segunda-feira, abril 30, 2012

QUINZENA CULTURAL DE CASTRO VERDE

.


Em Castro Verde decorre a QUINZENA CULTURAL DO CAMPO BRANCO , onde o Cante Alentejano tem posição central.

Aqui pode-se vêr e ouvir um grupo de animação cultural denominado 2OS ALENTEJANOS" actuando na Praça da Republica da Vila, no decorrer da Feira de Velharias e produtos da terra.

DÁVOLOS , um golo à MÉSSI

.

Vejam este fantástico golo dum jogador boliviano que convém decorar o nome : DÁVALOS

sábado, abril 28, 2012

28 DE ABRIL DE 2006 - HÁ JÁ 6 ANOS QUE DEIXEI DE PICAR O PONTO

.
O TEMPO VOA, FAZ HOJE 6 ANOS QUE
PIUEI O PONTO PELA ULTIMA VEZ, E
NESSA ALTURA ESCREVI NA TRANCA:

"Picar o ponto pela ultima vez
é uma sensação muito estranha
e emocionada. Nesse minuto tive
a assistência solidária do
VITOR SANTOS, do PEREIRA DE
SOUSA e da CÁTIA PALHA,que re-
gistáram a imagem
"


# posted by jOSÉ @ Sábado, Abril 29, 2006
Sexta-feira, Abril 28, 2006

NESTE DIA ESCREVI TAMBÉM ESTE TEXTO DE DESPEDIDA:

"..àmanhã já não venho...!!!
.
"a angústia basta-se a si
mesma, a felicidade, essa,
só faz sentido se fôr par-
tilhada"
.
AMANHÃ JÁ NÃO VENHO

Quando no dia dois de Março de mil novecentos e setenta, piquei o ponto pela primeira vez, funcionava o Controle de Reservas no sétimo andar do edificio 25,e na época, a mim, não passou pela cabeça que iria ficar trinta e seis anos por aqui.
Não sabia que o tempo correria tão célere, que os anos seriam tão curtos, que o presente fosse virar passado logo à tarde, que a perenidade não existe, e que o agora num instante é já ontem.

É que foi ontem que a Ana Castelo, entre duas piadas,me mostrou o open space do então RC, me apresentou aos novos companheiros, me deu as chaves do meu armário e me avisou que não sabia onde me estava a meter:
-"Olha que isto é uma loucura"
Dos colegas de então, já só resta a Teresa Allen.

Foi ontem sim, que o Duarte me pôs o apelido de "doutor Grilo:
-"Com essas bochechas és tal e qual o "doutor Grilo" a consciência do Pinocchio"
Ficou, e ainda hoje há quem me chame "doutor" ou "grilo".
Não pelo título académico, mas pelo nickname então colado pelo saudoso amigo, o Vitorino Duarte.

Foram anos loucos. Os turnos criam nas pessoas uma atitude especial.Os dias da semana perdem a sua relatividade, a angústia do "domingo à noite" deixa de existir, as "cinco da tarde" deixam de ser o ponto final no relacionamento entre companheiros de trabalho, a praia , o cinema, os almoços, os teatros, as viagens juntos são o complemento natural, saudável, estimulante dum quotidiano em conjunto.

Foi neste ambiente que ao longo destes anos fui assistindo aos avanços do tempo, à TV a cores, ao advento dos computadores, aos telemóveis, à carga policial da polícia de choque sobre os trabalhadores da TAP nas nossas instalações, ao fim dos velhos tempos, à queda do "Botas" que arrastou consigo o Estado Novo e da sua polícia política, à Revolução de Abril (no 25 estive eu e o Vasco Sá nos "quatro meia noite" a jantar "ração de combate" no aeroporto ocupado pelas tropas insurretas), à descida do Apollo na Lua, ao Golpe do Pinochet no Chile, às crises do petróleo,às independências das antigas colónias, às guerras santas dos dois Bushes, à derrota americana no Vietname,ao Reagan, ao Khomeini, ao Kadhaffi, à queda do muro de Berlim,à unificação das Alemanhas, à fragmentação dos Estados da ex-URSS, às guerras do Golfo, às dos Afeganistão, da Jugoslávia, do Iraque, às crises de Israel, às mortes de 3 Papas, a 3 vitórias do Brasil nos Campeonatos do Mundo de Futebol, às duas da Argentina aos êxitos internacionais do Porto ao apogeu e queda do Maradona, ao fim do RC, Gestão de Linhas, Revenue, ao fim dos turnos,às saídas e entradas de muitos companheiros.
E o tempo passou depressa.
Depressa demais.

Àmanhã já não venho.

Mas vou estar na Tranca, e aos meus companheiros de tantos anos , levo-os comigo na lembrança. Até já!!!"



# posted by Miguel @ Sexta-feira, Abril 28, 2006

INDIE LISBOA 2012

.
A TRANCA SEMPRE TEM SEGUIDO
E DADO AQUI NOTICIA SA SUA
PROGRAMAÇÃO

IndieLisboa

O IndieLisboa é um festival de cinema com a duração de 11 dias, que decorre anualmente em Lisboa.

A programação caracteriza-se pela apresentação de longas e curtas metragens, obras de ficção, filmes de animação, experimentais e documentários. Tem como objectivo principal a promoção e divulgação de obras e autores nacionais e estrangeiros ao Público em geral e aos profissionais do sector.

A par da programação de cinema, o IndieLisboa organiza actividades paralelas, acções, eventos, palestras, conversas, entre outros, de forma a garantir a adesão e o envolvimento dos diversos públicos do Festival com o cinema.

Este evento distribui-se por vários espaços/equipamentos culturais de Lisboa, promovendo a dinâmica urbana, quer de espaços culturais quer na circulação de públicos.

Os grandes objectivos do IndieLisboa são: incentivar a criação autoral na área do cinema, potenciar a circulação das obras e dos autores em território nacional e internacional e promover o cinema português no mundo, tentando aproximar o universo do cinema contemporâneo do maior número de pessoas - públicos especializados e não-especializados, adultos e infanto-juvenis.

O IndieLisboa é, por excelência, a festa do cinema. É um festival internacional e generalista, com histórias reais para pessoas reais.

Este ano ,como nos anteriores, os filmes passam em 3 locais: a CULTURGEST, no SÃO JORGE e no LONDRES.

Decorre entre 27 de Abril e 6 de Maio, e com filmes alternativos , muitos deles de muita qualidade

Para hoje dia 28, destaco às 18,15, o filme de JOÃO SALAVIZA , "CERRO NEGRO",numa das salas do Culturgest , ao Campo Pequeno.



Mas há muitos mais que poderás tomar conhecimento no site oficial do Indielisboa 2012 , 1ue é www.indielisboa.com

sexta-feira, abril 27, 2012

preliminares.

.
Um alto executivo, estressado, foi ao psiquiatra.
O psiquiatra, experiente, logo diagnosticou:
- O Senhor precisa se afastar por duas semanas da sua atividade profissional.
O conveniente é que vá para o interior, se isole do dia-a-dia e busque algumas
atividades que o relaxem.
Então o nosso executivo procurou seguir as orientações...
Munido de vários livros, CDs e laptop, mas sem o celular, partiu para a fazenda de um amigo.
Passados os dois primeiros dias, o nosso executivo já havia lido dois livros e ouvido quase
todos os CDs. Continuava inquieto.
Pensou então que alguma atividade física seria um bom antídoto para a ansiedade
que ainda o dominava. Chamou o administrador da fazenda e pediu para fazer algo.
O administrador ficou pensativo e viu uma montanha de esterco que havia acabado de chegar.
Disse ao nosso executivo:
- O Senhor pode ir espalhando aquele esterco em toda aquela área que será preparada
para o cultivo.
O administrador pensou consigo: 'Ele deverá gastar uma semana com essa tarefa'.
Ledo engano. No dia seguinte o nosso executivo já tinha distribuído o esterco por toda
a área.
O administrador então lhe deu a seguinte tarefa: abater 500 galinhas cortando suas
cabeças com uma faca. Essa foi fácil; em menos de 3 horas já estavam todas prontas
para serem depenadas; pediu logo uma nova tarefa...
O administrador:
- Estamos iniciando a colheita de laranjas. O Sr. vá ao laranjal levando três cestos
para distribuir as laranjas por tamanho. Pequenas, médias e grandes.
No fim daquele primeiro dia o nosso executivo não retornou. Preocupado, o administrador
se dirigiu ao laranjal.
Viu o nosso executivo com uma laranja na mão, os cestos totalmente vazios,
falando sozinho:
- Esta é grande. Não, é média. Ou será pequena???
- Esta é pequena. Não, é grande. Ou será média???
- Esta é média. Não, é pequena. Ou será grande???

Moral da história:
Espalhar merda e cortar cabeças é fácil.
Difícil é tomar decisões...

quarta-feira, abril 25, 2012

estórias do RC - o dia 25 de Abril de 1974

.
NO DIA 25 DE ABRIL DE 1974
O RC FUNCIONOU, MAS SÓ ATÉ
ÀS 21 HORAS.

"O 25 de Abril de 1974 marcou muito as gerações nascidas durante a ditadura do Estado Novo.
Os companheiros que estavam naquela época no RC viveram intensamente aqueles dias,e recordam decerto o ambiente de euforia e participação que a todos ou quase nos atingiu.

Por ironia do destino, estava marcada para o dia 25 de Abril de 1974, uma sessão solene de inauguração formal do TAPMATIC (sistema informático de reservas), com a presença do então Ministro dos Transportes do Governo de Marcello Caetano. É claro que a inauguração não aconteceu...
Nessa mahã de 25 de Abril, muito cedo, fui acordado ao som das notícias do Rádio Clube Português, que circunstanciavam os acontecimentos dessa madrugada.



Confesso que a primeira ideia que me veio à cabeça, foi a que poderia estar a acontecer um golpe de extrema direita, pois constava nos últimos dias, que o General Kaulza de Arriaga, estaria a preparar uma resposta de direita à tentativa de golpe do 16 de Março, essa da esquerda militar.
Só sosseguei mais, quando, ao longo da manhã. fui ouvindo canções de Sérgio Godinho, a Grandola Vila Morena e o "Eles comem tudo" do Zeca Afonso . Canções, absolutamente proibidas no antigo regime, impossíveis de se ouvir, a não ser adquirindo os discos clandestinamente no estrangeiro.

Estava nessa semana no turno das "quatro-meia noite", e como não conseguia entrar em contacto telefónico com a secção, nem havia ainda telemóveis, foi com alguma preocupação , sem saber o que poderia acontecer, que me dirigi ao Aeroporto, que estava encerrado de acordo com as notícias da TV e rádio.
Havia uma barreira militar de soldados revoltosos (MFA) à entrada do caminho (então particular) que dá acesso às instalações da Companhia. Não me deixaram passar.
Aí, e já na companhia do Vasco Sá, que tal como eu, iria entrar de serviço, e já quando nos dispunhamos a vir embora, fomos avisados pelo Alferes Comandante daquele pelotão de ocupação, que esperássemos, pois,num contacto superior, via rádio de campanha, o tinham informado que estava vindo uma carrinha para nos levar ao local de trabalho, para rendermos os colegas que estavam a sair às 4.
Apareceu então o Luis Domingues,que estava de supervisor nesse dia, que nos levou de transporte até ao Edificio 25-7º â nossa sala do RC, ao Controle, onde o substituímos..
Ficámos só até às 8 e meia da noite, tendo entretanto, sido levados a jantar ao restaurante do Aeroporto ocupado pelos militares do MFA, onde nos deram ração de combate como jantar.
Comemos rodeados de tropa por todos os lados, enquanto assistíamos, através de um televisor instalado no bar, aos acontecimentos do Largo do Carmo, o cerco e a rendição do Marcello Caetano a Salgueiro Maia.
Eu e o Vasco Sá.!!!
"

CIMEIRA DO RESTELO, É JÁ AMANHÃ

.
AMANHÃ REALIZA-SE A CIMEIRA DO RESTELO
COM O NOSSO PESOAL A INVADIR A ZONA DOS
PASTEIS DE NATA, E A GARANTIR QUE NÃO
CONVIDOU O VIZINHO DO PALÁCIO ALI AO
LADO.



Os artistas são quase os mesmo do Marginalissimo, e o Orfeon será cantado para deleite de todos quantos povoarem a sala .

terça-feira, abril 24, 2012

LOGO À NOITE NO TEATRO DO BAIRRO

.
A TRANCA RECOMENDA

Teatro do Bairro



a partir da meia-noite. entrada livre
BANDEX - OS VÍDEOS E A MÚSICA CONTRA A CRISE
A música de intertervenção também se dança!
Na madrugada das gentes sem sono, a actualidade política como nunca foi cantada. Pela noite fora...
Os Bandex estreiam em concerto as músicas do canal de youtube.com/bandexvideos. Música de intervenção, com Nuno Gelpi (guitarra e sampler), Miguel Gelpi (contrabaixo), Mário Moral (guitarra e sampler) e Daniel Meliço (bateria).

quinta-feira, abril 19, 2012

FESTA DO CINEMA ITALIANO - PROGRAMA DO DIA 19 - ULTIMO DIA

. CHEGA HOJE AO FIM A FESTA DO CINEMA ITALIANO EM LISBOA Com a exibiçºão do file 21h30 TERRAFERMA EMANUELE CRIALESE 2011 | 88’ | leg PT | DCP Filme de Encerramento Panorama Cinema Medeia Monumental ....

quarta-feira, abril 18, 2012

FESTA DO CI NEMA ITALIANO - 8 & - PROGRAMA DE HOJE 18 DE ABRIL

.
A FESTA ESTÁ A CHEGAR AO FIM
E HOJE O PROGRAMA É RICO E
VARIADO.

Quarta-feira | 18 de Abril


19h00
Quijote
Mimmo Paladino
2006 | 75' | leg ING | digital

Sessão antecedida de uma selecção de video-clips do música Lucio Dalla | Sessão inserida no Cine-Aperitivo
Ascolta
Espaço Nimas

19h30
LÀ-BAS
Guido Lombardi
2011 | 100’ | leg PT | digital
Competitiva
Cinema Medeia Monumental

21h30
SETTE OPERE DI MISERICORDIA
GIANLUCA e MASSIMILIANO DE SERIO

2011 | 103’ | leg PT | 35mm
Competitiva
Cinema Medeia Monumental

21h30
A ÁRVORE DOS TAMANCOS
Ermanno Olmi
Ermanno Olmi | 1978 | 175’ | cor | 35mm | Leg. Pt
Amarcord
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

21h45
INTORNO ALLO ZERO
FLATFORM
Itália | 2007 | 3’42’’ cor |DV
Com a presença dos Artistas | Sessão inserida no Cine-Aperitivo
Focus | Flatform
Espaço Nimas

21h45
IN NATURA NON ESISTONO EFFETTI SPECIALI, SOLO CONSEGUENZE
FLATFORM
Itália | 2007 | 3’42’’ | cor | DV
Com a presença dos Artistas | Sessão inserida no Cine-Aperitivo
Focus | Flatform
Espaço Nimas

21h45
DOMENICA 6 APRILE, ORE 11:42
FLATFORM
Itália | 2008 | 6’12’’ | cor | HD
Com a presença dos Artistas | Sessão inserida no Cine-Aperitivo
Focus | Flatform
Espaço Nimas

21h45
57600 SECONDI DI NOTTE E LUCE INVISIBILI
FLATFORM
Itália | 2009 | 5’25’’ | cor | HD
Com a presença dos Artistas | Sessão inserida no Cine-Aperitivo
Focus | Flatform
Espaço Nimas

21h45
NON SI PUÓ NULLA CONTRO IL VENTO
FLATFORM
Itália | 2010 | 6’20’’ | cor | HD
Com a presença dos Artistas | Sessão inserida no Cine-Aperitivo
Focus | Flatform
Espaço Nimas

21h45
UN LUOGO A VENIRE
FLATFORM
Itália | 2011 | 7’ 30’’ | cor | HD
Com a presença dos Artistas | Sessão inserida no Cine-Aperitivo

actualidade

.

terça-feira, abril 17, 2012

PROGRAMA do dia 17 de ABRIL da FESTA DO CINEMA ITALIANO -LISBOA

.
PROSSEGUE HOJE A PROGRAMAÇÃO
DA FESTA DIO CINEMA ITALIANO
EM LISBOA E A TRANCA DEIXA
AQUI OS FILMES QUE PODERÁS
VÊR AO LONGO DO DIA

Terça-feira | 17 de Abril

19h00
SETTE OPERE DI MISERICORDIA
GIANLUCA e MASSIMILIANO DE SERIO
2011 | 103’ | leg PT | 35mm
Sessão inserida no Cine-Aperitvo
Competitiva
Espaço Nimas


19h30
DELLA MUTEVOLEZZA DI TUTTE LE COSE E DELLA POSSIBILITÀ DI CAMBIARNE ALCUNE
ANNA MARZIANO
2011 | 16’ | cor | Digital
Il Corto
Cinema Medeia Monumental

19h30
IN ATTESA DELL’AVVENTO
FELICE D’AGOSTINO, ARTURO LAVORATO
20’ | cor | Digital
Il Corto
Cinema Medeia Monumental


19h30
IL CAPO
YURI ANCARANI
15’ | cor | Digital
Il Corto
Cinema Medeia Monumental

19h30
A CHJÀNA
JONAS CARPIGNANO
18’ | cor | Digital
Il Corto
Cinema Medeia Monumental

19h30
L’ESTATE CHE NON VIENE
PASQUALE MARINO
16’30’’ | cor | Digital
Il Corto
Cinema Medeia Monumental

21h15
IL PASSAGGIO DELLA LINEA
PIETRO MARCELLO
2007 | 60’ | leg PT | 35mm
Apresentação de Pietro Marcello e João Pedro Rodrigues | Sessão inserida no Cine-Aperitivo
Focus | Pietro Marcello
Espaço Nimas

21h15
LA BOCCA DEL LUPO
PIETRO MARCELLO
2009 | 68’ | leg PT | 35 mm


Apresentação de Pietro Marcello e João Pedro Rodrigues | Sessão inserida no Cine-Aperitivo
Focus | Pietro Marcello
Espaço Nimas

21h30
VALLANZASCA - Gli angeli del male
MICHELE PLACIDO
2010 | 125’ | leg PT | 35mm
Panorama
Cinema Medeia Monumental

JOSÉ LUIS PEIXOTO e DULCE MARIA no BRASIL

.
DOIS ESCRITORES PORTUGUESES
JOSÉ LUIS PEIXOTO E DULCE
MARIA EM PARATY.



Os escritores José Luis Peixoto e Dulce Maria Cardoso, autora do elogiado romance "O Retorno", iráo participar em julho na décima Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Brasil, anunciou a organização.

A acompanhar a presença de Dulce Maria Cardoso em Paraty, o romance "O retorno", sobre a descolonização e o regresso a Portugal de milhares de pessoas, será publicado no mercado brasileiro, em maio.

José Luís Peixoto na FLIP, fará uma leitura integral da sua primeira obra, "Morreste-me", editada em 2000.

Na décima edição, a Festa Internacional de Paraty homenageará o poeta Carlos Drummond de Andrade e contará com a presença do poeta sírio Adonis, dos escritores espanhóis Javier Cercas e Enrique Vila-Matas, do Nobel da Literatura Jean-Marie Gustave Le Clézio, do romancista britânico Ian McEwan e do norte-americano Jonathan Frazen.

No ano passado, um dos autores que se destacou nesta festa literária foi o escritor português Valter Hugo Mãe, com concorridas sessões de autógrafos e um encontro em que emocionou a plateia por conta da leitura de um texto sobre a admiração e encanto dele pelo Brasil.

os nossos artistas - JOSÉ TAKLYN

.
O JOSÉ TAKLYN É PORVENTURA A
FACE MAIS SÃ DO ARTISTA QUE
NO RC DEIXOU TANTAS MARCAS
DA SUA PASSAGEM .

segunda-feira, abril 16, 2012

PROMAMA DO DIA 16 DA FESTA DO CINEMA ITALIANO

.
PARA A FESTA DO CINEMA IATALIANO
HOJE, DIA 16, PODES VÊR



Segunda-feira | 16 de Abril

19h30
LE CONSEGUENZE DELL’AMORE
PAOLO SORRENTINO

2004 | 100’ | leg PT | digital
Focus | Paolo Sorrentino
Cinema Medeia Monumental


19h30
ALTRA EUROPA
ROSSELLA SCHILLACI
2011 | 75’ | leg EN | digital
Sessão inserida no Cine-Aperitvo
Il Documentario
Espaço Nimas

21h30
IL SILENZIO DI PELESJAN
PIETRO MARCELLO
2011 | 88’ | leg Pt | 35mm
Com a presença do Realizador
Focus | Pietro Marcello
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

21h30
IL MIO DOMANI
Marina Spada

IL MIO DOMANI

Marina Spada

Itália | 2011 | 88’ | cor | 35mm

F Trailer


Monica, gestora dedicada a gráficos e novas estratégias para os recursos humanos, decide colocar em discussão o equilíbrio precário entre trabalho e afectos, numa Milão antonioniana. Mantém uma relação com Vittorio, o presidente da sociedade para a qual trabalha e cujo distanciamento é crescente, e uma relação conflituosa que a liga à meia-irmã Simona e ao pai. Talvez por um desejo oculto de reparação, é levada a ajudar o sobrinho Roberto, um esquivo adolescente. Frequenta um seminário sobre auto-retrato fotográfico onde conhece Lorenzo, com quem vive uma breve relação, que ainda assim não consegue afastar Monica das suas inquietações. Neste momento da sua vida, tem de fazer contas com o passado.


FICHA TÉCNICA

Argumento: Marina Spada, Daniele Maggioni, Maria Grazia Perria
Fotografia: Giorgio Carella, Sabina Bologna
Montagem: Carlotta Cristiani
Música: Bebo Ferra, Paolo Fresu
Produção: Film Kairòs e Rai Cinema

Intérpretes: Claudia Gerini, Raffaele Pisu, Claudia Coli, Lino Guanciale, Paolo Pierobon

Itália | 2011 | 88’ | cor | 35mm
Competitiva
Cinema Medeia Monumental

21h45
DELLA MUTEVOLEZZA DI TUTTE LE COSE E DELLA POSSIBILITÀ DI CAMBIARNE ALCUNE
ANNA MARZIANO
2011 | 16’ | cor | Digital
Sessão inserida no Cine-Aperitvo
Il Corto
Espaço Nimas

21h45
IN ATTESA DELL’AVVENTO
FELICE D’AGOSTINO, ARTURO LAVORATO
20’ | cor | Digital
Sessão inserida no Cine-Aperitvo
Il Corto
Espaço Nimas

21h45
IL CAPO
YURI ANCARANI
15’ | cor | Digital
Sessão inserida no Cine-Aperitvo
Il Corto
Espaço Nimas

21h45
A CHJÀNA
JONAS CARPIGNANO
18’ | cor | Digital
Sessão inserida no Cine-Aperitvo
Il Corto
Espaço Nimas

21h45
L’ESTATE CHE NON VIENE
PASQUALE MARINO
16’30’’ | cor | Digital
Sessão inserida no Cine-Aperitvo
Il Corto
Espaço Nimas

CIMEIRA DO RESTELO

.
A REUNIÃO MAGNA DOS ANTIGOS E NOVOS
DONOS DOS LUGARES NAS PASSAROLAS,
SUPER CONSTELATIONS,CARAVELLES,
BOEINGS, JUMBOS E OUTROS MEIOS
DE COMUNICAÇÃO AÉREA DA TAP, ESTE
MÊS VAI ACONTECER NO RESTELO.



Da nossa Ministra dos Transportes e Eventos Engenheira Manuela Brito e Silva, recebeu a TRANCA a CONVOCATÓRIA para o evento:

"Bom dia, caros amigos manducantes

Venho aqui para vos falar do almoço RCeano de Abril. Terá lugar no restaurante COZINHA DE BAIRRO (rua Alda Nogueira, 2, loja 1) no Restelo.
Será como sempre pelas 13h00 e a ementa será a seguinte:

EMENTA
Entradas (pão, manteiga, azeitonas,paté de atum e salgadinhos)

Bacalhau Espiritual
Lombo de Porco assado Tropical
Cheesecake ou Fruta
Vinho da casa, água, sumo, cerveja ou sangria
Café
Preço 16 euros

Para quem gostar preparam e bem caipirinhas, que serão pagas à parte e na hora.
Como a nossa primeira Dina está ocupada pediu-me para tratar das inscrições. Aguardo-as até ao dia 22 de Abril, sem falta.

O restaurante fica na rua Alda Nogueira , 2 que fica à esquerda de quem sobe a Av Ilha da Madeira , dos Jerónimos para as Torres do Restelo e é servido pela carreira de autocarro 28 . Como referência, na esquina da rua está um prédio de tijolo da MIELE.

Agora toca a responder...
Beijos e abraços
MBS"

domingo, abril 15, 2012

PROGRAMA DO DIA 15 (HOJE) DA FESTA DO CINEMA ITALIANO

.
PROSSEGUE A FESTA DO CINEMA
ITALIANO, E HOJE DESTACA-SE
O FILME "AFIRMA PEREIRA" DE
ROBERTO FAENZA, A HOMENAGEAR
ANTÓNIO TABUCCHI

Domingo | 15 de Abril
16h30

QUI FINISCE L’ITALIA
GILLES COTON

2011 | 85’ | leg EN | digital
Il Documentario
Espaço Nimas
17h00


IL DIVO
PAOLO SORRENTINO
2008 | 110’ | leg PT | 35 mm
Focus | Paolo Sorrentino NO Cinema Medeia Monumental
18h30


AFIRMA PEREIRA - Homenagem a Antonio Tabucchi

Roberto Faenza
1995 | 100’ | cor | 35mm | Leg. Pt
Com leitura de Paula Diogo

a 15 de ABRIL DE 1906, TEVE LUGAR O 1º.CONGRESSO OPERÁRIO BRASILEIRO

.
Congresso Operário Brasileiro


EDIFICIO ONDE SE REALIZOU O CONGRESSO EM 1906

O Primeiro Congresso Operário Brasileiro aconteceu na Rua da Constituição, 30/32, no Rio de Janeiro, no Centro Galego, iniciado no dia 15 de abril de 1906 e encerrado em 22 de abril, no teatro Lucinda, ao som da Internacional. A tendência predominante foi a libertária, que pode ser identificada pelos registros das discussões e conclusões do congresso, todas de cunho anarquista e anarco-sindicalista.

sexta-feira, abril 13, 2012

"8 & meio" 5ª.EDIÇÃO FESTA DO CINEMA ITALIANO . sábado 13 de Abril

.
NO PROGRAMA DE HOJE DA
FESTA DO CINEMA ITALIANO
EM LISBOA CONSTAM 2 FIL-
MES DE QUALIDADE.


SÃO ELES

Sexta-feira | 13 de Abril
21h30


THIS MUST BE THE PLACE
PAOLO SORRENTINO


Sessão de Abertura
Cheyenne, hebreu, cinquentão, ex-estrela de rock da música gótica, leva uma vida muito abastada em Dublin. É acossado por um enfado que, de vez em quando, tende a interpretar como uma depressão ligeira. Vive uma vida de reformado antes mesmo de ter chegado à idade da reforma. A morte do pai, com quem há muito tinha cortado relações, leva-o a Nova Iorque. Aí, através da leitura de alguns diários, conhece os últimos 30 anos da vida do pai, a sua procura obsessiva por um criminoso nazi refugiado nos Estados Unidos. Acompanhado por uma inexorável lentidão e sem dotes de investigador, Cheyenne decide, contra toda a lógica, continuar as suas pesquisas e ir à procura, pelos Estados Unidos, de um nonagenário alemão provavelmente morto de velhice.


FICHA TÉCNICA

Argumento:Paolo Sorrentino e Umberto Contarello

Fotografia: Luca Bigazzi

Montagem: Cristiano Travaglioli

Música: David Byrne

Produção: Indigo Film, Lucky Red, ARP Sélection, Element Pictures, Pathé, Irish Film Board, Section 481, Eurimages Council of Europe

Intérpretes: Sean Penn, Judd Hirsch, Frances McDormand, Kerry Condon, Eve Hewson


SESSÕES
Lisboa | 13 abr | 21.30 | Cinema Medeia Monumental


« mais filmes do ciclo Panorama

2011 | 118’ | leg PT | DCP

Filme de Abertura

Panorama

Cinema Medeia Monumental
22h00

RUGGINE
DANIELE GAGLIANONE


2011 | 109’ | cor | 35mm
Sessão inserida no Cine-Aperitvo

preliminares

.
Um casal de jovens chega ao consultório de um médico terapeuta sexual.
O médico pergunta:
- O que posso fazer por vocês?
O rapaz responde:
- Poderia ver-nos a fazer sexo!
O médico olha espantado, mas concorda. Quando termina, o médico diz:
- Não há nada de mal na maneira como fazem sexo.
E cobra 70,00 euros pela consulta, o que se repete por várias semanas.
O casal marca um horário, faz sexo sem nenhum problema, paga ao médico e
deixa o consultório. Finalmente o medico resolve perguntar:
- Afinal, o que estão a tentar descobrir?
E o rapaz responde:
- Nada, o problema é que ela é casada e não posso ir a casa dela.
Também sou casado e ela não pode ir a minha casa. No Hotel Tivoli, um
quarto
custa 120,00 euros, no Hotel Holliday Inn custa 100,00 euros e aqui
fazemos
sexo por 70,00 euros, temos acompanhamento médico, é passado um atestado,
sou reembolsado em 42,00 euros pela Medis e ainda consigo uma restituição
do
IRS de 21,00 euros.

quinta-feira, abril 12, 2012

"8 & meio" 5ª.EDIÇÃO FESTA DO CINEMA ITALIANO

.
COMEÇA HOJE EM LISBOA ,COM UMA
FESTA NA MOURARIA A 5ª.EDIÇÃO
DA FESTA DO CINEMA ITALIANO
QUE A TRANCA RECOMENDA VIVAMENTE.



O 8 1/2 Festa do Cinema Italiano regressa HOJE 12 de Abril a 13 de Maio, para celebrar a sua 5ª edição. Com o compromisso que assumiu desde o início de trazer a Portugal o que de melhor se faz no novo cinema italiano.

Uma mostra da melhor selecção de longas-metragens, em competição e fora de competição, e curtas-metragens produzidas ao longo do último ano; ciclos de retrospectiva e homenagens, videoclips, e paralelamente, eventos culturais diversos.

À semelhança do que aconteceu em 2011, e devido ao elevado grau de aceitação que o 8 1/2 obteve um pouco por todo o país, este ano a Festa faz-se à estrada novamente e vai até ao Funchal, Coimbra, Porto e também a Guimarães, no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012.

--


Esta 5ª edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano pretende ser, como sempre, um papel-de-tornassol de tudo o que acontece no mundo da sétima arte e que podemos associar às fronteiras da península em forma de bota. A um ano de distância das celebrações dos 150 anos da Unificação da Itália, encontramos um país em trânsito sobre a fronteira de que fala Bachtin.
País de recentíssima formação política, mas com uma longa e rica história cultural comum, a Itália de hoje que olha para dentro de si mesma não pode fazê-lo senão dentro e através dos olhos do outro, do hóspede, do viandante, do exilado, do invasor amado e odiado que todos os dias lhe bate à porta, colocando a perante uma necessária questão moral.

Os filmes seleccionados este ano para as várias secções da Festa revelam, quase involuntariamente, a urgência desta reflexão. É o caso de "Terraferma" de Emanuele Crialese, que descreve a Sicília migrante tornada hoje terra de acolhimento, ou de "Il villaggio di cartone" de Ermanno Olmi, onde o espaço físico e espiritual da igreja católica é invadido por novas realidades humanas que chegam de longe. Em "Là-bas" ,Guido Lombardi leva ao ecrã a Itália do Sul tal como é vista pela comunidade africana que há anos ali reside, enquanto Gianni Amelio, que há muito reflete sobre o tema do encontro com o outro, retrata o regresso à Argélia de um pied-noir à procura da memória do pai e de si mesmo, numa tocante adaptação de Il primo uomo de Albert Camus.

E estes são apenas alguns dos filmes italianos, produzidos no último ano, que a Festa traz a Portugal por ocasião desta 5ª edição de 8 ½. A Itália do dealbar do século XXI enfrenta os desafios do mundo globalizado de uma forma muito própria, forte por aquela fragilidade identitária que a diferencia, sem dúvida, de muitas das nações do velho continente. E, através desta comparação, continua o próprio processo de autodefinição. O cinema, arte que nasceu e não se tornou italiana, ao contrário das outras que a antecederam, não cessa de o comunicar com a sua habitual profundidade, com a complexidade que caracteriza o fascinante caleidoscópio de ideias, impressões e emoções que transformam cada entrada numa sala de cinema numa nova e desejada experiência irrepetível.

quarta-feira, abril 11, 2012

a 11 de ABRIL foi DEPOSTO O DITADOR DO UGANDA IDI AMIN DADA

.
Idi Amin Dada



Idi Amin Dada Oumee (Koboko, 1925 — Jidá, 16 de Agosto de 2003) foi um militar e ditador de Uganda, que governou o país de 1971 a 1979.

Da etnia kakwa, sua ditadura foi caracterizada por genocídios e requintes de crueldade utilizados nas execuções, daí as alcunhas de "o talhante (açougueiro) de Kampala" e "senhor do horror", atribuídas a ele pelo povo ugandense. Idi Amin assumiu o governo de Uganda quando era comandante-chefe das Forças Armadas, destituindo o antigo governo civil. Era defensor de Adolf Hitler e favorável à extinção do Estado de Israel. Idi Amin foi auto intitulado marechal-do-campo de seu país. O seu governo terminou em 1979, quando as tropas da Tanzânia, que nunca reconheceram o seu governo, o destituíram sob o apoio dos ugandenses.


Biografia

Idi Amin Dada nasceu numa pequena tribo de camponeses muçulmanos de Kakwa nas margens do rio Nilo, num dos distritos mais remotos de Uganda[1].

Alistado no Exército britânico, foi inicialmente ajudante de cozinha do regimento britânico King's African Rifles. Impressionou com seu 1,90 metro de altura, e os seus 110 quilos bem como a sua habilidade pugilística, que o converteram num campeão de boxe na categoria de pesos-pesados do seu país, de 1951 a 1960. Após a independência do país, em 1962, tornou-se chefe do Exército do presidente Milton Obote. Após o golpe de estado, depois de alguns meses de moderação, iniciou rapidamente a arbitrariedade como estilo de seu governo, que durou oito anos, sendo um regime brutal que deixou um país arruinado e 400 mil ugandenses mortos. Demonstrando um temperamento megalômano, vingativo e violento, expulsou, em 1972, cerca de 40 mil asiáticos, descendentes de imigrantes do império britânico na Índia, dizendo que Deus lhe havia dito para transformar Uganda num país de homens negros. Uma figura grande e imponente, o seu comportamento excêntrico criou a imagem de um homem dado a explosões irregulares e foi chamado de "Big Daddy". Uma vez declarou-se "rei da Escócia", proibiu os hippies e as minissaias, e chegou a um funeral da realeza saudita usando um kilt. Certa vez (1999) disse a um jornal ugandense que gostava de tocar acordeão e de recitar o Alcorão. Ficou conhecido também por debochar de vários líderes internacionais: afirmava dar conselhos ao presidente americano Richard Nixon, criou o "Fundo Ugandense para a Salvação da Inglaterra" e cogitou a transferência da sede da ONU de Nova York para a capital de Uganda. Depois de assumir o poder (1971), tornou-se um ditador que violava os direitos humanos fundamentais durante um "reinado de horror", segundo a Comissão Internacional de Juristas. Foi um dos déspotas mais sanguinários da África tendo tomado o poder num golpe militar, derrubando o presidente Milton Obote.

Foi denunciado dentro e fora do continente africano por matar dezenas de milhares de pessoas durante seu governo. Algumas estimativas dizem que o número ultrapassa as cem mil pessoas. Muitos ugandenses acusavam o ex-campeão de boxe de manter cabeças decepadas no frigorífico, de alimentar crocodilos com cadáveres e de ter desmembrado uma de suas esposas. Alguns diziam que praticava canibalismo.

Rompeu relações diplomáticas com Israel, ordenou a expulsão de 90 mil asiáticos, a maioria comerciantes indianos e paquistaneses, e de vários judeus. Foi recebido, em 1975, pelo Papa Paulo VI como chefe em exercício da Organização da Unidade Africana. Foi notícia internacional em 1976 quando, depois do sequestro de um avião da Air France por terroristas palestinos e da intervenção das Forças de Defesa de Israel (FDI) na operação militar conhecida como Operação Entebbe (ocorrida no aeroporto de Entebbe - nome do aeroporto onde se sucederam os fatos, que fica nos arredores de Kampala, a 37 km do centro da cidade), foram libertados todos os reféns. O ataque deixou 31 mortos, entre eles 20 ugandenses, uma intervenção que foi encarada como uma humilhação pessoal, pois Idi Amin na ocasião declarava-se neutro para a imprensa internacional, quando na verdade apoiava os sequestradores palestinos.

Rompeu em 1976 relações diplomáticas com o Reino Unido e, dois anos depois, fracassa um atentado contra ele nos subúrbios de Kampala. Exilado na Tanzânia, o líder por ele derrubado Milton Obote convocou um ataque e, no dia 11 de abril de 1979, o ditador foi derrubado pela Frente Nacional de Libertação do Uganda (FNLU), pelas forças do presidente da Tanzânia, Julius Nyerere, e de exilados ugandenses, e um novo regime, dirigido por Yusuf Lule, chefe do FNLU, também seria destituído no dia 20 de junho por Godfrey Binaisa.

Abandonou então o país e fugiu para a Líbia, mas teve de procurar um novo refúgio quando o presidente líbio Muammar al-Gaddafi o expulsou do país. Recebeu asilo da Arábia Saudita em nome da caridade islâmica, onde passou a viver até o fim de sua vida, acompanhado pelas suas quatro esposas e seus mais de 50 filhos. Quando o seu estado de saúde se agravou, em julho, uma de suas quatro mulheres pediu para voltar a Uganda para morrer, mas o atual governo negou o pedido, sob o argumento que se retornasse ao país seria julgado pelas suas atrocidades.

Morte

Gravemente doente foi internado na Unidade de Tratamentos Intensivos e morreu no Hospital Especialista Rei Faisal, em Jeddah, Arábia Saudita, de complicações devido à falência múltipla de órgãos. Foi enterrado na cidade saudita de Jeddah, onde viveu a maior parte do tempo desde que foi deposto (1979), num pequeno funeral horas depois de sua morte no sábado, 16 de agosto de 2003. Os ugandenses reagiram com uma mistura de alívio com a morte de um tirano e a nostalgia por um líder que muitos aplaudiram por expulsar asiáticos que dominavam a vida econômica.

Cultura popular

Em 2007, foi lançado o filme "The Last King of Scotland" ("O Último Rei da Escócia"), que retrata as atrocidades de Idi Amin. O ator Forest Whitaker estrela o filme encarnando o ditador ugandense, papel pelo qual conquistou o Oscar da Academia como melhor ator

terça-feira, abril 10, 2012

ASAS DA TAP

.

PASSO FUNDO , RIO GRANDE DO SUL

.
UMA VEZ MAIS PRESTIGIAMOS UMA
CIDADE DE ONDE SOMOS ACESSADOS
POR CYBERNAUTAS QUE SE TORNAM
NOSSOS LEITORES ASSÍDIOS.
HOGE, REFIRO PASSO FUNDO,
NO ESTADO DE RIO GRANDE DO
SUL.



Passo Fundo

Passo Fundo é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. É a maior cidade do norte do estado, sendo considerada cidade média, com população estimada em 186.028 habitantes. Possui um grande número de edifícios, sendo uma das cidades mais densas do Estado. O PIB do município é de 3.492.273 mil reais (2008) e a renda per capita, de 18.789 reais (2008). A cidade é conhecida como "Capital do Planalto Médio", "Capital Nacional da Literatura","Lugar de ser Feliz"e "Capital do Norte", já que é a maior cidade do Noroeste Rio-grandense.

História

O município Passo Fundo, emancipado em 28 de janeiro de 1857, teve sua formação a partir de 1827, como resultado da ocupação do Planalto Médio e Alto Uruguai, e seu território original hoje abriga 107 municípios do Rio Grande do Sul. Leva esse nome em razão de um rio de mesmo nome utilizado pelos tropeiros desde o século XVIII.

Fundação

Em 1827 foi fundada pelo cabo Manuel José das Neves a Fazenda Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas terras que recebeu da Comandância Militar de São Borja. Essa fazenda foi a retomada da povoação da região onde hoje fica o município de Passo Fundo. Sua sede ficava onde hoje está a Praça Tamandaré. Em um terreno de nove metros quadrados doados à Igreja, foi erguida em 1835 a Capela de Nossa Senhora da Conceição, próximo a onde hoje fica localizada a Catedral de Passo Fundo.

Em 1830, o capitão Joaquim Fagundes dos Reis foi designado pela Comandância Militar de São Borja para exercer a função de comissário na nascente povoação, sendo assim considerado a primeira autoridade da cidade

O "MÁGICO" PORTUGUÊS HELDER GUIMARÃES, VENCEU O "PARLOUR MAGIGICIAN OF THE YEAR" em HOLLYWOOD

.
O "MÁGICO PORTUGUÊS HELDER GUIMARÃES
VENCEU O FAMOSO PRÉMIO ANUAL 2012 DA
ACADEMIA DE ARTES MÁGICAS DE HOLLYWOOD
O "PARLOUR MAGICIAN OF THE YEAR.

Entre 7 nomeados para este prémio, havia cinco norte americanos e um inglês, tendo o jovem portuense antigo aluno da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto arrebatado tão apetecido troféu.


Helder Guimarães (nascido no Porto a 16 de Novembro de 1982) é um ilusionista português. Em Agosto de 2006 sagrou-se campeão mundial de magia com cartas.

Biografia

Helder Guimarães nasceu no Porto, em 16 de Novembro de 1982[1]. Para potenciar a "herança genética" pela magia foi obrigado a assistir ao Congresso Mundial de Magia de 1982, em Lausanne, dentro do ventre materno. E com 3 dias de vida teve que suportar uma fastidiosa sessão fotográfica em que o pai (o fotógrafo) insistia que o filho (o modelo) manipulasse cartas de jogar... O destino estava traçado! Quando tomou consciência da sua própria existência, Helder percebeu que já era mágico e que o seu futuro estava nas cartas. Por isso sempre manteve com as cartas uma relação de cumplicidade e (pode mesmo dizer-se) de certa dependência. Esta teimosia acabou por dar os seus frutos e, com apenas 23 anos, Helder Guimarães sagrou-se Campeão Mundial de Magia com Cartas[2], em Agosto de 2006 (Estocolmo) Tornou-se assim o primeiro mágico português a entrar na lista de Campeões Mundiais de Magia.


Prémios
2012 - Parlour Magician of the year da Academia de Artes Mágicas de Hollywood
2006 - Campeão Mundial de Magia com Cartas nos Campeonatos Mundiais de Magia FISM (Estocolmo)
2006 - Galardoado com o Troféu API (Associação Portuguesa de Ilusionismo)
2004 - Prémio Ascanio (Madrid)
2002 - 2.º Prémio de Magia com Cartas no Congresso Espanhol de Magia (San Sebastian)
2001 - 3.º Prémio de Magia com Cartas no Congresso Espanhol de Magia (Granada)
1998 - Menção honorífica na categoria de Magia com Cartas no Congresso Espanhol de Magia (Málaga)
1997 - 1.º Prémio no concurso Inter-sócios do Clube Ilusionista Fenianos (Porto)
1995 - 1.º Prémio no concurso juvenil do Festival Estoril Mágico/Cascais 1995

DUETO IMPROVÁVEL COM JORGE & VITOR

.

sábado, abril 07, 2012

ENSOPADO DE BORREGO , em ENTRADAS

.
PARA OS NOSSOS COMPANHEIROS
QUE JÁ ESTIVERAM EM ENTRADAS,
CASTRO VERDE,NÃO É JÁ NOVIDA-
DE, QUE O ENSOPADO DE BORREGO
DA "CAVALARIÇA" É BOM DEMAIS



Hoje aqui em Entradas, além do ensopado de borrego com molho de cogumelos e poejos, é regado com tinto do Monte da Peceguinha.
Quem for servido, venha até cá.

segunda-feira, abril 02, 2012

CRÓNICA DA IV CIMEIRA DO MARGINALISSIMO

.
AS NOSSA CIMEIRAS ENTRARAM
NA HISTÓRIA DE CADA UM DE NÓS,
E ESTA IV CIMEIRA DO MARGINALIS-
SIMO FOI JÁ 65ª.REALIZADA DES-
DE 2006.



Em cada ultima quinta feira de cada mês, desde Novembro de 2006, o nosso pessoal com DNA do RC ou com o Controle relacionado, tem-se reunido em Cimeiras, muito participadas, em localidades diversificadas, desde Lisboa, Tomar ,Évora,Castro Verde, Coimbra,Alcobaça,Torres Vedras,Milfontes,Batalha,Caldas da Rainha etc, onde se tem posto conversas em dia, etiquetadas memórias e feito projectos futuros.

Em média as presenças têm oscilado entre as 25 e 30 , sendo que já se atingiu por 2 vezes, 43 à mesa , uma em Milfontes nas instalações do Sitava e a outra no Marginalissimo , em Paços de Arcos.

E foi desta vez no Marginalissimo que nos reunimos na ultima quinta feira pela 4ª.vez, e de novo atingimos um elevado número de presenças : 36.

Como já vai sendo hábito, quando as Cimeiras se realizam em Paço de Arcos o pessoal começou a chegar desde cedo à Pracinha à entrada da vila, e foi aí que começou a tagarelice


os primeiros "olá,estás porreiro"


e as primeiras manifestações de surpresa por ver colegas que apareciam pela primeira vez, como o Gastão,

De assinalar também um regresso, o Giovanni há muito que não aparecia


que passou pelo RC nos anos 72-74, saindo para o checkin aquando a introdução do Tapmatic no RC.

Outra surpresa, e esta muito sonora, foi o também baptismo em Cimeiras , da Amélia Pitta.


Acolhida calorosamente pelo pessoal


Depois das primeiras trocas de afetos , todos partiram em fila de pirilau, pela marginal fóra até ao Marginalisssimo.



O espaço é muito agradável e aí esperáva-nos a tradicional mesa de entradas

com os pastelinhos, os croquetes e as bebidas


Como éramos muitos, ficámos em 2 salas contiguas, tendo mesmo que ocupar o hall de entrada




Às mesa sentaram-se :
Melo,Anabela,Gastão,Manuela Brito e Silva,Coelho de Almeida,Zé Herdeiro,Amélia Pitta,Ricardo,casal Pereira Martins,Alice Teles,Faustino,Dina,Chico Dias,Canelas,Candeias,Helder Mesquita,Redondeiro,Sampaio,casal Vieira,Luciano Carvalho e Silva,Augusto,clã Guedes Vaz (3),Rui Parente,Pereira de Sousa,Rui Brito de Sousa,Susy Brito Sousa,Mendonça,Azevedo,Giovanni Fernandes,João Ferradeira Pinto e Antunes.

E começou a ordem de trabalhos com a Amélia Pitta em grande plano, a marcar o ritmo, o som e o clima da Cimeira, com os tímpanos do Augusto sujeitos a grande provação e visivel sofrimento.


Trocaram-se os costumeiros dichotes, recordaram-se as velhas estórias.

Houve quem recordasse aquele turno das quatro meia noite em que a Amélia, horas a fio ,descalça, cantou o Hino do Benfica até à exaustão, quase causando mesmo a desvinculação do "glorioso" dalguns colegas de turno adeptos da águia, vítimas daquela tortura.

De quando em vez, alguém se levantava e ia até às janelas curtir a esplendorosa vista da marginal e do Tejo


Os mantimentos estavm deliciosos, e de novo tívemos tratamento VIP com as saborosas iguarias por cada um cozinhadas nos "fogareiros" do fondue.





A ultima parte da Cimeira foi passada na sala de música do Marginalissimo onde o nosso artista privado Chico Vieira havia instalado um estaminé musical


e onde decorreu uma sessão de Fados protagonizada pelo Chico,


e também pelo Sampaio


que teve "encores"


pelo Helder Mesquita, muito aplaudido



pela Mrs Vieira


No final, o Sampaio, dirigiu o nosso Orfeon, agora mais afinado, e com




tournée marcada para o Palladium de Londres e o Big Ole Opry de Nashville.

e como uma Cimeira não deve terminar sem um pézinho de dança, os nossos Fred Mendonça Astaite e a Dina Rogers, ainda riscaram o sobrado com

elegantissimos e muito aplaudidos gestos técnicos da sua especialidade, a dança de salão.


A Cimeira estendeu-se tar-noite adentro , não sei mesmo se já terá terminado, pois quando saí, ainda os do costume lá ficaram sem grande vontade de se virem embora.

Não se acertou onde será a próxima Cimeira, quando se souber lerás aqui na tua TRANCA e na SALA DE CONVIvIO DO RC , no Facebook.

a 2 de ABRIL nasceu EMILE ZOLA

.
Émile Zola


Émile Zola (Émile-Édouard-Charles-Antoine Zola) (Paris, 2 de abril de 1840 — Paris, 29 de setembro de 1902) foi um consagrado escritor francês, considerado criador e representante mais expressivo da escola literária naturalista além uma importante figura libertária da França. Foi presumivelmente assassinado por desconhecidos em 1902, quatro anos depois de ter publicado o famoso artigo J'accuse, em que acusa os responsáveis pelo processo fraudulento de que Alfred Dreyfus foi vítima.


Émile Zola nasceu na capital francesa. Filho do engenheiro François Zola e sua esposa Émilie Aubert, cresceu em Aix-en-Provence, onde estudou no Collège Bourbon (atualmente conhecido como Collège Mignet) e, aos dezoito anos, retorna a Paris para estudar no Lycée Saint-Louis. Devido às complicações financeiras por que passou após a morte do pai, Zola é levado a trabalhar em uma série de escritórios, ocupando cargos de pouca influência.

Inicia-se no ramo jornalístico escrevendo colunas para os jornais Cartier de Villemessant's e Controversial. Suas colunas não poupavam críticas severas a Napoleão III - (…) meu trabalho torna-se a imagem de um reinado partido, de um estranho período de loucura e vergonha humanas - e à Igreja - A civilização jamais alcançará a perfeição até que a última pedra da última igreja caia sobre o último padre.

A obra de caráter autobiográfico La Confession de Claude (1865), um dos primeiros trabalhos publicados por Zola, atraiu atenção negativa da crítica especializada. O ainda mais criticado Thérèse Raquin, romance lançado no ano seguinte, apresentou uma abordagem inovadora em sua concepção: inspirado pelos estudos científicos da época, Zola propõe não um simples romance, mas uma análise científica pormenorizada do ser humano, da moral e da sociedade. Thérèse Raquin tornou-se, portanto, marco inicial de um novo movimento literário, oriundo da análise científica e experimental do ser humano: o Naturalismo.

Em vida, Zola também demonstrou elevado engajamento político. Certamente, seu trabalho de maior influência política foi a carta aberta intitulada J'acccuse (Acuso), destinada ao então-presidente da França Félix Faure. A carta, publicada na primeira página do jornal parisiense L'Aurore em 13 de janeiro de 1898, acusou o governo francês de anti-semitismo por julgar e condenar precipitadamente o capitão Alfred Dreyfus, judeu e oficial do exército francês, por traição em 1894.

Émile Zola faleceu em 29 de setembro de 1902 em sua casa em Paris devido à inalação de uma quantidade letal de monóxido de carbono proveniente de uma lareira defeituosa; alguns estudiosos, em razão das misteriosas circunstâncias do ocorrido, não descartam a hipótese de homicídio

domingo, abril 01, 2012

gente nossa - PEREIRA MARTINS e GIOVANNI FERNANDES


Os nossos companheiros Carlos Pereira Martins e Giovanni Fernandes em Sesimbra numa folga, quando nos turnos se folgava durante a semans, nos célebres - 3.2 -4.2- 5.2