICA, JÁ A VERA ASSUME ESTAR JÁ MUITO CHEIA:-"AMANHÃ TENHO DE IR MALHAR PRÓ GINASIO" - (a TRANCA acha que não precisa...)
ÀS TANTAS OUVIU-SE UM BURBURINHO E TODOS OLHARAM
Eram os desfiles a começarem.
PRIMEIRO A BARAFUNDA E A ORDEM DE ALINHAR:-"MENINAS ,VAMOS FORMAR PRÁ FOTO"
Primeiro desfilaram as meninas da Rede, a fazer inveja a qualquer sofisticado concurso de misses, mesmos esses da Venezuela...
O GRUPO DS MENINAS
Depois os rapagões...
GRUPO DOS RAPAZES, QUE TIVERAM DE SUPORTAR OS PIROPOS DAS MENINAS, EMQUANTO POSAVAM
Por ultimo todos ao molho:
MISTURA FINA
E A ALEGRE CONFUSÃO DA ESCOLHA
Depois os grupos ad-hoc
TERESA MENDES, ONDINA, E MIMI
A MIMI E A SOFIA
A ONDINA ,COMO DIZEM OS BRASILEIROS, ESTEVE "PODEROSA" NESTE DIA DE REGRESSO COMO VISITA À SALA ONDE AINDA HÁ 2 MESES HAVIA PICADO O PONTO PELA ULTIMA VEZ.
O RICARDO E A MARTA COMO SEMPRE FORAM DOS MAIS DIVERTIDOS
AH! NÃO FALOU A CERIMÓNIA TRADICIONAL DO "APALPAR A BARRIGA DA GRÁVIDA"
Vanos a vèr como reagirá o Gonçalo (é o nome do bébé em gestação) quando daqui a alguns anos a mamã Filipa lhe mostrar esta imagem...
A MARTA AQUI COM O VITOR SANTOS EM POSE OFICIAL
A SALVAÇÃO E O PEREIRA DE SOUSA
E foi mais um Almoço de Natal muito bem servido, muito duvertido e muito bem curtido
A TRANCA espera já pelo do ano que vem.
No quinto andar do vinte e sete do reduto TAP, cumpriu-se mais um Almoço de Natal da Rede, actual estrutura que abarca quase todas as competências do velho RC antes do "split".
Para os que não conhecem, o RC-Control Central de Reservas foi a primeira estrutura organizada de reservas de passageiros e carga, criada a 19 de Janeiro de 1969 na TAP.
A Aviação comercial crescia e a companhia aérea nacional com um mercado poderoso na Africa necessitava de modernizaão de procedimentos de reservas para poder eficazmente controlar as suas linhas.
Mais tarde, é do "split" do RC que nasceu o REV, o Back Office, as Irregularidades e outros departamentos afins.
Mas voltemos ao "banquete".
Como é já tradicional os petiscos que atolharam as mesas esbugalhariam os olhos de qualquer mortal, matariam de inveja qualquer "maitre de cuisine".
A UM SINAL SONORO TODOS ATACARAM CO APETITE
Estava tudo 5 estrelas.
Não, alcool não havia, só groselha, coca e sumos vários.
MAS NEM POR ISSO A ANIMAÇÃO FALTOU, MESMO COM AS TRADICIONAIS DISPUTAS LAGARTOS-LAMPIÕES...
Agora no reduto TAP não pode entrar qualquer líquido que tenha mais de zero graus alcoolicos...
O HUGO FICOU DESCONFIADO
A LEONOR, AGORA A DECANA DO REV, MOSTRA,BABADISSIMA AS NETAS AO MIRANDA E AO GOMES, QUE AGORA JÁ SÓ CÁ VÊM DE VISITA...
A FILIPA GRAVIDISSIMA E A CLAUDIA RODRIGUES E A SUA ETERNA BOA DISPOSIÇÃO.
O GUEDES VAZ ESTEVE IRREQUIETISSIMO PAQYEURANDO, ORA A ONDINA..
...ORA A MARTA...
QUANDO SE NTRATA DE PETISCOS A SOFIA ATÉ SE ESTICA, JÁ A VERA ASSUME ESTAR JÁ MUITO CHEIA:-"AMANHÃ TENHO DE IR MALHAR PRÓ GINASIO" - (a TRANCA acha que não precisa...)
ÀS TANTAS OUVIU-SE UM BURBURINHO E TODOS OLHARAM
Eram os desfiles a começarem.
PRIMEIRO A BARAFUNDA E A ORDEM DE ALINHAR:-"MENINAS ,VAMOS FORMAR PRÁ FOTO"
Primeiro desfilaram as meninas da Rede, a fazer inveja a qualquer sofisticado concurso de misses, mesmos esses da Venezuela...
O GRUPO DS MENINAS
Depois os rapagões...
GRUPO DOS RAPAZES, QUE TIVERAM DE SUPORTAR OS PIROPOS DAS MENINAS, EMQUANTO POSAVAM
Por ultimo todos ao molho:
MISTURA FINA
E A ALEGRE CONFUSÃO DA ESCOLHA
Depois os grupos ad-hoc
TERESA MENDES, ONDINA, E MIMI
A MIMI E A SOFIA
A ONDINA ,COMO DIZEM OS BRASILEIROS, ESTEVE "PODEROSA" NESTE DIA DE REGRESSO COMO VISITA À SALA ONDE AINDA HÁ 2 MESES HAVIA PICADO O PONTO PELA ULTIMA VEZ.
O RICARDO E A MARTA COMO SEMPRE FORAM DOS MAIS DIVERTIDOS
AH! NÃO FALOU A CERIMÓNIA TRADICIONAL DO "APALPAR A BARRIGA DA GRÁVIDA"
Vanos a vèr como reagirá o Gonçalo (é o nome do bébé em gestação) quando daqui a alguns anos a mamã Filipa lhe mostrar esta imagem...
A MARTA AQUI COM O VITOR SANTOS EM POSE OFICIAL
A SALVAÇÃO E O PEREIRA DE SOUSA
E foi mais um Almoço de Natal muito bem servido, muito duvertido e muito bem curtido
A TRANCA espera já pelo do ano que vem.
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